sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

GEDDEL ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA MEGA OBRA E ANUNCIA MAIS INVESTIMENTOS PARA OUROLÂNDIA

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, em ato oficial, por volta do meio dia desta sexta-feira, 29, desceu de helicóptero no Bairro Vila Dias Gama em Ourolândia e na Câmara de Vereadores, juntamente com o prefeito Antonio Araújo, na presença de centenas de lideranças políticas, assinou a ordem de serviço para o início das obras de Saneamento Básico da cidade, projeto orçado em mais de R$ 6,3 milhões.
O prefeito Antonio Araújo em seu discurso emocionado lembrou que aquele era o meio dia mais importante da história política de Ourolândia.
Geddel foi o último a falar. “Sinto-me muito a vontade aqui em Ourolândia, porque ao contrário de outros políticos que viessem aqui hoje, prefeito Antonio Araújo, talvez tivessem que dizer: - prazer em conhecê-los. Eu posso saudá-los dizendo: prazer em revê-los, meus amigos e minhas amigas de Ourolândia’”. Com estas palavras o ministro iniciou seu discurso. Ele falou ainda da importância da obra de saneamento básico e, sobretudo os benefícios que o esgotamento sanitário trará para a saúde do povo de Ourolândia. O chefe de Estado conduziu seu discurso tentando não falar de política, mas em dado momento não se conteve e acabou tocando no assunto: “Alguns amigos meus me questionaram por que eu não me candidato a deputado federal? E afirmam que seguramente me elegeria fácil com a expressiva votação em torno de 600 mil votos, ou ainda por que não faço uma negociação para me eleger ao Senado? Encontro a resposta em frente ao espelho, onde me pergunto: que tipo de político seria eu, se de maneira covarde enfrentasse o caminho mais fácil? Que tipo de político seria eu se abandonasse meu povo para atender a um projeto pessoal? Quero ir pelo caminho mais difícil e serei governador da Bahia com o apoio do povo porque sinto em cada um dos municípios que visito que isto é possível e que o povo precisa da nossa vontade de trabalhar pela Bahia! Vamos ganhar esta eleição para resgatar nossa Terra desse governo de incompetência! Não podemos continuar perdendo investimentos para outros Estados...!”, disse em eloqüência.
Geddel ainda falou das obras de recuperação da Bacia do Rio São Francisco e de centenas de outros investimentos. Em meio aos aplausos fez uma surpresa quando anunciou a liberação de mais recursos para Ourolândia, desta feita para a aquisição de dois caminhões pipas zero Km para o abastecimento emergencial de água nas comunidades rurais. O ministro fez questão de agradecer pessoalmente à Policia Militar e a Guarda Municipal que fizeram a segurança do evento que foi transmitido ao vivo pela Rádio Serrana FM na voz do competente radialista João Batista Ferreira.
Além do ministro Geddel do prefeito Antonio Araújo e do grande público, participaram ainda o presidente da Codevasf Orlando Castro e a superintendente do Órgão Ana Angélica, a prefeita de Campo Formoso Iraci Araújo e o ex-prefeito José Santana, o prefeito de Mirangaba e presidente da AMPC, Adilson Nascimento, o ex-prefeito de Morro do Chapéu Virgílio Ferraz, o prefeito de Mairi Antonio Cedraz, o ex-prefeito de Jacobina Rui Macedo, o ex-prefeito de Umburanas José Muniz (Branco), a presidente da Câmara de Vereadores de Campo Formoso, Madali Santana, os deputados federais, Luciano Simões e Severiano Alves, o deputado estadual Elmar Nascimento, o vice-prefeito de Ourolândia Neitom Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores de Ourolândia Petrúcio Matos, os vereadores, Cícero Oliveira, Ademar Ferreira, Janete Bezerra e Janaelson Araruna, o diretor da AMPC Luciano Gallo, o diretor presidente do Hotel Serra do Ouro de Jacobina, Senhor Macedo, o industrial do Mármore Múcio Azevedo, o empresário e presidente da Associação dos Empreendedores de Mármore Bege de Ourolândia João Dantas de Carvalho, o empresário José Moreira, o Engenheiro Civil José Prinz, o gerente da Caixa Econômica Anselmo Cunha, o radialista e apresentador do Jornal da Serrana João Batista Ferreira, secretários municipais, diretores, coordenadores, superintendentes, dezenas de vereadores, vice-prefeitos e lideranças políticas de diversas cidades da Bahia.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Opinião

POLICIAL DE VERDADE MERECE MAIS RESPEITO DA SOCIEDADE
Sou um profundo admirador do trabalho feito pelos soldados que compõem a Polícia Militar.
Nem falo aqui daqueles policiais que atuam com atitudes que supõem caráter não ilibado, porque estes, mesmo fardados e em comportamento inadequado no exercício da sua função, não conseguem manchar a Insígnia da Polícia Militar. Ela, por quem é policial de verdade, é tão respeitada quanto ao respeito que se deve ter pela Bíblia sagrada.
As corporações militares e os exércitos são mostrados nos cursos de Administração em nível superior como os maiores exemplos de compromisso com a função e organização do mundo. Portanto policial de verdade é todo aquele que conhece e se encaixa no perfil da sua corporação. Conheço muitos assim, mas evito aqui citar nomes para não cometer injustiças.
Apesar da aparência dos dados, a maior parte do quadro humano da Polícia Militar é feita de gente que cumpre o seu juramento. Quem leu o livro “Pelas Trilhas da Liderança”, do Cel. Klinger Sobreira de Almeida, sabe do que estou falando.
Policial Militar de verdade é aquele que no exercício da sua função, ou fora dele, entrega sua vida ao compromisso do seu juramento sem importar-se com os riscos que corre ou o salário que ganha, desde os cargos dos comandos aos soldados de rua.
E é destes que falo, admiro e vejo-os como exemplo de seres humanos que merecem mais respeito, mais destaque e mais honrarias, tanto dos governos quanto de nós enquanto sociedade.
Finalizo minha crônica com algo que li do site: (http://www.universopolicial.com/2010/01/ta-no-sangue.html), escrito por um anômimo policial de algum lugar deste país, seguramente um dos heróis que merecem o conteúdo da minha missiva.
José Carlos Benigno (DRT 4104-BA)

"Há anos que fazemos isso. Hoje os traficantes evoluíram, mas estamos trabalhando para poder evitar que os nossos filhos cheguem às drogas. Como sempre diz um sábio soldado do Tático Móvel, "a sociedade é quem nos paga; seria simples a gente passear de viatura gastando o dinheiro do Estado". Mas não queremos e não fazemos só isso. Mesmo sendo excomungados pela sociedade, continuamos batalhando e, se depender de nós, o marginal nunca terá sossego. Tá no sangue. Nós profissionais de segurança pública expomos nossas vidas e a de nossas famílias e, mesmo recebendo pouco, não medimos esforços para cumprir nossa missão, mesmo que seja com o sacrifício da própria vida! Por que fazemos isso? Por que arriscamos nossa profissão, nossa carreira? Será que o que sabemos fazer é somente ser polícia? Por que jogamos fora o que mais gostamos? Será que somos loucos ou ultrapassados? Sr. José Ricardo, profissional que eu admiro, desculpe os erros, desculpe a fala... Como dizia patativa, "quantos serão promovidos às nossas custas?" Mesmo que nos avisem para dar um tempo, quando eu vejo um vagabundo correndo eu não aguento... Eu e o excelente comandante da guarnição estamos dentro, prendendo. Esse pessoal nunca há de entender mesmo... Às vezes somos chamados de bobos; bobos são eles, porque eles passam, se vão, são somente um momento. E do Sr. Guedes à Sra. Cláudia, pouco me importam os dias que virão, pois sempre estarei de prontidão para pegar o ladrão." (Um policial, autor desconhecido)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Amigos comemoram aniversário de Rui Macedo

O ex-prefeito de Jacobina e pré-candidato a deputado estadual pelo PMDB, Rui Macedo, foi surpreendido na noite de ontem por dezenas de amigos que organizaram uma comemoração no restaurante e pizzaia Carro de Boi.
Ele completa nesta quarta-feira, 27, mais um ano de vida.
Macedo que é médico cardiologista e passou o dia atendendo pacientes, foi atraido para o restauran-te por um amigo. "É muito bom sentir que somos queridos. Não esperava a comemoração", disse, fazendo questão de cumprimentar cada um dos presentes.
MUNICIPIO EM FOCO.

PREFEITO DE OUROLÂNDIA CONCEDE ENTREVISTA AO JORNAL DA SERRANA

O prefeito de Ourolândia, Antonio Araújo concedeu entrevista por telefone, na manhã desta quarta-feira, 27, ao radialista João Batista Ferreira durante o Programa Jornal da Serrana e respondeu aos questionamentos feitos pelo apresentador e diversos ouvintes.
Araújo aproveitou para reclamar da inesperada queda de receita deste início de ano cujo índice alcança quase 25% inferior ao mês de janeiro de 2009. Ele afirmou que, juntamente com outros prefeitos da região, na condição de vice-presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB), estará indo até Brasília na próxima semana visando discutir o assunto. “Imaginávamos uma melhoria na receita pública já para o início deste ano, o que não ocorreu. Nós, municípios pequenos, estamos literalmente pedindo esmola ao governo federal por conta dessa maneira injusta de distribuição de receita.”, disse.
O prefeito lembrou ainda que a arrecadação municipal é muito pobre e citou o caso do Imposto Territorial Urbano (IPTU), que, somada toda a arrecadação do município, é menor que o imposto de um só prédio de luxo das cidades do Sul do País.
Questionado sobre as eleições 2010 ele disse do desejo de ver o pré-candidato do PMDB, Geddel Vieira Lima, eleito governador da Bahia a exemplo do irmão Lúcio Vieira Lima eleito deputado federal. Sobre quem apoiaria para deputado estadual, ele lembrou o nome do ex-prefeito de Jacobina Rui Macedo e disse que, em se confirmando a candidatura do mesmo, o apoiará.
Araújo finalizou convidando ao povo para o ato oficial de lançamento das obras de saneamento básico que acontece nesta sexta-feira, 29, a partir das 09:00 horas, com a presença do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, na Câmara de Vereadores de Ourolândia.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Resenha da Semana

DESDE PEQUENO!
Transcorria o primeiro dia de aula do curso de arbitragem que está sendo ministrado pelo professor da Federação Baiana de Futebol, José Gomes.
Num dado momento da aula ele pergunta para o aluno Clodoaldo Pereira já apelidado de “Maridinho”, (depois iremos explicar o porquê do apelido): - Maridinho, desde quando você percebeu que “dava” pra juiz?
O Clodoaldo responde em tom alto, em meio a sua inocência e ao lado da esposa que também é aluna do curso: - DESDE PEQUENO, PROFESSOR ZÉ GOMES! Desde pequeno...
A galera "caiu matando"!!!!!

GEDDEL LANÇA O SANEAMENTO BÁSICO DE OUROLÂNDIA E UMBURANAS NA SEXTA-FEIRA

O ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, estará chegando a Ourolândia na manhã desta sexta-feira, 29, para o lançamento da pedra fundamental da obra de saneamento básico do município. Os recursos foram alocados através do seu Ministério e são da ordem de R$ 6,4 milhões. A empresa ganhadora da concorrência foi a Soenge Construtora Ltda e deve começar a obra logo em seguida ao evento.
O prefeito Antonio Araújo se mostrou muito feliz com o momento e disse que o saneamento básico vai contribuir de várias maneiras para a melhoria de vida do povo de Ourolândia. "Devemos ao ministro Geddel a maior obra de Saúde na história do município de Ourolândia", afirmou.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia.

OUROLÂNDIA REALIZA II CONFERÊNCIA DAS CIDADES

Foto de Juliana Carvalho A Prefeitura de Ourolândia, através das secretarias de Administração e Assistência Social, realizou durante esta segunda-feira, 25 de janeiro, na Câmara de Vereadores, a sua II Conferência das Cidades. O secretário de Administração José Carlos Benigno proferiu palestra sobre o histórico do desenvolvimento urbano de Ourolândia desde os primórdios da sua história passando pela sua emancipação político-administrativa. Ele destacou o asfaltamento da BA 368, ocorrido no final dos anos 90, como principal marco histórico do desenvolvimento do município e mostrou através de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que houve um crescimento de 30% da população depois do fato que facilitou a vinda dos empresários do Sudeste e Sul do País para os investimentos na cadeia produtiva do mármore implantando diversas empresas no hoje chamando Pólo Industrial do Mármore agregando valores ao produto extraído no município, aumentando a oferta de emprego e a população. O secretário mostrou através de fotos que os principais problemas de desordenamento surgiram a partir daí e chamou a responsabilidade dos vereadores e da população no sentido da conscientização para obedecer aos códigos de Postura e Tributário do município na hora de construir, reformar ou até mesmo plantar uma árvore.
Benigno falou ainda dos principais problemas vividos pela administração em virtude desse desordenamento e os caminhos que a prefeitura vem encontrando para as correções em logradouros e conjuntos habitacionais.
Em seguida o Senhor Luiz Carlos Carvalho, representando o Conselho Estadual das Cidades, mostrou a legislação e os caminhos legais que os municípios deverão tomar a partir da realização da conferência Estadual das Cidades e a Nacional.
O evento foi abrilhantado pela presença do árbitro profissional da Confederação Brasileira de Futebol e da Federação Baiana, José Gomes.
Além do secretário José Carlos Benigno e o representante do Conselho Estadual das Cidades participaram ainda do evento o vice-prefeito Neitom Oliveira (representando o prefeito Antonio Araújo que teve outro compromisso), os vereadores Ademar Ferreira e Maria Auricélia, as secretárias, de Educação Aldiran Vasconcelos e a da Saúde Josicléa Rebouças, as diretoras de Educação Geovana Souza e Juliana Carvalho, a chefe do Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Zilda Rosa, o diretor da Caixa de Previdência Clodoaldo Pereira, diretores e secretários das escolas do município, representantes de várias associações e diversas outras pessoas da cidade.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

JOVEM MORRE ESMAGADO POR LÂMINAS DE MÁRMORE EM OUROLÂNDIA

Local onde o corpo da vítima ficou preso

De acordo com o Boletim de Ocorrências da Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, por volta das 13:45 horas desta segunda-feira, 25 de janeiro, deu entrada naquela unidade o Jovem Carlos André Miranda dos Santos, 21 anos, que teve o crânio completamente esmagado por um pedra de mármore na empresa em que trabalhava próximo ao centro da cidade.
Devido a gravidade dos ferimentos a vítima foi transferida as pressas para um hospital de Jacobina, mas infelizmente não resistiu indo a óbito.
De acordo com testemunhas, Carlos tentava calçar diversas lâminas de pedra que estavam penduradas por um guindaste no momento em que as mesmas, pesando dezenas de toneladas, despencaram sobre a sua cabeça deixando seu corpo soterrado. Diversas pessoas tentaram com marretas quebrar as pedras para socorrê-lo, mas devido ao peso e ao tamanho das pedras, não conseguiram a tempo de salvá-lo.
Ele era filho de um funcionário da Prefeitura muito conhecido pelo peseudônimo de "Zé Nelore".

CURSO DE ABITRAGEM COMEÇA HOJE EM OUROLÂNDIA

Foto: Emanoel Santos Luz
Professor José Gomes - Federação Baiana de Futebol
Começa hoje, a partir das 21:00 horas, na sede da Cooperativa Mista de Ourolândia, o curso de arbitragem, promovido pela Prefeitura do Município. O evento será ministrado pelo Bel. em Direito e professor da Federação Baiana de Futebol, José Gomes que já revelou diversos árbitros para o futebol brasileiro.
Interessados deverão procurar o Senhor Emanoel Santos Luz até as 17:00 horas desta segunda-feira, 25 de janeiro, munidos de CPF e RG.

OUROLÂNDIA REALIZA HOJE A II CONFERÊNCIA DAS CIDADES

Com o tema "Avanços, Dificuldades e Desafios na Política de Desenvolvimento Urbano", a Prefeitura de Ourolândia, através das secretarias de Administração e Assistência Social, realiza hoje, 25 de janeiro, a partir das 09:00 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, a II Conferência das Cidades do Município.
O evento vai mostrar as conquistas e desafios do municipio ao longo dos seus 20 anos de emancipação político-administrativo no crescimento urbano e convocar a sociedade para uma mudança de comportamento visando a ordenação na estruturação física da cidade.

GEDDEL EM OUROLÂNDIA E UMBURNAS

MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, GEDDEL VIEIRA LIMA, PODERÁ VIR ÀS CIDADES DE OUROLÂNDIA E UMBURANAS AINDA ESTE MÊS PARA OS LANÇAMENTOS DAS OBRAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DAS DUAS CIDADES. OS RECURSOS DA ORDEM DE r$ 15 MILHÕES SÃO ORIUNDOS DO SEU MINISTÉRIO.

ROUBO DE CABRAS EM OUROLÂNDIA

Definitivamente em Ourolândia o crime não compensa
Edivaldo Matos da Silva (Dico) 31 anos, confessou para a Polícia que é ladrão de cabras
De acordo com o Boletim de Ocorrências da Polícia Militar de Ourolândia, dia 24 de janeiro, domingo, uma guarnição composta pelo sargento PM Requião, o soldado Gerailton e o soldado Vasconcelos, foi informada pelo senhor Valdeci Gomes da Silva, residente no Povoado de Novo Achado, que na noite anterior, por volta das 21:00 horas, em sua propriedade, denominada Fazenda Campo Alegre, três elementos até então não identificados, em poder de um veículo marca GM, modelo opala diplomata, cor bege, furtaram seis animais caprinos e que provavelmente os elementos residiam no Povoado de Lages do Batata.
Saindo em diligência até o citado povoado a guarnição localizou o referido veículo estacionado em frente a residência do elemento identificado como Edivaldo Matos da Silva, vulgo “Dico”, 31 anos, residente à Travessa Fernando Daltro. Com o mesmo foi encontrado também um animal caprino, amarrado ao lado da residência, sendo o animal identificado pelo proprietário. Dico, confessou ainda a autoria de diversos outros furtos de caprinos na região de Ourolândia, nos povoados de Novo Achado e Baixa de José Felíx feitos em companhia de mais dois comparsas conhecidos por José Sebastião Cezar, 30 anos, vulgo “Zé do Leite”, residente à Rua Bom Sucesso, 142 e outro elemento, João Santos de Lima 42 anos, também residente na Travessa Fernando Daltro, onde foram encontrados vestígios de restos de diversos animais abatidos.
Os elementos após notarem a presença da Guarnição empreenderam fuga tomando destino ignorado.
De acordo com o depoimento de Dico, eles estavam se preparando para roubar uma propriedade conhecida como “Fazenda de Zé Facho” em Ourolândia. Ele disse ainda que comercializaram um dos animais furtados com o Senhor Luiz da Soledade Queiroz, também residente em Lages do Batata.
Dico e o veículo utilizado nos roubos encontram-se presos na Delegacia de Ourolândia a disposição da Justiça.