sábado, 27 de fevereiro de 2010

Moradores de São Paulo e Paraná sentem reflexo do terremoto no Chile

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo e do Estado do Paraná receberam chamados durante a madrugada deste sábado para verificar a ocorrência de pequenos tremores, em decorrência do terremoto 8,8 graus na escala Richter que atingiu o Chile.
Segundo informações dos Bombeiros de São Paulo, moradoras de Tatuapé e Mooca, na zona leste; Bela Vista, na região central da cidade, e da avenida Paulista relataram terem sentido tremores.

Número de mortos em terremoto no Chile sobe a 122

sábado, 27 de fevereiro de 2010, 15:27

MARCÍLIO SOUZA - Agencia Estado

SANTIAGO - Subiu para 122 o número oficial de mortos no terremoto de 8,8 graus que atingiu o Chile na madrugada deste sábado. Ondas dois metros acima do normal atingiram a costa do país, de acordo com o serviço de pesquisa geológica do EUA. Testemunhas na região costeira de Maule, próxima ao epicentro do abalo, viram casas "simplesmente desaparecerem".

Fontes do governo disseram que em algumas áreas de Maule até 80% das cidades foram destruídas pelo terremoto e pelas ondas subsequentes. A maioria das mortes - 85 das 122 registradas pelo governo - ocorreu na região. Esforços de ajuda estão a caminho e o governo disse que pode enviar tropas para garantir a segurança nas regiões mais afetadas.

A mineradora nacional Codelco disse que não tem informação sobre o estado de sua mina de cobre El Teniente, localizada logo ao sul da capital. Um porta-voz disse que todas as principais minas do grupo no norte do país, que é o maior exportador de cobre do mundo, ficaram praticamente intactas.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, reuniu-se com autoridades emergenciais na manhã de hoje e voou em helicóptero do exército para a área mais atingida. O governo não declarou emergência nacional, mas identificou as regiões atingidas no sul do país que irão receber fundos emergenciais. Segundo Bachelet, o Chile tem, neste momento, os recursos necessários para enfrentar as consequências do terremoto e não precisa de socorro internacional imediato.

Santiago mergulhou em trevas após o terremoto. Telefones foram cortados e o fornecimento de energia e gás, interrompido. O principal aeroporto e o metrô estão fechados.

As autoridades tentam obter mais informações de Juan Fernandez e outras ilhas da costa do país, que foram atingidas por ondas maiores logo após o sismo. Residentes do Havaí, enquanto isso, foram orientados a evacuar as áreas mais baixas ao longo da costa do arquipélago.

Sirenes de tsunami foram disparadas às 13 horas (de Brasília), e ondas podem atingir as ilhas logo após 18 horas. As informações são da Dow Jones.

OUROLÂNDIA: Aulas recomeçarão em 08 de março

De acordo com as informações da secretária de Educação de Ourolândia, Aldiran Vasconcelos, em virtude de algumas reformas nas escolas, as aulas na rede municipal de ensino do Município só retornarão suas atividades a partir do dia 08 de março.

Prefeitura de Ourolândia recebe ônibus novo

A Prefeitura de Ourolândia recebeu na manhã desta terça-feira, 23, um ônibus escolar zero Km. O carro, que servirá a Secretaria de Educação no transporte de alunos, foi adquirido em parceira com o Governo Federal através do Programa “Caminhos da Escola” e contou com contrapartida do município.
As informações são da Assessoria de Comunicação do Município.

OUROLÂNDIA: Prefeitura presta contas em Audiência Pública

Com o tema “O Poder Executivo prestando contas do 3º Quadrimestre de 2009” a Prefeitura de Ourolândia realizou uma Audiência Pública na tarde desta sexta-feira, 26, no Auditório da Cooperativa Mista Agropecuária do município. O evento contou com a participação de 40 pessoas e teve como objetivo demonstrar, de forma resumida o desempenho da execução orçamentária e financeira no terceiro quadrimestre de 2009 e ainda avaliar o cumprimento das metas fiscais previamente estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Município de Ourolândia.
A assessora contábil, Valdomira Damasceno explicou detalhadamente sobre as receitas e despesas do período e fez um comparativo das contas em relação ao período do ano de 2008.

ANTONIO ARAÚJO: “Rui Macedo deixaria de ser candidato apenas se reassumisse a Prefeitura”

Ex-prefeito de Jacobina só deixaria de ser candidato a deputado se reassumisse a Prefeitura de Jacobina.

O prefeito Antonio Araújo concedeu entrevista por telefone ao radialista João Batista Ferreira da Rádio Serrana FM na manhã deste sábado, 27, defendeu mais uma vez a candidatura do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, ao governo da Bahia e disse que não procede a recente informação publicada no site Notícia Livre do mesmo radialista sobre a retirada da candidatura do ex-prefeito de Jacobina Rui Macedo a deputado estadual.
Araújo explicou que é natural esse equívoco de entendimento por parte da imprensa em razão do ex-prefeito ainda acreditar que reassumirá a Prefeitura de Jacobina, e, somente neste caso, ele abriria mão da disputa à Assembléia Legislativa.
Admitindo essa hipótese, a primeira possibilidade de apoio seria ao nome do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina, Juliano de Carvalho Cruz (PR). Fora isso, outra possibilidade aconteceria num cenário estadual diferente do atual, de se apoiar o deputado Sérgio Passos (PSDB). Esta passaria pela negociação entre as pré-candidaturas do ex-governador Paulo Souto (DEM) e o do ministro Geddel Vieira Lima (PMDB).
Apoiar a candidatura do deputado Elmar Nascimento da cidade de Campo Formoso também é uma possibilidade, mas nenhuma destas estaria definida conforme foi divulgado.
“Também não houve nenhuma negociação sob este aspecto com o ex-prefeito de Campo Formoso Zé Santana. Eu posso garantir que a retirada da candidatura de Rui só existiria caso ele reassumisse a Prefeitura de Jacobina”, ratificou Antonio Araújo.
Questionado em relação a disputa por uma vaga na Câmara Federal pelo presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, o prefeito afirmou: “ela passa pela condição de fortalecimento da Região, somente neste sentido poderemos definir esta ação. Entendemos que agindo dessa forma resultaremos numa integração política mais ampla e mais consistente”, disse o prefeito.

Apagão durou seis horas e trinta minutos no Piemonte da Diamantina

A região do Piemonte viveu durante esta sexta-feira, 26, um apagão que durou das 09h às 15h30min. Durante o episódio por alguns minutos e de forma intermitente a energia chegou a retornar danificando muitos aparelhos eletro-eletrônicos. De acordo com as informações de Antonio Neto que é o superintendente de Administração do Município, na Prefeitura de Ourolândia algumas fontes de computadores e uma central telefônica ficaram danificadas. Na Agência dos Correios da mesma cidade alguns aparelhos também teriam sofrido avarias paralisando os serviços na Agência mesmo depois do retorno da energia.
Até a manhã deste sábado, 27, a Coelba ainda não havia esclarecido os motivos que proporcionaram o apagão.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

POLÍTICA: Rui Macedo desiste de disputar eleição para deputado estadual

Por João Batista Ferreira Rui Macedo (PMDB) deve apoiar Elmar Nascimento (PR)
O ex-prefeito de Jacobina, Rui Macedo (PMDB), desistiu de tentar volta à Assembleia Legislativa. A retirada da sua pré-candidatura a deputado estadual aconteceu na última quarta-feira, 24, depois de entendimento com a cúpula do PMDB em Salvador. Na costura articulada com a participação de Lúcio Vieira Lima, presidente estadual da legenda e pré-candidato à Câmara Federal, Macedo teria aberto mão da candidatura para apoiar à reeleição do deputado Elmar Nascimento (PR), num acordo que envolve também o prefeito Antonio Araújo, de Ourolândia.
O apoio de Rui Macedo e Antonio Araújo ao Elmar Nascimento passa pelo crivo do ex-prefeito de Campo Formoso, José Santana, e da prefeita Iraci Araújo (PR), que, desta forma, apoiaria a candidatura do ministro Geddel Vieira Lima ao governo do estado. Assim, além de ganhar o palanque de Santana e Iraci, Geddel também garantiria o apoio de Macedo e Araújo à candidatura do seu irmão Lúcio Vieira à Câmara Federal. (Notícia Livre)

Operadora Oi não vai mais operar telefonia celular em Ourolândia

O diretor de Relações Institucionais da OI Bahia, Ailton Lira, informou por telefone na manhã desta quinta-feira, 25, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vetou o sinal da operadora no município de Ourolândia.
Com isso, Dr. Luiz Cláudio, gerente de engenharia da operadora Claro na Bahia informou que para o sistema de telefonia celular da Claro funcionar em Ourolândia haviam três possibilidades técnicas: 1- Liberação de sinal pelo link da Oi; 2- Operação de sinal por satélite; 3- Operação de sinal via rede (através de torres).
Com a inviabilidade de liberação do link da Oi, a Claro agora vai ampliar o sistema de rede e para isso será necessário instalar sete torres para que o sinal, vindo de outro local distante, possa chegar até Ourolândia. Ele estimou que este trabalho deverá durar no máximo 90 dias, (até final de abril deste ano) quando o serviço finalmente deverá estar funcionando em Ourolândia.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ourolândia realiza Jornada Pedagógica

Texto e fotos de Geovana Souza
A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na manhã da última terça-feira 23, o I Encontro Pedagógico de 2010, trazendo como tema geral Educar: a verdadeira arte de servir.
A secretária de Educação e Cultura do município, Aldiran Vasconcelos abriu o evento falando da importância do exercício de reflexão na ação pedagógica enfatizando a nobreza da ciência e arte de educar na participação do processo de humanização do ser, chamou à atenção para o poder de barganha que o educador possui na transformação positiva da sociedade, agradeceu o empenho e dedicação dos professores no ano letivo passado, pediu entusiasmo para o ano que se inicia e apresentou todos os programas e projetos existentes na rede municipal de ensino. “Além de ajudar na construção do conhecimento científico, nós temos o poder de contribuir para preparar pessoas para o pleno exercício da cidadania. Eis a nobreza de educar”, disse.
O prefeito Antonio Araújo falou da função social da Educação e convocou todos a abraçar programas e projetos que orientem os mais jovens a conviver dignamente com a realidade sertaneja de irregularidades climáticas, ensinando-os a aproveitar melhor os recursos naturais existentes.
A especialista em Sistema de Gestão Integrada e pós-graduada em Planejamento Educacional, Elizabet Apaglio, fez um trabalho dinâmico e emocionante sobre o tema principal do encontro. A APLB Sindicato local, trouxe a fonoaudióloga Ana Krycia que alertou sobre os necessários cuidados com a voz na atividade docente.
A psicopedagoga Conceição Cedraz explanou sobre a postura do professor, inovação e criatividade em sala de aula.
O deputado federal Severiano Alves, um dos articuladores da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, conhecido nacionalmente pela sua luta por melhoria da classe de professores, fez uma análise histórica do declínio da qualidade da educação no País, sinalizou as causas, consequências, possíveis soluções, fez esclarecimentos sobre piso salarial e falou da importância do Plano de Carreira na valorização do Magistério.
A mensagem final do primeiro dia do evento destacou a necessidade de pessoas crédulas, sonhadoras, corajosas, ousadas e capazes de lutar com determinação e amor pela construção de um mundo melhor.
Os dias 24 e 25 foram destinados às atividades de planejamento nas unidades de ensino com os coordenadores pedagógicos das respectivas unidades escolares.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

JAQUES WAGNER É BEM RECEBIDO EM OUROLÂNDIA

O governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, desceu de helicóptero no Estádio Municipal de Ourolândia, por volta das 09h00min, desta quarta-feira, 24, acompanhado do presidente da Assembléia Legislativa Marcelo Nilo, o secretário estadual de Justiça Nelson Pelegrino, o subsecretário de Saúde Amauri Teixeira e o diretor da Cerb Cícero Monteiro. A comitiva foi recepcionada pelo gestor municipal Antonio Araújo. Prefeito e governador seguiram no mesmo carro até a Praça Ouro Branco para o ato solene de inauguração de quatro PSFs instalados em povoados do Município.
O subsecretário Amauri Teixeira foi o primeiro a fazer uso da palavra. Em seguida, apesar de ser um momento de caráter institucional, o governador num ato de elegância abriu espaço para o ex-prefeito Adinael Freire fazer um discurso sem xingamentos e de agradecimentos pelos investimentos que o governo do Estado vem fazendo no município de Ourolândia. Na sequência falaram o secretário de Justiça Nelson Pelegrino, o presidente da Assembléia Legislativa Marcelo Nilo e o anfitrião do evento, o prefeito Antonio Araújo, que aproveitou para também agradecer ao governador pelas obras implantadas e outras em andamento dizendo da satisfação dele em poder participar daquele momento democrático onde duas facções políticas e antagônicas davam um exemplo se comportando de forma pacífica e civilizada, em nome dos interesses do povo. O prefeito lembrou ainda da contrapartida do município em todas as obras do governo estadual e citou o caso de um dos PSFs que estavam sendo inaugurados onde o estado aplicou R$ 54 mil e o município R$ 104 mil.
Em seguida o governador Jaques Wagner foi bastante aplaudido em seu discurso falando de valores éticos e parabenizando aos dois representantes políticos pelo comportamento exemplar e também agradecendo ao prefeito Antonio Araújo pelas parcerias e pela recepção. Wagner conduziu suas palavras sempre em referencial ao presidente Lula, narrou histórias da sua vida política ao lado do presidente desde a época de militância, e brincou relembrando pleitos passados onde o grupo do prefeito Antonio Araújo o derrotou nas urnas com uma significativa diferença no número de votos, mas aproveitou este momento para parabenizar o prefeito pela fidelidade característica; “Admiro políticos com o seu caráter, prefeito! Sei que o senhor é fiel ao seu grupo e entendo que tem que ser dessa maneira, porque se és fiel estando contra mim, quando estiver do meu lado me serás fiel também. Não gosto de traidores”, afirmou.
Wagner fez um balanço do seu governo prestando contas de diversas obras feitas em Ourolândia e também no Estado e anunciou investimentos para limpeza de aguadas, recursos para aquisição de uma ambulância, perfuração de novos poços artesianos para algumas comunidades rurais, recursos para urbanização e finalizou brincando: “Quem sabe assim o povo de Ourolândia não vota em mim desse vez e me livra do vexame que passei”. Brincou.
Além da comitiva do governador participaram ainda o ex-prefeito de Senhor do Bonfim Carlos Brasileiro, o comandante da 24ª Cia de PM major Moises, o prefeito de São José do Jacuipe Almedinha, vereadores da Cidade de Sento Sé, o ex-candidato a prefeito de Jacobina pelo PT Emanoel Gomes, a diretora regional de Educação Gislene Gomes, o diretor da Associação dos Municípios do Piemonte (AMPC) Luciano Ítalo Gallo, o delegado de Polícia Civil Ademar Vical, o presidente da Câmara de Vereadores de Ourolândia Petrúcio Matos, o ex-prefeito de Ourolãndia Eliud Freire, o diretor da Dires Ivonildo Dourado, o prefeito de Umburanas Raimundo Nonato, o vice-prefeito de Várzea Nova Edson Junior, os vereadores de Ourolândia Eustáquio Neto, Ademar Ferreira, Janaelson Araruna, Orlando, Deo de Domba, Janete, Cícero Oliveira, Maria Auricélia, o vice-prefeito Neitom Oliveira, presidentes de partidos políticos, secretários municipais e ainda centenas de pessoas.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Dono de veículo tomado de assalto apela para nosso site

O veículo das fotos foi tomado de assalto em Jacobina no dia 16 de abril 2009. Depois disso o proprietário, Senhor Célio Roberto, residente em Jacobina, não teve mais notícias. Ele afirma que ainda paga as parcelas do financiamento e ao mesmo tempo agradece a Deus por ter ficado vivo. “No dia do assalto foi muito assustador muito mesmo, a Polícia nada pode fazer, pois estava em greve aqui na cidade. Prestei queixa mas ninguém fez nada nem uma diligência após 60 dias é que meu carro foi lançado no sistema como roubado”, disse.
Se você souber de alguma informação sobre este veículo favor ligar para 74. 3621 6399, que será bem gratificado.

Desperdício de água tratada em Ourolândia

Em Ourolândia é comum o desperdício de água tratada já há alguns anos. Uma enorme caixa d’água que fica à Rua da Caixa e que abastece a cidade, rotineiramente transborda e, aparentemente, por descaso, permanece por várias horas derramando o precioso líquido que desce lavando diversas ruas atingindo até a Avenida José Ferreira da Silva no Centro da Cidade.
Os moradores vivem reclamando, mas o problema nunca é resolvido, dinheiro e água numa parceria constante continuam descendo pelo ralo sem que ninguém apareça para tomar providências.
Moradores afirmam que a responsabilidade seria da Embasa, mas que, durante os anos em que o problema vem ocorrendo, o Órgão jamais tomou providências.

Política


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

X EXPOSIÇÃO DE CAPRINOS E OVINOS DE OUROLÂNDIA

A Prefeitura de Ourolândia promove de 11 a 14 de março, no Centro de Desenvolvimento da Agropecuária a X Festa de Exposição de caprinos e ovinos.

Clique na imagem para ampliar e conheça toda programação da festa:

Clique na imagem para para ampliar a conheça toda programação da festa.

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL EM OUROLÂNDIA

Aconteceu as 16h20min da tarde desta segunda-feira, 22, um acidente com vítima fatal envolvendo uma viatura da Policia Civil de Jacobina e uma motocicleta de Ourolândia, no trecho da BA 368 conhecido como “Meia Légua” nas proximidades do Bairro da Barragem, município de Ourolândia.
Saíram feridos a Delegada da cidade de Saúde, Ana Angélica Oliveira Azevedo e um Policial de nome Anchieta que foram atendidos na Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia e encaminhados para Jacobina com escoriações pelo corpo. E faleceu no local do acidente o condutor da motocicleta, Ademir Ferreira da Costa aparentando uns 55 anos, residente à Rua da Umburana em Ourolândia. As informações de testemunhas ainda são extra-oficiais, mas o veículo teria se chocado frontalmente contra a vítima que estaria parado na motocicleta as margens da rodovia conversando com um irmão. O impacto foi tão violento que a viatura arrastou a moto e o condutor por mais de 300 metros ficando ambos completamente destruídos. Pedaços da moto foram encontrados por vários locais num raio de 200 metros. O pneu e a suspensão dianteira da moto teriam sido arremessados longe do local e ainda não haviam sido encontrados. O corpo da vítima ficou desfigurado com fraturas visíveis expostas na perna esquerda, na cabeça e no pé esquerdo.
A vítima era de família muito conhecida na cidade. Irmão do sogro do vereador Janaelson Araruna.

Morte súbita

Deu entrada na Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, às 14h15min, desta tarde de segunda-feira, 22, o corpo do Senhor Alfredo Gomes da Silva, 80 anos, residente no povoado de Alazão.
Segundo os familiares que acompanharam o corpo, ele havia chegado de Jacobina por volta do meio dia em sua residência e aparentava estar muito bem, apenas teria reclamado de cansaço e tomou um banho, em seguida sentiu-se mal e desmaiou. Embora a Unidade ainda não tivesse emitido um laudo suspeita-se de infarto como a causa da morte.

Polícia desarticula quadrilha e dois bandidos são mortos

Corpos dos irmãos Givanildo dos Santos Silva e Genivaldo Lima dos Santos


(Blitz Total) A polícia militar de Senhor do Bonfim desarticulou na manhã deste domingo (21) uma quadrilha que estava atormentando moradores do distrito de Carrapichel que fica na zona rural do município. Um adolescente de 17 anos e um homem indentificado como Paulo Alves Batista Junior conseguiram escapar com vida, já os irmãos Givanildo dos Santos Silva, 29 anos, e Genivaldo Lima dos Santos, 30 anos, não tiveram a mesma sorte e no desafio com a equipe do CETO acabaram morrendo.
Informações que na madrugada de sábado para domingo a quadrilha teria invadido algumas residências no distrito de Carrapichel onde depois de agredir e ameaçar as vítimas, os bandidos saiam atirando para o alto, dizendo que quem mandava na localidade eram eles.Ainda na madrugada de domingo, a polícia esteve no local por duas vezes, mas não conseguiu prender a quadrilha. Já na manhã de domingo, quando a policia fazia ronda nas imediações do Alto do Cemitério, que fica na parte de cima da localidade, a policia se deparou com a quadrilha. O adolescente de 17 anos que é acusado de ter matado um taxista próximo a Barroca do Faleiro e Paulo Alves quando avistaram a viatura tentaram fugir mais foram perseguidos e presos. Já os irmãos Genivaldo Lima e Givanildo dos Santos entraram em um matagal e na troca de tiros foram baleados várias vezes na altura do tórax. Os dois ainda chegaram com vida no hospital mas não resistiram e acabaram morrendo minutos depois de darem entrada no setor de emergência. O adolescente de 17 anos juntamente com Paulo Alves foram conduzidos para a delegacia e depois de ouvidos foram liberados. (Ivan Silva Notícia)

ACIDENTE DEIXA UMA VÍTIMA FATAL EM AURORA

Veículo teve a frente completamente destruída pelo impacto

A moto ficou dividida ao meio

Capacete da vítima

De acordo com as informações do sargento Correia da Polícia Rodoviária Estadual de Jacobina, neste sábado, 20, por volta das 21h00min, no KM 70 da BA 368, próximo ao Povoado de Aurora, no município de Ourolândia, o Senhor José Luiz dos Santos, 42 anos, residente no povoado de Casa Nova, trafegava pela contra mão, em alta velocidade com uma moto CG Titan, sem placas, vermelha, fazendo uso de bebida alcoólica, quando chocou-se frontalmente com a Pick Up Fiat, Fiorino, placa Policial JLT 0254, que teve a frente completamente destruída pelo impacto. O condutor da moto foi a óbito no local do acidente. Três pessoas estavam no carro: Jessivaldo Ribeiro Vasconcelos (condutor), 44 anos, Elidete de Jesus Silva, 29 anos e Gilvania Maria da Silva, 35 anos, todos residentes em Ourolândia. Estes sofreram apenas escoriações, foram conduzidos até a Unidade Avançada de Saúde da mesma cidade e liberados em seguida. O condutor do veículo após o atendimento médico desapareceu. Testemunhas disseram que ele fez tudo para evitar o acidente levando o veículo para o acostamento, mas ainda assim não foi possível porque o condutor da moto, além da velocidade, trafegava em zig zag. O corpo foi conduzido ao Instituto Médico Legal de Jacobina (IML), liberado e sepultado.