sábado, 6 de junho de 2009

OPINIÃO - Quando o assunto é Educação... A GENTE CONVOCA QUEM ENTENDE...


"O mundo é em cores e a escola é em preto e branco" (Niskier,1997)

Em tempos de tanta modernidade e avanços tecnológicos nos deparamos com uma Escola contraditória a tudo isso.Não estou aqui para apontar culpados mas para gritar por possíveis soluções!É incrivelmente angustiante dar aula em escolas onde não há atrativo para o alunado!Sei muito bem que escola não é um parque de diversões , que os alunos vão para estudar... Mas sei também que estas crianças merecem um ambiente agradável (desde seu espaço físico, bom tratamento por parte dos funcionários,material e merenda de qualidade, recursos audio-visuais coerentes com os avanços da tecnologia, etc). Discordo portanto da frase que afirma que "não há escola ruim para aluno bom", vez que o bom aluno jamais se contentará com uma escola de qualidade ruim!Traçando um paralelo entre o mundo e a escola (não esquecendo que a escola também faz parte dele)é bem visível a diferença entre os atrativos! As crianças (mesmo as de classe baixa) hoje têm acesso à internet, acessam o orkut, jogam vídeo-game e outros jogos computadorizados, cortam cabelo com aparelho elétrico,possuem celular... e quando chegam na escola se deparam com aulas nada dinâmicas, que não estimulam seu campo visual, que não atraem a atenção!A escola está cada vez mais se mostrando em preto e branco!!!O professor tem também responsabilidade nisso, mas não pode ser o culpado!As impossibilidades são muitas, assim como as barreiras desnecessárias que vez ou outra aparecem!Sei do que estou falando...Me preocupo com a educação!Ela é ferramenta fundamental para a construção de uma cultura.Temo pelo futuro dos filhos que não tenho!Não consigo imaginar um futuro melhor para o nosso país diante da atual situação educacional em que ele se encontra!Mas não vale apenas gritar... é necessário agir! E se cada responsável por essa mudança usar seu "pincel" um dia a escola vai ganhar muitas cores e acompanhar o ritmo do mundo.Façamos da escola um arco-íris!!!

Carla Cinara é formada em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela UNEB CAMPUS IV (2005) e tem pós-graduação em Estudos Literários pelo IBPEX (100% presencial) 2007
Atua como professora no Municipio de Jacobina, tem ligações com Ourolândia através do seu pai, Emanoel Santos Luz, que é Gestor Público no Município.

O empresário João Dantas de Carvalho é o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ourolândia

O empresário, João Dantas de Carvalho, foi eleito este ano, no inicio da nova gestão do prefeito Antonio Araújo, como novo presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ourolândia. Implantado em 2005, o Conselho é composto por trinta entidades, contando com a representatividade de todos os segmentos da sociedade, desde os poderes públicos (executivo e legislativo), entidades religiosas, associações comunitárias, comerciais e industriais. O prefeito Antonio Araujo, último presidente, entende que uma das importantes marcas da sua segunda gestão, frente ao Município de Ourolândia (2005/2008), foi exatamente o fortalecimento das entidades sociais, e a iniciativa de participar do Conselho se deu porque ele compreende que esse órgão é um instrumento legítimo de controle social. “O Conselho se faz um importante parceiro indireto da gestão Municipal, contribui de forma decisiva para a construção da sociedade que queremos: crítica, participativa, mas, principalmente, conhecedora das nossas limitações e das possibilidades de melhoria. Tenho certeza que a participação do empresário, João Dantas de Carvalho, como filho de Ourolândia, homem íntegro e próspero, inteligente e determinado, será de suma importância na contribuição do nosso desenvolvimento" comentou Araújo.
Passados quatro meses da sua posse, João Dantas diz que a partir dos pronunciamentos dos representantes das classes que compõem o conselho nas reuniões que são realizadas na sede da Cooperativa mista agorpecurária de Ourolândia todas as últimas segundas-feiras de cada mês ele está editando um relatório que vai mostrar os principais problemas enfrentados pela sociedade e com isso será possível ajudar na elaboração de um plano para alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico de Ourolândia.
COMPONENTES
Mesa Diretora diretora do Conselho: presidente, João Dantas de Carvalho; vice - Idorlando Francisco da Silva; 1ª secretária – Luciene da Silva Barros; 2º Secretário – Nocivaldo Luiz de Oliveira; 1º tesoureiro – José Francisco da silva; 2º Tesoureiro – Manoel Morais.

Jornal da Serrana destaca cultura do sisal no Piemonte da Chapada

O apresentador do Jornal da Serrana, João Batista Ferreira (Programa que vai ao ar diariamente, das 06:00 às 08:00hs, pela Rádio Serrana FM, 93.5) falou, durante o progrma deste sábado, dia 06 de junho, sobre a cultura sisaleira informando que cerca de 70% do sisal que é produzio na Bahia sai da Região do Piemonte da Chapada (Campo Formoso, Jacobina, Mirangaba, Miguel Calmon, Várzea Nova, Ourolândia e Umburanas), no entanto , disse o radialista, os maiores investimentos feitos pelos governos para a cultura são destinados a chamada Região Sisaleira, composta pelas cidades de Santa Luz, Valente e Conceição do Coité.
Batista aproveitou ainda para, de forma justa, alfinetar os produtores do Piemonte lembrado que o grave problema da Região é mesmo a falta de organização dos produtores e estimou que 80% das associações do Piemonte estão desorganizadas, inadimplentes e por isso estão sem poder receber recursos por conta do descaso dos associados. “Não adianta trazer Lula aqui para prometer nada, o problema está na base”, disse Batista que finalizou citando o excelente exemplo da Apaeb, uma mega associação instalada na cidade de Valente e que é uma referência mundial em organização, associativismo e cooperativismo.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

E FALANDO EM SANTO ANTÔNIO...





Mais de 200 pessoas estão trabalhando dia e noite para concluir o palco da festa na Praça Ouro Branco... (veja aqui no Blog em matéria de 04.05.06: “Ourolândia completa 20 anos ao som de muito forró”)

FOTO CRIME PEDRADAS


SECRETARIA DE SAÚDE DE OUROLÂNDIA ATENTA AO ABATE CLANDESTINO E COMÉRCIO ILEGAL DE CARNES E SEUS DERIVADOS

(Foto de José Quinto - Gerente do Escritório Regional da ADAB)

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária de Ourolândia, vai acirrar o combate ao abate clandestino de animais e ao comércio ilegal de carnes e seus derivados. O prefeito Antonio Araujo encaminhou ofício nesta quarta-feira, dia 3, ao coordenador Regional da Adab – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Ricardo Marques, solicitando apoio para as ações que serão constantes. Em atendimento o gerente do Escritório Regional de Jacobina, José Quinto de Souza Junior, já esteve visitando Ourolândia nesta sexta-feira, dia 5, e disse que parte das carnes que estão sendo comercializadas na Feira Livre da Cidade são sobras das feiras das cidades de Umburanas, Jacobina e Mairi. Quinto Afirma que as carnes chegam tendo mais de 5 dias desde o abate sem nenhuma condição de higiene. Ele afirma ainda que contará com apoio policial nas operações que estão previstas para começar já na próxima segunda-feira, dia 08 de junho.

PODRIDÃO VERMELHA DO SISAL


Outro motivo da visita de Quinto a Ourolândia foi o andamento do projeto de educação sanitária a uma praga devastadora a cultura do sisal em toda Bahia. A Podridão Vermelha do sisal, também chamada de Podridão do tronco do sisal, que é uma doença fúngica, cujo agente causal é o aspergillus niger um ascomiceto, que pode ser veiculado pelo solo, água, vento, ferramentas infectadas, etc
No estado da Bahia, o sisal representa o segundo produto na pauta de exportação agrícola, tendo uma grande importância social por envolver aproximadamente 150 mil famílias que encontram no sisal a única fonte de renda e na região do semi-árido nordestino é considerada a principal cultura, devido à perfeita adaptação da planta ao clima seco.
O Brasil é o maior exportador de sisal do mundo, com uma produção anual de 119 mil toneladas, o que corresponde a 56% da safra mundial. É também o maior produtor mundial de sisal, com uma fatia de 40% do mercado. A Bahia é o principal produtor de sisal do território brasileiro, contribuindo com 94% da produção nacional.
(dados colhidos http://www.adab.ba.gov.br/modules/mastop_publish/?tac=168)

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA RECOMEÇA OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DE RUAS




A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento da Gestão Municipal, retomou na última segunda-feira, dia 1º, as obras de pavimentação de ruas. Desta feita os moradores contemplados são os da Rua e Travessa dos Evangélicos, duas importantes vias de trânsito do centro da cidade que circulam o Colégio Estadual e a Escola Antonio Teodoro.
O prefeito Antonio Araújo informa que em breves dias as obras contemplarão também diversas outras vias ainda não pavimentadas.

OBRAS DA ESTRADA DE ACESSO À LAGOA DO 33 EM ANDAMENTO




Os serviços de implantação e pavimentação na Rodovia BA.S/C, Trecho Lagoa do 33, Distrito de Ourolândia, ligando até a BA 368, com extensão de 18,30 km, estão a todo vapor. A obra é uma realização do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Indústria Comércio e Mineração/ Derba, que conta com o apoio total da Prefeitura de Ourolândia. Vários km de cercas já foram deslocados para que a estrada tenha a largura exigida por legislação, muitos canais subterrâneos transversais para o fluxo de águas pluviais estão sendo construídos e ainda todo o trabalho de terraplanagem. Não há previsão para o final das obras. O Prefeito Antonio Araujo, informa que a iniciativa era um desejo de muitos anos do povo daquela região, já que a BA 368, que liga a cidade de Jacobina (principal centro comercial) ao Piemonte da Chapada Diamantina passando por Ourolândia até o centro de Umburanas, já foi asfaltada há alguns anos. “Esse acesso, é de extrema importância para o escoamento da produção agrícola e pecuária dos povoados de Baixas de Zé Félix, Poço das Baixas, Baixas de Zé Preto, Catarina e, principalmente, do maior distrito do Município: Lagoa do 33”, comentou Araújo. Ele fez questão de lembrar ainda o esforço do Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que intercedeu junto ao governo para que a obra pudesse ser realizada. Laelson Dourado Ribeiro, Coordenador da Secretaria, esteve em Ourolândia recentemente e tomou conhecimento sobre o andamento das obras.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

CICLOVIA DO TRABALHADOR FICARÁ PRONTA ANTES DOS FESTEJOS DE SANTO ANTÔNIO




A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento da Gestão Municipal, já está em fase final de conclusão da obra da Ciclovia do Trabalhador. São mais de dois mil metros de urbanização que ficam entre o bairro da Barragem e o Centro da Cidade. Os corrimões de segurança para os pedestres já estão sendo instalados. O prefeito Antônio Araújo garante que até a data dos festejos de Santo Antônio a obra estará concluída. A Ciclovia visa atender a segurança da população como também das centenas de trabalhadores do mármore que transitam por ali no dia a dia já que a maioria das indústrias e pedreiras de extração de mármore localizam-se na zona leste da cidade e a Ciclovia serve também como principal via de fluxo humano.

DISPUTA ENTRE AS OPERADORAS CLARO E OI VAI BENEFICIAR OUROLÂNDIA

(foto da torre da Claro)
(foto das obras da Oi)
As operadoras de telefonia celular, Claro e Oi, estão em disputa pela prestação do serviço na cidade de Ourolândia. A Oi, que já explora o serviço nas cidades vizinhas (Umburanas e Várzea Nova) em princípio parecia não ter interesse em atender Ourolândia. A Claro se propôs e instalou um torre de mais de 60 metros com todos os equipamentos na entrada da cidade, mas ainda assim não conseguiu inaugurar o serviço.
Informações extra-oficiais dão conta de que a Oi teria inviabilizado a operação da concorrente, já que a mesma é detentora dos direitos ao link que possibilitaria a operação do serviço, por não dispor de uma central com tecnologia digital na cidade de Ourolândia.
Mas durante a semana passada os moradores se surpreenderam com novas notícias dando conta de que a Oi resolveu investir: vai instalar todos os equipamentos necessários para também fornecer o sinal de celular em Ourolândia. Melhor para a população que passa de nenhuma opção pra duas opções. É esperar pra ver. Quem esperou tanto tempo certamente pode um pouco mais.

OUROLÂNDIA COMPLETA 20 ANOS AO SOM DE MUITO FORRÓ


Com o tema “Ourolândia 20 anos, uma linda história de amor” a cidade já vive o mais puro clima do Forró para o Santo Antonio deste ano. A Prefeitura, através das equipes das Secretárias de, Administração, Educação, Assistência Social, Saúde e Desenvolvimento Econômico, está trabalhando a todo vapor para concluir até a quarta-feira, dia 10, o circuito da festa que acontece de 11 a 14 deste mês. Atrações como Mulher Sarada; Brega e Vinho; Desejo de Menina; Aprígio do Acordeon; Ivete e Banda; Um Xote Novo; Jô e Magno; Cartão de Luxo; Fifó Aceso; Forro Manhoso; Jóia Rara; Fera Bandida e Explosão do Forró, estarão tocando no Santo Antonio que vai marcar também pela passagem do aniversário dos 20 anos de emancipação político-administrativa do Município que acontece no dia 13, sábado.
A final da Copa XIII de Junho, que é o Campeonato Municipal de Futebol, também acontece no mesmo dia entre as equipes do Bahia da Sede X Casa Nova.
A Praça Ouro Branco está sendo ornamentada com um belíssimo chapéu de várias cores oferecendo um lindo colorido a quem passa por ali, deixando claro que a festa será imperdível.
Além dos investimentos da Prefeitura de Ourolândia, o evento conta também com o apoio e patrocínio do Governo Federal através do Ministério do Turismo e da ACA - Associação Cena Aberta.