sábado, 15 de outubro de 2011

Bahia entrará no Horário de Verão a partir de hoje

O  estado da Bahia estava de fora da mudança de horário há oito anos. Na semana passada, um representante do governo declarou que esperava o resultado de um estudo sobre o nascimento do sol dia a dia para anunciar a decisão. Segundo ele o  levantamento, apontou que, como o sol nasce de 45 a 47 minutos mais cedo no estado, a interferência no cotidiano da população é mínima. A volta do Horário de Verão foi uma reivindicação de empresários baianos, que argumentavam que o descompasso no fuso tem impacto no sistema bancário, na programação de rádio e TV, no fechamento de câmbio e na bolsa de valores.

Ourolândia: com salário atrasado, servidores protestam na Prefeitura

Da redação do site Corino Urgente
Um leitor de Ourolândia, Bahia, enviou o seguinte e-mail à redação, informando que ontem, sexta-feira, servidores municipais de Ourolândia, concursados e contratados, fizeram uma greve pela manhã e um protesto em frente a Prefeitura e foram recebidos pelo prefeito interino Cícero Oliveira. "Queremos nosso salário!" foi um dos gritos dos manifestantes.
Esse é o quadro que irá encontrar a prefeita eleita, Yhonara Freire, ao tomar posse, no dia 17 de dezembro deste ano, após ter sido eleita, no dia 2 de outubro, com com 4.684 votos, 52,11% dos votos válidos, vencendo o Cícero Oliveira (PDT) que obteve 4.305 votos, 45% dos votos válidos.
O prefeito interino deverá voltar às suas atividades de presidente da Câmara de Vereadores de Ourolândia, município que já teve três prefeitos em um ano após o afastamento de Antônio Araújo de Souza, do PMDB, devido a irregularidades na sua prestação de contas à Justiça na eleição de 2008.
Da redação do site Corino Urgente e Interativo

Ourolândia: APLB envia mensagem

Mensagem Dia do Professor
As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.
Felicidades !!!
Autor: (Desconhecido)

SÃO OS VOTOS DA APLB-NÚCLEO SINDICAL DE OUROLÂNDIA.

Vem ai uma nova empresa para Jacobina e região‏: A AUDIOCLIN

A AUDIOCLIN Centro Auditivo vem ampliando, e trazendo a mais moderna ótica para Jacobina, além de tudo para audição e visão! Mais um diferencial estará nas formas de pagamento, no atendimento, no conforto e na qualidade de todos produtos.
Sob a direção da Dra. Ana Krycia
AGUARDEM!!!!!!!!
Ana Krycia S. Silva
Fonoaudióloga
___________________________
AUDIOCLIN Centro Auditivo e Ótica
Rua Melchior Dias, 66 Centro
3º andar Jacobina - Ba
Tel: (74) 3621 1735 Fax: 3621 1236 Cel: 99760807

Yamana realiza reunião de preparação para o Seminário de Parcerias 2011

A Yamana, por meio da Jacobina Mineração e Comércio (JMC), realizará no dia 17 de outubro a reunião preparatória para o Seminário de Parcerias 2011. A ação acontecerá no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (ACIJA), a partir das 20h, e reunirá membros de diferentes entidades locais que receberão orientações em relação à inscrição de projetos. Os que forem selecionados pela comunidade, serão apoiados pela mineradora.
“O objetivo da iniciativa é estimular o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno da mina e contribuir para o seu bem-estar. Além disso, a atividade pretende mobilizar mais pessoas para a economia da região”, conta Claudia Valois, analista de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Comunidades (SSMAC) da Yamana.
As entidades interessadas em propor projetos devem ser legalmente constituídas, sendo permitida a participação de instituições filantrópicas, ONGs, associações de moradores e de classes e cooperativas de agentes econômicos. “Iremos incentivar ações que busquem o maior desenvolvimento nas áreas de saúde, meio ambiente e geração de renda”, comenta a gestora.
Em 2010, foram selecionados 15 projetos em Jacobina, o que representou um investimento de aproximadamente R$ 120 mil. Para este ano, a Yamana pretende superar o número de iniciativas apoiadas e atingir ainda mais membros das comunidades locais.
Agenda
Reunião Preparatória para o Seminário de Parcerias 2011 - Jacobina
Data: 17/10/2011.
Horário: 20h.
Local: Auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (ACIJA), localizado na rua J J Seabra, 69, em Jacobina.
As instituições interessadas deverão encaminhar representantes para participarem do evento. Da assessoria da Yamana Gold

Quem perdeu Enem este ano terá nova chance em janeiro

O ano de 2012 terá duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Será uma boa oportunidade para quem concluiu o Ensino Médio e não fez o Enem 2011, e também para quem está iniciando o terceiro ano e quer testar seus conhecimentos com a prova.
O edital com as regras para o exame deve ser publicado em janeiro, mas a data ainda não foi confirmada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Como acontece a cada edição, as inscrições só poderão ser realizadas pela internet, no site portal.inep.gov.br.

Greve: Bancários aguardam proposta da Fenabam

Reunidos em uma sala do Hotel Maksoud Plaza, na zona oeste de São Paulo, representantes do Comando Nacional dos Bancários aguardam desde as 10h da manhã desta sexta-feira (14) por uma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para por fim à greve da categoria. Os bancários estão parados desde o dia 27 de setembro. “Os bancos marcaram uma rodada de negociação para começar às 10 horas da manhã e, sete horas depois, não houve nenhuma proposta. O que se comenta é que a Fenaban está consultando os bancos para ver que tipo de proposta irá fazer”, disse Lourenço Ferreira do Prado, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec). Segundo ele, não há estimativa de horário para que a proposta seja apresentada. “Pode ser que a proposta saia esta noite. Eles estão fazendo essas consultas e elas não têm tempo para acabar. Estamos aqui aguardando e esperando para que venha uma proposta condizente e justa”, afirmou. Os bancários pedem um aumento de 12,8%. A última proposta oferecida pela Fenaban foi 8%.

Embasa entrará com recurso sobre decisão que suspendeu o aumento de contas

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) entrará, na terça-feira (18), com recurso de apelação junto à 5ª Vara da Fazenda Pública, para defender a legalidade dos efeitos da revisão tarifária extraordinária aprovada este ano pela Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Coresab). O recurso deverá ser encaminhado ao Tribunal de Justiça (TJ) e provoca a suspensão dos efeitos da decisão do Juiz Ricardo D´Ávila, que suspendeu o aumento da tarifa de água e esgoto, em vigor desde maio. De acordo com o superintendente jurídico da empresa, Sócrates Dourado, o aumento da tarifa não será anulado porque, com o recurso, o processo continua em andamento. “A Embasa acredita na legalidade da atual tarifa e, por isso, vai entrar com recurso junto ao TJ, porque estamos amparados no direito e não acreditamos que haja reversão”, declara.

EUA: Instrutor de paraquedismo faz sexo no ar e é demitido

Um instrutor de paraquedismo e ator pornô foi demitido da escola onde trabalhava após fazer sexo com a recepcionista da instituição durante um salto em Taft, nos Estados Unidos. O vídeo foi publicado no blog do profissional, mas saiu do ar na última segunda-feira (11) depois que o Departamento de Polícia da cidade americana abriu uma investigação sobre o caso, já que o salto de paraquedas teria sido realizado próximo a um colégio. O dono da escola de paraquedismo, Dave Chrouch, disse que não sabia o que tinha acontecido até a chegada da polícia. Ele afirmou ainda que pretende conversar com a sua funcionária antes de tomar uma decisão. "Isso não deveria ter acontecido", observou.

Vietnamita envelhece 50 anos em alguns dias

Um raro fenômeno fez a vietnamita Nguyen Thi Phuong, de apenas 26 anos, envelhecer 50 anos em questão de dias. De acordo com ela, que mora em Giong Trom, na província de Ben Ter, em 2008 houve uma reação alérgica a frutos do mar e os medicamentos usados para aliviar os sintomas da alergia provocaram inchaço no rosto e urticárias. A história ganhou destaque na imprensa local e a jovem começou a ser tratada por especialistas da cidade de Ho Chi Minh, que ainda não descobriram as causas para o envelhecimento precoce. Uma das hipóteses é a de que Phuong tenha uma rara doença, a lipodistrofia, que provoca uma anormal distribuição de gordura corporal e faz a pele enrugar, o que dá a impressão de envelhecimento. Somente duas mil pessoas têm essa doença no mundo. "Há cinco anos eu era bonita e não tão feia como hoje", disse. Informação da Tuoi Tre Online.

Governo prepara planos para conservação de 220 espécies ameaçadas

O governo federal deve concluir até o final deste ano um plano de conservação para cerca de 220 espécies ameaçadas de extinção. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13) pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que explicou que o número representa 35% dos 627 animais na “lista vermelha” das espécies ameaçadas de extinção. A expectativa é terminar, até 2014, os planos para as outras espécies. “A experiência mundial mostra que esse instrumento de planejamento é fundamental para a conservação. É uma de nossas principais estratégias para conservação de espécies”, declarou Izabella. O anúncio foi feito em Brasília durante o colóquio “A proteção de espécies ameaçadas de extinção no Brasil”, promovido pela Comissão de Meio Ambiente do Senado. Informações do G1.

Falso policial aliciava mulheres em Guanambi

Um homem que se fazia passar por policial civil oferecia oportunidade de emprego em Guanambi para mulheres que quisessem trabalham em Porto Seguro, no extremo-sul do estado. As mulheres que topavam a empreitada não sabiam, porém, que o ofício se tratava de prostituição. O aliciador, Luiz Claudio de Oliveira, 39, oferecia salário mensal de R$ 900. Uma das jovens que foi procurada desconfiou da proposta e procurou a polícia, que verificou a existência de cinco mandados de prisão contra Luiz Oliveira, sendo três ainda em aberto; sete procedimentos e dois processos criminais em Minas Gerais. Para se aproximar das vítimas, ele montou um ponto de atendimento no Hotel Central. O falso policial foi preso por falsidade ideológica e falsificação de documento público. Conforme noticia o jornal A Tarde, Oliveira foi definido pela polícia como “de alta periculosidade e responde por estupro, furto e falsidade ideológica”.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PROMOÇÃO DE SERRA MÁRMORE OUROCAR‏

OUROCAR AUTO CENTER
QUEM LIGAR PRA PREÇO VEM PRA CÁ!
SERRA MÁRMORE MAKITA R$ 184.00 OU PARCELINHAS DE R$ 38.00  !!!

Mulher afirma ter encontrado rato morto num pacote de salgadinho da Elma Chips

A dona de casa Angela Maria Ziele, de 45 anos, diz ter encontrado um rato morto dentro de um pacote de salgadinho em Joinville (SC), na segunda-feira (10). A consumidora afirmou, em entrevista, que filho de 5 anos comeu algumas unidades dos salgadinhos antes que ela notasse a presença do animal morto.
Por meio de uma nova nota oficial encaminhada à imprensa, a fabricante diz que "não é possível que tenha havido contaminação no processo de empacotamento na fábrica ou armazenamento na filial de vendas da empresa".
Segundo a Pepsico, a consumidora entrou em contato com a empresa por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) na terça-feira (11). Na nota, a fabricante diz que, ao tomar conhecimento da reclamação por meio do SAC, "a equipe de atendimento prontamente dirigiu-se à residência da consumidora a fim de obter mais informações para análise". "Apesar de a consumidora ter se negado a entregar a embalagem, foi possível rastrear o produto com base na numeração do lote e data", diz a fabricante.
A Pepsico afirma que "nenhum produto Elma Chips é comercializado sem prévia análise do interior da embalagem" e que as análises "levaram em conta a documentação do sistema de Detecção de Materiais Estranhos (Raio–X) da fábrica em Itu, em São Paulo, que examina de forma rigorosa todos os produtos que saem da indústria para o mercado".
Entenda o caso
Angela contou que comprou o salgadinho a pedido do filho em um supermercado próximo de sua casa. “Ele abriu e começou a comer, aí meu filho mais velho foi pegar, sentiu um cheiro ruim e disse que estava estragado. Eu falei que não era impossível, mas quando fui olhar o pacote vi manchas pretas no salgadinho. Fui mexendo e encontrei o rato dentro do pacote”, disse.
A dona de casa imaginou que o alimento poderia estar vencido, por isso tinha cheiro ruim. Segundo Angela, a embalagem não estava violada e não tinha como o rato ter entrado no pacote. Angela se dirigiu até o estabelecimento onde comprou o salgadinho para fazer reclamação e foi orientada a procurar a Elma Chips. As informações são do G1.

Vasco busca o empate com o Atlético-PR em Curitiba

Depois de um primeiro tempo apático, o Vasco acordou e conseguiu um empate em 2 a 2 com o Atlético-PR na noite desta quinta, na Arena da Baixada, em Curitiba. Élton, que saiu do banco no intervalo, marcou os dois gols do time carioca, que perdeu a oportunidade de reassumir a liderança do Brasileirão. Com o resultado, o Vasco chegou aos mesmo 51 pontos que o líder Corinthians, mas perde no número de vitórias.
Paulo Baier e Guerrón marcaram os gols do Atlético-PR, que segue na zona de rebaixamento.
Atlético-MG vence o Santos em casa e ganha novo ânimo na luta contra rebaixamento

O investimento de R$ 26 mil feito pelo Atlético-MG para ter Réver no jogo desta quinta-feira, contra o Santos, valeu cada centavo. Galo, Peixe e outros quatro clubes pagaram o valor para ter os atletas que defenderam a Seleção Brasileira, no México, na rodada do meio desta semana. O zagueiro atleticano, além de ter tido atuação quase perfeita, fez o primeiro gol da vitória atleticana por 2 a 1 em cima do Santos, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Correios devem regularizar entregas em uma semana

O primeiro mutirão na Bahia para regularizar os serviços da Empresa de Correios e Telégrafos, após a greve  de 28 dias, acontecerá nesse final de semana, segundo informou o  diretor regional dos Correios, Cláudio Moras Garcia. A assessoria de Comunicação da Diretoria Regional dos Correios na Bahia informou que os casos de não retirada de objetos registrada nesta quinta deve ser analisados caso a caso, e ressaltou que os serviços na Bahia serão normalizados entre 5 a 7 dias.

Greve: Bancários continuarão a negociar fim de greve nesta sexta

Reunidos por quase quatro horas, nesta quinta-feira (13), em um hotel na região central da cidade de São Paulo, a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) e o Comando Nacional do Bancários decidiram continuar nesta sexta (14), a partir das 10h, as negociações salariais que poderão acabar com a greve da categoria. Os bancários reivindicam reajuste de 12,8%, o que significaria 5% de aumento real, em contrapartida, a Fenaban ofereceu 0,56% de acréscimo real nos rendimentos. Além da elevação dos salários, a classe quer maior participação nos lucros e resultados, fim da rotatividade dos empregos e melhores condições de trabalho.

Horário de verão: decreto presidencial que determina mudança sai ainda nesta quinta

O decreto presidencial que trata do horário de verão será publicado em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União que sairá ainda nesta quinta-feira (13) e incluirá a Bahia, o único estado do Nordeste a participar da mudança. O horário de verão 2011/2012 – que começa domingo (16) e vai até 26 de fevereiro do próximo ano – terá 133 dias de duração e é o mais longo desde 1985, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ele ocorrerá em três regiões brasileiras: Sudeste, Centro-Oeste e Sul e a Bahia. Considerando-se todos os estados atingidos pela medida, a diminuição da demanda estimada será de 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW).

Um dos 33 mineiros do Chile é preso antes da celebração de um ano do resgate

Um dos 33 mineiros resgatados da mina San José, no Chile, o boliviano Carlos Mamani, foi detido por suposta violência familiar horas antes da comemoração do primeiro aniversário do resgate, que será celebrado nesta quinta-feira (13). Segundo informações da Agência EFE, a imprensa local afirmou que o mineiro foi preso na noite da quarta-feira, mas não soube precisar exatamente o motivo. Mamani permanecerá detido enquanto seus companheiros assistem nesta quinta os atos programados nos arredores da mina San José e na cidade de Copiapó para lembrar o resgate dos trabalhadores, realizado no dia 13 de outubro de 2010. Casado com Verónica Quispe e pai de uma menina de dois anos e meio, o mineiro, de 24 anos, trabalhava há apenas cinco dias na jazida San José quando aconteceu a tragédia que os deixou soterrados durante 70 dias. Mamani, o único estrangeiro do grupo, foi o quarto mineiro resgatado.

Estádio de Pituaçu terá energia solar já em dezembro

No intuito de fazer do Estádio Metropolitano de Pituaçu o primeiro da América Latina autossuficiente em energia elétrica através da captação solar, o presidente da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Moisés Salles, anunciou que o sistema de energia solar começará a operar ainda este ano. “O sistema de energia solar fotovoltáica começa operar no jogo do Bahia contra o Ceará, dia 04 de dezembro, válido pela Série A do Campeonato Brasileiro”, antecipou. O anúncio foi feito durante solenidade realizada nesta quinta-feira (13), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O estádio receberá painéis solares com potência de 400 kWp que serão instalados na cobertura das áreas das arquibancadas e em outras áreas adjacentes ao campo de futebol. O projeto está orçado em R$ 5,2 milhões e será custeado pela concessionária, Coelba, com uma contrapartida do governo estadual. De acordo com a Setre, a energia solar excedente irá beneficiar o prédio onde hoje funciona a pasta e a Secretaria de Administração.

Vídeo registra o momento da explosão de restaurante no Rio de Janeiro

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

LAGOA DO 33: moradores reclamam de volume de som alto nos carros

Alguns moradores do distrito de Lagoa do 33 enviaram email à nossa redação reclamando de perturbação por parte de proprietários de veículos que utilizam equipamentos de som com alta potência durante a noite nas praças do distrito. Leiam o conteúdo de um dos emails:


‘Boa noite, Zé Carlos! Quero denunciar o abuso de som muito alto em LAGOA DO 33, Os proprietários de carros com som, abrem o fundo do carro e colocam em volume máximo, desrespeitando os moradores que querem trabalhar, que querem dormir, e até mesmo as crianças de colo não conseguem dormir com o alto volume dos carros, pessoas irresponsáveis, que saem de Jacobina e Ourolândia para fazer bagunça aqui, junto com os irresponsáveis que já moram aqui em Lagoa do 33. Tudo isso junto com os proprietários dos bares que não tão nem ai, não se importam se tão incomodando vizinhos ou não’. (E-mail: lagoa.com_33@hotmail.com)

Com a palavra o comando da Polícia Militar.

Resultados dos jogos de ontem, 12, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol

Série A
16:00
América-MG 4 x 1 Ceará - Arena do Jacaré
Avaí 2 x 2 Atlético-GO - Ressacada
Grêmio 1 x 3 Figueirense - Olímpico
São Paulo 0 x 0 Internacional-RS - Arena Barueri
21:50
Bahia 0 x 0 Cruzeiro - Pituaçu
Corinthians 0 x 2 Botafogo-RJ - Pacaembu
Flamengo 1 x 1 Palmeiras - Engenhão

20:30 Quinta-feira, 13
Fluminense x Coritiba - Engenhão

Atlético-PR x Vasco - Arena da Baixada
Atlético-MG x Santos - Arena do Jacaré

GREVE:Fenaban chama bancários para negociação nesta quinta

Agência Brasil
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) rompeu o silêncio e convidou nesta quarta-feira (12) o coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, para uma reunião de negociação às 16 horas desta quinta-feira (13), para tentar acabar com a greve da categoria, iniciada em 27 de setembro e que mantém mais de 9 mil agências bancárias fechadas em todo o país.
A informação foi divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) logo depois da manifestação da Fenaban. Como afirma Carlos Cordeiro, que também preside a Contraf, “foi a força da greve que reabriu finalmente o diálogo e agora esperamos que os bancos venham para a mesa de negociações com uma proposta decente, que atenda às justas reivindicações da categoria”.
A greve, que já é a maior da categoria nos últimos 20 anos, foi deflagrada depois que as assembleias dos sindicatos rejeitaram a proposta de reajuste de 8% feita pela Fenaban, que significa apenas 0,56% de aumento real. Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais a inflação do período), valorização do piso, maior participação nos lucros e resultados, mais contratações, extinção da rotatividade, fim das metas abusivas e combate ao assédio moral, entre outros pleitos.

Mais uma montadora chinesa terá fábrica no País

A Great Wall é a mais nova montadora chinesa a decidir fincar bandeira em solo brasileiro. A empresa pretende investir no País em uma fábrica com capacidade de produção de 100 mil veículos ao ano, disse à reportagem seu diretor de marketing, Gao Dongxu. O executivo não revelou o valor que será destinado à construção da planta, mas 100 mil veículos é a mesma quantidade que outra montadora chinesa, a JAC, planeja fabricar na unidade que terá na Bahia, na qual serão investidos R$ 900 milhões.
“O Brasil é um enorme mercado potencial para a indústria automotiva”, afirmou Gao. Segundo ele, a empresa ainda não decidiu onde a fábrica será instalada e está em busca de um parceiro local para realizar o empreendimento.

Atirador mata oito em praia próxima a Los Angeles

Agência Estado

Oito pessoas morreram e uma ficou em estado crítico em um tiroteio nesta quarta-feira em Seal Beach, ao sul de Los Angeles, informou a polícia local. O tiroteio ocorreu em um salão de beleza de Seal Beach e matou seis pessoas no local. Três feridos foram levados ao hospital e dois faleceram quando eram atendidos.
"Ao chegar ao local encontramos seis mortos e três feridos em estado crítico, que foram levados para o hospital”, disse Steve Bowles, da polícia de Seal Beach, que confirmou posteriormente mais dois óbitos.
O suspeito, um homem branco, foi detido “sem incidentes” a meia milha da cena do crime. Até o momento não há informações sobre a motivação do ataque. "Os agentes identificaram o veículo quando abandonava o local. Ele foi seguido e abordado no trânsito.
O motorista está sob custódia”, revelou Bowles. O oficial acrescentou que havia várias armas no veículo, e que o suspeito foi 'cooperativo' e não apresentou resistência. "Não estamos certos de como ocorreram os disparos, se atirou da porta contra gente que corria procurando abrigo ou se perseguiu alguém fora do local, mas houve vítimas em todos os pontos do salão” de beleza, disse Bowles.
O oficial destacou que cinco vítimas fatais estavam dentro do salão e uma, fora. A polícia trabalha com a hipótese de que o agressor tinha algum tipo de relação com o salão de beleza. Este é o pior incidente policial já ocorrido em Seal Beach, uma pequena cidade de 25 mil habitantes na região de Los Angeles.

Vereador tucano é cassado por assediar mulher casada

O vereador tucano de Guararapes (SP), ironicamente conhecido como Esquerda, teve o mandato cassado pela Justiça paulista após assediar insistentemente uma mulher casada. Luiz Antonio Fávaro (PSDB) usou o telefone celular da Câmara para falar nada menos do que 173 minutos, em 79 ligações, na tentativa de “cantar” a dona-de-casa Juliana Carvalho de Souza. Ele a conheceu a moça no salão de beleza que administra com sua esposa, não resistiu aos seus encantos e, sem ser correspondido, segundo a acusadora, partiu para a agressão verbal. Ela diz que Esquerda lhe dirigiu “impropérios e ofensa moral, mediante propostas para manter em relações sexuais, usando termos chulos”. O juiz Heverton Rodrigues, além da cassação, suspendeu os direitos políticos do edil por oito anos e determinou a devolução dos R$ 34,54 gastos pelo Legislativo com os telefonemas indecentes. Os advogados do tucano consideraram a decisão “exagerada” e prometem recorrer. Integrante da base governista, na Câmara, Esquerda foi absolvido por seus pares em uma Comissão Especial de Inquérito realizada no primeiro semestre. Com informações do UOL.

Juazeiro: Caminhão tomba e espalha acerola na BR-407

Um caminhão que transportava uma carga de 600 caixas de acerola tombou, na madrugada desta quarta-feira (12), na BR-407, em Juazeiro, no norte baiano. O acidente aconteceu por volta das 4h30, quando o motorista perdeu o controle do veículo. O condutor, que saiu de Petrolina (PE) com destino a Feira de Santana, sofreu apenas ferimentos leves. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ainda não foi identificado o que causou o acidente. Segundo informa o G1, o caminhão foi removido da via ainda pela manhã, mas parte do carregamento ficou espalhada no chão. (Foto: TV Norte)

Fim de safra e ICMS deixam gasolina mais cara em postos

O fim da safra de cana-de-açúcar e o aumento do ICMS na semana passada devem deixar a gasolina mais cara nos postos de combustíveis baianos a partir do próximo mês de novembro. A diferença já pode ser percebida nas bombas, que revelam um aumento médio de R$ 0,03 por litro no estado. O litro da gasolina, que custava, em média, R$ 2,76, já é vendido a R$ 2,799. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado da Bahia (Sindicombustíveis), José Augusto Costa, alguns estabelecimentos já repassaram o aumento ao consumidor, mas outros teriam até reduzido os preços. "Vi que alguns postos, em vez de subirem, reduziram o preço. A livre concorrência está fazendo com que haja um reposicionamento do mercado, que não é lógico, mas é importante para o consumidor”, acredita. A alta dos preços dos combustíveis não era esperada pelos consumidores, principalmente após o governo federal ter reduzido a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) em R$ 0,04 por litro da gasolina. Informações do jornal A Tarde.

Cai o aumento nas contas da Embasa após decisão judicial

O juiz Ricardo D’ Ávila (5ª Vara da Fazenda Pública) reconheceu, nesta segunda (10), a ilegalidade do reajuste de 13,64% nas contas da Embasa, em vigor desde maio. A decisão julgou mandado de segurança interposto pelo Democratas. “Como é um julgamento de mérito, a Embasa tem de suspender imediatamente a cobrança do reajuste até que aconteça uma decisão contrária da Justiça, o que não acredito, porque o aumento é mesmo abusivo”, disse o deputado Bruno Reis, líder do bloco parlamentar DEM/PRP na Assembleia Legislativa. Em maio, o parlamentar conseguiu uma liminar suspendendo o reajuste. No mês seguinte, a desembargadora Telma Brito, presidente do TJ-BA,acatou pedido do governo de suspensão da liminar. “O aumento é vergonhoso porque a legislação prevê que o reajuste tarifário não pode ser utilizado para custeio da ampliação dos serviços da Embasa”, disse o advogado Sandro Moreno, que ingressou com a ação na Justiça. o defensor também informou que vai pedir na Justiça a devolução dos valores pagos a mais na conta de água desde maio.

Correios: 10 dias para normalizar entrega de correspondências

Após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinar o fim da greve dos funcionários dos Correios a partir desta quinta-feira (13), a empresa estima que a entrega de correspondências e encomendas só deverá ser normalizada em um prazo de sete a dez dias. De acordo com o vice-presidente Jurídico da companhia, Jeferson Carús Guedes, serão organizadas escalas especiais ao longo das próximas semanas para colocar o trabalho em dia. A situação mais crítica em termos de atraso é encontrada nas regiões metropolitanas e no estado do Pará. Nesta terça-feira (9), o tribunal decidiu pelo pagamento de um aumento real de R$ 80 a partir de 1º de outubro e reajuste linear do salário e dos benefícios de 6,87%, retroativo a 1º de agosto. Apesar de não terem considerado o movimento abusivo, os ministros do TST autorizaram o desconto equivalente a sete dias de paralisação no salário dos grevistas. Os outros 21 dias serão compensados com trabalho extra nos fins de semana.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

JACOBINA: Nasce Pedro Luís, filho de Lú do XV e Tatiana Almeida

Pedro Luís é o primeiro filho do casal Lú do XV e Tatiana
Nasceu às 17h30min da tarde desta terça-feira, 11 de outubro, o garoto Pedro Luís Lima e Silva, filho do simpático casal Luciano Silva (o Lú do XV de Novembro) e Tatiana Almeida.
O garotão, mais novo jacobinense, veio ao mundo com quase quatro kg e gozando de muita saúde para a alegria dos pais e todos os familiares.
Nossos parabéns ao casal pelo rebento e os desejos que Deus possa abençoá-lo ricamente concedendo-lhe muitos anos de vida e saúde!

NOTA DA APLB DE OUROLÂNDIA

A APLB DE OUROLÂNDIA NÃO FICARÁ DE FORA DO 1º SEMINÁRIO DE SAÚDE DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO QUE IRIA ACONTECER DIA 14 DE OUTUBRO DE 2011, NA CÂMARA DE VEREADORES, SERÁ REMARCADO, POIS OS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR (CEREST) ESTARÃO EM VARZEA NOVA NESSA DATA. SERÁ AINDA ESSE MÊS,ASSIM QUE TIVEMOS ALGUM RETORNO AVISAREMOS.  TEREMOS SUPRESAS! AGUARDE.

À DIREÇÃO.

Concursados para rede estadual de ensino serão nomeados, diz SEC

Reportagem de Débora Alcântara
Quase um ano depois de realizado o último concurso para professor do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Estado da Bahia, serão nomeados 1.559 dos 5.003 aprovados na seleção. A lista deve ser publicada na sexta-feira, 14. Foi o que prometeu o secretário de Educação, Osvaldo Barreto, durante o lançamento do Programa Estadual de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, no Instituto do Cacau, Comércio.
Apesar das 3,2 mil vagas anunciadas no edital, Barreto afirmou que a Secretaria de Educação pretende chamar até 3,7 mil aprovados. “Todos eles devem estar em sala de aula até o início de 2012”, garante.
A Tarde

Uefs abre inscrições para vestibular na próxima sexta-feira

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) abre inscrições para o vestibular 2012.1 a partir da próxima sexta-feira (14). O prazo se estende até às 12h do dia 3 de novembro. Os cursos de Agronomia e Psicologia são a novidade deste ano.
As provas serão aplicadas de 29 a 31 de janeiro. A inscrição será feita exclusivamente através do portal www.uefs.br, seção ProSel/Vestibular. Os candidatos devem ler o edital publicado no sábado (8), no Diário Oficial do Estado da Bahia.
Após preencher e confirmar nome, RG e CPF no requerimento de inscrição, o candidato deverá imprimir o comprovante e efetuar o pagamento da taxa de R$ 80 por meio de boleto bancário disponibilizado eletronicamente.
Para este vestibular, a Uefs disponibiliza 945 vagas em 27 cursos, inclusive Medicina e Farmácia oferecidos uma vez ao ano. O número de vagas preenchidas pode chegar a 999, já que o programa de ações afirmativas da Instituição prevê duas vagas a mais, por curso, para membros de comunidades indígenas e quilombolas.
São reservadas 50% das vagas para estudantes que tenham cursado pelo menos dois anos do ensino fundamental e todo o ensino médio na rede pública. Dessas vagas, 80% são destinadas a candidatos que se declararem afrodescendentes. Correio

Greve dos bancários completa duas semanas e fecha 9.165 agências

A greve nacional dos bancários completou duas semanas nesta terça-feira (11), dia em que 9.165 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados ficaram fechados em todos os 26 estados e no Distrito Federal. O balanço foi divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O número equivale a 45,66% das 20.073 agências existentes no país.
O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf, decidiu ampliar a paralisação, após reunião realizada nesta terça, em São Paulo. “Também aprovamos solicitar audiências com a presidenta Dilma Rousseff, para cobrar empenho do governo federal na construção de uma solução para a greve, e com o presidente da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Murilo Portugal, para cobrar a retomada imediata das negociações com a apresentação de uma proposta decente para a categoria”, disse, em nota, Carlos Cordeiro, presidente da entidade e coordenador do Comando Nacional.
Por meio de comunicado, a Fenaban disse que, até o momento, apresentou duas propostas aos bancários, sendo a primeira no dia 20 e a segunda no dia 23. “Os bancários recusaram, não apresentaram contraproposta e não disseram onde a proposta precisa ser ajustada. Apenas entraram em greve”, diz a nota.
“Por isso, a Fenaban continua à disposição para discutir algum eventual ajuste na proposta que possa levar ao acordo."

Holyfield ganha R$ 50 mil em prova do Caldeirão do Huck

Redação CORREIO

O ex-pugilista Reginaldo "Holyfield" participou da gravação do programa Caldeirão do Huck na tarde desta terça-feira (11) e ganhou R$ 50 mil reais em prova do "Agora ou Nunca", realizada por familiares no Rio de Janeiro.
Holyfield acompanhou as gravações do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, em link ao vivo. Entre os familiares que participaram do programa estavam a irmã do ex-pugilista e os sobrinhos Samuel e Mariana, que que foram salvos por Holyfield de um incêndio no início de setembro.
Muitos baianos participaram da mobilização para ajudar o ex-lutador e internautas se uniram em uma campanha pedindo que o apresentador Luciano Huck faça um "Lar Doce Lar" com Holyfield, reconstruindo sua casa.
Em nota divulgada no dia 15 de setembro, Luciano Huck disse ter ficado comovido com a história do lutador. “Vi a campanha pelas redes sociais e torço pela pronta recuperação do ex-atleta. Fiquei muito tocado com a corajosa atitude dele". Apesar disso, o apresentador não comentou a possibilidade do campeão participar do quadro "Lar Doce Lar".
O drama de Holyfield comoveu até seu antigo rival, o ex-pugilista pernambucano Luciano Todo Duro, que se solidarizou com a situação, mas também provocou. “Ele está meio doido com as pancadas que dei”, brincou.
Saúde
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou uma nota nesta terça-feira (11) falando sobre o estado de saúde de Holyfield. Na nota, com informações do cirurgião plástico Carlos Briglia, é informado que o ex-lutador passou por um tratamento especilizado na unidade de queimados e evoluiu "de forma favorável e satisfatória, com cicatrização de grande parte das queimaduras". A nota informa que o ex-pugilista teve 40% do corpo queimado, especialmente nas regiões dos pés e dos braços.
Atualmente, Holyfield está em fase final de tratamento com programação de intervenção cirúrgica no pé esquerdo. Somente depois que se recuperar desta cirurgia ele terá alta, ainda sem data prevista, e deve continuar com tratamento fisioterápico.
Incêndio
No dia 8 de setembro, um incêndio destruiu a casa da família do ex-lutador baiano. Ele atravessou as chamas para salvar dois sobrinhos que tinham ficado encurralados pelo fogo. Holyfield disse que na ocasião não pensou duas vezes e pegou o colchão em chamas e atirou fora da residência.
"Tinha muita fumaça, não dava para enxergar nada. Daria minha vida pelos meus sobrinhos e minha mãe. Se fosse preciso, faria tudo de novo. Esse foi o meu maior desafio", contou. Holyfield sofreu queimaduras de 1º e 2º graus teve 40% do corpo queimado. O incêndio começou depois que o sobrinho do ex-pugilista, Samuel, de 3 anos, colocou fogo em papéis no sofá.
(Com informações do repórter Alexandre Lyrio)

Brasil bate o México de virada

A cômica e desprezível seleção de futebol do Brasil venceu o México por 2 a 1, na noite desta terça-feira (11), em um amistoso mais complicado do que Mano Menezes esperava. A Selequeta começou perdendo por 1 a 0 e atuou com um jogador a menos desde os 42 do primeiro tempo, após a expulsão de Daniel Alves. No entanto, o timeco amarelo conseguiu virar o jogo no Estádio Corona, em Torreón.

PF abrirá inquérito contra Ricardo Teixeira nesta semana

A Polícia Federal vai iniciar, ainda nesta semana, um inquérito para investigar o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, por suspeita de remessa ilegal de dinheiro ao Brasil e lavagem de dinheiro, de acordo com informações do Estadão. O inquérito, que ficará a cargo da Delegacia de Combate a Crimes Financeiros, será aberto atendendo a requerimento do procurador da República no Rio de Janeiro Marcelo Freire, após denúncias na mídia envolvendo o principal dirigente do futebol brasileiro, conforme a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF). "O inquérito sobre Teixeira será aberto ainda esta semana. A investigação será conduzida pela Delegacia de Combate a Crimes Financeiros", informou a assessoria da PF. O pedido já foi analisado pela corregedoria do órgão e será encaminhado até sexta-feira (14) à delegacia designada para investigar o caso. Após o fim da investigação, o inquérito será devolvido ao MPF, que decidirá se vai apresentar ou não denúncia contra Teixeira. O dirigente pode ser convidado a prestar esclarecimentos.

Lei que reduz preços dos tablets foi sancionada pela mandatária do país

Os tablets produzidos no país já poderão ter seus preços reduzidos em até 36%. A presidente  sancionou nesta terça-feira (11) a Medida Provisória (MP) que prevê redução a zero das alíquotas de PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre os dispositivos eletrônicos. A mandatária brasileira vetou somente o artigo do texto aprovado no Senado que previa que a lei teria efeito retroativo a 20 de maio de 2011, em alguns casos específicos. Com isso, a proposta deve entrar em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União (DOU), prevista para esta quinta (13). A redução da tributação dos aparelhos foi uma das exigências da companhia taiwanesa Foxconn para produzir o iPad, da Apple, em uma fábrica em Jundiaí (SP), porém, a MP concede o benefício a qualquer empresa que fabricar o equipamento no Brasil.

Jacobina: Procurado é preso quando tirava RG no SAC

Um procurado da Justiça resolveu tirar novos documentos em um posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Jacobina, nesta terça-feira (4), e acabou preso. Leone Silva dos Reis, de 26 anos, tinha mandado de prisão em aberto na cidade vizinha de Capim Grosso, por tentar matar a companheira. Ele foi preso por agentes da 16ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior (Coorpin) após funcionários do SAC comunicarem à polícia. Os policiais montaram vigília e esperaram ele retornar para buscar os documentos. Léo, como era conhecido, foi levado à carceragem da 16ª Coorpin e deverá ser encaminhado para Capim Grosso.

Brasil: Conselhos Tutelares poderão ter eleições diretas em um único dia

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou um Projeto de Lei no Senado Federal que pretende unificar as normas para escolha dos membros dos Conselhos Tutelares. De acordo com a proposta, todos os municípios seriam obrigados a realizar eleições diretas em um único dia em todo o país. O objetivo, segundo a parlamentar, é organizar a composição dos órgãos nacionalmente e melhorar a proteção à criança e ao adolescente. Atualmente, a escolha dos representantes não segue uma regra única, cada unidade federativa define o processo de seleção que pode ser uma prova, indicação do prefeito e até mesmo, em alguns casos, eleição direta. Ainda segundo Lídice, a unificação dessa escolha evitará o aparelhamento político dos Conselhos e a ocupação do cargo por pessoas que não tenham nenhuma ligação ou conhecimento das políticas voltadas para a proteção da criança e do adolescente. No PL, o pleito seria realizado no ano seguinte ao das eleições dos governadores. O texto propõe também que os eleitos passem por um processo contínuo de capacitação que ficará sob a responsabilidade dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os nomeados terão direito a previdência social, férias e descanso semanal remunerados, 13º Salário e licença à gestante ou paternidade. O projeto prevê penalidades para as autoridades competentes que não proverem as condições necessárias ao funcionamento dos órgãos, que pode acarretar em multa até perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.

Justiça determina fim da greve dos Correios

Por sete votos a dois, os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiram, nesta terça-feira (11), que funcionários dos Correios devem receber aumento de R$80 e reposição da inflação de 6,87%, o que põe fim à paralisação que já durava 28 dias. De acordo com informações do UOL, apesar de julgar o movimento não abusivo, a corte definiu pela compensação de 21 dias de paralisação. Outras sete jornadas serão abatidas dos pagamentos dos trabalhadores. As compensações serão feitas aos sábados e domingos, de acordo com a decisão. O TST determina o retorno imediato ao trabalho para quinta-feira (13), já que esta quarta (12) é feriado. O presidente do tribunal disse que se os trabalhadores não voltarem ficarão sujeitos a uma multa diária de R$ 50 mil.

Senhor do Bonfim: Moradores saem às ruas por melhorias em hospital

Moradores vestidos de branco caminharam nesta terça-feira (11) pelas principais avenidas de Senhor do Bonfim, no norte baiano, para protestar contra as condições de trabalho e a atual estrutura e atendimento do Hospital Municipal Dom Antônio Monteiro. Os manifestantes, que cobram intervenção imediata do governo do Estado na administração da unidade, chegaram a bloquear um trecho da BR-407. De acordo com a TV São Francisco, hoje o hospital atende pacientes de 15 municípios e é mantido apenas com recursos da prefeitura, que acumula dívidas desde 2002. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a administração bonfinense repassa cerca de 50% de tudo o que é arrecadado, mas o valor é insuficiente para pagar as dívidas e para manter a casa de saúde. Estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) também participaram da manifestação e cobraram da instituição a construção de um hospital universitário na cidade.

CQC pode sair da Band

Reportagem de Karen Monteiro

A crise do programa CQC não dá trégua. Após o humorista Rafinha Bastos ter pedido demissão da Band, o programa pode ser cancelado. A produtora argentina Cuatro Cabezas, dona do formato do humorístico, mesmo acatando a decisão, não ficou muito feliz com a atitude da emissora de suspender o humorista depois da piada sobre a cantora Wanessa. A produtora criticou a postura da rede, já que o programa é um dos principais do canal e é famoso justamente pela liberdade de expressão dos seus integrantes.
O resultado de toda a confusão seria a saída do CQC da Band. Tanto a Record quanto o SBT estão de olho na atração. A emissora afirma ter contrato de exclusividade com a produtora até dezembro de 2015, mas o contrato individual dos repórteres só dura até dezembro deste ano. Procurada, a Band diz que a relação com a Cuatro Cabezas não foi abalada e que o contrato de alguns integrantes do programa foi renovado recentemente.
Com relação a situação de Rafinha Bastos, a decisão já foi tomada: Rafinha saiu mesmo da emissora. Mesmo assim, grandes nomes da empresa tenta trazer o apresentador de volta, para tentar melhorar a situação com a Cuatro Cabezas. A cantora Wanessa e seu marido, Marcos Buaiz, acionaram a justiça para que o humorista explique a frase em que diz que "comeria" Wanessa e o filho que ela está esperando.

Tiririca revela ter um filho gay

O humorista e deputado federal Tiririca (PR-SP) revelou, na noite desta segunda-feira (10), no programa CQC, da TV Bandeirantes, que tem um filho homossexual. A revelação foi feita no quadro "O povo quer saber", em que foi questionado sobre sua opinião a respeito dos colegas de parlamento Jair Bolsonaro (PP-RJ), que demonstrou total aversão aos gays no mesmo quadro, e Jean Wyllys (Psol-RJ), homossexual assumido. O palhaço congressista ficou em cima do muro e disse se identificar um pouco com os dois. Para justificar sua resposta, confessou ter um filho homossexual. “Eu mesmo tenho um filho que é... vocês sabem, né? Todo mundo tem um pouco disso dentro de si ou na sua casa, é que as pessoas escondem”, revelou o deputado federal. Tiririca, que apesar do cargo político, continua atuando como humorista na TV Record, já fez muitas piadas com gays.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sancionada a lei do aviso prévio de até 90 dias

A mandatária do país sancionou nesta terça-feira sem vetos a lei que determina aos trabalhadores aviso prévio de até 90 dias, a depender do tempo de trabalho, informou a Casa Civil da Presidência da República.
De acordo com o texto, o aviso prévio que o empregador deve conceder em caso de demissão passa a ser proporcional ao tempo de trabalho na empresa. Para quem tem até um ano, nada muda, continuando os atuais 30 dias previstos na Constituição.
A partir de um ano, serão acrescidos ao aviso três dias para cada ano de trabalho, podendo chegar ao máximo de 90 dias.
A sanção será publicada na edição do Diário Oficial de quinta-feira.

Pindobaçu: telhado de palco desaba e fere rapaz gravemente

Um rapaz identificado apenas pelo nome de Rafael, 19 anos, funcionário de uma empresa da cidade de Jaguarari que trabalha com aluguel de equipamentos de sonorização está na UTI após o telhado de um palco ter desabado sobre ele. O fato ocorreu na noite do sábado (8) por volta das 11h40, na cidade de Pindobaçu.
Segundo informações de familiares o jovem estava a trabalho instalando um equipamento num clube daquela cidade, outros  conseguiram sair a tempo e tiveram pequenas escoriações pelo corpo. Rafael foi encontrado inconsciente debaixo dos escombros, socorrido pelo SAMU e levado para o hospital de Pindobaçu, depois enviado para o Hospital de Traumas em Petrolina, onde permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), os outros quatro funcionários foram atendidos e depois liberados. Portal Jaguararí
TV com internet será a novidade do natal deste ano.

Gasolina pode ter aumento nos próximos dias

Alessandra Nascimento
O preço da gasolina pode subir nos próximos dias. A informação é do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado da Bahia, Sindicombustíveis, José Augusto Costa, que revelou que as distribuidoras estão entregando a gasolina em média R$ 0,03 mais cara aos postos de combustíveis. “Até agora os postos ainda não repassaram o aumento. Essa oscilação ocorre em função da mistura da gasolina com o álcool. Antes era 75% gasolina e 25% álcool e agora está em 80% gasolina e 20% álcool”, informa.

PRF planeja convocar aprovados em concurso até 2014

Após cinco anos sem renovar o efetivo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) planeja realizar concursos públicos com oferta de 4,5 mil vagas até 2014. Segundo informações do órgão, a solicitação está sob análise da Casa Civil. Se autorizadas, as oportunidades na PRF serão distribuídas igualmente em três anos. Ainda não é possível precisar quantas vagas serão destinadas à Bahia.

Correios: Reunião com TST termina em impasse e greve continua

A reunião de representantes de trabalhadores Correios e da direção da empresa com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), para tentar um acordo sobre os termos da paralisação, nesta segunda-feira (10), terminou em um novo impasse. A greve, que já dura 27 dias, continuará ao menos até esta terça (11), quando a Corte julgará o dissídio coletivo da categoria. A proposta de conciliação, que foi rejeitada pelos trabalhadores, prevê o pagamento imediato de um abono de R$ 800 e aumento real de R$ 60 a partir de janeiro de 2012, além de reajuste linear de 6,87% do salário e dos benefícios. Em relação ao tempo parado por conta do protesto, a intenção é descontar seis dias em 12 parcelas a partir do próximo ano. Os demais dias parados seriam compensados com trabalho extra nos fins de semana e feriados, de acordo com a necessidade da empresa. A proposta não foi aceita pelos funcionários, que querem a compensação de todos os dias em que mantiveram os braços cruzados, sem desconto da remuneração.

Mineiro do Chile conta que grupo cogitou canibalismo quando o primeiro morresse

Um dos 33 mineiros que ficaram presos por 69 dias na mina no Chile, Samuel Ávalos, revelou que o grupo chegou a pensar em canibalismo para não morrer de fome durante os primeiros 17 dias de confinamento. A declaração foi dada durante uma entrevista para um documentário produzido pela TV Nacional do Chile e pela BBC, e transmitida pela emissora local neste domingo (9), três dias antes do primeiro aniversário do resgate dos "33", como os mineiros ficaram conhecidos mundialmente. No início, segundo Ávalos, eles comiam todos os dias, mas quando perceberam que o resgate demoraria, racionaram ao máximo as porções. Segundo Ávalos, alguns mineiros, à beira da inanição, chegaram a pensar em comer o colega que morresse primeiro. “Na situação em que estávamos, o que caísse primeiro... os demais iam chegar ali igual a animais”, disse.

Cada preso custa R$ 1,5 mil mensal ao Estado, diz secretaria

O custo médio de um detento do sistema prisional baiano é de R$ 1,5 mil mensal, de acordo com a própria Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização. O valor torna-se mais absurdo quando comparado ao gasto por um aluno da rede pública de ensino: R$ 173. Um levantamento feito pela própria pasta aponta diversos problemas no sistema, bem como a superlotação dos presídios baianos. “O sistema prisional da Bahia está superlotado”, admite o titular da secretaria, Nestor Duarte. São 10,2 mil detentos que custam mais de R$ 15 milhões. Outro problema apontado pelo estudo é a falta de defensores públicos. De acordo com Marcus Vinícius Almeida, membro do Conselho Penitenciário da Bahia, a adição de mais profissionais poderia amenizar a crise por que passa o setor. “Atualmente existe um déficit de aproximadamente 386 defensores na Bahia, o que tem contribuído bastante para a superlotação do sistema prisional no Estado. Se a Defensoria pudesse ampliar sua atuação, com um maior número de profissionais e maior quantidade de investimentos, conseguiria interferir diretamente na comunidade carente, reduzindo não só o índice de criminalidade, mas a própria procura pelo Judiciário e os consequentes gastos gerados ao Estado”, explicou

Ex-PM receberia R$ 400 mil para matar pré-candidato à prefeitura do Rio

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro divulgou a descoberta de um plano organizado por milícias de Campo Grande, na zona oeste da capital fluminense, para assassinar o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), político que inspirou a criação do personagem Fraga no filme Tropa de Elite 2, e pré-candidato à prefeitura do Rio em 2012. A reportagem é da edição desta segunda-feira (10) do jornal O Globo. De acordo com um documento reservado da Coordenadoria de Inteligência da pasta, o ex-cabo da Polícia Militar, Carlos Ary Ribeiro, o Carlão, receberia R$ 400 mil para colocar o plano em prática. Ele, inclusive, já teria feito um levantamento sobre a rotina do parlamentar, que anda com seguranças contratados pelo Estado desde que presidiu a CPI das Milícias, que indiciou 225 pessoas entre políticos e policiais. ”Não aceito que esse problema seja exclusivamente meu. As milícias continuam com seus negócios e territórios em expansão, somente as prisões não vão deter esses grupos. É preciso retirar deles as fontes de lucro. Convivo com o medo, a vontade de viver e de continuar fazendo o que acredito”, declarou Marcelo Freixo ao periódico.

PF faz maior apreensão de cocaína da história do Nordeste

A Polícia Federal (PF) ainda contabiliza o volume exato de cocaína apreendida entre a última sexta-feira (7) e sábado (8) no Porto de Suape, em Pernambuco. No fim de semana, a PF divulgou a apreensão de pelo menos 530 kg de cocaína pura, maior apreensão da história do Nordeste brasileiro. Até o momento, 700 sacos de gessos de um contêiner foram vistoriados, dos quais 34 continham o entorpecente. A PF ainda investigará manualmente outros quatro compartimentos, em um total de 3.470 sacos. De acordo com a corporação, a ação é provavelmente obra de cartel colombiano ou boliviano. Até então, um cão farejador cuidava do trabalho, mas o animal foi levado ao veterinário após cheirar tanto gesso. Não há previsão de término. Segundo o superintendente da PF no estado, Marlon Jefferson de Almeida, as investigações começaram porque a quantidade de gesso exportada era incompatível com o porte da empresa. Os envolvidos na exportação já foram identificados e podem ser indiciados por suspeita de tráfico internacional de entorpecentes. A pena pode chegar a 20 anos de prisão.

Mandatária do Brasil endurece com grevistas

Uma prática raramente vista no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas presente na gestão da nova mandatária brasileira do PT, irritou sindicalistas. A necessidade de ajuste fiscal e o receio de uma escalada inflacionária levaram o Executivo a endurecer a política de greves e atacar o "bolso dos grevistas" com corte de ponto. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o objetivo do Planalto é desencorajar paralisações que se anunciam em outras áreas cruciais, como polícia, Judiciário e petroléo, cujos servidores negociam esta semana diretamente com a Petrobras e com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Diversas entidades sindicais se manifestaram e disseram que Dilma joga mais duro do que Lula

Greve dos bancários causa transtornos aos correntistas e usuários dos bancos

No 14º dia de greve nacional, os bancários continuam de braços cruzados por tempo indeterminado. Em Salvador, a mobilização da categoria não é das mais entusiasmadas. A maioria das agências está às moscas, sem indícios de manifestações, e apenas cartazes fixados nas portas e paredes das instituições sinalizam o motivo da paralisação. Os bancários, que deram início ao movimento grevista no último dia 27 de setembro, reivindicam reajuste de 12,8% nos salários, o que representa 5% de aumento acima da inflação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) divulgou balanço que aponta um total de 8.951 agências fechadas em todo o país. Segundo determinação da presidente Dilma Rousseff, os funcionários dos estabelecimentos públicos – Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal – terão os pontos cortados.
Jacobina e região
Na região de Jacobina a situação não parece ser diferente. A greve dos bancários tem causado transtornos aos correntistas e usuários dos bancos. Quem deposita qualquer quantia através de envelopes nos caixas eletrônicos, mesmo sendo em dinheiro, tem que esperar cerca de até cinco dias para ter o dinheiro disponível em conta corrente. Quando o depósito é efetuado em cheques a situação ainda é bem mais demorada, embora o débito seja feito na conta do emitente ainda no mesmo dia. Mas esse é só um dos tantos problemas que a população está enfrentando com a greve.
Da redação do Ouronotícias.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

OUROLÂNDIA: Dia das crianças colorido e divertido no Magazine J. L.

O dia das crianças está chegando!!! e para comemorar a data o Magazine J. L. está bem mais colorido e divertido, com uma variedade incrível de brinquedos inspirados no estilo alegre e criativo do seu filho.
Bonecas; bicicletas; bonecas acalanto; motos elétricas; piscinas de bolinhas; tocas; vídeo games! No dia 12 de outubro imperdível show com o palhaço Faísca!  Pula-pula; algodão doce;  carros com controle remoto e muita diversão!
-Somente no Magazine J.L. você encontra presentes que farão a alegria do seu filho!
Dia das crianças colorido e divertido MAGAZINE J.L.
TUDO PRA VOCÊ E SEU LAR NUM SÓ LUGAR

Greve dos Correios será julgada terça-feira pelo TST

Brasília - O Tribunal Superior do Trabalho (TST) marcou para esta terça-feira, 11, a sessão de julgamento sobre a paralisação dos funcionários dos Correios. Em greve há quase um mês (26 dias), os servidores e a direção da empresa não chegaram a um acordo sobre o desconto dos dias parados, o percentual de reajuste, o pagamento de abono e o aumento linear para a categoria.
O relator do processo relativo ao dissídio dos funcionários é o ministro Maurício Godinho Delgado. Na sexta, 7, a direção dos Correios e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) divergiram sobre os termos de uma negociação para o fim da greve.
Os funcionários recusaram a proposta de reajuste de 6,87%, o abono imediato de R$ 800,00 e o aumento linear de R$ 60 a partir de janeiro de 2012. Os termos de um eventual acordo foram votados em assembleias dos 35 sindicatos que integram a federação. Os principais impasses estão no desconto dos dias parados e no valor do abono.
Por determinação do TST, a Fentect deve manter em atividade o contingente mínimo de 40% dos empregados em cada unidade operacional da empresa durante a greve. Se a decisão for desobedecida, será cobrada multa de R$ 50 mil por dia.
Em comunicado, publicado na página dos Correios na internet, a empresa informou que 80% dos funcionários estão trabalhando em todo o país e que as agências funcionam normalmente. A federação rebate os números.

Inter vence no Beira-Rio, e Vasco perde a liderança para o Corinthians

A tarde parecia ser de show solo de Fernando Prass. Mas foi D'Alessandro quem regeu o Inter na vitória de 3 a 0 sobre o Vasco. O meia argentino fez um, Índio ampliou e Tinga fechou o placar, todos no segundo tempo da partida disputada nesta tarde de domingo, no Estádio Beira-Rio, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a vitória, o Inter sobe para 43 pontos, a apenas três do Botafogo, que fecha a zona de classificação à Taça Libertadores. Já o Vasco segue com 50, e perde a liderança para o Corinthians - mais tarde, ainda neste domingo, os paulistas venceram o Atlético-GO também por 3 a 0, e subiram para a 1ª com 51 pontos. Agora, o Vasco é o vice-líder.
Na próxima quarta, feriado, o Inter visita o São Paulo às 16h, na Arena Barueri. Já o Vasco volta a campo às 20h30m da quinta-feira, contra o Atlético-PR, em Curitiba.

Planserv: 2.947 servidores da SEC podem ter o benefício suspenso

Cerca de 2.947 servidores da Secretaria de Educação da Bahia (SEC) podem ter o benefício do Planserv suspenso, caso não se recadastrem. O prazo para realizar o procedimento é de 30 dias a partir da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), o que ainda não ocorreu. Para evitar a suspensão do plano de saúde dos funcionários públicos do Estado, é necessário preencher o Formulário Eletrônico de Recadastramento (FER), que está disponível no site do Plansev, procurar um posto nos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou enviar os documentos pelos Correios. A relação com o nome dos beneficiários também está disponível na página eletrônica. Quem tiver o plano suspenso e reestabeler o benefício em até 30 dias, não perde a carência.

Mega Sena acumula e pode pagar R$ 38 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.326 da Mega-Sena, sorteado neste sábado (8), e o prêmio acumulou. Assim, na próxima quinta-feira (13), a loteria pode pagar até R$ 38 milhões a quem acertar todos os números do concurso. As seis dezenas sorteadas em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, foram: 10 – 11 – 18 – 19 – 30 – 50. Neste sorteio, 179 apostadores acertaram a quina e levaram um prêmio de R$ 17.249 cada um. Outras 13.207 pessoas acertaram a quadra e receberam R$ 333,97. Quem quiser tentar a sorte tem até as 19h da quarta-feira para fazer suas apostas em qualquer uma das 11 mil casas lotéricas da Caixa Econômica Federal. O jogo mínimo, de seis números, custa R$ 2.

Petrobras pode ter R$ 5 bilhões penhorados, diz Veja

O julgamento de uma ação popular marcado para esta segunda-feira (10), no Rio de Janeiro, deverá definir o valor de uma dívida da Petrobras, já reconhecida pela estatal, que pode superar os R$ 5 bilhões. De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, a empresa poderá ter bens penhorados para quitar o saldo negativo. A origem da dívida remonta à criação do consórcio Paulipetro, formado para encontrar petróleo na bacia do Rio Paraná, na época do governo de Paulo Maluf em São Paulo (1979-1982). O resultado foi considerado um fiasco porque apesar de terem sido perfurados 69 poços na bacia, nenhuma jazida viável foi encontrada. Em agosto deste ano, segundo a Veja, a Petrobras depositou judicialmente R$ 2,4 milhões, valor que a companhia considera adequado para a dívida por ter participado apenas da venda de dados sísmicos. O Ministério Público Federal (MPF) e os autores da ação, no entanto, afirmam que 17 contratos elevariam a dívida para a casa dos R$ 5 bilhões.

Hoje é último dia para se inscrever em vestibular da Uneb

Os estudantes interessados em ingressar em um dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) têm até este domingo (9) para realizar a inscrição para o vestibular 2012. Os candidatos devem efetuar o cadastro pelo site da instituição de ensino e pagar a taxa de R$ 90 pela internet ou através dos terminais eletrônicos dos bancos. A Uneb oferece mais de 4 mil vagas em cerca de 100 cursos presenciais de graduação, espalhados por 24 cidades baianas. Há ainda outras 1.069 oportunidades para ingresso através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Do total de vagas, 40% são destinadas a candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas. As provas deverão ser aplicadas nos dias 11 e 12 de dezembro.

domingo, 9 de outubro de 2011

CAMPEONATO BRASILEIRO: jogos deste domingo, 9

Avaí 0 X 0 Atlético-PR 18:00
Ceará 0 X 0 Figueirense 18:00
Corinthians 0 X 0 Atlético-GO 18:00
Internacional 0 X 0 Vasco 16:00
Santos 0 X 0 Palmeiras 16:00
Flamengo 0 X 0 Fluminense 16:00

Resultados de ontem, sábado, 8


Botafogo 2 X 2 Bahia Encerrado
Coritiba 2 X 0 Grêmio Encerrado
América-MG 0 X 0 Atlético-MG Encerrado

JACOBINA: Luiz Caldas fala ao vivo na Jacobina FM

Na noite desta sexta-feira (07) o músico baiano, pai da axé music, Luiz Caldas, esteve visitando os estúdios da Jacobina FM durante a apresentação do Champagne, Amor e Música, apresentado por Ubirajara Santos. Luiz, cantou canções românticas de sua autoria, além de outras músicas nacionais. Muito gentil, Luiz Caldas disse da sua felicidade em retornar a Jacobina onde reside a sua netinha. O músico fez ainda referência a primeira Gincana da Jacobina FM da qual ele fez parte, parabenizando a emissora pela retomada da realização do evento.
Blitz Total

JACOBINA: Serrana FM realiza 6ª Caminhada neste domingo

A Rádio Serrana FM 93,5 vem ao longo dos anos se destacando na região por sua programação popular que agrada a todo o seu publico ouvinte. Há 6 anos atrás a equipe de profissionais da emissora iniciou um projeto denominado Caminhada da Primavera, com o objetivo de despertar a população regional quanto aos cuidados com o meio ambiente, levando ao cidadão informações importantes que o leva a uma reflexão de como ele pode contribuir no dia a dia com a ecologia do meio onde vive, além de colaborar financeiramente com instituições filantrópicas como a APAE, Abrigo dos Velhos, Projeto Construindo o Amanhã, ASPAF, Casa de Repouso Manoel Dias Andrade e Neto e o Grupo Ecológico Serra Verde.
Em sua 6ª edição em 2011 a Caminhada da Primavera será realizada neste domingo, 9 de outubro com a participação de cerca 10 mil pessoas que juntas formarão o maior tapete laranja da historia de Jacobina.
O evento começou as 8h00m no alto da Missão em direção ao Casarão do Forró ao som de Ivete Lima e Marcleide puxando o trio Bradock.
No Casarão por volta das 12h30 as bandas Saripa, Seu Maxixe e Psirico balançaram a multidão.
Haverá ainda o sorteio de duas Motos zero Km, um notebook, uma TV 32 polegadas para os participantes do evento.
A realização do evento conta com o apoio da Rádio Clube Rio do Ouro, Prefeitura de Jacobina, Yamana Gold e do Comercio local. Estará presente o Diretor Presidente do Grupo Nordeste de Comunicação, Sr. Luis Pedro Irújo e família.
Fonte: Opovoquersaber.com (Repórter Antonio Carlos)

Funcionário é preso furtando óleo de tratores de uma prefeitura em São Paulo

Um funcionário da prefeitura de Assis, SP, foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (07) furtando óleo diesel dos tanques de tratores do município.
De acordo com a polícia, o servidor público trabalha no setor de manutenção de veículos da Prefeitura, e revendia na cidade o produto furtado. Com o funcionário, segundo a polícia, foram encontrados seis galões com 90 litros de óleo diesel.
O servidor foi encaminhado à cadeia de Lutécia, SP, e foi indiciado por peculato. As informações são do G1.
Já pensou se a moda pegar?

Acidente na estrada que liga Campo Formoso à Senhor do Bonfim deixa dois mortos

(Foto: Portal Campo Formoso)
Um grave acidente na estrada que liga o município de Campo Formoso à Senhor do Bonfim, na madruga desse sábado (8), resultou na morte de duas pessoas. De acordo com informações do Portal Campo Formoso, os veículos identificados como um Pálio Placa JLH-9669 e como um Fiat Strada Placa AMY-7940 colidiriam frontalmente um pouco depois da linha do trem, que divide as duas cidades.
O Fiat Strada transportava quatro passageiros, sendo que dois estavam na carroceria. O motorista, conhecido como “Scham”, residente do município de Filadélfia, morreu na hora e o demais ocupantes do veículo tiveram ferimentos leves. Já no Palio, que transportava duas pessoas, o condutor, Carlos Alberto dos Santos, que sofreu várias fraturas expostas nos membros inferiores e chegou a receber atendimento da SAMU, não resistiu aos ferimentos e faleceu. A outra vítima teve apenas ferimentos leves na cabeça. Os corpos foram levados para o IML de Senhor do Bonfim.

Redação iBahia

Bahia arranca empate contra o Botafogo no Rio

Reportagem de Maurício Naiberg para o Bahia Notícias

Foto: Cléber Mendes
Em noite iluminada do atacante Souza, o Bahia encarou o Botafogo no São Januário e, com um jogador a menos desde o primeiro tempo, arrancou o empate contra a equipe alvinegra em 2 x 2, mantendo a escrita de não perder para cariocas nesta Série A. com este resultado, a equipe de Joel Santana permaneceu na décima quarta posição, com 34 pontos. Na próxima rodada, o time vai pegar o Cruzeiro, no Pituaçu.

Vitória arranca empate de forma dramática diante do Bragantino

Com direito a pênalti perdido por Fábio Santos e gol nos acréscimos, o Vitória, de forma aguerrida, arrancou o empate diante do Bragantino na tarde deste sábado (8), no Estádio Nabbi Abi Chedid, em São Paulo. Com os resultados da rodada, o rubro-negro baiano continua a oito pontos do G4.

TCU aponta atraso "injustificado" na transposição do São Francisco

De acordo com auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), as obras do eixo leste da transposição do Rio São Francisco estão “injustificadamente atrasadas”. O TCU verificou que na obra há pagamentos irregulares e fiscalização deficiente. O órgão de controle deu prazo de 15 dias para os responsáveis do projeto apresentarem justificativas para as irregularidades. O relator da auditoria, o ministro Augusto Sherman, informou haver indícios de superfaturamento de cerca de R$ 8 milhões em um dos lotes do projeto devido ao mal posicionamento de equipamentos e a erros no projeto. Um trecho de 2,4 km foi feito com o traçado diferente do determinado no projeto executivo, ficando R$ 3 milhões mais caro. O TCU apontou que as obras são medidas (o que gera os pagamentos) não por empresas supervisoras, mas pelas próprias construtoras. Isso gerou pagamentos de serviços de terraplenagem por um valor maior que o devido.

Latino, Belo, Emerson e Diguinho compravam carros contrabandeados

A Polícia Federal realizou na sexta-feira (7) a operação "Black Ops", que prendeu 13 pessoas de uma quadrilha de contrabandistas de carros de luxo. As investigações chegaram aos jogadores de futebol Emerson, do Corinthians, Diguinho, do Fluminense, e aos cantores Latino e Belo. Segundo matéria do jornal O Estado de S. Paulo, os quatro compraram seus automóveis de luxo nas duas concessionárias fechadas pela PF. A quadrilha era comandada pelo israelense Yoram El Al, que importou ilegalmente 102 veículos nos últimos dois anos. Como as notas fiscais eram subfaturadas, os carros eram vendidos por preços mais baixos e serviam para lavagem de dinheiro da quadrilha, envolvida também com máquinas caça-níqueis. Os quatro famosos, em notas, afirmaram não saber do esquema fraudulento no momento da compra dos veículos.

Grevistas de bancos públicos terão pontos cortados

O governo Dilma Rousseff, que este ano decidiu não conceder aumentos salariais acima da inflação para o funcionalismo público, agora determinou o corte do ponto dos grevistas do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Segundo o colunista Josias de Souza, da Folha, ordem do Palácio do Planalto ao Ministério da Fazenda determina que as direções dos bancos públicos sigam o que já foi adotado com os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), vinculada ao Ministério das Comunicações. Neste sábado (8) completam 12 dias de greve dos bancários e 25 nos Correios. Nos dois casos, os trabalhadores são representados por entidades vinculadas à CUT, braço sindical do PT.

MPF pede cassação de canal de TV que exibiu cena de estupro

O Ministério Público Federal pede que a União casse a concessão de um canal de TV da Paraíba que exibiu em uma reportagem imagens de uma menina de 13 anos sendo estuprada, de acordo com informações da Folha. A Procuradoria diz que o material, exibido na tarde de 30 de setembro pela TV Correio, afiliada da rede Record, se assemelhava a um "snuff movie" (filme com cenas reais de tortura e morte). O crime foi registrado por um adolescente de 15 anos com uma câmera de celular. A vítima é uma aluna de escola pública da região metropolitana de João Pessoa. O Conselho Tutelar informou que, nos dias seguintes, o vídeo circulou entre colegas de escola da menina. A família procurou a polícia assim que viu as imagens. Para o Ministério Público, a exibição de imagens envolvendo menores sofrendo violência, mesmo desfocadas, são proibidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A ação também inclui um pedido de indenização de R$ 500 mil para a adolescente e de R$ 5 milhões por "danos morais à coletividade". O apresentador Samuel Henrique também foi denunciado. Ele apresentou a reportagem no "Correio Urgente", programa policial diário da TV. "Olha o cara tirando a roupa dela aí, ó. Só um trechinho. Depois a gente vai mostrar tudo", diz Duarte, segundo a Procuradoria.

PSD informa já ter 630 prefeitos e seis mil vereadores em todo o país

Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, é o criador do PSD
Foto:Terra
O secretário-geral do PSD, Saulo Queiroz, afirmou que 630 prefeitos e cerca de seis mil vereadores se filiaram ao partido somente nesta sexta-feira (7), data limite para as filiações e registros junto à Justiça Eleitoral, de acordo com informações da Folha. Os dados foram repassadas à direção por líderes estaduais. Na Bahia, a sigla já tem representantes em 405 dos 417 municípios, o que corresponde a 97% das cidades. A legenda espera lançar 1,2 mil candidatos a prefeito e 10 mil a vereador em todo o país. "Recebi informações de vários diretórios, e os números não param de crescer", comemora Queiroz. O comando do partido orientou seus dirigentes regionais a priorizar a filiação de potenciais candidatos. O PSD já trabalha com o lançamento de pré-candidaturas a prefeito nas capitais dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rondônia, Goiás e Tocantins. Nas demais, o apoio será negociado caso a caso.

Mega-Sena pode pagar R$ 32 milhões neste sábado

A Caixa Econômica Federal (CEF) sorteia, neste sábado (8), as dezenas do concurso 1.326 da Mega-Sena, com prêmio que pode chegar a R$ 32 milhões. O sorteio será realizado às 20h (horário de Brasília), em Jaraguá do Sul (SC). As apostas podem ser feitas até as 19h em qualquer uma das 11 mil lotéricas do país.

Justiça derruba decisão que permitia acesso à correção da redação do Enem

Uma determinação do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) derrubou a decisão que obrigava o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a disponibilizar a correção das provas de redação do Enem 2011 na internet. A ação foi ajuizada pela Advocacia Geral da União (AGU) sob a alegação de que implicaria em atrasos em todo o calendário de realização das provas do exame. Ainda segundo a AGU, a liberação do acesso a mais de 6 milhões de provas demandariam a aplicação de milhões de reais na aquisição de equipamentos e serviços, para sua digitalização, criação e disponibilização na internet para o acesso simultâneo de milhões de pessoas.  Em agosto, o Ministério Público Federal no Distrito Federal e o Inep assinaram, nesta quarta-feira (10), um acordo que garantia aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o direito de ter acesso à correção (vistas) de provas a partir de 2012. Atualmente, este acesso não é permitido segundo o edital do Enem. De acordo com o termo de compromisso de ajustamento de conduta, a medida terá caráter meramente pedagógico, ou seja, os candidatos não poderão apresentar recursos contra as correções.