sábado, 9 de janeiro de 2010

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE OUROLÂNDIA INTERDITA BOX QUE GUARDAVA CARNE PODRE NO CENTRO DE ABASTECIMENTO


De acordo com o Boletim de Ocorrências da Vigilância Sanitária de Ourolândia, neste sábado, 09, por volta das 08:00 horas, populares procuraram a secretária municipal de Saúde, Josicléa Rebouças e o secretário municipal de Gestão José Carlos Benigno para prestar queixa sobre um Box no Centro de Abastecimento de onde exalava um forte mau cheiro de carne podre inclusive com milhares de bichos já se espalhando por todo pátio do Centro. Ao chegar ao local da denúncia os fiscais da Vigilância, acompanhados por dois soldados da Policia Militar, o gerente do Centro de Abastecimento Gualter Robson, o gerente do escritório da Adab Sr. Roberval, a secretária de Saúde Josicléa e o secretário de Gestão José Carlos Benigno, encontraram as grades de acesso fechadas com cadeado, mas comprovaram a veracidade da denúncia. De um saco grande depositado ao chão saiam os bichos e exalava o mau cheiro e dava pra se ver de fora do estabelecimento.
A proprietária de prenome Silvinha, residente na cidade de Jacobina, não se encontrava no local.
Outros comerciantes informaram que o fato já aconteceu outras vezes e que ela utiliza o Box para guardar as sobras das carnes que são comercializadas nas feiras de outras cidades da região e na segunda-feira em Ourolândia. A Polícia Militar também registrou a ocorrência enquanto a Vigilância Sanitária, representada pela secretária de Saúde, interditou e lacrou com cadeado o estabelecimento informando que a carne podre será incinerada e a dona do estabelecimento poderá responder pelo crime tão logo compareça ao município.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

OUROLÂNDIA:

MATRÍCULAS DA REDE MUNICIPAL VÃO ATÉ 12 DE FEVEREIRO
A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura avisa que as matrículas das escolas da rede pública municipal estarão abertas até o dia 12 de fevereiro com atendimento de segunda a sexta-feira nos horários das 08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00 horas.
Na sede do município os pais ou responsáveis de alunos da Educação Infantil devem procurar à Escola Municipal Sonho de Criança; Ensino Fundamental I (1ª a 4ª série / 1º ao 5º ano) à Escola Municipal Antonio Teodoro; Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série / 6º a 9º ano) à Escola Municipal Professor Tavares. Nos distritos e povoados procurar a escola municipal da comunidade levando Xerox da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade e duas fotos 3X4.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

CRAS DE OUROLÂNDIA REVELA O TALENTO DE DONA MARIA RODRIGUES

IRRESISTÍVEL O TEMPERO PRONTO QUE ELA FAZ

Andando por aí encontramos com Maria Rodrigues, moradora da Rua do Cruzeiro, 37 em Ourolândia um exemplo daquelas pessoas que, em nome da sobrevivência, vão à luta utilizando-se da criatividade. Separada, mãe de três filhos pequenos, Maria está incluída nas famílias de baixa renda do Município e chegou a fazer parte de um grupo que recebe cesta básica mensalmente, mas aproveitou a oportunidade que teve quando foi convidada pela diretora do Centro da Referência e Assistência Social de Ourolândia (Cras) Juscicleide Santos, para fazer parte, juntamente com outras mulheres, de um grupo de criatividade e desenvolveu uma receita de tempero pronto que deu certo e hoje vendendo de porta em porta já consegue pagar boa parte das despesas da família.
Quando idealizei as receitas no Cras as colegas não acreditaram na idéia e desistiram, mas eu insisti e continuei fazendo sozinha com a sobra do material que me foi presenteado pela diretora no final do curso. Daí aos poucos fui criando novas fórmulas e desenvolvendo outros sabores”, contou.
Ela disponibiliza os temperos em embalagens de 100 e 250 gramas com selo ao preço de R$ 1 e 3 reais respectivamente.
Maria nos conta que apesar da fidelidade dos clientes que adquirem o produto na casa dela ou ainda nas vendas que faz em visitas, ainda não conseguiu negociar com os proprietários de supermercados que alegam não conhecer o produto e por isso evitam comprar. “As pessoas a quem vendi de casa em casa sempre me procuram para comprar novamente, mas eu gostaria muito de colocar meu produto nos supermercados porque sei que teria aceitação”, apelou.
Mesmo com a resistência dos comerciantes, Maria prepara em torno de seis kg de tempero em três sabores e fatura aproximadamente R$ 80 reais por semana com as vendas.
Compramos um potinho de cada sabor e constatamos não somente a qualidade do produto, mas o cheiro e sabor irresistíveis que, a exemplo de quem já experimentou, nos fez mais um cliente fiel dessa mulher guerreira que merece apoio de todos nós como também dos comerciantes não somente de Ourolândia.
O prefeito Antonio Araújo informou que buscará o apóio junto ao Sebrae e ao Cred Amigo do Banco do Nordeste para que Maria Rodrigues possa melhorar a condição de vendas do seu pequeno negócio.

PREFEITO ENTREGA MOTORES A DIESEL E UNIFORME DE FUTEBOL PARA ASSENTADOS

Prefeito Antonio Araújo faz entrega de um jogo de Camisas para o time do Assentamento Lagoa de Dentro II

O Prefeito Antonio Araújo visitou o Assentamento Lagoa de Dentro II na tarde da sexta-feira, 01 de janeiro onde fez à entrega de um uniforme que leva as cores do Esporte Clube Vitória para o time de futebol dos assentados que está inscrito na segunda divisão da Copa 13 de Junho 2009/2010, e, a exemplo do assentamento Fé em Deus, um motor diesel estacionário, novo, refrigerado a água com radiador quatro tempos, sistema de partida a manivela que será utilizado no Poço artesiano que abastece a comunidade de assentados.
“Esses motores formam adquiridos por nós em 2006 junto ao governo do estado através do Programa Nossa Fibra, mas o programa foi extinto e não chegaram a ser utilizados, estavam obsoletos no depósito da Cooperativa Mista de Ourolândia, contamos com a sensibilidade do Presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Dr Emerson Leal que atendeu nosso apelo e cedeu para o uso dos assentados”, contou o prefeito.
No final Araújo fez pose para diversas fotos com os anfitriões e degustou o churrasco de um boi que foi servido em comemoração aos benefícios concedidos.
Além dos assentados de Lagoa de Dentro e o prefeito Antonio Araújo, participaram também os representantes do Mucunã e Fé em Deus, o vereador Ademar Ferreira (Mi de Casa Nova), o coordenador do Movimento de Assentados Acampados e Quilombolas (Ceta) Janjão, o gestor Emanoel Santos Luz, as professoras de Jacobina Vera Lúcia e Carla Cinara, o secretário municipal de Administração José Carlos Benigno, o fazendeiro José Raimundo, lideranças políticas e diversos outros agricultores do município.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

TENTATIVA DE SUICÍDIO EM CATARINA

Por volta das 14:45 horas desta quarta-feira, 06 de janeiro, deu entrada na Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, sangrando bastante, com perfuração no peito esquerdo causando por arma branca, o Senhor Regilberto Oliveira de Andrade, 33 anos, natural de Ourolândia, residente no Povoado de Catarina e devido a gravidade do ferimento recebeu os primeiros socorros e foi transferido para um Hospital de Jacobina.
De acordo com as informações das atendentes, Maria Cavalcante e Maria de Lurdes, o pai do paciente informou que a vitima teria tentado suicídio aplicando um golpe de faca contra o coração, mas não soube dizer o motivo que levou ele a tomar tal atitude. Até o momento da edição desta matéria a Polícia ainda não havia sido informada do ocorrido.
Informações ainda não oficiais dão conta de que Regilberto seria irmão do Jovem Lucas Morais da Conceição que suicidou-se em 12 de agosto de 2009 com um tiro de espingarda no povoado de Alagadiço.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ATO LAMENTÁVEL E VERGONHOSO NO FUTEBOL DE OUROLÂNDIA

Cruzeiro de Lagoa do 33 em campo para o jogo que não ocorreu
Ábitro central não começou o jogo atendendo a caprinho do diretor de arbitragem
Real Sociedade de Lagoa do 33 pronto para o jogo que não ocorreu

De acordo com uma fonte que pediu para não se identificar, um capricho do diretor de árbitros da Liga Desportiva de Ourolândia teria sido o principal motivo para o fato lamentável e vergonhoso ocorrido no Estádio Municipal de Ourolândia no último domingo, 03 de janeiro, onde deveria ter ocorrido a partida pela terceira rodada da Segunda Divisão da Copa 13 de Junho edição 2009/2010, entre as equipes do Cruzeiro e Real Sociedade ambas do Distrito de Lagoa do 33.
Tudo estava pronto para o início da partida: times já em campo, trio de arbitragem, bola no centro, torcedores na arquibancada, diretores da Liga Desportiva de Ourolândia (LDO) a postos, mas o árbitro central, senhor Carlos Almeida dos Santos, resolveu não começar o jogo a pedido do diretor de arbitragem alegando falta de segurança porque até aquele momento se confirmava o curto e rotineiro atraso dos policiais que jamais deixaram de cumprir sua estadia durante as partidas de futebol realizadas naquela praça esportiva, tanto que logo depois se fizeram presentes.
Parecia que alguém tivesse o anúncio de que aquilo ali se tornaria a arena da morte. Um raciocínio imbecil diante do comprovado comportamento pacato da segunda divisão do futebol do Município.
Um ato vergonhoso merecedor de punição por parte da presidência da LDO e um verdadeiro desrespeito aos times e aos torcedores que foram ao Estádio em tarde de sol escaldante por puro amor ao esporte bretão, maior paixão desse país. A torcida se retirou revoltada com direito a todos os protestos apresentados. O mínimo que se espera da presidência da LDO é uma punição severa excluindo da Liga essas pessoas que não têm compromisso com a responsabilidade e muito menos com o esporte.

PREFEITO DECRETA LEI SECA EM CENTROS DE CONCESSÃO PÚBLICA

Fotos de Marcos Adriano (Teinha)
Terminal Rodoviário de Ourolândia - Ultrapassado e servindo apenas como ponto de venda de bebidas alcoólicas. Os ônibus não utilizam por falta de espaço para manobra
Centro de Abastecimento de Ourolândia
O prefeito de Ourolândia, Antonio Araujo de Souza, decretou na manhã desta terça-feira, 4 de janeiro, a proibição à venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais localizados no Centro de Abastecimento e ainda no Terminal Rodoviário situado à Praça João Dantas de Carvalho. O decreto reza ainda a interdição imediata do estabelecimento que descumprir as normas, inclusive deverá ser feita a apreensão das mercadorias mediante a lavratura de Auto de Apreensão.
De acordo com as informações da Guarda Municipal existem constantes queixas da população, sobre os excessos cometidos, principalmente nos dias da feira-livre, em função do consumo de bebida alcoólica nesses espaços públicos que estão sujeitos a concessão para exploração do comércio a exemplo dos casos em questão, o Centro de Abastecimento e o Terminal rodoviário.