sábado, 25 de setembro de 2010

MORRE EM SALVADOR O JOVEM DIRETOR DE PLANEJAMENTO DE OUROLÂNDIA, WELLINGTON LINO

Wellington Lino, morte prematura - Ourolândia está de luto
A cidade de Ourolândia amanheceu triste. De acordo com informações de familiares, faleceu por volta da meia noite desta sexta-feira, 24, no Terminal Rodoviário de Salvador, o jovem ex-secretário de Educação e atual diretor de Planejamento do município, Wellington dos Santos Lino.
Na capital do Estado há cerca de 30 dias recuperando-se de uma cirurgia simples no joelho, Lino, na noite de ontem, aguardava o ônibus na Rodoviária de Salvador para o retorno à Ourolândia quando se sentiu mal indo a óbito.
Ainda na manhã do mesmo dia do seu falecimento Wellington telefonou para alguns colegas da prefeitura, brincou como era comum e disse da sua satisfação por estar voltando ao convívio com o setor onde travalhava. "Amanhã estarei por aí, fiquem com Deus e me aguardem!", disse ele a este bloguista.

Maiores detalhes deste lamentável fato dentro de instantes.


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Junco, Paraíso, Lages e Caatinga do Moura podem se emancipar de Jacobina

Os deputados baianos vão analisar nos próximos dias um projeto de lei que poderá facilitar a criação de novos municípios na Bahia.
A proposta prevê que a Assembleia Legislativa volte a legislar sobre a criação, fusão, incorporação e desmembramento de unidades administrativas no Estado.
Há mais de uma década, essa prerrogativa era exclusividade do Congresso Nacional. Na região, vários distritos pleiteiam a sua independência política e administrativa. 15 pedidos de emancipação de distritos foram apresentados esta semana na Assembleia Legislativa, inclusive quatro do município de Jacobina: Junco, Novo Paraíso, Lages do Batata e Caatinga do Moura.
O assunto é polêmico. A criação de novos municípios estava suspensa pela Emenda Constitucional n° 15, de 1996, que nunca foi regulamentada. Na época, vários localidades na Bahia já tinham realizado plebiscito sobre emancipação, mas a consolidação da nova unidade ficou em suspenso.
Provocado, o Supremo Tribunal Federal estipulou prazo para que o Congresso regulamentasse os casos em que poderia haver criação de municípios. Esse prazo terminou em novembro do ano passado, sem que lei federal fosse aprovada.
Com isso, deputados estaduais em todo o país entenderam que, diante da ausência de legislação, poderiam tomar para si novamente a prerrogativa para criação de municípios.
Jornal Tribuna Regional

OUROLÂNDIA: ACIDENTE DE MOTO DEIXA DUAS VÍTIMAS EM NOVO ACHADO

De acordo com as informações da atendente Cássia Nunes, às 13h30min desta sexta-feira, 24, deu entrada na Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, vítimas de queda de motocicleta, os pacientes Manoel Teófilo Nascimento, 47 anos, natural de Teixeira, PB e José Ernesto Cavalcante, 33 anos, ambos residentes à Rua Novo Horizonte, Ourolândia. Eles tiveram várias escoriações pelo corpo, foram atendidos, ficaram em observação e depois foram liberados.
De acordo com as informações de Teófilo, a moto em que estavam trafegando teria estourando um dos pneus, por volta das 12h40min de hoje nas proximidades do povoado de Novo Achado provocando o acidente.

MULTIDÃO EM LAGOA DO 33 FOI ÀS RUAS EM CAMPANHA PELO CANDIDATO RUI MACEDO

Pareceu comício em campanha de prefeito. Milhares de pessoas, dezenas de motos e carros foram às ruas do distrito de Lagoa do 33 em Ourolândia na noite desta quinta-feira, 23 em passeata com apitos, vuvuzelas, carros de som, fogos de artifício e muitos gritos chamando pelo nome do candidato a deputado estadual pelo PMDB Rui Macedo que, ao lado de diversas lideranças do local, também participou da caminhada. A multidão se multiplicava em cada rua que passava e no final o evento acabou virando um comício.
De forma improvisada, na carroceria de uma camioneta, algumas das lideranças fizeram uso da palavra e no final o candidato Rui Macedo foi muito aplaudido quando discursou para a multidão que aguardava seu pronunciamento. Ele falou dos projetos que pretende defender na Assembléia para o povo do Sertão do Piemonte e agradeceu o carinho do povo de Lagoa do 33 prometendo não decepcioná-los.
Embora não estivesse presente, outro nome bastante aplaudido nas vezes que foi citado foi o do prefeito Antonio Araújo.

DE OUTROS CANAIS PUBLICADAS NO CORINO URGENTE

Wagner perde cinco pontos, mas ainda venceria no primeiro turno
O governador Jaques Wagner (PT) continua na liderança da disputa pelo Executivo da Bahia, mas perdeu cinco pontos, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 23, pelo Datafolha. Wagner passou de 53% para 48% dos votos. Já seu principal adversário, Paulo Souto (DEM), passou de 16% para 21%. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
Em terceiro lugar na pesquisa está Geddel Vieira Lima (PMDB), que passou de 11% para 12%. Entre os demais candidatos, Luiz Bassuma (PV) tem 2% e Marcos Mendes (PSOL) 1%. Sandro Santo Bárbara (PCB) e Professor Carlos (PSTU) não pontuaram.
Mesmo com a queda, Wagner ainda venceria no primeiro turno por ter 58% dos votos válidos, que excluem brancos e nulos, embora a diferença do petista para a soma dos outros candidatos tenha diminuído - Wagner tem 48% contra 36% dos adversários. Na última pesquisa, os adversários juntos somavam 23%. Indecisos são 11% e 5% votam branco ou nulo.
Foram ouvidos 1.100 eleitores pelo instituto nas terça e quarta-feira (21 e 22). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 31.421/2010.
Leia mais notícias no www.correiodabahia.com.br

PORTAL IBAHIA/NOTÍCIAS
Anvisa proíbe importação de produtos

24/9/2010 às 5h45 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da importação de produtos por não atenderem às exigências regulamentares do órgão. Além desta determinação, a distribuição, comércio e uso de todos os lotes do medicamento Lectrum foram suspensas pela Anvisa.
Os produtos proibidos foram Lupron Depot, importado pela empresa Abbott Laboratórios d Brasil Ltda., de São Paulo (SP), fabricado pela empresa Takeda Pharmaceutical Company Limited, situada no Japão; Oncovin (1mg Pó INJ CT FA VD AMB+DIL) e Velban (10mg Pó LIOF INJ CT FA VD INC), importados pela empresa Antibióticos do Brasil Ltda., de Cosmópolis (SP), fabricados pela empresa Gedeon Richter Ltd., de Budapeste (Hungria).

Proibição do uso de barba rende punição a banco
A proibição do uso de barba pelos empregados causou uma punição ao Banco Bradesco S/A. O banco foi condenado pela Justiça do Trabalho por discriminação estética. A decisão do juiz Guilherme Ludwig, da 7ª Vara do Trabalho de Salvador, tomou por base a ação civil pública ajuizada em fevereiro de 2008, pelo Ministério Público do Trabalho – MPT.
A sentença foi favorável ao pedido do MPT e condenou o Bradesco ao pagamento de indenização de R$ 100 mil, por dano moral à coletividade dos trabalhadores. A Constituição Federal (art. 3º, IV) proíbe preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. A empresa recorreu, mas os embargos de declaração foram julgados improcedentes.
Leia mais notícias no www.portalibahia.com.br

TRIBUNA DA BAHIA/NOTÍCIAS
Namorado da engenheira se apresenta e é preso
24/9/2010 às 5h - Principal acusado do desaparecimento da engenheira Marleide de Oliveira Junqueira, o namorado dela, Antônio Luiz Santos de Jesus, finalmente se apresentou à polícia na tarde de ontem , 23, após 32 dias do sumiço da namorada.
Ele chegou à 11ª Delegacia (Tancredo Neves) acompanhado de quatro advogados por volta das 17 horas. Aparentemente tranquilo e com traje bastante informal, o autônomo não falou com os jornalistas presentes no local, mas seus defensores asseguraram que ele falará com a imprensa após prestar depoimento.
Apesar da apresentação ‘espontânea’, o autônomo deverá ficar preso na carceragem da delegacia, já que, apesar de não ter sido divulgado pela polícia, o Tribunal de Justiça do Estado acatou o pedido de prisão temporária feito há alguns dias pelo delegado Adailton Adan, responsável pelo inquérito.
A previsão é que o depoimento do acusado dure cerca de duas horas. Até o final desta tarde, nenhum familiar da engenheira tinha chegado à delegacia.

Corpo encontrado na BR-324 pode ser da engenheira desaparecida
A polícia investiga se um cadáver encontrado nesta quarta-feira, 22, às margens de um matagal na BR-324, após a ponte do viaduto do Bom Juá, sentido Salvador/Feira de Santana, é da engenheira Marleide de Oliveira Junqueira, 37 anos, desaparecida desde o dia 21 de agosto.
Devido ao estado de decomposição, não havia cabelo, roupas e nem foi possível a olho nu identificar o sexo. Mas, de acordo com a estrutura física, a vítima seria uma mulher, com os pés pequenos. O corpo apresentava queimaduras do sol.
Os peritos do Departamento de Polícia Técnica devem identificar a vítima através da análise da arcada dentária, encontrada em perfeito estado. O investigador José Guerreiro, da 11ª Delegacia, informou nesta quinta-feira (23) que há possibilidade de que o corpo seja de Marleide. Segundo ele, em alguns pontos a arcada é saliente e os dentes da engenheira são ressaídos.
No início do mês um outro corpo foi encontrado em Ubatã, a 374 quilômetros de Salvador, e a suspeita era de que fosse da engenheira. Apesar de os parentes descartarem que o corpo era da engenheira, o laudo do DPT ainda não saiu.
O principal suspeito do sumiço é o namorado da engenheira, Antônio Luiz Santos de Jesus, que continua foragido.

Acusado de assassinar o apresentador Jorge Pedra é preso
Um garoto de programa suspeito de ter matado o apresentador Jorge Pedra em um motel no ano passado foi preso nesta quinta-feira (23). Ele já prestou depoimento e permanece custodiado na 1ª Delegacia de Polícia, nos Barris.
Segundo informações do Serviço de Investigação, o suspeito foi encontrado no centro de Salvador e se assemelha ao retrato falado divulgado na época do assassinato.
Jorge Pedra, que apresentava o programa 'Fama e Sucesso' da TV Salvador, foi morto com a facadas no motel Democratas na noite de 1º de novembro de 2009.
Funcionários disseram que o apresentador chegou ao local acompanhado por um garoto de programa. Uma hora depois, a recepcionista ouviu um barulho e sem seguida, o rapaz desceu correndo pela recepção e fugiu.
O corpo de Jorge Pedra foi encontrado logo depois, a cerca de 10 metros do quarto. A polícia acredita que ele tentou pedir ajuda, mas morreu no corredor. A carteira do apresentador foi encontrada no quarto, mas sem dinheiro.
Leia mais notícias no www.tribunadabahia.com.br

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

OUROLÂNDIA: NOTA DA ACIOURO

Recebemos na manhã desta quinta-feira, 23, uma nota oficial do presidente da Associação Comercial e Industrial de Ourolândia André Rios sobre a qualidade do serviço postal em Ourolândia.
Abaixo publicamos na íntegra o texto da nota:

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE OUROLÂNDIA
RUA NOVA ESPERANÇA – S/Nº - CENTRO
OUROLÂNDIA-BA – CNPJ.: 07662967/0001-88


"Ourolândia-Ba, 22 de setembro de 2010
A cidade de Ourolândia-Ba apesar de ter uma grande importância no cenário econômico regional e ser conhecida nacionalmente como a Capital do Mármore infelizmente ainda não possui uma agência bancária, por isso, os comerciantes, industriários, aposentados, pensionistas e a população em geral dependem do serviço do BANCO POSTAL (CORREIOS) para realizar suas transações financeiras.
Durante muito tempo tivemos este serviço funcionando de modo precário devido à estrutura da agência que se encontrava bastante deficiente e com apenas um terminal de atendimento o que não atendia às necessidades da comunidade. Após várias cobranças feitas por esta entidade e em uma parceria com o Bradesco a agência foi reformada e mais um terminal foi instalado, o atendimento melhorou significativamente, só que após 2 meses destas melhorias voltamos a estaca “zero”.
Agora a referida agência encontrasse totalmente sem funcionamento isto porque com pouco mais de um mês de funcionamento o 2º terminal quebrou e de acordo com informações colhidas com um funcionário da própria agência já foi feito a solicitação de reparo a aproximadamente 15 dias e até hoje nenhum técnico apareceu para fazer o serviço, agora a situação está pior ainda porque o 1º terminal também quebrou e temos que viajar 140km (ida/volta) até o Banco Postal/Correio mais próximo.
Agradecemos à atenção e compreensão e esperamos uma resposta o mais breve possível. "

Atenciosamente,

André Rios Santos – Presidente
Leandro Freire Soares - Diretor

CAVALGADA DE LAGOA DO 33: VEJA AS IMAGENS

A Prefeitura de Ourolândia realizou nos dias 18 e 19 deste mês o Segundo Festival da Primavera no Distrito de Lagoa do 33. Fazendo parte das atrações aconteceu a Grande Cavalgada, saindo do povoado de Catarina com destino à Lagoa. Veja as images em três vídeos:

Momento da largada em Catarina:


Passando pela estrada BA SC de Lagoa do 33:



Momento da dispersão na Praça da Festa em Lagoa do 33:


SE VOCÊ GOSTOU DOS VÍDEOS E GOSTARIA DE VER AS FOTOS DESTE EVENTO CLIQUE NO LINK ABAIXO:

FOTOS

OUROLÂNDIA: PREFEITURA EQUIPA PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL EM ASSENTAMENTO

De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, o prefeito Antonio Araújo, atendendo as solicitações da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Encanto das Emas do Assentamento Lagoa de Dentro I e II, entregou na última terça-feira, 21, um grupo gerador para fornecimento de energia de um poço artesiano, 32 carteiras escolares e uma bateria que servirá ao sistema de energia solar na escola do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa).
Segundo informação de Aline Silva, secretária da associação e alfabetizadora, as aulas do programa no assentamento estavam paralisadas por falta desses equipamentos.
"Queremos agradecer, pois a Prefeitura tem sido parceira nossa em todos os sentidos, desde o ano de 2005, todos os pedidos que fizemos foram atendidos", disse José Oliveira, o "Zé da Muncunã".

JACOBINA: 'Pedro da Rinha' é morto no Jacobina IV

Pedro Félix foi morto com tiros à queima-roupa
Ontem, quarta feira, 22, por volta das 20h, mais um assassinato foi registrado na periferia de Jacobina.
O aposentado Pedro Felix do Nascimento, de 66 anos de idade, conhecido como "Pedro da Rinha", foi morto com vários tiros à queima-roupa quando estava próximo a um bar na Quadra 2, Caminho 8, no Conjunto Habitacional Jacobina IV.
Segundo informações policiais, os autores do crime fugiram sem ser identificados e até o momento não foram encontrados. A vítima morreu no local sem chances de defesa, pois os executores teriam chegado em um veículo de dados ignorados e efetuado os disparos.
De acordo com informações policiais, Pedro era acusado de crime de receptação de objetos roubados. A polícia trabalha com hipótese de acerto de contas. O delegado plantonista Dr. Cleber Azevedo e investigadores da 16ª Coorpin ainda investigam o fato para apurar a motivação e autoria do crime.
O corpo foi encaminhado ao IML do Complexo Policial de Jacobina e apresentado pela filha Sirlene Teles Nascimento, que aguarda pela sua liberação na manhã de hoje após os procedimentos legais.
Leia mais notícias no http://www.opovoquersaber.com/

CORINO URGENTE EM CIMA DA NOTÍCIA

PLANTÃO DO FUTEBOL/BRASILEIRÃO SÉRIE A
Fluminense pega o Atlético e Vitória encara o Avaí hoje

23/9/2010 às 5h2 - 24ª rodada
21h
Fluminense x Atlético-MG Engenhão
Vitória x Avaí Barradão

ESTADAO/ELEIÇÕES 2010
Datafolha: Dilma cai; Serra e Marina sobem

23/9/2010 às 5h58 - Pesquisa Datafolha divulgada ontem indica que a vantagem da petista Dilma Rousseff em relação aos adversários somados caiu cinco pontos porcentuais. A alteração do quadro, porém, não evitaria a vitória da candidata no primeiro caso a eleição fosse realizada hoje. Em uma semana, o índice de intenção de voto em Dilma oscilou dois pontos para baixo, de 51% para 49%. O tucano José Serra teve oscilação de 27% para
28%, e Marina Silva (PV), de 11% para 13%.
Como os concorrentes "nanicos" tem, juntos, 1% das intenções de voto, os concorrentes da petista chegam, somados, a 42%. se esse índice ultrapassar o da primeira colocada, haverá segundo turno. Excluído os votos brancos e nulos, Dilma tem 54% das intenções de voto. Eram 57% no levantamento anterior.
Serra aparece com 31% e Marina, com 14%.
Leia mais notícias no www.estadao.com.br

PLANTÃO DO FUTEBOL/BRASILEIRÃO SÉRIE A
Flamengo, Vasco e Botafogo empatam; Corinthians vence o Santos na Vila

23/9/2010 às 5h12
São Paulo 2 x 1 Guarani
Prudente 0 x 1 Palmeiras
Cruzeiro 2 x 0 Ceará
Goiás 1 x 3 Atlético-GO
Vasco 2 x 2 Botafogo
Santos 2 x 3 Corinthians
Grêmio 2 x 2 Flamengo
Atlético-PR 1 x 0 Internacional

PORTAL IBAHIA/NOTÍCIAS
Campanha combate tráfico e exploração sexual

23/9/2010 às 6h21 - O Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças é comemorado nesta quinta-feira (23). O Comitê Estadual de Prevenção ao Tráfico de Pessoas, organiza uma série de atividades culturais, na Praça Quincas Berro D’Água, Pelourinho, a partir de 13h, para chamar a atenção para o problema. Até às 17h, representantes do governo e da sociedade civil esclarecerão dúvidas e distribuirão material informativo sobre o tema.
A mobilização integra as ações do Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – elaborado pelo Comitê que é responsável por planejar, monitorar e avaliar as ações de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas no Estado da Bahia. Coordenado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, o Comitê reúne diversas secretarias de Estado, outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Programa oferece qualificação para jovens
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Trabalhador),
do governo federal, deve ser implantado na capital e em outros 34 municípios da Bahia. Inicialmente esta prevista a oferta de 4.750 vagas de qualificação gratuita (1.980 delas em Salvador) para jovens de baixa renda, com idades entre 18 e 29 anos.
Na Bahia, o programa está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e as inscrições serão realizadas nas unidades do SineBahia para cursos nas áreas de construção civil, hotelaria, piscicultura, vestuário, arte, agro-extrativismo, elétrica e mecânica.

Casos de sarampo são registrados no país
Três casos de sarampo foram confirmados pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. De acordo com o governo gaúcho, o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, referência nacional para o sarampo, identificou nos doentes o mesmo vírus que circula na África desde 2007.
Todos os casos foram registrados em Porto Alegre, sendo dois em garotas, de 10 e 11 anos de idade, da mesma família, que viajaram com a família para a Argentina no mesmo período em que foram identificados casos de sarampo no país vizinho. A circulação do vírus dentro do Brasil não é registrada desde 2000, segundo o Ministério da Saúde. O terceiro caso foi em uma menina de 9 meses, que contraiu a doença depois de contato com uma das outras infectadas no hospital.

Irmãos suspeitos de estupros se apresentam
Estão presos em Tanhaçu, no Sudoeste do Estado, dois irmãos acusados de fazer parte do grupo de 20 rapazes que estuprou quarenta crianças e adolescentes na cidade. Luiz Fernanado Moreira Pereira, 24 anos, e André, 23, se apresentaram à polícia na terça-feira (21).
Os dois jovens foram reconhecidos por algumas das vítimas e devem prestar depoimento ainda esta semana. Os outros 18 rapazes acusados dos crimes ainda estão em liberdade. Segundo a Polícia, o grupo tinha feito uma aposta para saber quem estuprava mais meninas e adolescentes.

Suspeito de matar e enterrar mulher é preso
Um aposentado de 66 anos foi preso na última terça-feira (21), em Eunápolis, no interior baiano, sob suspeita de ter matado a mulher, de 34 anos, e enterrado o corpo no quintal de casa. Segundo o delegado Rodolfo Faro, a polícia recebeu denúncias anônimas com informações sobre o crime.
Ainda de acordo com Faro, o aposentado disse que matou a mulher depois de uma discussão e alegou legítima defesa. Em depoimento, o suspeito teria afirmado que a vítima pegou um martelo e o ameaçou. O homem, então, teria tomado o objeto que foi usado no assassinato. O crime aconteceu há cerca de uma semana, mas o corpo só foi encontrado na terça.
Leia mais notícias no www.portalibahia.com.br

CORREIO DA BAHIA/NOTÍCIAS
'Tem hora que exageram pesado comigo', diz Dilma sobre imprensa

23/9/2010 às 6h11 - A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou nesta quarta-feira, 22, que, em alguns momentos, a imprensa tem exagerado em críticas contra ela. Apesar disso, ela afirmou que defende a liberdade de imprensa. Dilma não quis comentar se era favorável ao ato contra a mídia convocado por algumas entidades para esta quinta-feira, 23.
“Não vou falar que tem um golpe midiático, só que há exagero comigo. É só ler jornal. Tem hora que exageram pesado, mas o fato de exagerar pesado não me incomoda”, afirmou a petista.
Dilma disse que se considera também no direito de fazer críticas. “Da minha parte, a imprensa pode falar o que bem entender, eu, o máximo que vou fazer, quando achar que devo, é protestar dizendo que esta errado isso por isso, isso e isso.”
A candidata ironizou ainda que as críticas estariam liberadas em um eventual governo seu. “Eu vou dizer pra vocês que se eu for eleita pode criticar o dia inteiro”.

CBF quer tentar manter vagas na Libertadores para G-4 do Brasileiro
A CBF vai tentar garantir que o Brasil não perca uma vaga na Taça Libertadores de 2011. A entidade, em seu site oficial, informou que vai tentar convencer a Conmebol a manter o direito dos quatro primeiros do Campeonato Brasileiro de disputarem a competição continental.
Nesta quarta-feira, a entidade que controla o futebol sul-americano anunciou que o título da Libertadores não abrirá mais uma vaga extra ao país do clube campeão. Como o Internacional é o atual dono do troféu, isso significa que o Nacional deste ano só vai classificar três times para a próxima Libertadores, em vez de quatro, já que o clube gaúcho tem direito assegurado de defender seu título. Se a mudança for confirmada, o terceiro colocado do Brasileirão irá disputar primeiramente a pré-Libertadores - jogos de ida e volta que valem qualificação para a fase de grupos.
A alteração se deve ao fato de que a Copa Sul-Americana passou a valer uma vaga para a Libertadores. Assim, a única possibilidade de um país ter um representante a mais no torneio é conquistando a Sul-Americana. Neste momento, quem perderia a vaga na mais importante competição do continente é o Botafogo, que tem 38 pontos e está em quinto - o Inter, em quarto lugar, já está assegurado.
Leia mais notícias no www.correiodabahia.com.br

CAMPO GRANDE NEWS/SORTE GRANDE
Mega não tem acertadores e acumula em R$ 53 milhões

23/9/2010 às 5h40 - Nenhum apostador acertou as dezenas da Mega-Sena sorteadas hoje no concurso 1216, realizado em Videira (SC). Por conta disso o prêmio acumulou em R$ 53 milhões para o sorteio de sábado (25).
O valor acumulado contabilizou R$ 45.796.594,37, enquanto a arrecadação total da aposta desta quarta-feira registrou R$ 57.159.394,00. Para o sorteio da Mega da Virada, o prêmio já soma R$ 41.922.737,34.
Foram sorteadas as dezenas 04, 07, 13, 25, 27 e 58.
As 555 pessoas que acertaram a quina levarão para casa R$ 6.029,59 e o prêmio de R$ 180,23 vai para todos os 26.524 apostadores que marcaram a quadra.
Leia mais notícias no www.campograndenews.com.br

PORTAL IBAHIA/NOTÍCIAS
Ossada humana é encontrada na BR 324

23/9/2010 às 5h33 - A Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel) informou nesta quarta-feira, 22, a remoção de uma ossada humana encontrada na BR 324, próximo ao Viaduto do Bom Juá. Não existem maiores informações sobre o crime que está sendo investigado pela 11ª Delegacia, localizada no bairro de Tancredo Neves.

Movimento de turistas na Bahia cresce em 2010
O fluxo de viajantes que têm a Bahia como destino aumentou em 2010. Entre janeiro e agosto deste ano o Estado registrou um crescimento de 13% nos desembarques domésticos e de 10% nos desembarques internacionais 10%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os números divulgados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) também mostram que houve expansão de 5% na atividade hoteleira no período.
O anúncio foi realizado na tarde desta quarta-feira, 22, no aeroporto internacional de Salvador. O secretário do Turismo, Antônio Carlos Tramm, destacou o bom resultado do setor este ano. “Isso só aumenta nossa responsabilidade e nosso entusiasmo. São números importantes, que devem ser levados em conta, porque turismo não é apenas sol e praia, é emprego e renda para a população”.

Indicado do Brasil ao Oscar sai nesta quinta-feira
Os brasileiros vão saber nesta quinta-feira, 23, qual será o filme escolhido para representar o país na disputa por uma indicação ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2011. O anúncio será feito na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, às 12h, pelo presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Faria.
Os filmes que se inscreveram para tentar uma vaga em um dos prêmios mais cobiçados da sétima arte foram: A Suprema Felicidade, Antes que o mundo acabe, As Melhores Coisas do Mundo, Bróder, Carregadoras de Sonhos, Cabeça a Prêmio, Cinco Vezes Favela - Agora Por Nós Mesmos e Chico Xavier.
Completam a lista os títulos É Proibido Fumar, Em Teu Nome, Hotel Atlântico, Lula - o Filho do Brasil, Nosso Lar, O Bem Amado, O Grão, Olhos Azuis, Os
Inquilinos, Os Famosos e os Duendes da Morte, Ouro Negro, Quincas Berro D'água, Reflexões de um Liquidificador, Sonhos Roubados e Utopia e Barbárie.

Juazeiro recebe centro de tratamento de câncer
O Centro de Oncologia do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) será inaugurado na nesta quinta-feira, 23. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) o centro conta com 16 profissionais - médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicóloga e assistente social, entre outros – e vai atender diariamente, em dois turnos.
Inicialmente, serão realizados 400 atendimentos por mês, beneficiando pacientes da região que necessitam de quimioterapia. O hospital já oferece acompanhamento clínico aos portadores de câncer no ambulatório. Na primeira semana de funcionamento, 35 pacientes que já vinham sendo acompanhados pela equipe do HRJ, iniciam a nova forma de tratamento.
Leia mais notícias no www.portalibahia.com.br

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CULTURAL: O que é que Ourolândia tem?

Em sua vasta riqueza cultural Ourolândia tem também Nivaldo Aboiador, morador da zona rural do Distrito de Lagoa do 33.
Veja nos vídeos abaixo uma exibição de Nivaldo Aboiador durante o Segundo Festival da Primavera de Lagoa do 33, ocorrido dias 18 e 19 de setembro.



MENSAGENS DOS INTERNAUTAS
De: Claudio Genero Oliveira - E-mail: generoo@yahoo.com.br
Sou natural Oeiras no Sertão do Piaui e há muitos anos não visito minha terra natal. Chorei vendo este vídeo. Gostaria de parabenizar o editor deste site por valorizar este tipo de cultura.

TRE PRORROGA PRAZO PARA 2ª VIA DO TÍTULO

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por unanimidade, nesta terça-feira (21), prorrogar por uma semana a data limite para pedir a segunda via do título de eleitor. O prazo terminaria nesta quinta-feira (23). Com a decisão, o serviço segue até o dia 30 de setembro. Para reimprimir o documento, o cidadão deve se dirigir aos postos do SAC espalhados pelo estado, ou ir diretamente à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no CAB. Apesar do regime de plantão nos fins de semana adotados há mais de um mês pelo TRE, nesta terça-feira (21), foi grande a fila de quem quis retirar o documento. Nas eleições de 3 de outubro, além do título de eleitor, para votar é preciso apresentar também um documento oficial com foto.

INTERNACIONAL: ESPANHOL VAI AO BAR COM CABEÇA DA ESPOSA

O espanhol identificado como M.R.T.R, de 34 anos, resolveu beber cerveja com a cabeça da mulher dentro de uma sacola. Ele a decapitou e, sem nenhum remorso aparente, com manchas de sangue em sua camisa, confirmou aos colegas de bar que levava consigo em uma bolsa a cabeça da mulher que um dia havia amado. Ela foi morta a golpes de facas, como informou a imprensa espanhola na última terça-feira (21). Depois de depositar toda sua tranquilidade em copos de cerveja, o homem saiu do boteco em Córdoba (Andaluzia), subiu em uma torre elétrica e recebeu uma descarga que o jogou torre a baixo. Mesmo com o choque e o impacto da queda, o espanhol ainda foi levado ao hospital com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Prefeitura de Irecê abre inscrição para concurso

A Prefeitura de Irecê abriu o processo seletivo simplificado para contratação por tempo determinado em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA para o preenchimento de 439 vagas para destinadas a diversos cargos na estrutura administrativa municipal.
O processo de seleção será executado com o suporte técnico administrativo da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico–FUNDAÇÃO CEFETBAHIA.
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 02 (dois) anos, contado da data da respectiva homologação, podendo este prazo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração, por ato expresso do seu Prefeito Municipal.
O Processo Seletivo é para os cargos de:
-AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS;
-AUXILIAR DE COZINHA;
-COZINHEIRO (A);
-MERENDEIRA;
-MOTORISTA;
-VIGILANTE;
-AGENTE DE INCLUSÃO DIGITAL;
-MONITOR;
-EDUCADOR SOCIAL;
-ORIENTADOR SOCIAL;
-FACILITADOR DE CAPOEIRA;
-FACILITADOR DE DANÇA;
-FACILITADOR DE ESPORTES;
-FACILITADOR DE MUSICA;
-ASSISTENTE ADMINISTRATIVO;
-AUXILIAR ADMINISTRATIVO;
-FATURISTA;
-AUXILIAR DE CONSULTORIO DENTÁRIO;
-TÉCNICO DE PROTESE;
-TÉCNICO DE ENFERMAGEM;
-TÉCNICO DE LABORATÓRIO;
-TÉCNICO DE RADIOLOGIA;
-ADVOGADO;
-PEDAGOGO;
-PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA;
-PROFESSOR DE TEATRO;
-ASSISTENTE SOCIAL;
-PSICÓLOGO;
-BIOQUIMICO;
-FARMACÊUTICO;
-ENFERMEIRO;
-MÉDICO;
-NUTRICIONISTA;
-ODONTÓLOGO I;
-FISIOTERAPEUTA;
-TERAPEUTAOCUPACIONAL.
As inscrições serão realizadas no período de 20/09/2010 a 05/10/2010, pela internet no site www.fundacaocefetbahia.org.br/pmi/concurso.asp, podendo o candidato dirigir-se ao Tabuleiro Digital - Secretaria Municipal de Educação Rua Coronel Terencio Dourado, s/n, antigo Projeto Rondon, de segunda-feira à sexta-feira das 08h00 às 12h00 e das 14h30 às 18h30, onde serão disponibilizados computadores para esta finalidade.
Para mais informações consulte o edital no site www.fundacaocefetbahia.org.br/pmi/concurso.asp

FUTEBOL: CAMPEONATOS SÉRIES A e B

BRASILEIRÃO SÉRIE A
Confira os jogos de hoje
22/9/2010 às 5h47
19h30
São Paulo x Guarani Morumbi
Prudente x Palmeiras Prudentão
Cruzeiro x Ceará Arena do Jacaré
Goiás x Atlético-GO Serra Dourada
21h
Vasco x Botafogo Engenhão
22h
Santos x Corinthians Vila Belmiro
Grêmio x Flamengo Olímpico
Atlético-PR x Internacional Arena da Baixada

BRASILEIRÃO SÉRIE B
Bahia fica no empate em 1 a 1 com o Vila Nova e cai para segundo
O Bahia empatou em 1 a 1 com o Vila Nova na noite desta terça-feira, 21, em Pituaçu, indo a 41 pontos. O tricolor caiu para a segunda colocação, perdendo a liderança para o Coritiba, que venceu o Brasiliense fora de casa. Ofensivo o tempo todo mas um pouco desorganizado em campo, o Bahia teve que se contentar com um empate, arrancado no finalzinho da partida. O público de pagantes era de 31.794.
No próximo sábado, o desafio é contra o Sport, na Ilha do Retiro. Já o Vila Nova, que mantém invencibilidade de sete rodadas, joga contra o Paraná no Serra Dourada.

BRASILEIRÃO SÉRIE B
Confira os resultados dos jogos de ontem
Portuguesa 3 x 2 Santo André
São Caetano 0 x 0 Bragantino
Brasiliense-DF 0 x 1 Coritiba
Bahia 1 x 1 Vila Nova-GO
Guaratinguetá 2 x 3 Ponte Preta
Náutico 1 x 0 Figueirense
Paraná Clube 1 x 0 Duque de Caxias
América-MG 4 x 1 América-RN
Icasa 0 x 0 Sport
ASA 2 x 1 Ipatinga-MG

Quina não tem acertadores e acumula em R$ 2,3 milhões

Como nenhum apostador acertou as dezenas sorteadas ontem no concurso 2403 da Quina, realizado em Brasília (DF), o prêmio acumulou em R$ 2,3 milhões para a aposta de hoje.
O valor acumulado no prêmio de hoje contabilizou R$ 1.801.885,97, enquanto a arrecadação total registrada nesta terça-feira somou R$ 4.809.140,50.
Foram sorteados os números 10, 13, 26, 38 e 63.
As 184 pessoas que acertaram a quadra receberão R$ 2.013,40 e o prêmio de R$ 52,32 vai ser pago a cada um dos 10.115 jogadores que marcaram o terno.

Acidente deixa dois mortos e dois feridos na BR 324

Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas em acidente na BR-324, no final da tarde desta terça-feira, 21. De acordo com Wagner Gomes, encarregado de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a tragédia ocorreu por volta das 17h50 e deixou o trânsito engarrafado no sentido Feira de Santana– Salvador por cerca de uma hora e meia.
Assis Carneiro Santos conduzia o carro modelo Ipanema, com placa de São Roque – São Paulo (CAH-3276), e seguia no sentido Feira de Santana. Ele perdeu o controle do veículo, rodou na pista e foi parar no sentido oposto, quando colidiu com um palio weekend (JSV-4395).
Assis, que estava acompanhado de uma pessoa não identificada, morreu no local. No palio havia duas pessoas. O motorista passa bem, mas a carona, Suely de Brito Santos, 39, morreu na hora.
(A Tarde)

IMPRENSA ESTADUAL

'Dia Mundial Sem Carro' acontece hoje
A edição de 2010 da campanha do Dia Mundial Sem Carro acontece nesta quarta-feira, 22. A mobilização mundial conta com a participação das cidades brasileiras. A ideia é reduzir as emissões de poluentes causadores dos gases de efeito estufa utilizando meios de transporte público como o metrô, os ônibus, trens, as barcas ou os veículos alternativos, como as bicicletas, em todo o país.
O Dia Mundial Sem Carro foi instituído na França na década de 90, com objetivo de conscientizar e incentivar a diminuição do uso de automóveis para reduzir as emissões de gás carbônico. O movimento já conquistou adesão de diversas cidades em vários países.

Confirmação do Enem será enviada em outubro
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirmou nesta terça-feira, 21, que os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) receberão o cartão de confirmação de inscrição entre 4 e 25 de outubro. O cartão informa o local em que o estudante fará a prova.
O exame está marcado para 6 e 7 de novembro. Segundo o Inep, 4,6 milhões de candidatos estão inscritos no exame. Em 2009, 4,1 milhões de pessoas fizeram inscrição, mas cerca de 2,6 milhões fizeram a prova. No ano passado, ao menos 1.500 inscritos pediram para mudar o local de prova. Parte delas foram inscritas em locais muito distantes de casa.

ELEIÇÕES 2010: Urnas eletrônicas da Bahia serão lacradas a partir desta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira, 23, a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2010 em Salvador. Na capital baiana, até 29 de setembro, sempre a partir das 8h, membros de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público (MP) poderão acompanhar o processo de carga e lacração das urnas.
Os procedimentos, que se estenden até o dia 1º de outubro, começam no primeiro dia pelas urnas das seções que integram da 16ª à 20ª Zona Eleitoral. Todo o processo será realizado no Centro de Apoio Técnico (CAT) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Porto Seco Pirajá, nº 7.204, KM 9 da BR-324.
No interior do Estado, os procedimentos se iniciam já nesta quarta-feira, 22, e vão também até 1º de outubro, mas os locais e horários em que os procedimentos serão feitos variam de acordo com cronograma estipulado nas zonas eleitorais de cada cidade. Os cronogramas tanto para a capital quanto para o interior estão disponíveis no portal do TRE-BA na internet.
Procedimentos - A carga consiste na instalação nas urnas dos programas necessários à votação. Cada equipamento recebe os dados de todos os candidatos, dos eleitores da seção para onde será enviado, além do software de justificativa de ausência.
Em seguida, há uma conferência por amostragem em até 3% das urnas eletrônicas, quantidade que é escolhida aleatoriamente. Nesse processo, também é feita a verificação da assinatura digital, técnica que busca aferir se o programa de computador não foi modificado de forma intencional ou não perdeu suas características originais por falha na gravação ou leitura.
Após as verificações, as urnas conferidas recebem nova carga e os dispositivos de acesso são lacrados. Dispondo de um relógio interno, as urnas foram programadas para serem ligadas somente às 7h do dia das eleições, 03 de outubro. O desligamento, por sua vez, só poderá ser feito a partir das 17h do mesmo dia. Se houver tentativa de ligar as urnas antes do previsto, o mecanismo registra a ação.
Serão utilizadas 35.677 urnas no Estado da Bahia.


Prazo para tirar segunda via do título de eleitor termina quinta-feira

Quem ainda não fez a segunda via do título de eleitor tem até a próxima quinta-feira, 23, para solicitar o documento. Os interessados podem comparecer a uma das unidades do SAC ou procurar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), munidos de carteira de identidade original e uma cópia. O serviço é gratuito. As unidades do SAC em Cajazeiras, Iguatemi, Comércio, Periperi e Barra somente atendem mediante agendamento. O número é 0800-0715353. Para garantir a vaga na unidade desejada, é recomendável ligar com antecedência.
O TRE oferece o serviço na Central de Atendimento ao Público, na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), que fica na Avenida Paralela. O atendimento acontece até quinta-feira, das 8h às 13 horas, e é realizado por ordem de chegada. Ao contrário das eleições anteriores, só será possível votar no pleito deste ano com a apresentação do título e de outro documento com foto - carteira de identidade, identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira de motorista.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

MENSAGENS DOS NOSSOS INTERNAUTAS

De: Araujo - E-mail: sbraraujo@bol.com.br
E ai meu caro amigo blogueiro td blz? Grande abraço!!!!!

De: Roque Pinho Ramos - E-mail: Roquerpr2hotmail.com
Olá pessoal dessa conceituada fonte de informação sou filho ai de jacobina mais moro aqui no interior de são paulo há anos sempre estou acessando ao blog de vocés como os demais da região continuem obrigado.

De: Regimar - E-mail: regimararaujo@yahoo.com.br
Ola Ze carlos, não sei se lembra de me Regimar , hoje moro em eunapolis a 60km de porto seguro. mantenha contato. Abraço
Olá Regi!
Claro que lembro, amigo! Regi filho do Senhor Cori! Lá da Lagoinha, Jacobina. Bons e velhos tempos. Estarei sempre a disposição amigo, espero que Deus continue abençoando sua vida e da sua família.
Abraços do amigo,
José Carlos Benigno

De: luamy - E-mail: luammy@hotmail.com
acho ñ~e verdade pq me formei em astronomia ano passado e pelo q sei sartuno tem uma astimosfera iregular.

De: Meire - E-mail: meirinha.js@hotmail.com
Quando será aberta as incrição pra a escola publica do detran.

De: aline - E-mail: caline2@terra.com.br
Por favor, gostaria de ter o tel da Const. Tecolt !

CAVALGADA DE LAGOA DO 33: ANTES DA SAÍDA NO POVOADO DE CATARINA



Filmado no povoado de Catarina, município de Ourolândia, em 19 de setembro de 2010, momentos antes do início da cavalgada com destino ao Distrito de Lagoa do 33. O evento fez parte do Segundo Festival da Primavera que é promovido pela Prefeitura de Ourolândia.

PUBLICADAS NO CORINO URGENTE

Bebida em lata contem substância cancerígena
21/9/2010 às 7h6 - O uso de bisfenol A e suas consequências à saúde é associada a contaminação dos alimentos e bebidas provenientes de embalagens plásticas.
A presença do químico em latas é pouco divulgada, mas um estudo do National Work Group for Safe Markets, organização de grupos ligados à saúde e ao meio ambiente, detectou BPA em 46 alimentos das 50 latas pesquisadas – isso corresponde a 92% das amostras.
As embalagens foram recolhidas de despensas pessoais e de supermercados. Foram selecionados produtos como peixes, frutas, vegetais, feijão, sopas, tomates e molhos de tomate, refrigerantes e leite.
No Brasil, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todas as determinações de produtos devem ser adotadas pelo Mercosul e, portanto, precisam ser aceitas dentro do bloco econômico antes de serem incorporadas na legislação de cada país.
Leia mais notícias no www.tribunadabahia.com.br

Tiririca é processado por falsidade ideológica
21/09/2010 às 7h1 - O candidato a deputado federal em São Paulo pelo PR, Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, foi denunciado pela Justiça da 1ª Zona Eleitoral do estado. O candidato concedeu entrevista a uma revista semanal dizendo que não tem nenhum bem ou patrimônio em seu nome pessoal e que tudo foi transferido para nome de terceiros.
Segundo a Agência Estado, os motivos seriam ações trabalhistas e de alimentos e partilha de bens movidos pela ex-esposa dele. A quebra de sigilo fiscal e bancário de Tiririca e cópias de processos contra ele que tramitam em segredo de Justiça no Estado do Ceará também foram requeridas.
Pesquisa recente do Datafolha apontou que Tiririca obteria 3% dos votos em São Paulo, chegando a 900 mil. Com este número, ele venceria políticos como Paulo Maluf (PP-SP) e Márcio França (PSB-SP). Em termos absolutos, em toda a história, Tiritica somente não consequiria superar a marca de Enéas Carneiro, morto em 2007, que foi eleito deputado federal por 1,5 milhão de votos nas eleições de 2002.
Leia mais notícias no www.portalibahia.com.br

Prazo para tirar segunda via do título de eleitor termina quinta-feira

Quem ainda não fez a segunda via do título de eleitor tem até a próxima quinta-feira (23) para solicitar o documento. Os interessados podem comparecer a uma das unidades do SAC ou procurar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), munidos de carteira de identidade original e uma cópia. O serviço é gratuito. As unidades do SAC em Cajazeiras, Iguatemi, Comércio, Periperi e Barra somente atendem mediante agendamento. O número é 0800-0715353. Para garantir a vaga na unidade desejada, é recomendável ligar com antecedência.
O TRE oferece o serviço na Central de Atendimento ao Público, na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), que fica na Avenida Paralela. O atendimento acontece até quinta-feira, das 8h às 13 horas, e é realizado por ordem de chegada. Ao contrário das eleições anteriores, só será possível votar no pleito deste ano com a apresentação do título e de outro documento com foto - carteira de identidade, identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira de motorista. Para mais informações, visite o site tre-ba.gov.br.

RESULTADO DA NOSSA ENQUETE

Perguntamos em quem você vai votar na próxima eleição para deputado federal.
A enquete ficou no ar durante o período de 19 à 21 e obtivemos o seguinte resultado:

LÚCIO VIEIRA LIMA (PMDB) 25%
NELSON PELEGRINO (PT) 22%
MAURÍCIO TRINDADE (PR) 22%
DANIEL ALMEIDA (PC do B) 2%
CLÁUDIO CAJADO (DEM) 10%
OUTROS 14%

FESTIVAL DA PRIMAVERA DE LAGOA DO 33 FOI SUCESSO

Durante o último final de semana, 18 e 19, o Distrito de Lagoa do 33, município de Ourolândia, viveu dois dias de muita festa com diversas atrações, dentre elas a grande cavalgada ocorrida no domingo, saindo do povoado de Catarina até Lagoa percorrendo diversas ruas do distrito.
Clique no link abaixo e veja diversas fotos tiradas durante a realização do evento que foi promovido pela Prefeitura de Ourolândia.
FOTOS

OUROLÂNDIA: QUATRO CONSELHOS SE REÚNEM EM ASSEMBLEIA ORDINÁRIA NESTA TERÇA-FEIRA

De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, os conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS); dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); do Idoso (CMI) e a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (Cometi), estarão se reunindo nesta terça-feira, 21, em assembleia geral ordinária para discutir assuntos de extremo interesse das classes.
O evento acontece a partir das 14 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Assistência Social do município. Todos os conselheiros já confirmaram presença.

Boa Vista do Tupim: quadrilha explode banco e rouba dinheiro

Seis assaltantes explodiram uma agência bancária, na cidade de Boa Vista do Tupim BA,durante a madrugada deste domingo 19. Segundo a polícia, a quadrilha estava armada com fuzis, pistolas, revólveres e usava coletes à prova de bala. Eles levaram cerca de R$ 100 mil. Um homem foi feito refém e liberado após o assalto.
Segundo a polícia, a quadrilha chegou ao banco, no centro da cidade,por volta da 1h30da manhã deste domingo e fizeram o segurança particular da rua refém. A suspeita é de que os assaltantes teriam desmagnetizado a porta de vidro para entrar na agência. De acordo com o delegado Luiz Osório de Melo Nobre, após entrar no local, os ladrões foram até o cofre, onde colocaram uma carga de explosivos, mas a primeira detonação não abriu o equipamento.
A polícia suspeita que o veículo utilizado pela quadrilha foi o mesmo usado em outro roubo a banco na cidade de Mucugê (BA), há oito meses. A quadrilha está sendo procurada. (Oglobo.com)

SUL DA BAHIA: Mãe e três filhas morrem em incêndio

Quatro pessoas de uma mesma família mãe e filhas morreram em um incêndio na noite do último domingo 19, no município de Alcobaça, extremo sul baiano.
Rogervana Miranda Almeida, 32 anos, Maria Júlia Miranda da Silva, dois anos Brenda Miranda da Silva, 10 anos, Caroline Mirla da Silva, 14 anos.
Mãe e filhas dormiam no mesmo quarto em uma residência localizada na Rua 20 de Agostro, bairro São Bernedito, próximo ao Cais.
Em um segundo quarto dormiam Darcila Miranda de Almeida, Estela dos Santos Miranda e os menores D.A.R e D.M.A, únicos sobrevivendo do incendio que a polícia suspeita ser criminoso.
Acredita-se que um artefato conhecido por “cocktell molotof” tenha sido usado por um traficante para incediar o quarto onde as vítimas dormiam. www.texeiranoticias.com.br

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

OUROLÂNDIA: PARCERIA ENTRE PREFEITURA E EMPRESÁRIOS POR UMA CARNE DE MELHOR QUALIDADE

Ao que parece a confirmação da implantação do matadouro regional, divulgada recentemente pela mídia, que será construído no município de Miguel Calmon, fez vir à tona em Ourolândia a retomada de negociações entre a Prefeitura e os empresários do ramo de carnes e seus derivados visando a melhoria da qualidade dos produtos que são comercializados no município e das instalações do Centro de Abastecimento da Sede.
Na tarde desta segunda-feira, 20, o prefeito Antonio Araújo em reunião realizada no Auditório da Cooperativa Mista Agropecuária de Ourolândia com os principais comerciantes do Centro de Abastecimento da cidade discutiu o processo de reeducação para o comércio das carnes em Ourolândia.
Dentre os vários assuntos discutidos, Araújo propôs ainda a reforma dos boxs no Centro de Abastecimento que seria feita em parceira, envolvendo um agente financiador, um agente educativo, a Vigilância Sanitária e a Prefeitura que elaboraria o projeto de padronização e os comerciantes fariam as reformas de maneira individual através de recursos adquiridos junto a este órgão financiador.
Numa outra discussão anterior, envolvendo os mesmo interessados, ocorrida no final do ano passado, o Banco do Nordeste já havia colocado o Cred Amigo à disposição para o projeto de reformas e aquisição de máquinas, refrigeradores e outros equipamentos.
Segundo o prefeito a Assessoria Jurídica da Prefeitura já está promovendo a maneira legal de acordo com a Legislação em vigor para garantir a permanência dos comerciantes no estabelecimento a partir dos investimentos que os mesmos farão em seus boxs.
Além dos comerciantes e do prefeito participaram ainda a nova coordenadora de Vigilância Sanitária do Município, Evie Souza, secretários, assessores e diretores de outros órgãos inerentes ao assunto.

Dois jovens morrem depois de colidir moto com caminhão no trecho Capim Grosso/São José

Os rapazes retornavam da cidade de Quixabeira enquanto o caminhão seguia sentido contrário, da cidade de Capela do Alto Alegre.


No ultimo sábado (18) por volta das 18h30, depois de visitarem familiares em Quixabeira, os jovens Ginaldo Sena Campos, 19 anos, (foto) e Mirailton Guedes de Oliveira 16, estavam retornando para suas casas na Prainha povoado de Várzea da Roça, quando acabaram se envolvendo em um grave acidente que resultou na morte dos dois jovens.
Os garotos estavam em uma motocicleta Honda cor vermelha de placa JQS 0662 licença de Capim Grosso que se chocou com um caminhão de placa JNW 4124 licença de Jacobina, o acidente ocorreu na BA que liga Capim Grosso a São José do Jacuípe, o nome do motorista do caminhão não foi divulgado. CALILA NOTÍCIAS
Por Ailton Araujo com informações da DP de São José do Jacuipe

OPINIÃO: POR CARLA CINARA

A ESCOLA E A "MENORIDADE" PENAL
Faz algum tempo que vem sendo discutido pela sociedade se os menores infratores devem ou não ser punidos como os adultos. Este tema ganha força sempre que os noticiários veiculam situações reais em que reina a impunidade dos adolescentes que cometem as mais diversas infrações, muitas delas tão chocantes que repercutem nacionalmente.
É obvio que esta realidade precisa mudar, entretanto é preciso questionar se a solução do problema é mudar a lei ou melhorar a educação, vez que o caráter preventivo é um dos papéis da escola, o que se efetiva por meio de uma sólida formação baseada em valores e considerando a precária realidade familiar, comunitária e cultural do adolescente. Outro aspecto que merece atenção é a inclusão do infrator na escola, exigindo do sistema de ensino uma preparação adequada para lidar com estes jovens e com os problemas que os acompanham. Em ambos casos, os estudantes precisam começar a ver na unidade de ensino possibilidades e propostas que mudem seu olhar em relação à escola e à vida.
Punir não deixa de ser uma lição, mas ela sozinha não gera a mudança da consciência tampouco do cenário lastimável que a mídia e nossos olhos refletem e assistem.
Carla Cinara Luz

Visite
www.aquitemeducacao.blogspot.com e adicione os seus favoritos. Conheça minhas ideias e dicas acerca da educação. Mantenha-se informado(a), o conhecimento da acesso ao sucesso!

OUROLÂNDIA: EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA GANHAM NOVAS INTEGRANTES

De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, as agentes Deniziane Cícera Santos e Daiane Almeida, aprovadas em concurso, realizaram na semana, de 13 a 17 de setembro, junto a Secretaria de Saúde do Município a segunda etapa para habilitação em Agente Comunitário de Saúde (ACS), conforme edital n. 02/2007.
O curso introdutório de formação inicial realizado em parceria com a 16ª Dires e a Escola de Formação Técnica em Saúde Jorge Novis, Salvador (EFTS) foi ministrado pelo coordenador de Atenção Básica Allex Macedo tendo também como instrutores os enfermeiros Márcia Souza e José Alves Júnior.
As duas ACS foram aprovadas e serão incorporadas ao quadro da Saúde em poucos dias após a convocação em Diário Oficial do Município.
Com a aprovação das mesmas as estratégias e ações da Secretaria de Saúde que passam agora a não mais existir micro áreas descobertas no município totalizando 43 ACS integrando às sete equipes de saúde da família do município.

PUBLICADAS NO CORINO URGENTE

PORTAL IBAHIA/POLÍCIA
Assaltantes usam explosivos para roubar banco em Boa Vista do Tupim
20/9/2010 às 11h31 - Na madrugada deste domingo (19) uma Agência do Banco do Brasil, em Boa Vista do Tupim, próximo a Itaberaba foi roubada. Um internauta, que não quis se identificar, ligou para a redação do iBahia e informou que os ladrões usaram explosivos para roubar a agência.
Segundo ele os mais de 12 bandidos envolvidos fizeram terrorismo na cidade. Enquanto um grupo roubava o banco, o outro vigiava a cidade, nas esquinas e na porta das casas dos policiais locais. Quando alguém ameaçava abrir a porta eles disparavam tiros pra cima.
Após a confusão, os bandidos foram embora pela BA-130 em um Fiat Pálio e um Fiat Strada, este último roubado na cidade.
Ainda de acordo com o internauta os moradores tentaram ligar para as Delegacias das cidades vizinhas (Itaberaba e Ruy Barbosa), mas não conseguiram falar com ninguém.
Leia mais notícias no www.portalibahia.com.br

TRIBUNA DA BAHIA/POLÍCIA
Professor encontrado morto em apartamento é enterrado

20/9/2010 ás 15h20- Foi enterrado às 15 horas de ontem, no Cemitério do Campo Santo, o professor de português Jorge Luís Sampaio Alves Dias, 37 anos, encontrado morto dentro do apartamento onde morava na Rua Macaúbas, Rio Vermelho.
Familiares e amigos compareceram ao sepultamento, mas não quiseram falar sobre o assunto. Apesar da causa da morte não ter sido divulgada, um amigo de Jorge Dias disse que ele teria sido assassinado por um homem com quem teria entrado no apartamento.
Amparados por amigos, familiares mostravam-se inconformados e surpresos com a morte do professor, encontrado morto na tarde de sábado. Ele ensinava gramática e redação em cursos pré-vestibulares e colégios de Salvador.
Policiais da 7ª Delegacia não divulgaram nenhuma pista sobre o caso. Não há informações se ele apresentava sinais de violência no corpo. Somente se saberá como o professor morreu após o laudo cadavérico e resultado da perícia.(DP)
Leia mais notícias no www.tribunadabahia.com.br

TRIBUNA DA BAHIA/VIOLÊNCIA
Quatro pessoas são mortas a tiros em 12 horas
20/9/2010 14hs59- Quatro pessoas foram assassinadas a tiros, nas últimas 12 horas, em Salvador e Região Metropolitana.
Claudionor Gonzaga da Conceição, 41 anos, foi morto na Mata Escura, por volta das 20h20 e Evandro da Franca Conceição, 24, foi executado no bairro da Liberdade, no Curuzu.
As outras duas vítimas, ainda não identificadas, foram duas jovens de aparentemente 22 e 25 anos. Os crimes aconteceram na Fazenda Grande do Retiro e Brasil Gás.
A Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel) registrou também três tentativas de homicídio no Vale das Pedrinhas, São Marcos e Imbuí; um baleado na Mata Escura; um assalto a ônibus e seis carros roubados. Além disso, Isaías José Santos, 46, foi linchado em Santa Luzia do Lobato.
Leia mais notícias no www.tribunadabahia.com.br

A TARDE/SEGURANÇA
Polícia Federal prende traficante com 10 kg de cocaína

20/9/2010 ás 14h48 - O traficante Jônatas Barbosa de Sá, 20 anos, foi preso com dez quilos de cocaína por volta das 3h30 desta segunda-feira, 20, no Terminal Rodoviário de Salvador. De acordo com informações da Polícia Federal (PF), Jônatas vinha de São Paulo para fazer entregas na capital baiana.
Ao receber informação da delegacia da PF de Vitória da Conquista de que um carregamento chegaria a Salvador, policiais foram acionados e efetuaram a prisão de Jônatas, que foi transferido na manhã desta segunda para o presídio de Salvador, no bairro da Mata Escura.
Leia mais notícias no www.atarde.com.br

PORTAL IBAHIA/POLÍCIA
Policial Militar atira em amigo
20/9/2010 ás 14h37 - O marceneiro Valter dos Santos Passos, que completou 28 anos no domingo, 19, levou dois tiros no abdômen e um na perna esquerda. Ele foi baleado na rua onde mora, no bairro da Liberdade, pelo soldado da Polícia Militar (PM) Dorgival Silva de Carvalho, no dia do aniversário.
O motivo teria sido um mal entendido. Segundo a família de Valter, ele, a mulher e um amigo conversavam na calçada, em frente de casa, quando foram abordados pelo policial. Dorgival Carvalho, que tinha estacionado o carro ao lado, teria achado que os três estavam rindo dele e começou a confusão.
Valter passou por cirurgia para a retirada das balas no Hospital Ernesto Simões, onde permanece internado.
Segundo a PM, o soldado Dorgival, já se entregou, e está detido no Batalhão de Choque em Lauro de Freitas onde aguarda decisão da justiça para saber se vai responder pelo crime em liberdade.
Leia mais notícias no www.portalibahia.com.br

domingo, 19 de setembro de 2010

JACOBINA: CENTRAL REGIONAL DO SAMU DEVERÁ SEM IMPLANTADA EM 90 DIAS

Parece que faltava apenas a população ir às ruas protestar contra o descaso à Saúde.
De acordo com Agência de Comunicação do Estado (Agecom), o Diário Oficial da União publicou portaria, na última quarta-feira, 15, liberando os recursos para implantação do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) que deverá ser implantado em 90 dias pela cidade de Jacobina, sob pena do município ter que devolver os recursos financeiros disponibilizados para a construção, aquisição de materiais, mobiliários e equipamentos.
Em Jacobina o serviço benificiaria ainda 18 outros municípios que compõem a sua microrregião,
Mirangaba, Caldeirão Grande, Saúde, Caem, Capim Grosso, Quixabeira, Serrolândia, Várzea do Poço, São José do Jacuípe, Mairi, Várzea da Roça, Ourolândia, Umburanas, Morro do Chapéu, Várzea Nova, Miguel Calmon, Piritiba e Tapiramutá.

Advogado jacobinense João Daniel é destaque na Imprensa da Capital

Matéria publicada no Jornal A Tarde