quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CURSO DE ÁRBITROS COMEÇA NESTA SEGUNDA FEIRA EM OUROLÂNDIA

Promovido pela Prefeitura de Ourolândia em parceira com a Federação Baiana de Futebol (FBF), começa nesta segunda-feira, 25, a partir das 20:00 horas, no Auditório da Cooperativa Mista Agropecuária, à Avenida José Ferreira da Silva, um Curso de Arbitragem para árbitros de futebol de campo.
Ministrado pelo Bacharel em Direito, professor e instrutor da FBF, José Gomes dos Santos, o curso terá o seguinte conteúdo programático: Origem e Evolução do Futebol; Regras; Noções de Legislação Esportiva; Redação de Súmula; Relatório e Prática no Campo num Torneio, finalizando com quatro provas: duas teóricas e duas práticas.
Dos aprovados, os cinco melhores árbitros do certame deverão ser indicados pela Liga Desportiva para serem experimentados no Campeonato Intermunicipal promovido pela Federação.
Os interessados deveram procurar o Senhor Emanoel Santos Luz na sede da Cooperativa Mista de Ourolândia até as 17:00 horas da segunda-feira, 25 de janeiro.

FEDERAÇÃO BAIANA DE FUTEBOL COBRA NOME DE ÁRBITROS DE OUROLÂNDIA

A Federação Baiana de Futebol, através do seu instrutor de arbitragem, José Gomes dos Santos, enviou carta, no dia 11 de janeiro, ao atual presidente da Liga Desportiva de Ourolândia, Senhor Justo Pedro Fernandes, cobrando o nome dos cinco melhores árbitros do campeonato de 2009, desde que tenham sido aprovados no curso realizado pela entidade em Ourolândia.
Segundo o texto os cinco nomes deveriam ter sido informados para que fossem experimentados em campo de futebol num campeonato realizado pela Federação.
Clique na imagem abaixo e veja o teor da cobrança feita pelo instrutor José Gomes:

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CONVITE:


A Cooperativa Mista Agropecuária de Ourolândia (Coomao) e a Associação de Promoção do Desenvolvimento do Semi-árido (Pró-Semi-Árido), com o apoio da Prefeitura Municipal de Ourolândia convidam a todos os produtores da região para uma reunião com a seguinte pauta: a realização da IX Exposição de Caprinos e Ouvinos; o II Encontro da Agricultura Familiar; a política ágrícola municipal e a implantação do Agroamigo do Banco do Nordeste no município.

O evento será realizado na sexta-feira, 22, às 8:00 horas, no prédio da Câmara Municipal de Vereadores, situada à Avenida Alvino Rodrigues. A reunião contará com as presenças do prefeito, Antônio Araújo de Souza e do presidente da Pró-Semi-Árido Antônio Ferreira. Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone (74) 3681-2109/2307 e
pelo e-mail:
planejamento.ourolandia@gmail.com.

ARTIGO:

A importância da Educação Física escolar

"Concebemos que a função clássica da instituição escolar é garantir o processo de transmissão, sistematização e assimilação de conhecimentos/habilidades produzidos historicamente pela humanidade, de modo a permitir que os seres humanos venham a interagir e intervir na sociedade. É função desta instrumentalizar os indivíduos para participação plena na vida pública, como cidadãos. Neste contexto referencial a Educação Física tem sido considerada no contexto brasileiro, assim como inúmeros países, uma prática sócio-cultural importante para o processo de construção da cidadania dos indivíduos.
No entanto o desrespeito a totalidade e à dignidade do ser humano são observados a todo momento, partindo da ausência do referencial básico, do conhecimento claro e bem definido da valorização do homem. O que ocorre é que essa valorização parece dilui-se gradativamente, à medida que tentamos compreender o todo a partir das partes. O grande denominador comum das ciências numa sociedade consumista como esta em que vivemos parece ser muito mais sua lucratividade e muito menos os nossos valores.
A Educação Física tem que se posicionar como resgatadora dos valores mais essenciais à nossa humanização, somente assim acredito que os conhecimentos trazidos por esta área poderão sutilmente transformar-se em sabedoria.
Concordo com Delbert Oberteuffer e Celeste Ubrich quando citam em sua obra Princípios da Educação Física.
“A fragmentação do ser humano em corpo e mente ou corpo, mente e espírito onde a educação trata das atividades mentais, a religião às espirituais e as atividades físicas apenas do corpo que para ambos, tem pouca importância e o pior é que os próprios docentes da educação física agem pensando nessa noção de divisibilidade do homem”.
Cabe a nós profissionais da disciplina mudar essa realidade entendendo o indivíduo não apenas como um amontoado de músculos, ossos, pele e alguns acessórios, mas um ser completo quando encontra-se contextualizado com o mundo, por meio da cultura e principalmente dos valores que formam ou deformam o seu caráter que por sua vez constrói ou destrói o mundo".

Joseane Cardoso Barbosa dos Santos
Coordenadora geral de Educação Física do município de Ourolândia /BA.
Licenciatura Plena de Educação Física
Universidade Católica do Salvador

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

GOVERNO DO ESTADO QUER FECHAR ANEXO DE SEGUNDO GRAU EM ALAGADIÇO

Em reunião realizada na noite da última quinta-feira, 14, no anexo do Colégio Estadual Adélia Souto do Povoado de Alagadiço, a Prefeitura de Ourolândia, representada pelo vice-prefeito Neitom Oliveira e o assessor do Gabinete Luiz Alberto, discutiu com mais de 150 moradores, alunos e pais sobre o futuro da escola naquele povoado.
Entenda o caso
O Colégio Adélia Souto fica localizado em Ourolândia, foi construído em 2005, por reivindicação do prefeito Antonio Araújo e funciona também um anexo no Povoado de Alagadiço (50 km da sede) utilizando o espaço físico de uma escola municipal com o Ensino Médio (1º 2º e 3º ano).
De acordo com as informações dos alunos o governo do Estado não equipa, não estrutura e vem demonstrando pouco interesse na permanência do anexo naquele povoado, tanto que a Diretoria Regional de Educação (Direc16) teria anunciado o fechamento daquela unidade já para antes do início das aulas deste ano.
Segundo a professora Gislene Maria Mota, diretora da Direc 16, o Órgão vê muita dificuldade no gerenciamento do anexo escolar.
Ela reconhece que apesar de todo apoio que a Prefeitura de Ourolândia tem dado durante os últimos três anos (cedendo salas, alguns professores, materiais didáticos e permanentes), existem alguns fatores que estão contribuindo negativamente para comprometer a qualidade do ensino: a falta de regularidade de professores estaduais por conta da distância (a maioria é de Jacobina); a falta de um local para a acomodação dos mesmos no povoado e a ausência da diretora do Colégio, professora Eliana Freire que reside em Ourolândia.
“Estamos preocupados porque sabemos de alunos que, mesmo aprovados, estão querendo repetir algumas matérias por conta das poucas aulas que foram dadas durante o ano letivo de 2009”, afirmou a diretora.
Revolta dos alunos e pais
Os pais e alunos protestaram contra a atitude do Estado, clamaram o apoio do prefeito Antonio Araújo e disseram que encaminharão um documento ao governador Jaques Wagner solicitando a continuidade do anexo do Colégio Adélia Souto no Povoado. “São mais de 60 alunos do 1º, 2º e 3º ano, que teriam que se deslocar à noite para o município de Umburanas ou ainda para a Ourolândia e seria muito incômodo para todos nós. Não vamos admitir que o Estado faça isso conosco”, protestou um dos pais.
“O que falta é apoio do governador, tem que contratar professores e disponibilizar um local digno para acomodação. Educação tem que ser prioridade em qualquer governo. Estão achando que somos bobos? Não vamos aceitar que o anexo feche, aqui também é Brasil”, bradou uma mãe.