sábado, 1 de agosto de 2009

FUTEBOL: CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE B

RESULTDOS DO FINAL DE SEMANA

31/07/09
Campinense 4 X 2 Figueirense
Guarani 1 X 3 Atlético-GO
Vila Nova 2 X 1 América-RN
ABC 1 X 0 Portuguesa


01/08/09
Juventude 1 X 2 Vasco
D. de Caxias 2 X 1 Paraná

Ipatinga 0 X 2 São Caetano
Fortaleza 3 X 2 Bahia
Bragantino 1 X 1 Ceará
Brasiliense 0 X 0 Ponte Preta 21:00h DE HOJE

CGE ANUNCIA OBRAS PARA OUROLÂNDIA


O CGE – Comitê Gestor Estadual do Programa Luz para Todos, através da Superintendência de Energia e Comunicações da Bahia, informou à Prefeitura de Ourolândia esta semana sobre as obras de eletrificação rural que já estão autorizadas para o Município e têm previsão para começar nos próximos dias. De acordo com as informações do Setor de Planejamento da Prefeitura de Ourolândia, o prefeito Antonio Araújo já havia determinado em fevereiro deste ano uma equipe de três pessoas para acompanhar de perto o andamento do Programa e o cumprimento das metas em Ourolândia.
Está previsto para inicio das obras em breves dias:
- Povoado dos Félix – duas casas
- Fazenda Ibirapuera – três casas
- Fazenda Bela Vista – quatro casas
- Povoado de Valois – quatro casas
- Povoado de Papagaio – 39 casas
- Povoado do Cais – 12 casas
- Fazenda Sambra – 13 casas
- Fazenda Abóboras (Assentamento Lagoa de Dentro) – 57 casas – neste caso serão utilizados 213 postes.
- Povoado de Ouricuri –
- Fazenda Bonaza –
- Fazenda Olhos D’água –
- Povoado de Baixas do Zé Preto –
- Comunidade de Manoel Domingos –
O restante dos projetos das comunidades que fizeram o pedido e não aparecem nesta lista, encontra-se em fase de análise pela Coelba.

PREFEITURA PROPÕE PARCERIA COM O ESTADO PELA PERMANÊNCIA DO ENSINO MÉDIO EM ALAGADIÇO

A reunião durou duas horas e meia
.
Visando encontrar soluções para a permanência do Curso de Ensino Médio que existe na extensão da Escola Estadual de Ourolândia em Alagadiço (segundo maior povoado de Ourolândia), reuniram-se sexta-feira, 31 de julho, a noite na sede da Escola Pedro Romoaldo situada naquela comunidade, os pais e alunos do ensino médio; o secretário de Administração, José Carlos Benigno; a coordenadora municipal de Educação, Juliana Silva; o gerente de Transportes e Obras, Galter; a diretora da Escola Estadual, professora Eliana Freire; professores da rede estadual e municipal de Ourolândia e diretores daquela Unidade de Ensino.
Dentre outros problemas a professora Eliana Freire citou sobre a dificuldade do Estado em manter professores naquele rincão visto que os concursados são em sua maioria residentes em Jacobina distando cerca de 120 km.

O secretário de Administração garantiu que o prefeito Antonio Araújo, na medida do possível, não hesitará em esgotar todos os meios possíveis no sentido de estabelecer parcerias para que aquela importante Unidade Estadual de Ensino permaneça disponível aos estudantes de Alagadiço e para isso cederá até professores da rede municipal ao auxílio da carga horário de algumas matérias que foram reveladas em necessidade.
Outro problema abordado pela diretora foi exatamente o parco número de alunos que estão freqüentando o curso (cerca de 50 para os três anos). “Isso é muito pouco para que o Estado mantenha o curso em funcionamento. É preciso que no próximo ano este número cresça e esperamos contar com o interesse dos pais em matricular seus filhos no Ensino Médio de Alagadiço”, apelou Eliana.
O povoado de Alagadiço possuem em torno de 3,5 mil habitantes, dista cerca de 50 km de Ourolândia (Município ao qual pertence) e 6 km da Cidade de Umburanas. Na opinião dos pais e alunos que estiveram presentes na reunião, isso tem causado alguns problemas porque eles ficam ilhados pelos povoados que pertencem a Umburanas, inclusive diversos alunos que residem nestes povoados estudam em sua cidade de origem criando uma carência de estudantes no local.
De acordo com a opinião do professor Roni, para os nativos de Alagadiço em algumas necessidades, fica muito mais fácil recorrer ao Município de Umburanas.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

OUROLÂNDIA TERÁ FESTIVAL DE MÚSICA


Vem ai o...

"PRIMEIRO FESTIVAL DE MÚSICA DE OUROLÂNDIA"

O evento vai premiar as dez melhores músicas com a gravação de um CD e diversos prêmios para os cantores...

Aguarde maiores detalhes...

INSTITUTO WISE CHEGA À OUROLÂNDIA PARA ENSINAR A LÍNGUA INGLESA

Ourolândia já tem um curso de língua inglesa promovido pelo Instituto Wise.
Para maiores detalhes visite: http://www.sejawise.com/index.php
Você aprende a se comunicar de forma divertida e interativa, utilizando a conversação desde o 1° dia de aula.
· Desenvolve a habilidade de ler e compreender textos sobre temas variados, como lazer, saúde, ciência, esportes, músicas, etc.;
· Ideal para quem quer prestar vestibular, se qualificar no mercado de trabalho, melhorar notas, entender músicas ou até viajar para o exterior.
HISTÓRIA:
· Fundado em março de 1995 em Jacobina - BA com apenas sete alunos, o Wise Language School precisava ganhar espaço em um mercado de forte concorrência. Sua fundadora, Denise de Oliveira Gomes conseguiu não somente ampliar seus estabelecimentos naquele ano como terminar o ano letivo com 76 alunos.No semestre seguinte ultrapassou a marca de 100 alunos e não parou mais de crescer. Pouco tempo depois, após demonstrar seu trabalho competente e de grande potencial, o Wise Language School se tornou uma escola de idiomas conceituada e ganhadora de prêmios de reconhecimento em Jacobina.
· Em dezembro de 2002, Denise precisou mudar-se para outra cidade e o casal Felipe e Fabíola Andrade assumiu os negócios. A aquisição de uma escola com oito anos de mercado e de constante crescimento foi uma tarefa difícil para o jovem casal, mas logo conquistaram a confiança dos alunos e pais de alunos. Mesmo assim, foi como se a escola estivesse passando por um reinício.
· Em 2003, Felipe era o professor de inglês e Fabíola fazia o atendimento. No ano seguinte contrataram mais um professor e uma atendente. A cada semestre o número de alunos aumentava e novas contratações eram feitas. Em 2007 foram quase 100 novos matriculados com um total de mais de 200 alunos em Jacobina.
· No ano de 2006 surge uma proposta para Felipe de uma escola em Senhor do Bonfim - BA. Ele resolve convocar seu pai, Hildebrando Andrade que estava morando na África, para assumir a escola naquela cidade. Em 2007 a escola passa a se chamar Wise Language School e com apenas dois anos de funcionamento recebe o prêmio de melhor escola de idiomas duas vezes. Logo, em 2008, Hildebrando Andrade inicia mais uma unidade em Campo Formoso – BA.
· Atualmente, juntas as unidades ensinam inglês, francês e espanhol para cerca de 500 alunos e empregam juntas mais de 20 pessoas dedicadas e competentes para um aprendizado eficaz e dinâmico, com formaturas de alunos avançados todos os anos e o melhor de tudo: tornando-se parte da história acadêmica de cada aluno Wise.

quinta-feira, 30 de julho de 2009


FUTEBOL - CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A

Quinta-feira (30)
Avaí 4x0 Vitória
Flamengo 3x1 Atlético-MG
São Paulo 2x1 Grêmio

quarta-feira (29)
Coritiba 2 x 2 Botafogo
Náutico 1 x 2 Santos
Internacional 3 x 2 Barueri
Goiás 3 x 0 Atlético-PR
Cruzeiro 1 x 0 Sport
Palmeiras 1 x 0 Fluminense
Santo André 1 x 1 Corinthians


VEÍCULO AMANHECE QUEIMADO NO PÁTIO DA POLÍCIA CIVIL DE OUROLÂNDIA

Terreno do Pátio da Delegacia de Ourolândia pertence a terceiros
.
A camioneta de marca Chevrolet C10, Placa Policial GLA 3944, licença de Ferraz de Vasconcelos(SP) que estava detida no Pátio da Delegacia de Polícia Civil de Ourolândia por haver se envolvido no acidente com a motocicleta que vitimou fatalmente Thiago Nunes Lopes, amanheceu incendiada nesta quarta-feira, 29.
Os detentos disseram ao comandante da Polícia Militar, Sargento Requião, que perceberam um clarão por volta das 23horas da noite anterior, terça-feira 28.
O fato, além de deixar uma interrogação sobre como o veículo teria sido incendiado ou ainda outra suposição qualquer, deixa clara a vulnerabilidade do serviço da Polícia Civil em Ourolândia.
O Pátio onde ficam estacionados os carros detidos pertence a terceiros e não é murado, não tem vigia como também não existe plantonista noturno na Delegacia. Segundo o comandante da Polícia Militar, sargento Requião, quando ocorre algum caso de detenção, por parte da PM, principalmente a noite, raramente há alguém para receber os detidos. “Acabamos fazendo também o papel da Polícia Civil”, disse Requião.
Um morador que não quis se identificar lembrou que já há alguns meses a população de Ourolândia não conta com um delegado.
“Se alguém precisar de algum atendimento durante a noite vai morrer porque não fica ninguém de plantão aqui”, disse um dos detentos.
O superintendente de finanças do Município, João Ricardo, revela que a Prefeitura não tem medido esforços para fornecer o material necessário ao bom desempenho do Órgão de Polícia Civil em Ourolândia.
“Na medida do possível estamos cumprimos a nossa parte no Convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública, visando a manutenção do interesse da população no quesito segurança pública, mas é preciso que o Governo também faça a parte dele”, cobrou o superintendente.

SAC MÓVEL VIRÁ À OUROLÂNDIA EM AGOSTO

O SAC Móvel estará visitando o município de Ourolãndia nos dias 10 e 11 de agosto no horário das oito até as dezoito horas. Na oportunidade serão oferecidos os seguintes serviços: Carteira de Identidade; Antecedentes Criminais; Certidão de Nascimento; Recadastramento de Pensionistas; Ouvidoria Geral do Estado e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para emissão de segunda via da Carteira de Identidade, mudança de Estado Civil ou Retificação de Assentamento será cobrada uma taxa de R$ 21,60. Os demais documentos são tirados de forma gratuita. É importante lembrar que os fotógrafos que eventualmente acompanham o SAC Móvel não apresentam nenhum tipo de vínculo com o Governo do Estado da Bahia.

Veja o que é necessário para tirar seus documentos:

CERTIDÃO DE NASCIMENTO:
- Declaração de Nascido Vivo fornecida pelo hospital ou médico;
- Certidão de Casamento (se for casado);
- Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento do pai e/ou mãe.
OBS. Todo documento só será aceito se estiver legível sem rasuras, for original ou Xerox autenticada em Cartório.

CARTEIRA DE IDENTIDADE:
1ª VIA.
- Certidão de Nascimento original ou cópia autenticada por tabelião;
2ª VIA, MUDANÇA DE ESTADO CIVIL OU CORREÇÃO ORTOGRÁFICA:
- Solteiro(a) – Certidão de Nascimento original ou cópia autenticada por Tabelião.
- Casado(a) – Certidão de Casamento original ou cópia autenticada por Tabelião.
- Viúvo(a) – Certidão de Casamento e Certidão de Óbito originais ou cópias autenticadas por tabelião.
- Separado(a) ou Divorciado(a) – Certidão de Casamento averbada com sentença do Juiz.

OBS. Não serão aceitas Certidões contendo rasuras, manchas, borrões, emendas ou perfurações.

FOTO: Para qualquer caso apresentar duas fotos 3X4 iguais, em preto e branco ou coloridas com FUNDO BRANCO OU CINZA.
- NÃO SERÃO ACEITAS FOTOS: sorrindo, com cabelos cobrindo o rosto (franja, mecha);
Homens com brincos, blusas de alça ou camiseta, farda(militar, escolar, etc.).

CASOS ESPECIAIS: Naturalizados, Português com igualdade de direitos, filhos de brasileiros nascidos no Exterior,, Adoção, Reconhecimento de Paternidade e Casamento posterior ao nascimento dos filhos.

CERTIDÃO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS:
- Carteira de Identidade.

CFF – CADASTRO DE PESSOA FÍSICA:
- Carteira de Identidade;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de residência com CEP.

CEPREV: Recadastramento e Orientações sobre Benefícios para Pensão
- Carteira de Identidade e CPF (xerox e original);
- Comprovante de residência (xerox e original);
- Último contracheque do pensionista (xerox e original);
- Extrato da conta corrente Bradesco do pensionista.

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO: Receber, encaminhar e acompanhar denúncias, reclamações e sugestões dos cidadãos relativas à prestação de serviços públicos em geral.
- Carteira de Identidade.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Inscrições no Minha Casa, Minha Vida são gratuitas

O Ministério das Cidades adverte que as inscrições para o Programa Minha Casa, Minha Vida são gratuitas. Para se inscrever, a população com renda familiar mensal até 3 salários mínimos deve procurar os pontos indicados pelas prefeituras municipais ou o serviço de atendimento da CAIXA, por meio do telefone 0800-7260101.Famílias com renda mensal superior a 3 salários mínimos não precisam se inscrever, podendo procurar diretamente as ofertas imobilárias disponíveis no mercado e, em seguida, a CAIXA para dar início aos procedimentos necessários à obtenção do financiamento.
Ministério das CidadesAssessoria de Comunicação - fone 61 2108 1602

ESTÁDIO DE FUTEBOL DE OUROLÂNDIA TERÁ ILUMINAÇÃO DE ALTA TECNOLOGIA

A Prefeitura de Ourolândia em parceria com o Governo do Estado da Bahia estará implantando no Estádio Municipal de Futebol iluminação com tecnologia ultra moderna de projetores com lâmpadas metálicas de 1500W utilizados nos estádios de futebol do Brasil e em muitos outros dos Estados Unidos.
O coordenador de Unidades de Novas Ligações Subterrâneas da Coelba, Joel Pinto, informa que no estádio de Ourolândia, após gramado, este campo terá uma luminosidade de ótima qualidade para os atletas. Ele garante que serão utilizados 60 projetores em quatro torres (15 por torre) com altura da iluminação entre 20 a 21 metros; uma subestação abrigada com transformador de 225 kVA 380/220V e circuitos subterrâneos independentes, um para cada torre.
Outros circuitos ficarão disponibilizados para a Prefeitura alimentar a administração, bar, sanitários, Liga, vestiários e iluminação interna do estádio. O projeto está sendo desenvolvido pela Coelba e depois de instalado a manutenção da iluminação ficará por conta da Prefeitura. Pinto não fez previsão de data para a instalação das torres.

PREFEITURA E SENAR REALIZAM MAIS UMA ETAPA DO PROGRAMA DESPERTAR

(Por Geovana Silva)
Fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, administrada pela Secretaria Municipal de Educação por meio da Diretoria de Educação Complementar e Cultura, aconteceu em Ourolândia em 21 de julho, na sede da antiga Câmara MPnicipal de vereadores, a 2ª Formação Estadual do Programa Despertar – educação ambiental, voltado para a zona rural. A palestra foi destinada aos professores do Ensino Fundamental II que lecionam nas unidades escolares da Zona Rural do Município.
Na oportunidade a consultora de educação Clélia explicou o método de ensino dos projetos e falou da importância dos temas: saúde, pluralidade cultural, ética, orientação sexual e a relação dos mesmos com a questão ambiental.
O Prefeito Antonio Araújo destacou a importância de se aproveitar os recursos naturais disponíveis de forma sustentável e empreendedora para a melhoria da sociedade. A secretária de Educação, Aldiran Vasconcelos, alertou aos professores a necessidade dos mesmos multiplicarem os conhecimentos adquiridos no curso.
“A Prefeitura de Ourolândia está trabalhando para melhorar as condições ambientais locais e contribuir para garantir o equilíbrio da biodiversidade do planeta”, declarou a coordenadora municipal do programa".

SOCIAS: ANIVERSÁRIO DE 4 ANOS

Mateus Francisco - Aniversariante
Neste domingo, 26, completou o 4ª ano de vida o garotão Matheus Francisco, filho de Marquinhos Lima e Vanessa. Ele recebeu os parabéns dos pais, avós, tios e amigos, que lhe desejam muitos anos de vida!

BOM DE ESCOLA CHEGA AO SEU FINAL COM SUCESSO TOTAL




Premiação

Finais do Bom de Escola Bom de Bola - Público compareceu
.
O Projeto Bom de Escola Bom de Bola (campeonato de futebol infantil, promovido pela Prefeitura de Ourolândia que envolve garotos de ambos os sexos estudantes das escolas do Município), teve suas finais realizadas na manhã de ontem, domingo, 26, no Estádio Municipal de Ourolândia com uma grande festa.
No masculino, a Escola Professor Tavares da Sede sagrou-se campeã empatando no tempo normal com a Escola Francisco José, de Casa Nova pelo placar de 4X4 e nos pênaltis (4x2).
No feminino, também sagrou-se campeã a Escola Professor Tavares da Sede quando venceu em tempo normal a Escola Castro Alves do Povoado de Catarina pelo placar de 2X0.
O Campeonato que viveu ontem a sua 3ª Edição contou com apoio irrestrito da Prefeitura de Ourolândia, que bancou a premiação e todas as despesas, como também de alguns empresários e desportistas locais.
"É dever nosso e seguiremos apoiando o esporte de forma total e irrestrita em nosso Municipio. Apoiamos o Campeonato Municipal e agora estamos fazendo um investimento nos estudantes de Ourolândia com a realização deste excelente instrumento de fortalecimento de personalidade que é o Projeto Bom de Escola Bom de Bola", disse o prefeito.
Além do prefeito Antonio Araújo, vereadores, secretários municipais, lideranças políticas, empresários desportistas e um excelente público estiveram prestigiando as duas partidas da final do Bom de Escola Bom de Bola.
De acordo com informações da Secretaria de Educação, o prefeito convocou para amanhã, terça-feira, 28, uma reunião envolvendo todos os responsáveis com o objetivo de organizar a próxima fase do Projeto (outras modalidades esportivas) e também o Campeonato do próximo ano.
O Projeto tem como principal objetivo usar a paixão nata pelo futebol para aguçar o interesse dos mesmos a melhorar o comportamento e aprimorar o aprendizado. A secretária de Educação, Aldiran Vasconcelos, explica que, propositadamente, só participam do campeonato os alunos que tiram boas notas nas provas e que têm bom comportamento em sala de aula. “Depois do Bom de Escola Bom de Bola, melhoramos bastante o nível do aprendizado e o comportamento dos alunos em nossas escolas”, testemunhou a secretária.O Projeto foi implantado em Ourolândia ainda no ano de 2007, pelo ex-jogador de futebol amador, Emanoel Santos Luz, que hoje ocupa o cargo de Gestor Efetivo no Município e adotado no mesmo ano pelo prefeito Antonio Araújo. Na edição deste ano a Secretaria de Educação coordenou o Programa e se envolveram de forma efetiva: o professor de Educação Física, Romel, as professoras: Saane, Juliana, Geovana, Rita, Mona, Aldiran, o locutor narrador de futebol Cristiano e toda equipe que faz a Secretaria de Educação de Ourolândia.

domingo, 26 de julho de 2009

CHOQUE DE MOTO COM CAMIONETA DEIXA UMA VÍTIMA FATAL NA BA 368 EM OUROLÂNDIA

Capacete que estaria sendo utilizado pela vítima
Parte da carroceira do carro onde Lopes teria batido a cabeça


Motocicleta destruída pela violência do impacto era emprestada
.
De acordo com informações de populares, por volta das duas horas de trinta minutos da madrugada deste domingo, dia 26 de julho de 2009, o jovem Thiago Nunes Lopes, (Thiagão), 27 anos, residente em Umburanas, voltava de uma festa ocorrida na noite de sábado em Ourolândia pilotando a motocicleta YBR 125, cor preta, Placa Policial JRV 2788, licença de Umburanas, quando chocou-se violentamente contras a traseira da camioneta Chevrolet C10, Placa Policial GLA 3944, licença de Ferraz de Vasconcelos(SP) que, segundo informações de testemunhas, estava parada na pista num local conhecido como “Meia Légua” BA 368 no trecho que liga Ourolândia à Umburanas nas proximidades do bairro da Barragem de Ourolândia.
Thiago teria sofrido diversas fraturas pelo corpo, fratura exposta em uma das pernas e afundamento do crânio vindo a falecer no local. O choque foi tão violento que parte do cérebro de Lopes ficou grudada na carroceria do carro, como mostra uma das fotografias. A moto teve a parte dianteira completamente danificada e o carro sofreu um impacto tão violento que a carroceria quebrou e deslocou-se atingindo a cabine. O capacete partiu-se ao meio.
Até o momento da edição desta matéria não se sabia o nome do proprietário do veículo ou quem o teria deixado no local onde aconteceu o acidente, mas testemunhas disseram que a camioneta estava quebrada desde o começo da noite de sábado, não existe acostamento no ponto e alguém havia sinalizado o local com galhos de mato. Guarnições da PM de Ourolândia e da Polícia Rodoviária Estadual estiveram no local do acidente.
O corpo de Lopes foi levado ao IML de Jacobina para o levantamento cadavérico e em Umburanas o clima é de grande tristeza já que o mesmo era muito conhecido e querido por todos.