sábado, 3 de julho de 2010

CACHOEIRA DA SERRA DO TOMBADOR, JACOBINA

Situada na BA 368, Serra do Tombador, trecho que liga Jacobina ao povoado do Batata, a Cachoeira do Tombador escorre em sazonalidade nos períodos chuvosos. Vale à pena conferir. Eu tive sorte de passar por lá e encontrar o encanto das águas em queda. Divido com você neste vídeo.

OUROLÂNDIA : SÃO PEDRO DE CASA NOVA COMEÇA DAQUI A POUCO

O Povoado de Casa Nova se prepara nesta tarde de sábado, 03, para a tradicional grande festa de São Pedro que acontece hoje e amanhã. Estarão se apresentando atrações como: Talismã, Piriguetus, Los Morenos, Aprígio do Acordeon, Banda Pitoke e Armandinho e os Rubis da Princesa, todas contratadas pela Prefeitura de Ourolândia.
Veja o vídeo da Praça onde acontece a festa já bastante movimentada, feito agora às 15 horas, faltando apenas finalizar a armação do palco e instalação do som.
A festa vai contar com a segurança dos policiais militares sob o comando do sargento Ubirajara
Requião e também da Guarda Municipal de Ourolândia.
O prefeito Antonio Araújo já confirmou presença ao lado de diversas outras lideranças políticas da região e do município.



Voltaremos com mais vídeos desse evento.

VERDADEIRO!!!



CHEGUEI A PENSAR QUE ESTA COPA DO MUNDO FOSSE "DO PARAGUAI"!!!!!!!

VERDADEIRO OU FALSO?




MATADOURO: CACA, ESMAGA JACOBINA COM UMA BOIADA E LEVA PARA MIGUEL CALMON

Foto ilustrativa O Prefeito da cidade de Miguel Calmom, município de mais ou menos 22 mil habitantes, 360 km de Salvador, José Ricardo Requião (Caca), mostrou mais uma vez que tamanho não é documento dando um "golpe de mestre" nos prefeitos de Jacobina (Leopoldo Passos, prefeito de fato, e sua comandada prefeita de direito, Valdice Castro) e conseguiu tirar do município de Jacobina (com população estimada em mais de 80 mil habitantes) a tão sonhada obra de construção do matadouro/frigorífico regional.
"CÁ CÁ" pra nós, com essa, quem pensava e apostava que Dr. Leopoldo Passos era o homem mais inteligente e perspicaz do mundo agora já pode recolher a fichas e começar a apostar num novo cérebro: o de José Ricardo Requião, Caca de Miguel Calmon!
Mas tenham cuidado, por trás desse pirão de carne dos bois magros de Caca, ainda pode ter um pedaço de carne dos bois gordos de Leopoldo Passos, escondido como isca, fazendo parte das suas "aprontadas" em busca do filé dessa "matança".
José Carlos Benigno.
AGORA LEIA ABAIXO A MATÉRIA PUBLICADA NO SITE DO RADIALISTA ARNALDO SILVA
Com investimentos de R$ 5 milhões iniciais e financiamento do Desenbahia-Agência de Fomento do Estado da Bahia, o Frigocézar-Frigorifico Regional do Piemonte da Chapada Diamantina, já tem data oficial para ser iniciado.
Os sócios Paulo Dantas, Rafael Damasceno e Manoel Mairton, já têm tudo pronto para dar início aos serviços de terraplenagem, que segundo Rafael Damasceno, deverá ser iniciado até o meado de agosto.
Ele informou que na segunda-feira (28), a prefeitura de Miguel Calmon concedeu o Alvará de Licença de Construção e o IMA-Instituto do Meio Ambiente, autorizou o início das obras mediante licença provisória.
A unidade que terá capacidade de abater 300 bois por dia e deve gerar 200 empregos diretos conta com o apoio do Governo do Estado para as obras de infra-estrutura.
O Frigocézar atenderá todas às normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e vai beneficiar diretamente 30 cidades, num raio de 150 quilômetros.
O nome do empreendimento é uma homenagem ao sócio falecido.
Outra informação importante foi passada por Rafael. Um dos pontos mais críticos da instalação de um frigorífico é o projeto da parte de frios, que já está pronto e inclusive todo o maquinário adquirido.
O frigorífico será instalado em uma área de 10 hectares no município de Miguel Calmon próximo a divisa com Jacobina. A iniciativa, além de combater o abate clandestino, que hoje registra um índice de 48% na Bahia, vai impulsionar o desenvolvimento do rebanho e pastagens da região. Vai oferecer ainda, o serviço de abate para os criadores locais com preços compatíveis aos de mercado.
Sobre o atraso no cronograma de implantação do Frigocézar, o empresário Rafael Damasceno tranqüilizou a população: “Realmente sofremos um atraso no cronograma de implantação das obras, mas todos sabem os reais motivos. Em primeiro lugar sofremos uma perda irreparável de um dos sócios e idealizador do projeto; Depois passamos por enormes dificuldades com relação às licenças ambientais, que todos sabem, é algo extremamente complexo. Mas com certeza, com todas estas questões superadas, agora é partir para a execução da obra e por o projeto em funcionamento. Só não vamos colocar as máquinas para efetuar imediatamente a terraplenagem por causa das chuvas de inverno, mas tão logo o tempo permita, as máquinas começarão a trabalhar e no mais tardar, no final do ano e início do próximo, todo o empreendimento já estará concluído. Quero tranqüilizar a população regional que este é um projeto sério e que temos compromissos; Não vamos dar para trás depois de tanta luta e sacrifícios”. Disse.

Bebê de 1 ano morre após cair em balde no interior de São Paulo

A exemplo da fatalidade que ocorreu em Ourolândia em fevereiro deste ano
(veja matéria, http://blogdeourolandia.blogspot.com/2010/02/menor-morre-afogado-num-balde-em.html ), um bebê de 1 ano e 4 meses caiu em um balde com água enquanto a mãe lavava roupa, em Botucatu, a 238 km de São Paulo, na quinta-feira (1º). A família mora em um prédio abandonado de uma antiga fábrica.
A criança se afogou e foi socorrida por um pedreiro que trabalha perto do local. Ela ficou internada na UTI pediátrica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu e morreu durante a madrugada desta sexta (2). A polícia está investigando o caso.
As informações são do G1.

Flamengo não tem mais o atacante Vagner Love

Vagner Love não é mais jogador do Flamengo. O atacante, inclusive, já voltou de Itu-SP, onde o time está treinando. Segundo o diretor executivo rubro-negro, Zico, o clube não tem como pagar o que o CSKA de Moscou está pedindo pelo jogador.
Love tem contrato de empréstimo com o Flamengo até o dia 10 de julho, mas Zico o liberou antes do prazo mediante a impossibilidade de o atacante continuar na Gávea pelo restante da temporada. (Tribuna da Bahia)

CASO BRUNO: com medo do goleiro, amiga de Eliza deixa Santos

Agência Estado

Quatro dias depois de comparecer espontaneamente ao 2º. Distrito Policial de Santos para contar o que sabia da relação conturbada entre o goleiro do Flamengo Bruno e a estudante Eliza Samudio, de 25 anos, a amiga da mulher desaparecida deixou a cidade, com medo de sofrer perseguições, seja da mídia ou a mando do próprio jogador.
O arqueiro está sendo investigado num inquérito que apura o sumiço da jovem mineira, com quem teria um filho de quatro meses, fruto de relação extraconjugal. A família da testemunha não quis revelar o paradeiro da moça, que tem 35 anos, afirmando apenas que ela está a mais de oito horas de distância da Baixada Santista e praticamente incomunicável.
A amiga de Eliza compareceu à delegacia na última segunda-feira, acompanhada do pai, e durante cerca de meia hora falou o que sabia ao delegado titular do 2º. DP, Luis Eduardo Fiori Maia, que, na ocasião, afirmou apenas ter colhido o depoimento e o encaminhou por fax à polícia de Minas Gerais.
Ele informou à imprensa que não poderia dar mais informações sobre o caso, pois não estava à frente das investigações.
Em sua declaração à Polícia Civil, a testemunha revelou que conheceu Eliza há um ano e meio, por intermédio de uma conhecida em comum. As três moraram juntas em um apartamento em São Paulo e naquela época, Eliza já estava grávida. Ela contou às colegas que o pai da criança era Bruno e que havia se mudado do Rio de Janeiro para São Paulo, após o goleiro ter proposto um aborto.
A testemunha também informou à polícia que ouviu o goleiro Bruno ameaçando Eliza de morte mais de uma vez em ligações telefônicas. Ela revelou ainda que, além do jogador do Flamengo, amigos dele, identificados como China e Marcelo, costumavam telefonar à mulher que está sumida e perguntar seu endereço, alegando que pretendiam enviar recursos materiais a pedido do goleiro. Entretanto, segundo a amiga de Eliza, jamais foi revelado o endereço onde elas moravam.
Em janeiro, a santista deixou o apartamento e em fevereiro, com o nascimento de Bruninho, a moça de 25 anos retornou ao Rio. De acordo com a testemunha, a última conversa entre elas foi dia 5 de junho, por volta das 19h. Eliza a telefonou de um aparelho que não era seu, informou que estava em Minas Gerais com o filho "resolvendo algumas coisas", e que não estava encontrando seu próprio celular.
Três horas mais tarde, a mulher recebeu outra ligação do mesmo aparelho, desta vez de alguém que queria saber quem ela era, mas a moça que morou com a desaparecida não se identificou.
TEMPERAMENTO AGRESSIVO
De acordo com matéria publicada pela Jornalista Perla Ribeiro, no Jornal Correio da Bahia neste sábado, 03, as confusões envolvendo o nome do número 1 do Flamengo são corriqueiras. Em 2008, por exemplo, Bruno e seus seguranças espancaram um jovem num shopping no Rio.O ponto de partida para a cena de violência foi a vítima ter xingado o jogador após ele ter negado tirar uma foto. No mesmo ano, o goleiro e outros jogadores agrediram garotas de programa durante uma festa em seu sítio.

Bahia enfrenta CRB neste sábado, em Alagoas

A TARDE ONLINE

Os jogadores do Bahia não tiveram folga nesta sexta-feira. Tanto os jogadores que disputam a Série B quanto os que participam do Campeonato do Nordeste treinaram no Fazendão. O segundo grupo trabalhou pela primeira vez sob a orientação do técnico Chiquinho de Assis. O treinador pôde conhecer melhor seus comandados que enfrentam o CRB, neste sábado, às 18h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela competição regional.
Recém-contratados, o volante Hélder e o meia Felipe treinaram e já podem estrear. Suspenso na vitória sobre o líder Treze, o lateral-direito Bebeto está à disposição de Chiquinho.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

DUNGA CONFIRMA SAÍDA DO COMANDO DA SELEÇÃO

Mesmo abatido com a eliminação precoce da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, Dunga manteve a serenidade e, sem um discurso da boca para fora, confirmou sua despedida do comando técnico do Brasil. “Quando eu entrei na Seleção, meu trabalho era de quatro anos e foi isso ai”, despediu-se. Em seguida, para proteger seu legado, o treinador falou a respeito do seu trabalho depois que assumiu após o Mundial de 2006. “Conseguimos resultados nesses quatro anos, mas o maior foi ter resgatado o orgulho de vestir a camisa da Seleção Brasileira. Se você entrar no vestiário agora vai ver o sentimento. Tenho muito orgulho de ter comandado esse grupo”, finalizou.

PE: DEFESA CIVIL DIVULGA BALANÇO DA DESTRUIÇÃO

A Defesa Civil de Pernambuco divulgou nesta sexta-feira (2) um novo balanço dos danos causados pelas chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas. Segundo o órgão quase 56 mil pessoas estão desalojadas, 27 mil desabrigadas e 20 morreram. Foram apontados também danos em 14 mil casas, 4.478 km de estradas, 142 pontes, 22 postos de saúde e 50 escolas. Para atender os afetados, 87 abrigos estão em funcionamento no estado. Houve registros de 12 cidades em estado de calamidade pública, são elas: Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Correntes, Cortês, Jaqueira, Palmares, São Benedito do Sul, Vitória de Santo Antão, Primavera, Catende, Maraial. Outros 27 municípíos estão ainda em situação de emergência.

CULINÁRIA:O QUE É QUE OUROLÂNDIA TEM

Um vídeo descontraído, mostrando como é feito o beiju da Lanchonete "Beju e Cia". Preferência popular e sucesso total da culinária de Ourolândia a partir das inovações e criatividade do jovem empreendedor ourolandense, Antonio Júnior.

COMENTÁRIOS

- Jonathas disse...
Parabéns a Junior por acreditar em Ourolândia promovendo a "Culinária Arte" e parabéns a José Carlos Benigno por ir contra tudo e contra todos mostrando a nossa cidade.

Serra tem 39% e Dilma, 38%, em nova pesquisa Datafolha

Eleições 2010
Pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo", nesta sexta-feira (2), aponta empate técnico na corrida presidencial entre Dilma Rousseff, do PT, e José Serra, do PSDB. O candidato tucano tem agora 39% das intenções de votos, contra 38% da petista. Marina Silva, do PV, aparece com 10% da preferência do eleitor. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa foi realizada quarta (30) e quinta-feira (1º), em todo o país, e é a primeira após as convenções que oficializaram as candidaturas à Presidência. Foram entrevistadas 2.658 pessoas, das quais 5% responderam que vão votar em branco ou nulo, e outros 9% disseram não saber em quem votar.
De acordo com informações do G1, a última pesquisa Datafolha, realizada nos dias 20 e 21 de maio, Dilma e Serra também estavam tecnicamente empatados, cada um com 37%. Marina oscilou dois pontos percentuais para baixo, pois havia somado12% na ocasião.

Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não é apresentada aos entrevistados uma lista com os nomes dos candidatos, Serra subiu de 14% (pesquisa anterior) para 19%. Dilma foi de 19% a 22%. Marina manteve 3%.

Rejeição
Serra mantém a maior rejeição, pois 24% dos entrevistados disseram que não votariam no candidato tucano. Dilma se manteve com 20% de rejeição. Marina tem 14%.

Eventual 2º turno
Segundo o instituto, Serra e Dilma empatam tecnicamente numa eventual disputa no segundo turno: 47% para o tucano contra 45% da petista.
(Informações do Correio da Bahia)

Coelba estará em 11 municípios doando geladeiras‏

Neste mês de julho, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, levará o projeto Nova Geladeira - Doação para dez municípios. Em Remanso, São Francisco do Conde, Catu, Dias D'Ávila e Ribeira do Pombal, a concessionária cadastrará moradores no projeto que permite a substituição gratuita de refrigeradores residenciais em estado precário de conservação por equipamentos novos e eficientes. Já em Feira de Santana, Capela do Alto Alegre, Terra Nova, Camamu, Amargosa e Taperoá, a Coelba fará a entrega de 4,23 mil novos refrigeradores para clientes já cadastrados no projeto. Mais de 11,6 mil clientes em 27 municípios baianos já foram contemplados, este ano, com a doação.
Ao receber o novo equipamento, o cliente ganha também quatro lâmpadas fluorescentes compactas, mais econômicas, para substituir as lâmpadas incandescentes de casa, e entrega o refrigerador antigo, em estado precário de conservação. O transporte das geladeiras é de inteira responsabilidade do consumidor.
Para participar do projeto os seguintes critérios deverão ser atendidos pelo cliente beneficiado:
*A unidade consumidora deverá ser residencial;
*O cliente deve estar cadastrado na Coelba com o beneficio da Tarifa Social, portanto, cadastrado como consumidor baixa renda, ou possuir cartão NIS (Número de Inscrição Social) ativo. Caso não seja o responsável pela conta de energia, deve mudar a titularidade para o beneficiário do cartão;
*Possuir geladeira em estado precário de uso, com motor para entrega;
*A média dos três maiores consumos dos últimos 12 meses deverá ser maior ou igual a 70 kWh/mês;
*Estar adimplente com a Coelba, podendo quitar seus débitos para participar;
*Não ter irregularidades na medição.

Fonte: www.itapicurufm.com.br

Centrais querem mínimo de R$ 570 em 2011

Agência Estado

As centrais sindicais já começaram a pressionar o Congresso e o governo federal para garantir um salário mínimo de R$ 570 no ano que vem. Como a decisão tem de ser tomada agora, em ano eleitoral, a tendência é que o governo ceda a mais essa pressão, assim como aconteceu recentemente no embate em torno da elevação das aposentadorias com benefícios acima do mínimo. O Ministério do Planejamento propõe que o mínimo seja elevado dos atuais R$ 510 para R$ 535,91. O relator do Orçamento, senador Tião Viana (PT-AC), propõe R$ 550
.

FUNCIONÁRIO DA COELBA MORRE ELETROCUTADO

Na madrugada desta sexta-feira (2), o funcionário terceirizado da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), João da Paixão Silva, morreu eletrocutado quando fazia um reparo na rede do Conjunto Baía de Todos os Santos, no Cabula, em Salvador. O acidente aconteceu por volta da 1h35, mas só foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) depois das 6h30, o que causou a revolta de moradores do local. Segundo a concessionária, o profissional trabalhava com outras duas pessoas e todos eram devidamente treinados e utilizavam equipamentos de segurança individuais e coletivos. Ainda não se sabe se chovia na hora do ocorrido, mas a Coelba prometeu apurar as causas do incidente.

Dois deputados estariam de malas prontas para deixar o DEM na Assembleia

Na Assembleia, passou a ser dado como certo que dois deputados estão de malas prontas para deixar o DEM logo após as eleições. Eles estariam insatisfeitos com a legenda e, segundo dizem a amigos, descontentes principalmente com o “climinha” de intrigas internas. Só não abandonam o barco agora por medo de serem considerados “infiéis”. Um dos legisladores é sondado pelo governo desde o início da gestão petista. Na Bahia, a representatividade do DEM caiu visivelmente: o número de Prefeituras baixou de de 140 para 44. Atualmente, a bancada do Democratas na Assembleia Legislativa da Bahia é composta por nove deputados estaduais que foram eleitos com o apoio do ex-governador Paulo Souto. Entretanto, até os próprios parlamentares, que agora são oposicionistas, temem não se reeleger. Política Livre (Fernando Dourado)

JUAZEIRO: PF PROCURA ASSALTANTE FORAGIDO

A Polícia Federal de Juazeiro, no Vale do São Francisco, busca localizar um bandido que é conhecido na região por protagonizar uma série de assaltos, de bancos a agências de Correios e estabelecimentos comerciais em geral. Segundo a delegacia que atua na cidade, o acusado é Almir Barbosa de Sá, que já tem prisão emitida, mas está foragido. A foto do criminoso está sendo divulgada por toda a região e está impressa e afixada em diversos locais de movimentação pública. A PF disponibilizou o telefone (74)3614-910 como contato para qualquer tipo de informação disponível sobre o acusado sem a necessidade de identificação.

Brasil faz clássico contra a Holanda para ir à semifinal

Agência Estado

Depois de três confrontos decisivos e inesquecíveis no passado, Brasil x Holanda já pode ser considerado um dos grandes clássicos da história da Copa do Mundo. E um novo capítulo dessa rivalidade será escrito nesta sexta-feira, quando as duas seleções se enfrentam no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, a partir das 11 horas (horário de Brasília), para saber quem vai às semifinais do Mundial da África do Sul.
Na Copa, a história deste confronto começou em 1974, quando a Holanda tinha o famoso "Carrossel" e ganhou por 2 a 0 nas semifinais. A vingança brasileira veio em 1994, com a vitória por 3 a 2 nas quartas de final, que pavimentou o caminho para o título. No Mundial seguinte, em 1998, as duas seleções ficaram no empate de 1 a 1, mas o Brasil levou a melhor nos pênaltis (4 a 2) e passou para a final da competição.
Dunga esteve em dois destes confrontos históricos (em 1994 e 1998), quando ainda era jogador, e sabe que o que esperar de um Brasil x Holanda numa Copa do Mundo. "A tendência é que seja um jogo bonito de se ver", afirmou o treinador da seleção, que lembra com carinho daqueles duelos contra os holandeses na década de 90, nos quais saiu vitorioso em ambos. "Os dois foram inesquecíveis e emocionantes".
Desta vez, a Holanda faz uma campanha melhor na competição, com 100% de aproveitamento - venceu Dinamarca, Japão, Camarões e Eslováquia. O Brasil também está invicto no Mundial da África do Sul, mas teve um empate com Portugal durante sua trajetória - ganhou os outros três jogos contra Coreia do Norte, Costa do Marfim e Chile. Por isso mesmo, dois favoritos ao título estarão frente a frente nesta sexta.
O Brasil, no entanto, tem alguns problemas para este duelo das quartas de final. O meia Elano, que foi um dos destaques do time nos dois primeiros jogos da Copa, quando marcou dois gols, não poderá jogar nesta sexta. Ele sofreu uma lesão ainda na segunda rodada, contra a Costa do Marfim, e não tem nem previsão de volta. Assim, Daniel Alves será o titular da posição, assim como já aconteceu nas duas últimas partidas.
O volante Felipe Melo também pode ser desfalque no meio de campo brasileiro. Ele já se recuperou da contusão no tornozelo esquerdo, que o afastou do jogo diante do Chile, mas Dunga ainda não quis confirmar sua escalação e manteve a dúvida. Se não puder jogar, Ramires poderia ser o seu substituto, mas está suspenso. Com isso, uma eventual vaga no time pode acabar sobrando para o volante Josué.
Independente dos problemas no meio de campo, o Brasil confia na força de sua defesa e no trio de frente formado por Kaká, Robinho e Luís Fabiano. Com essas armas, Dunga espera repetir o sucesso que teve como jogador em 1994 e 1998, para eliminar novamente a Holanda numa Copa do Mundo. E, com isso, colocar a seleção brasileira na semifinal da competição, quando enfrentaria Uruguai ou Gana.
Ficha técnica
Holanda x Brasil
Holanda - Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; De Jong, Van Bommel e Sneijder; Kuyt, Van Persie e Robben. Técnico: Bert Van Marwijk.
Brasil - Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Kaká; Robinho e Luís Fabiano. Técnico: Dunga.
Árbitro - Yuichi Nishimura (Japão).
Horário - 11 horas (de Brasília).
Local - Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth (África do Sul).

Resgate da tradição e orgulho movem Uruguai e Gana

Agência Estado
De um lado, um time que quer reviver seus grandes momentos no futebol e quebrar o tabu de 40 anos sem chegar às semifinais de um Mundial. De outro, uma equipe que igualou a melhor campanha de um país africano no torneio e que representará todo o continente.
Uruguai e Gana decidem qual dos dois chegará à semifinal da Copa do Mundo da África do Sul nesta sexta-feira, às 15h30 (de Brasília), no estádio Soccer City, em Johannesburgo.
O vencedor vai encarar quem passar de Brasil e Holanda.

Vitória empata fora de casa e sobe na tabela do Nordestão

A TARDE On Line
Mesmo com Fernando expulso no fim da partida, o Vitória conseguiu segurar o empate de 1 a 1 diante do Santa Cruz, na quinta-feira, 1º, no Arruda, em Recife, válida pela 7ª rodada do Campeonato do Nordeste 2010.
Schwenck marcou o gol rubro-negro de cabeça e Brasão empatou de pênalti ainda no primeiro tempo. Agora, o Leão ocupa a terceira colocação na competição com 11 pontos. O time volta a campo contra o Botafogo/PB neste domingo, 4, às 15h, no Barradão.

Após gol em amistoso, Léo Gago quer espaço no Vasco

Agência Estado
O volante Léo Gago estava todo sorridente nesta quinta-feira. Afinal, na quarta-feira, ele marcou um belo gol, em um potente chute de fora da área, na vitória do Vasco sobre o Avaí, por 3 a 1, em amistoso disputado em Florianópolis, em Santa Catarina. E nada melhor do que deixar boa impressão quando um técnico está chegando ao clube, como é o caso de Paulo César Gusmão.

Criança morre em brincadeira com arma do pai

Agência Estado

Uma criança foi morta, com um tiro no rosto, ontem, após encontrar a arma do pai dentro de casa, em Botucatu (SP), a 240 quilômetros da capital, região central do estado. No momento em que jogava videogame na sala com três colegas, M.E.C encontrou um revólver calibre 38 sobre a estante. Um dos colegas, W., de 16 anos, pegou a arma, retirou as munições e começou a brincar com os demais, puxando o gatilho. Sem saber que ainda havia uma munição, acabou disparando e atingiu o rosto de M.E.C., que morreu a caminho do hospital da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
O pai da vítima, Halysson Gonçalves de Camargo, de 34 anos, ao saber do ocorrido, foi para a casa e ainda tentou esconder a arma no quintal. O revólver, de numeração raspada, foi encontrado por policiais militares, que detiveram Camargo em flagrante por porte ilegal de arma. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Botucatu.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Esposa do gerente do Banco do Brasil é sequestrada em Capim Grosso

De acordo com informações do delegado Cleber Azevedo, a esposa do gerente do Banco do Brasil de Capim Grosso foi sequestrada na noite de quarta-feira (30). Quando ela e o marido chegavam em casa por volta das 20h, aconteceu a abordagem por parte de quatro elementos.
O casal, a vizinha e o mototaxista que estava próximo à residência foram levados para a casa do gerente, onde permaneceram até às 4 horas da manhã desta quinta, 1º.
De acordo com o delegado, os homens deixaram a cidade com destino a Tanquinho, onde pegaram uma estrada vicinal chegando até o cativeiro.
As negociações com os sequestradores foram feitas pelo gerente que ficou em Capim Grosso acompanhado de dois elementos.
Às 11h desta quinta-feira, os reféns foram liberados mediante pagamento de regaste, quantia que não foi revelada pela Polícia.
O delegado a partir dos depoimentos, a construção do inquérito policial relatando mais um fato marcante em Capim Grosso, tendo como alvo o Banco do Brasil.
O tenente Joseron permaneceu com outros prepostos, inclusive da cidade de Quixabeira, em frente ao Banco do Brasil como medida de segurança até às 3h da tarde.
Texto e foto: Arnaldo Silva. (www.arnaldosilvaradialista.com
)

Ponto Novo: Distrito de irrigação terá estação agrometeorológica

O Distrito de Irrigação de Ponto Novo terá uma estação agrometeorológica para monitorar a irrigação. Este foi um compromisso assumido nesta segunda-feira, (28) pela Secretaria Estadual da Agricultura com a cooperativa e associação de agricultores familiares do distrito, durante reunião com o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. “A estação agrometeorológica é um equipamento fundamental para a agricultura”, disse o secretário, afirmando que vai prever no orçamento do próximo ano a instalação do equipamento, não só em Ponto Novo, mas também em todos os distritos de irrigação sob responsabilidade da Superintendência de Irrigação da Seagri. Participaram do encontro o vice-prefeito de Ponto Novo, Jenóbio José, o gerente executivo do distrito, Sandro Pulito, o presidente do Conselho do Distrito, Renato Gonçalves, e vários conselheiros da entidade.
As estações agrometeorológicas têm por finalidade monitorar as condições meteorológicas que permitem quantificar a evapotranspiração de referência utilizada no manejo da irrigação e auxiliar na tomada de decisão pelo produtor.
A reunião teve o objetivo de discutir medidas para dinamizar a produção do distrito de irrigação e encontrar soluções para as demandas dos agricultores. “Estamos finalizando as providências para concluir a regularização ambiental da área”, disse o secretário, pontuando que o objetivo comum é que o distrito se desenvolva e alcance a sustentabilidade, passando a ter gestão própria, sem a gerência do Estado.
Entre as medidas que serão executadas a curto prazo estão a reciclagem dos técnicos que prestam assistência aos produtores e o treinamento e capacitação dos agricultores. Outro resultado da reunião foi a marcação de uma visita do secretário ao distrito, em data a ser combinada também com a Embasa e o Ingá, para a realização de uma conversação sobre a possibilidade de utilização de água da Barragem de Itapicuru, que alimenta o distrito, para o consumo humano em Senhor do Bonfim.

Jornal Feira Hoje On Line.

Motorista fica quase três horas preso em cabine

O motorista Ademilson Costa de Farias, 43 anos, saiu ileso de um acidente impressionante, registrado por volta das 5h da manhã desta terça-feira (29).
Ele ficou quase três horas preso nas ferragens de um caminhão com placa de Rio Bananal (ES), que tombou na BR-101, cinco quilômetros após a cidade de Itabela.
Equipes do SAMU e da Polícia Rodoviária Federal tiveram dificuldade para removê-lo da cabine, o
que só foi possível depois da chegada de um guincho.
O motorista estava vindo do Espírito Santo, transportando tomate e pimentão, quando perdeu o controle da direção em uma curva. A pista estava molhada, o que pode ter contribuído para o desastre. Parte da carga foi saqueada por moradores das imediações.
Enquanto tomava soro, o caminhoneiro se manteve consciente e respondia aos médicos. Ele, inclusive, chegou a pegar o telefone celular e telefonar para familiares. Ademilson foi levado para o Hospital Geral de Eunápolis.

Por Radar 64 – Matéria e foto

CONCURSO DO IBGE PARA RECENSEADOR: FUNDAÇÃO DIVULGA RESULTADO

Foi divulgado nesta quinta-feira (1º) pela Fundação Cesgranrio, o resultado da etapa final do processo seletivo simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram disponibilizadas 191.972 vagas de recenseador do Censo Demográfico 2010. O número de inscritos, de acordo com o portal G1, foi de 1 1.051.582 pessoas, média de 5,48 candidatos por vaga. Os treinamentos começam a partir do dia 19 de julho e seguem até o dia 23 com contratação a partir do dia 26. A coleta iniciará no dia 2 de agosto. Os recenseadores serão pagos por produtividade e a remuneração média, de acordo com o local de trabalho, poderá ficar entre R$ 800 e R$ 1.600.

PMDB PROCESSA ESTADO POR PROPAGANDA ENGANOSA

O presidente do PMDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima (PMDB), afirmou que a direção do partido irá processar o Governo devido a uma propaganda, veiculada em TV, rádio e jornal, em que é divulgado como conquista do Estado a realização da Olimpíadas de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro. “É a mesma coisa de o presidente da Argentina fazer uma propaganda dizendo que a Copa do Mundo de 2014 será lá. Fere o código de ética da publicidade”, justificou.
A propaganda renderá uma denúncia ao Ministério Público (MP-BA) por improbidade administrativa, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) por propaganda irregular, e uma queixa no Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), por propaganda enganosa. O dirigente esclarece que o PMDB não foi derrotado na ação impetrada no TRE que denunciou o PT por haver fixado faixas e balões com propaganda eleitoral, nas imediações do Centro de Convenções, no último domingo (27). “A liminar não foi concedida porque o evento já passou e não haveria mais porque uma proibição”, disse. O mérito da ação ainda não foi julgada pelo Tribunal. “A ação continua, da mesma forma que a ação deles contra a gente continua”, esclarece.
(Rafael Rodrigues)

Ourolândia: Prefeitura realiza festa de São Pedro em Casa Nova neste final de semana

O Povoado de Casa Nova se prepara para a tradicional grande festa de São Pedro que acontece neste final de semana, 3 e 4 de julho (sábado e domingo). Estarão se apresentando atrações como: Talismã, Piriguetus, Los Morenos, Aprígio do Acordeon, Banda Pitoke e Armandinho e os Rubis da Princesa, todas contratadas pela Prefeitura de Ourolândia.
O prefeito Antonio Araújo esteve visitando o povoado no início da semana e desde a última terça-feira, 29, a pedido do vereador Ademar Ferreira (Mi), principal liderança da comunidade, a Prefeitura enviou uma equipe de 30 servidores, máquinas, caçambas e equipamentos que estão trabalhando na limpeza pública, aterro e compactação de áreas que foram definidas após as diversas obras de pavimentação de ruas, e estão sendo urbanizadas e transformadas em praças e jardins com o objetivo de embelezar a comunidade que receberá visitantes durante os dias de festejos comemorativos ao São Pedro.
Segundo o chefe do Setor de Transportes, Gualter Robson, 30 caçambas de lixo foram retiradas das áreas periféricas do povoado. O campo de futebol do mesmo modo foi totalmente patrolado e recebeu limpeza geral em suas margens.
O Povoado de Casa Nova é um dos mais antigos do município e no ano passado, a exemplo de outros, recebeu também um novo e moderno Posto de Saúde (PSF), instalado através de parceria da Prefeitura com o governo do Estado.
As informações são da Assessoria de Comunicação do Município.

COLLOR, CANDIDATO, FALA EM 'BANDIDECOS DE MERDA'

A notícia foi publicada na edição desta quinta-feira (1º) de O Globo, mas traz a exata digital de Fernando Collor, cujo “estilo” eu já estava a esquecer. O senador e ex-presidente se lançou candidato a governador de Alagoas e, arrodeado por deputados acusados de homicídios, como mandantes ou não, discursou "bonito." Reproduz o jornal: “Dou recado aos bandidecos de merda: que saiam de Alagoas, ou vão sentir a minha mão mais pesada, que vai cair sobre eles. Vocês vão deixar a sociedade alagoana em paz — disse Collor, ao lado dos deputados Cícero Ferro (PMN) e João Beltrão (PMN), que já foram presos, acusados de pistolagem e respondem por formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, crime contra o sistema financeiro e o desvio de R$ 300 milhões da folha de pagamento da Assembleia Legislativa. Outro deputado ao lado de Collor, Marcelo Victor (PMN) é acusado de agredir um funcionário da companhia de energia de Alagoas que descobriu um 'gato' (roubo de energia) na casa do parlamentar. O deputado Francisco Tenório (PMN) é acusado de desviar dinheiro da Assembleia Legislativa".

(Samuel Celestino)

Começam inscrições para o Bolsa Atleta

A partir de hoje (1º), todos os esportistas aptos a receber a Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, poderão fazer as inscrições. O benefício garante uma verba mensal para custear os treinamentos e as participações em campeonatos nacionais ou internacionais.
A Bolsa Atleta atende aos esportistas em quatro categorias: estudantil, nacional, internacional, olímpica e paraolímpica. As inscrições serão encerradas no dia 14 agosto.
agenciabrasil.ebc.com.br

OUROLÂNDIA: PREFEITURA RECUPERA ESTRADA DE CASA NOVA

A Prefeitura de Ourolândia começou na última terça-feira, 29, as obras de recuperação de alguns trechos danificados na estrada vicinal que liga o Bairro Vila Gama (Barragem) ao povoado de Casa Nova.
A estrada de 18 km de extensão deverá sofrer recapeamento com cascalho e motonivelação com patrol em mais de 10 km de sua área. Na manhã desta quinta-feira, 1º de julho, as caçambas e máquinas já trabalham a todo vapor.
A estrada de Casa Nova, além do tráfego normal de veículos pequenos, serve também para o trânsito de caminhões e carretas que fazem o escoamento do mármore que é extraído e serrado em diversas pedreiras e serrarias instaladas naquela região.
As informações são da Assessoria de Comunicação do Município.

Rádio e TV têm de obedecer leis eleitorais a partir de hoje

As emissoras de rádio e televisão do país devem ficar atentas às proibições impostas pela Lei das Eleições (9.504/97) a partir desta quinta-feira (1°). Entre outras vedações, esses veículos de comunicação não podem dar tratamento privilegiado a candidato em seus noticiários nem na programação normal. Também estão proibidos de divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção. Quem desrespeitar as regras fica sujeito ao pagamento de multa que varia de R$ 21.282,00 a R$106.410,00 e, em caso de reincidência, a multa pode ser duplicada.
Confira outras proibições:
Novelas
As novelas, filmes ou minisséries não podem fazer crítica ou referência a candidatos ou partido político, mesmo que de forma dissimulada.
Montagem
As emissoras também estão proibidas de usar trucagem ou montagem de áudio ou vídeo que degradem ou ridicularizem candidato ou partido ou que desvirtue a realidade para beneficiar ou prejudicá-los. Também não podem transmitir programas com esse fim.
Apresentadores
Candidato que já tenha sido escolhido em convenção para concorrer às eleições de 3 de outubro não pode apresentar nem comentar programa. As emissoras também não podem divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, inclusive se a denominação do programa coincidir com o nome do candidato ou com o que ele indicou para uso na urna eletrônica. Se o programa tiver o mesmo nome do candidato, fica proibida a sua divulgação. O candidato que desobedecer a essa regra pode ter o registro cancelado.
Propaganda
As emissoras de rádio e televisão também estão proibidas de veicular propaganda política, inclusive paga, ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato ou partidos.
Imprensa escrita
A imprensa escrita pode emitir opinião favorável a candidato. No entanto, a matéria não pode ser paga. Abusos ou excessos serão apurados e punidos nos termos da Lei 64/90, o que pode levar à cassação do registro e à inelegibilidade do beneficiado. Leia www.tse.gov.br

Ourolândia: carro roubado é encontrado em garagem de Pousada

De acordo com um Termo de Depoimento emitido pela Delegacia de Polícia de Ourolândia, os policiais militares Itamar Teixeira, Cristiano Teixeira, sob o comando do sargento Ubirajara Requião, após receberem uma denúncia anônima no último dia 12 de junho, localizaram na garagem da pousada conhecida como “POUSADA DO GATÃO”, que fica situada nas proximidades da Rodoviária de Ourolândia, a camioneta Ford Ranger, cabine dupla, de cor vermelha, ano de fabricação 1999, modelo 1999, Placa Policial JNX 0197, licença de Salvador BA, chassi n. 8AFDR12E3XJ004630.
Segundo o depoimento do Sargento Requião, consta, pela Polícia Rodoviária Federal de Capim Grosso, que o veículo é produto de furto/roubo.
A proprietária da pousada, identificada como Senhora Maria de Lurdes Rodrigues de Lima, disse que o veículo já se encontrava naquela garagem há algum tempo e que sabia que o Senhor Gatão (falecido recentemente) havia adquirido-o na cidade de Irecê.
O carro foi conduzido para o pátio da Delegacia de Polícia Militar de Ourolândia para a conclusão das investigações e medidas cabíveis.

DEPUTADO SE LIVRA DE INFIDELIDADE PARTIDÁRIA

O deputado estadual Ângelo Coronel foi absolvido do processo de infidelidade partidária movido pelo Ministério Público, após ter deixado o PR e ingressado no PP. O Tribunal Regional Eleitoral negou a impugnação do político, na votação desta quarta-feira (30) em que quatro membros da Corte foram favoráveis ao agora pepista. Dois foram contrários a ele. Em contato com o Bahia Notícias, Coronel disse que já esperava por essa decisão do TRE porque portava de uma carta de liberação do seu antigo partido para deixar a sigla. Agora, o vereador Paulo Magalhães Jr. (que trocou o DEM pelo PSC) e a deputada Antonia Pedrosa (saiu do PRP e filiou-se ao PMDB) são os próximos a serem julgados no Tribunal.

CANDIDATO A DEPUTADO É BARRADO NO TRE

O candidato a deputado federal pelo PRP Eniedson Ferreira procurou o Bahia Notícias para denunciar que foi vítima de discriminação racial e religiosa, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) nesta quarta-feira (30). Ele relata que foi impedido de ter acesso às dependências da Casa por trajar um Vilar – acessório africano usado para cobrir a cabeça. O agente de segurança que abordou o postulante à Câmara ainda apresentou uma portaria para comprovar o bloqueio. Contudo, o artigo diz que não é permitida a entrada de pessoas a trajar bermuda, short, camisa sem mangas, roupa de banho ou qualquer tipo de acessório incompatível com a moralidade da justiça. Como o político estava com as vestimentas a seguir todos esses mandamentos, a conclusão dele é de que somente o Vilar poderia aparentar conflito à ética do TRE. Eniedson disse que entrará com uma representação formal na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa contra a Corte e ameaça acionar o órgão judicialmente. Somente a título de referência, o deputado estadual Isaac Cunha (PT) utiliza acessório parecido.
(Gusmão Neto)

Ibama destrói 166 fornos de carvão no Sudoeste da Bahia

A TARDE On Line

Cerca de 166 fornos de produção de carvão ilegais foram destruídos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas cidades de Encruzilhada, Cândido Sales, Belo Campo e Ribeirão do Largo, região sudoeste do Estado, numa operação realizada entre os dias 14 e 23 de junho.
Durante a fiscalização, a equipe impediu a continuidade de seis desmatamentos ilegais para a produção de carvão e apreendeu um caminhão carregado com 50 MDC (metros de carvão vegetal) sem o Documento de Origem Florestal (DOF). O dono da carga foi autuado por crime ambientel por transportar o material sem o DOF.
De acordo com o coordenador regional de Fiscalização do Ibama em Vitória da Conquista, Ariosvaldo Antunes, neste período foram emitidos mais de R$ 2 milhões em multas referentes ao desmatamento de 348 hectares de Mata Atlântica na região. O coodenador disse ainda que desde o início do mês agentes trabalham no combate ao desmatamento e degradação ambiental.
"Desde o dia 1º de junho o Ibama trabalha no combate a desmatamentos para a produção de carvão vegetal na região. Agentes (Ibama) evitaram a continuidade de oito desmatamentos onde já foram destruídos 806 hectares de Mata Atlântica. Destruímos 358 fornos de carvão de grande porte só este mês", afirmou Ariosvaldo.
O coordenador informou que as áreas fiscalizadas foram demarcadas em abril após sobrevoo na região. Além disso, denúncias que foram recebidas por meio da ouvidora da Linha Verde (0800-61-80-80), que fica em Brasília, ajudaram o ógão a identificar as áreas desmatadas.

Furacão deve atingir México em horas, diz instituto

Agência Estado

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou que o furacão Alex ganhou força nas últimas horas e chegou à categoria dois, com ventos de 155 km/h. Às 19h (horário de Brasília), ele estava localizado no Golfo do México, a 90 quilômetros da cidade mexicana de La Pesca e a 170 quilômetros ao sul de Brownsville, no Estado americano do Texas. "Um alerta de furacão está em vigor para a costa do Texas e para a costa do México", informou o comunicado do NHC.
O texto acrescenta que o furacão Alex "deve atingir o nordeste do México em poucas horas".Enfrentando chuvas fortes, fuzileiros navais mexicanos foram de casa em casa, na pequena comunidade de pescadores de Playa Bagdad, tentando retirar os moradores de suas frágeis cabanas de madeira. Pelo menos 50 pessoas foram persuadidas a entrar nos ônibus e ir para abrigos, embora outros cidadãos tenham decidido ficar em suas moradias.
Equipes de emergência também planejavam evacuar 2.500 pessoas de áreas costeiras em Matamoros, disse o diretor da Defesa Civil, Saul Hernandez. Ele afirmou também que sua maior preocupação é com as 13 mil famílias que vivem em áreas baixas onde há poucos serviços públicos.
Enchentes relâmpago também forçaram centenas de pessoas a saírem de casa nos Estados mexicanos de Oaxaca e Guerrero. Três pessoas, dentre elas uma criança de 5 anos, morreram depois que as fortes chuvas e ventos derrubaram uma parede da casa de madeira onde estavam em Acapulco, informaram autoridades da Defesa Civil.

Aposentado começa a receber reajuste de 7,72%

A partir desta quinta-feira, 1º, os aposentados e pensionistas do INSS com rendimentos superiores a um salário mínimo passam a receber a diferença do reajuste de 7,72% concedido pelo governo federal no mês passado. Na prática, o aumento a partir deste mês será de 1,58%, já que em janeiro todos haviam recebido 6,14% de adiantamento. O aumento custará aos cofres públicos R$ 1,6 bilhão este ano.Segundo o presidente da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia (Asaprev-BA), Gilson Costa, os custos com medicamentos ainda são os mais onerosos aos aposentados.“Hoje, o aposentado gasta mais com a saúde do que com a própria alimentação. Se o Sistema Único de Saúde (SUS) funcionasse plenamente, haveria um casamento entre o que o indivíduo recebe para manter a família e o serviço prestado. Nas farmácias do governo, só encontram os remédios mais baratos. Os mais caros saem do bolso do aposentado”, reclama Costa. A TARDE

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Em Pituaçu, Bahia vence primeira no Nordestão

A TARDE On Line
Com um gol de Maurício aos 17 minutos do segundo tempo, o Bahia conquistou contra o Treze sua primeira vitória no Campeonato do Nordeste, nesta quarta-feira, 30, em Pituaçu. O triunfo por 1 a 0 afasta o clube da zona de rebaixamento do torneio.
O tricolor chegou a cinco pontos, garantindo não estar na última posição ao fim da rodada. Pelo regulamento, o lanterna do campeonato é excluído da edição seguinte da competição.
A próxima partida do Bahia é no sábado, 3, às 18h, contra o CRB, em Alagoas.

SALVADOR RECEBE R$ 81 MILHÕES PARA A COPA

Após uma visita em Brasília com o Ministério dos Esportes nesta quarta-feira (30), a Prefeitura de Salvador anunciou a liberação de R$ 81 milhões do governo federal para investimentos de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. Na reunião ficou acertado obras no porto marítimo e no aeroporto da capital baiana. Já está garantida a ampliação do pátio de aeronaves, a construção de uma nova torre de controle, terminais de passageiros para o terminais marítimo e aéreo, além da adaptação de dois armazéns da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba). Segundo a assessoria da prefeitura, a expectativa é a de que na próxima semana, os governos do Estado e do Município assinem o termo de responsabilidade que permite o envio dos recursos federais.

Bahia anuncia contratação de um bonfinense para atuar na posição de volante

Precisando de volantes, o Bahia contratou o jogador Fábio Bahia, que estava atuando no Goiás. O atleta está sendo esperado em Salvador nesta semana e chega com o aval de Paulo Angioni.Fábio Bahia carrega o sobrenome pois nasceu na cidade de Senhor do Bonfim. Com 26 anos chega para atuar em seu terceiro clube, sendo o primeiro fora do estado de Goiás, onde defendeu o Vila Nova e o Goiás, seu último clube.
Fábio Júnior Nascimento Santana nasceu no dia 02 de novembro de 1983 em Senhor do Bonfim. Apesar de ter nascido na Bahia, não teve oportunidades nos clubes baianos, com isso foi para Goiás, onde atuou nas divisões de base do Crac. Depois passou pelo Vila Nova, onde ficou de 2002 a 2005 e em seguida se transferiu para o Goiás, mas sem oportunidades no time titular acabou sendo liberado e fica emprestado ao Bahia onde fica até o final da temporada. PORTAL SÓ AGITOS

Jacobina: morre 'Manoelito' da Caatinga do Moura em acidente perto do Tombador

Morreu agora por volta das 15h30, em acidente perto da Serra do Tombador, Manoel Nunes Sobrinho. Ele viajava como carona numa caminhonete D-20, cor marrom, que estava sendo dirigida por Diego Santos Souza.
A polícia técnica da Civil esteve no local há poucos instantes e fez a perícia.
Segundo informações colhidas no local pela reportagem, o veículo ia no sentido Jacobina-Caatinga do Moura, o motorista perdeu o controle, a caminhonete foi à direita e rodou à esquerda, indo chocar no pé do morro ali existente.
Devido ao choque, Manoelito foi arremessado para fora, caindo junto à pista ao lado do veículo. Ele foi atingido principalmente na cabeça, vindo a falecer na hora. Ambos, segundo informações, estavam voltando de uma festa de casamento.
"Manoelito"
Manoel Nunes Sobrinho era muito conhecido como o "Manoelito da Caatinga" por fazer parte das gestões municipais de Leopoldo Passos, Rui Macedo e Valdice Castro como gestor local e fiscal. "Nós perdemos uma pessoa muito querida, que era amigo de todas as horas, um homem simples e muito trabalhador que prestou serviços à Caatinga do Moura nos últimos 16 anos", afirmou há instantes o vereador Noelson Oliveira, do PV, à reportagem.
Neste momento o corpo está sendo trasladado para o Instituto Médico Legal de Jacobina para os serviços de levantamento
cadavérico. (Corino Urgente)

QUADRILHA ESPECIALIZADA EM ASSALTOS É PRESA

Uma operação da Polícia Federal realizada nesta quarta-feira (30) em conjunto com as polícias Militar e Civil da Bahia e Pernambuco prendeu 15 pessoas acusadas de fazerem parte de uma quadrilha especializada em assaltos a bancos. Na ação foram apreendidos um fuzil, duas metralhadoras, uma submetralhadora, nove espingardas calibre 12, três pistolas, um revólver 38, coletes da PM pernambucana e muitos cartuchos de munição. Segundo o delegado da PF em Juazeiro, Alexandre de Almeida Lucena, ainda não foi possível contabilizá-los devido a grande quantidade de munição. Dos 15 detidos, nove eram de São Paulo e seis de Pernambuco e, de acordo com o titular, o bando já estava pronto para executar diversos assaltos a agências bancárias de cidades do norte baiano. Todos os acusados foram encaminhados ao presídio de Petrolina (PE). Bahia Notícias (David Mendes)

Ourolândia recebe ambulância Zero Km nesta quinta-feira, 1º de julho

O Município de Ourolândia será um dos contemplados com uma das ambulâncias Zero Km de suporte básico que serão entregues na manhã desta quinta-feira 1º de Julho pelo governador Jaques Wagner.
O prefeito Antonio Araújo viajou até Salvador onde deverá comparecer às 9 horas no estacionamento da Secretaria de Saúde do Estado para participar da Abertura do Termo de Cessão de Uso do veículo.
Serão mais de 234 municípios baianos beneficiados.
Com essa iniciativa, o Governo do Estado reforça as ações da assistência básica e renovação da frota. Todas as ambulâncias, que são da marca Ford, modelo Courier, estão equipadas para dar suporte básico ao deslocamento dos pacientes. Cada uma tem custo estimado em R$ 55 mil.
Esta é a terceira vez que a Saúde entrega ambulâncias. Em março do ano passado foram 162 veículos novos. Em julho 60 ambulâncias de suporte básico beneficiaram 59 municípios.

Uma semana após transplante, Drica Moraes passa bem

A atriz Drica Moraes, de 40 anos, "passa bem, seu quadro de saúde é estável, e não há sinais de infecções ou outras complicações", informa o boletim médico divulgado hoje pelo hospital Albert Einstein. Ela permanece internada para monitoramento.
Drica foi submetida a um transplante de medula óssea na quarta-feira da semana passada. Drica teve o diagnóstico de leucemia revelado no início deste ano. A atriz foi indicada ao Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, entregue no dia 6 de junho no Rio, por sua atuação como coadjuvante no filme Os Normais 2.

PSDB cede e confirma deputado do DEM como vice

O presidente Nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, confirmou nesta tarde à Agência Estado, que o candidato a vice presidente na chapa de José Serra à Presidência da República será o deputado federal Índio da Costa.
Guerra disse que deputado foi escolhido porque é um parlamentar jovem, circula bem na militância jovem do Democratas e é do Rio de Janeiro, região onde o PSDB não vai bem nas pesquisas de intenção de voto.

CULTURA MAIÚSCULA: JOAN SODRÉ - PRA QUEM GOSTA DE MÚSICA

Morro do Chapéu: morre o médico Jorge Rocha

Morreu nesta manhã de terça-feira 29/06 vítima de infarto o Dr. Jorge Rocha médico psiquiatra. Jorge Rocha morava em Morro do Chapéu a mais de uma década e vinha prestando atendimento no Centro de Especialidades.
O Dr. Jorge sempre fez questão de demonstrar seu apreço por esta cidade, falava que Morro do Chapéu é uma cidade especial por seus encantos naturais e de clima europeu, para ele quem vem a Morro do Chapéu escolhe para morar, e foi justamente numa visita que escolheu a cidade para ser a sua casa, sempre reservado e comunicativo de um gosto inigualável pela cultura cinematográfica e as tendências tecnológicas, um senhor de boa prosa, de grande simplicidade que dispensava o “Dr.” e o “Senhor” para ele o homem não se afere pelas iniciais que tem e sim pelo caráter e o respeito ao próximo. O programa “Prosa e Verso” na Rádio Diamantina FM, era algo que o Dr. Jorge fazia com muito carinho e dedicação, mesmo sabendo das adversidades que se ouve hoje em dia no rádio, o seu programa tinha muitos admiradores e ouvintes que apreciavam um bom programa de rádio.
Morro do Chapéu perde um amigo, um pai, um grande profissional. "Estamos consternados em postar essa notícia, compartilhemos com todos os amigos a dor de perder Jorge Rocha.
Para ele em seu blog Dr. Jorge Rocha: Jorge Rocha, sexagenário, confia como Demócrito, que tudo no universo é fruto da necessidade e do acaso. Cultua a filosofia do cotidiano, às vezes verseja e ocasionalmente é psiquiatra, para sobreviver", (Chapada On Line)
Quatro menores foram conduzidos até a delegacia de Ponto Novo na manhã da última sexta-feira, acusados de proporcionar momentos de terror e desordem nas ruas da cidade, na noite do dia 24. Na delegacia, os menores estavam acompanhados pelos responsáveis.
Os menores quebraram os vidros de um ônibus que estava estacionado, o pára-brisas de um caminhão, o vidro do fundo de um corsa, o para-brisa de um veículo que estava estacionado em frente a uma oficina e ainda destruíram parte do telhado de uma residência.
Após acordo entre as partes, ficou acertado que os responsáveis arcarão com os prejuízos e definiram que na próxima segunda-feira os prejuízos serão pagos. (Portal Só Agitos)

Caminhão carregado de tomate tomba em Lages do Batata

Um caminhão de cor amarela, de placas MUX 0403, licença de João Pessoa, Paraíba, pertencente à empresa Irrigações Araújo, de Irecê, dirigido por Rosemário José Alves, de 40 anos (nascido em 23 de março de 1970), tombou hoje, por volta da 0h30, no entroncamento de Lages do Batata que dá acesso a Várzea Nova, Ourolândia e Caatinga do Moura.
De acordo com informações, o motorista não observou a junção, foi reto e acabou batendo numa árvore, o que teria provocado o capotamento.
Segundo informações, Rosevaldo foi levado para Irecê e não corre risco de morte. Até agora por volta das 11h o posto da Polícia Rodoviária Estadual, localizada a poucos quilômetros do local do acidente, não havia sido informado do acidente.
"Teve gente daqui que aproveitou para pegar tomate e muitos acabaram fazendo a feira antes", ironizou uma mulher. "Eu não peguei nada", disse, sorrindo. (Corino Urgente)

Governo entrega novas ambulâncias para 234 municípios

Mais 234 municípios baianos serão beneficiados com ambulâncias de suporte básico, que serão entregues, na próxima quinta-feira (1º), às 9h, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no estacionamento do órgão, no Centro Administrativo da Bahia.

Com essa iniciativa, o Governo do Estado reforça as ações da assistência básica e renovação da frota. Todas as ambulâncias, que são da marca Ford, modelo Courier, estão equipadas para dar suporte básico ao deslocamento dos pacientes. Cada uma tem custo estimado em R$ 55 mil.

Esta é a terceira vez que a Saúde entrega ambulâncias. Em março do ano passado foram 162 veículos novos. Em julho 60 ambulâncias de suporte básico beneficiaram 59 municípios.



Fonte: Agecom

Ourolândia: Comunidade de Baixas de Zé Félix receberá aparelho dessalinizador

Em parceria com o Ministério da Integração Nacional, através do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, a Prefeitura de Ourolândia, em breves dias, entregará em funcionamento para a comunidade de Baixas de José Félix, um equipamento de dessalinização de água (que tira o sal da água), destinado ao uso público daquela comunidade, composto de: abrigo, bomba auxiliar tipo booster, bomba dosadora de anti-incrustante, acompanhada de um bombona anti-incrustante, dois tanques em fibra com capacidade de cinco mil litros, baterias de filtros do tipo cartucho, bomba de alta pressão, dotada de eixo em aço inoxidável, tubos de alta pressão, membrana de osmose inversa, quadro elétrico de comando e instrumento de medidas de pressão tipo manômetro.
O equipamento já se encontra a disposição no município e a Prefeitura ficará responsável pela posse, guarda, operação e manutenção dos equipamentos.
A comunidade de Baixas de Zé Félix já é dotada de um sistema simplificado de abastecimento de água oriundo de poço tubular que é mantido pela Prefeitura, mas até então, em que pese os testes de qualidade, feitos pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), a água ainda é salgada e não passa por nenhum sistema de tratamento.
As informações são da Assessoria de Comunicação do Município.

Termina hoje o prazo para o saque do PIS/Pasep

O prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep - exercício 2009/2010 - termina nesta quarta-feira, 30. Segundo informações da Agência Brasil, a estimativa do Ministério do Trabalho é de que sejam pagos mais de R$ 360 milhões com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Os saques podem ser feitos nas agências da Caixa, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do PASEP.
Tem direito ao abono o trabalhador cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (Pasep) há, pelo menos, cinco anos. O benefício será pago a quem trabalhou com carteira assinada pelo menos 30 dias dentro do ano base 2008 e recebeu, em média, dois salários mínimos de remuneração mensal neste período.

Felipe Melo e Julio Baptista não preocupam

Jogadores estão recuperados de lesão e devem voltar na partida contra a Holanda

Depois da confirmação de que Elano não vai jogar a partida contra a Holanda na sexta-feira, às 11h, pelas quartas de final da Copa do Mundo, José Luís Runco, médico da Seleção Brasileira, falou sobre os casos de Felipe Melo e Julio Baptista.

O volante se machucou ainda no primeiro tempo da partida contra Portugal, pela primeira fase da Copa do Mundo, e não enfrentou o Chile. Julio Baptista também sentiu dores após o jogo contra a seleção portuguesa e foi poupado nas oitavas de final. Mas os dois estão bem e não devem desfalcar a Seleção nas quartas de final.

- Felipe Melo e Julio Baptista estão bem, vão para o campo treinar. Eles vão mostrar como estão e devegar vamos passando as informações - afirmou Runco.

Se não mostrarem nenhum problema no treinamento desta quarta, Felipe Melo deve voltar ao time titular no lugar de Ramires, que tomou o segundo cartão amarelo na partida contra o Chile e está suspenso, e Julio Baptista, que não jogou bem contra Portugal, deve ficar no banco de reservas.

Depoimento da mulher coloca Bruno em contradição

Goleiro disse que filho de Eliza Samudio foi levado para Minas Gerais sem seu conhecimento

As versões de Bruno e de sua mulher, Dayanne de Souza, sobre o filho de Eliza Samudio são contraditórias. Segundo o jornal "O Globo", o goleiro do Flamengo disse que o bebê foi levado à Minas Gerais pelo amigo Luiz Henrique, o Macarrão, sem seu conhecimento. Já Daya
nne revelou em seu depoimento, no sábado passado, que tomou conhecimento de que a criança de quatro meses estava no sítio pelo próprio jogador, que na ocasião afirmou ter recebido o bebê de Eliza.
Ainda em seu depoimento à polícia de Minas Gerais, Dayanne confirmou que a criança foi levada ao sítio por Macarrão. Para Bruno não ser acusado de sequestro, ela teria sido instruída por Macarrão para que entreguesse a criança para dois amigos do atleta, Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, e Flávio Caetano de Araújo.
A história do administrador do sítio de Bruno, Elenilson Vitor da Silva, confirma a versão de Dayanne. Elenilson contou que a criança chegou ao local no último dia 7, com Macarrão, que lhe pediu que ficasse com a criança, 'até que Bruno decidisse o que faria com ela'.
A criança foi recuperada na madrugada de sábado e está sob os cuidados de Luís Carlos Samudio, pai da estudante Eliza Samudia, em Foz do Iguaçu (PR).

Traficante é preso pelo GAT da Policia Civil de Jacobina‏

Sob o comando do Bel. Eduardo Brito, Delegado de Polícia da cidade de Jacobina-Bahia o Grupo de Apoio Tático (Gat), apreendeu 57 pedras de Crak e dinheiro.
A Droga estava sendo comercializada pelo elemento de nome José Edilson de Oliveira, vulgo "DEDÉ". O qual vendia na sua residência localizada na Rua 2 de Novembro, 392, Bairro da Caixa D água, Jacobina - Bahia. Segundo informações o elemento negociava a droga mesmo na presença de seu filho de 11 anos de idade. "DEDÉ" já tem passagem pela Delegacia local por ter sido encontrado quatro pés da erva maconha sendo cultivados no quintal da sua residência.
Fonte: Boletim Policial
Postado por Repórter Antonio Carlos no BAHIA URGENTE

Confirmado: Elano não joga contra a Holanda

Maurício Naiberg

O meia Elano está fora da partida contra a Holanda, sexta-feira, em Porto Elizabeth, pelas quartas de final da Copa do Mundo, às 11h. A contusão sofrida no tornozelo direito, no jogo contra a Costa do Marfim, na segunda rodada da primeira fase, é mais séria do que todos imaginavam. Até mesmo o seu aproveitamento no restante do Mundial, caso a seleção brasileira se classifique, está ameaçado. Segundo o médico José Luiz Runco, o que resta é torcer. “O Elano tem um edema no osso. Não é uma fratura, é um edema. Agora eu tenho de contar com a ajuda do papai do céu. Trabalhar normalmente e torcer para que a natureza absorva o edema”, revelou em entrevista coletiva nesta quarta-feira. Felipe Melo e Júlio Batista continuam em recuperação, mas também devem ficar de fora contra os holandeses, apesar do tratamento intensivo.

EXTRA ‘ELIMINA’ SELEÇÃO EM ANÚNCIO

A rede Extra veiculou na Folha de São Paulo desta terça (29) um anúncio em que se despede da Seleção Brasileira na Copa da África. O anúncio diz: "A I qembu le sizwe sai do Mundial. Não do coração da gente. Na África, no idioma Zulu, I qembu le sizwe é SELEÇÃO. Valeu, Brasil. Nos vemos em 2014." A assessoria de imprensa do Grupo Pão de Açúcar, da qual a rede Extra faz parte, disse ter havido uma falha humana por parte da Folha de São Paulo.

JACOBINA: Valdice oficializa apoio a Wagner

A prefeita de Jacobina, Valdice Castro (DEM), fechou apoio ao governador Jaques Wagner (PT). O acordo foi firmado na última quinta-feira na Governadoria, onde ela compareceu acompanhada do candidato a senador Otto Alencar (PP) e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT). www.politicalivre.com.br

Ourolândia: Prefeitura abre inscrições para curso de dança


A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Assistência Social, anunciou na manhã desta quarta-feira, 30, que já estão abertas as inscrições para um curso de dança oferecido às crianças e adolescentes do município. Os interessados devem procurar Jucicleide na sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) localizado a Rua Maria Umbelina, no Centro Administrativo de Ourolândia (antiga maternidade).
As informações são da Assessoria de Comunicação do Município

COLOMBIANO: SINDICALISTA ATRIBUI CRIME A OPOSIÇÃO

O ex-secretário do conselho fiscal do Sindicato dos Rodoviários, José Carlos Rodrigues, 64, atribuiu a autoria do assassinato do tesoureiro do sindicato, Paulo Roberto Colombiano, e de sua esposa, Catarina Galindo, a integrantes das chapas derrotadas na última eleição, em novembro do ano passado. “As ameaças eram constantes. A oposição reclamou o resultado na Justiça, mas a decisão, que saiu em maio, confirmou a vitória da chapa 1”, disse. Segundo ele, as ameaças eram feitas principalmente por e-mail, e a todos os atuais dirigentes. “Colombiano era um tesoureiro atuante”, afirmou. Ele tinha 15 anos de vínculo com o sindicato. A referida eleição foi marcada por polêmica. Houve denúncias de pessoas armadas no local da eleição, e de que três urnas foram roubadas nas garagens das empresas São Cristóvão, Expresso Vitória e Boa Viagem por homens encapuzados e outras 4 urnas não teriam sido abertas. Informações do A Tarde.

GEDDEL E WAGNER NÃO PODERÃO MOSTRAR DILMA

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promete gerar sérios problemas para as campanhas do governador Jaques Wagner (PT) e do candidato do PMDB ao Governo, Geddel Vieira Lima. Em resposta a uma consulta do PPS, feita justamente para definir a posição do partido na Bahia, o TSE vetou, nesta terça-feira (29), o uso de imagem e voz de presidenciáveis em programas eleitorais de partidos que tenham coligações diferentes nas disputas nacionais e regionais. Ou seja: as coligações como a de Geddel, em que 6 partidos ou apóiam o presidenciável José Serra, ou possuem candidato próprio; e a de Wagner, com o apoio do PSL, que tem candidato à Presidência (Américo de Souza), não poderão utilizar, em seus programas, a imagem de Dilma Rousseff (PT), candidata que apóiam.
Outro exemplo dos impedimentos que essa definição pode causar é o caso do Rio de Janeiro. No estado, o candidato ao governo pelo PV, Fernando Gabeira, tem aliança regional com o PSDB. Dessa forma, ele não poderá ter em sua propaganda a participação de Marina Silva (PV), nem do candidato tucano, José Serra. Relator da consulta, o corregedor-geral eleitoral, ministro Aldir Passarinho Junior, entendeu que a permissão contraria a lei eleitoral e poderia confundir o eleitor. Bahia Notícias

(Rafael Rodrigues)

Seleção vive drama no meio de campo

Quando Dunga fez a convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, a maioria dos analistas alertou para a falta de opções no meio de campo. O principal questionamento era em relação aos armadores, já que Kaká tinha toda a responsabilidade pela criação e não estava em plena forma. Mas ninguém podia imaginar que o setor sofreria tanto com lesões e suspensões, tornando as deficiências ainda mais claras.
Se o jogo contra a Holanda fosse hoje, Dunga não poderia contar com quatro dos oito jogadores de meio de campo: Felipe Melo, Elano e Julio Baptista, machucados, e Ramires, suspenso. Com dois dias para a partida das quartas de final, os três primeiros são dúvidas e é possível dizer que dificilmente estarão prontos.
Como praticamente efetivou Daniel Alves como meia, o técnico só teria uma opção para não mexer na estrutura do time: Gilberto Silva, Josué, Alves e Kaká. E Kléberson seria a única alternativa na reserva.
O volante, por sinal, saiu do anonimato na Seleção por causa das lesões. Escondido e sem participações animadoras, coube a ele substituir Kaká contra o Chile, segunda-feira.
– Confio plenamente nos 23 jogadores que estão aqui – disse Dunga.
E engana-se quem pensa que o técnico tem apenas esses problemas. Kaká está pendurado e pode ficar fora da semifinal. Se voltar ao time titular, Felipe Melo está na mesma situação. Ao todo, o setor recebeu quatro das seis advertências brasileiras nesta Copa (uma de Kaká, que ainda foi expulso, duas de Ramires e uma de Felipe Melo). Haja dor de cabeça!
Nelson Ayres

Homem é encontrado morto e algemado

Um homem, que estava algemado, foi assassinado com pelo menos quatro tiros, na noite desta segunda-feira (28), em Porto Seguro a 588 km de Serrinha.
O corpo foi encontrado em uma invasão perto do Loteamento Porto Alegre II, por moradores. Um homem disse que ouviu os disparos por volta das 19h30 e quando saiu de sua casa, tomou um susto, ao ver o indivíduo algemado e caído sobre uma poça de sangue.
A vítima estava com as mãos amarradas para trás e com perfurações de arma de fogo no queixo e no abdômen.
No local a Polícia encontrou documentos pessoais e uma carteira de sócio de um clube, o que possibilitou a sua identificação. Trata-se de Cristiano Costa Dias, 29 anos, natural de Teixeira de Freitas.
O corpo foi removido para o IML de Porto Seguro. A Polícia investiga o caso.
Fonte: Tv Radar64