sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Editorial: Política é diferente de politicagem

Segundo Aristóteles a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva). Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

Por José Carlos Benigno,

Respeito profundamente a equivocada paixão dos ourolandenses por politicagem, afinal esta, infelizmente, ainda é uma questão de cultura em Ourolândia, e o povo daqui não é culpado por pensar e agir assim. O homem é fruto do meio em que vive. Acredito piamente em uma nova era, onde a consciência da nossa gente se voltará para outro comportamento, para outras prioridades, como por exemplo: a leitura de bons livros; ouvir músicas de melhor qualidade; assistir a bons filmes; respeitar mais o semelhante, e, sobretudo nos conscientizarmos do nosso papel na construção de uma sociedade melhor (nossos direitos e principalmente os nossos deveres) e tantas outras atitudes que ainda nos faltam na busca incessante por sermos a cada dia seres melhores. Devemos exigir mais de nós sobre estas curiosidades. Somente lendo e ouvindo melhor às pessoas mais cultas nos será possível esse enriquecimento.
Lamento profundamente quando vejo aqui nesta cidade as pessoas pelas ruas, cegas, loucas, desenfreadas, aos gritos deseducados, perturbando a paz alheia, inconscientes, induzidas por alguns políticos profissionais mais espertos na defesa dos seus interesses próprios, fazendo-as pensar que dessa forma haverá algo em comum no futuro.
Convenceram-nos de que a identidade mais importante deixa de ser o nome sagrado constante no registro de nascimento dado a cada um de nós por nossos pais e passa a ser números. Não somos mais personalidades, fomos persuadidos de que nos reduzimos drasticamente aos: “13” inimigos dos “15”...
Lamento demais por termos caído nessa e acreditado em tamanha barbaridade.
Este período vai passar e continuaremos a nos encontrar pelas ruas da cidade! Precisaremos uns dos outros, na alegria, na tristeza ou na dor. Precisaremos de civilidade! E como será? Se nos convenceram que somos inimigos?
E o mais lamentável é o objetivo dessa trama: chegar ao poder para viver de poder. Tem gente nessa cena que desaprendeu a trabalhar (se é que algum dia na vida já o soube).
A discordância é salutar para o desenvolvimento, mas isso jamais deve passar do campo das idéias. As pessoas não precisam se digladiar na colocação das suas ideologias, na preferência por um candidato, ou partido político.
É muito feio o que estamos fazendo pela indução dessa gente, denegrindo nossos semelhantes através dos meios de comunicação e até mesmo pelas ruas da cidade.
Tá mais que na hora do povo de Ourolândia erguer um pouco mais a cabeça e começar a enxergar adiante do nariz.
Além do Tombador há um mundo diferente, mais moderno, mais inteligente e com melhores modelos de se viver! Busquemos os exemplos dele. É só querer olhar pra frente e procurar enxergar melhor.
Essa terra é de uma grandeza tamanha! Tão maravilhosa e tão cheia de riquezas naturais, culturais e históricas, seu povo precisa apenas se elevar à essa dimensão.
Espero sinceramente que o tempo seja o grande parceiro do povo de Ourolândia na descoberta dessa nova consciência.
Um forte abraço.
José Carlos Benigno
12 de outubro de 2012

Familiares procuram por mulher desaparecida desde 2004

Maria está desaparecida desde 2004 - Álbum de família (foto tirada há nove anos)
Familiares de Maria Soares da Silva, 40 anos de idade, filha de João Soares da Silva e Elenita Maria de Jesus, estão a sua procura.
Dona Elenita, mãe de Maria, conta que em 2004, Maria vivia com o pai no Povoado de Poços, município de Campo Formoso, e no mesmo ano saiu de lá com destino a Salvador levando o filho, Maicon Soares da Silva. Desde então não deu mais notícias.
O pai de Maria faleceu em 2010 e acho que ela nem sabe disso ainda. Já são mais de oito anos sem ver minha filha”, relata a mãe emocionada.
Elenita atualmente reside em São Paulo, mas no momento encontra-se em Ourolândia onde vai ficar até o mês de novembro visitando alguns amigos e parentes. Ela aproveitou a oportunidade para procurar nossa reportagem em busca de reencontrar sua filha.
Quem souber do paradeiro de Maria pode informar através dos telefones:
(74) 8113 5313 (Josinea, amiga)
(11) 99559 1326 (Neguinha, irmã)
(11) 97274 4639 (Maria Soares, mãe)
Ou ainda através do email jcbenigno@hotmail.com
Publicação: blogdeourolândia.blogspot.com
Texto: José Carlos Benigno