sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE OUROLÂNDIA DIVULGA CALENDÁRIO ESCOLAR 2010

Clique na Imagem para ampliar: Clique na imagem para ampliar.





PREFEITURA DE OUROLÂNDIA CAPACITA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Fotos de Juliana Carvalho
Reportagem de Audiran Vasconcelos
A Prefeitura de Ourolândia promove durante os dias 03, 04 e 08 do corrente mês, na Escola Professor Tavares, um Curso de capacitação para secretários, administradores e administradores adjuntos escolares. O evento está sendo ministrado pela psicopedagoga Maria Conceição Cedraz.
"Estamos apenas zelando pela qualidade e equidade da Educação. É sabido que a Secretaria Escolar é a porta de entrada da Instituição e pensando nisso estamos dando uma atenção especial aos nossos profissionais da Educação, buscando proporcionar melhores condições aos mesmos, garantir um atendimento diferenciado aos pais e alunos, além de apresentar uma Escola mais qualificada e motivada.", disse a secretária Aldiran Vasconcelos.

URGENTE: Agência dos Correios de Miguel Calmon acaba de ser assaltada

(Por João Batista Ferreira) A Agência dos Correios e Telégrafos da cidade de Miguel Calmon foi assaltado na manhã desta sexta-feira. O assalto aconteceu minutos depois da abertura da agência, onde funciona também um posto bancário do Bradesco. Segundo informações de populares, três homens, armados com revolveres e usando capacetes para não serem identificados, renderam funcionários e clientes. Eles chegaram a agredir com coronhadas o funcionário Gilmar, gerente do posto da ECT. Após praticarem o assalto, os elementos fugiram. A polícia está no encalço. A gerência dos Correios não soube informar a quantia roubada.

PREFEITURA E ESTADO ENTREGAM PSFs PARA TRÊS POVOADOS

PSF de Aurora - Deverá funcionar ainda no mês de fevereiro de 2010
PSF de Baixas de Zé Félix - Já em funcionamento

PSF de Alagadiço - Já em funcionamento

PSF de Casa Nova - Já em funcionamento

A Prefeitura de Ourolândia em parceria com o governo do Estado e o governo Federal presenteou no início deste mês (fevereiro de 2009) os moradores dos povoados de Casa Nova, Alagadiço e Baixas de Zé Félix, com uma Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) em cada um destes povoados.
Em Casa Nova o PSF já conta com o atendimento da enfermeira Marilucy e o médico Dr. Wilman Lafuente. Em Alagadiço a enfermeira Ana Maria e a Dra. Noemi Ferrofino, que divide também o atendimento no PSF de Baixas de Zé Félix com a enfermeira Janaina Carvalho.
Está previsto também a inauguração do PSF do povoado de Aurora ainda para este mês. Segundo a secretária de Saúde Josicléa Rebouças, a equipe já está contratada aguardando apenas a data da solenidade de Inauguração que deverá contar com representantes do governo do Estado, Dires e do prefeito Antonio Araújo.

Escala de atendimento médico

Baixas de Zé Félix – Dra. Noemi
Segunda-feira e quarta-feira
Alagadiço – Dra. Noemi
Terça-feira e quinta-feira
Casa Nova – Dr. Wilman
Segunda-feira, terça-feira, quinta-feira e sexta-feira

Em todos os PSFs as enfermeiras permanecem durante a semana inteira.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia

CORPO EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO É ENCONTRADO EM ESTRADA VICINAL

Foto de Paulo Rodrigues da Silva
Corpo encontrado supostamente de andarilho que teria vindo do Rio Grande do Norte e estava em Ourolândia a cerda de dois meses

Segundo as informações da plantonista da Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, Cássia Nunes, nesta quinta-feira (04), por volta das 13h40min, numa mata que fica nas imediações da estrada vicinal que liga a BA 368 ao povoado de Alagadiço, foi encontrado o corpo de um homem já em estado de decomposição e sem documentos. Ainda de acordo com a plantonista seria o mesmo que há aproximadamente oito dias, aparentando ter problemas mentais, teria sido atendido naquela unidade pelo enfermeiro José Alves Junior.
O cadáver foi encaminhado num veículo da Prefeitura de Ourolândia, para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina.
Um guarda municipal de Ourolândia disse à nossa reportagem que era comum ver o homem caminhando pela pista em vários locais da região. Ele contou ainda que esteve no local onde o corpo foi encontrado e que populares teriam informado que localizaram o corpo através dos urubus e do mau cheiro.

Chuva atinge regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste

Agência Estado
O dia será de calor e com pancadas de chuva em parte do País, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). As áreas de instabilidade provocadas pelo calor e a alta umidade do ar causarão pancadas de chuva em pontos isolados dos Estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Em algumas localidades poderá chover forte. Uma massa de ar quente manterá as temperaturas elevadas na região Sudeste. O sol deverá predominar em quase todos os Estados, exceto em parte de São Paulo e no sul de Minas Gerais, onde haverá possibilidade de pancadas de chuva localizadas no período da tarde. O céu ficará nublado com pancadas de chuva no sul do Estado gaúcho. No norte e leste do Paraná, o dia terá variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva. No litoral de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul haverá sol e poucas nuvens. As temperaturas permanecerão elevadas no Rio e em São Paulo.

Apodi espera “perdão” da torcida e dos novos companheiros

Lateral Apodi, agora no Bahia

Apito final do Campeonato Baiano de 2009. O Vitória levanta mais uma taça e aumenta o jejum tricolor para oito anos sem conquistas. Os ânimos exaltados transformam o gramado em um verdadeiro campo de batalha, com jogadores usando pés, mãos e até barras de ferro para agredir uns aos outros.
Diante daquela cena, era praticamente impossível imaginar um atleta do Vitória vestindo a camisa do Bahia, e vice-versa. Pois eis que, com a carência tricolor na lateral direita, um dos principais inimigos acabou mudando para os lados do Fazendão. Apodi, que participou ativamente da guerra na finalíssima e também ficou marcado por dar uma ‘voadora’ em Reinaldo Alagoano no primeiro jogo da decisão, até o final do ano defenderá o Esquadrão.
O lateral treina em Itinga desde quarta-feira, 3, e, nesta quinta, 4, foi apresentado oficialmente à imprensa. Na entrevista, Apodi fez questão de minimizar os confrontos dos Ba-Vis. “Isso é do futebol. Em um clássico com tanta rivalidade, nós discutimos até com os companheiros”, justificou. Mas ele assume que, já em seu primeiro dia no clube, o assunto foi debatido em rodinhas com os novos colegas: “A gente estava até comentando que brigava todo jogo. Não tinha um que era tranquilo”.
Outro protagonista da confusão na Toca, apesar de ter ficado no banco de reservas, o goleiro Fernando assegura que não há rancor em relação a Apodi. “Ele é bem-vindo. Tivemos até uns atritos naqueles jogos, mas foi coisa de momento, cada um defendendo seu clube. Já conversamos ali e deu pra ver que é um cara gente boa, humilde, procurando vencer na vida”, afirmou o camisa 1, que fez uma ponderação: “Se estiver com a cabeça voltada para o Bahia, ele vai nos ajudar”.
Mas as rusgas de Apodi com o tricolor não se resumem às brigas em Ba-Vis. Nem todos lembram, mas o jogador fez pré-temporada no Bahia, no final de 2005. Trazido do Real Salvador por Newton Mota, o atleta potiguar, de 23 anos, trocou Itinga por Canabrava antes de os campeonatos começarem. O motivo, segundo ele, foi simples: “Era preciso pagar uma multa de R$ 300 mil para o Real Salvador. O Bahia não tinha, mas Alexi Portela (presidente do Vitória) pagou”.
Por tudo isso, Apodi sabe que precisará se superar para agradar à torcida tricolor. “Claro que vai haver desconfiança, mas eu espero ganhar o respeito dele com trabalho dentro de campo”, afirmou. Agora, o lateral quer ouvir do outro lado das arquibancadas o coro que marcou sua passagem pelo Leão: “Ei, Apodi! Faz um gol aí pra mim!”. Que a paródia imoral, feita pela torcida do Bahia como resposta, seja esquecida, então.
De mal com parte da torcida do Vitória por conta das últimas partidas no Brasileirão, o jogador garante que não mudou de camisa para se vingar. “O meu trabalho fala por mim. Não preciso dar resposta para ninguém, até porque o número de pessoas que me vaiava era bem menor do que o que aplaudia e respeitava”, disse Apodi, que não se fará de rogado se marcar contra o ex- time. “Claro que vou comemorar, afinal, não é sempre que faço gol”, brincou.
O lateral vai formar dupla de alta velocidade com o canhoto Ávine. “Sempre tinha esse duelo em Ba-Vis e acho que vai ser melhor agora que estamos juntos. Temos características parecidas e vamos dar trabalho”.
Antes de acertar com o Bahia, Apodi esteve perto de atuar no Osasuna, da Espanha. “Cheguei até a viajar para lá, mas a decisão de não acertar foi só entre eu e o Cruzeiro”, escondeu.
Proteção - Conhecido pelas rápidas arrancadas, com os cabelos esvoaçantes, Apodi é um lateral que precisa de cobertura eficiente para não deixar avenida aberta. Como Ávine tem o mesmo estilo, os volantes tricolores terão trabalho dobrado.
Partindo do princípio que ambos são alas, o Bahia teria que jogar no 3-5-2. Mas o ex-rubro-negro discorda: “No Vitória, atuei mais no 4-4-2 mesmo, mas sempre com uma boa cobertura”. É bom lembrar que, na época do técnico Paulo César Carpegiani, Apodi chegou a ser escalado no ataque. (A Tarde)

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA PROMOVE EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA EM MARÇO

Clique na imagem para ampliar: Clique na imagem para ampliar.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

JACOBINA: Juliano Cruz rompe silêncio e volta carga contra Leopoldo Passos

Juliano de Carvalho Cruz - Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina e atual presidente do PR

(Por João Batista Ferreira) Depois de um longo período longe dos holofotes da política local, o ex-vereador Juliano de Carvalho Cruz (PR) decidiu romper o silêncio. Hoje, em entrevista ao radialista Maurício Dias, no programa Painel de Notícias da Rádio Clube AM, Cruz criticou duramente a gestão da prefeita de Jacobina, Valdice Castro (DEM), de quem já foi aliado.
Alem de fazer referência às últimas eleições, quando disputou o cargo de vice-prefeito na chapa do então prefeito Rui Macedo (PMDB), o foco principal da entrevista foi voltado à críticas contra ex-prefeito Leopoldo Passos, líder do grupo dos Democratas em Jacobina. “Jacobina está sem rumo, sem governo, sem projeto. Estão destruindo o que foi feito na gestão Rui Macedo”, afirmou, atribuindo o “caos” a ingerência de Passos na administração da esposa. Ele criticou ainda o secretariado da prefeita Valdice Castro, o qual chamou de “fraco”. “Com raras exceções, a equipe escolhida pela prefeita é muito fraca”.
Perguntado se teria sido convidado para exercer alguma secretaria na administração municipal, Cruz disse que jamais recebeu tal convite. Porém, ressaltou que, se convidado, não aceitaria compor com o atual governo municipal.
Juliano Cruz, que exerceu quatro mandatos de vereador e cinco como presidente da Câmara Municipal, também falou sobre o rompimento com o grupo do DEM, atribuindo como uma das razões a forma “concentradora e ditatorial” com que eram tratados pelo ex-prefeito Leopoldo Passos, que, depois de ter as suas contas aprovadas na Câmara em 2007, teria passado a ignorar os vereadores da antiga base pefelista, formada por Juliano Cruz, Antonio Mota, Netinha do Junco e Antonio do Pau Ferro.
Cruz disse que continua aliado do ex-prefeito Rui Macedo, e que estarão juntos, no mesmo palanque, nas próximas eleições municipais em 2012. Sobre o próximo pleito, agora no mês de outubro, ele disse que segue a liderança do senador César Borges (PR), porém, “tem autonomia para seguir o caminho que achar melhor”, não descartando apoiar Paulo Souto, Geddel ou Wagner.

FUTEBOL

CAMPEONATO BAIANO

Classificação
Grupo 1
1 Vitória - 13 pontos
2 Vitória da Conquista - 13 pontos
3 Bahia de Feira - 9 pontos
4 Madre de Deus - 8 pontos
5 Atlético - 5 pontos
6 Colo-Colo - 3 pontos


Grupo 2
1 Fluminense - 9 pontos
2 Camaçari - 9 pontos
3 Bahia - 8 pontos
4 Itabuna - 7 pontos
5 Ipitanga - 7 pontos
6 Feirense - 5 pontos


Jogos de ontem:
Camaçari 4 x 4 Vitória da Conquista
Bahia de Feira 1 x 1 Ipitanga
Vitória 1 x 0 Feirense
Colo-Colo 2 x 5 Fluminense
Itabuna 1 x 1Madre de Deus
Atlético 2 x 2 Bahia

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA PROMOVE EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA EM MARÇO

Clique na imagem para ampliar.

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA PROMOVERÁ CURSO DE CULINÁRIA PARA OS BENEFICIÁRIOS DO PBF

Foto ilustrativaA Prefeitura de Ourolândia promoverá um curso de culinária para os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). O evento terá início no dia 15 do corrente mês e os interessados deverão procurar a Secretaria de Assistência Social, na Sede do Cras à Rua Maria Umbelina no Centro Administrativo (antiga maternidade), para efetuar a matrícula.
O conteúdo programático envolverá carnes e peixes, massas, verduras, pratos com ingredientes locais e sobremesas. Serão proferidas palestras sobre higiene dos alimentos; alimentação nutritiva; ética doméstica; a importância da beleza dos pratos e da mesa e riquezas regionais.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

OUROLÂNDIA PARTICIPA DE SEMINÁRIO REGIONAL DE COMBATE A DENGUE

De 27 à 28 de janeiro de 2010 a 16ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) realizou no Hotel Serra do Ouro em Jacobina o Seminário de Avaliação, Monitoramento e Estratégias de Combate a Dengue. Ourolândia foi um dos seis municípios, dos 19 que compõem a Regional, a apresentar sua situação epidemiológica de dengue, mostrando as ações implementadas em 2009, situação trabalhista dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e enfrentamento das dificuldades para atingir os indicadores.
A apresentação foi conduzida pelo coordenador de Atenção Básica à Saúde de Ourolândia Allex Macedo, pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica Maria Lúcia Vieira e pela supervisora municipal Lenicleide Souza.
Na opinião de Macêdo, o evento serviu para a troca de experiências entre as coordenações de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica da 16ª Dires e dos municípios para reavaliarem sua capacidade gerencial na qualidade das ações de controle do vetor.
“O quadro funcional de ACE de Ourolândia é composto por funcionários efetivos, ao contrário de muitos municípios da Regional , o que tem qualificado as ações realizadas no combate a dengue”, opinou.
Os trabalhos foram encerrados com a confecção de um plano operativo de combate e controle da dengue, que enfrentará as dificuldades encontradas no desenvolvimento de ações de combate a doença.

CAPIM GROSSO

Homem é morto dentro de ambulância da Prefeitura de Várzea da Roça

"Baleia " Dentro da ambulância da prefeitura de Várzea da Roça

(Por Arnaldo Silva - Rádio Contorno FM) - Hoje, por volta das 10h:30min,foi assassinado em frente a Climec, em Capim Grosso, Weden George de Oliveira Rios, o popular Baleia, 25 anos, morador da cidade de Várzea da Roça.
Segundo informações passadas pelo Delegado Dr. Cleber Azevedo, a vítima veio fazer uma ultra-sonografia, com o objetivo de tratar um ferimento causado por um tiro. O jovem foi executado da janela da ambulância. A polícia encontrou 5 cápsulas de pistola calibre 380, dos disparos 3 tiros acertaram a cabeça da vítima, outros tiros serão identificados com a realização da perícia.
Dirigia a ambulância Ubirajara de Matos Girande, acompanhava a vítima Valdira Rios Ferreira. A polícia ainda não tem informações precisas de quem possa ter praticado o crime, mas acredita que trata de vingança. Notícia Livre

Novas cédulas de R$ 50 e R$ 100 começam a circular até junho

As novas cédulas de R$ 50 e R$ 100 a serem lançadas hoje, 3, pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, começam a circular ainda no primeiro semestre deste ano, segundo informou o Banco Central. As notas de menor valor – de R$ 2, R$ 5, R$ 10 e R$ 20 – serão trocadas gradualmente até 2012.
O lema da campanha de lançamento é “O Real Ficou ainda Mais Forte”. O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, também participa da cerimônia. As cédulas são assinadas por Guido Mantega e Henrique Meirelles. Tribuna da Bahia

Lavrador de 46 anos morre em choque de moto com Golf e corpo fica desfigurado

Valtemir Sobral Santos, de 46 anos: fatalidade e corpo desfigurado

O choque foi violentíssimo. Ontem à noite, por volta das 20h, o lavrador Valtemir Sobral Santos, de 46 anos, casado com Mariana Rodrigues Barbosa e pai e quatro filhos, perdeu a vida. Ele pilotava uma moto Honda CG, de cor azul, e foi atingido violentamente, segundo familiares, por um Golf VW, de Tapiramutá, cujo motorista, em estado grave, foi levado para Salvador.
O acidente ocorreu no povoado de Andaraí, pertencente a Piritiba, onde Valtemir morava, mais precisamente na estrada que liga Piritiba a Porto Feliz, de acordo com informações da família. O carro e a motocicleta estão na delegacia de polícia de Piritiba.
A necropsia foi feita no Instituto Médico Legal e agora há instantes o corpo foi liberado para ser sepultado na localidade em que ele residia. (Corino Urgente)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Polícia Civil de luto: morre delegado Sento Sé

Dr. Sento Sé morre aos 46 anos

Faleceu na tarde de ontem (01), o delegado da Polícia Civil, José Augusto Sento Sé Lobão, conhecido como Dr. Sento Sé, 46 anos. Ele foi delegado nos municípios de Piritiba, Miguel Calmon, Ourolândia, Serrinha, e atualmente era delegado dos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova.
Uma das últimas operações em que o delegado participou, foi na apreensão de cerca de cinco toneladas de maconha no município de Várzea Nova, no final de 2009. Ele presidia o inquérito que apura o esquema de tráfico de drogas na região. A ação teve repercussão nacional.
Sento Sé vinha se submetendo a tratamento de saúde. Natural de Salvador, o delegado residia com esposa e filhos no município de Miguel Calmon.
Os colegas da 16ª Coorpin, onde Sento Sé era lotado como Delegado classe 03, do quadro da Secretaria de Segurança Pública do Estado, receberam com muito pesar a notícia do seu falecimento.
O corpo foi velado na capital do estado e sepultado no Cemitério Bosque da Paz.

Tamara Leal (Município em Foco) com informações do repórter Antonio Carlos

HOMEM APLICA DOIS GOLPES DE FACA NO PAI EM OUROLÂNDIA

O "Ninho" aplicou duas facadas no pai. Já teria agredido outro pessoa também a golpe de faca.

De acordo com o Boletim de Ocorrências da Polícia Militar de Ourolândia, ontem, 01 de fevereiro, por volta das 19:30 horas, Lucivaldo de Jesus Silva, 23 anos (“Ninho”), usuário de drogas, deferiu dois golpes de faca contra o próprio pai, Senhor Edivaldo Bento da Silva, 56 anos, quando este descansava deitado em uma cama após mais um dia de trabalho na roça. As facadas atingiram a vítima na cabeça e abaixo do peito. O crime ocorreu na residência da vítima à Rua do Cruzeiro, 236.
Edivaldo foi encaminhado para a Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, mas devido a gravidade dos ferimentos teve que ser transferido às pressas para o Hospital Antonio Teixeira Sobrinho em Jacobina e de lá para o Hospital Geral do Estado em Salvador.
O agressor conseguiu evadir-se do local e até o fechamento desta matéria não havia sido localizado pela Polícia que se encontra em diligência.
Segundo informações de populares, em outra oportunidade ele já teria quebrado a perna do pai e no final de 2009, agrediu, com uma facada, outra pessoa de nome Edson de Jesus, também morador de Ourolândia.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

INGÁ, SEMA E CBHS DISCUTEM EM OUROLÂNDIA A NOVA LEI DAS ÁGUAS

O Instituto Nacional de Gestão das Águas (INGÁ), a Secretaria de Estadual de Meio Ambiente e o Comitê de Bacia do Salitre realizam hoje na Câmara de Vereadores de Ourolândia uma importante reunião de integração do Plano de Recursos Hídricos da Região de Planejamento e Gestão das Águas do Rio Salitre (RPGA). O evento começou às 08:00 horas e conta com a inscrição de mais de 100 participantes. O papel do Ingá na gestão das águas; a nova Lei Estadual de Recursos Hídricos; os projetos do Ingá, intervencionista na Bacia; a contextualização da política do Ingá na elaboração dos planos; o Plano de Recursos Hídricos da RPGA do Rio Salitre e a contextualização histórica do Comitê de Bacia do São Francisco são os principais assuntos em discussão.

Esquema?

Responsável pela denúncia sobre o uso dos cartões corporativos e a descoberta dos títulos acadêmicos falsos da ministra Dilma Roussef (Casa Civil), o blog Coturno Noturno apresenta uma série de dados que, em sua análise, comprovariam a manipulação dos resultados do último Vox Populi, que chama de “pesquisa fajuta para desempacar Dilma”. A estratégia vai desde a seleção dos municípios pesquisados até a apresentação do nome de José Serra, candidato do PSDB, com o nome rasurado na ficha de pesquisa, expediente que teria sido usado, segundo o site, inclusive, na Bahia. (Raio Laser)

Ponte

O líder da oposição, deputado Heraldo Rocha (DEM), sugeriu que a Assembleia Legislativa debata a construção da Ponte Salvador-Itaparica, proposta pelo governo estadual, a fim de ver a viabilidade econômica, turística, orçamentária e de infraestrutura do empreendimento. O parlamentar apresentou requerimento às Comissões de Infra-estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Meio ambiente, Seca e Recursos Hídricos; Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho e da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Casa, propondo o debate. (Raio Laser)

Omissão da paternidade

Ao divulgar a inauguração do Complexo Agroindustrial de Jussara, prevista para a próxima quarta-feira (3), o governo estadual omitiu a participação do Ministério da Integração Nacional na obra. Os equipamentos do abatedouro e frigorífico de caprinos e ovinos do complexo foram assegurados pelo ministério comandado por Geddel Vieira Lima (PMDB), adversário do governador Jaques Wagner PT) na disputa eleitoral deste ano. Os investimentos do ministério de Geddel no complexo, feitos em convênio com a prefeitura de Jussara, representaram R$ 235 mil. (Raio Laser)