sexta-feira, 25 de setembro de 2009

MINISTÉRIO PÚBLICO REALIZA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE OUROLÂNDIA NESTA SEGUNDA-FEIRA

O Ministério Público realizará a eleição para escolha dos novos cinco conselheiros do Conselho Tutelar de Ourolândia nesta segunda-feira dia 28. A eleição acontece no Colégio Estadual à Praça Ouro Branco. Os eleitores deverão comparecer com Título de Eleitor e Carteira de Identidade. Só poderão votar pessoas com Título de Eleitor de Ourolândia. CLIQUE NO LINK ABAIXO e conheça os perfis dos 13 candidatos concorrentes para que você possa fazer melhor a sua escolha.
http://blogdeourolandia.blogspot.com/2009/09/ministerio-publico-realizara-eleicao-do.html

VALOIS DE DENTRO TERÁ NOVO SISTEMA SIMPLIFICADO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O secretário de Administração da Prefeitura de Ourolândia, José Carlos Benigno, divulgou na tarde de ontem, 24 de setembro, que a Comunidade de Valois de Dentro receberá um novo sistema simplificado de abastecimento de água. Ele disse ainda que um representante dos moradores procurou a Prefeitura ontem e solicitou o investimento alegando que as fontes que existem nas proximidades do pequeno povoado já estão secando.
“A Comunidade de Valois fica localizada próximo a BA368 e a Estrada de Lagoa do 33, onde residem em torno de 12 famílias. Uma região muito árida e de lençol freático muito profundo e escasso, possui um poço artesiano (conhecido como "poço de Narciso") de 168 metros de profundidade com vazão de apenas 700 litros por hora em média (isso durante o período chuvoso, durante a estiagem essa vazão cai ainda mais). Lá havia um equipamento que apresentava muitos problemas em função dessa baixa vazão e por isso o custo operacional/benéfico acabou ficando inviável e foi desativado. Os moradores estavam se abastecendo em comunidades próximas. Como o período de estiagem se prolongou e eles estão ficando sem outras opções, encomendamos uma bomba nova, especial, que vai regar sempre dentro dos limites do poço. A água será fornecida em pouca quantidade (aproximadamente 500 por hora), porém de forma constante, cabendo a economia dos moradores. A empresa fornecedora do equipamento nos solicitou um prazo de 20 dias para a entrega, acredito que a partir daí resolveremos o problema dos munícipes de Valois”, narrou o secretário

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

TAQUARENDI É PALCO DE FÓRUM REGIONAL DO ALHO

O Distrito de Taquarendi no município de Mirangaba será palco do Fórum Regional da Cultura do Alho que acontece nesta sexta-feira, 25 de Setembro de 2009. O evento visa buscar uma melhor produção a partir da difusão de informações relacionadas ao melhoramento genético e controle das doenças da cultura.Centenas de alhicultores, componentes de associações e de secretarias de diversos municípios do Estado da Bahia já foram convidados.Em Taquarendi existe uma parceria entre a Prefeitura Municipal, EBDA e Embrapa Hortaliças que, segundo o prefeito Adilson Nascimento, vem trazendo resultados positivos no processo de assistência técnica e extensão rural. Dados do IBGE revelam que Mirangaba é uns dos maiores produtores de alho do nordeste. Em 2006 foram 75 hectares de áreas cultivadas, com produção de 520 toneladas e rendimento de 7.000 kg por hectare.

Oi retoma obras de instalação de equipamentos na torre da Rua do Cruzeiro

Torre da Oi instalada à Rua do Cruzeiro em Ourolândia
Coincidência ou não, logo após a denúncia feita à Anatel por parte da Assessoria Jurídica da Prefeitura de Ourolandia contra as empresas de telefonia celular, Claro e Oi no último dia 09 de setembro, os técnicos da Oi reapareceram e retomaram as obras de instalação dos equipamentos na torre da empresa que fica instalada à Rua do Cruzeiro.
O procurador do Município, Bruno Tínel de Carvalho disse que se até o final deste mês o serviço não tiver disponível na cidade, o município entrará com uma Representação junto ao Ministério Público contra as duas operadoras.

Obras da Estrada da Lagoa serão reiniciadas

Máquinas paradas no Canteiro da C.T.E. - Foto tirada no mês de agosto de 2009
Segundo informações da Assessoria do Derba em Salvador, a C.T.E – Construtora Terranas e Estudos Ltda., estará reiniciando as obras de pavimentação asfáltica da Estrada de Lagoa do 33 já na próxima segunda-feira, dia 28 de setembro.
A Rodovia BA. S/C, trecho Lagoa do 33, Distrito de Ourolândia, ligando até a BA 368, com extensão de 18,30 km, teve suas obras paralisadas repentinamente há cerca de três meses.
Informações dão conta de que o motivo teria sido pela redução de gastos por parte do Governo Estadual em virtude da recente crise econômica vivida pela União, Estados e Municípios e por isso as obras tiveram que ser paralisadas.
Mas há também a opinião contraditória daqueles que acreditam que motivos políticos, resultantes do rompimento entre o governador Jaques Wagner do PT e o ministro Geddel Vieira Lima do PMDB, teriam provocando a suspensão da obra já que trata-se de uma região que é comandada pelo prefeito Antonio Araujo do PMDB.
Fontes fidedignas afirmam que, embora sendo uma realização do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Indústria Comércio e Mineração/Derba, os recursos para execução da obra teriam sido conseguidos através de um pedido do ministro Geddel quando ainda desfrutava de bom relacionamento com o governador Jaques Wagner.
O certo é que a “briga” entre os dois, apesar de amena, continua, mas ainda assim o governo toca a sirene para o reinício das obras. Melhor para o povo.

Sociais

O Jovem casal Wellington e Edineide

Contraiu matrimônio no último dia 17 de setembro, o jovem casal Edineide Pereira da Silva Nascimento e Wellington Cirilo dos Santos Nascimento. Ela, funcionária pública municipal, natural de Ourolândia. Ele, funcionário do setor do mármore, natural de São Paulo. A cerimônia aconteceu na cidade de Jacobina e a comemoração em Ourolândia onde os então noivos residem.
Nosso Blog deseja vida longa aos dois, muita harmonia no lar e que Deus esteja sempre presente na vida do jovem casal.

Secretário recepciona engenheiro do Derba

Dilson Ferreira, engenheiro do Derba e João Dantas de Carvalho, secretário de Desenvolvimento Econômico de Ourolândia
Os secretários municipais, de Administração José Carlos Benigno e o de Desenvolvimento Econômico João Dantas de Carvalho, recepcionaram, na manhã desta quinta-feira, 24 de setembro, o engenheiro do Derba- Departamento Estadual de Rodovias da Bahia, Dilson Pereira dos Santos que compareceu ao município em atendimento a uma solicitação do prefeito Antonio Araújo para elaborar os estudos da implantação de duas vias pavimentadas, que serão construidas paralelas a BA 368, na Avenida do Mármore, no trecho entre o Bairro da Barragem até o Bode Assado, um percurso de cinco km, onde se concentra o maior número de Indústrias do ramo de mármore instaladas em Ourolândia.
João Dantas que é também um empresário do ramo, chama a atenção para a importância da obra visto que o setor gera mais de 1000 empregos diretos e exporta em torno de 300 cargas de laminados de mármore por mês causando um grande fluxo diário de pessoas e veículos no trecho. “Empregamos mais de 1000 pessoas de forma direta sem custo nenhum para o Estado e ainda geramos impostos para o Município, o Estado e a União, portanto nada mais justo que o Estado atenda ao pedido do prefeito Antonio Araujo e nos conceda um retorno com a construção dessa importante obra”, disse João Dantas.

Água poderá chegar em breve para todas as comunidades de Ourolândia

Poço Artesiano do Pajéu - Lago do 33

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, o prefeito Antônio Araújo encontra-se na Capital Federal, desde a última segunda-feira, 21 de setembro, reivindicando algumas obras importantes para o Município. Dentre elas o prefeito pleiteia junto ao Ministério da Integração Nacional a aquisição de 105 mil metros de tubos que serão utilizados para canalizar água dos poços artesianos já existentes para todas as comunidades do Município que ainda não são contempladas com o precioso líquido. José Macedo, zootecnista que é também diretor de Planejamento da Prefeitura, afirma que foi feito um estudo em torno da quantidade de tubulação necessária para a contemplação de todo o território do município de Ourolândia. Ele diz ainda que cerca de 700 famílias serão beneficiadas com a medida.

CONVITE

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Peti de Mirangaba promove evento de Cultura

Foto: João Batista Ferreira Secretário Kléber Melo destaca importância de evento social

Alunos da Unidade de Jornada Ampliada do PETI de Mirangaba viveram um dia diferente com muitas apresentações de teatro, poesia, e mostra de artes criadas pelos próprios estudantes.
Demonstrando muito talento, eles apresentaram desenhos, encenaram peças que falavam sobre a erradicação ao trabalho infantil; criaram poesias e saudaram os convidados presentes.
O secretário de Ação Social, Kleber Melo, elogiou o talento das crianças e parabenizou aos educadores sociais pelo brilhante trabalho que vêem realizando.
A amostra de artes dos alunos do Peti reuniu dezenas de pessoas na Escola do Peti, entre pais de alunos, alunos, funcionários da escola e os educadores sociais, além da secretária de Educação, Dilma Lopes, e outros membros da educação municipal. (Erik Silva). Do Site http://www.noticialivre.com/

PMDB PROMOVE MAIS UM ENCONTRO REGIONAL

Clique na imagem do convite para ver melhor

Indústria Cidadã de Ourolândia poderá contar com fabricação de blocos, telhas e outros

Segundo informações da Assessoria de Comunicação de Ourolândia, o prefeito Antonio Araújo encaminhou ofício à Sudic – Superintendência da Indústria e Comércio, solicitando que parte dos recursos que serão destinados na aquisição dos Equipamentos para a Indústria Cidadã de Ourolândia sejam revertidos na compra de máquinas que farão o aproveitamento do pó, que sobra do processo de serragem do mármore, utilizando-o para o fabrico de telhas, blocos, lajotas e outros.
De acordo com os dados da Assobege – Associação dos Empreendedores de Mármore Bege, atualmente existem cadastradas 36 empresas que utilizam teares diamantados para a serragem de 80 mil metros por mês do mármore que é extraído depositando diariamente na natureza em torno de 170 toneladas de lama, que depois de seca vira o chamado “pó do mármore”.
O secretário de Gestão, José Carlos Benigno, ressalta que esta lama, processada através de equipamentos apropriados, pode ser utilizada de forma ecológica, para a confecção de blocos, tijolos, telhas, que seriam utilizados na edificação de casas populares, galpões, muros ou ainda em pavimentação de ruas e praças (paralelos, meio fios, lajotas e etc.).
É importante frisar que o setor do mármore, apesar de gerar aproximadamente 1000 empregos em Ourolândia, a parte maior e de melhores salários dessa fatia é preenchida apenas por pessoas que possuem capacitação específica, deixando de fora milhares de outros. O aproveitamento da lama do mármore na industrialização de tais produtos aqui citados, sem a necessidade da utilização de mão de obra especializada, evidentemente que contribuiria de forma significativa na geração de emprego e renda às classes mais baixas e no desenvolvimento sócio econômico do Município, haja vista a notável expansão do mercado da construção civil e da infraestrura urbana. Igualmente, já é perceptível também a necessidade de intervenção governamental no grande impacto causado por este resíduo, ao ambiente o qual se avoluma de forma gigantesca com as 170 toneladas produzidas diariamente aqui já citadas”, Analisou Benigno.

Ourolândia realiza importante seminário sobre Saúde

A 16ª Dires com Sede em Jacobina, em parceria com a Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante esta quarta-feira 23 de setembro, na Câmara de Vereadores de Ourolândia a Reunião Ampliada do Projeto MOBILIZA SUS, do Governo Federal. O objetivo é promover o fortalecimento do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolver estratégias para o fortalecimento do controle social, gestão democrática e participativa no Programa. O evento conta com as presenças do diretor Regional de Saúde, Dr. Ivonildo Dourado; a secretária de Saúde de Ourolândia, Josicléa Rebouças; secretários municipais; coordenadores de Saúde; agentes de Saúde e diversas pessoas da sociedade.

Mulher sente-se mal e morre na própria residência

De acordo com as informações do Plantão da Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, ontem, 22 de setembro, por volta das 19 horas deu entrada naquela casa, já sem vida, o corpo da Senhora Eletícia Pereira dos Santos, 57 anos, natural de Ourolândia. Familiares disseram que ela estava em sua residência quando desmaiou e imediatamente levaram-na até a unidade onde já chegou sem vida.
O corpo de Dona Eletícia foi velado no Salão da Igreja Madureira Assembléia de Deus e sepultado no Cemitério Jardim da Saudade em Ourolândia na manhã desta quarta-feira, 23 de setembro. A causa da morte não foi divulgada.
Informações outras dão conta que Dona Eletícia tinha um filho com o ex-prefeito da Jacobina, Carlos Daltro, também falecido recentemente. O garoto, que reside no Estado de Goiás, compareceu ao sepultamento da mãe.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Prevenção ao câncer do colo de útero é tema de palestra em Alagadiço hoje

De acordo com as informações de Ana Rita que é gestora do Programa Topa – Todos Pela Alfabetização, as Secretarias de Educação e de Saúde de Ourolândia, estarão nesta terça-feira, 22 de setembro, promovendo uma palestra para os alunos do TOPA no Povoado de Alagadiço abordando o tema: “A Importância da Prevenção do Câncer do Colo do Útero”, dentre outros que serão abordados pelo enfermeiro Allex Macêdo.

Prefeitura de Ourolândia em parceira com a Natura Cosméticos lança projeto de escrita e leitura

Na próxima quinta-feira, 24 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ourolândia, em parceira com Natura Cosméticos, realizará o lançamento do Projeto Trilhas no Auditório da Cooperativa Mista Agropecuária das 8:00 às 16:00 horas. O evento contará com a participação dos professores do pré-escolar da rede municipal, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos.
O Projeto Trilhas faz parte do Programa Crer para Ver, patrocinado pela Natura Cosméticos, e visa criar oportunidades para que crianças da pré-escola tenham maior acesso à literatura infantil, e, consequentemente, à cultura escrita. O projeto está dividido em caixa um: trilhas para ler e escrever textos; caixa dois: trilhas para abrir o apetite poético; caixa três: trilhas de jogos, que propõem instrumentalizar e apoiar o trabalho dos professores que atuam com alunos de quatro a cinco anos com o objetivo de inseri-las no universo letrado e desenvolver a competência linguística, tanto oral quanto escrita.

Ministério Público realizará Eleição do Conselho Tutelar de Ourolândia dia 28

O Ministério Público realizará a Eleição para escolha dos novos cinco conselheiros tutelares e cinco suplentes do Conselho Tutelar de Ourolândia no dia 28 do corrente mês, uma segunda-feira. Só poderão votar pessoas com Título de Eleitor de Ourolândia. Nosso Blog publica os perfis dos 13 candidatos concorrentes para que você possa fazer melhor a sua escolha.

DAIANE BARBOSA CERQUEIRA, 29 anos, brasileira, casada, duas filhas, domiciliada e residente a Travessa Abelino de Melo, s/n, Ourolândia Ba. Faz parte do Departamento Infanto-Juvenil e exerce a função de professora da Turma de Crianças na Escola Dominical da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Ourolândia desde janeiro de 2004. Tem escolaridade Ensino Médio completo (2º Grau) o e Formação Geral. Tem experiência profissional como monitora do Peti; professora de Ensino Fundamental I na Escola Municipal de Ourolândia; coordenadora do Topa educadora social do Peti.

MARIA AUDILENE TELIS DA COSTA, 26 anos, brasileira, casada, uma filha, domiciliada no Bairro 13 de Junho, Rua 06, nº 1215, Ourolândia. Faz parte do Departamento Infanto-Juvenil e exercendo entre outras atividades a regência do grupo de crianças desde janeiro de 2007. Tem nível de escolaridade 2º Grau completo, Formação Geral do Ensino Médio no Colégio Estadual de Ourolândia; cursos de Promotora de Venda; Atendente; Recepcionista; Telemarketing; Microinformática; Sistemas operacionais Windows, Planilhas Excel e Internet; Formação para Alfabetizadores do Topa.

PAULO RODRIGUES DA SILVA, 21 anos, brasileiro, maior solteiro, residente e domiciliado na Rua Abílio Pereira, s/n, Centro, Ourolandia, presta serviços a Prefeitura de Ourolândia exercendo a função de Guarda Escolar tendo experiência com crianças e adolescentes. Tem Nível Médio completo. Cursos: Técnicas de Recepção, Marketing pessoal, Empresarial, Técnicas em Vendas, Telefonista, Operador de Telemarketing, Secretariado, Auxiliar Administrativo, Inglês Instrumental, Mecânica de Motores a Alcool e Gasolina.

NAFITOAM CARLOS DOS ANJOS SILVA, 34 anos, brasileira, casada residente e domiciliada à Rua dos Evangélicos, s/n, Centro, Ourolândia. Professora do Centro Educacional Menino da Porteira, tem nível superior Incompleto FTC (cursando 5º semestre), tem cursos de Planejamento de Estratégia em Instituições, Língua Portuguesa (com Jorge Portugal), Formação de Monitores do Peti. Tem experiência como auxiliar de Enfermagem.

JEANE ELIAS SOBRINHO, 27 anos, brasileira, casada, residente e domiciliada à Avenida do Cruzeiro, 157, Ourolândia, atual presidente do Conselho Tutelar, formando em Nível Superior no Curso de Pedagogia (6º semestre). Tem cursos técnicos: Ética Trabalhista, Atendimento ao Público, Técnicas de Vendas, Telemarketing, Informática, Promotor de Vendas, Atendimento ao Público, Recepcionista e Cursos de Capacitação para Conselheiro Tutelar.

DELBORA DOS SANTOS, 25 anos, solteira, residente à Rua José Ribeiro de Morais, s/n, Ourolândia, atualmente ocupa o cargo de Conselheira Tutelar. Tem 2º Grau completo e tem curso de Informática. Experiência como atendente de Posto Telefônico e vendedora de cosméticos.

CRISTINA MARQUES DA SILVA, 22 anos, solteira, residente em Povoado de Baixa de Zé Preto, Ourolândia. Tem 2º Grau completo. Cursos: Técnicas de Recepção; Marketing pessoal; Secretariado; Informática; Promotor de Vendas; Atendente; Recepcionista; Telemarketing; Auxiliar Administrativa.

SANDRA ESPÍRITO SANTO DE SOUZA, 21 anos, brasileira, solteira, residente e domiciliada em Casa Nova de Ourolândia, Tem 2º Grau completo. Cursos: Capacitação para o Projovem Adolescente; Capacitação de Agentes Multiplicadores em Educação Sanitária, Ambiental e Associativismo; Promotor de Vendas; Atendimento; Recepcionista; Telemarketing; Artesanal de Pintura em Tecido.

MARIA ALZEMAR DE ALMEIDA SOUSA, 32 anos, brasileira, solteira, residente e domiciliada em à Rua Beira Rio, Centro, Ourolândia, tem 2º Grau completo. Lecionou na Escola Menino da Porteira e no Topa.


DULCINEI PEREIRA DE OLIVEIRA, 25 anos, brasileiro, casado, residente e domiciliado à Rua Alvino Oliveira, Bairro Salviano Inácio Rocha, Ourolândia. 2º Grau completo. Cursos: Promotor de Vendas; Manejo Clínico da Dengue, Informática e Auxiliar Administrativo.

LUZIA CARMO DOS SANTOS, 26 anos, brasileira, solteira, residente e domiciliada à Rua Nova, Bairro Salviano Inácio Rocha, Ourolândia. 2º Grau completo. Cursos: Informática; Promotora de Vendas; Programa de Orientação Pedagógica; Capacitação do Topa. Tem experiência como professora de adolescentes.

TANAINA MOTENEGRO DE SOUSA, 22 anos, brasileira, solteira, residente e domiciliada à Rua do Cruzeiro, s/n, Ourolândia. 2º Grau completo. Curso: Computação. Trabalhou como Controladora Interna da Câmara de Vereadores de Ourolândia durante 10 meses.

GEANE DOS SANTOS SANTIAGO, 26 anos, brasileira, solteira, residente e domiciliada à Rua Nova, Quadra H, 665, Conjunto Salviano Inácio Rocha, Ourolândia. 2º Grau completo. Cursos: Atendente e Recepcionista; Telemarketing e Promotora de Vendas; Informática.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pequeno empreendedor já pode ter CNPJ

O ministro de Estado da Previdência Social, José Barroso Pimentel, encaminhou ofício ao prefeito Antonio Araújo solicitando que o município de Ourolândia se integre ao movimento nacional a favor da formalização dos empreendedores individuais: ambulante, feirante, cabeleireiro, manicure, pipoqueiro, borracheiro, carpinteiro, encanador e demais empreendedores que se encontram na informalidade e cuja renda anual é de até R$ 36 mil.
O Ministro informa que a proposta é resgatar a cidadania de milhões de pessoas que desenvolvem suas atividades na informalidade (clandestinos), possibilidade que foi dada pela Lei Complementar nº 128/2008, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República. Ele afirma que a Lei permite também que esses empreendedores individuais tenham acesso a proteção previdenciária, com os benefícios de aposentadoria salário-maternidade e auxílio-doença. A família também fica protegida com a pensão por morte e o auxílio-reclusão.
Para isso será necessário apenas que o empreendedor individual se inscreva pelo Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), onde obterá, em até 30 minutos, os números do CNPJ e da inscrição na Junta Comercial. Com a formalização, o Empreendedor Individual recolherá apenas R$ 1 real para o Estado, R$ 5 reais para o Município e 11% do salário mínimo à Previdência Social, para ter direito a todos os benefícios.