sábado, 27 de março de 2010

Campeonato Paulista


Palmeiras volta a decepcionar
Palmeiras 1 x 1 Mirassol
Gols: Robert (P), Pablo Escobar (M)
Estádio: Parque Antarctica, em São Paulo
Paulista 1 x 0 Rio Branco Gols: Eli Sabiá
Estádio: Jaime Cintra, em Jundiaí
Rio Claro 1 x 3 Bragantino gols: Frontini (B), Léo Jaime (B, 2), Luiz Fernando (RC)

CAMPEONATO BAIANO


Sábado
Bahia de Feira 2 x 0 Atlético

Domingo, 28, 16h
Vitória x Vitória da Conquista
Feirense x Fluminense
Bahia x Camaçari
Madre de Deus x Ipitanga
Itabuna x Colo-Colo

Mais um jovem ferido por arma de fogo em Riachão do Jacuípe.

CALILA NOTÍCIAS
Desta vez o fato ocorreu no parque de exposições, na noite de quinta-feira ás 21h, onde o jovem Taelson Oliveira da Silva dormia em uma casa e foi surpreendido por um elemento que disparou contra o seu rosto com uma espingarda de chumbo, e fugiu em seguida, segundo Taelson e sua mãe dona Inês de Oliveira Silva, que falaram com o CN no Hospital Municipal para onde o jovem foi socorrido, teria sido um rapaz conhecido por "piriti" que segundo a vítima tinha raiva dele e o mesmo não sabe o porque, segundo ainda disse a mãe da vitima o suspeito seria seu genro, pois mora com sua filha no bairro Santa Mônica "Caxuxa" onde a mesma estava no momento do acontecido, mas a mãe não soube dizer se viu o suspeito no bairro, no momento em que saia com o filho na ambulância a mesma ligou para a filha e falou com o suspeito ao telefone:
"Foi tu, ele disse que foi tu que te viu correndo, oh meu Deus meu filho, pra que tu fez isso com meu filho?" disse dona Inês ao telefone.
O jovem foi transferido para Feira de Santana, e corre o risco de perder a visão do olho direito e estava muito ferido também no ombro esquerdo devido aos estilhaços do chumbo da espingarda, a policia ainda não tem nenhuma pista. A casa em que o jovem estava foi saqueada sendo levado aparelho de DVD e uma TV e ainda um rádio de pilhas não se sabe dizer se foi depois do acontecimento ou se durante o fato.

POLÍCIA DE CANSAÇÃO PRENDE QUADRILHA QUE ASSALTAVA APOSENTADOS

A Polícia de Cansanção efetuou na madrugada desta sexta-feira, 26, a prisão de quatro membros de uma quadrilha acusada de assaltar aposentados e feirantes na região do Povoado de Jatobá.
Na operação foram presos os elementos Genilson Passos dos Santos (Fada), Edivaldo Santos Passos(Tito), Genivaldo Barros da Silva(Denicio) e o menor E.U.D.E.S.
Segundo informações da Polícia Civil de Cansanção, os meliantes residem na localidade de Lagoa da Roça.
Junto com os elementos a Polícia apreendeu um revolver calibre 38, Taurus, um revolver calibre 32 e uma carabina de fabricação caseira.
Por: Portal Cansanção

GOVERNADOR VAI A MIGUEL CALMON E CARINHANHA NESTE FIM DE SEMANA

Para acompanhar os trabalhos do programa Saúde em Movimento e participar da inauguração de uma nova ponte rodoviária sobre o Rio São Francisco, o governador Jaques Wagner estará nos municípios de Miguel Calmon, Piemonte da Diamantina, neste sábado (27), às 9h, e Carinhanha, Oeste da Bahia, neste domingo (28), às 10h.
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Saúde em Movimento já passou pelos municípios de Mortugaba, Caetité, Ituaçu, Itapetinga e Gandu, realizando mais de 88 mil consultas, mais de 10 mil cirurgias de catarata e quase 15 mil cirurgias de pterígio. A etapa de Miguel Calmon foi iniciada domingo passado (14) e vai até esta segunda-feira (29), no hospital Padre Paulo Felber. Além de Miguel Calmon, está sendo atendida a população de mais 21 municípios da região.
A estimativa é que sejam feitas mais de 28 mil atendimentos, entre consultas oftalmológicas, exames diagnósticos e complementares como biometria, campimetria computadorizada, paquimetria ultrassônica, cirurgias de catarata, pterígios além de outros serviços.
Ponte Malhada - Carinhanha
Obra iniciada em 1990, a ponte Malhada – Carinhanha, na rodovia: BR (que liga a divisa MG/BA a Maraú, litoral Sul da Bahia), tem 1,1 quilômetro de extensão e é a ligação mais próxima do Planalto Central ao litoral brasileiro. A ponte é importante para o desenvolvimento do Oeste baiano, especialmente nos setores da agropecuária e ecoturismo. A conclusão beneficia em torno de 300 mil habitantes de diversos municípios da Bahia e Minas Gerais. O valor total da obra é R$ 49 milhões 650 mil.

Fonte: Agecom.

Vettel conquista segunda pole e Massa larga em 5º

Agência EFE
Os pilotos da Red Bull vão formar a primeira fila do Grande Prêmio da Austrália, que acontecerá na madrugada deste domingo, 28, às 3h (horário de Brasília), com o alemão Sebastian Vettel em primeiro e o australiano Mark Webber em segundo, enquanto Felipe Massa, da Ferrari, será o quinto e Rubens Barrichello, da Williams, o oitavo.

Serra abre 9 pontos sobre Dilma, diz Datafolha

Agência Estado

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado mostra o pré- candidato do PSDB à presidência, o governador de São Paulo, José Serra, nove pontos à frente da pré-candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff. Segundo o levantamento, realizado nos dias 25 e 26 de março, o tucano tem 36% das intenções de voto, enquanto a petista aparece com 27%.
Há um mês, eles tinham 32% e 28%, respectivamente, no mesmo cenário.O deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB, ficou com 11%, de 12% na pesquisa de fevereiro, e a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva ( AC) permaneceu estacionada com 8%. Dos 4.158 brasileiros com mais de 16 anos entrevistados, 7% disseram que vão votar branco, nulo ou estão indecisos e 11% souberam responder.
No cenário de segundo turno, numa eventual disputa entre Serra e Dilma, o tucano também venceria por uma diferença de nove pontos. Serra aparece com 48%, contra 39% de Dilma. Em fevereiro, os porcentuais eram de 45% e 41%, respectivamente.
De acordo com o Datafolha, o pré-candidato Ciro Gomes registrou o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis neste mês, com 26%, seguido por Serra, com 25%. Dilma aparece na sequência, com 23%, e Marina Silva tem 22%. Em fevereiro, Serra liderava as rejeições, com 26%, enquanto Dilma e Ciro tinham 23% e 21%, respectivamente.
A pré-candidata do PV tinha 19% de rejeição no mês passado. O levantamento tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa Datafolha foi registrada sob o número 6617/2010.

Mãe de Isabella chora ao saber de condenação do casal

Agência Estado
Ao saber da condenação do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, a mãe de Isabella, Ana Carolina de Oliveira, apareceu, nesta madrugada de sábado, na sacada do prédio onde os pais dela moram, no Tucuruvi, na zona norte de São Paulo.
Chorando bastante, ela acenou para as pessoas que gritavam pelo nome dela na rua. Pouco depois, ela voltou a aparecer e repetiu o gesto. Às 2 horas, moradores de casas que ficam na frente do prédio ainda gritavam pela bancária, pedindo que ela aparecesse novamente.
Havia expectativa de que ela ou a mãe, Rosa Cunha de Oliveira, vó de Isabella, descesse para conversar com a imprensa. Além de três funcionários do prédio, a segurança da frente do edifício é feita por dois policiais militares em uma viatura.

Casal Nardoni é condenado pela morte de Isabella

A TARDE On Line e Agência Estado

O casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foi condenado no começo da madrugada deste sábado, 27, pelo assassinato da menina Isabella Nardoni, ocorrido em março de 2008. O pai irá cumprir 31 anos, 1 mês e 10 dias de reclusão e a madrasta 26 anos e 8 meses em regime fechado. A defesa já recorreu, mas o casal continuará preso.

Eles foram condenados por homicídio triplamente qualificado (meio cruel, sem defesa para a vítima e para assegurar impunidade em outro crime), além de fraude processual. Por esse crime, Nardoni e Anna Jatobá pegaram, cada um, mais 8 meses de prisão em regime semiaberto.
Na sentença, o juiz Maurício Fossen afirmou que as penas ficariam acima da base definida no Código Penal em razão da "culpabilidade" do casal e das circunstâncias, em que os réus, disse, demonstraram "frieza emocional e insensibilidade acentuada".


Os dois choraram no anúncio da sentença, principalmente Anna Jatobá, que limpava as lágrimas com as algemas. Ela ficará detida em regime fechado pelos próximos 9 anos, quando terá cumprido dois quintos da pena e poderá pedir o semiaberto. Nardoni terá de cumprir 11 anos de prisão antes de poder requerer o mesmo benefício.

Júri - A reunião dos sete jurados para decidir o veredicto começou por volta das 22h20 de sexta-feira, 26, em uma sala do Fórum de Santana, na zona norte, onde desde segunda acontecia o julgamento. Eles tiveram de responder a 30 perguntas feitas pelo juiz, 15 sobre a participação de Nardoni no crime e outras 15 sobre a madrasta de Isabella. Duas horas depois, o juiz leu a sentença. Em frente ao Fórum, cerca de 250 pessoas acompanhavam o fim do julgamento e comemoraram.

Houve confusão na saída do casal do Fórum. Algumas pessoas avançaram sobre os carros que levavam os Nardoni. A polícia teve de usar spray de pimenta para dispersar a multidão. O casal passa a noite em São Paulo. Nardoni, no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, e Anna Jatobá na Penitenciária Feminina do Carandiru. Na manhã de sábado, devem seguir para as penitenciárias em Tremembé, no interior paulista, onde já estavam presos.

Pela manhã, o confronto entre a defesa e a acusação revelou cartas guardadas. Cembranelli chamou os réus de mentirosos e o advogado Podval comparou o caso ao da menina Madeleine.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Lula e Wagner defendem Geddel de vaia em inauguração de gasoduto

Os ânimos entre PMDB e PT prometem se acirrar nesse ano eleitoral. Em um evento que marcou a inauguração de um gaseoduto nesta sexta-feira (26) no estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner, porém, intercederam em favor do ministro Geddel Vieira Lima, que foi vaiado em Itabuna.

O peemedebista foi vaiado por funcionários da obra do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene). Apesar de não ter discursado no evento, no sul baiano, Geddel ouviu críticas quando teve o nome citado pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e pela presidenciável petista e ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Correio 24 horasO então opositor político direto nas eleições para o estado Jaques Wagner pediu generosidade. 'As pessoas que estão aqui vieram para um ato institucional. Isso aqui não é um palanque eleitoral. Todos que estão aqui são convidados da figura maior, que é o presidente Lula', disse o governador, que foi aplaudido. 'A gente bate palma para quem a gente gosta. Se não gosta, não diz nada. Se não quem convidou todo mundo não fica à vontade'. O governador finalizou o discurso e cumprimentou Geddel.

Os dois romperam no ano passado, e o Geddel, na contramão da aliança nacional entre PT e PMDB, tem feito duras críticas ao governo de Jaques Wagner. Depois do governador, foi a vez de Lula discursar. 'No Brasil nós precisamos aprender a separar um ato institucional de um ato político. Não é correto isso (vaiar). O Geddel tem sido um companheiro que tem contribuído com o governo. A gente não é obrigado a gostar de todo mundo', disse o presidente. 'A eleição é apenas um ato político na vida da gente. Depois da eleição a gente tem que governar', compltou apoiando os comentários de Jaques Wagner. Correio 24 horas

Otto fecha com Wagner para o Senado ou a vice

A primeira definição oficial da chapa de Wagner saiu ontem e será oficializada na segunda, quando o ex-governador Otto Alencar deixar o TCM.
Por Osvaldo Lyra
Do Tribuna da Bahia

O ex-governador Otto Alencar deixará o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) na próxima segunda-feira, dia 29, para retornar à política. Com o aval da sua equipe médica, por estar recuperado de um câncer de próstata e de problemas cardíacos, o conselheiro do TCM deu o sinal verde para o governador Jaques Wagner (PT) fechar sua “chapa dos sonhos” - que incluiria ainda o senador César Borges (PR) e a deputada federal Lídice da Mata (PSB) - e partir para a disputa no dia 3 de outubro com mais poder de fogo. Anteontem, eles tiveram uma longa conversa. O resultado? Otto entrará na disputa como vice ou candidato ao Senado na chapa de reeleição do PT. “E isso quem define é o próprio governador”, como o conselheiro fez questão de dizer.

Cauteloso, o médico Otto Roberto Mendonça de Alencar, de 62 anos, afirma que só falará sobre política após se desincompatibilizar, na segunda. Há cinco anos e meio no TCM, ele abre mão da estabilidade e segurança do Tribunal (já que é um cargo vitalício e poderia permanecer até se aposentar, aos 70 anos) para voltar à política. Questionado se nutre algum medo, Otto diz que está preparado para encarar qualquer dificuldade ou desafio. “Estou trocando a segurança e estabilidade pela liberdade e possibilidade de voltar a fazer um grande trabalho em prol da população”, disse.Ao afirmar que se sente completamente disposto para o retorno, Otto Alencar garante que sair da política foi muito mais fácil do que está sendo o retorno. No entanto, ele assegura que estará preparado para encarar “o que a vida e o destino quiserem”. “A equipe médica que me acompanha liberou. Não há nenhum impedimento para isso (entrar de cabeça nas eleições)”.

Natural de Ruy Barbosa - cidade da Chapada a 308 quilômetros de Salvador -, Otto diz que sua vida foi marcada por desafios. De acordo com ele, uma das coisas que mais lhe deram alegria ao longo de sua trajetória foi ter atuado como professor assistente de Ortopedia e Traumatologia na Escola de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

TRAJETÓRIA - Depois de dez anos na vida acadêmica, Alencar resolveu entrar na carreira política, mais precisamente em 1986. Eleito deputado estadual constituinte pelo PTB, foi reconduzido à Assembleia Legislativa pelo antigo Partido Liberal, hoje PR. Em 1990, foi o deputado mais votado, na oposição ao então governador Nilo Coelho. Quatro anos mais tarde, foi novamente eleito como o mais votado do estado, dessa vez, com 103 mil votos. Em 1998, convidado para ser o vice do ex-deputado Luis Eduardo Magalhães, assumiu o desafio de ser o vice de César Borges, após a morte prematura do político.Foi secretário estadual de Saúde entre os anos de 1991 e 1994; presidente da Assembleia Legislativa entre 1995 e 1997, governador tampão por nove meses (2002), além de secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração (2003). Pai de três filhos (Otto Filho, Daniel e Isadora), o conselheiro espera deixar a chapa do governador Jaques Wagner ainda mais competitiva.

Chapa dos sonhos quase definida - Com a definição do conselheiro Otto Alencar, que deixará o TCM e se filiará ao PP, o governador Jaques Wagner ficará a um passo de lançar sua “chapa dos sonhos”. Isso, por reunir dois ex-governadores centristas (Otto e César Borges), mais a deputada federal Lídice da Mata, presidente estadual do PSB. Na reunião ocorrida há uma semana entre os partidos da esquerda, que apoiam o governador, ficou definido que a chapa seria composta por dois candidatos esquerdistas e dois do centro.

A expectativa agora é que Wagner bata o martelo, com César (no Senado), Lídice e Otto (estes dois podendo ocupar tanto a vice como a outra vaga à Senatoria). Até mesmo as resistências entre os petistas – com relação à formação da chapa proporcional – dão sinais de que estão superadas. Isso, devido aos próprios petistas já admitirem que uma chapa mais ampla pode dar mais capilaridade ao projeto de reeleição do governador.

Na última terça-feira, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, afirmou que a discussão proporcional não era ideológica nem programática, mas sim, aritmética e eleitoral. Segundo ele, o PT está trabalhando com intuito de trazer as forças ligadas ao presidente Lula no âmbito nacional para a Bahia.“E nesse quesito estamos bem-sucedidos. Estamos construindo um projeto que garanta condições de elegibilidade para os atuais detentores dos mandatos políticos, assim como para os novatos”, destacou, ao afirmar que “todos estão entendendo que precisamos construir uma maioria sólida, tanto na Assembleia, quanto na Câmara Federal”, destacou Jonas.

Funcionários da Prefeitura de Jaguarari vão entrar em greve

(Portal Só Agitos) Servidores da prefeitura de Jaguarari decidiram na manha desta quinta-feira (25), que a categoria deveria entrar em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembléia que aconteceu no Centro Comunitário. A categoria exige além do reajuste de 25% o cumprimento da data base. Segundo um dos secretários do prefeito, o município já cumpriu a data base, porém, o município não tem como reajustar os salários dos servidores em 25%, como reivindica o sindicato. (Do IvanSilvaNoticia)

Inscrições presenciais para concurso do IBGE terminam hoje

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerra nesta quinta-feira (25) as inscrições presenciais para 191.972 vagas de recenseadores temporários (179.636 para ampla concorrência e 12.336 para deficientes). As inscrições via internet vão até 4 de abril. A taxa de inscrição é de R$ 18. Os aprovados trabalharão temporariamente coletando informações nos 58 milhões de domicílios do país para o Censo 2010.Os candidatos serão submetidos a provas objetivas. A duração das provas será de quatro horas. Os exames estão previstos para serem realizados em 30 de maio, das 13h às 17h. Os locais de prova serão divulgados a partir do dia 18 de maio.O cargo exige nível fundamental completo e o salário será calculado de acordo com a quantidade de questionários preenchidos. Segundo o IBGE, a média é de R$ 800 a R$ 1,6 mil para cerca de 300 domicílios visitados. O horário é feito pelo recenseador. O Censo 2010 começa a ser executado no dia 1º de agosto.A contratação dos recenseadores será a partir de 26 de julho. O IBGE informa que os recenseadores deverão se inscrever para trabalhar nos locais onde moram. O contrato de trabalho terá duração de um mês, podendo ser prorrogado pelo mesmo período conforme a necessidade. Os candidatos contratados terão seu desempenho avaliado mensalmente, observados cumprimento de prazos e produtividade. Segundo o edital, a previsão de execução dos trabalhos é de até 5 meses.A jornada de trabalho recomendada é de 25 horas semanais, além da participação obrigatória no treinamento, que terá duração de cinco dias e meio e carga horária de 8 horas diárias.

Jacobina: Policia Militar prende três homens com 87 pássaros


Crime ambiental

Fotos e reportagem de Antonio Carlos (por email)

No final da tarde desta quinta-feira, 25, policiais militares do Pelotão Tático Especial (PTE), comandados pelo soldado PM Durbem, prendeu três homens que tentavam fugir da Fiscalização Ambiental em um veículo Kadet cor cinza, Placa Policial CFR 3201, licença de São Paulo.
Os acusados foram identificados como: Jorge de Oliveira Lima, 47, “ Galego”, residente no povoado de Paraíso, apontado como sendo o cabeça do crime; Dalmir Almeida da Silva, “Dú”, 47 anos e Elinesio da Silva Vieira, 52 anos. Os dois últimos residentes em Novolandia, município de Serrolandia.
A Polícia estava fazendo uma ronda em uma estrada vicinal no bairro da Pedra Branca, conhecido como desvio de Mirangaba quando avistou os três em atitude suspeita, na abordagem foi constatado que havia uma grande quantidade de gaiolas e dezenas de animais silvestres.
Foram contabilizados 31 azulões; 55 estevãos e um pássaro desconhecido, totalizando 87 aves apreendidas que seriam levadas para comérico na capital paulista, segundo informações dos acusados.
O capitão Gabriel, sub-comandante da 24ª CIPM, esteve no Complexo Policial para acompanhar a Guarnição no momento da apresentação dos presos e do material apreendido e disse que a Policia Militar está alerta a este tipo de crime.
Os três homens foram ouvidos pela delegada plantonista Dra. Maria Alice Santiago, e deveram ser encaminhados à Justiça.
Os pássaros estavam acondicionados em 13 gaiolas, sendo que alguns já deles estavam mortos. Foram apreendidos também, dois facões, vários estilingues, dois botijões de gás e o veículo que encontra-se com documentação obrigatória atrasada desde 2003, bem como a CNH do condutor, o Galego.
Outro fato registrado pelos policiais é que os acusados estavam na caça aos pássaros desde a última terça-feira na região de Morro do Chapéu e Mirangaba.

Macumba e magia negra encontrado em cemitério do interior de Campo Formoso

De acordo com as informações da Rádio 98 FM de Campo Formosos, no cemitério do povoado de Brejo do Tamanduá, a aproximadamente 7 km da cidade de Campo Formoso, foi encontrado enterrado em um caixão, amarrado com corrente e travado com um cadeado, um porco com a cabeça decepada, um coração cravado com facas, sapo, velas e cachaça. A "mistura" pode ser procedente de magia negra, macumba.

Bahia passa pelo Camaçari e mantém 100% de aproveitamento

Apesar de um jogo fraco tecnicamente, o Bahia não decepcionou na quinta-feira, 25, bateu o Camaçari por 3 a 0, no estádio Armando Oliveira, e segue com 100% de aproveitamento na segunda fase do Campeonato Baiano. A partida foi válida pela terceira rodada do Grupo 4.
Os gols foram marcados por Rodrigo Gral, Lima e Mauricio. Com o resultado, a equipe do técnico Renato Gaúcho, que está sem perder no Estadual há 10 partidas, continua na liderança com 9 pontos. Já o Camaçari permanece na lanterna, com apenas um ponto.
No primeiro tempo, a partida começou equilibrada, com poucas chances para as duas equipes. O Bahia foi pouco ofensivo e quase não ameaçou o gol de Marcelo. Já o time da casa abusou nas faltas e deixou o jogo muito truncado no setor de meio-campo.
Após o intervalo, os tricolor voltou melhor para o segundo tempo. Pensando em um time mais ofensivo, o técnico Renato Gaúcho colocou Rafael e Mauricio no lugar de Apodi e Bruno Silva, respectivamente. E aos 19 minutos, Rodrigo Gral abriu o placar para o time visitante. Após lançamento de Rafael, o atacante dominou no peito e chutou forte para o fundo das redes.
Aos 31 minutos, Lima ampliou a vantagem para o Bahia. Ávine cruzou na área e centroavante completou. A dez minutos do final, Mauricio recebeu passe de Rafael e bateu forte para o gol, sacramentando o triunfo do tricolor.
O próximo confronto do Bahia será no domingo, 28, no estádio Armando Oliveira, contra o mesmo Camaçari, pela partida de volta da competição. Eduardo Martins, de A Tarde

OUROLÂNDIA HUMOR E A CHARGE DO DIA:

Pra você pensar:

Um dos diretores do Setor de Planejamento da PMO ainda garoto, já numa de suas famosas desculpas! Nesta feita para a professora na Escolinha do Primário em Mundo Novo, sua terra natal:
Se você imagina quem é este diretor, deixe um comentário dizendo o nome dele! Se você acertar ganhará como prêmio uma aula de zootecnia........ hihihihihi!!!!!!

Pista: pequeno detalhe da seta no nariz....

quinta-feira, 25 de março de 2010

NOVAS SOBRE A MORTE DO GAROTO QUE MATOU A MÃE

Fotos de Ferinha Francisco - Imagens do Umbuzada
As Polícias Civil e Militar, no comando do Delegado Felipe Neri, da regional da cidade de Senhor do Bonfim capturam nesta quinta-feira, (25) de março, o Jovem que matou a mãe no ultimo domingo (21), conhecido por José Gilmar dos Santos, que após ferir um policial civil com golpes de facão, foi atingido a tiros e morreu antes de chegar a Uauá.
A caça já estava chegando ao quinto dia, quando por volta das 11h desta quinta-feira (25), com o apoio de policiais de varias regiões o assassino foi morto e trazido para sede do município. Para policiais acostumados a essas situações a perseguição foi algo incomum, o rapaz estava correndo despido, de pés descalços, portando um facão e uma lança pontiaguda, um perigo para todos da equipe que o perseguia e para população que acompanhava com apreensão do desfecho do caso.
Após a chegada do corpo à delegacia da cidade, curiosos vinham de toda parte para presenciar a veracidade dos fatos e, por conseguinte, foi providenciado pelas autoridades policiais o encaminhamento para Instituto Médico Legal de Juazeiro, para que seja submetido a pericia. Para o delegado Felipe Neri o trabalho da policia foi feito, o rapaz só não foi capturado com vida, por que investiu contra o policial que efetuou o disparo e se recusava a se entregar. (PORTAL SÓ AGITOS)

Clique no link abaixo e assista o vídeo da entrevista com o Delegado que coordenou a operação.
http://www.youtube.com/watch?v=zlwpz5ChrEQ&feature=player_embedded

Jovem é baleado em Riachão do Jacuípe

(Calila) Segundo informaçoes policiais, Adriano de Jesus Assis, conhecido por "Zebedeu" de 21 anos, morador do Alto do Cruzeiro em Riachão do Jacuípe, o mesmo estava na porta de sua residencia por volta das 09h desta quinta-feira (25) quando foi supreendido por um elemento não identificado que sacou de um revólver e disparou cerca de cinco tiros no mesmo, sendo que um deles atingiu seu tórax um pouco abaixo do peito esquerdo por pouco não atingiu o coração. O jovem foi transferido para Feira de Santana.
A policia não tem pistas do atirador que se encontra forajido. Por Alana Adrielle

Secretário do Diretório Municipal do PMDB de Jacobina confirma candidatura de Rui Macedo

Segundo informações do Secretário do PMDB de Jacobina, Luciano Gallo, o ex-prefeito de Jacobina e ex-deputado estadual Rui Macedo, confirmou na tarde desta quarta-feira, 24, que concorrerrá a uma das cadeiras a Assembleia Legislativa nas eleições de outubro deste ano.
Rui Macedo foi candidato a reeleição de prefeito nas últimas eleições municipais e obteve mais de 17 mil votos e há quem diga que sai com força para obter êxito nesta nova empreitada.

Prefeitura de Ourolândia divulga calendário do Projovem

A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, está convocando todos os jovens do município, inscritos no Projovem, para participar do evento inicial das atividades do Programa no ano de 2010, em suas respectivas comunidades, com o seguinte calendário:
- Povoado de Casa Nova, dia 25/03, quinta-feira, a partir das 09horas;
- Povoado de Alagadiço, dia 26/03, sexta-feira, a partir das 09 horas;
- Distrito de Lagoa do 33, dia 29/03, segunda-feira, a partir das 13 horas;
- Povoado de Alazão, dia 30/03, terça-feira, a partir das 09 horas.
Sobre o Programa
O ProJovem Adolescente, objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Consiste na reestruturação do programa Agente Jovem e destina-se a jovens de 15 a 17 anos.

Morto homem que matou e decaptou a mãe na cidade de Uauá

O delegado Regional da cidade de Senhor do Bonfim, Felipe Neri, divulgou agora a pouco através do Programa Zona Franca da Rádio Serrana FM de Jacobina que José Gilmar dos Santos foi morto por volta das 12 horas desta quinta-feira, 25, na região de Uauá. Ele, no último domingo, 21, havia matado e decapitado a própria mãe, Senhora Maria Lúcia dos Santos (55) anos na fazenda Lagoa do Mari, fugindo em seguida levando consigo a cabeça dela.
A Polícia havia empreendido busca desde o momento do fato lamentável e hoje, conseguiu localizar o criminoso.
Segundo o delegado, ainda ontem Gilmar,
que estava despido no meio de uma caatinga nas proximidades de onde aconteceu o crime, foi localizado, mas ofereceu resistência e foi alvejado na panturrilha e ainda assim conseguir fugir vaoltando a ser localizado hoje quando novamente resistiu a prisão, chegando a ferir um policial civil com um facão. A Polícia disparou ferindo-o no tórax. Os policias ainda tentaram socorrê-lo mais ele não resistiu ao ferimento indo a óbito a caminho do hospital.
O delegado contou ainda que os moradores da região onde o bandido circulava estavam aterrorizados chegando a jutarem-se em grupos para dormir numa mesma casa.

Debaixo de sol inclemente, peixes 'brotam' em Olhos D'Água de São Bento

Texto, fotos e reportagem de Corino Rodrigues de Alvarenga
Produtores rurais pegam peixes sem anzol nem rede nas gaiolas submersas
(do site Corino Urgente) 25/3/2010 às 11h13 - A distante e inóspita Ouro Branco de outrora deu lugar à desenvolvimentista Ourolândia, que, em pleno ano de 2010, faz "brotar" peixes sob sol escaldante cercado por um verdadeiro oceano de pedra bege-bahia, sisal, mandacaru e solo seco.
O milagre é possível e está submerso em Olhos D'Água de São Bento, localizado a cerca de três quilômetros da sede do município.
20 famílias fazem parte da Ascojovem - Associação dos Jovens Rurais do São Bento, num projeto denominado de Unidade Demonstrativa de Piscicultura em Tanque-Rede, com apoio e parceria da Bahia Pesca, Uneb, Governo da Bahia, Codep e Prefeitura de Ourolândia, sob a presidência de Eugênio Pequeno da Silva, tesouraria de Ivanilton da Silva Leite e participação de produtores rurais da localidade, tendo como filosofia "organizar para transformar".
"Isso aqui faz muito bem para a cabeça, descansa, a gente trabalha em paz", diz Luciene da Silva Barros, informando que há seis mulheres trabalhando no projeto.
"Estamos preparados para produzir ainda muito mais no futuro", diz Ivanilton Leite.
Já o presidente Eugênio Pequeno diz que "além da alimentação da comunidade que melhorou muito, nós estamos vendendo na cidade e as pessoas estão gostando muito da qualidade do peixe que produzimos". Ele citou que os peixes são alimentados com ração nas gaiolas, o que garante mais higiene e saúde para quem consome.
Além dos peixes que estão nas gaiolas submersas, outros 40 mil alevinos foram jogados na represa nos últimos dias. "Há peixe aqui com mais de dez quilos", acredita Ivanilton Leite.
Quem quiser manter contato com os "pescadores" de Ourolândia deve ligar para (74) 3681-2325/2366.
Assim como na Bíblia, em que os profetas narram o milagre dos pães e dos peixes, em Ourolândia há um milagre parecido: peixes crescem para o consumo em apenas seis meses e se multiplicam com impressionante velocidade que, na emoção do visitante que chega, fica a sensação inequívoca de que Deus existe - e em forma de bênção. E de peixes. De muitos peixes.

Apreendida maconha em ônibus da Gontijo

(Corino Urgente) Policiais rodoviários federais da Delegacia 10/04, de Senhor do Bonfim, apreenderam às 2h20 de hoje, 25, no km 117 da BR-407, área do Posto PRF, em um ônibus da empresa de transportes Gontijo duas bolsas de viagem, contendo 41 tabletes de maconha prensada, perfazendo um total de 40 kg da erva já pronta para o consumo. A droga estava no interior do bagageiro do ônibus de placa GSV-4578-MG, que fazia a linha de Pilão Arcado para Salvador, e pertencia à passageira Marilza Alves Lima, 25 anos, conduzida para a Depol em Senhor do Bonfim. A mesma disse que estava levando a droga para a cidade de Jequié. Com informações do Inspetor Lopes

Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 25 milhões no sábado

O concurso número 1.165 da Mega-Sena, que será sorteado no próximo sábado (27), deve pagar R$ 25 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas sorteadas, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal.
Ontem (24), nenhum bilhete acertou os números do concurso 1.164 e o prêmio acumulou. Os números sorteados na ocasião em União da Vitória (PR) foram: 06 - 14 - 17 - 26 - 40 - 49.
Ao todo, 56 apostadores acertaram a quina e cada um vai receber R$ 30.323,49. Outras 5.145 apostas acertaram a quadra e ganharão R$ 471,50 cada uma.
Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso, deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ . O maior prêmio já pago pela Mega-Sena foi o de R$ 144,9 milhões, sorteado na Mega da Virada em 31 de dezembro do ano passado.

Homem de 69 anos é preso ao estuprar criança de 8 anos em Antônio Gonçalves

(Por Walterley Khuin) A Polícia Militar de Antônio Gonçalves prendeu nesta última quarta-feira (24), Evandro Matos, 69 anos, residente à Rua Getúlio Vargas, centro da mesma cidade.
Acusado de estuprar uma criança de apenas oito anos, de iniciais L.S. Evandro Matos seduziu e a levou à sua própria casa, o qual mora com sua atual esposa.
Segundo consta no Boletim de Ocorrências, às 11h30min da manhã desta quarta-feira, a própria esposa do acusado flagrou na cama do casal, o mesmo praticando relações sexuais com a criança já sem roupa. Desesperada a esposa de Evandro Matos, procurou imediatamente a Polícia e comunicou o fato ocorrido.
O caso chocou a comunidade da pequena cidade de Antônio Gonçalves que virou comentários em toda a região da cidade.
O estuprador foi preso no inicio da tarde do mesmo dia e encaminhado ao Complexo Policial de Senhor do Bonfim, onde foi atuado em flagrante pelo delegado Guerra, que logo após prestar depoimento, Evandro Matos foi conduzido à Delegacia de Antônio Gonçalves, onde encontra-se preso neste momento.
Segundo informações dos policiais que realizaram a prisão, a criança de oito anos, comunicou aos mesmos, que não foi a primeira vez que o estuprador havia levado a mesma para a sua casa e praticado atos libidinosos contra ela.

Casa lotérica de Saúde foi assaltada e bandido morre em troca de tiros com a Polícia

Um assalto nesta madrugada na casa Lotérica Vida Nova que fica na Praça Albino Pereira, em Saúde, terminou com um bandido morto. Franklin Henrique Santos, 31 anos, natural do estado de São Paulo foi morto em confronto. Segundo informações vizinhos que acionaram a policia, após escutarem um barulho vindo de dentro do estabelecimento, onde eles teriam arrobado uma das portas. Após a chegada da policia no local, os bandidos perceberam a presença dos policiais e um dos bandidos conseguiu fugir. Outro de posse de uma revolver disparou contra a guarnição sendo atingido e vindo a óbito. Segundo informações da Polícia, há indícios que cerca de 3 elementos teriam participado deste assalto já que havia um carro parado na esquina e supostamente outro elemento aguardando. Um dos bandidos que conseguiu fugir teria levado uma quantia em dinheiro ainda não divulgada. Blog do Walterley

Começa a XVI Expo Coité. Evento vai até domingo

A Expo Coité é um dos eventos mais importantes que acontecem anualmente no município de Conceição do Coité. É organizado pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Ação Comunitária, com apoio da Prefeitura Municipal.
Esse evento iniciou na década de 80 como "I Feira de Animais com Ovinos e Caprinos", onde hoje se encontra o Parque de Exposições. Com o sucesso, o Governo Municipal da época inaugurou em 28 de Novembro de 1985, já com a III Feira e Exposição de Ovinos e Caprinos, o Parque de Exposições João Durval Carneiro, que no ano passado teve o nome mudado para Agnaldo Ramos Gomes.
Com seus 16 anos de existência, a exposição já está inserida no calendário da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária e do Ministério de Agricultura.
É reconhecida, como um dos mais importantes eventos de caprinos, ovinos e cultura do Nordeste Brasileiro.
Esse evento não contempla apenas criadores de animais, pois além da exposição há também feira de artesanato, barracas com comidas típicas, empresa de agro indústria trazendo as novidades do mercado, além dos swohs musicais que acontecem a noite.
Vários são os parceiros que contribuem para a realização dessa festa. Como: O Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (SEBRAE), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), associação dos criadores de caprinos e ovinos da Bahia (ACCOBA) entre outros. (Calila)

IMA calcula 10 toneladas de peixes mortos contaminados por óleo de asfalto

Cerca de 10 mil toneladas de peixe foram mortos no riacho Camisão, um dos principais afluentes do Rio Jacuípe.
O acidente aconteceu próximo a Riachão do Jacuípe no inicio da tarde de terça-feira (23), por um caminhão tanque transportava mais de 13 mil litros de óleo que é utilizado na construção de asfalto. Além de peixes, a contaminação matou outros animais, como frangos e porcos.
A preocupação dos técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) é com a chuva, que chegou a região, pois, pode contribuir para o aumento da poluição, podendo chegar até o Rio Jacuípe.
A empresa responsável pelo caminhão, a Nacional Asfalto, enviou uma equipe nesta manhã de quarta-feira (24) para fazer a retirada dos animais mortos do riacho e fazer a limpeza do solo atingido. Segundo um técnico do IMA, a limpeza deve durar entre 5 a 8 dias. (Calila Notícias)

NIVALDO MARINHO NUNES NÃO PASSA BEM

Nivaldo Marinho Nunes, o Gatão, liderança política, ex-vereador e ex candidato a prefeito de Ourolândia, recentemente em Salvador, fez uma cirurgia para retirada de pedras na vesícula. Apos o repouso pós operatório, retornou para Ourolândia na quinta-feira, 18 deste mês.
Gatão amanheceu hoje, 25, reclamando de fortes dores em todo o corpo e sem poder se movimentar. Neste momento ele está sendo transferido para um hospital na cidade de Jacobina onde previamente o médico Manoel Inácio Junior o aguarda para atendimento emergencial.
Nivaldo Marinho Nunes é diabético e há alguns anos passou por outra cirurgia de amputação da perna esquerda.

Internauta de São Paulo faz elogios ao Blog de Ourolândia

Lucival disse...
AMIGO BOA NOITE.
Sou Lucival e moro na cidade de Leme in interior de Sp, sou de Itatiaia e se quer conheço a cidade de Ourolândia no entanto sou leitor assíduo deste blog pois assim me mantenho informado sobre toda a região tambem leio o blog do Arnaldo radialista em capim Grosso assim podemos entender o quanto e importante essas informações chegarem até nós de maneira que sou grato a estes profissionais que se dedicam em manter pessoas que estão distantes informadas
PARABÉNS PALAS INFORMAÇÕES DO BLOG

TÉCNICOS DO INSS VISITAM OUROLÂNDIA PARA A CONSTRUÇÃO DA AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA

A Prefeitura de Ourolândia deverá começar já na próxima semana, o processo burocrático de doação, o aterro e a compactação do terreno situado vizinho a Câmara de Vereadores à Avenida Alvino Rodrigues que foi escolhido pelos técnicos do INSS de Juazeiro, juntamente com uma equipe de pessoas moradoras em Ourolândia, na manhã desta quarta-feira, 24, para a Construção da futura Agência da Previdência Social.
De acordo com as informações de Adalberto Cardeal que é também engenheiro da Agência da Previdência de Juazeiro, a Prefeitura de Ourolândia terá que contratar um arquiteto para a elaboração do projeto estrutural da obra que terá dimensões de 25m x 40m perfazendo 1000 metros quadrados de área, já que a agência será construída numa parceira entre o governo federal e o municipal.
“A Região de Ourolândia está sendo privilegiada com esta obra que deverá atender a uma demanda crescente de muita gente até de outros municípios que deverão buscar atendimento nesta cidade”, afirmou Cristiane Pereira, chefe do Serviço Atendimento.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Beijuzeiras fazem protesto contra discurso de vereador em Quixabeira

De acordo com as informações do reporter Ailton Araújo, a Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Quixabeira ficou pequena na sessão desta terça-feira, 23. Dezenas de agricultoras do povoado de Baixa Grande, 17 km da sede, lotaram as dependências da Casa com faixas protestando contra o discurso proferido pelo vereador Aécio Almeida (PMDB), na sessão do dia 16 de março.
Na data o vereador levou junto um saco de beiju recheado (alimento tradicional da região), produzido no povoado de Baixa Grande, e afirmou que a iguaria estava estragada e sendo servida aos alunos das escolas do município, dizendo ainda que o beiju recheado não é merenda adequada para ser inserido no cardápio escolar.
De acordo com informações da Prefeitura, Quixabeira é uma das poucas cidades da região que já compra mais de 30% da merenda oriunda da agricultura familiar obedecendo à Lei Federal Nº 11.947.
Na opinião de alguns agricultores a atitude vem fortalecendo cada vez mais a agricultura do município, gerando renda para os grupos de produção e servindo merendas nutritivas e saudáveis para os alunos.
Eliene Andrade, representante do grupo de mulheres, presente na Câmara, comentou sobre a atitude do vereador: “Nós estamos muito decepcionadas com o discurso do vereador Aécio, pois atitudes como essas podem destruir os nossos sonhos” lamentou.
O coordenador da merenda do município, Gerson Gonçalves disse: “Incidentes podem acontecer tanto na merenda industrializada como na merenda oriunda da agricultura local, mas os alimentos produzidos pelos produtores de Quixabeira têm muita qualidade e aceitação dos alunos” concluiu.

BAHIA:Deputado Sérgio Passos é reconduzido à presidência da CDHS

(Por João Batista Ferreira) Com ação parlamentar reconhecida, inclusive eleito pela ONG Transparência Brasil como um dos dez deputados mais atuantes da Assembleia Legislativa, Sérgio Passos, PSDB, acaba de reconduzido à presidência da Comissão Direitos Humanos e Segurança Pública, uma das mais importantes da Casa.
Um dos temas já debatidos pela CDHS é a PEC-300, que estabelece remuneração igual dos policiais militares dos estados à do Distrito Federal, medida que se aplica também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e aos inativos.
Presidida por Sérgio Passos, a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Publica já realizou outras audiências públicas, a exemplo de Santo Amaro da Purificação, em atendimento a convite da Câmara Municipal daquela cidade. Também foram aprovadas mais de uma dezena de proposições semelhantes, que deverão acontecer ao longo do ano em vários municípios baianos.
O deputado Sérgio Passos lembra que as audiências públicas têm sido espaços importantes para que sejam debatidos temas como cidadania, participação popular, prevenção e repressão ao crime, entre outros. “A audiência pública tem como principal objetivo, definir diretrizes e promover um debate de qualidade e construção de propostas para beneficiar toda a sociedade. E para isso acontecer é necessário que toda a população seja consultada”, conclui.

LEITOR FAZ ELOGIOS AO BLOG DE OUROLÂNDIA

Caro Editor,

Bom dia .
Sou Eduardo Oliveira, português, residente na Bahia e baiano de coração, queria expressar os meus votos de satisfação e dizer que li com todo o carinho e atenção este novo Blog . Ourolandia que bem conheço, bem como o seu digníssimo Perfeito Dr. Antonio Araujo, estão no meu coração, nem eu próprio sei explicar porquê.

Desejo os maiores Votos de Felicidade, tudo quanto seja feito para dignificar a cidade de Ouroilandia merece o meu total apreço e considere me à sua total disposição.

Abraço e Felicidades para Todos . Ourolandia tem uns habitantes e dirigentes de alto nível e é uma cidade de enorme Futuro e não só pelo Beige Bahia . Agora mesmo estou divulgando o Blog para Portugal, Itália e Arábia Saudita .

Att.Eduardo Oliveira

Caixa de Previdência de Ourolândia recomenda aposentadoria de servidora

A Caixa de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Ourolândia, em ato oficial, através da Portaria n. 01 de 08 de fevereiro deste ano, recomendou a aposentadoria da funcionária municipal Analice Pereira dos Santos, ocupante do cargo de professor nível I do quadro de pessoal da Secretaria de Educação do Município. O prefeito Antonio Araújo, através do Decreto n 042 de 22 de fevereiro concedeu homologando a aposentadoria.
Segundo as informações de Clodoaldo Pereira da Silva, diretor da Caixa de Previdência, com esta, já são 10 servidores aposentados e cinco pensionistas, pelo Órgão em Ourolândia desde o ano de 2007.

Garoto de Ourolândia que estava desaparecido há 14 anos é encontrado em Barreiras

Segundo as informações do funcionário público municipal de Ourolândia, Marcos Adriano Souza Nunes, o Teinha, o garoto Pedro de Souza Nunes, o Pedrinho, seu sobrinho, hoje com 22 anos, que estava desaparecido desde o ano de 1996, foi visto em trajes de mendigo e muito maltratado, no último sábado, 20, na Rodoviária da cidade de Barreiras.
Na época, há 14 anos, Pedrinho, com oito anos de idade, havia desaparecido da casa da avó à Rua José Ribeiro de Morais, Ourolândia, e de lá pra cá ninguém mais ouvira falar do paradeiro do garoto. Marcos Adriano disse que tomará todas as providências para recambiá-lo até a cidade de Ourolândia para o retorno ao convívio familiar.

JACOBINA: Corpo encontrado póximo à entrada de Caém

Rapaz sem identificação foi encontrado morto

(Corino Urgente) O site recebeu a informação de que foi encontrado neste exato momento, próximo à entrada da cidade de Caém, em uma estrada vicinal, o corpo de um rapaz sem identificação aparentando 26 anos. O site corinourgente informou ainda que trará novas infomaçoes sobre o caso ainda hoje.

Na bronca com o governador

Segundo o comentário feito na manhã desta quarta-feira, 24, pelo radialista João Batista Ferreira, apresentador do Jornal da Serrana FM de Jacobina, a oposição de Ourolândia estaria “P” da vida com o governador Jaques Wagner por conta do tratamento dispensado por ele ao prefeito Antonio Araújo na oportunidade em que esteve visitando Ourolândia para a inauguração de quatro Unidades do Programa de Saúde da Família, construídas com recursos da Saúde Estadual e contrapartida da Prefeitura.
Não foi à toa a atitude do governador. Jaques Wagner é um homem inteligente e deve estar sabendo da situação política do chefe da oposição em Ourolândia.
Dizia um velho poeta que “papel queimado não serve para fazer cigarro e em tempo de pitar é melhor mastigar algo mais saudável”.

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA SOLICITA DIVERSAS OBRAS PARA O MUNICÍPIO

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia informou na manhã desta quarta-feira, 24, que o prefeito Antonio Araújo está pleiteando junto a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) diversas obras para o município, dentre elas a iluminação com torres e refletores para o Estádio Municipal de Futebol que inclusive já tem expediente aberto na Coelba com o número 9004804772 e o projeto pronto elaborado por Joel A. Pinto que é o coordenador da Unidade de Novas Ligações Subterrâneas-ONLS; eletrificação para o Assentamento Mucunã, situado as margens da BA 368, distando 10km de Ourolândia, conforme expediente da Coelba 9005560273; ligação de energia para a indústria cidadã construída na sede, que segundo últimas informações da Coelba, deverá ser liberada no próximo dia 14 de abril; ampliação e substituição de bifásica para trifásica da rede de energia do povoado de São Bento; substituição do sistema de energia solar por energia convencional para a Fazenda Lagoa de Dentro; um kit de energia solar para o senhor José Piqueno residente na zona rural do município e diversas outras obras do Programa Luz Para Todos.
Em particular, a Assessoria informa ainda que a Comunidade de São Bento, hoje a maior produtora de peixes em gaiola na Região e também grande produtora de cebola, tomate e cenoura com sistema irrigado, deverá obter um grande benefício com a obra de substituição da rede bifásica para trifásica. A atual não comporta o funcionamento de motores elétricos e, até então, os produtores vêm se utilizando de motores movidos a óleo diesel, o que aumenta em muito os custos da produção.
Os desportistas também deverão ser bastante beneficiados já que o Estádio Municipal, que terá o campo gramado logo após a realização da final da Copa 13 de Junho, vai receber torres com refletores de iluminação e a Liga Desportiva de Ourolândia poderá promover jogos também durante as noites.

terça-feira, 23 de março de 2010

SAÚDE: Câmara antecipa eleição e escolhe nova Mesa Diretora para 2011/2012

(Notícia Livre) Em sessão realizada na noite dessa segunda-feira, dia 22, a Câmara de Vereadores do município de Saúde decidiu antecipar a eleição à Mesa Diretora para o biênio 2011-2012. A decisão foi tomada depois da apresentação de um requerimento pelos vereadores da oposição. De imediato, o presidente da Casa, Claudiano de Menezes Jatobá, submeteu a proposta para avaliação dos presentes. Em protesto, os vereadores da situação, que apóiam o prefeito Antonio Fernando, decidiram abandonar a sessão.
Com cinco vereadores em plenário, o requerimento acabou sendo aprovado. Em seguida, os vereadores promoveram a votação para escolha da nova Mesa Diretora, com chapa única, encabeçada pelo vereador Ricarte Dantas Ferreira, do PSDB.
Através do decreto legislativo no 03/2010, o atual presidente Claudiano Jatobá, proclamou o resultado, ficando constituída a Mesa Diretora, para o biênio 2011 a 2012, com seguinte formação: Ricarte Dantas Ferreira (Presidente), Claudiano de Menezes Jatobá (vice-presidente), Avany Celeste Ferreira de Melo da Silva (1º secretário) e Edmilson Alves dos Santos (2º secretário).
Os quatro vereadores da oposição prometem à justiça para anular o resultado.

UAUÁ: Polícia encontra arma do crime e cabeça de mãe morta pelo filho

Arma do crime e cabeça da senhora Maria Lúcia dos Santos

Em entrevista ao Zona Franca, da Serrana FM, o Sargento Rosenberg, da PM de Uauá, informou que a polícia localizou nesta terça-feira (23) a cabeça da senhora Maria Lúcia dos Santos 55 anos, morta com golpes de foice pelo filho José Gilmar dos Santos 25 anos, no ultimo domingo (21), na fazenda Lagoa do Mari, naquele município.O enterro de Maria aconteceu no cemitério Recato da Saudade em Uauá e foi acompanhado por milhares de pessoas.
A cabeça foi encontrada a cerca de seis quilômetros do local do homicídio, pouco tempo após o enterro em Uauá. No local também foi encontrada uma foice, usada no crime, e algumas roupas do matricida.
Segundo informações do repórter Francisco Ferinha, o criminoso estaria baleado, depois de resistir a voz de prisão, e continua homiziado no caatinga, sob o cerco de dezenas de policiais. (Notícia Livre)

Motoqueiro atropela animal, carona fica no chão e caminhão passa por cima

No início da noite de segunda-feira (22), o motociclista, Antonio Cesar Lima Silva, 35 anos, atropelou um animal na BR-116/Norte, próximo ao posto de combustível Alto Sereno, em Serrinha (BA). O acidente aconteceu por volta das 19h. O carona, José Manoel dos Santos, conhecido como "Zé da paciência" 58 anos, morreu no local.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motociclista perdeu o controle do veículo depois de atropelar um cavalo que estava solto na rodovia. "Ele foi surpreendido quando o animal saiu correndo do mato. Não teve jeito estava tudo escuro e ele não conseguiu desviar", disse uma testemunha.
No choque, José Manoel caiu na pista e foi atropelado por um caminhão, demais dados ignorados. O condutor da moto Yamaha-YBR, placa JOS-5719, teve ferimentos leves. (Calila)

TELEFONIA CELULAR EM OUROLÂNDIA

A notícia publicada em fevereiro deste ano, aqui neste blog, sobre o possível funcionamento da telefonia celular em Ourolândia, quando a Claro ganhou para a Oi a "quebra de braço" que havia na Justiça pela disputa da operação do sinal em Ourolândia, deixou os moradores em expectativa. Os diretores da Claro Telefonia garantem que o sinal da operadora deverá entrar no ar já no municipio em final de abril deste ano.
Veja no link abaixo a promessa e o que disse o diretor de operações da empresa:
http://blogdeourolandia.blogspot.com/2010/02/operadora-oi-nao-vai-mais-operar.html

Traficantes são presos com 85 pedras de crack em Valente

Eutiquio Marcos de Oliveira, 32 anos, (de azul) Muche e Adriano Joaquim dos Santos, 28, natural de Salvador, são acusados de tráfico de drogas

Uma equipe de policiais do 16.º BPM, lotados em Valente e Retirolândia, e agentes da Delegacia de Valente, prendeu em flagrante duas pessoas e apreendeu 85 pedras de crack, no final da manhã de segunda-feira (22), em uma casa na Vila João da Cabana.
Eutiquio Marcos de Oliveira, 32 anos, (de azul) conhecido por Muche residente na cidade e Adriano Joaquim dos Santos, 28, natural de Salvador, são acusados de tráfico, de modo especial, do crack.
Junto as 85 pedras de crack, embalados e prontos para a venda, foram apreendidos dois celulares.
Investigação - Segundo informações da policia, uma ligação anônima afirmava que os dois traficantes estavam na casa de Rosana dos Santos, 20 anos, uma garota de programa conhecida na região.
Na ligação, a pessoa afirmava ter escutado na manhã de segunda-feira, por volta das 09h, Bicudinha, como é conhecida Rosana, conversar com com outra garota de programa, em São Domingos, dizendo que dois traficantes estavam em sua casa e tinham muita droga. Afirmava ainda que eles tinha chegado no domingo de Salvador.
Com a informação, a polícia prendeu Bicudinha em São Domingos e a mesma confirmou a existências destas pessoas em sua casa, porém negou que eles estivessem todo tempo lá e que apenas cedeu a casa para eles tomarem banho.
Tenho reforçado a guarnição da PM, juntamente com agentes da DEPOL, os policiais foram até o local e cercaram a casa. Ao perceberem a presença da polícia, eles "dispensaram a droga", conforme linguagem da polícia, jogando na casa vizinha e tentaram fugir, mas foram presos.
Detidos, eles confessaram onde estava a droga e a polícia foi em busca para fazer apreensão.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

Serrana FM recebe Prêmio Mérito Lojista

Lene Barreto, Rosângela Moreira, Renildo Almeida e João Batista Ferreira

(Notícia Livre) Em solenidade realizada no último sábado, no Leader Esporte Clube, a Serrana FM recebeu o Prêmio Mérito Lojista, considerado o Oscar do comércio jacobinense. Esta é a quinta vez que a Serrana FM, que foi inaugurada em 19 de setembro de 2002, recebe esse prêmio.
Além da equipe de funcionários, na entrega da premiação deste ano estiveram presentes, representando o Sistema Nordeste de Comunicação, os executivos Nélio Rangel e Carlos Andrade, que gerenciam as emissoras do grupo no interior do estado.
Para a direção do SNC, o sucesso da Serrana Fm é resultado dos investimentos feitos em equipamentos modernos, equipe profissional qualificada e comprometida, além da parceria sólida que mantém com o comércio regional, repercutindo diretamente na credibilidade junto aos milhares de ouvintes na macro-região de Jacobina.
No ano passado, com a inauguração do seu novo parque de transmissão, que passou a funcionar na Serra do Tombador, a Serrana FM passou a operar na freqüência de 93.5. E as mudanças não pararam por ai. Com um moderno sistema de transmissão, a Serrana FM aumentou sua potência, saindo de 01 para 05 quilowatts, o que a transformou na emissora da maior abrangência da região.
Ao romper as fronteiras do Piemonte da Chapada, a Serrana FM amplia seus horizontes e encurtou a distância entre quase uma centena de municípios baianos, sendo ouvida por quase um milhão de pessoas.
A Serrana FM atinge todas as classes sociais, através da programação musical que contempla todos os estilos. Tem uma participação com destaque também no jornalismo, especialmente com lançamento de programas como o Jornal da Serrana, de segunda a sábado, das 6h às 8h da manhã, e Zona Franca, de segunda à sexta-feira, das 12h às 14h.
Área de Cobertura da 93,5 - América Dourada, Antônio Gonçalves, Baixa Grande, Bonito, Caem, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Canarana, Cansanção, Capim Grosso, Conceição do Coité, Filadélfia, Gavião, Ipirá, Irece, Itaberaba, Itiúba, João Dourado, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Ourolândia, Pindobaçu, Pintadas, Piritiba, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Rui Barbosa, Santa Luz, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Tapiramutá, Umburanas, Utinga, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, entre outras.

Filho mata a mãe e foge com sua cabeça

Policiais civis e militares de Uauá, município do Nordeste da Bahia, Microrregião de Euclides da Cunha, estão empenhados na captura de José Gilmar Nascimento do Santos, que por volta de 07h00, da manhã deste domingo, 21, matou e decapitou a própria mãe, dona Maria Lúcia Nascimento, 56. Segundo informações dos agentes Genilson Gomes e Paraiba, a tragédia aconteceu na residência da família, na localidade de Lagoa do Marí.
O autor do crime, que residia em São Paulo, foi trazido de volta para o seio familiar, depois que os pais tomaram conhecimento de que o filho estaria sofrendo de problemas mentais. Na manhã deste domingo, José Gilmar agrediu a mãe batendo-lhe no rosto com um cabo de foice. Joel dos Santos, 60, pai do agressor, foi em socorro da esposa, e também foi agredido, porém, sem sofrer lesões consideráveis. Um outro filho tentou retirar Maria Lúcia do local e escondê-la. A tentativa de proteger a mãe não deu certo, pois o agressor voltou-se contra o irmão e tentou atingí-lo também. Para escapar dos golpes, saiu correndo e disso se aproveitou o assassino para tirar a vida de sua genitora e depois decapitá-la, para em seguida fugir, carregando consigo, a cabeça da vítima. As polícias civil e militar estão em diligência na tentativa de capturar o matricida. O crime bárbaro deixou a população consternada e assustou até policiais acostumados aos mais diversos tipos de crime. À noite, as buscas ao assassino foram suspensas e na manhã desta segunda-feira, foram retomadas. (Portal Campo Formoso)

Vitória terá Escolinha de Futebol em Jacobina

O Vitória dá início à temporada de avaliação a partir de sexta-feira, 26, em Salvador, na busca por novos talentos. Olheiros da divisão de base do clube vão garimpar jogadores para atuar no rubro-negro baiano.
Os interessados devem comparecer ao Campo do Martelo, na Baixa do Fiscal, em dois turnos: das 8h às 11h e das 14h às 17h. Apenas poderão participar do processo de avaliação garotos nascidos entre 1994 e 2000. Escolinha - Outra iniciativa do clube é a abertura de uma escolinha de futebol no município de Jacobina. O futuro núcleo da "Escolinha de Futebol do Vitória" será inaugurado no começo de junho, no bairro de Jacobina 2. A data de inauguração será definida assim que for concluída a construção do campo com grama sintética. O núcleo funcionará pela manhã e à tarde. (A Tarde)

FOLHA CITA SOUTO COMO POSSÍVEL VICE DE SERRA


(Bahia Notícias) Em matéria publicada na edição impressa da Folha de S. Paulo desta terça-feira (22), o ex-governador Paulo Souto (DEM) é citado como uma das “alternativas” para a vice na chapa do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), para a Presidência da República, caso o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) não aceite a vaga. “Com a expectativa de confronto entre a senadora e presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Kátia Abreu (TO), e o líder do partido no Senado, Agripino Maia (RN), o ex-governador da Bahia Paulo Souto pode surgir como alternativa”, diz o jornal. A matéria considera que Kátia tem apoio no comando do DEM, mas por sua identificação com os ruralistas, enfrenta resistência de parte do PSDB. Agripino, apesar de contar com a simpatia de tucanos, não dispõe de suporte partidário nem agregaria tantos votos. “Embora não represente um acréscimo expressivo de votos, a indicação de Souto poderia ganhar força caso abrisse canal de negociação com o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) na Bahia. O PSDB poderia apoiar Geddel no Estado, se o acordo tirar o PMDB do palanque da pré-candidata petista, ministra Dilma Rousseff (Casa Civil)”, especula a Folha. (Rafael Rodrigues)

Prefeitura de Ourolândia solicita novos sistemas de abastecimento de água

Foto ilustrativaDe acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, o prefeito Antonio Araújo solicitou na manhã desta segunda-feira, 22, junto a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), três novos sistemas de abastecimento de água para as comunidades de Bode Assado, Nova Descoberta, e Fazenda Queimadas.
As duas primeiras situam-se 500m uma da outra, as margens da BA 368, nas proximidades do Pólo Industrial do Mármore, são habitadas por cerca de 40 famílias e uma população animal em torno de 200 cabeças, ainda não foram contempladas com a perfuração de poço artesiano nem a implantação de um sistema de abastecimento de água, no que pese estarem servidas com energia elétrica.

Já na última, situada nas proximidades da comunidade de Baixa de Anastácio, também no município, vivem cerca de 20 famílias criando em torno de 400 animais, existe há muito um poço artesiano perfurando pela Cerb, mas até então os moradores não foram contemplados com a construção do sistema de abastecimento de água. Vale salientar que no local também não existe rede de energia.

Presidente da Câmara de Vereadores de Serrinha e assessora morrem em acidente de carro

Morreram na tarde desta segunda-feira, 22, em um acidente de carro no km 377 da BR 116/Norte, no trecho Serrinha/Santa Bárbara, o presidente da Câmara Municipal de Serrinha, João Pinheiro Lima (PR), popularmente conhecido por João Grilo, 64 anos, e a secretária parlamentar Gilcélia Barbosa Santana de Oliveira, 48.
Eles viajavam no Corsa Sedan, placa de aluguel, JQB - 6426 licença de Biritinga, pertencente a Flávio Araújo Andrade, e segundo assessores da presidência que compareceram ao local, o veículo estava locado a Câmara de Vereadores.
Além de João Grilo e Gilcélia Barbosa, também estava no carro outra funcionária da Câmara, Cláudia dos Reis Lima, que foi encaminhada ao Hospital Clériston Andrade e seu estado inspira cuidado.
O acidente aconteceu pouco depois das 14h e há suspeita de que o vereador João Grilo tenha sofrido enfarto, segundo informações dos policiais que estavam no local. Eles chegaram a esta hipótese basedos no cenário do acidente.
Tudo leva crer que o veículo vinha em alta velocidade, pois, se trata de uma reta com mais de 02 km de extensão, com boa visibilidade e o carro desceu uma ribanceira de aproximadamente cinco metros de profundidade, saiu levando pela frente, arvores e capim e depois de percorrer cinqüenta metros, bateu em uma única pedra próxima a cerca de uma fazenda. A rocha tinha o formato de "concha", que aumentou o impacto.
No momento passava uma ambulância e prestou socorro a Cláudia dos Reis, sendo necessário "arrancar", o parabeniza para facilitar sua retirada, mesmo ela estando no banco de traz e as duas vitimas fatais presas nos bancos da frente.
Os corpos do vereador e da secretária foram retirados das ferragens ás 16h30, com a chegada dos peritos da polícia técnica e do rabecão do IML de Feira de Santana. (Calila Noticias)

Dona de casa morre eletrocutada em povoado de Coité

A população da comunidade de Vila Carneiro (Goiabeira), distante 7 km do centro de Coité, está abalada depois da tragédia na manhã desta segunda-feira (22), que tirou a vida da dona de casa Lidiane da Silva Gordiano, 29 anos, conhecida por Lidi.

(Calila Notícias) Ela estava em uma atividade comum de uma dona de casa, lavando roupa numa área da parte dos fundos de sua residência, situada a Praça São João, e no momento que foi "estender a roupa" em um fio de arame que estava preso ao cano de uma antena parabólica, foi surpreendida por um choque elétrico.
O incidente aconteceu as 09h30, e estava na casa além dela, suas duas filhas, uma de sete anos e outra de sete meses e um sobrinho. A garotinha mais velha viu o desespero da mãe e tentou segurar sua mão, por pouco não sofreu o choque, não conseguindo levantá-la, correu para a porta da casa para pedir ajuda e imediatamente surgiu uma vizinha e o sogro da vitima, conhecido por "João Afuia" que passaram a puxar sua língua com os dedos (essa pratica é muito usada quando as pessoas sofrem choque elétrico), a vizinha disse que ela estava inconsciente e providenciaram o socorro para o Hospital Regional, onde deu entrada 25 minutos depois.
A equipe médica liderada por Enéas Araújo, tentou reanimá-la por 20 minutos, mas não obteve êxito.
A comunidade de Vila Carneiro choveu bastante no domingo, e o arame usado numa área coberta talvez tivesse sido para facilitar a secagem da roupa, principalmente do bebê, mas o que mais deixou algumas pessoas curiosas foi que tão logo aconteceu o incidente, o disjuntor foi desligado, os fios que alimentavam o quintal da casa foram cortados e algumas pessoas que fora
m prestar ajudar acabaram sofrendo choque, só que de proporção bem menor, e até as 10h30, enquanto o CN esteve por lá, nenhum técnico havia aparecido para explicar como podia haver corrente elétrica se havia sido desligado.
O corpo de Lidiane permaneceu por boa parte da manhã no Hospital Regional e depois levado para o Departamento de Policia Técnica (DPT) de Feira de Santana. Esta sendo velado na própria comunidade e o sepultamento deve ocorrer às 10h desta terça-feira.

Por: Raiane Lopes / fotos:Raimundo Mascarenhas

Imagens do novo Uno, veículo compacto da Fiat


O segredo do novo Fiat Uno acabou, os últimos detalhes do carro foram divulgados neste domingo, 21, por meio do blog Pit Stop Brasil. De acordo com a publicação, um consultor de uma concessionária da Fiat publicou o catálogo oficial do carro em um fórum da web. Nele, é possível saber todas as informações do compacto.
Inicialmente, o novo Uno será lançado apenas na configuração de quatro portas, conforme diz o documento. Este estará disponível em quatro versões: Vivace e Way 1.0 e Attractive e Way 1.4. A primeira é a versão de entrada e será lançada em uma configuração bem básica, a fim de contribuir para o preço competitivo que o modelo promete ter no mercado, algo em torno de R$ 28 mil. Destaque para as rodas de ferro de 13”, com calotas e pneus 165/70R13, além de relógio digital, dois porta-copos e para-choques sem pintura.
A versão intermediária Attractive possui mais itens, como porta-óculos e bancos com acabamento estilizado. As rodas são de 14” e os para-choques são na cor do carro. A versão Way, que estará disponível com os dois motores, trará seu apelo aventureiro com para-lamas de plástico e rack no teto. Além disso, é acrescido de pneus de uso misto.
Não haverá airbag duplo ou freios ABS de série em nenhuma das versões, e itens como direção hidráulica, ar-condicionado e CD-Player com MP3 serão opcionais. As dimensões em relação ao antecessor também foram reveladas. A nova geração tem 8 cm a mais de comprimento, com 3,77 m. A largura é de 1,63 m, enquanto o entre-eixos mede 2,37 m e a altura é de 1,48 m, 4 cm a mais que a versão atual.

CHUVAS FORTES VOLTARAM A CAIR EM OUROLÂNDIA

Avenida José Ferrreira da Silva - Completamente alagada e escura as 16horas desta segunda-feira 22
As chuvas fortes com trovões e relâmpagos voltaram a cair em Ourolândia na tarde desta segunda-feira, 22. Diversas ruas ficaram completamente alagadas por conta da precipitação pluviométrica que durou das 16 às 19 horas. Na sede do município e em alguns povoados Já havia chovido bastante desde a noite da última sexta-feira, 19 como também nas noites do sábado e do domingo.

Caminhão de Jacobina tomba em Itatiaia

(Por Emerson Santos) O caminhão Mercedes Benz 1519, Placa Policial BXH 0892, de Jacobina Bahia, de onde partiu, carregado de pedra arenito e vasilhames de água mineral com destino à Salvador, tombou neste domingo, 21 ,às 19h30min, na BR 324, próximo a cidade de Itatiaia. Segundo informações do motorista, João Paulo Barbosa Dias, o “Galo Cego”, o motivo do acidente teria sido em razão de um dos pneus dianteiros ter desprendido da jante fazendo com que ele perdesse o controle do veículo. Após o acidente o caminhão ficou completamente destruído, “Acho que é perca total” disse o motorista. Ele quebrou o pé direito e teve queimaduras nas costas causadas pelo óleo derramado do sistema de direção, mas outras informações dão conta que não corre risco de morte.