sábado, 12 de junho de 2010

Bahia enfrenta o América-RN neste sábado

Na segunda rodada da competição regional, o Bahia enfrenta o América-RN, neste sábado, 12, às 20h15, no estádio Machadão (Natal).
O grupo tricolor, relacionado para o jogo contra o CSA, se reapresentou no Fazendão na tarde de ontem, para iniciar os preparativos para a partida. Os jogadores fizeram um trabalho regenerativo, intercalando musculação e piscina aquecida. Os demais atletas participaram de um treino técnico com bola, comandado por João Marcelo.O zagueiro Renê, que disputou a Taça BH pelo time júnior, foi integrado ao grupo do Campeonato do Nordeste, assim como os volantes Lenine e Robinho.
O atacante Wilson Júnior, recuperado da conjutivite que o tirou da partida de ontem, participou normalmente do treino.Três jogadores estão em período de avaliação no Bahia. O meia atacante Hélder, vindo do Votoraty-SP, o meia Felipe, oriundo do Palmeiras-SP e o volante Renan Silva, revelado pelo Flamengo.

Argentina supera dificuldades na defesa e vence a Nigéria

Em sua estreia na Copa do Mundo, a Argentina mostrou que os seus defensores não estão à altura dos atacantes. A equipe comandada por Diego Armando Maradona foi envolvente no estádio Ellis Park, neste sábado, mas ofereceu muitos espaços à Nigéria. Ao menos o gol da vitória por 1 a 0 foi marcado por um zagueiro, Heinze, de cabeça.
Com o resultado, a Argentina alcançou os mesmos 3 pontos da Coreia do Sul (que derrotou a Grécia por 2 a 0, também neste sábado) no grupo B do Mundial da África do Sul, mas leva desvantagem de um gol de saldo. Os gregos e os nigerianos dividem a lanterna da chave.
O confronto deste final de semana foi o terceiro entre Argentina e Nigéria em Copas do Mundo. Nos dois jogos anteriores, os sul-americanos também venceram: 2 a 1 em 1994, com Maradona dopado em campo, e 1 a 0 em 2002.
A próxima rodada do grupo B será disputada na quinta-feira, dia 17 de junho. A Argentina enfrentará a Coreia do Sul em Johanesburgo, e Nigéria e Grécia tentarão a reabilitação em Bloemfontein. gazetaesportiva.net

ROYALTIES: SAIBA QUANTO CADA CIDADE RECEBERÁ

Com a aprovação da Emenda Pedro Simon, que prevê a distribuição igualitária dos royalties, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou novas tabelas que mostram quanto cada município da Bahia deverá receber caso a proposta seja sancionada.
O projeto, aprovada pelo Senado na quinta-feira (11), diz que os recursos serão distribuídos de acordo com os critérios dos fundos de Participação do Estado (FPE) e dos Municípios (FPM).
O texto garante ainda o ressarcimento, por meio da União, de diferenças na redução dos valores repassados atualmente.
Resta saber se o presidente Lula vai ter coragem para vetar a emenda que beneficiará diversos municípios pobres, a exemplo de Ourolândia, Umbruranas e Várzea Nova, dentre outros que receberiam em 2011 quase R$ 1 milhão, cada um. Confira (aqui) quanto cada cidade baiana receberá.

PTN FECHA COM GEDDEL NA SEGUNDA-FEIRA

Nesta sexta-feira (11), o deputado estadual João Carlos Bacelar, presidente do PTN, afirmou que a homologação do apoio ao candidato do PMDB ao governo do Estado, deputado federal Geddel Vieira Lima será na segunda-feira (14), às 10h, no Espaço Cultura da Câmara. O legislador havia informado ao Bahia Notícias sobre a possibilidade. Com a concretização da aliança PTN - PMDB, o postulante ao Palácio de Ondina, Paulo Souto (DEM), que registra neste sábado (12) sua candidatura, na sede do partido, ficou apenas com o apoio do PSDB. (Bahia Notícias)

Corpo de Herval Campos será cremado em Salvador

Será cremado na manhã desta sexta-feira (11), o corpo de Herval Lima Campos, ex-prefeito de Riachão do Jacuípe. Por lei, deve-se aguardar 24 horas após o óbito antes de dar início à cremação propriamente dita. Enquanto não for cremado, ele permanece em uma geladeira a 0º C. Herval 74 anos e faleceu ás 18h40 de quarta-feira (09), no Hospital Unimed em Lauro de Freitas, onde estava internado há 40 dias tratando de um câncer no pulmão.
O corpo do político foi velado na noite de quarta e madrugada de quinta-feira no necrotério do Hospital da Unimed, na presença da ex-mulher Anaivania Ferreira de Souza e cerca de dez pessoas ligadas a família
. (Calila Notícias)

Homem natural de Riachão do Jacuípe é atropelado em Coité por um carro que faltou freio

A vítima foi pega de surpresa, pelo caminhão que faltou freio, quando descia a Praça Possina Rosa de Araújo.
Argeu de Oliveira Santos, 36 anos natural de Raichão do Jacuipe foi atropelado por um caminhão da loja de materiais de construção Casa da Gente. Argeu estava em uma moto Honda placa de São Paulo, subindo a Rua Getúlio Vargas, sentido Praça da Igreja Matriz, quando foi atropelado pelo caminhão que descia a Praça Possina Rosa de Araújo, conhecida Praça do Fórum. O veículo faltou freio pegando de frente a vítima, pois o acidente aconteceu quando o carro fazia a curva.
Argeu sofreu fratura exposta na perna direita sendo levado para o Hospital Almir Passos de onde foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo uma enfermeira do hospital ele nem chegou a entrar, o médico de plantão o examinou na ambulância e imediatamente lhe encaminhou.
A vítima saiu consciente, e segundo pessoas que presenciaram o acidente ele estava de capacete, no momento foi arremessado para o lado e o carro saiu puxando a moto. Segundo Valdemir Pinto Almeida que estava no banco de carona do carro, "a moto foi o freio do veículo, foi tudo muito rápido". Afirmou. (Calila Notícias)
Por: Raiane Lopes

Vovô acusado de abusar sexualmente a neta de 09 anos em Irecê

O fato já vem sendo investigado há mais de seis meses em Irecê, quando o Conselho Tutelar municipal levou ao conhecimento do Juizado da Infância e Juventude da Comarca. O Juiz decretou na manhã dessa quinta (10) a prisão do acusado JAILTON SILVA PAIVA, 60 anos, que já está custodiado no Complexo Policial de Irecê. Ele nega as acusações que lhes são atribuídas de manter em cárcere privado a neta, suspeitando que o mesmo abusa da criança.
O referido diz que a vítima, sua neta, tem 9 anos e alguns meses, quem é apontado por ele de ter bolinado com os dedos nos órgãos genitais de sua neta é um aposentado por nome "DOZINHO". JAILTON usa medicamentos controlados declarou que não deve nada, enquanto a vítima, devidamente acompanhada de sua genitora foi encaminhada para submeter-se a exame médico legal. JAILTON demonstra que é portador de doença mental e fala que se ficar preso dará cabo em sua própria vida. (Ezequias Dourado)

Orçamento municipal corre o risco de ser parcialmente anulado

A aplicação dos recursos públicos pela Prefeitura, previstos para o atual exercício financeiro de 2010, poderá sofrer um grande revés e diversos atos praticados pela gestora até o momento correm o risco de serem anulados e tipificados como crime de responsabilidade fiscal. Tudo isso poderá ocorrer se a Justiça der provimento ao mandado de segurança impetrado pelo vereador Hildebrando Cedraz (PTN) contra a mesa diretora da Câmara.
A medida judicial pede a nulidade da votação ocorrida na sessão do último dia 25 de fevereiro, onde deveriam ser discutidas as propostas e votadas as emendas ao projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) do município de Jacobina. Entretanto, o devido trâmite no Legislativo foi atropelado pelo presidente, Antonio Batista (DEM), que, a toque de caixa, encaminhou o projeto para aprovação passando por cima do Regimento Interno da Câmara e da Constituição Federal.
Irregularidades - Mesmo sabendo que para a LOA ser aprovada era necessário a presença da maioria absoluta, ou seja, de no mínimo seis vereadores, Batista realizou a fatídica sessão de 25 de fevereiro sem qualquer observância do quorum regimental. De um total de dez, apenas cinco vereadores estavam presentes em plenário no momento da votação. A bancada de oposição, composta também por cinco membros, retirou-se em protesto.
Como o presidente não tem direito a voto, somente foram registrados quatro votos insuficientes para a aprovação. Vale salientar que a LOA, mesmo irregular, foi sancionada pela prefeita e retornou ao Legislativo onde, novamente, não foram observados os preceitos legais. Tais irregularidades motivaram o vereador Hildebrando Cedraz a buscar o remédio jurídico para essa confusão.Açodamento - Cedraz espera que haja maior participação do Legislativo na discussão do Orçamento com a apresentação de emendas, já que se trata de uma prerrogativa do vereador. Engessada desde o seu nascedouro, a atual LOA não acatou emendas dos parlamentares, nem mesmo dos integrantes da bancada de situação. Por isso, o edil acredita que a Lei Orçamentária deva ser novamente submetida ao plenário para discussão e votação, observando os dispositivos constitucionais.“Além das emendas não terem sido acatadas, o projeto retornou a essa Casa por ter sido votado de forma irregular e açodada. Somente nos restou impetrar ação na Justiça exigindo sua nulidade para que se estabeleça nova tramitação”, salientou Hildebrando.
De acordo com o vereador, na LOA está prevista a aplicação de mais de R$ 89 milhões em recursos e a prefeita solicitou 100% de suplementação. Ou seja, a gestora quer carta-branca para dobrar o valor das dotações “sem a participação fundamental do Poder Legislativo”, afirmou. Cedraz fez um apelo à participação popular de forma pacífica e ordeira durante as sessões da Câmara, fator que julga importante para o exercício da democracia. (Corino Urgente)
Jailton Brito

sexta-feira, 11 de junho de 2010

JACOBINA: Homem é assassinado por espancamento

Corpo de Carlos Barbosa na "Pedra", o necrotério do HATS, agora há pouco

(Texto e foto de Corino Urgente) Carlos Barbosa da Silva, de 54 anos, que afirmou ontem, às 17h40, ser da cidade de Flores, Pernambuco, morreu hoje por volta das 4h, no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, em Jacobina, por não resistir aos ferimentos.
De acordo com informações, ele foi espancado ontem à tarde, na Estrada da Boiadeira, no bairro da Bananeira, tendo chegado ao HATS com afundamento no crânio e hematomas pelo corpo, após uma mulher ter avisado prepostos da Guarda Municipal de Jacobina. Carlos Alberto, segundo informações do repórter Antônio Carlos, do site O Povo Quer Saber, teria afirmado aos guardas municipais que havia sido espancado por quatro jovens sem qualquer motivo aparente.
A vítima, que não apresentou RG no hospital e sim certidão de nascimento, estaria vindo de Barreiras rumo a Flores, sua terra de origem. Não chegou a alcançar o seu objetivo, sendo assassinado de forma violenta em Jacobina.
O corpo, que se encontra na "Pedra", será encaminhado a qualquer momento para o Instituto Médico Legal da Cidade do Ouro para ser necropsiado.
Eu quero comentar

GOVERNO INAUGURA CURSO DE PIROTECNIA

Doze anos após explosão em fábrica clandestina de fogos de artifício que vitimou 64 pessoas em Santo Antônio de Jesus, o Governo baiano inaugura no município, nesta sexta (11), às 14h30, o Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo. O centro tem instalações modernas e laboratórios, inclusive de Pirotecnia (tecnologia de fogos de artifício). O centro é uma das medidas de reparação, fruto de convênio celebrado entre o Governo Brasileiro e o Sistema ONU, em 2005. O local oferece também os cursos técnicos de nível médio em Logística, Enfermagem, Agropecuária e Segurança no Trabalho, na modalidade Ensino Médio Integrado à Educação Profissional; Enfermagem, na modalidade subsequente (pós-médio); e Logística, na modalidade Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O prédio abriga laboratórios de Pirotecnia, Laticínios, Química e Informática, além de unidades didáticas de beneficiamento de café e caju.

FICHA LIMPA VALE PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nesta quinta-feira (10), por 6 votos a 1, que a lei da ficha limpa vale para as eleições de outubro deste ano. Com isso, políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada, mesmo que em processos ainda não concluídos, não poderão ser candidatos no pleito de outubro. A posição do TSE foi uma resposta à consulta feita pelo senador Arthur Virgílio (PSDB). O pleno do tribunal entendeu que a lei não altera o processo eleitoral e pode ser aplicada neste ano. Os ministros do TSE, no entanto, não se pronunciaram sobre dúvidas que podem surgir em relação à aplicação da lei. A aprovação do projeto pelo Senado gerou polêmica por conta de uma emenda do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) que substituiu a expressão "tenham sido condenados" por "que forem condenados".A emenda foi considerada apenas uma mudança de redação e não foi analisada pelos ministros do TSE nesta quinta-feira, porque não foi tratada na consulta.

EQUIPE DE DILMA GANHA COM NOTAS FRIAS

Os jornalistas e técnicos que trabalham na pré-campanha da presidenciável Dilma Rousseff (PT) são remunerados por meio de notas fiscais frias, emitidas por uma microempresa sem funcionários, cuja sede fica num apartamento residencial. As notas são emitidas pela Cinco Soluções, aberta em 3 de março em nome de Jeová Alves de Sousa Jr., 27. A maior parte desses profissionais recebe entre R$ 7.500 e R$ 11 mil mensais. Sem secretária ou placa indicativa e com capital social de R$ 5.000, a Cinco é sediada na casa da mãe de Sousa Jr., um apartamento em uma cidade-satélite de Brasília. A Folha de S. Paulo apurou que, em troca do recebimento das notas, os jornalistas pagam à Cinco 5% do valor da nota, emitida como um "serviço de jornalismo" em nome da Lanza. Com as notas, a Lanza justifica seus gastos. A triangulação das notas pode representar sonegação de contribuição previdenciária. O professor de administração João Muccillo Neto, da USP, explica que, ao não manter vínculos trabalhistas, a Lanza não recolhe INSS, o que poderia indicar sonegação. Já a Cinco "estaria, em tese, emitindo notas fiscais em relação a recursos que não recebeu". Informações da Folha de S. Paulo.

FEIRA MOVIMENTA MAIS DE R$300 MILHÕES

A safra recorde de grãos do Oeste da Bahia e o bom momento da economia brasileira só confirmaram o sucesso esperado para a edição 2010 da Bahia Farm Show – Feira de Tecnologia Agrícola e Negócios, realizada entre 1º e 5, em Luis Eduardo Magalhães/BA. As negociações durante os cinco dias do evento somaram R$ 316 milhões, o que superou todas as expectativas.

PREFEITOS BAIANOS SERÃO JULGADOS PELO TJ-BA

Rafael Albuquerque
Os prefeitos dos municípios de Riachão do Jacuípe, Lauro Falcão Carneiro, e de Ribeira do Pombal, José Lourenço Morais Júnior, serão julgados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) por utilização indevida de recursos públicos. Isso após a 2ª Câmara Criminal receber, de forma unânime, na manhã desta quinta-feira (10), as denúncias formuladas pelo Ministério Público estadual, que, segundo o promotor de Justiça José Jorge Freitas, acusa os gestores de manejar ilicitamente verbas públicas, utilizando-as para pagar despesas decorrentes de contratos administrativos fraudulentos.

Em Riachão do Jacuípe, município localizado a 183km de Salvador, o prefeito gastou, em 2005, uma quantia vultosa com a realização do evento intitulado “XI Feirão de Animais e Produtos do Vale do Jacuípe”, para o qual contratou e pagou por shows que não foram realizados. Também para esse evento, lembra José Jorge, Lauro Carneiro contratou sem atenção a Lei de Licitações e “encenou” contratação para favorecer apadrinhados políticos. Para veicular notícias de interesse da municipalidade, o prefeito contratou um jornal sem atenção às formalidades da lei, fazendo isso verbalmente, e, além disso, efetivou pagamentos independente da comprovação de publicação das matérias, informa o promotor.

O prefeito de Ribeira do Pombal, também em 2005, adquiriu bens e serviços para o Município mediante contratações fraudulentas, destaca José Jorge, afirmando que elas aconteceram quando o gestor decretou uma “pretensa” situação de emergência, utilizada como lastro para amparar várias aquisições diretas. José Lourenço, que administra o município localizado a 271km de Salvador, é acusado ainda de fracionar despesas para burlar a obrigatoriedade da licitação e beneficiar pessoas de sua escolha, e de emitir cheques sem provisão de fundos.
Com informações do MP-BA

CAPOTAMENTO NA BR-324 MATA UMA PESSOA

Jose Clovis Cerqueira de Souza, 39, morreu após o capotamento do carro que dirigia, na BR-324, no início da manhã desta sexta-feira (11). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele não tinha carteira de habilitação. Ainda segundo a PRF, ele estava sozinho no veículo e os policiais não sabem para qual destino ele tava indo, assim como as causas que resultaram no acidente e na forma como o veículo capotou na pista. O carro já foi retirado e o corpo de Jose Clovis será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Informações do Correio.

ARRAIA DE 400 QUILOS É PESCADA EM ILHÉUS

Parece estória de pescador, mas a foto registrou o que parece ser uma arraia, com estimados 400 quilos e 2 metros de comprimento. A espécie foi pescada na praia de Malhado, no litoral de Ilhéus, sul do estado, nesta quinta-feira (10). Não há registros científicos de espécies de arraias gigantes em água salgada. O site Pimenta na Muqueca registrou o momento em que o animal foi retirado do mar.
Foto e reportagem do Site Pimenta na Muqueca

UNILEVER LANÇA CONCORRENTE DO PROTEX

A Unilever vai lançar, em julho, um concorrente para o sabonete Protex, fabricado pela Colgate. O sabonete antibacteriano Lifebuoy é o primeiro produto nessa linha da empresa anglo-holandesa no país. O Lifebuoy, criado em 1895 na Inglaterra, é o mais vendido no mundo entre os antibacterianos.

EM JOGO MOVIMENTADO, ÁFRICA E MÉXICO EMPATAM

Em um jogo movimentado, África do Sul e México empataram em 1x1 na estreia da Copa do Mundo de 2010. A partida, realizada no Estádio Soccer City, em Joanesburgo, foi marcada pela festa dos anfitriões, que entoavam suas vuvuzelas nas arquibancadas, e a disputa acirrada em campo. O primeiro tempo foi dominado pelos mexicanos, mas quem abriu o marcador foi Tshbalala que colocou a Jabulani no ângulo do goleiro Oscar Perez aos 9min do período final. O México só empatou aos 33min com o zagueiro Rafa Marquez.

Serrinha: homem encontrado morto em quarto de hotel

O pintor José Raimundo Sales Goés, 42 anos, conhecido como “Delson Pintor”, residente no Bairro Novo Horizonte em Serrinha, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (11) por volta das 10h00m em um quarto do primeiro andar do Hotel Thiane, localizado em frente ao Terminal Rodoviário.
Delson estava deitado no chão com um lençol no pescoço amarrado na cabeceira da cama. Ao lado do corpo a Polícia encontrou também uma garrafa com uma substância preta, provavelmente chumbinho, veneno utilizado para matar rato.
Funcionários do hotel contaram para a equipe de jornalismo da Rádio Continental que a vítima chegou ao estabelecimento na manhã da última quarta-feira (9) sozinho e com uma mala de viagem.
O corpo só foi encontrado depois que acabou o tempo de locação do quarto. Os funcionários bateram na porta e como não tiveram respostas, avisaram ao gerente que acionou a Polícia logo em seguida.
Suspeita-se, em princípio, que ele tenha se enforcado, mas não descarta-se morte por envenenamento. Exames serão realizados no Instituto Médico Legal (IML) de Feira de Santana para apontar a causa da morte.
Delson, que fazia uso de bebida alcoólica, já havia tentado tirar a própria vida por duas vezes.
(Clériston Silva)

Homem morre com tiro de espingarda na cabeça em Tucano

O trabalhador rural Edson Carmo dos Santos, de 27 anos, teria se matado com um tiro de espingarda na cabeça. O suposto suicídio aconteceu na tarde desta Segunda-feira (7) em Rua Nova, distrito de Tucano a 97 km de Serrinha.
Uma vizinha de Edson informou à polícia que ouviu o barulho de um tiro vindo da casa onde ele morava “A espingarda estava ao lado dele”, contou. Ainda não se sabe ao certo o que teria levado Edson a tirar a própria vida.
O laudo pericial deve ser divulgado nos próximos dias. A delegada Isabel Cristina instaurou um inquérito policial para apurar o caso. (Cleriston Silva)
Foto: Gil Santos

quinta-feira, 10 de junho de 2010

LULA PASSA A BOLA PARA WAGNER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao seu principal estilo que lhe é peculiar, se esquivou de uma reivindicação de moradores do bairro de São Caetano, que pediam a instalação de um hospital no local, em evento na Praça Municipal nesta quinta-feira (10). Descontraidamente, o chefe do Executivo nacional tirou o corpo e passou a bola ao governador da Bahia. “Wagner, cadê o hospital de São Caetano rapaz?”, brincou. Para não deixar o pedido sem resposta, nem JW em situação difícil, Lula autorizou a comunidade a formalizar a solicitação e encaminhar à Presidência da República que, em uma semana, daria uma resposta.

RÁDIO É PROIBIDA DE ENVIAR 'ABRAÇO' NO AR

A Rádio Sociedade da Bahia não poderá enviar os tradicionais "abraços calorosos" no dia das transmissões de partidas de futebol, conforme determinação dada pelo Tribunal Regional Eleitoral nesta quinta-feira (10). O TRE afirma ter percebido irregularidade na transmissão de dois jogos entre as equipes Bahia e Vitória, em abril e maio, e assegurou que “os carinhos” eram uma maneira de burlar a legislação eleitoral com campanha antecipada. A decisão da Corte foi por quatro votos a dois. De acordo com o Tribunal, o locutor das partidas repetiu seguidas vezes os nomes de dois parlamentares, o que foi interpretado como ato promocional. Pelo menos em 14 ocasiões os políticos foram citados pela narração, com mensagens do tipo: “Alô Tia Eron (vereadora do DEM em Salvador), alô deputado Márcio Marinho (PRB), muito obrigado pela audiência. Esse ouvinte é gente boa, esse é gente boa mesmo”. Agora, os elogios e envios de "abraços" só poderão ser dados pessoalmente.

MARINA: 'ESPERO SER A 1ª NEGRA A GOVERNAR O PAÍS'

Em seu primeiro discurso como candidata oficial à Presidência da República, a senadora Marina Silva (PV-AC), minimizou o fato de o seu partido não ter alianças com outras legendas na disputa. O pronunciamento foi feito nesta quinta-feira (10) na convenção que oficializou seu nome, em Brasília. "Espero que no dia 1º de janeiro do ano que vem a gente possa ter a primeira mulher negra presidente do Brasil”, afirmou. “Algumas pessoas têm cobrado que nós não temos políticas de aliança pensando no velho cálculo pragmático: quem tem mais palanque, mais recurso, quem tem mais voto porque se sente dono dos votos. (...) Não temos esse tipo de aliança, queremos fazer alianças com núcleos vivos da sociedade”, complementou.

Tentativa de homicídio em Jacobina

CORINOURGENTE.COM/

Foi registrado nesta quinta-feira, 10, por volta das 4h30, no bairro Jacobina IV, quadra 10 , caminho 2 s/n, uma tentativa de duplo homicídio contra o casal José Silva Lima e Rosângela Jesus de Oliveira.
Segundo informações da mãe da vítima, Maria Luzinete S. Lima, o casal dormia com os quatro filhos em um colchão colocado na sala da casa quando foram surpreendidos por vários disparos no meio da madrugada.
O atirador usou uma fresta na porta da casa para colocar o cano da arma e alvejar o casal, fugindo em seguida.
A Polícia Militar esteve no local e conduziu as vítimas para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho onde receberam os primeiros socorros. José levou três tiros nas costas e foi encaminhado para Salvador. Sua esposa, Rosângela, levou um tiro de raspão , foi medicada e liberada em seguida.
Segundo o irmão da vítima, José Carlos Silva Lima, José já tem passagem pela polícia. Eles foram libertados ontem do presídio de Jacobina,junto com outro irmão, Cristiano Silva Lima e iriam começar os três a cumprir 730 horas de pena educativa na Secretaria de Assistência Social do município de Jacobina. José Carlos afirma que não foi a primeira vez que eles sofreram tentativa de homicídio. Em dezembro do ano passado um homem foi detido pelos policiais civis tentando entrar na carceragem portando uma arma de fogo que, segundo ele, seria usada para matá-los.

Criança de três anos morre por falta de atendimento

Uma criança de três anos não resistiu ao tempo de espera e acabou morrendo na madrugada desta quinta-feira, 10, na emergência do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (a 185 km de Salvador). A unidade é acusada pelos familiares do garoto de negligência por não atender Jandson Mateus Santos Santana que chegou ao local em estado grave.
Os pais da criança, Marinêz Santos Santana e Jailton dos Santos Santana, e o motorista da ambulância da Secretaria de Saúde do município de Mutuípe, Robson Nilton Oliveira Nery, acusam a unidade hospitalar de negar atendimento ao garoto. O motorista Robson afirmou que chegou com o garoto no hospital às 22h45. Por volta de 1h da manhã a criança começou a ter convulsões e não resistiu.
Robson Nilton disse ainda que a ficha de atendimento do menino nem chegou a ser preenchida pelos funcionarios da recepção da emergência.
Jandson estava internado no Hospital Clélia Rebouças, na cidade de Mutuípe, desde o último domingo, 6, com quadro de desnutrição, desidratação e problema renal. A médica Ana Paula Muniz tentou por três dias a regulação (transferência de um hospital para outro) para Jandson no Regional em Santo Antônio de Jesus, hospital de referência da região.
O Hospital alega não ter UTI neonatal e afirma que o garoto foi atendido por uma médica pediatra em menos de 20 minutos de sua entrada.
atarde.com.br

WAGNER SERÁ ÚLTIMO A REGISTRAR CANDIDATURA

O governador da Bahia Jaques Wagner (PT), postulante à reeleição, será o último concorrente a oficializar a candidatura. Próximo de encerrar o prazo para concretizá-la - dia 30 de junho, como determina o Tribunal Regional Eleitoral -, o petista fará seu evento no Centro de Convenções, em Salvador, no dia 27 de junho, às 10h. As confirmações do vice-governador Otto Alencar (PP) e dos pretendentes ao Senado, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), também serão realizadas. A pré-candidata ao Palácio do Planalto Dilma Roussef (PT) estará presente no ato. Entretanto, ela participará primeiramente da convenção do PMDB, cuja chapa é liderada pelo deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB), no próximo dia 21.

VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO COMEÇA SÁBADO

O Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizado neste sábado (12). Com a finalidade de imunizar 1,2 milhão de crianças baianas com menos de cinco anos - que é a meta do Ministério da Saúde -, oito mil postos, entre fixos e móveis, atenderão neste sábado no estado na primeira fase da campanha. A segunda etapa acontece no dia 14 de agosto. O intuito é prevenir a reintrodução do poliovírus no Brasil. O último registro da doença foi em 1989 na Paraíba e o país recebeu o título de erradicação da poliomielite em 1994.

CABRAL: DIVISÃO DOS ROYALTIES É 'COVARDIA'

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse esperar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vete a emenda que altera a distribuição dos royalties do petróleo, inclusive para os campos já licitados no pré-sal e em exploração pela Petrobras. Cabral rotulou a emenda de "covarde" e "demagógica" e defendeu que é inconstitucional. Aprovada na madrugada desta quinta-feira (10), a emenda prevê a classificação das rendas do petróleo para todos os Estados, inclusive nas áreas já licitadas pela União nos últimos 11 anos. Foi inserida pelo senador Pedro Simon (PMDB) no projeto que estabelece a partilha de produção em substituição ao regime de concessão, também aprovado.

JUAZEIRO: KHOURY DEFENDE USINA DE BENEFICIAMENTO

O deputado federal Jorge Khoury (DEM-BA) defendeu nesta quinta-feira, (10) em pronunciamento na Câmara Federal, a criação da usina de beneficiamento de frutas da cidade de Juazeiro, empreendimento que teve sua construção garantida por uma emenda assinada pelo parlamentar no início da semana. Segundo Khoury, a montagem da usina atende a uma reivindicação antiga dos pequenos fruticultores do Vale do São Francisco, mas precisa ainda ter garantida a qualificação técnica para operação correta das máquinas. Para resolver o problema, o democrata sugeriu que empresas públicas e a prefeitura do município colaborem com o treinamento. A obra tem garantida R$ 500 mil e chegará via convênio celebrado entre a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e a Fundação de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Fundesf).

PV OFICIALIZA CANDIDATURA DE MARINA SILVA

O PV aprovou na convenção desta quinta-feira (10) a candidatura da senadora Marina Silva (AC) ao Palácio do Planalto. O vice na chapa majoritária será o empresário da Natura Guilherme Leal. A aprovação formal foi feita de forma simbólica pelos delegados, sem a presença da candidata que ainda não havia chegado ao local. Mas mesmo assim foi consagrado também o programa de governo e um limite de gastos de R$ 90 milhões para a campanha. Todas as votações foram por unanimidade.

INTERNAUTAS COMENTAM SOBRE O PREFEITO DE UMBURANAS

Anônimo disse...
Quero parabenizar o prefeito Nato por se preocupar com a segurança das estradas, mesmo não sendo de sua responsabilidade.
10 de junho de 2010 11:30
Pedro Paulo Ferreira disse...
Todos devemos nos preocupar com o que é de interesse da sociedade, mesmo quando não são nossa obrigação.
O problema é que o prefeito Nato não fez isso, pelo contrário, apenas acusou o municipio de Ourolândia sem ao menos procurar se informar onde fica o trecho (JACOBINA) onde aconteceu o acidente. Por que ao invez de fazer isso ele não resolveu o problema, já que, a estrada liga também Jacobina à Umburanas?
Preocupação todos temos, mas, a questão é um pouco maior, é preciso resolver o problema!
Assim como: "A BAHIA É A TERRA DE TODOS NÓS" o "PERIGO NAS ESTRADAS É DE TODOS NÓS", mas a OBRIGAÇÃO de consevá-las é do GOVERNO ESTADUAL ou seja do GOVERNADOR JAQUES WAGNER, que pode até fazer parcerias, mas apenas com o municipio onde a mesma esta localizada, no caso Jacobina.
Valeu, abraço ao internauta acima que não quiz se identificar.

Homem é atingido a tiros no bairro Jacobina IV

Nesta quinta-feira 10, por volta das 05h36, José da Silva Lima, 24 anos, residente no bairro Jacobina IV, foi vítima de atentado por disparos de arma de fogo efetuado por elemento até o momento desconhecido, fato ocorrido na residência da vítima, através de uma abertura existente na porta.
José foi atingido por dois projéteis na altura do abdômen e devido a gravidade, foi inicialmente atendido no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho e posteriormente transferido para Hospital de Salvador. Também foi vítima deste atentado Rosângela Jesus de Oliveira, 23 anos, que foi atingida por um disparo de raspão nas costas, sendo atendida no mesmo Hospital e liberada em seguida. (José Augusto, da Ronda Policial, para o Blitz Total)

Assembleia aprova projeto de lei que extingue o adicional de função no TJB

Em votação no final da tarde desta terça-feira (09), a Assembléia Legislativa aprovou o Projeto de Lei nº 18.460/2009 encaminhado pelo Tribunal de Justiça, que extingue o adicional de função e disciplina critérios à concessão da vantagem por Condições Especiais de Trabalho (CET). Além disso, por sugestão da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Telma Britto, o projeto recebeu emenda de relatoria que, visando assegurar a isonomia entre os servidores do Poder Judiciário, transformou em vantagem pessoal a gratificação especial de eficiência.
Marcos Fontoura/Ascom-TJBA

Homem acusado de abusar da filha e ter 7 filhos com ela

Um agricultor de 54 anos, acusado de abusar sexualmente de sua filha ao longo de 17 anos, foi preso nesta quarta-feira em Pinheiro, a 340 km de São Luís (MA). José Agostinho Bispo Pereira, 54 anos, teria sete filhos com a mulher, hoje com 29 anos.
Pereira é suspeito de manter a filha reclusa desde que a mãe dela abandonou a família, quando a menina tinha 12 anos. O preso vivia com a filha e seus filhos-netos em uma ilha chamada Experimento, onde só é possível chegar de barco.
A polícia chegou até a ilha em três barcos e encontrou seis dos sete filhos-netos, com idades entre os 2 e os 12 anos. A filha menor, de 2 meses, tinha sido dada em adoção para outra família.
De acordo com a polícia, há indícios de que a maior das filhas-netas, de 7 anos, também sofreu abusos de seu pai-avô e há suspeita que outra menina, de 5 anos, também tenha sido estuprada por Pereira. As seis crianças nunca saíram da ilha, não sabem ler nem escrever e viviam em condições de abandono. Um deles, de 8 anos, é surdo-mudo, provavelmente por problemas de consanguinidade.
O preso alegou não saber que incesto é crime. O caso, similar ao do austríaco Joseph Fritzl - que abusava da filha Elisabeth e a manteve presa por 24 anos -, foi denunciado por um anônimo.
Aparentemente, vários habitantes de Pinheiro sabiam do que acontecia na casade Pereira, mas foi em 21 de maio, quando o Ministério Público, o Conselho Tutelar e a polícia do município organizaram uma manifestação contra os abusos infantis, que ele foi denunciado.

TAC garante acessibilidade nos bancos

Foi assinado nesta quarta-feira (9), no gabinete do procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva, um termo de adesão ao Termo de Ajustamento de Conduta de Acessibilidade, que estabelece prazos para que 25 bancos integrantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) na Bahia adotem providências no sentido de facilitar o acesso das pessoas com deficiência.
A partir da assinatura do TAC, as agências e postos têm prazos que variam de 6 a 24 meses para promover reformas que envolvem adaptações físicas, com atendimento preferencial, instalação de rampas, móveis e vagas especiais; instalação de caixa eletrônico universal, no mínimo um por agência, segundo as normas da ABNT; disponibilização de folhetos e porta-cartões em braille, alto relevo e com letras ampliadas, que possibilitarão o uso de cartões magnéticos; disponibilização de extrato mensal de conta corrente em braille ou com caracteres ampliados; manter internet banking adaptado aos deficientes visuais com equipamentos compatíveis, centrais de atendimento telefônico com pontos de recepção acessíveis aos deficientes auditivos e funcionários capacitados com o básico de Libras.

PTN JÁ TERIA FECHADO COM GEDDEL

Em uma visita à Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (9), a reportagem do Bahia Notícias descobriu que já está praticamente fechada a adesão do PTN ao projeto que tenta emplacar Geddel Vieira Lima (PMDB) governador da Bahia. Foi possível desvendar a informação na Casa legislativa pelo fato de que já há um pedido no setor de cerimonial para reserva do espaço cultural da Câmara, onde o presidente estadual da sigla, deputado João Carlos Bacelar, irá formalizar apoio aos peemedebistas, provavelmente na próxima terça-feira (15). Com isso, o pré-candidato ao governo pelo DEM, Paulo Souto, perde mais um aliado, só que desta vez, um militante que poucos esperavam que iria debandar do grupo soutista. Essa medida foi fruto do imbróglio causado entre os deputados do DEM e PSDB sobre a coligação proporcional (entenda como). Os democratas querem a união das chapas, enquanto os tucanos preferem formar bloco monopartidário. O PTN percebeu que a situação tende a piorar e, surpreendentemente, mudou de rumo, já que a prioridade da legenda é ganhar musculatura com as candidaturas para a Assembleia Legislativa.

PRÉ-SAL: SENADO APROVA DIVISÃO IGUALITÁRIA

De forma surpreendente, que contraria a determinação do presidente Lula, de deixar a matéria apenas para depois das eleições, o Senado aprovou nesta madrugada (10) emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que divide de forma igualitária os royalties da exploração do petróleo dos atuais contratos e das áreas a serem licitadas. O governo foi derrotado por 41 votos a favor e 28 contra. Os senadores definiram ainda que caberá à União compensar as perdas de Estados produtores como Espírito Santo e Rio de Janeiro, os principais prejudicados pela emenda. Desta forma, o Governo Federal deixará de ganhar mais de R$ 7 bilhões em arrecadação por ano só em compensações para o Rio de Janeiro, principal produtor, que não perderá um centavo. Como houve modificação no texto aprovado pelos deputados, a proposta volta à Câmara para apreciação. O líder do governo no Senado Romero Jucá (PMDB-RR) ameaçou, em nome de Lula, que a distribuição dos royalties poderia ser vetada pelo presidente caso fosse aprovada pelos senadores. "Um projeto mal feito, onde a União terá que arcar com prejuízos de Estados e municípios produtores, o governo veta", disse. Informações da Folha de S. Paulo.

CONFUSÃO IVETE X ESTUDANTES VAI PARAR NO PROCON

O que era para ser uma diversão, acabou parando no Procon. A negação em vender ingressos com preço diferenciado para estudantes para um show de Ivete Sangalo, que iria acontecer em Mato Grosso do Sul acabou virando caso de "polícia" e os tíckets da festa de Veveta acabaram sendo recolhidos.

Barrocas Ba: Jibóia de quase 2m é encontrada na estrada

Uma jibóia de quase 2 m foi encontrada no início da tarde desta terça-feira (8) por volta de 13h30m, nas proximidades do povoado Milho Verde, em Barrocas a 20 km de Serrinha. A estrada onde o animal foi encontrado é a principal ligação entre as duas cidades e uma das mais movimentadas da região.
O jornalista e repórter da Rádio Continental Cival Anjos não acreditou quando viu o animal. "Eu estava passando quando observei alguma coisa se mexendo na estrada. Pensei até que fosse alguma vítima de acidente", contou. "Quando vi que era uma cobra tomei o maior susto. Não quis nem chegar perto."
A jibóia não é uma espécie venenosa, mas é capaz de matar por asfixia. A orientação do IBAMA para quem encontrar uma cobra é ter cuidado e não agredir o animal com a finalidade de matá-lo. Se não houver adultos ou pessoas habilitadas a capturar a cobra e armazená-las em local seguro até que o órgão faça o resgate, o melhor é afugentá-la.

Várzea Nova FM

Uma aposta de Paulo Afonso fatura R$ 5 milhões na Lotomania

A Lotomania, teste 1043, teve uma aposta de Paulo Afonso, Bahia, com os 20 acertos e leva R$ 5.683.724,01. Confira: 03 04 11 16 17 28 31 38 41 44 48 49 55 59 72 90 91 94 96 00.

Capitalização da Petrobras é aprovada no Senado

Os senadores aprovaram sem alterações o projeto de capitalização da Petrobras, um dos quatro do novo marco regulatório do pré-sal. De acordo com o texto, a capitalização será feita com o lançamento de novas ações no mercado.
A União vai integralizar o capital dela na empresa, emitindo títulos da dívida pública e os acionistas minoritários quitando com dinheiro a complementação de suas ações. A União também fará uma sessão onerosa de 5 bilhões de barris de petróleo na área do pré-sal para que a Petrobras explore. Posteriormente, a empresa pagará por esse óleo.
O projeto foi aprovado na madrugada de hoje(10) com 44 votos favoráveis, 6 contra e 5 abstenções.

Sai resultado do concurso do Banco do Nordeste

O resultado final do concurso público do Banco do Nordeste foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9). O objetivo é a formação de cadastro de reserva para os cargos de Analista Bancário 1, Analista Técnico 1 e Especialista Técnico 1. Ao todo, 6.639 candidatos foram aprovados na seleção, sendo a maioria para o cargo de Analista Bancário 1.
A consulta por resultado individual estará disponível a partir de quinta-feira (10) no site da instituição organizadora do concurso, a Associação Cearense de Estudos e Pesquisas . Dos inscritos nos cargos de Analista Bancário 1 e Analista Técnico 1, foi exigido nível médio, sendo também necessária, para esse último, formação específica de Técnico Agrícola ou Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem do Trabalho ou Técnico em Segurança do Trabalho.
Para o cargo de Especialista Técnico 1, puderam se inscrever formados nas áreas de Tecnologia da Informação, Serviço Social, Comunicação Social, Engenharia Agronômica, Medicina do Trabalho, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Direito.
A remuneração inicial para os cargos de nível médio varia de R$ 1.431,00 a R$ 1.894,76, podendo chegar a R$ 3.500,51 após o período de 90 dias referente ao contrato de experiência. Já os cargos de nível superior possuem remuneração inicial de R$ 2.476,91, podendo chegar, dependendo do cargo, até R$ 7.029,75 ao final do período de experiência. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Banco
.

Bahia perde de virada para o CSA

O Bahia perdeu por 2 a 1 para o CSA na estreia pelo Campeonato do Nordeste na noite desta quarta-feira (9) em Pituaçu. O gol tricolor foi marcado no início do jogo por Aleilson e a vitória do time alagoano foi selada somente aos 40 do segundo tempo, quando Alexsandro marcou o segundo para seu time. O tricolor jogou com Rubens, Douglas, Diego, Átila, Dênis, Thiago Carpini , Pink, Maurício, Roberto, Aleilson e Cacá, com Bebeto, Pablo e Jhullian entrando depois.

HUMOR

A piada do dia:
E numa certa cidade do Sertão, onde o Inelegível aprontava mais uma de suas mentiras enganando o povo, alguem gritou durante a madrugada:

- O PREFEITO "CAIUUUU!!!!"

E outro completou: - No forró!!

PROGRAMAÇÃO DO ARRAIÁ DO SERTÃO - OUROLÂNDIA

O melhor Santo Antonio da Bahia
Quinta-feira, dia 10
20horas:

- Inauguração do Centro de Qualificação Educacional com
celebração cultural, apresentação de quadrilhas juninas, grupos
teatrais e show musical com:
- Banda Eli’s de Alagadiço;
- Candeeiro Aceso
- Edvânio e Edilânia;
- Rodrigo e Ronivon.
Sexta-feira, dia 11
20 horas:

- Forró Du Sítio;
- Banda LPM;
- Forró Sem Limite;

Sábado, dia 12
18 horas:

- Desfile do Rancho da Saudade com o pessoal da 3ª Idade;
20 horas:
- Malvadinhos do Forró;
- Caciques do Nordeste;
- Menina Faceira;
- Esquerdinha e Banda Pegada Nova;

Domingo, 13
15 horas:

- Final da Copa 13 de Junho com transmissão ao vivo ;
20 horas:
- Kravo e Kanela;
- Nino Coutinho e Banda Imortal ;
- Aprígio do Acordeon

Iternauta envia comentário sobre o prefeito de Umburanas

"Ouvi quando o prefeito Nato falou na rádio sobre a rodovia (BA138)que liga Jacobina à Umburanas...
Enquanto ele se preucapava com a rodovia, trecho localizado no municipio de Jacobina e que liga não só a Ourolândia como tb a Umburanas ele se esqueceu de RESOLVER o que é realmente sua OBRIGAÇÃO e por isso foi condenado pelo TCU...
Nato precisa se informar melhor. A rodovia é ESTADUAL; se o prefeito de Ourolândia tivesse responsabilidade sobre a mesma ele tb teria, já que, liga o município de Jacobina a Umburanas tb e só a título de informação toda compra ou contratação se serviço por órgão público acima de 8 mil reais deve ser feito com licitação...
Se liga, acorda, esquece Ourolândia e vê se faz alguma coisa por nós, nossa cidade precisa de muita coisa e até agora vc não fez nada por nossa querida Umburanas..."
Roberto Bruno Silva.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

VITÓRIA PERDE PARA CRB NO NORDESTÃO

Jogando com uma equipe B e sob o comando de Flávio Tanajura, o Vitória foi até Maceió para encarar o CRB e perdeu para o time alagoano por 1 x 0 na estreia do Campeonato do Nordeste 2010. O rubro-negro agora vai tentar a recuperação na competição no próximo sábado, contra o ABC, no estádio Manoel Barradas, às 18 horas. Para esse duelo, Flávio deverá ter à sua disposição o meia Ramon Menezes e o atacante Schwenk.

BANCO CENTRAL AUMENTA JUROS PARA 10,25%

O juros brasileiros (taxa selic) chegou ao topo do planeta em relação aos demais países. O Banco Central tomou hoje a decisão de elevar a taxa para 10,25% o que gerou reação em diversos setores, sobretudo o empresarial. Os juros elevados podem significar um freio no crescimento, e de igual modo, tem também a função de segurar a inflação, contendo o consumo. Nos últimos 12 meses o processo inflacionário foi maior do que a meta estabelecida pelo governo. A alta do BC foi de 0,75%.

OUROLÂNDIA: PREFEITURA ENTREGA SEIS MOTOCICLETAS ZERO KM PARA SERVIÇOS IMPORTANTES

A Prefeitura de Ourolândia entregará à sociedade nesta quinta-feira, 10, seis motocicletas zero km. Os novos veículos foram fornecidos na tarde desta quarta-feira, 9, pela Tropical Motos de Jacobina, empresa que ofereceu o melhor preço na compra dos produtos.
De acordo com as informações do superintendente de Administração Antonio Neto, as motos foram adquiridas com recursos próprios. “Quatro motocicletas foram padronizadas para a Guarda Municipal onde duas servirão ao Distrito de Lagoa do 33 e duas à sede. As outras duas servirão à Secretaria de Saúde e a de Administração”, informou, Neto.
O prefeito Antonio Araújo disse que pretende intensificar cada dia mais a vigilância ao patrimônio público do município e as motos chegam como fortes coadjuvantes na tarefa de mobilização e celeridade na prestação do importante serviço que é prestado pelos guardas municipais.
Assista aqui o vídeo do momento em que as motocicletas chegaram.

Atirador mata e filma morte de bandido no Rio de Janeiro

Caixa vai inaugurar agência flutuante no Rio Amazonas

Agência Estado
A Caixa Econômica Federal deve começar no mês que vem as operações da sua agência bancária que funcionará dentro de um barco, no Rio Amazonas. A tecnologia já está pronta e inclui o uso de um satélite para fazer qualquer transação bancária em tempo real nas partes mais remotas da floresta, conta a vice-presidente de tecnologia do banco, Clarice Copetti. Para fazer investimentos no barco e em outras tecnologias, a Caixa aumentou em 8% a previsão de gastos com TI neste ano, para R$ 2 bilhões.

OUROLÂNDIA: Estádio de Futebol receberá o nome de Gatão

Nivaldo Marinho Nunes, "Gatão", homenageado na Câmara e na Assembleia Legislativa
DO SITE NOTÍCIA LIVRE/
Através de projeto de lei apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Eustáquio Neto, “Neto de Lidinho”, o estádio de futebol de Ourolândia passará a ser denominada de Nivaldo Marinho Nunes, o Gatão. Trata-se de uma homenagem póstuma dos desportistas ourolandense a Nivaldo Marinho, que faleceu no último dia 20 de maio. Votado por unanimidade dos vereadores, o projeto seguirá para a sanção do prefeito Antonio Araújo.
MOÇÃO: Na Assembleia Legislativa, Nivaldo Marinho Nunes também foi homenageado pelo deputado Sérgio Passos. Em moção apresentada em plenário, Passos lembra que Gatão, como era mais conhecido, iniciou a sua carreira política em 1989, como candidato a prefeito da sua cidade natal, Ourolândia, que acabara de ser emancipada. Em 1993, ele voltou a disputar o cargo de prefeito de Ourolândia.
Como líder política foi sempre um incansável batalhador pelo desenvolvimento do Município de Ourolândia, tendo sido responsável por inúmeros benefícios que foram conquistados ao logo dos últimos 20 anos.
Através da sua luta, principalmente no governo de Antonio Imbassahy, Nivaldo Marinho conseguiu inúmeras eletrificações para a sede e interior do município. Também foi graça ao seu trabalho junto a outras lideranças políticas estaduais, que foram realizadas obras como a estrada ligando Lages do Batata a Ourolândia, sistema de telefônico, sinal da tv, outros benefícios foram conquistados.
Nivaldo Marinho Nunes nasceu em Ourolândia, no dia 29 de maio de 1960, sendo filho de João Marinho Nunes e Minalva Cipriano Nunes. Nivaldo era pai de Tiago Marinho Nunes Souza.
“A morte de Nivaldo Marinho Nunes deixa uma profunda lacuna na política de Ourolândia, especialmente no coração dos seus irmãos ourolandenses”, conclui Sérgio Passos.

Aprovado pela CAE projeto que cria 14º salário a professores

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou hoje, 9 de junho, projeto que estabelece o décimo quarto salário aos professores da rede pública de ensino.
O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), estabelece o pagamento aos professores que elevarem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de sua escola em pelo menos 50% e àqueles cuja escola apresente média 6 no Ideb.
Nesses casos, o pagamento será automático. O Ideb é um indicador, criado em 2005, que mede a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas com base na nota da Prova Brasil e dos índices de reprovação.
“Se apenas 1% das redes escolares municipais tem escore acima de 6 e nenhuma rede estadual consegue atingir essa pontuação, é provável que serão poucos os docentes a serem agraciados com a nova verba salarial”, argumentou o relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Mas, segundo ele, pode-se, com isso, fazer uma estimativa otimista de que o pagamento poderá alavancar os resultados do Ideb.
O Ideb atribui uma nota para cada escola, assim como para as redes municipal e estadual, que precisam cumprir metas bienais para melhorar seus índices. Também é estabelecida uma média nacional, que em 2007 foi de 4,2 pontos em uma escala de 0 a 10. A meta do Ministério da Educação é que o país atinja a nota 6 até 2022.
A matéria segue, agora, para a Comissão de Assuntos Sociais.
www.agenciabrasil.ebc.com.br

MPE ACIONA WAGNER, PP E DEPUTADOS BAIANOS

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou na Justiça contra o governador Jaques Wagner, o PP e os parlamentares federal João Leão e estadual Luiz Argolo por propaganda eleitoral antecipada. Todas as ações advêm de uma propaganda institucional do PP entre abril e maio, que mostrava realizações pessoais dos deputados e do governador.
Segundo a representação, a propaganda fere os preceitos legais no momento em que associa veementemente o nome do governador a supostos progressos alcançados pela Bahia. A responsabilidade do governador no episódio, para o MPE, se dá pelo fato de que Wagner foi conivente com a propaganda. A Procuradoria exige a condenação dos réus ao pagamento de multa que pode variar de R$ 5 mil a R$ 25 mil a cada um dos réus.

CCJ APROVA REDUÇÃO DE RESTRIÇÃO A ELEITOR

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (9) o projeto que retira do Código Eleitoral a proibição dos eleitores que não votarem nas eleições de inscrever-se em concurso público, investir ou empossar em cargo público, receber de órgãos ou entidades da administração pública, participar de licitação pública, obter empréstimo de entidade financeira estatais, obter carteira de identidade ou passaporte e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. A proposta, de autoria do senador Marco Maciel (DEM-PE), diz que a única exigência que deve permanecer é a obrigatoriedade de cidadãos brasileiros de comprovar o alistamento eleitoral. “São medidas suficientemente desestimuladoras à ausência voluntária do eleitor”, justifica o parlamentar. O texto será examinado pelos senadores em plenário, antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

Ourolândia já conta com o serviço "Oi Velox"

O diretor de relações institucionais com estados e municípios da Oi Telefonia, José Ailton de Lira, comunicou ao prefeito Antonio Araújo na tarde desta quarta-feira, 09, que a empresa ativou o serviço Oi Velox, a banda larga da Oi, no município Ourolândia.
Lira informou ainda que o serviço foi disponibilizado também para outros 3.270 municípios e, até o final do ano de 2010, tem como meta alcançar o número de 4.235 ativados em todo território nacional.

ENEM TERÁ PROVA DE IDIOMAS

Os estudantes que quiserem participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverão se inscrever entre os dias 21 de junho e 9 de julho. Os candidatos devem preencher os formulários exclusivamente pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na próxima semana, o edital de abertura das inscrições será divulgado com todos os detalhes da edição de 2010 da avaliação. O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, divulgou também que o estudante terá de optar entre uma prova de inglês ou espanhol.

ACM JR. DESISTE, IMBASSAHY E ALELUIA NÃO QUEREM

Com a desistência do senador ACM Junior (DEM), criou-se um mais um imbróglio na chapa do ex-governador Paulo Souto (DEM), desta vez para compor os nomes do grupo que disputarão o Senado. Segundo informações de bastidores, Magalhães atendeu ao pedido da família e dos parceiros comerciais para se dedicar exclusivamente à vida empresarial, além de cumprir um acordo do deputado federal ACM Neto com o senador César Borges (PR) para que não houvesse confronto entre os dois – que pleiteiam a mesma faixa do eleitorado. O único pré-candidato confirmado da ala é o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM). Os outros dois cotados, Antonio Imbassahy (PSDB), e o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) não querem enfrentar o pleito, que este ano terá concorrentes fortíssimos como o próprio Borges, que tenta a reeleição, e os parlamentares Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB). O tucano confirmou que tentará mesmo uma cadeira na Câmara, enquanto Aleluia segue cotado como possível vice do presidenciável José Serra (PSDB). “Sou candidato a deputado federal. O vice não está descartado, até porque não depende de mim. Eu sequer fui consultado. A decisão depende do Serra. Ele tem que ter conforto e tranquilidade para tomar a decisão”, refletiu Aleluia. A maior probabilidade agora é a de que haja apenas um candidato à Câmara Alta do Congresso no grupo democrata-tucano, embora a assessoria de Souto informe que a chapa será completa e que ACM Junior ainda não se posicionou oficialmente. A definição sairá nesta quinta-feira (9).

BOTAS RECARREGAM CELULARES USANDO CALOR DOS PÉS

A fabricante Orange apresentou nesta segunda (07) um gadget para quem gosta de caminhadas e tem preocupação ecológica: um novo par de botas que aproveita o calor da transpiração dos pés para carregar telefones celulares. As "Orange Power Wellies", criadas em colaboração com especialistas em energias renováveis da GotWind, vêm com uma sola produtora de energia, que transforma o calor úmido dos pés em uma corrente elétrica utilizável, apelidada de "welectricity".
Mas exigem esforço: 12 horas andando, trabalhando, passeando ou realizando outras atividades com as galochas Orange Power Wellies nos pés geram energia térmica suficiente para abastecer um celular por apenas o equivalente a uma hora de carga. Carregar o aparelho é bastante simples, basta apenas conectá-lo na saída de energia - em um espaço próprio para encaixar o aparelho no calçado. As botas ainda são um protótipo e não estão disponíveis para a venda, mas serão apresentadas ao público pela Orange no festival britânico de Glastonbury, no fim do mês. Informações do Terra.
Escrito por James Martins

CORPO DE IRMÃ DULCE ESTÁ EM TÚMULO DEFINITIVO

O corpo de Irmã Dulce foi exposto pela última vez no altar da igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Largo de Roma, nesta quarta-feira (9). Na ocasião, foi realizada uma missa solene em homenagem ao "Anjo Bom da Bahia", celebrada pelo arcebispo primaz do Brasil e cardeal de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo. Depois da cerimônia, o corpo foi levado para a Capela das Relíquias, que fica na mesma igreja, onde acontece uma celebração fechada para as autoridades eclesiásticas. Após o ritual, a capela será aberta para visitação pública e a população poderá ver o túmulo fechado onde o corpo de Irmã Dulce foi depositado. A expectativa é que a beatificação saia até o início do ano que vem. A beatificação depende da validação do milagre estudado pela Congregação da Causa dos Santos. Informações do A Tarde.

Direção do Bahia dispensa mais quatro jogadores

Depois do lateral-direito Apodi, a direção do Bahia dispensou mais quatro jogadores que disputariam o Campeonato do Nordeste. O atacante Paulo Roberto, os volantes Willames e Arlisson e o zagueiro Thiago não fazem mais partido do elenco tricolor.
João Marcelo, auxiliar técnico do clube e comandante da equipe no Nordestão, deu o aval e explicou as dispensas. “Tenho que pensar no melhor para o Bahia. São coisas do futebol”, disse. Dos quatro, os três primeiros foram revelados no Fazendão. Thiago começou o Campeonato Baiano no time profissional, mas não conseguiu se firmar.
Willames foi emprestado ao Bahia de Feira em 2009, por onde conquistou o título da segunda divisão do Campeonato Baiano. Assim como Paulo Roberto, que defendeu o Fortaleza na Série B de 2009 e o Uberlândia no estadual deste ano. De acordo com informações do clube, o atacante tem proposta de um clube da Série B.

PROGRAMAÇÃO DO SANTO ANTONIO DE OUROLÂNDIA

Praça Ouro Branco na manhã desta quarta-feira, 09, já estava quase pronta - 50 pessoas trabalham dia e noite para que a praça ganhe a cara da festa.

Quinta-feira, dia 10
20horas:

- Inauguração do Centro de Qualificação Educacional com
celebração cultural, apresentação de quadrilhas juninas, grupos
teatrais e show musical com:
- Banda Eli’s de Alagadiço;
- Candeeiro Aceso
- Edvânio e Edilânia;
- Rodrigo e Ronivon.
Sexta-feira, dia 11
20 horas:
- Forró Du Sítio;
- Forró do Rei;
- Forró Sem Limite;
Sábado, dia 12
18 horas:
- Desfile do Rancho da Saudade com o pessoal da 3ª Idade;
20 horas:
- Malvadinhos do Forró;
- Caciques do Nordeste;
- Menina Faceira;
- Esquerdinha e Banda Pegada Nova;
Domingo, 13
15 horas:
- Final da Copa 13 de Junho com transmissão ao vivo ;
20 horas:
- Kravo e Kanela;
- Nino Coutinho e Banda Imortal ;
- Aprígio do Acordeon

Ourolândia:Prefeitura doa terreno para usina de beneficiamento e industrialização de produtos agrícolas

A Câmara de Vereadores de Ourolândia aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 08, o projeto de lei do Executivo que doa uma área urbana público municipal medindo 19,147 metros quadrados, para a Associação de Promoção do Desenvolvimento do Semiárido (Pro Semiárido). No local será construída uma usina de beneficiamento e industrialização de produtos agrícolas (leite, milho, feijão, carne bovina e caprina, banana, mandioca, etc).
Os equipamentos que servirão ao laticínio, adquiridos com recursos dos produtores através da Pró Semiárido, já se encontram a disposição na sede da Cooperativa Mista Agropecuária de Ourolândia e a Prefeitura pleiteia junto ao Ministério da Agricultura recursos na ordem de R$ 100 mil (emenda do deputado Maurício Trindade) para a construção do galpão da usina que faz parte do projeto de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda formalizado pelo atual governo municipal de Ourolândia.
“A Ouro Leite, vai gerar empregos para o homem do campo, promover a cadeia produtiva do leite e ajudar de forma significativa no desenvolvimento econômico de Ourolândia”, garantiu o prefeito Antonio Araújo.
Localizado no Bairro Alto Bonito à Avenida João Martins (Rua da Umburana), o terreno foi desmembrado de terras do município, pelo ex-prefeito Adinael Freire para a construção de um matadouro que nunca funcionou.
De acordo com as informações de um diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) de Salvador, o projeto, à época, no valor aproximado de R$ 33 mil, chegou a ser financiado pelo governo do Estado, sendo depois objeto de uma ação movida pela Companhia contra a Prefeitura de Ourolândia que pagou, durante o ano de 2009, já no atual governo do prefeito Antonio Araújo, em precatórios, um valor acima de R$ 153 mil, já inclusas as despesas de juros, multas, custas judiciais e advocatícias.

COPA 13 DE JUNHO: GRANDE FINAL ACONTECE DOMINGO

X
Neste domingo, 13, acontece a grande final da Copa 13 de Junho, no Estádio Municipal de Ourolândia, onde se enfrentarão as equipes do Juventus da sede X Flamengo de Lagoa do 33.
O Juventus tem apenas dois anos de fundação e chega pela primeira vez à grande final, com moral diante da vitória da semifinal sobre a forte equipe do Fluminense do Alazão. O experiente técnico Gualter Robson (bi-campeão pelo Fluminense do Alazão em 2007-2008 1ª divisão e campeão com o Juventus da 2ª divisão em 2009), pode fazer a diferença.
Veja um retrospecto do finalista no campeonato:
Juventus 0 X 1 Flamengo.
Cruzeiro 0 X 1 Juventus.
Alagadiço 0 X 1 Juventus.
Fluminense 0X2 Juventus

O Flamengo é a equipe mais antiga do futebol de Ourolândia, no próximo dia 23 estará completando 41 anos da sua fundação. Campeão da Copa 13 de junho em 2006 chega à mais uma final e tentará levar para o Distrito de Lagoa do 33 o terceiro titulo, já que o seu rival, Cruzeiro, tem um.
Retrospecto do Flamengo no campeonato:
Juventus 0 X 1 Flamengo.
Flamengo 1 X 1 Cruzeiro.
Alagadiço 0 X 2 Flamengo.
Na semifinal o Flamengo enfrentou o ADEB de Baixas empatou em 2 x2, garantindo-se na final, já que jogava pelo empate por ter feito melhor campanha na 1ª fase. O Flamengo tem o artilheiro da competição, o atacante Willian, com 3 gols marcados.

A Liga Desportiva de Ourolândia (LDO) espera um público acima de duas mil pessoas para a grande final no domingo, 13.
Reportagem de Marquinhos Lima

TCM condena prefeito de Umburanas por gastar mais de R$ 1 milhão com locação de veículos sem licitação

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (08/06), julgou procedente o termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Umburanas, Raimundo Nonato da Silva, em razão da realização de despesas com locação de veículos, no montante de R$ 1.421.650,53, sem a realização de procedimento licitatório, no exercício de 2008.
Site do T.R.E.

MORTES NOS FINS DE SEMANA CHEGAM A 293

De fevereiro a maio deste ano, 293 pessoas foram assassinadas em Salvador durante fins de semana. Os dias de sábado e domingo são os mais violentos em Salvador e região metropolitana. O secretário de Segurança Pública, César Nunes, considera “variada a motivação“ para os altos registros de criminalidade nos finais de semana. “O que tem índice muito grande são homicídios ligados ao tráfico de drogas“, afirmou. O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damásio, também citou o problema, entre outros. “É a ociosidade, a bebida alcóolica, as pessoas fora do trabalho“, disse. Em Pernambuco, ações planejadas reduziram em 14% o número de homicídios de janeiro a maio deste não em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre elas houve a chamada operação Sossego, que disciplina o funcionamento de bares em locais com altos índices de criminalidade. No último dia 3, Nunes esteve em Recife para conhecer as políticas lá implantadas. “Vamos implantar o modelo de gestão pernambucano para tentar obter os mesmos resultados“, afirmou. “Eles fizeram um fortalecimento muito grande na delegacia de homicídios. Estamos tentando fazer aqui“. Informações do A Tarde.

STF ABRE INQUÉRITOS CONTRA 3 DEPUTADOS BAIANOS

Três deputados federais baianos respondem a processos no Supremo Tribunal Federal (STF), e dois deles, se condenados, poderão ficar inelegíveis por oito anos, de acordo com as novas regras do projeto Ficha Limpa, recém-aprovadas pelo Congresso.
São eles Fernando de Fabinho (DEM), réu em uma ação penal por crime de responsabilidade, e Tonha Magalhães (PR), que responde a um inquérito acusada de crimes eleitorais. O terceiro parlamentar baiano é João Carlos Bacelar (PR), que responde a inquérito de crime contra a honra. Pelas regras do Ficha Limpa, este tipo de crime não gera perda de elegibilidade. O levantamento publicado nesta terça-feira (28) pelo site Congresso em Foco.
A ação penal contra Fernando de Fabinho, aberta em 25 de março, se relaciona a um suposto desvio de verba repassada à Prefeitura de Santa Bárbara pelo governo federal para obras de saneamento básico, em 2005, quando o parlamentar era o prefeito do município. Informações do A Tarde.

LULA PREFERE DILMA ELEITA AO HEXA

O presidente Lula disse nesta terça-feira (8), em Fortaleza, que prefere a vitória da pré-candidata do PT à sua sucessão, a ex-ministra Dilma Rousseff, à conquista da Copa do Mundo. "A resposta vai fazer com que alguns adversários meus coloquem como manchete de jornal 'Lula não quer que a seleção ganhe o título'. Obviamente que eu prefiro que o candidato que eu apoio ganhe as eleições porque estou pensando é no Brasil para os próximos quatro, para os próximos oito anos", respondeu. O presidente também falou sobre o jogador Romário, que, em entrevista à revista "Isto É", disse que não o tinha como ídolo. "Eu tenho ele como ídolo. Eu tenho. Gosto muito do Romário. Acho que é uma figura controvertida, irreverente e centroavante da mais extraordinária qualidade que o Brasil já teve. Eu gosto muito dele. Sou admirador dele como sou do Zico, como sou do Sócrates”, afirmou Lula. Informações do Estadão.

ASSEMBLÉIA TRAVADA NÃO VOTA PROJETOS

O governo está encurralado na Assembléia Legislativa e, mais uma vez, não foram votados os destaques do projeto da Polícia Militar, que passou a trancar a pauta, e consequentemente, também não foi votado o projeto do Judiciário. Na verdade, o projeto dos policiais já havia sido aprovado, mas restam aprovar os destaques e é aí que oposição e governo se confrontam. Os governistas não querem votar os destaques pela despesa que geram, enquanto os oposicionistas mantêm-se firmes para que tudo seja aprovado. A sessão da Assembléia Legislativa, convulsionada porque os sindicalistas do Judiciário acamparam na Assembléia, começou cedo, com muitas reuniões nos bastidores, mas, mesmo assim, não foi possível chegar-se a um acordo. Na madrugada, a confusão instaladada, os governistas resolveram não dar quorum e,sesse modo, o projeto dos policiais ficou sem votação dos destaques, portanto incloncluso. E o do Judiciário está na fila esperando a desobstrução da pauta. Virou uma novela. Agora, ao que parece, só na sessão da próxima terça feira. Ainda nos bastidores, mais um problema para aumentar o furdunço: os sindicalistas do Judiciário, segundo consta, estão divididos, na medida em que um dos líderes se propõe a candidatar-se a deputado estadual e o segundo, pretende disputar a presidência que é ocupada pela servidora Maria José. Bem, se é política, lugar para resolver candidaturas é mesmo na Assembléia.(Samuel Celestino)

BACELAR DEFINE APOIO ATÉ SEXTA

A definição de apoio do PTN para as eleições estaduais deste ano sairá na próxima sexta-feira (11), de acordo com o presidente da legenda na Bahia, deputado João Carlos Bacelar. O partido, assim como a própria bancada do DEM na Assembleia Legislativa, está insatisfeito com a proposta do PSDB de não fazer a coligação proporcional e ameaça romper a aliança com a candidatura de Paulo Souto (DEM) para seguir com Geddel Vieira Lima (PMDB). O parlamentar afirmou ao Bahia Notícias que tem conversado com as bases sobre o imbróglio, mas ainda não há nada fechado. “Primeiramente, estamos consultando todos os candidatos do PTN, os prefeitos e vice-prefeitos para que depois possamos bater o martelo”, explicou Bacelar.
(Evilásio Júnior)

CONVITE

A Igreja Messiânica, Johrei Center de Jacobina, convida você e sua família para participar da Palestra: “A ARTE DA CONVIVÊNCIA”, que será realizada na Igreja à rua Francisco Rocha Pires, 372, às 19:00 horas do dia 9 de junho (quarta-feira).
PALESTRANTE: Ministro Edelton Lopes
Grato,
Ministros José Bispo e Moacyr Lopes

PTN TERÁ 45 CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL

O PTN pretende nestas eleições fortalecer a sua bancada na Assembleia Legislativa da Bahia, já que hoje possui apenas um representante, e lançará 45 candidatos a deputado estadual. A estratégia é dirigir os esforços e abrir mão, inclusive, de pleitear a Câmara Federal. O partido aposta na atuação dos seus representantes no interior, sobretudo nas cidades de Feira de Santana, onde o radialista Carlos Geílson é uma das apostas, Itabuna, Alagoinhas e Irecê, além da própria capital. Os vereadores de Salvador Alan Castro, que está licenciado do cargo, e Luizinho Sobral também postulam uma cadeira na AL-BA. “Nós concentramos na chapa estadual. Acho que vamos entrar na disputa com uma chapa competitiva, pois temos representação em todas as regiões do estado”, apostou o deputado João Carlos Bacelar.

PARA PMs, GOVERNO NÃO LIGA PARA CORPORAÇÃO

É unanimidade entre os policiais militares, que aproveitaram o dia de folga para comparecer à Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (8), o fato de que o Governo do Estado dá uma demonstração clara de desprezo à corporação ao retardar ao máximo a votação do novo salário da PM. Dezenas de patrulheiros estão no local para ajudar na pressão aos deputados e, até agora, desesperança não é uma palavra presente nas conversas entre os colegas de trabalho. Para eles, é melhor pensar em persistência. "Estou aqui hoje na expectativa de que haja a votação. Se ela não ocorrer hoje, estarei aqui amanhã e depois de amanhã, até que a decisão saia. Se for preciso uma batalha como a da PEC 300, é assim que os PMs irão se comportar", declarou o major Sílvio Correia. Por outro lado, os policiais revelam desencanto com o comportamento dos deputados e da gestão Wagner no tocante ao tratamento à classe. "Falta ao governo respeito à PM. O que pedimos é um direito nosso. Sem contar o tratamento diverso que se dá à outra polícia. isto tem reflexos nas ruas, com a violência que só aumenta. O que nós pedimos é apenas um salário digno", argumentou.

Justiça abre processo criminal contra Wanderlei Luxemburgo

A Justiça Eleitoral do Tocantins acatou pedido do Ministério Público Eleitoral e abriu processo criminal contra o técnico Vanderlei Luxemburgo, que hoje comanda o Atlético-MG, sob acusação de "inscrição fraudulenta de eleitor".
Luxemburgo era cotado para disputar uma vaga de senador pelo Tocantins nas eleições deste ano. Filiado ao PT desde outubro passado, o técnico tentou transferir seu domicílio eleitoral para Palmas em 2009.
Em dezembro, a juíza Silvana Parfieniuk, da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, havia negado o pedido de transferência de seu domicílio eleitoral porque o treinador não conseguiu comprovar residência na cidade por pelo menos três meses, como determina a lei.
Conforme a denúncia assinada pelo procurador eleitoral João Gabriel Morais de Queiroz, que serviu como base para a decisão da juíza, o técnico usou como prova cópia de contrato de aluguel de um apartamento e de um terreno sem data e assinatura.
Ao acatar o pedido de abertura de processo contra o treinador, o juiz Gilson Coelho Valadares propôs a suspensão condicional do processo por três anos.
Isso significa que, se neste período Luxemburgo acatar a determinação do magistrado de comparecer à Justiça Eleitoral todo mês, não será necessária a prisão e o processo será arquivado no final do prazo. O despacho do juiz foi publicado no "Diário da Justiça Eleitoral" do Tocantins na última sexta-feira.
O juiz pediu ainda que Luxemburgo seja intimado a apresentar defesa.
A Folha não conseguiu falar com advogados do treinador. A assessoria de imprensa do técnico informou que iria se inteirar sobre o caso para depois emitir uma resposta.
Em 2009, ao ser questionado pela Folha sobre sua intenção de concorrer no Tocantins, Luxemburgo falou que no Norte "precisam de um projeto de esporte, pois não tem". "O mundo está globalizado, qual é o problema?", disse.