sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA, SOCIEDADE CIVIL REPRESENTADA E IBGE DISCUTEM O CENSO 2010


Alguns participantes da reunião no Gabinete do Prefeito
.
Visando obter suporte informativo para o XII Censo Demográfico que ocorrerá em 2010, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em parceria com as Prefeituras, desde o dia 30 de julho de 2009, está realizando uma pesquisa colhedora de informações básicas municipais que, em princípio, tem como objetivo traçar o perfil dos municípios brasileiros revelando suas maiores dificuldades e assim facilitar ao Governo Federal aplicar melhor os recursos em benefício dos mesmos.
Nesta fase a fonte exclusiva são as Prefeituras e os principais informantes são os seus secretários que têm um prazo de duas semanas para o preenchimento de um questionário distribuído pelo IBGE.
O assunto foi tema de uma reunião realizada no Gabinete do prefeito Antonio Araújo, na quinta-feira, 06 de agosto, evolvendo representantes da sociedade civil de Ourolândia, o secretário José Carlos Benigno, outros membros do Poder Executivo local, e os representantes do IBGE, Odilon Ribeiro e Ricardo Gomes, que são técnicos de Informações Geográficas do Órgão.
Ricardo falou que mais adiante a população brasileira será a parte essencial desse trabalho sendo parceira dos recenseadores e lembrou que fazer o Censo 2010 é uma atribuição do IBGE, mas é também uma responsabilidade da sociedade como um todo. Ele explicou que colaborar com os que efetuarão a contagem será um exercício de cidadania e para isso serão formadas as Comissões Municipais de Geografia e Estatística compostas por pessoas-chave do município: representantes da sociedade; lideres comunitários; representantes de empresas privadas e da imprensa local além de membros dos poderes municipais, estaduais e federal com representação nos municípios e do IBGE. .
O técnico ainda observou que o Censo, além de fornecer um retrato sócio econômico do País facilitando assim uma distribuição de renda e aplicação de recursos mais justas, fornece também o quantitativo habitacional pelo qual o Governo Federal equaciona os valores do Fundo de Participação dos Municípios que é repassado para as prefeituras todo mês em três parcelas.
“Daí também a importância da população colaborar com os recenseadores para que o seu município não seja prejudicado no repasse das suas verbas”, finalizou.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

IMAGEM DA NOITE DE QUARTA-FEIRA DIA 05 DE AGOSTO

A lua vista, as 21:00h da noite de quarta-feira dia 05 de agosto de 2009, do Pátio do Colégio Ailton José de Brito em Lagoa do 33 Distrito de Ourolândia.

PREFEITO E VICE DE OUROLÂNDIA DISCUTEM DESENVOLVIMENTO DE LAGOA DO 33 COM A COMUNIDADE


O prefeito de Ourolândia, Antonio Araújo e o vice, Neitom, participaram na noite desta quarta-feira dia 05 de agosto, de uma reunião que contou com as presenças de mais de 200 pessoas moradoras do Distrito de Lagoa do 33 onde reside o vice. O evento aconteceu no Pátio da Escola Municipal Ailton José de Brito situada no mesmo distrito e discutiu assuntos relativos ao desenvolvimento daquela comunidade. Na oportunidade o prefeito solicitou que os presentes fizessem as cobranças em relação as demandas locais e respondeu aos diversos questionamentos.
Além do prefeito e do vice, participaram também diretores, agentes das áreas de Educação e Saúde, secretários do município, superintendentes, professores, lideranças políticas, vereadores e estudantes de Lagoa do 33.
Só tem coragem de pedir pra cobrar, quem quer fazer”, comentou um professor no final da reunião.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO APÓIA PASSEIO CICLÍSTICO


Cerca de 200 ciclistas estiveram participando na manhã de quarta-feira, dia 05 de agosto, do 1º Passeio Ciclístico do Colégio Estadual de Ourolândia. O evento que foi organizado pela professora Alessandra Vasconcelos, contou com o apoio da Secretaria de Educação do Município e teve como tema o slogan “Pratique Atividades Físicas, Viva Mais!”. Os ciclistas participantes percorreram em torno de 20 km, saindo da Praça Ouro Branco, em frente ao Colégio Estadual, passando pelas ruas do centro, com destino à “Toca dos Ossos” situada a Estrada que liga Ourolândia ao Povoado de Casa Nova e retornando para o ponto de partida já por volta do meio dia

RUA JOSÉ RIBEIRO DE MORAIS RECEBE PAVIMENTAÇÃO

Rua José Ribeiro de Morais, em conclusão do calçamento - Um antigo sonho dos moradores
.
De acordo com as informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento da Gestão Municipal, muitas obras de pavimentação de ruas estarão sendo concluídas ainda durante este mês de agosto. A exemplo ele cita o caso dos moradores da Rua José Ribeiro de Morais, nas adjacências do Estádio Municipal no centro da Cidade que já está em fase final de conclusão do calaçamento.
Diversas outras ruas de Ourolândia ainda estão fase de conculsão com obras de calçamento tanto na seda quanto nos povoados. O encaregado do setor de obras, Senhor Wilson, garante que vários outros lagradouros ainda não pavimentados já estão na planilha de orçamento para que as obras tenha incio nos próximos dias. Serão pavimentadas também ruas e praças dos povoados e distritos.

CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL INSCREVE ATÉ O DIA 18

Na última segunda-feira, dia 03 de agosto, foram abertas as inscrições para o concurso da Polícia Federal. São 600 vagas: 400 para o cargo de escrivão e 200 para agente policial. Você pode se inscrever até o dia 18 deste mês. É necessário ter curso superior em qualquer área, as inscrições custam R$ 110 e podem ser feitas através do site da Polícia Federal:

terça-feira, 4 de agosto de 2009

SUSPEITA DE GRIPE SUINA EM MIGUEL CALMON

Uma suspeita de contaminação pela gripe suína, a influenza A (H1N1), levou o município de Miguel Calmon a adotar medidas preventivas para evitar a propagação do novo vírus.
A Prefeitura intensificou as ações de prevenção ao vírus influenza depois que uma senhora vinda da Espanha apresentou os sintomas da nova gripe. Ela teria transmitido o vírus para o esposo e para a neta, que também apresentaram os mesmos sintomas.
Segundo o prefeito Caca, que conversou agora a pouco com o site Notícia Livre, a primeira medida adotada pela Secretaria Municipal de Saúde foi o isolamento desses pacientes, sendo que no caso do esposo, que sofre de problemas cardíacos, o Município optou por transferi-lo para Salvador.
Outra medida adotada foi a suspensão, por dois dias, das aulas do Colégio Polivalente, onde a garota estuda, portanto, manteve contato físico com outros alunos. “Apesar de não existir nada oficial, estamos tomando todas as medidas preventivas”, afirma Caca. (do site www.noticialivre.com)

MP DIVULGA OS APROVADOS NA 1ª ETAPA DO CONCURSO PARA CONSELHEIROS TUTELARES DE OUROLÂNDIA

O Concurso para a escolha dos conselheiros tutelares do município de Ourolândia, realizado pela Prefeitura e o MP - Ministério Público, através do CMDCA - Conselho Municipal de Assistência Social, na quinta-feira, dia 30 de julho, teve 29 concorrentes. 13 foram aprovados na primeira etapa da seleção através da prova de Conhecimento Específico e de Português. De acordo com a assistente Social da Prefeitura, Aline Alves, nova avaliação psicossocial será realizada nos próximos dias e posteriormente a escolha feita pela população através do voto que culminará na definição da seleção.
Aline garante que todo o processo esta sendo realizado sob a supervisão do Ministério Publico e depois de definido o mandato dos conselheiros eleitos será de dois anos.Para participar do pleito o candidato tem que comprovar idoneidade moral, ter experiência na área da criança e do adolescente, e ter nível de escolaridade Médio completo.

RELAÇÃO DOS APROVADOS COM NOTAS, DIVULGADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO:
Cristiana Marques da Silva 7,8
Sandra Espírito Santo de Souza 7,4
Dulcinei Pereira de Oliveira 6,9
Jeane Elias Sobrinho Santos 6,8
Nafitoan Carlos dos Anjos 6,2
Maria Alzemar de Almeida Souza 5,9
Paulo Rodrigues da Silva 5,9
Luiza Carmo da Santos 5,7
Delbora dos Santos 5,6
Daiane Barbosa Cerqueira 5,4
Jeane dos Santos Santiago 5,2
Tanaina Montenegro dos Santos 5,1
Maria Audilene Teles da Costa 5.0

CRAS HOMENAGEIA OS IDOSOS ANIVERSARIANTES DO MÊS

A secretaria de Assistência Social de Ourolândia, Valéria Brito, está convidando os idosos que fazem parte do Grupo Amor e Paz para participar nesta quarta-feira, 05 da reunião ordinária semanal na nova sede do Cras no Centro Administrativo de Ourolãndia situado a Rua Maria Umbelina (antiga Maternidade). Valéria lembra que na oportunidade serão homenageados os aniversariantes do mês.

PREFEITURA REALIZARÁ VII CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Prefeitura de Ourolãndia, através da Secretaria de Assistência Social, convida a população em geral para participar no próximo dia 25 de agosto a partir das nove horas na Câmara de Vereadores, da VII Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social - SUAS”.
O SUAS foi a principal deliberação da IV Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em Brasília (DF), em 2003, e se inscreve no esforço de viabilização de um projeto de desenvolvimento nacional, que pleiteia a universalização dos direitos à Seguridade Social e da proteção social pública com a composição da política pública de assistência social em nível nacional.

ALUNOS DE OUROLÂNDIA PARTICIPARÃO DE CONCURSO NACIONAL

Os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental de diversas escolas municipais de Ourolândia estarão participando do concurso cultural “2º Desafio National Geographic Brasil” promovido pela Editora Abril. O concurso será dividido em três etapas: a Fase Local, que acontecerá no dia 10 de agosto de 2009 e será realizada na própria escola participante. A Fase Regional que será composta por um número correspondente a 5% do total de alunos que realizaram a anterior. Esta Fase acontece no dia 19 de setembro em escolas ou instituições localizadas em sedes regionais distribuídas no País indicadas pelo Comitê Gestor.
O evento visa estimular jovens estudantes a conhecer melhor o espaço onde vivem, o país e o mundo; disseminar a cultura de viagem como experiência para ampliar o conhecimento do Brasil e do mundo; contribuir para a melhoria da qualidade de ensino de Geografia e áreas afins; propiciar o enriquecimento do trabalho de professores em escolas, e vai premiar os vinte melhores alunos com uma viagem com todas as despesas pagas para a Fase Final em São Paulo. A premiação se estende a um pai ou responsável por cada um desses estudantes e ao professor indicado na sua ficha de inscrição na Fase Regional.
As provas da Fase Final serão realizadas entre os dias 12 a 15 de novembro e a cerimônia de encerramento e entrega de medalhas aos vinte finalistas será feita na mesma Capital.
Todas as informações referentes ao andamento estão divulgadas no site oficial do Concurso: www.viagemdoconhecimento.com.br.

O HOMEM DEPENDE DO SEU PENSAMENTO

É realmente verdade que gratidão gera gratidão e lamúria gera lamúria. Isto acontece porque o coração agradecido comunica-se com Deus, e o queixoso relaciona-se com Satanás. Assim, quem vive agradecendo, torna-se feliz; quem vive se lamuriando, caminha para a infelicidade.

A frase “Alegrem-se que virão coisas alegres”, expressa uma grande verdade.

Meishu-Sama em 3 de setembro de 1949

Fonte: Alicerce do Paraíso – volume 4

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ACIDENTE NA BR 407 MATA POLICIAL FEDERAL

Na BR 407, KM 140,2 (Povoado de Tanquinho - Senhor do Bonfim), às 21h00 deste domingo, 02, ocorreu um acidente envolvendo dois veículos: um Honda Civic - PLACA JSG - 9883-BA que vinha de Salvador com destino a Juazeiro e se chocou com o Ônibus - PLACA BWI - 7907-BA. Eduardo Henrique Lima de Souza, 32 anos, Policial Federal, natural de Curaçá, que conduzia o Honda, e a passageira Gema dos Santos Zerola, 16 anos, residente em Juazeiro, faleceram na hora.
Domingos Carlos Oliveira Maia, 28 anos, motorista do ônibus teve apenas lesões leves. O veículo transportava 37 passageiros que vinham das festividades dos 75 anos da Diocese de Senhor do Bonfim, e estavam se dirigindo para Filadélfia. Três passageiros tiveram lesões graves. (informações do Inspetor da Polícia Federal, Lopes Júnior)

CONCURSO PARA O CONSELHO TUTELAR DE OUROLÂNDIA

Hoje, segunda-feira, 03 de agosto, logo mais durante o dia, você terá neste Blog notícias sobre o resultado do Concurso para escolha dos novos conselheiros tutelares do Conselho Tutelar de Ourolândia ocorrido na semana passada. AGUARDE.. E ACESSE...


ESTE BOLG É SEU, É NOSSO! PORTANTO, DIVULGE-O!!!!! VOCÊ ESTARÁ AJUDANDO OUROLÂNDIA EM SEU POTENCIAL DE COMUNICAÇÃO!
ISTO FARÁ DELA UMA CIDADE MAIS DESENVOLVIDA! E DE NÓS, UM POVO MAIS CIVILIZADO E COM DIREITO A MAIS CIDADANIA!

AGORA VOCÊ PODE DENUNCIAR A “OI” E A “CLARO” PELO DESCASO À OUROLÂNDIA

Uma das torres de telefonia celular instaladas em Ourolândia há mais de sete meses, mas o serviço não funciona.
O radialista João Batista Ferreira, apresentador do Jornal da Serrana, Programa que vai ao ar de segunda a sábado pela Rádio Serrana FM, 93.5, divulgou na manhã de segunda-feira, o3 de agosto, dois telefones da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações – para que a população de Ourolândia ligue grátis e denuncie as empresas de telefonia celular, Claro e Oi, pela demora na instalação da prestação do serviço na cidade: 0800 33 2001 e 0800 24 9040. Você pode ligar também de qualquer orelhão. A ligação é grátis.

Pra você entender o caso:
As operadoras de telefonia celular, Claro e Oi, estão em disputa pela prestação do serviço na cidade de Ourolândia(400km de Salvador) e enquanto isso a população vai ficando sem o serviço.A Oi, que já explora o serviço nas cidades vizinhas (Umburanas e Várzea Nova), em princípio parecia não ter interesse em atender Ourolândia. A Claro se propôs e em meados de janeiro deste ano, instalou um torre de mais de 60 metros com todos os equipamentos à Avenida Alvino Rodrigues, na entrada da cidade. Apesar dos fatos já estamos vivendo o mês de julho de 2009 e a operadora ainda não inaugurou o serviço. Uma empresa preposta da Claro chegou a enviar representantes comerciais até Ourolândia oferecendo o serviço de vendas de linhas e os chamados planos coorporativos garantindo que em 22 de junho a operadora inauguraria o serviço no Município, porém, informações extra-oficiais dão conta de que a Oi teria inviabilizado a operação da concorrente, já que a mesma é detentora dos direitos ao link que possibilitaria a operação do serviço. Ainda de forma extra-oficial soubemos que, por não dispor de uma central com tecnologia digital a Oi não pode liberar o link na cidade de Ourolândia. O que deixa mais interrogações nesta história é que no começo do mês de maio deste ano os moradores se surpreenderam quando uma empresa de construção, em tempo recorde, instalou outra torre semelhante a da Claro no terreno que pertence a Oi onde ficam instalados os equipamentos da telefonia fixa.Um dos engenheiros que estiveram no local teria garantido que ali seriam instalados todos os equipamentos necessários para que a Oi também viesse a explorar o serviço de telefonia celular em Ourolândia muito antes que a Claro.

domingo, 2 de agosto de 2009

IRECÊ: Zé das Virgens se encontra com Geddel

Na chegada ontem a Irecê, onde promoveu um dos encontros regionais do PMDB, o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) foi saudado, segundos os presentes, com fervor pelo prefeito Zé das Virgens, um petista de calibre.“Vim aqui especialmente para recebê-lo, ministro”, disse das Virgens, abrindo caminho em meio às lideranças que cercavam o peemedebista. O ministro não perdeu tempo: “Quando for governador, você será recebido assim por mim em Ondina”.Não demorou meia hora para que o diálogo, com acréscimos da conveniência dos que o relatavam, corresse rapidamente os quatro cantos do município e viajasse, inclusive, até Salvador, transmitido por petistas que também se reuniam nos arredores.À tarde, provavelmente cansado da repercussão que sua manifestação causara, o prefeito de Irecê entregaria os pontos numa conversa reservada com outro peemedebista. “Pôxa, espalharam a história de uma maneira incrível”, queixou-se. (do site Política Livre)

HOJE É DOMINGO - PRA VOCÊ RIR UM POUCO

6 verdades da vida

1) Você não pode tocar todos seus dentes com sua língua.

2) Todos idiotas, após lerem a primeira verdade, tentam.

3) A primeira verdade é mentira.

4) Você está sorrindo agora porque você é um idiota.

5) Você logo mais mandará isso para outro idiota.

6) Ainda há um sorriso idiota na sua cara.

CHUVA PASSAGEIRA NO DOMINGO EM OUROLÂNDIA


Exatamente às 09:30h deste domingo, 2 de agosto, choveu forte e rápido em Ourolândia.

POLÍCIA DE OUROLÂNDIA RECUPERA CAMINHÃO TOMADO DE ASSALTO

O Caminhão Ford F4000, ano 2008, Placa Policial JRH 2932, licença de Irecê, pertencente ao Senhor Paulo Eduardo Calado, residente em Irecê, que havia sido tomado de assalto por quatro elementos na cidade de Baixa Grande na última quarta-feira 29 de julho, foi recuperado pela Polícia Militar de Ourolândia um dia depois, quinta-feira, 30.
Dr. Eduardo Brito, delegado de Polícia Civil de Jacobina, já estava investigando o caso e soube que caminhão havia sido visto nas imediações de Lages do Batata, imediatamente acionou a Polícia de Ourolândia que, em busca, encontrou o mesmo estacionado numa Oficina Mecânica da Cidade conhecida como “Oficina de Vadinho”.
De acordo com a versão de um dos mecânicos, dois elementos chegaram com o carro por volta das 11 horas daquele dia, disseram que uma das rodas estava esquentando, deixaram o caminhão e não mais apareceram. A Polícia esperou ainda em vão até o final do dia. O carro foi recolhido e após lavrada a ocorrência, devolvido ao proprietário.
Sob o comando do sargento Requião, participaram da operação os soldados da PM, Itamar, Cristiano e o agente da Civil, Santiago.

HOMEM AGRIDE ANCIÃ A SOCOS E PONTAPÉS NA RUA DA CAIXA

De acordo com o Boletim de Ocorrências da Polícia Militar de Ourolândia, por volta das oito horas deste domingo, 02 de agosto, Joseval Souza Cruz, 31 anos, residente a Rua da Caixa, 440, Ourolândia, aparentemente fazendo uso de entorpecentes, invadiu a residência da Senhora Maria Viturina da Silva de 77 anos, situada a Travessa da Caixa, 20 e a agrediu com socos e pontapés causado-lhe diversas escoriações na boca e em outras partes do rosto.
A vizinha da Anciã, Senhora Givaneide Costa dos Santos, disse ao Policial que ouviu vários gritos vindos da casa da vítima e ao chegar lá encontrou Joseval em fúria atacando Dona Maria Viturina. A Polícia Militar foi acionada e imediatamente efetuou a prisão do agressor que se encontra na Cadeia de Ourolândia a disposição da Justiça.
Interrogado pelo Policial, Joseval disse que não sabia por que fez aquilo.

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE A

ONTEM - (sábado) 01/08
Sport 0X1 Palmeiras
Botafogo 2X1 Barueri

JOGOS DE HOJE (domingo)

Às 16horas
Vitória X São Paulo
Corinthians X Avaí
Atlético-PR X Fluminense
Flamengo X Náutico

ÀS 18:30horas
Atlético-MG X Coritiba
Grêmio X Cruzeiro
Santo André X Goiás