sábado, 14 de agosto de 2010

4ª FESTA DO VAQUEIRO EM SÃO BENTO DE OUROLÂNDIA

Mais de 200 vaqueiros de toda região estarão reunidos durante os dias 20 e 21 deste mês na tradicional 4ª Festa do Vaqueiro da Fazenda São Bento em Ourolândia.
O evento que também apresenta diversas manifestações culturais como, desfile de vaqueiros, missa do vaqueiro, samba de roda e show musical, tem como principal atração a “Pega de Boi”.
Como acontece
Os vaqueiros se inscrevem ao preço de R$ 30 reais, dois bois são soltos na caatinga e os participantes que conseguirem capturá-los ficarão com os animais como prêmio.
Nenêu, um dos organizadores do evento, lembra que na festa do ano passado mais de 100 vaqueiros se inscreveram e não conseguiram capturar o boi “Azulão”, que será solto este ano novamente juntamente com o boi “Cangaceiro”.
Programação:

Sexta-feira, 20
14 horas: Desfile dos vaqueiros;20 horas: Samba de Roda com a dupla Silvânio e Zé Beté;
23 horas: Show com a dupla Gi e Natan.
Sábado, 21
09 horas: Missa do Vaqueiro;
11 horas: Pega de Boi;
A partir das 20 horas: Show com as Bandas Forrozão Sela Rasgada e Cangaceiros do Forró.

A Festa do Vaqueiro de São Bento é realizada e organizada há quatro anos pela própria comunidade, tem como principais objetivos proporcionar entretenimento para o homem do campo, difundir e manter viva a cultura do vaqueiro.
O evento conta com o patrocínio da Prefeitura e do Comércio de Ourolândia.Neneu, Jorge, Eráquio e família, Valdomiro e Geraldo Maia são os principais organizadores.


Gravado no sertão do Piauí, o vídeo abaixo mostra como é a vida de vaqueiro:

Forma física de Ronaldo tem grande destaque na imprensa internacional

A imprensa internacional destacou nesta sexta-feira o excesso de peso do atacante Ronaldo e mostrou a mesma foto de um treino do Corinthians. O Diário Esportivo “Olé”, da Argentina, brincou com a situação dizendo que o jogador havia ‘comido os gols’. Além disso, a matéria ainda lembrou que ele voltou a treinar depois de três meses e diz ser ‘surpreendente’ a imagem do atleta em campo. (Correio da Bahia)

Receita libera segunda-feira consulta a lote da malha fina de 2005

A Receita Federal vai liberar da malha fina um lote de declarações do Imposto de Renda Pessoa Físicas de 2005 (ano-base 2004).
A consulta ao lote estará disponível na próxima segunda-feira, 16, a partir das 9h, no site do órgão ou pelo telefone 146.
Segundo informações divulgadas pela Receita, foram liberadas 544 declarações, sendo 223 com imposto a pagar. Além disso, 257 contribuintes têm direito à restituição e 64 não tiveram imposto a pagar nem a restituir.
O valor estará disponível para saque na rede bancária a partir de 23 de agosto de 2010 com correção de 64,80%.
Caso a restituição não seja creditada, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Datafolha mostra Jaques Wagner, que seria eleito no 1º turno, com 45%

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), mantém a vantagem na disputa pelo governo do Estado e, se as eleições fossem hoje, seria eleito no primeiro turno.
Segundo pesquisa Datafolha feita de 9 a 12 de agosto, o petista tem 45% das intenções de voto, mais do que a soma de seus adversários.
Em segundo lugar aparece Paulo Souto (DEM), com 23%, e Geddel Vieira Lima (PMDB) vem em terceiro, com 10%. Bassuma (PV) tem 1%, e os demais candidatos não atingiram 1% cada.
Na pesquisa anterior, Wagner tinha 44%, Paulo Souto, 23%, e Geddel, 13%. Brancos e nulos somam 5%, e 14% dos entrevistados estão indecisos. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Figueirense goleia e lidera a Série B; São Caetano vence

Agência Estado
Figueirense e São Caetano não desperdiçaram a chance de atuar em casa para vencer e chegar à ponta do
Campeonato Brasileiro da Série B. Nesta sexta-feira, na abertura da 14.ª rodada, o time catarinense goleou o Ipatinga por 5 a 0, enquanto que o paulista, de virada, fez 2 a 1 sobre o Icasa. Os vencedores, agora, somam 27 pontos, igualando-se ao Coritiba, que entra em campo neste sábado para se isolar na ponta desde que ao menos empate com o Bahia, na Arena Joinville.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Eleitores têm até domingo para pedir voto em trânsito

Débora Zampier, da Agência Brasil Brasília - A Justiça Eleitoral recebeu, até esta sexta-feira, 13, apenas 38 mil pedidos de voto em trânsito para as eleições deste ano, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número corresponde a cerca de 0,02% dos mais de 135 milhões de eleitores que estão aptos a votar em 2010. Domingo (15) é o último dia para que os interessados em votar em um estado diferente do seu façam o pedido em algum cartório eleitoral.
Essa é a primeira vez que o voto em trânsito é adotado no Brasil desde a adoção da urna eletrônica, em 2006, o que justifica a procura relativamente baixa. O número é cinco vezes menor que a quantidade de brasileiros aptos a votarem no exterior, cerca de 200 mil.
O pedido para o eleitor votar fora de sua cidade, caso esteja viajando nos dias 3 e 31 de outubro, deve ser feito nos cartórios eleitorais que funcionam em regime de plantão no final de semana. O horário de funcionamento é determinado pelo tribunal regional eleitoral de cada estado. Em São Paulo, por exemplo, o TRE-SP determinou que os cartórios fiquem abertos das 12h às 18h no sábado e domingo.
O voto em trânsito tem algumas restrições: o eleitor só pode votar em uma das 26 capitais e no Distrito Federal. O voto é apenas para presidente e vice, e o eleitor deve estar em dia com as obrigações eleitorais.Os interessados em cancelar ou alterar o registro do voto em trânsito só podem fazer a mudança até domingo (15). Depois disso, caso a votação fora do domicílio eleitoral tenha sido liberada e o eleitor não estiver na capital para a qual se inscreveu no dia da votação, é preciso fazer a justificativa normal de não comparecimento em qualquer seção eleitoral.
Os eleitores em trânsito terão de votar em uma seção especial que só será instalada se tiver o pedido mínimo de 50 interessados. Caso o número não seja atingido, os eleitores que fizeram o pedido serão informados e devem fazer a justificativa normal de não comparecimento.
Os locais de votação para os eleitores em trânsito podem ser conferidos nos site do TSE ou nos dos tribunais regionais eleitorais, de origem do título ou de destino da votação, a partir do dia 5 de setembro.

Vitória vence Sergipe e volta ao G4 do Nordestão

O Vitória ressumiu vaga no G4 do Campeonato do Nordeste ao vencer por 2 a 0 o duelo contra o Sergipe, nesta sexta-feira, 13, em Aracaju. Com um time formado pela mescla de juniores com profissionais pouco aproveitados no time principal — à exceção de Fernando —, o rubro-negro chegou a 20 pontos e ao terceiro lugar na competição.
Agora, o Leão dá um tempo no torneio e volta a jogar apenas em outubro, contra o Ceará, no Barradão.

CORINO URGENTE: Mãe morre e filha fica ferida em acidente na estrada de Miguel Calmon

13/8/2010 às 16h10 - Hoje, por volta das 13h, aconteceu um acidente envolvendo um carro e uma moto Honda 150, de cor preta, e tendo como vítimas Sueli Jesus da Silva, 24 anos, e Iraci Maria de Jesus, 46 anos, numa estrada de Miguel Calmon-Piritiba, no local conhecido como "Curva da Cigana".
Segundo informações colhidas junto a familiares, elas estavam na moto vindo do povoado de Morro Grande com destino a Miguel Calmon.
Araci foi socorrida em Miguel Calmon, onde foi constatado que ela apresentava fraturas múltiplas e havia perdido muito sangue, sendo em seguida transferida para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, onde faleceu por volta das 16h30.
Sueli foi atendida no Hospital Regional Vicentina Goulart, recebendo uma bolsa de sangue e aguarda pela ambulância para ser transferida para Salvador, segundo informações, por falta de médico ortopedista.
Voltaremos a qualquer momento com novas informações. Colaboração e fotos: Emerson Santos

OUROLÂNDIA: MORADOR DE CASA NOVA FAZ APELO À CLARO

O internauta Pedro Santos, morador do povoado de Casa Nova no município de Ourolândia, faz um apelo através do nosso blog à operadora de telefonia celular Claro. Segundo ele havia uma expectativa de que após a liberação do serviço para a cidade de Ourolândia o sinal chegasse até Casa Nova que fica, em linha reta, numa distância inferior a 20 km da torre da operadora que foi instalada em Ourolândia. Infelizmente não foi isso que aconteceu e deixou a comunidade completamente frustrada pela compra dos aparelhos e principalmente por ter ficado sem o serviço.
Veja abaixo o apelo enviado pelo internauta:

Oi Zé!
Eu sou Pedro e moro em Casa Nova, município de Ourolândia. Aqui a comunidade está no prejuízo devido a Claro, pois compramos aparelhos celulares na expectativa do sinal chegar até a nossa localidade que dista 18 km da cidade de Ourolândia. Para nossa tristeza o sinal só pega em pouquíssimos pontos do povoado. Com isso a gente fica com os aparelhos sem funcionalidade.
Eu acho que só um apelo feito através do seu blog terá efeito, pois já se passaram vários meses desde que a operadora esta operando em Ourolândia e aqui, que é perto, nada.
Queria agradecer pela atenção e eu sou muito fã desse blog vejo as notícias nele todos os dias.
Abraço,
Pedro Souza

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PREFEITO DE OUROLÂNDIA NOS ENVIA NOTA DE AGRADECIMENTO À DIRES

VEJA A NOTA
"Zé,
Lendo a matéria publicada no seu blog sobre a ambulância que o nosso município recebeu quero aproveitar a oportunidade para agradecer e parabenizar o trabalho magnífico desempenhado pela 16ª Dires, desde antes, sob a coordenação do Dr Ivonildo Dourado, e já agora com a nova coordenadora Dra. Kátia Alves.
O planejamento e a maneira como o Órgão vem sendo tão bem conduzido facilita a ação dos municípios na Saúde e em particular do nosso, nos possibilitando alcançar, e em muitos casos, até superar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Atenciosamente,
Antonio Araújo de Souza
Prefeito de Ourolândia"

MS PREMIA OUROLÂNDIA COM UMA ABULÂNCIA PELAS METAS ALCANÇADAS NA SAÚDE


Na última segunda feira, 9, o município de Ourolândia foi contemplado pelo Ministério da Saúde (MS), através do governo do Estado, com mais uma ambulância pelas metas alcançadas nos serviços da Saúde, prestados aos seus munícipes.
Um prêmio que o governo ofereceu a todos os municípios que atingiram as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e que estão adimplentes com o Estado e a União.
De acordo com o julgamento do coordenador de Saúde, Allex Macedo, o município é merecedor do prêmio, pois a Secretaria de Saúde de Ourolândia desde o ano passado vem se destacando junto ao Ministério da Saúde superando todas as metas de vacinações e combates às doenças endêmicas, inclusive alcançando na maioria das campanhas o primeiro lugar entre as cidades da 16ª Dires e em alguns casos chegou a se destacar como melhor índice de vacinação do Estado da Bahia.
Na opinião da secretária municipal de Saúde, Josicléa Rebouças “o prêmio é justo e serve também como reconhecimento a um povo simples e humilde, que vem a cada ano tendo grandeza suficiente para exercer os seus deveres, escolher melhor seus governantes e reivindicar melhor os seus direitos”, disse.

APREENSÃO DE PSICOTRÓPICOS‏ PELA PRF

Policiais rodoviários federais da Delegacia 10/04 de Senhor do Bonfim, apreenderam nesta quarta-feira, 11, por volta das 19h30min, no km 117 da BR 407 na área do Posto da Polícia Rodoviária Federal, 2.600 comprimidos do medicamento Uni Diazepax 10mg, pricipio ativo Diazepam (tarja preta), que eram transportados sem a devida nota fiscal.
O veículo GM Celta de Placas KLR-4110- Serra Talhada-PE era conduzido por José Cláudio Alves Siqueira, 38 anos, que foi conduzido juntamente com o medicamento à Delegacia de Polícia de Senhor do Bonfim para as devidas providências.
Inspetor Lopes Júnior

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL DE SENHOR DO BONFIM RECUPERA CARRO ROUBADO

A Polícia Rodoviária Federal de Senhor do Bonfim, em mais uma operação de combate a criminalidade, recuperou nesta quarta, 11, por volta das 23h10min, o Fiat Siena, Placas JPR 6066 – BA, na BR 407, KM 126, próximo ao Trevo da cidade de Senhor do Bonfim, conduzido por Antonio Linjaeckel Moura da Silva (“Ninja”), 34 anos, residente no bairro da Pêra, nessa cidade.
Os policiais constataram a ocorrência de furto/roubo de 24/07/2010 na cidade de Salvador.
Moura foi levado para a Delegacia de Polícia de Senhor do Bonfim, onde disse que o automóvel pertencia ao seu cunhado, conhecido na cidade como Xuxa.
Inspetor Lopes Júnior.

RENATO GAÚCHO TROCA O BAHIA PELO GRÊMIO

Renato Gaúcho encerrou a sua jornada no Bahia com uma boa vitória contra o Paraná, nesta terça-feira, 10. O triunfo por 2 a 1 sobre o time paranaense representou o fim da passagem do treinador, que deixou o tricolor em sexto na tabela da Série B. Ao fim da partida, Renato agradeceu à torcida do Esquadrão pelo apoio e citou o "sonho" de treinar o Grêmio, clube em que foi revelado como jogador, no início dos anos 1980.

FUTEBOL: LIBERTADORES DA AMÉRICA

Inter vira sobre o Chivas no México e fica perto da taça
O Internacional venceu o Chivas por 2 a 1, de virada, nesta quarta-feira, em Guadalajara, e ficou a um empate de seu segundo título da
Copa Libertadores da América.
Superior ao rival mexicano o tempo todo, até mesmo quando ficou em desvantagem no placar, o time brasileiro poderia até voltar para Porto Alegre com mais comodidade - colocou duas bolas na trave.
Com o resultado, o Inter pode até empatar o jogo de volta, na próxima quarta, no Beira-Rio, que será dono da América pela segunda vez em quatro anos. O Chivas precisará repetir o que fez na semifinal, diante da Universidad do Chile: vencer por dois gols de diferença fora de casa. Se ganhar por um, haverá prorrogação, e se preciso, disputa de pênaltis. Não há gol qualificado na decisão da Libertadores.

FUTEBOL: COPA SULAMERICANA

Vitória bate Palmeiras e leva vantagem importante para jogo de volta
O Vitória mostrou que não sentiu a derrota na
Copa do Brasil e derrotou o Palmeiras por 2 a 0 na sua primeira partida no Barradão depois do vice-campeonato na competição nacional. Na estreia da Copa Sul-Americana, na quarta-feira, 11, o Leão foi muito superior ao time paulista durante os 90 minutos. Embora tenha permitido alguns lances perigosos do Verdão, o rubro-negro dominou o rival e teve o controle do jogo.
O time agora comandado por Toninho Cecílio enfrenta o Palmeiras em São Paulo na quarta que vem, 18, às 21h50, pelo jogo de volta do torneio. Pela Série A, o Leão encontra o Santos, recente algoz, no domingo, 15, às 18h30.
Com gol no fim, Atlético-MG avança na Sul-Americana
Com um gol do meia Ricardinho no apagar das luzes, o Atlético Mineiro venceu nesta quarta-feira o Prudente por 1 a 0, no Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG), e avançou na Copa Sul-Americana. A primeira partida havia terminado empatada por 0 a 0 e a classificação aliviou a pressão sobre o técnico Vanderlei Luxemburgo, já bastante contestado pela
torcida e ameaçado de perder o emprego em razão da desastrosa campanha no Campeonato Brasileiro.

CANDIDATOS AFIADOS PARA PRIMEIRO DEBATE

Os candidatos ao Governo da Bahia já estão afiados para o primeiro debate televisivo, que será realizado na noite desta quinta-feira (12) na Band. O programa será dividido em cinco blocos: no primeiro haverá perguntas gerais; o segundo terá questionamentos diretos entre os postulantes, única oportunidade de haver um maior enfrentamento; no terceiro os concorrentes terão o direito de indagar um adversário, conforme sorteio predefinido; no quarto será a vez de responderem aos jornalistas convidados e o último será destinado às considerações finais. Os oponentes passarão boa parte do dia a discutir estratégias com suas equipes de marketing e tentarão expor suas propostas, mesmo com a estrutura rígida do programa.

DONO DO SITE "PURA POLÍTICA" É PRESO ACUSADO DE EXTORSÃO

DO SITE BAHIA NOTÍCIAS João Andrade Neto, a exemplo de alguns comunicadores do interior, se intitulava jornalista

Foi preso nesta quarta-feira (11) João Andrade Neto, proprietário do site Pura Política. Ele é acusado por alguns empresários de cometer extorsões. Recentemente, um empreendedor prestou queixa na Secretaria de Segurança Pública, que iniciou a investigação que culminou hoje na prisão de Andrade. Ele foi detido por mandar o seu sócio receber R$ 5 mil de uma pessoa no hangar do Aeroporto Internacional de Salvador, fato filmado pelo Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, que logo em seguida solicitou a sua prisão preventiva. Pouco depois de o juiz expedir o mandado, ele foi ao seu escritório, onde os agentes só identificaram metade do dinheiro, já que todas as cédulas tinham sido rastreadas pela numeração. A apresentação do proprietário do site foi ontem mesmo.
O dono do site Pura Política passou a ser considerado estelionatário e já responde a cerca de duas dúzias de processos cíveis e criminais na Justiça baiana, os primeiros por danos morais causados às pessoas a quem denegria e, os criminais, por injúiria, infâmia e difamação. Alguns empresários informaram ao Bahia Notícias que pretendem entrar com diversos processos contra João Andrade Neto, alguns ainda esta semana.
O secretário de Seguraça Pública, César Nunes, deverá apresentá-lo à imprensa, provavelmente ainda na tarde de hoje, com o relato minuncioso do acontecido. Com ele foram presos também dois policiais, que trabalhavam como seus seguranças.
No início da tarde a sede do seu site (com ordem judicial expressa, assim como a prisão preventiva) foi vasculhada pela polícia para recolher documentos, computadores e todos os indícios ou provas sobre os desvios que praticava. O preso fazia-se passar por jornalista embora não tivesse a menor formação, nem diploma, para o exercício da profissão.
FALSO JORNALISTA ERA TAMBÉM BANCADO
A prisão do dono do site Pura Política, especializado em denúncias escandalosas e ataques indiscriminados a políticos e empresários, preso no inicío desta tarde por suposto crime de extorsão, gravado pela polícia, não fica só por aí. A polícia não revela, talvez por enquanto, os nomes, mas adianta que não somente havia extorsões já comprovadas, como, também, o dono do site, João Andrade Neto (que não é nem nunca foi jornalista), era bancado por empresários e, provavelmente, por políticos. No mínimo os nomes de dois empresários que o bancavam já são do conhecimento da Secretaria de Segurança Pública. Os dos políticos, ou político, no singular, guarda-se sigilo. O caso é gravíssimo. O interesse era prejudicar possíveis competidores, nos dois segmentos de atuação, empresarial e político. Se vierem à tona, tais nomes causarão rebuliço por pagarem para que Andrade, ainda supostamente, utilizasse o site para ataques forjados. E poderão também serem processados.
EM TEMPO: depois de postada esta nota, chega-me outra informação, por ora também em "off". Além dos três personagens, há mais dois envolvidos no caso. Seriam dois advogados. E mais: foram presos dois policiais que faziam a segurança para Andrade. A polícia, no entanto, investiga mais três supostos seguranças, num total de cinco. Não se informa se são, ou não, policiais. Ao que parece, é um novelo com linha que não acaba mais de sorte a compor a malha da suposta extorsão. (Por Samuel Celestino postado no Bahia Notícias)
No momento em que chegou preso para apresentação na sede do Centro de Operações Especiais (COE) por volta das 17h desta quarta-feira (11), o falso jornalista João Andrade Neto após ser detido sob acusação de extorquir empresários, embora não quisesse falar com os repórteres que se concentravam no local, ele conseguiu se indispor com a imprensa. “O que eu sei vou dizer à Justiça”, afirmou, em uma tentativa de fugir do assédio. Mas, ao ser perguntado por um jornalista do A Tarde se não tinha nada a dizer aos “colegas”, o preso esperneou: “colegas? Eu não considero vocês meus colegas”. A declaração motivou uma série de vaias ao acusado e comemoração da maioria que bradava “ainda bem”. Verdade. Jornalista é absolutamente diferente de um suposto estelionatário, como é considerado quem extorque. O repórter errou ao chamá-lo de "colega". E o cidadão preso acertou ao dizer que não é "colega". Jornalista é uma coisa, suposto estelionatário é outra completamente diferente. Um trabalha em redação, o outro pode ser enviado para a prisão. E responder a processo criminal. Um rosário deles. (Lucas Esteves - COE/Samuel Celestino)
EMPRESÁRIO ENVOLVIDO NA PRISÃO FALA COM O SITE BAHIA NOTÍCIAS
O empresário PR, que ajudou a polícia no trabalho de investigação que culminou na prisão de João Andrade Neto - dono do site Pura Política – em contato com o BN, desabafou sobre o caso. Ele descreveu as dificuldades para ter êxito na sua vida empresarial e revelou o sentimento após a prisão do acusado. “No início trabalhava noite e dia, na estrada e longe da minha família. Jamais aceitaria ser extorquido por um crápula. A polícia sabe o nível das ameaças feitas a mim. Me sinto com a alma lavada e o dever cumprido à Bahia. Para quem pensa, como ele (Andrade), que na Bahia não existe empresário, homem e direito, que não se rende a ameaças, está enganado”, relatou, ao dizer que agora a sua vida “volta ao normal”.
(Ricardo Luzbel)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

OUROLÂNDIA: FESTA DO VAQUEIRO DE SÃO BENTO ACONTECE DIAS 20 E 21

Clique na imagem do cartaz para ampliarMais de 200 vaqueiros de toda região estarão reunidos durante os dias 20 e 21 deste mês na tradicional 4ª Festa do Vaqueiro da Fazenda São Bento em Ourolândia.
O evento que também apresenta diversas manifestações culturais como, desfile de vaqueiros, missa do vaqueiro, samba de roda e show musical, tem como principal atração a “Pega de Boi”.
Como acontece
Os vaqueiros se inscrevem ao preço de R$ 30 reais, dois bois são soltos na caatinga e os participantes que conseguirem capturá-los ficarão com os animais como prêmio.
Nenêu, um dos organizadores do evento, lembra que na festa do ano passado mais de 100 vaqueiros se inscreveram e não conseguiram capturar o boi “Azulão”, que será solto este ano novamente juntamente com o boi “Cangaceiro”.

Programação:
Sexta-feira, 20
14 horas:
Desfile dos vaqueiros;
20 horas: Samba de Roda com a dupla Silvânio e Zé Beté;
23 horas: Show com a dupla Gi e Natan.
Sábado, 21
09 horas:
Missa do Vaqueiro;
11 horas: Pega de Boi;
A partir das 20 horas: Show com as Bandas Forrozão Sela Rasgada e Cangaceiros do Forró.

A Festa do Vaqueiro de São Bento é realizada e organizada há quatro anos pela própria comunidade, tem como principais objetivos proporcionar entretenimento para o homem do campo, difundir e manter viva a cultura do vaqueiro.
O evento conta com o patrocínio da Prefeitura e do Comércio de Ourolândia.
Neneu, Jorge, Eráquio e família, Valdomiro e Geraldo Maia são os principais organizadores.

Gravado no Sertão do Piaui o vídeo abaixo mostra como é a vida do vaqueiro.

Morre vereador da cidade de Antonio Cardoso

O vereador do município de Antônio Cardoso, cidade do sertão baiano, Antonio Reis (PMDB), popularmente chamado de Reizinho, faleceu na última segunda-feira (9). A Prefeitura decretou luto na cidade por três dias e a sessão que estava prevista para esta terça-feira (10) foi adiada para o dia 17 quando a Casa prestará uma homenagem ao edil, que foi eleito com 369 votos.
A vaga deixada será ocupada pelo também peemedebista e ex-vereador Gilvando Carvalho.
Informações Site Mídia Recôncavo/Foto: Mídia Recôncavo

CIDA SANTOS, ARTISTA PLÁSTICA, GANHA ESPAÇO INTERNACIONAL

Alguns dos trabalhos de Cida Santos

Aparecida Santos, 29 anos, natural do povoado de Baraúnas na cidade de Picuí-PB, formada em Biologia pela FTC, pós graduada em Educação Ambiental pelo IBPEX, residiu em Várzea Nova, onde chegou no ano de 1985 aos cinco anos de idade.
Filha do saudoso mecânico Antonio Vitorino do Santos e Maria da Guia Gomes dos Santos. Hoje reside também em Ourolândia onde é concursada da Prefeitura como professora de Biologia desde 2005, atualmente remanejada como orientadora de Arte e Educadora Ambiental servindo no Centro de Referência da Assistência Social daquela cidade.
Cida desde muito cedo se apaixonou pela arte da pintura em telas e hoje seus trabalhos fazem tanto sucesso que já acumula experiência internacional com duas exposições na Europa (uma na França na cidade de Aneci Alac e outra em Genebra na Suiça), onde foi em agosto de 2009 a convite de uma amiga. Além disso, já são mais de 200 quadros pintados e vendidos para diversas cidades do Brasil.
Ela fala orgulhosa do que considera seu maior alcance: terá algumas das suas pinturas publicadas no livro Cristal de Talentos, de autoria da artista plástica e organizadora de grandes eventos em nível nacional Adalgisa Cuan, que reúne trabalhos de diversos artistas renomados de todo Brasil e será lançado na Bienal 2010, em São Paulo, de 15 a 25 de agosto deste ano com a presença de diversos artistas de renome nacional e internacional com participação e organização da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. Cida se fará presente.
A artista plástica confessa que sempre gostou da natureza e de desenhar. O estudo da educação ambiental favoreceu às duas paixões e objetiva sempre nos seus trabalhos induzir as pessoas a uma reflexão ambiental.
“Embora meus trabalhos estejam sempre com a uma mensagem camuflada busco confundir a apresentação das imagens do homem com a natureza ficando o ser humano sempre de forma incompleta para mostrar um pouco do vazio que habita em cada um de nós”, explicou.
Os primeiros trabalhos foram feitos em madeira e pintava paisagens, daí começou a vender quadros para Salvador e outras cidades da Bahia.
As primeiras exposições da carreira aconteceram em Jacobina, em 2004, no Centro Cultural e depois na Acija com quadros de uma temática nordestina, na sequência foram tantas que ele nem recorda de todas.
Ela conta que Adalgisa Cuan, que além de artista plástica é também comendadora e empresária, reside em São Paulo e viu os quadros na internet no blog www.arteapar.blogspot.com da própria Cida, mandou um email e sugeriu a publicação dos trabalhos no livro dela. Segundo Cida, na opinião da empresária sua arte é diferente de todas que ela já expôs e publicou pelo Brasil, por isso resolveu abrir espaço no livro para a arte de Cida.
“É mais um sonho realizado, a minha maior conquista até aqui. Sinto-me lisonjeada poder ficar em meio a tantos artistas sendo mostrada para todo Brasil. Sei que a partir daí meus quadros passaram a ser mais conhecidos nacional e internacionalmente e outras oportunidades surgirão”, apostou.
Ela lamentou o fato de este ano ter recebido um convite para expor em Miami nos EUA, mas infelizmente não pode ir por falta de recursos.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

OUROLÂNDIA: CLARO FINALMENTE FICA “CLARO”

Coincidência ou não, menos de um hora após a denúncia que fizemos hoje, terça-feira, 09, aqui neste blog sobre as péssimas condições do serviço da Claro em Ourolândia, o sinal de telefonia celular da operador voltou a funcionar normalmente.
É mesmo de se afirmar que a solução é clara: “I.M.P.R.E.N.S.A” .... Que passa....

OUROLÂNDIA: PALHAÇO DE CIRCO ACUSADO DE ROUBAR FAROIS DE UM CHEVETTE

A 01 hora, da madrugada desta terça-feira,10, os guardas municipais que faziam a ronda noturna Francisco Rodrigues, Paulo Rodrigues e José Aldeir conduziram até o quartel da Polícia Militar Francinaldo Campos Conceição e outro elemento que, sem documentos, se apresentou como sendo Arnaldo Jordânio da Silva.
Eles foram detidos quando sacavam dois faróis de um Chevette que estava estacionado na Rua da Caixa no Centro. O carro pertence a um Senhor morador da mesma rua conhecido pela alcunha de Toinho do Ferro Velho.
Os acusados são integrantes do Circo Arte Brasil que estava armado na comunidade de Aurora no mesmo município.

OUROLANDIA: AGRESSÃO E AMEÇA NA BARRAGEM

As 22 horas, Edvaldo Santos da Rocha, 49 anos residente no bairro de Barragem, foi conduzido pelos policiais militares Gerailton e Pita Junior, por tentativa de agressão e ameaça ao Senhor Manoel Fausto da Silva, 61 anos, morador do mesmo bairro. Meia hora após o agredido retornou à Delegacia da Polícia Militar dizendo que um filho do agressor, de pré-nome Sérgio, teria tentado arrombar a porta da sua residência a pontapés e proferindo ameaças. Os policiais saíram em diligência, mas não foi possível encontrar o agressor.

OUROLÂNDIA: HOMEM AGRIDE MULHER GRÁVIDA NO BAIRRO 13 DE JUNHO

De acordo com o livro de ocorrências da Polícia Militar de Ourolândia, por volta das 17 horas desta segunda-feira, 09, Célia Pereira Ramos, 39 anos, residente no Bairro 13 de Junho em Ourolândia, procurou os policiais de Plantão, Pita Junior e Gerailton queixando-se ter sido agredida pelo Senhor Edvaldo Batista dos Santos, 46 anos, residente em Lages do Batata.
A vítima afirmou estar grávida do agressor e reclamava de dores no abdômen, segundo ela resultantes das agressões aplicadas por Edvaldo.
Ela foi encaminhada até a Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia e ele, apresentando escoriações pelo corpo, foi levado até a Delegacia de Polícia Civil.

P.R.E INTENSIFICA BLITZ PARA RECOLHER ANIMAIS NA BA 368

O Segundo Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (P.R.E) comandado pelo capitão Souza Junior e sediado em Jacobina, desencadeou nesta segunda-feira, 09, uma operação de apreensão de animais soltos na rodovia BA 368 na região de Ourolândia. Sob o comando do Soldado Rocha Lima o caminhão gaiola, somente na manhã desta terça-feira, 10, recolheu 12 animais (dois cavalos, cinco jegues e cinco ovelhas).
As ovelhas são sobreviventes do mesmo rebanho que provocou um acidente na última sexta-feira, 06, quando o Fiat Pálio, cor prata, Placas NTK 1039, licença de Irecê Bahia na BA 368, no trecho entre Lages do Batata e Ourolândia, próximo a Fazenda de João Fonseca acabou atropelando e matando oito delas que estavam na rodovia.
O veículo ficou com a frente completamente destruída. O motorista, Senhor Roberto Bruno Silva residente a Praça Florisvaldo Carneiro, 190, em Umburanas, sofreu escoriações leves.
Segundo o boletim da P.R.E as ovelhas pertencem a um senhor conhecido pela alcunha de “Nininho” casado com Luziana Moreira Lima, residente numa fazenda que fica localizada as margens da mesma rodovia no local onde aconteceu o acidente em frente a fazenda do Senhor João Fonseca.
Rocha Lima apela aos motoristas que redobrem a atenção e diminuam a velocidade quando trafegarem no trecho e avisa que a operação vai continuar.

CLARO CELULAR: UMA EMPRESA QUE NÃO RESPEITA SEUS USUÁRIOS EM OUROLÂNDIA

Desde a noite do último domingo, 08, que o sinal de telefonia celular da Claro apresenta problemas na cidade de Ourolândia. Neste período não tem sido possível realizar as ligações para aparelhos que estejam dentro da cidade .
As ligações são completadas somente quando se liga para outras operadoras ou mesmo um telefone da Claro, desde que o aparelho esteja em outro município onde a operadora tenha sinal, ("é claro"!!!)
Este não é o primeiro defeito apresentado pela empresa em Ourolândia, desde quando o serviço foi disponibilizado na cidade, há cerca de três meses, que durante o horário comercial é quase impossível se conseguir completar uma chamada, na maioria das tentativas o usuário recebe sempre a informação de que “a rede está ocupada”.
O mais irritante disso é que as pessoas não têm onde, nem a quem reclamar o defeito, o que caracteriza uma verdadeira falta de respeito com o usuário. Ou ainda de total "escuridão de clareza".

MORRO DO CHAPÉU CONFIRMA QUE LAGOA DO 33 É DE OUROLÂNDIA

Prefeitos de Morro do Chapéu e Ourolândia dicursam pelo mesmo objetivo em lagoa do 33

O povo compareceu à sessão itinerante realizada no Peti de Lagoa do 33 para regularizar a divisa do Distrito com Morro do Chapéu

Primeira sessão do tema, realizada em Morro do Chapéu na semana anterior

Unanimidade foi a palavra da noite desta segunda-feira, 09, entre as mais de 300 pessoas presentes no Auditório do Peti em Lagoa do 33 durante a sessão ordinária especial itinerante da Câmara de Vereadores de Morro do Chapéu, realizada de forma inédita naquele distrito com o objetivo de corrigir o equívoco demarcado em mapa, na fronteira entre os dois municípios nas terras de Lagoa do 33.
Todos manifestaram o desejo de que o distrito de Lagoa do 33 seja reintegrado às terras de Ourolândia como foi desde os primórdios da sua história.
Antes do início oficial da sessão o radialista Evilásio Alves entrevistou dezenas de pessoas no recinto e todos manifestaram o mesmo desejo.
Na presença do prefeito de Morro do Chapéu Cleová Barreto e com o quórum de cinco edis (Adriano Barbosa, Augusto Rocha, José Ribeira da Cruz e João Alves Santana) o presidente da Câmara, João Humberto, declarou aberta a sessão já por volta das 20h50min.
Representando o município de Ourolândia foram convidados para a mesa o prefeito Antonio Araújo, o vice Neitom Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores Petrúcio Matos e os vereadores que compareceram (Janaelson Araruna, Cícero Oliveira e Ademar Ferreira). O primeiro a fazer uso da palavra foi o vereador Petrúcio Matos seguido de Ademar Ferreira e Cícero Oliveira.
O presidente João Humberto foi bastante aplaudido quando fez um discurso em palavras claras ratificando o que já havia dito para o prefeito Antonio Araújo na sessão da semana anterior realizada em Morro do Chapéu: “Estamos aqui para corrigir um erro e devolver à Ourolândia a parte do distrito de Lagoa do 33 que hoje, de forma irregular, pertence ao município de Morro do Chapéu”. Ratificou.
O deputado estadual Paulo Câmara, que se fez presente em nome de uma Comissão Estadual relativa ao assunto, criticou e lamentou a demarcação errada ocorrida a partir do trabalho feito pelos técnicos da Superintendência Estadual de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
O prefeito Antonio Araújo fez um discurso de agradecimentos enaltecendo a lição de honestidade e justiça dada pelos vereadores e pelo prefeito de Morro do Chapéu e foi bastante aplaudido quando, sem citar nomes, criticou a ausência de quatro vereadores que, sem justificativa, não compareceram para um evento que defendia apenas os interesses do povo de Ourolândia de forma apartidária, apolítica. Araújo fez questão de elogiar a atitude da vereadora Maria Auricélia que por questões de saúde não pode comparecer, mas enviou seu esposo, o ex-vereador Mauro Benício, como representante.
Cleová Barreto finalizou a reunião oficial ratificando o que todos já haviam dito e fazendo uma explanação das dificuldades que encontra para governar o seu município em virtude de problemas semelhantes enfrentados em suas fronteiras.
Além dos componentes da mesa e da grande platéia que lotou o auditório, compareceram ainda os ex-vereadores Luiz Alberto, Lialdino Barbosa, Luiz Oliveira, Francisco José de Souza, Manoel Barbosa, Luiza Jatobá, Senhor Alvenito, Janival Rodrigues; as lideranças João Dantas de Carvalho, Evilásio Alves, Sandro Freire representando o ex-prefeito Eliud Freire, Emanoel Santos Luz, Jonas Umbuzeiro, Paulo Borracha, Bruno Tível; as lideranças de Umburaninha, Joaquinzinho, Tonho de Jovina, Senhor Lameu, Valdelicio José, Senhora Dires Jose e dezenas de secretários, diretores, coordenadores e outros de ambos os municípios.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CÂMARA DE MORRO DO CHAPÉU REALIZA SESSÃO EM LAGOA DO 33 HOJE

O destaque em vermelho no mapa mostra a parte do municipio de Ourolãndia que por equívoco hoje consta no Estado como sendo de Morro do Chapéu


Depois de quase um ano de debates entre as prefeituras dos municípios de Morro do Chapéu e Ourolândia, acontece nesta segunda-feira, 09, a partir das 19 horas em Lagoa do 33, na sede do Peti, uma sessão itinerante histórica e inédita que será realizada pela Câmara de Vereadores de Morro de Chapéu, onde a pauta apresentará os marcos da divisa do município de Ourolândia com Morro do Chapéu nas terras daquele distrito.
Como se trata de algo de extremo interesse coletivo é esperada a participação de todos os vereadores e das principais lideranças dos dois municípios.
“Este será um momento de decisão e conquista histórica para o município de Ourolândia e principalmente para o povo de Lagoa do 33, esperamos contar com a presença de todos os vereadores do nosso município, das lideranças políticas e do povo em geral”, disse Neitom Oliveira, vice-prefeito de Ourolândia.
“Trata-se de um momento importante onde decidiremos sobre a situação geográfica de Lagoa do 33 que, por equívoco do atual mapa do Estado da Bahia, divide suas terras de forma irregular com o município de Morro do Chapéu. Esperamos que esta reunião ratifique em Lei a correção feita recentemente pela Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia (Sei), devolvendo as terras de Lagoa do 33 em sua totalidade ao município de Ourolândia. Portanto, a presença de nossas lideranças será de fundamental importância, independente de qual seja sua facção política. É um momento de interesse coletivo do povo de Ourolândia”, afirmou o prefeito Antonio Araújo.

CENSO 2010: AGORA VAI DEPENDER DE VOCÊ

Começou o Censo 2010, todos os habitantes terão que ser contados. Em Ourolândia, um desses membros do IBGE (foto) vai lhe procurar. Receba-o bem em sua casa. Em qualquer lugar do país a melhora da condição social do seu município depende também das informações que você vai passar. Portanto é fundamental que você responda todas as perguntas de forma autêntica e conte para o recenseador sobre todos os seus parentes, mesmo aqueles que estão fora da cidade por pouco tempo.
Censo 2010, não deixe ninguém de fora. Ajude, informe! Sua cidade melhora a arrecadação e você passa a viver num país mais justo e mais humano.

IMPOSTO DE RENDA: RECEITA LIBERA CONSULTA AO 3º LOTE

A Receita Federal libera, nesta segunda-feira, 9, a partir das 9h, a consulta ao terceiro lote multiexercício do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente aos anos de 2010, 2009 e 2008. Um total de 1.673.079 contribuintes receberão restituições que, somadas, chegam a R$ 1,5 bilhão. O dinheiro estará disponível na rede bancária a partir do dia 16.Para saber se terá a restituição liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o 146, informando o CPF. No caso do IRPF de 2010, cerca de 1,62 milhão de pessoas receberão a restituição, em um total de R$ 1,42 bilhão. O valor a ser recebido já estará atualizado de acordo com a Selic (a taxa básica de juros da economia) do período de maio a agosto de 2010, de 3,40%.Para o exercício de 2009, estarão disponíveis restituições de 34 mil contribuintes, em um total de R$ 52,26 milhões, atualizados pela Selic de 11,93% do período de maio de 2009 a agosto de 2010. No caso do lote residual do IRPF de 2008, 10,9 mil pessoas receberão a restituição, em um total de R$ 21,4 milhões, já com a atualização de 23,93% do período de maio de 2008 a agosto de 2010.

FUTEBOL: CAMPEONATO BRASILEIRO

RESULTADOS DESTE DOMINGO
Corinthians 1 x 0 Flamengo
Goiás 1 x 1 Palmeiras
Grêmio 1 x 2 Fluminense
Ceará 0 x 0 Atlético GO
Atlético Paranaense 1 x 1 São Paulo
Grêmio Prudente 0 x 0 Cruzeiro
Vasco 1 x 0 Vitória

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO SEU TIME NA TABELA DISPONÍVEL NO FINAL DESTA PÁGINA.
É SÓ DESCER A BARRA DE ROLAGEM DA DIREITA (NA LATERAL DA PÁGINA) ATÉ O FINAL.

domingo, 8 de agosto de 2010

VÍDEOS DA VISITA DE RUI MACEDO À LAGOA DO 33

Neste sábado 07, o candidato a deputado estadual pelo PMDB, Rui Macêdo esteve visitando o Distrito de Lagoa do 33. Veja no link abaixo a matéria com fotos.
(http://blogdeourolandia.blogspot.com/2010/08/lagoa-do-33-manifesta-apoio-rui-macedo.html).

E assita nos vídeos abaixo:


Enfermeiros de Ourolândia participam de capacitação

Os enfermeiros de Ourolândia participaram, de 26 a 30 de julho, no Hotel Fiesta Baiana em Irecê, de uma capacitação pedagógica.
O evento que teve como objetivo maior preparar os enfermeiros para realização de um curso que será proferido aos agentes comunitários de Saúde (ACS), foi promovido pela Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Nóvis.
Os enfermeiros participaram de dinâmicas de grupo, apresentação de seminários, leitura de textos e inúmeras discussões tendo como fim preparar os ACS em formação técnica da maneira mais apurada possível.
“Acredito que após a capacitação que deveremos promover em breve o trabalho realizado pelos ACS de Ourolândia se tornará mais preciso e qualificado no atendimento às demandas de saúde dos nossos cidadãos”, afirmou Allex.

HOMEM DE LAGOA DO 33 COMETE CRIME EM LUIZ EDUARDO MAGALHÃES

José Gonçalves foi assassinado por um homem de Lagoa do 33

José Gonçalves da Silva, 50 anos, foi assassinado ontem (07), por volta das 23h30, no interior de um bar no Povoado do Cerradão, município de Barreiras. O crime foi cometido pelo ex-presidiário Juliano Oridépio Rocha do Nascimento, 33 anos, residente em Lagoa 33, município de Ourolândia (BA).
A vítima foi esfaqueada cinco vezes. Socorrida pela Polícia Militar, José Gonçalves não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito ao dar entrada na Maternidade Municipal Gileno de Sá, em LEM.
A população indignada prendeu o acusado, amarrando-o com corda até a chegada da Polícia, o que aconteceu por volta das 00h30. O elemento chegou ainda a sofrer agressões dos populares mais revoltados.
A motivação para o crime era uma “comédia” que a vítima lhe devia. Na gíria do acusado, a vítima tinha para com ele uma dívida.
Juliano Oridépio Rocha do Nascimento, está detido na delegacia de LEM, a disposição da justiça. A Polícia Civil está investigando a informação de que o mesmo estava em liberdade condicional.

LAGOA DO 33 MANIFESTA APOIO A RUI MACEDO

Neste sábado, 07, o candidato a deputado estadual pelo PMDB Rui Macedo foi até o distrito de Lagoa do 33 em Ourolândia. No trajeto pode comprovar o apoio maciço ao ser bem recebido pelo povo, pelos comerciantes e por dezenas de lideranças do município.
Em Lagoa do 33 uma comitiva de recepção foi organizada por Neitom Oliveira (vice-prefeito de Ourolândia), Lialdino Barbosa (ex-vereador e ex-presidente da Câmara), Luiz Alberto (Bertinho, ex-vereador), Jonas Umbuzeiro, Lia Oliveira, Manoel de Celino, Pedrinho, Sandro Freire (filho do ex-prefeito Lidinho), João Dantas de Carvalho, Emanoel Santos Luz, Senhor Fá, Clodoaldo Pereira, Antonio Neto, Marcone Santos, Evilásio Alves, José Macedo, Fátima, Cristiano Maia, José Carlos Benigno e dezenas de lideranças. O ex-candidato a vereador Jonilton Jatobá não pode estar presente, mas fez questão de ligar e manifestar seu apoio a Rui Macedo.
Do povoado de Casa Nova também compareceram José de Senhor ex-vereador presidente da Câmara e Idorlando Francisco presidente da Federação das Associações.

Macedo visitou ainda dezenas de outras lideranças de Lagoa do 33 e foi bem recebido, a exemplo de Chico Magro e Mauro Benício. Na visita que fez à feira-livre, ao comércio e a dezenas de residências Rui Macedo recebeu também o carinho das mulheres e da juventude.