sábado, 19 de junho de 2010

Crianças brincam de embalar droga

Do Corino Urgente
Policiais de Porto Feliz (SP), cidade a 120 km da capital, encontraram neste sábado, 19, trouxinhas de cal. Segundo testemunhas, crianças brincavam de embalar droga com o material.Policiais se disseram surpresos com o caso, que foi descoberto graças a uma denúncia anônima que levou a apreensão de drogas e onze prisões.

Itabuna: Manifestantes incendeiam onibus da Rota

Manifestantes que trabalham com transporte irregular incendiaram um ônibus da Rota Transportes por volta das 9 horas deste sábado (19), na BR-101, trecho São José da Vitória.
Os protesto começou após a Agerba com apoio da TOR, realizarem durante toda a semana repressão ao transporte clandestino.
Por: Radar Notícias -

Fazendeiro morre na estrada

Na tarde desta sexta-feira (18/6), um acidente na BR-101, altura do quilômetro 522, próximo a Buerarema, vitimou o empresário e fazendeiro Jamil Silva Darian, de 66 anos e sua esposa Rosaline Silva Santos, de 21 anos. Jamil morreu na hora, mas a mulher conseguiu sobreviver e foi encaminhada para o Hospital de Base pela equipe do SAMU.O veículo em que eles estavam era uma L200 de placa JSC-4524, (Salvador), segundo informações da PRF, o motorista perdeu o controle do carro, vindo a colidir frontalmente contra um trator patrol que estava estacionado no acostamento da pista.
Na busca pelos documentos, a Polícia achou um revólver calibre 38 e um título de eleitor mas a carteira do fazendeiro havia sumido.
Durante a noite, o sócio de Jamil compareceu na delegacia de Itabuna e relatou que o casal seguia de Marau para Buerarema. http://www.radarnoticias.com/

Serrinha ganha terceira escola de educação científica do país

Imagine um estudante do ensino fundamental do semiárido baiano – uma das regiões mais carentes do estado – produzindo robôs, desenhos animados e até curtas-metragens de animação.
Esta realidade digna dos estúdios cinematográficos modernos começa a se concretizar na Bahia, com a implantação, em Serrinha, na próxima segunda-feira (21), do Centro de Educação Científica do Semiárido – nos moldes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS).
Na ocasião, o médico paulista Miguel Nicolelis, um dos mais renomados cientistas da atualidade no mundo, ministra a aula inaugural. Nicolelis é coordenador do Laboratório de Neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e diretor do IINN-ELS.
Implantada com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com recursos do Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec) e outras fontes, a Escola de Ciências de Serrinha, como já é conhecida, está sintonizada com a meta de interiorizar as ações de ciência e tecnologia, dando aos baianos a oportunidade de se tornarem pesquisadores.
O valor do repasse do governo da Bahia é de R$ 5 milhões, para implantação e operacionalização dos primeiros 18 meses da escola.
Obs. – Será disponibilizado transporte para a imprensa interessada na cobertura. Informações: (71) 3115-6455 (rádio), 3115-6453 (TV) e 3115-6467 (impresso/web).

Fonte: Agecom

Serrinha: acidente mata supervisor da Mototrail

Um acidente ocorrido por volta das 22h30 de sexta-feira (18), no km 362 da BR 116/Norte, trecho Santa Bárbara / Serrinha, na localidade conhecida por Entrude, provocou a morte de Marcílio Carneiro Medeiros, supervisor da Mototrail que tem loja na cidade de Serrinha. A vítima viajava na S-10 preta, placa JSU 6497, licença de Bom Jesus da Lapa, que colidiu com o ônibus Mercedes Bens, executivo da empresa TCB, de placa GPN 7838, de Belo Horizonte/ MG, conduzido por José Leite Cavalcanti, que foi conduzido ao Hospital SEMES e de lá para Feira de Santana, ele que cumpria o itinerário Natal/RN a Osasco/ SP.
De acordo com uma testemunha, o coletivo transportava 22 passageiros, mas nenhum ficou ferido e seguiram viagem em outro carro que passou poucas horas depois.
O ônibus ficou fora da pista sentido Santa Bárbara com a frente e lateral do lado do motorista completamente destruída e a S-10 sentido oposto a cerca de 15 metros que deixou pedaços em toda extensão, inclusive o motor que foi parar dentro do mato.
O corpo de Marcílio ficou desfigurado com mutilações, fraturas múltiplas e esfacelamento do crânio, que pôde ser visto fragmentos na lataria do ônibus até na manhã deste sábado, depois que o corpo foi levado ao Departamento da Policia Técnica (DPT).
Marcilio tinha função importante de supervisionar lojas da Mototrail, uma rede de lojas revenda Honda.

Calila Notícias
Por: Raimundo Mascarenhas

DILMA COMETE GAFE EM VELÓRIO DE SARAMAGO

CONVENÇÃO DO PPS FORMALIZA APOIO A GEDDEL

O PPS da Bahia oficializou o seu apoio à candidatura de Geddel Vieira Lima (PMDB) ao governo do Estado, em convenção que ocorreu neste sábado (19), medida que anula a cogitação de alguns integrantes do partido, que ameaçaram apoiar a chapa do DEM (ver nota). Sobre a formação das chapas proporcionais, apenas a de deputado federal está montada. O PPS irá coligar no bloco que conta com o PRP, PTdoB, PMN, PTC, PSDC e PMN. Para estadual, ainda não há nada definido sobre a coligação, mas a legenda já conta com cerca de 36 postulantes à Assembléia Legislativa. O vereador da sigla Joceval Rodrigues, que disputa uma vaga na Câmara Federal, disse ao Bahia Notícias que o impasse entre membros do partido foi superado. “O PPS agiu com maturidade, diante de algumas divergências internas, tudo está resolvido. Representantes do PPS nacional estiveram presentes e aqueles fuxicos acabaram”, declarou o parlamentar.

FIFA MUDA REGRA DE CARTÕES PARA SALVAR CRAQUES

Com a suposta estratégia de impedir que alguma estrela fique fora da final da Copa do Mundo de 2010, a Fifa mudou a regra dos cartões amarelos. Assim, apenas uma expulsão na semifinal tirará um jogador da decisão do Mundial, visto que a soma de amarelos será zerada após as quartas de finais. A decisão da Fifa visa claramente impedir que algum jogador de peso esteja ausente da competição sul-africana, marcada para 11 de julho.

PV TEM DUARTE COMO CANDIDATO ÚNICO AO SENADO

Como já era esperado, ficou definido na convenção estadual do PV, neste sábado (19) que Edson Duarte será o candidato único ao Senado na chapa majoritária da sigla. O nome do político foi escolhido com 103 votos em eleição interna. O presidente estadual da legenda, Ivanilson Gomes, explicou que a candidatura única para senador segue a estratégia nacional do PV, com o objetivo de dar mais musculatura ao nome escolhido. O presidente do Olodum, João Jorge, também concorreu ao pleito e foi derrotado com apenas dois votos. Já a ex-diretora do Instituto do Meio Ambiente, Beth Wagner, que pleiteava a vaga, desistiu horas antes da votação.

(Gusmão Neto)

HUMOR: Em homenagem a todos os motoboys que visitam este site

INTERNAUTA PARABENIZA ESTE BLOG PELA VISITA N. 90 MIL

De: Léo Soares
E-mail:
leandro@magazinejl.com.br
Parabéns, fui o visitante 90.000! Tudo de bom e sucesso nesse grande veículo democrático!
Valeu...

Chuva já matou oito em Recife

A forte chuva que castiga Recife desde quarta-feira (16) já provocou oito mortes, segundo a Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir). O corpo de um bebê que estava desaparecido foi encontrado ontem (18).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet), já choveu 432,6 milímetros em Recife em junho - a média para o mês é de 389,6 milímetros. Apenas das 9h de anteontem até as 9h de ontem choveu 149,7 milímetros. “A previsão é de que a chuva diminua neste fim de semana”, afirmou a meteorologista do Inmet Márcia Seabra.O prefeito João da Costa decretou estado de alerta máximo em Recife. Com a medida, que será publicada no Diário Oficial do município hoje (19), todas as secretarias e órgãos vinculados às ações da Coordenadoria de Defesa Civil passam a ter como prioridade o atendimento da população.
AGÊNCIA BRASIL

ESPECIALISTAS ALERTAM SOBRE CONJUNTIVITE

A conjuntivite é caracterizada pela inflamação nos olhos e tem alta incidência nesta época do ano, principalmente por conta da queda das temperaturas e da facilidade da transmissão. Coceira, irritação nos olhos e lacrimejar constante são os principais sintomas dessa doença simples, mas deve ser tratada com cuidado, pois esconde graves perigos. A conjuntivite causa uma baixa nas defesas naturais que protegem a visão, expondo os olhos a complicações mais sérias. Especialistas afirmam que os sintomas podem demorar até oito dias para aparecer e variam entre olhos vermelhos, ardor, sensação de corpo estranho, e também o lacrimejamento ou produção excessiva de muco e remela. Com informações do A Tarde.

JUSTIÇA AUTORIZA ABORTO DE FETO SEM CÉREBRO

A Justiça mineira autorizou, nesta quinta-feira (17), que uma mulher interrompesse a gravidez do feto anencéfalo (sem cérebro), que está na 19ª semana - a gestação normal dura de 38 a 40 semanas. Em primeira instância, o pedido havia sido negado pelo juiz auxiliar da 1ª Vara Cível, Março Antônio Feital Leite.

PROPAGANDAS DE JW E VIGAS GERAM DENÚNCIA DA PRE

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) promoveram denúncias contra o governador Jaques Wagner (PT), e o vereador Odiosvaldo Viga (PDT) que terão que responder por propaganda partidária irregular. A informação é da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), que protocolou duas representações no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra as legendas na última quinta-feira (17). O procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, solicitou ao TSE concessão de liminar determinando que os dois partidos parem de promover a divulgação das inserções comerciais nas emissoras de rádio e televisão, sob pena de multa diária em valor a ser definido pelo juiz. A condenação sugerida pela Procuradoria é de cassação, em 2011, de tempo equivalente a cinco vezes ao da publicidade ilícita.
(Rafael Albuquerque)

POLÍTICOS AMEAÇADOS PELA LEI FICHA LIMPA

Afora ex-prefeitos interioranos, pelo menos um ex-deputado federal baiano será alcançado pela lei Ficha Limpa. Trata-se de Coriolano Sales, suspeito de envolvimento no escândalo dos sanguessugas. Não se tem, ainda, um amplo levantamento, mas há diversos famosos que ficarão em casa, dentre eles Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara; Paulo Maluf; que sempre foi um desafio à justiça, Cássio Cunha Lima, ex-governador da Paraíba, cassado em 2009, que pretendia ou pretende ser candidato ao Senado; Marcelo Miranda, ex-governador do Tocantins, também pretendete a uma vaga no Senado; o ex-governador do Maranhão Jakson Lago, que sonha voltar ao governo; Expedito Júnior, ex-senador e que agora está candidato ao governo de Rondônia, o famosíssimo Joaquim Roriz, que governo o Distrito Federal quatro vezes e agora está também supostamente envolvido no caso José Roberto Arruda; o ex-deputado José Borba; o ex-deputado Valdemar Costa Neto, nome de proa do mensalão e hoje deputado federal (porque renunciara o mandato para não ser cassado e ficar inelegível); o ex-deputado Bispo Rodrigues, que dava cartas, também supostamente, na Igreja Universal do Reino de Deus; e o ex-deputado cearense Pinheiro Landim que, igualmente, renunciou para não ficar inelegível. Mas tem mais, muito mais.

(Samuel Celestino)

Humor: As diferênças entre o homem, a mulher e o gay


HOMENAGEM AOS TRICOLORES DO BRASIL

Tornozeleira eletrônica para presos pode ser adotada na BA

Cerca de 45% da população prisional da Bahia poderá estar sendo monitorada a partir de dezembro através de tornozeleiras eletrônicas, como admite o superintendente de Assuntos Penais da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Isidoro Orge. Apenas os presos em regime semi-aberto ou em prisão domiciliar poderão ser monitorados. O esquema foi implantado com sucesso em Minas Gerais e Paraná, tendo sido autorizado definitivamente na quarta-feira, através da Lei 12.258, publicada no Diário Oficial da União.Cabe ao Poder Executivo regularizar a implementação. Nesse sentido, ainda hoje a Superintendência de Assuntos Penais articula reunião com representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e Conselho Penitenciário para regulamentação no Estado. “Somente a partir disso poderemos fazer a tomada de preço e disparar o processo de licitação para os aparelhos e prestação de serviço”, diz Orge, confirmando que somente até o início de julho esse trabalho poderá ser feito.
Por Mariacelia Vieira
Do Tribuna da Bahia

ASSINADA A ORDEM DE SERVIÇO PARA ASFALTAMENTO DA ESTRADA DE QUIXABEIRA À BR 324

Foi assinada na manhã da última segunda-feira, 14 de junho de 2010, a Ordem de Serviço para início das obras de restauração e pavimentação em TSS da BA 791, trecho BR 324 a Quixabeira.
O asfaltamento do trecho da estrada de Quixabeira à BR 324 é uma reivindicação do Prefeito Eliezer Costa, desde quando era Presidente dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixabeira, bem como de toda a comunidade. A CBV engenharia, empresa vencedora da licitação, deverá iniciar os trabalhos de recuperação no dia 28 deste mês. O prazo para a conclusão das obras é de quatro
meses. (Arnaldo Silva)

CASAL ENCONTRADO MORTO É ENTERRADO EM ITABUNA

Foram enterrados no início da tarde desta sexta-feira (18) os corpos do casal Leonard Primitivo Matos, 33 anos, e Heide Bonfim, 28, no Cemitério do Campo Santo em Itabuna. Eles estavam desaparecidos e foram encontrados mortos na última quinta em uma localidade conhecida como Volta da Cobra.
A Polícia suspeita que o advogado tenha sequestrado e matado a mulher e, em seguida, cometido suicídio por não aceitar o fim do relacionamento. Apesar de trabalhar com a hipótese de que Leonard tenha se matado após matar a mulher, a arma utilizada no crime ainda não foi localizada. 'É uma situação atípica, mas não improvável', disse por telefone a delegada responsável pelo caso Sione Porto.
Heide Bonfim foi morta com dois tiros na cabeça e Leonard foi encontrado com um ferimento també na cabeça. Segundo a delegada, o que leva à polícia a suspeitar de crime passional seguido por suicídio seria uma carta deixada pelo advogado que premeditava a morte dos dois. 'o desfecho já era esperado, de seqüestro em cárcere seguido de homicídio e suicídio. Agora, a arma do crime sumiu do local. Estamos esperando a testemunha que encontrou os corpos para tentar esclarecer o caso', informou a delegada.
Redação CORREIO

Apreensão de espadas gera revolta em Cruz das Almas

A operação da polícia para o recolhimento de espadas produzidas de forma clandestina e de material para a confecção dos fogos de artifício gerou revolta entre os espadeiros, fabricantes e simpatizantes da atividade perigosa no município de Cruz das Almas. Houve ameaça de invasão da 27ª Companhia Independente da Polícia Militar e a casa da juíza Daniella Garrido Pazos foi apedrejada.
O material foi apreendido na tarde de quinta-feira, 17, em duas residências nos bairros do Areal e Cooplan, onde estavam sendo fabricadas, e numa barraca de comercialização, em pleno centro da cidade.
A carga de 926 espadas, 40 kg de pólvora, 15 kg de limalha de ferro, 250 bambus fabricados clandestinamente, além de quatro martelos e quatro porretes utilizados para socar pólvora, e quase um tonel cheio de pólvora, apreendidos pelas polícias Militar e Civil, foi transferida ontem para o Condomínio Fênix, em Santo Antônio de Jesus, onde existem galpões apropriados para fabricação e armazenamento de fogos de artifício.
Cristina Santos Pita l A TARDE

CSKA recusa primeira proposta do Fla por Vagner Love

Agência Estado
O CSKA Moscou recusou nesta sexta-feira a proposta inicial do
Flamengo para comprar o atacante Vagner Love. O clube russo, dono dos direitos econômicos do jogador, alegou que o valor oferecido era baixo e fez uma contraproposta. O maior entrave na negociação é a diferença dos números apresentados pelos dois clubes. Enquanto o Flamengo teria oferecido cerca de 5 milhões de euros, os russos só admitem vender o atacante pelo triplo, equivalente a aproximadamente R$ 33 milhões. Agora, o clube carioca também prepara uma contraproposta para o CSKA.

Cruzeiro ganha segundo amistoso nos Estados Unidos

Agência Estado
O Cruzeiro encerrou, nesta sexta-feira, a sua viagem aos Estados Unidos em grande estilo. O time mineiro derrotou o New York Red Bulls por 4 a 2, na Arena Red Bull, em Harrison (perto de
Nova York), e volta ao Brasil com duas vitórias na bagagem - no último domingo, havia derrotado o New England Revolution por 3 a 0. As duas equipes locais jogam na MLS (Major League Soccer), a liga profissional norte-americana de futebol.

MENINO DE 12 ANOS PRESO POR PORTAR ARMAS

Um garoto de 12 anos, que foi preso em Itabuna por porte ilegal de armas, será transferido para Salvador, onde ficará sob responsabilidade da Casa de Acolhimento ao Menor (CAM), a partir da próxima segunda-feira (21). Segundo reportagem do A Tarde, o menino foi preso pela terceira vez, dentro de um período de cinco meses. Ele morava em São Paulo e possui diversas passagens pela polícia por assaltos e furtos de carros. Já foi inclusive internado na Febem.

JUSTIÇA CONDENA EX-PREFEITO DE VERA CRUZ

Rafael Albuquerque

A Justiça condenou o ex-prefeito do Município de Vera Cruz, Edson Vicente de Velasques, a uma pena de cinco anos sem exercer cargo ou função pública, eletiva ou de nomeação. Ele foi acusado pelo Ministério Público estadual de ter desviado verba pública e empregado recursos em desacordo com sua destinação.
A sentença proferida pelo juiz da comarca de Itaparica, Eduardo Augusto Ferreira Abreu, foi publicada no Diário da Justiça desta sexta-feira (18), e resulta de uma ação penal proposta em 2003, quando o réu ainda exercia o cargo de prefeito, pelo procurador-geral de Justiça em exercício na época, Carlos Frederico Brito, e pelo promotor de Justiça Carlos Pires, do Núcleo de Apuração de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), à Câmara Especializada do Tribunal de Justiça.
Em 2005, o processo foi remetido para a comarca de Itaparica, uma vez que Edson Velasques perdeu o foro privilegiado após ter deixado de ser prefeito. Segundo o assessor especial do MP, promotor de Justiça Valmiro Macedo, existem na Bahia cerca de 300 ações contra ex-prefeitos como esta que estão aguardando julgamento nas comarcas
.(Bahia Notícias)

TSE SUSPENDE PROPAGANDA DO PSDB

O corregedor-geral eleitoral, Aldir Passarinho Junior, suspendeu inserções do PSDB que seriam exibidas na televisão nos dias 22, 26 e 29 de junho. A decisão tomada nesta sexta-feira (18) é uma resposta à representação em que o PT acusa a legenda de antecipar campanha na propaganda partidária veiculada na última terça-feira (15). Na peça, o PT afirma que o espaço de propaganda eleitoral foi usado para divulgar a imagem do candidato tucano à Presidência da República, José Serra, e “claramente no intuito de alavancar sua popularidade eleitoral”. O PT pediu a cassação do direito de transmissões de inserções e aplicação de multa ao candidato e ao partido. O magistrado entendeu que nas inserções divulgadas pelo PSDB não se observa difusão de programas partidários, transmissão de mensagem aos filiados sobre sua execução, mas sim “a apresentação de manifestações pessoais do filiado”.

CORPO DE SARAMAGO SERÁ CREMADO EM LISBOA

A Fundação José Saramago informou em comunicado que o corpo do escritor será levado para Lisboa neste sábado (19), onde chegará ao meio-dia, e seguirá em cortejo para o Salão Nobre da Câmara Municipal da capital portuguesa. O velório será aberto ao público. O corpo será velado no local até o domingo (20) e depois cremado no cemitério do Alto de São João, em Lisboa. O corpo do escritor está a ser velado nesta sexta na Biblioteca José Saramago, em Lanzarote.

SALVADOR: ROUBO AMBEV

A AmBev anda meio sem sorte na Bahia. Depois de entar em conflito com o Prefeito de Salvador, João Henrique, com relação ao Decreto Municipal de Carga e Descarga, ontem à tarde, um carro da empresa que transportava todas as cortesias dos forrós que a empresa patrocina no estado, foi assaltado. Levaram tudo. Com certeza os assaltantes tinham informações privilegiadas a respeito da carga.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ypiranga de Salvador jogará em Ourolândia

De acordo com as informações do prefeito Antonio Araújo, a Prefeitura de Ourolândia firmará um contrato de cooperação técnica envolvendo atividades das Secretarias de Ação Social, Educação e Cultura, Saúde e Desenvolvimento Econômico, com o Esporte Clube Ypiranga de Salvador, fundado em 1906, 10 vezes campeão baiano (completará em 07 de setembro deste ano, 104 anos as sua fundação) com ótima estrutura social (Vila Canária) e com interveniência da Liga Desportiva de Ourolândia (LDO), compreendendo o futebol também como uma ótima oportunidade de negócio.
Os programas Sertão Empreendedor, Plataforma Freire, Bom de Escola Bom de Bola, Escola Segura, e Nenhum a Menos deverão ser contemplados nesta parceria
O prefeito informou também que, ainda em comemoração aos 21 anos de Ourolândia, nos próximos dias 02 e 03 de julho acontecerá a primeira rodada cultural com palestras dos dirigentes Emerson Ferreti e Dr. José Gonçalves, do Clube, e um jogo entre a equipe juvenil do Ypiranga contra o Juventos de Ourolândia, jogo que colocará as faixas de campeão da Copa 13 de Junho, conquistada pelo Juventus no último domingo, 13.

PREFEITO DE MONTE SANTO É MULTADO EM R$ 16 MIL

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) multou em R$16 mil o prefeito de Monte Santo, Everaldo Joel de Araújo, pelo pagamento a mais de subsídios aos secretários municipais no exercício de 2005. Ele terá ainda de ressarcir os cofres públicos em R$ 6.548,36, com recursos pessoais. Everaldo Joel de Araújo também não comprovou despesas equivalentes a R$ 1.106,22, relativo aos recursos oriundos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE, e R$ 162.500,00 dos recursos recebidos a título de Salário Educação.

DEPUTADO EM GREVE DE FOME DESMAIA

Há uma semana em greve de fome, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) desmaiou na manhã desta sexta-feira (18) e foi levado ao departamento médico da Câmara. O protesto se deve à decisão da direção nacional do PT de fazer intervenção no partido no Estado para garantir apoio à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB). O militante petista Manoel da Conceição, que o acompanha na greve de fome, também passou mal e está recebendo atendimento médico. Manoel, de 75 anos, decidiu não ingerir líquido também, o que agravou sua situação. Dutra cortou alimentos sólidos. No Maranhão, a ex-deputada Terezinha Fernandes também está em greve de fome pelo mesmo motivo. Informações da Folha.

VEREADOR ACUSADO DE HOMICÍDIO É PRESO

O vereador Gileno Alves dos Santos (PSDC), da Câmara Municipal de Encruzilhada, no centro-sul baiano, foi preso na tarde desta quinta-feira (17). Ele é acusado de homicídio qualificado e receptação de produtos roubados. A prisão preventiva foi solicita pelo promotor da Comarca de Encruzilhada, Márcio de Oliveira Neves, e expedida pela juíza Agda Alves Santos. O vereador encontra-se detido na delegacia do município. Informações do Blog do Anderson.

BAHIA TERÁ 3ª ESCOLA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Será inaugurado, na próxima segunda-feira (21), o Centro de Educação Científica do Semi-árido, em Serrinha, nos moldes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). O centro proporcionará, aos estudantes de ensino fundamental, a aprendizado de produzir robôs, desenhos animados e até curtas-metragens de animação. Na ocasião, o médico paulista Miguel Nicolelis, um dos mais renomados cientistas da atualidade no mundo, ministrará a aula inaugural. Nicolelis é coordenador do Laboratório de Neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e diretor do IINN-ELS. A escola implantada com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com recursos do Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec). O valor do repasse do governo da Bahia é de R$ 5 milhões, para implantação e operacionalização dos primeiros 18 meses da escola.

RIACHÃO: TJ ACATA DENÚNCIA CONTRA PREFEITO

O prefeito de Riachão do Jacuípe, Lauro falcão, teve denúncia de superfaturamento oferecida pelo Ministério Público Estadual aceita pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia nesta quinta-feira (17). O gestor está sendo acusado de comprar um ônibus para a prefeitura por preço acima do devido. O veículo foi adquirido em uma empresa da cidade com intermédio da prima de Falcão, Patrícia, que é titular da Secretaria de Administração. Este é o segundo processo que tramita contra o administrador pelo menos motivo. O outro está aberto na comarca de Riachão. Em ambos, é requerido o afastamento do prefeito e inelegibilidade por oito anos. As informações são do site Interior da Bahia.

PT FAZ ACORDO COM PETISTAS NO MARANHÃO

A executiva nacional do PT cedeu as pressões dos petistas maranhenses que protestavam contra o apoio da legenda a candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ao governo do Maranhão. Em greve de fome desde a última sexta, o líder camponês e um dos fundadores do partido, Manoel da Conceição Santos (75), foi transferido para o Incor, em Brasília, após seu estado de saúde piorar na madrugada desta sexta-feira (18). Ele e o deputado Domingos Dutra (PT-MA), também em greve de fome, passaram mal durante a madrugada e foram socorridos no serviço médico da Câmara, onde chegaram inconscientes pela manhã. Um fax com os termos do acordo, assinado pelo líder da sigla na Câmara, Fernando Ferro (PE), foi enviado ao serviço médico da Casa para conhecimento do parlamentar. Com a decisão, os militantes estão liberados para apoiar o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) na disputa pelo Palácio dos Leões.

Inscrições para o ProUni terminam neste sábado

As inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior, vão até amanhã, 19, no site www.mec.gov.br. O resultado da primeira chamada estará disponível no próximo dia 21.
Podem concorrer às bolsas os candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado, que cursaram o ensino médio em escola pública, ou em caso de escola particular, como bolsista integral. As informações são da Agência Brasil.

BANCADA BAIANA É A TERCEIRA MAIS FALTOSA

Se considerados os critérios adotados pelo Ministério da Educação, um em cada dez deputados federais teria sido reprovado por faltas se estivesse frequentando uma escola em vez de a Câmara dos Deputados. De acordo com levantamento da Ong Transparência Brasil, 55 deputados faltaram a mais de 25% das sessões plenárias que ocorreram entre fevereiro de 2007 e maio de 2010. Cinco representantes baianos integram essa lista.

Fernando de Fabinho (DEM) faltou a 224 das 590 sessões, um total de 38%. Dessas, 176 foram justificadas. Ele vem seguido de Severiano Alves (PMDB), com 30% de ausência e 150 justificativas. Geddel Vieira Lima (PMDB), no período em que esteve fora do Ministério da Integração Nacional, contabilizou 28% das 53 sessões que participou – justificou a ausência em dez delas. Mário Negromonte (PP) não compareceu a 27%, do total de 590, tendo justificado a falta em 143. E para fechar, Marcos Medrado, do PDT, aparece com 27%, das 590 sessões, com 157 justificadas. A Bahia aparece como a terceira bancada menos presente, atrás apenas de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Informações da Tribuna da Bahia.

MP-BA DIVULGA RELAÇÃO DE PROCESSOS CONTRA PREFEITOS

De acordo com o promotor Antônio Faustino, coordenador do Núcleo de Crimes Atribuídos a Prefeitos do Ministério Público Estadual (CAP/MP-BA), desde quando o núcleo foi criado, em 2003, 530 processos contra prefeitos foram encaminhados ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia(TJ-BA). Esta semana, o CAP divulgou sua relação atualizada com cerca de 100 processos tramitando contra 44 chefes do Executivo Municipal.
Mas qual o destino dos outros 400 processos? A analista judiciária da 1ª Câmara Criminal do TJ-BA, Carla Miranda, explica que as denúncias contra os prefeitos são julgadas pelo Tribunal de Justiça por uma prerrogativa da função de prefeito. “Se o prefeito perde o mandato por algum motivo, os processos no TJ-BA são encaminhados para a justiça comum, para a comarca do município do ex-prefeito”.
Para dar celeridade aos processos, o TJ-BA chegou a criar uma Câmara Especializada em julgamentos de prefeitos, extintaem2006 sob uma onda de denúncias de venda de sentenças favoráveis aos gestores municipais. “(Desde então), os processos são divididos entre a 1ª e a 2ª Câmaras Criminais. A divisão é só para fim de organização. Os processos não estão parados, muitos interrogatórios de prefeitos estão acontecendo”, diz a analista.
Na opinião de Faustino, o ideal seria a continuação da Câmara Especializada, a exemplo do que acontece nos TJs de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
“O julgamento dos processos contra prefeitos pelas Câmaras Criminais teve uma fase de timidez, de adaptação, porque são julgados junto com apelações criminais”. No caso da 2ª Câmara, junto com pedidos de habeas corpus.
Mas estou bastante esperançoso e nossa expectativa é que essa divisão torne todo o processo mais dinâmico”.
Ele acredita que existem cerca de 120 a 130 processos tramitando pelo TJ-BA, o que pode trazer certa divergência em relação ao número de processos encaminhados pelo MP-BA. “Isso acontece porque se a pessoa for processada antes de assumir o cargo, a ação segue pela Justiça comum” esclarece. A assessoria de comunicação do TJ-BA informou que o tribunal não possui nenhum controle específico para o número de processos contra prefeitos em tramitação.
Crimes Dispensam indevida do processo de licitação pública, emprego indevido de verba pública, apropriação ou desvio de recursos públicos em benefício próprio ou de terceiros, contratação irregular de servidores. Segundo o promotor, são estes os delitos mais comuns praticados pelos prefeitos baianos.
“Via de regra, o gestor comete dois desses delitos em um único processo”, explica Faustino.
Entre os campeões de irregularidades denunciadas pelo MP-BA estão os prefeitos Jaílton Ferreira (PT) de Cipó, com oito processos; José Robério Batista (expulso no início do mês de junho do PRTB), de Eunápolis, com sete; George Vieira Góes (PP), de Sapeaçu, com cinco; e José Rubens de Santana (PSB), de Tucano, com quatro. Merece “menção honrosa” o ex-prefeito Itamar da Silva Rios (DEM), de Capim Grosso, que renunciou ao mandato na semana passada.
Defesa Jaílton Ferreira, prefeito do município de Cipó, reconhece que os processos se devem a erros técnicos cometidos por sua equipe, mas atribui também as denúncias a intrigas da oposição que governou o município por mais de uma década.
“Isso acontece porque qualquer erro na gestão é respondido por mim. Mas até agora não fui acusado em nenhum processo por desvioou uso indevido de recursos”, argumentou.
A reportagem de A Tarde tentou,sem êxito, contatar os demais prefeitos que lideram o “ranking” de processos do MP-BA, deixando, inclusive, recados nos telefones fornecidos por seus partidos.
Presidente estadual do PSB, a deputada federal Lídice da Mata disse confiar na inocência do seu correligionário, José Rubens, que é prefeito de Tucano.
Fonte: A Tarde

POLICIA CIVIL ENCONTRA CARGA ROUBADA EM RESTAURANTE DE BONFIM

Uma equipe da Polícia Civil de Sr. do Bonfim, comandada pelo delegado Felipe Nery, e outra da DECARGA de Feira de Santana, encontraram no inicio da tarde de quarta-feira,dia 16, uma carga de produtos roubados recentemente nas imediações de Feira de Santana. A policia civil já vinha investigando e monitorando uma quadrilha especializada neste tipo de delito. Grande parte da mercadoria roubada nas estradas baianas eram vendidas em várias cidades do interior com ampla participação e conhecimento dos revendedores dos produtos roubados.
Em Senhor do Bonfim, as mercadorias tomadas de assaltos estavam escondidas no interior de um restaurante localizado nas margens da BR-407, nas proximidades do povoado do Itapicurú. O restaurante, segundo informa a policia, é de propriedade de uma senhora identificada por Mirtes, que no momento da apreensão da mercadoria não se encontrava no local. Foi necessário a utilização de cinco viaturas para transportar toda a mercadoria. A Polícia continua a investigação e novos produtos deverão ser localizados. As prisões dos envolvidos é apenas uma questão de tempo, informa a Polícia.
Por Walterley Kuhin
Do SóAgitos Comunicações e Entretenimento

PF encontra R$ 280 mil enterrados no quintal de promotora

A Polícia Federal encontrou cerca de R$ 280 mil enterrados no quintal da promotora Deborah Guerner, acusada de ter recebido propina do mensalão do DEM. O dinheiro foi encontrado durante operação da PF que cumpriu 10 mandados de busca e apreensão na segunda-feira.
Junto com o dinheiro no quintal da promotora, foram encontrados discos rígidos e CD's. A Polícia Federal ainda não tem prazo para terminar a perícia. Também foi apreendido R$ 1 milhão na casa de um empresário.
A operação da PF foi feita a pedido do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região para levantar documentos sobre os contratos de limpeza urbana do Governo do Distrito Federal, mais uma frente de apuração do escândalo do mensalão do DEM.
Os alvos da PF foram Deborah Guerner e empresas com contratos do lixo com o governo, e que envolveriam o chefe do Ministério Público do DF, Leonardo Bandarra. Eles negam participação no esquema.
Segundo o delator do mensalão, Durval Barbosa, Bandarra recebeu mais de R$ 1,6 milhão de propina, além de mesada, para interferir no Ministério Público e impedir investigações sobre os contratos do lixo.
De acordo com Barbosa, a promotora seria a intermediária da negociação. Um das conversas, segundo depoimento de Barbosa, foi feita na sauna da casa da promotora.
Bandarra e Deborah Guerner também são investigados pelo Conselho Nacional do Ministério Público, órgão responsável pela fiscalização do Ministério Público. Os conselheiros viram indícios "graves" de participação dos dois no mensalão do DEM. folha.com

Acidente mata o advogado Rivelino Fernandes

Um acidente na entrada que liga Caém a Jacobina provou a morte do advogado Rivelino Pereira Fernandes, 39 anos, no final da noite dessa quinta-feira. O advogado seguia de Saúde para Jacobina quando, nas proximidades de cidade de Caém, o veículo que pilotava, um Cross Fox, saiu da pista, capotando várias vezes. Com o impacto, o corpo de Rivelino Fernandes foi arremessado para fora do veículo, causando várias fraturas, e provocando a morte do condutor ainda no local.
Rivelino Fernandes, que era na natural do município de Igaporã, no Centro-Sul Baiano, era um advogado brilhante na região de Jacobina, sendo muito querido no meio jurídico e político da região.
Ele foi secretário de Administração de Prefeitura de Caldeirão Grande, na gestão do prefeito Sérgio Passos. Em Jacobina, também assumiu o cargo da Administração no Governo Rui Macedo. Atualmente assessorava várias Câmaras de Vereadores da região, entre elas Mirangaba, Várzea do Poço, além das prefeituras de Caldeirão Grande e Ponto Novo, bem como advogado do deputado estadual Sérgio Passos.
Segundo informações do seu assessor Estéfio Avelino, a vítima saiu da cidade de Saúde às 23h30. Ele demonstrava muito cansaço, pois passou o dia envolvido em uma audiência no Fórum da cidade que terminou às 22h30.
Além de competente advogado, ele era especialista em direito eleitoral, tendo participado de muitos processos no Poder Judiciário do Estado da Bahia.
Rivelino Pereira Fernandes foi, acima de tudo, um advogado muito trabalhador e assessor jurídico considerado competente e focado em tudo que fazia.
(Corino Urgente)

Professora utiliza fita adesiva para amordaçar e amarrar aluno de 5 anos

Um menino de 5 anos de idade de uma escola pública do Jardim Botânico, em Brasília, teve os pés amarrados e o corpo preso à cadeira por uma fita adesiva utilizada pela professora dele. A boca do menino também foi tampada. Tudo isso aconteceu na sala de aula, na frente de outros alunos, na manhã desta quarta-feira.
A cena foi flagrada por uma servente que avisou a diretoria. A mãe do garoto foi informada sobre os maus tratos ao filho às 11h pela vice-diretora da escola após a direção chamar a Polícia Militar. - Depois, as outras crianças vão ficar rindo dele.
Acho que ela não tem nenhum preparo para cuidar de crianças - conta a mãe do garoto, que não quis ser identificada.
A professora foi levada para a delegacia, onde assinou um termo circunstanciado. Ela vai responder por três crimes: maus tratos, constrangimento ilegal e vexame.- Ela diz que perdeu a cabeça e concorda que realmente se excedeu. A alegação é que a criança era bastante danada, o que não justifica a conduta - afirma a delegada Gláucia Ésper.
A Secretaria de Educação abriu sindicância para esclarecer o que aconteceu. A professora, que se aposenta no fim do ano, foi afastada temporariamente da sala de aula.

Em nota, Coelba diz que vai recorrer de decisão judicial

Em comunicado oficial emitido nesta quinta-feira, 17, a Coelba informou que vai recorrer da decisão judicial proferida em caráter liminar na ação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que obriga a estatal a suspender a cobrança das contas de energia elétrica dos consumidores do Estado que foram faturadas pela média de consumo nos meses de fevereiro e março.De acordo com nota enviada à imprensa, a Coelba, desde que foi notificada, adotou todas as determinações expressas na liminar, conforme os prazos estipulados. "A empresa esclarece que o faturamento pela média, questionado pela ação, foi necessário para a implantação de um sistema comercial de processamento de dados mais moderno.
Prevista pela regulamentação do setor elétrico, a média é utilizada em diversas situações, por todas as empresas de distribuição de energia elétrica do País", escreveu.A empresa defendeu que o faturamento pela média, em alguns lotes de consumidores nos meses de fevereiro e março, não levou o cliente a pagar pela energia que não consumiu. Já nos meses de março e abril, três fatores combinados provocaram variações em alguns grupos de contas, gerando a percepção de cobrança inadequada: o efeito da média, o período de alta de consumo e a alteração do ciclo de faturamento de 27 para 33 dias.A nota diz ainda que a Coelba apenas faturou o que foi consumido pelos usuários de energia elétrica e que, nos casos onde foram constatadas necessidades de ajustes, os mesmos foram devidamente tratados e corrigidos pela empresa.
Decisão - A liminar concedida pelo juiz da 13ª Vara das Relações de Consumo de Salvador, Antônio Serravalle Reis, e publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) no dia 8 de junho obriga a Coelba a suspender a cobrança das contas que foram faturadas pela média de consumo.
De acordo com a decisão, a empresa não pode aplicar qualquer penalidade, como suspender o fornecimento de energia elétrica aos consumidores que não efetuaram o pagamento dessas faturas. Além disso, a Coelba deve restabelecer o fornecimento de energia elétrica dos usuários afetados por corte de energia com origem nas faturas em que foi efetuada a cobrança irregular.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

TSE quer identificar autores de blog favorável a Serra

Agência Estado
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nancy Andrighi determinou que o Google Brasil seja notificado para informar, em um prazo de 24 horas, quem são os responsáveis pelo conteúdo do site euqueroserra.blogspot.com, um blog que seria favorável à candidatura de José Serra (PSDB) ao Planalto. Nancy Andrighi decidiu notificar o Google após analisar uma representação na qual o Ministério Público Eleitoral (MPE) sustenta que no blog há propaganda eleitoral antecipada em favor da candidatura de Serra.Em outro episódio relacionado à web, a vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau, pediu ao TSE que determine a retirada do site osamigosdopresidentelula.blogspot.com. Sandra Cureau também quer que o TSE determine ao Google que informe quem são os responsáveis pelo conteúdo publicado no site. De acordo com a vice-procuradora, no blog há propaganda eleitoral antecipada em favor da candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff.

Reforço, Zé Roberto promete ser o diferencial no Vasco

Agência Estado
Campeão brasileiro pelo Flamengo no ano passado, o meia-atacante Zé Roberto está ansioso para estrear pelo Vasco, o que só vai acontecer em agosto. O jogador espera cair nas graças da torcida rapidamente e fará de tudo para exibir um futebol vistoso. Ele já avisou que pretender ser o "diferencial" em campo."As pessoas estão esperando muito de mim. Vim para ser o diferencial. A torcida não quer ver jogador burocrático. A pressão de vestir a camisa 10 é normal. Mais uma vez terei o prazer de vestir a 10 de um grande clube. É uma confiança muito grande que estão me dando", disse nesta quinta-feira Zé Roberto."Vamos evoluir após este período de treinos. Seremos uma outra
equipe na volta do Brasileiro, até pelos reforços que o clube contratou, como o Felipe. São jogadores que podem ajudar bastante. Vamos esquecer o que passou até agora", emendou o jogador.

Mulher que acordou no IML morre em Alagoas

Agência Estado
A mulher dada como morta e que acordou no Instituto Médico Legal de Alagoas Estácio de Lima, em Maceió, na manhã de ontem, Divaci Cordeiro dos Santos, de 60 anos, morreu na madrugada de hoje vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela estava internada no Hospital Geral do Estado.De acordo com o legista e
diretor do Instituto Médico Legal de Alagoas , Gerson Odilon, Divaci pode ter sofrido uma catalepsia, distúrbio que impede o paciente de se movimentar, apesar de manter os sinais vitais e os sentidos funcionando. Segundo Odilon, é um caso raro, mas que pode acontecer, deixando a pessoa em estado de morte aparente.Segundo ele, nesse processo há um comprometimento de origem neurológica, no qual os batimentos cardíacos e respiratório persistem, mas não são percebidos. Isso pode ocorrer devido a um surto psicótico ou esquizofrênico, ao alcoolismo e até mesmo a um Acidente Vascular Cerebral.

Cachoeira do Aníbal: carro perde o controle e vai parar no mato

Um leitor enviou estas fotos ao site Corino Urgente, nesta quinta-feira, 17, que são de um Ford Ka de cor preta, que perdeu o controle e foi parar no mato nas proximidades da Cachoeira do Aníbal, numa curva existente na BR-324, na perifeira de Jacobina, destino a Salvador.
Segundo o leitor, o motorista saiu ileso e o carro ficou ligeiramente amassado. Corino Urgente

Jacobina: ex-detento é preso com arma no centro de abastecimento

Após uma abordagem de Rotina do Pelotão Tático Especial, no Mercado Municipal de Jacobina, no local conhecido como "Beco da Morte", área de bares daquele estabelecimento, os policiais conseguiram prender o ex-detento Wedson Nascimento Barbosa, 24 anos, residente no Bairro Novo Amanhecer, conhecido popularmente como "Calumbi''.Ele estava portando um revólver calibre 38 municiado com dois cartuchos intactos e a arma estava enrolada em folhas de couve.Calumbi foi conduzido ao complexo policial de Jacobina pela guarnição comandada pelo oficial de operações da 24ª CIPM e autuado em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo.Historico“Calumbi". como é popularmente conhecido. é acusado de ter deflagrado tiros contra o comerciante Flavio da Barraca, em fevereiro de 2008, e de ter atirado contra uma guarnição da 24ª CIPM que fazia ronda na área da Jacobina IV dias atrás.
O Povo Quer Saber

Homenagem a Joaquim Valois

Joaquim Valois recebeu homenagem de amigos e familiares

Ontem, 16, os funcionários e alguns amigos de Joaquim Valois, fizeram uma homenagem pelo tempo em que ele administrou a Rádio Jacobina FM.
O evento foi no salão do hotel Jovem Jota com as presenças de: Denise acompanha de sua filha Larissa, Geraldo Oliveira, Edivaldo Braga, Lígia Lane, Genilson Rodrigues, Josenias Mello, Givaldo Santos, Luciano Gallo acompanhado de sua esposa Mariza, Capitão Assunção acompanhado de sua esposa Ana Paula, Pirulito e Gilmar, os amigos José Coutino, Omar Brandão com a Esposa Midoure e Filha, José Carlos Benigno, Professor Jonas, sua mãe dona Edy, seu irmão Dr Ednilson com a namorada Marlucia, sogra Elenice e sua esposa Valéria e filhos Sabrina e Thiago Valois.

OUROLÂNDIA: FESTA DE SANTO ANTONIO COMEMOROU OS 21 ANOS DA CIDADE

Com o tema “Ourolândia é Mais Brasil” a cidade comemorou no último dia 13, seus 21 anos de emancipação político administrativa em altíssimo estilo durante a realização da tradicional Festa de Santo Antonio, “Arraiá do Sertão”, ocorrida de 10 a 13 de junho com diversos eventos paralelos, todos organizados ou apoiados pela Prefeitura Municipal.
Os festejos tiveram início na quinta-feira, 10, com a inauguração do Centro de Qualificação Educacional de Ourolândia, onde aconteceram apresentações culturais e homenagens póstumas prestadas ao Senhor Pedro Edson de Souza, escritor e autor do Hino de Ourolândia falecido recentemente, bem como o palco e a sala que servirá à escola de música receberam o nome do saudoso Ernestino Rodrigues de Lima, tradicional cantador de reisado que faz parte da história cultural do município.
Nos dias 11, 12 e 13 a festa aconteceu na Praça Ourobranco com a apresentação de diversas atrações de níveis nacional, regional e local que atraíram um público estimado em mais de 25 mil pessoas, de acordo com a estimativa feita pela Polícia Militar.
Os anfitriões, prefeito Antonio Araújo e a primeira dama Valéria Souza, receberam em sua residência diversas autoridades a exemplo do ex-prefeito de Jacobina e ex-deputado estadual Rui Macedo, o deputado estadual Elmar Nascimento, o deputado federal Maurício Trindade, os diretores do Sistema Nordeste de Comunicação Carlos Andrade e Nélio Rangel, o ex-prefeito interino de Jacobina e atual vereador Hildebrando Cedraz e dezenas de outras autoridades regionais que se fizeram presentes.
As rádios Clube Rio do Ouro e Serrana FM de Jacobina com os competentes radialistas Maurício Dias e Antonio Carlos e a Brilhante FM de Morro do Chapéu com Ribeiro Souza e Fábio Márcio deram o show de transmissão.
No palco os radialistas Angel Rosa e Evilásio Alves com apóio de Cristiano Maia formaram uma atração à parte.
Nenhuma ocorrência policial foi registrada durante o evento em virtude do eficiente trabalho de segurança desenvolvido pela Polícia Militar sob o comando do Sargento Requião e Polícia Civil com o delegado Ademar Vical. A Guarda Municipal foi reforçada e contou com o efetivo de 40 homens e quatro motocicletas/viaturas adquiridas com recursos próprios pela Prefeitura que mantiveram a vigilância ostensiva durante todo o evento sob o comando do Sargento José Carlos e Francisco Rodrigues, o Chiquinho, subcomandante da Guarda.
A equipe da Limpeza Pública fez um trabalho impecável e foi bastante elogiada pelos participantes do evento.

PRF ENCONTRA SUBMETRALHADORAS EM ÔNIBUS

Durante abordagem a um ônibus que fazia linha Salvador - Barra do Mendes, no km 383 da BR-242, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou duas submetralhadoras 9mm. Apreensão aconteceu na madrugada desta quinta-feira (17), em um ônibus intermunicipal que passava pelo município baiano de Seabra. De acordo com o jornal A Tarde, as submetralhadoras e três carregadores com munição estavam dentro de uma sacola com a passageira Geisa Carla Santana dos Santos, que afirmou ter recebido a bolsa na Rodoviária de Salvador e que ganharia mil reais para entregá-la na cidade de Mulungu do Morro.

VEREADOR QUER ENSINO DE POLÍTICA EM ESCOLAS

A política é um assunto árido que assusta a maioria da população, que não raro dispara frases do tipo “eu não me interesso por política” ou “política não se discute”. Para tentar mudar esta cultura, o vereador Heber Santana (PSC) deu entrada na Câmara de um projeto que pretende instituir como regra o ensino de ciência política nas escolas municipais de Salvador. As aulas seriam ministradas ao Ensino Fundamental por meio de palestras, seminários e encontros, de forma que não fique nem difícil e tampouco chato para as crianças ter o primeiro contato com a política.” Tudo com uma linguagem bastante contextualizada para que os jovens estudantes consigam tem maior vivência política antes do primeiro votos. Tudo para que possamos contribuir com a sua formação cidadã”, opinou Santana. Atualmente, quem quiser se aprofundar em política ou aprende a arte em casa ou tem que escolher, depois dos 17 anos, ingressar em um curso superior especializado.

Várzea Nova: avô acusado de engravidar neta está preso em Jacobina

Está preso no complexo policial de Jacobina o aposentado Clóvis Alves dos Santos, 63 anos, conhecido como “Maroto”, morador no bairro Jacobina IV. Segundo o delegado de Jacobina, Dr. Eduardo Brito, este crime repercutiu no município de Várzea Nova, onde ocorreu o fato no ano passado.
Ao assumir o caso, o delegado pediu a prisão preventiva de Maroto, que foi decretada pelo juiz da Infância e Juventude, Dr. Eduardo Leopoldino.O acusado foi detido pela Polícia Civil e se encontra custodiado à disposição da justiça criminal desde 21 de maio deste ano.Ainda de acordo com o delegado, Maroto é acusado pela vitima de iniciais A. A. S., de 14 anos, que é sua neta e será mãe do seu filho e bisneto.
Ela teria relatado em depoimento que o avô teria lhe ameaçado com uma faca e teria escrito uma carta dizendo que ia sequestrá-la e fugir para outra região onde pretendia criar a criança que irá nascer em poucos dias.
A menor disse também que Maroto chegou a comprar o enxoval para aguardar o nascimento do filho-bisneto que ela espera.
A mãe da menor, que é filha do acusado também, foi ouvida e falou que ao saber do fato ficou desesperada e comunicou as autoridades do município de Várzea que começaram a investigar o caso há quase um ano. O acusado nega tudo e não quer falar sobre o assunto, pois teria sido orientado pelo seu advogado. http://www.opovoquersaber.com/

JACOBINA: CAMINHÃO CARREGADO DE TOMATES TOMBA PERTO DA PALMEIRINHA

Um caminhão Mercedes Benz 1620 truck de cor verde, placa policial MUO 6386, carregado de tomates tombou ontem, 16, na BR 324, por volta das 23h30, no trecho que liga o povoado da Palmeirinha ao Paraíso, na curva que antecede a entrada da estrada do Gonçalo.
O motorista, Joseilton da Silva Pessoa Filho, 24 anos, informou que vinha da cidade de Cansanção com destino a Juazeiro da Bahia.

Ao fazer a curva algumas caixas se desencaixaram fazendo a carga se desfazer parcialmente e jogar o caminhão no chão.
A Polícia Militar foi acionada pelo 190 e deslocou ao local uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual com os soldados Lira, Moreira e Dias, que encaminharam o motorista ao hospital Antônio Teixeira Sobrinho e providenciaram a sinalização do local, pois o veículo ficou atravessado na pista em um ponto de difícil visualização.
Segundo o atendente Vítor, do HATS, o motorista teve apenas escoriações leves, foi medicado e liberado em seguida.
Emerson Santos, Repórter Cidadão.

MORTE DE PROFESSORES: OUVIDOS ACUSADOS E TESTEMUNHAS

Acusados e testemunhas do caso dos professores mortos em Porto Seguro começaram a ser ouvidos na tarde desta quarta-feira (16) pelo juiz Roberto Costa Freitas Júnior.
Do lado de fora do fórum, um forte esquema de segurança foi montado pela Polícia.
Professores e populares, usando faixas e cartazes, protestaram contra o assassinato do presidente da APLB/Sindicato, Álvaro Henrique Santos, e do diretor do sindicato, Elisney Pereira Santos, em setembro de 2009.
Na audiência, que durou mais de sete horas, só foram autorizados a entrar os promotores de justiça Dioneles Santana Filho e João Alves Neto, os advogados e a imprensa, que não pode usar equipamentos de gravação.
Os depoimentos mais contundentes foram dos traficantes Marcelo dos Santos Fonseca, o 'Caolho', e João d'Ajuda Cardoso Filho, o 'Joãozinho', denunciados pelo Ministério Público.
O ex-secretário de governo do município, Edésio Lima, bem como os policiais militares Sandoval dos Santos, Geraldo de Almeida e Joilson Barbosa, foram levados ao fórum, porém não ficaram na sala de audiência, a pedido dos depoentes. Eles devem depor nesta quinta-feira.
'Caolho', o primeiro a depor, falou que foi procurado pelos policiais militares, 20 dias antes do crime, para participar do duplo homicídio, mas teria recusado a oferta. No entanto, teria ficado sabendo de detalhes do plano e que o mandante seria Edésio Lima.
Ainda na oitiva, 'Caolho' falou que depois do crime, os policiais voltaram a procurá-lo, desta vez para pedir que ele não comentasse nada sobre o episódio.
João d'Ajuda, que depôs em seguida, também disse que foi procurado pelos policiais, que queriam que ele convencesse 'Caolho' a fazer o serviço.
Também foram ouvidos, a mãe do professor Álvaro, Maria Aparecida Santos, bem como o irmão dele, Eric Márcio dos Santos. Dona Maria contou que foi obrigada pelos assassinos, que estavam encapuzados, a atrair o professor para o sítio onde reside sob a alegação que o filho da vítima estaria passando mal.
Álvaro partiu desesperado para o local, acompanhado do sindicalista Elisney, na tentativa de socorrer seu filho. Chegando ao sítio, eles foram mortos.
Edésio, que está custodiado na Polinter, em Salvador, e veio especialmente para as audiências, está alojado na sede do 8º Batalhão da Polícia Militar. Os seus advogados desqualificaram as denúncias de ‘Caolho’ e ‘Joãozinho’, afirmando que eles são bandidos e que não merecem o crédito da sociedade.
Dos seis acusados, dois ainda continuam foragidos: O gari Antonio Andrade Santos Junior e Danilo Costa Leite. O supervisor do gari, o fiscal da prefeitura Luiz André Rodrigues dos Santos, também foi ouvido. Até sexta-feira, a previsão é de que mais 20 pessoas sejam ouvidas.
Por Redação RADAR64
Foto: RADAR64/Joelson Angelo

ITABUNA: CASAL DESAPARECE MISTERIOSAMENTE

Desde a manhã desta quarta-feira (16), o casal Leonard Primitivo, advogado, e Heide Bonfim, estudante do curso de Direito da FTC e funcionária do SAC-Itabuna, estão desaparecidos. A parente de Heide, de prenome Mariana, em entrevista ao apresentador Raimundo Varela, do programa Acorda Pra Vida, na TUDO FM 102,5, revela que a polícia civil ainda não iniciou as investigações. Isso porque ainda não teria completadas 24 horas do momento em que foi constatado o sumiço. Os dois estavam num Fiat Pálio, placas JQQ-2356, licença de Ilhéus-BA. Informações podem ser repassadas pelo telefone (73) 3212-8982.

OPERAÇÃO SÃO JOÃO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL TEM INÍCIO NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

A partir do dia 22/06/2010 ( terça-feira ), até 28/06/2010 ( segunda-feira ), será realizada pela Del. 10/04 - Sr. do Bonfim, com circunscrição na BR 407, Km 00 ao 230 ( Juazeiro - Capim Grosso ), e Br 324, Km 356 ao 444 ( Capim Grosso - Riachão do Jacuípe ), a Operação São João 2010.
Segundo o Insteptor Lopes Junior, o objetivo da operação é implementar reforço de policiamento no combate a criminalidade, na fiscalização de trânsito e dos transportes intermunicipais, interestaduais e internacionais de passageiros nas rodovias federais, no período junino.
Ele informa que a Delegacia terá o reforço de policiais rodoviários federais de Itabuna, Salvador e do estado do Piauí, e será implementada escala extra para os policiais da própria delegacia.
Lopes Júnior lembra que as viaturas operacionais serão estrategicamente posicionadas em locais previamente levantados como de maiores índices de acidentes, visando dar uma maior percepção de segurança aos usuários, e consequentemente, inibindo que eles cometam infrações de trânsito que possam contribuir com os acidentes, como ultrapassagens indevidas e o excesso de velocidade.
No período noturno, onde o fluxo diminui, será intensificado o combate a criminalidade, sendo realizadas rondas noturnas, visando impedir ações de meliantes,como assaltos a ônibus e o tráfico de drogas.
Em cada viatura operacional, terá um etilômetro ( "bafômetro" ), para realização de testes nos condutores, com o objetivo de inibir a ingestão de bebida alcoólica por parte destes. Vale ressaltar, que uma vez constatado que o condutor ingeriu bebida alcoólica, estando este acima de 0,29mg/l ( miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões ), que equivale a uma média de quatro copos de cerveja ( varia de organismo pra organismo ), o condutor além de pagar uma multa de R$ 957,70, é preso em flagrante por crime de trânsito, podendo ter também sua CNH suspensa por um período de um ano.
“Vale ressaltar, que haverá RESTRIÇÃO DE TRÂNSITO para os veículos de grande porte, que precisam de AET ( autorização especial de trânsito ), para trafegar nas rodovias. Esta restrição visa prevenir acidentes de grandes proporções, principalmente com automóveis, nos horários de maior fluxo de veículos”, esclarece o Inspetor.
Data das restrições:
22/06/2010 Das 16:00h às 22:00h
23/06/2010 Das 16:00h às 22:00h
24/06/2010 Das 16:00h às 22:00h
25/06/2010 Das 06:00h às 12:00h
A PRF informa que nesses horários, os veículos de cargas de grande porte devem estacionar em locais seguros, como postos de combustíveis.
“A checagem da documentação pessoal e do veículo, dos equipamentos obrigatórios, obediência a sinalização, não ultrapassar em local proibido, não exceder a velocidade e usar o cinto de segurança, torna-se indispensável para que possamos ter um trânsito mais seguro e responsável em nossa região”, conclui.

Insp. Lopes Júnior - Ch. do Núcleo de Policiamento e Fiscalização - Del. 10/04 - Sr. do Bonfim – BA

EM GREVE DE FOME, DEPUTADO DO MA CHORA NA TRIBUNA E CRITICA PT

Em greve de fome desde a última sexta-feira por conta da decisão do PT de apoiar a reeleição de Roseana Sarney (PMDB) ao Maranhão, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) subiu à tribuna da Câmara para criticar o diretório nacional petista. Ele chegou a chorar durante o discurso. "Eu vou morrer aqui para que se respeite a democracia. Entregaram o PT de mão beijada", afirmou Dutra, que foi aplaudido pelos colegas. Nos seis minutos em que falou, o plenário ficou em silêncio. Ele mostrou uma algema que comprou para evitar que seja retirado da Casa.
Fonte: Folha Online

PROMOTORIA DENUNCIA TRÊS POR ASSASSINATO DE DELEGADO EM CAMAÇARI

O Ministério Público denunciou (acusou formalmente) por latrocínio (roubo seguido de morte) três suspeitos de matar o delegado Clayton Leão Chaves, 35, na manhã do último 26 de maio, em Camaçari (região metropolitana de Salvador). Delegado titular do município, Leão foi morto enquanto concedia, ao vivo, entrevista por telefone celular para uma rádio local. O teor do diálogo era justamente a violência na cidade. De acordo com a Promotoria, Rinaldo Valença de Lima, 26, Edson Cordeiro, 29, e Magno de Menezes dos Santos, 26, assassinaram o delegado após terem realizado três furtos naquele dia.
O Ministério Público afirma que os denunciados viram o carro do delegado, um EcoSport, parado na estrada das Cascalheiras, zona rural do município, e foram em sua direção na tentativa de assaltá-lo. Ao notar a chegada do grupo, o delegado tentou abrir o vidro do carro. Os suspeitos perceberam que a vítima estava armada e a balearam duas vezes, na cabeça, segundo a investigação. Antes da fuga, houve ainda um terceiro tiro, que atingiu uma das portas do carro. Lima e Cordeiro foram presos horas depois do crime e Santos, no dia seguinte.
Para a Promotoria, os suspeitos incendiaram o automóvel em que estavam – um Corsa, roubado momentos antes do ataque ao delegado – e abandonaram os destroços em um matagal. Membros da família do delegado contestam a versão da PM e da promotoria, insinuando que o crime pode ter sido encomendado.
Com informações do UOL.

JORNALISTAS FAZEM MANIFESTAÇÃO PELA OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) promove nesta quinta-feira (17) a manifestação 'Diploma Sim’, na Praça da Piedade, às 16 horas.
Amanhã completa um ano que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela não obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão de jornalista.
O protesto é nacional, convocado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e apoiado por todos os sindicatos do país. A Comissão Especial que debate na Câmara dos Deputados a PEC do Diploma realizou audiência pública em 9 de junho para discutir o assunto. A Fenaj pediu pressa aos deputados na tramitação do projeto. Mais de 15 mil não diplomados já tiraram registro com base na decisão do STF.
Karoline Meira/Tribuna Online

Coité: ex-jogador Chopinho é encontrado morto

Chopinho foi um dos jogadores mais conhecidos no futebol da região sisaleira nas décadas de 70 até o final de 80.
O ex-jogador de futebol, Leandro José de Oliveira, 54 anos, conhecido por "Chopinho", foi encontrado morto em sua residência situada a Rua Padre Madureira em Conceição do Coité, na manhã desta quarta-feira (16). Somente depois do laudo médico será divulgada a causa da morte, o que pode ser adiantado é que foi morte natural, já que não havia sinais de violência e seu corpo foi encontrado deitado em sua cama.

Chopinho foi um dos jogadores mais conhecidos no futebol da região sisaleira nas décadas de 70 até o final dos anos 80. Jogou nos principais clubes do futebol coiteense e em Santaluz atuou pelo Clube Atlético Luzense (CAL), uma das melhores equipes da região da época. O ex-atleta atuou também pela Seleção coiteense, mas sua maior conquista foi o quarto lugar do Intermunicipal de 1984.
Chopinho morava sozinho, era funcionário público com a função de porteiro do Ginásio de Esportes.
Calila Notícias por Raimundo Mascarenhas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

LÚCIO VÊ INCOERÊNCIA EM CRÍTICA PETISTA

O presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, em contato com o Bahia Notícias, rebateu as críticas do presidente do PT, Jonas Paulo, quanto ao perfil das alianças estaduais. “Partidos que hoje estão com Geddel apoiaram JW em 2006, como o PTB, PPS e PSC. Eram bons, e agora são ruins. Por outro lado, PRB e PSL apoiaram ACM Neto (DEM) para a Prefeitura, e o PRB indicou o vice (Marcio Marinho). Quando ficaram contra Walter Pinheiro eram feios. Agora são lindos”, condenou. Ele reitera que na coligação do PT há partidos que não fecharam apoio à Dilma Rousseff (PT), como o PP, que negocia com José Serra, mas deve ficar independente. “Quando tá aliado é porreta, quando está separado é desqualificado. O problema de Jonas Paulo é que em vez de se preocupar com seu jardim, fica olhando para os outros que está florido”, ironizou.
(Rafael Rodrigues)

HÉRNIA DE DISCO TIRA BUFFON DA COPA

A contusão do goleiro Gianluigi Buffon, que fez com que ele fosse substituído no intervalo do empate da Itália diante do Paraguai, na estreia da Copa do Mundo, é mais grave do que o esperado. Nesta quarta-feira (16), exames médicos apontaram uma hérnia intervertebral, que praticamente tiram o jogador na competição. Nesta quarta-feira, o médico da seleção italiana, Enrico Castellacci, afirmou que "a recuperação de Buffon não será breve" e que o goleiro "ficará fora de combate por tempo indeterminado". Caso não tenha condições de jogo, Federico Marchetti deverá assumir seu lugar, como já aconteceu diante do Paraguai. A lesão do goleiro italiano é apenas mais um problema para a equipe, que já não contou com Pirlo na primeira partida. O volante ainda é dúvida para o confronto diante da Nova Zelândia, neste domingo (20). Além deles, Camoranesi, Marchisio e De Rossi, com dores musculares, preocupam o técnico Marcello Lippi.

RAPAZ MORRE AO CONSERTAR ANTENA PARA COPA

Pouco antes de começar o jogo da seleção brasileira, na tarde desta terça feira (15), um rapaz recém casado, conhecido pelo apelido de "Valzinho" morreu eletrocutado no centro da cidade de Amélia Rodrigues, ao tentar consertar uma antena de TV de uma amiga. Enquanto fazia o conserto, ele foi vitima de uma descarga elétrica que resultou em sua morte e deixou parte da cidade sem energia. Informações do Blog do Kuelho.