sábado, 6 de março de 2010

Queimadas: Edvaldo é cassado e Sérgio assume a Prefeitura nos próximos dias

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante a sessão do pleno, realizado no final da tarde de quinta-feira (04), cassou o mandado do prefeito do município de Queimadas, Edvaldo Cayres Rodrigues (E) e do vice-prefeito Francisco César de Oliveira, depois de empatar por três votos contra e três a favor do recurso eleitoral, onde o candidato segundo colocado na eleição de 2008, Paulo Sérgio Brandão (de óculos), (Sem partido), denunciou os eleitos por compra de votos. CALILA NOTÍCIAS

Prefeitura vai ligar Avenida Salviano Inácio com a Alvino Rodrigues

De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, o Setor Municipal de infra-estrutura deu início na tarde desta sexta-feira, 05, às obras de entroncamento de duas importantes Avenidas, a Alvino Rodrigues com a Salviano Inácio Rocha.
Por falta de planejamento no passado, no ponto de encontro das duas avenidas foi necessária a retirada de seis árvores que ficam na Avenida Alvino Rodrigues, para que se confluam as vias de entrada e saída de máquinas e veículos leves e pesados, já que o Bairro que leva o mesmo nome da Avenida Salviano Inácio possui muitas oficinas e o trânsito terá no local seu principal acesso.
A Avenida Salviano Inácio possui em torno de 500 metros de extensão e foi pavimentada recentemente pela Prefeitura, a exemplo de várias ruas de sentido transversal que ligam a mesma a outras avenidas do bairro.

sexta-feira, 5 de março de 2010

CONCURSO DO IBGE PARA O CENSO 2010

Clique na imagem para ampliar e ficar sabendo como participar.

Morre em Salvador o jornalista e colunista político Jânio Lopo

Jornalista Jânio Lopo - Morte aos 52 anos
Redação CORREIO
Morreu nesta sexta-feira (5) o jornalista e colunista Jânio Lopo. Segundo informações de amigos, ele sofreu um ataque cardíaco na última quarta e foi levado para o Day Hospital, no Itaigara, onde estava internado na UTI.
Lopo seria submetido a uma cirurgia para desobstrução de uma artéria, mas não resistiu e morreu no início da tarde de hoje. Jânio Lopo era colunista político no jornal 'Tribuna da Bahia' e mantinha um site de notícias, o 'Política Hoje'.

X FESTA RURAL DE OURÔLANDIA

A Prefeitura de Ourolândia realiza de 11 a 14 deste mês a X Festa Rural no Centro de Desenvolvimento da Agropecuária do Município. O local aglutina atualmente o Praque de Exposições Abelino Correia de Melo; o Parque de Vaquejada Santo Antonio e a Unidade de Produção do Salitre.
O Evento conta com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado, Cooperativa Mista Agropecuária de Ourolândia, Associação Comercial e Industrial de Ourolândia (Aciouro), Associação dos Empreendedores de Mármore Bege de Ourolândia (Assobege), Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Cooperativa Pró-semiárido, Banco do Nordeste e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Clique no cartaz abaixo, amplie a imagem e conheça toda a programação da festa.

Apagão danificou equipamento de poço artesiano em Alazão

Foto IlustrativaDe acordo com as informações do Senhor Orlean Leite, gerente de Obras Rurais do Município de Ourolândia, o quadro de controle de energia do poço artesiano da comunidade de Alazão, danificou na noite desta quarta-feira, 03, durante o último apagão da Coelba. Segundo ele o fato tem acontecido com muita freqüência e muitos equipamentos de poços têm sido danificados.
Orlean lamentou o fato: “A Prefeitura recentemente havia recuperado todo sistema do poço de Alazão. Fizemos a recuperação da bomba, do quadro, substituímos canos e agora um problema de energia danifica tudo e deixa o povo sem água”, lamentou.
Ele garantiu que a Prefeitura deverá substituir o equipamento danificado ainda esta semana.

quinta-feira, 4 de março de 2010

JUSTIÇA ELEITORAL MANTÉM ANTONIO ARAÚJO PREFEITO DE OUROLÂNDIA

De acordo com informações do advogado Bruno Tínel de Carvalho, o Juiz da 167ª Zona Eleitoral, Eduardo Augusto Leopoldino Santana, devolveu na tarde desta quinta-feira, 04, as oito ações que tramitavam em sua Zona Eleitoral conta o prefeito eleito de Ourolândia, Antonio Araújo de Souza, já julgadas todas improcedentes mantendo, portanto, a legalidade da eleição na cidade de Ourolândia, transcorrida em 05 de outubro de 2008 quando o povo, por maioria popular, reconduziu Araújo ao cargo de prefeito.

MIGUEL CALMON: Rapaz de 19 anos é perseguido antes de ser assassinado

(Corino Urgente) 4/3/2010 às 8h25 - Jaelton Trindade da Silva, de 19 anos, foi assassinado perto de sua casa, à Rua 5, no bairro Populares, em Miguel Calmon, à 1h desta madrugada. Os assassinos invadiram a residência, Jaelton teria se abraçado à companheira de nome Aline e tentou se salvar. Jailton começou a chorar e um dos elementos teria dito a frase: "Deixe para chorar daqui a pouco quando a gente fizer o que vai fazer com você."
Ele tentou fugir, mas foi perseguido pelos assassinos até a Rua 3 do mesmo conjunto habitacional, onde foi alvejado por vários tiros. Vizinhos ouviram o barulho dos disparos e correram para o local, onde encontraram Jaelton sem vida.
Antônio Trindade, pedreiro, pai da vítima, afirmou agora há pouco à reportagem que o filho Jaelton tinha envolvimento com drogas, não trabalhava e não tinha documentos, exceto registro de nascimento. Ele era filho do primeiro casamento de Trindade, que tem mais três filhos com outra mulher. "Ensinei meu filho, dei muito conselho, sou um homem trabalhador, mas ele preferiu seguir o caminho do mal", contou, lembrando que tem problemas de pressão e precisa tomar comprimidos diariamente.
O corpo de Jaelton acaba de ser necropsiado no Instituto Médico Legal de Jacobina pelo médico Carlos Santana e está sendo levado agora para Miguel Calmon.
O delegado Ademar Vical, de Miguel Calmon, esteve há instantes na 16ª Coorpin, em Jacobina, e está comandando as investigações para se chegar à motivação e aos autores deste crime de execução.

AVISO

A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Assistência Social, informa, a todos os jovens inscritos no Programa Projovem Adolescente, que as aulas terão início na próxima terça-feira, 09 de março.
Para os componentes do Grupo de Idosos, Amor e Paz, as atividades serão retomadas na quarta-feira 10 de março.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Feirante morre e outro fica ferido na BR-324 quando viajavam para Gavião

(Calila Notícias) O motorista Bento Andrade Souza, 38 anos, residente na Rua Jorge Amado, na cidade de Capela do Alto Alegre, pai de três filhos, morreu na manhã desta terça-feira (02), após ser atropelado no Km 387, da BR 324.
Ele estava ao lado da caminhonete D 10, placa JLT 3959 - licença do município de Capela do Alto Alegre, quando um veiculo de dados não anotados, perdeu o controle e atingiu à lateral do seu carro, lhe imprensando e impulsionando o carro para frente, atingindo Leandro Souza Santos, que estava no acostamento, porém na frente do carro.


O fato - Bento Andrade saiu da cidade de Capela do Alto Alegre, ás 04h30, transportando 25 ovelhas, de propriedade do criador Cândido Pereira da Silva, 56 anos, que iria comercializar os animais na feira da cidade de Gavião. A 05 km da cidade, o carro faltou combustível, Cândido, juntamente com outro homem de pré-nome Carlinhos, foram providenciar outra caminhonete para transportar os animais e mandar levar o óleo diesel.
Cândido retornou logo, levou os animais para feira e Carlinhos veio em seguida com o combustível e encontrou os dois caídos. "Bento estava no chão e Leandro debaixo do carro e eu quase não acreditava no que estava vendo", contou Carlinhos ao CN.
Depois de muito esforço, Leandro Souza Santos, 34 anos, residente na Rua Ruy Barbosa, em Capela do Alto Alegre, foi retirado debaixo do veiculo e encaminhado ao Hospital Municipal em Riachão do Jacuipe. Dado a gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, onde está internado em estado grave.

Assaltantes são mortos em Coité depois de assaltar Sicoob em Retirolândia

(Calila Notícias) Walme Rodrigues Marques, 35 anos, Samuel de Azevedo Menezes, 26 anos, naturais de Salvador e Sidney Santos Santana, 26 anos, natural de Vera Cruz, morreram em conforto com a polícia no final da manhã desta terça-feira (02), no bairro Açudinho, próximo ao CAIC na cidade de Conceição do Coité depois de assaltarem a agência do SICOOB/COOPERE de Retirolândia
Eles estavam no veiculo Fox preto, p/p JPW-7576, licença de Salvador e uma nota fiscal eletrônica foi encontrada no porta luvas do carro, que teria abastecido ás 08h32 no Auto Posto Ritiro, onde colocaram R$ 50,00 de gasolina e permaneceram na cidade até ás 09h50, horário do assalto.
Segundo informações de um mototaxista, que não quis se identificar, dois deles entraram inicialmente na agência do Banco do Brasil, observaram as câmaras e saíram. Depois entraram na agência do SICOOB e anunciaram o assalto levando todo dinheiro dos caixas, cerca de R$ 2.700,00 em espécie e uma pequena quantidade em moeda.
Todo ação transcorreu em silêncio, sem chamar atenção das pessoas que estavam sentadas no jardim da Praça 27 de Julho ou passando em frente ao banco. O que anunciou o assalto levantou a camisa, mostrou à arma ao gerente e disse que ficasse calmo, pois se tratava de um assalto.
Perseguição
Segundo o delegado de Conceição do Coité, Gustavo Ameno Coutinho, que vem atuando como delegado substituto de Retirolândia, assim que eles saíram da agência, a polícia foi informada e logo passaram as informações através do sistema de rádio para região.
Ao tomar conhecimento do fato, uma guarnição da PM, comandada pelo Capitão Joilson Lessa da 4ª CIA, foi até o contorno da BA 409 com a BA 120, no bairro Açudinho, onde encontraram com o Fox preto.
"Neste momento eles ao perceberem a gente, entraram a direita, andaram uns cem metros, desceram do carro atirando. Chamamos reforço e com a chegada da segunda guarnição, intensificou a troca de tiros e dois deles, Walme e Samuel foram alvejados e rapidamente levamos ao pronto-socorro do Hospital Almir Passos, aonde chegaram sem vida", contou o capitão Lessa.
Com a chegada do reforço policial de Serrinha, Santaluz e Retirolândia foi feito um cerco para prender o terceiro assaltante, sendo que os policiais foram surpreendidos quando ele começou a disparar de dentro de uma casa em construção. "Infelizmente não teve como evitar, o Sidnei acabou ferido e foi levado para o Hospital, aonde também chegou sem vida", relatou o capitão.
Todo dinheiro resultado do assalto foi recuperado. Estava dentro de uma bolsa preta, com outros objetos, tipo lupa, conjunto de chaves que possivelmente seriam utilizadas em arrombamento, fazendo com que a policia não descartasse a possibilidade de serem os autores dos arrombamentos dos quichês das agências do Banco do Brasil de Valente e Conceição do Coité, na noite de domingo (28).

terça-feira, 2 de março de 2010

Mais um apagão no Piemonte da Diamantina

Na noite desta terça-feira, 02, mais um apagão acorreu nas cidades do Sertão do Piemonte da Diamantina. O blackout ocorreu mais ou menos entre às 19h15min às 21h10min.
Outro apagão de maior durabilidade já havia ocorrido na última sexta-feira, 26, no período das 09 às 15h30min.
Em Ourolândia, durante o apagão desta noite de terça-feira, fortes relâmpagos clareavam o céu e logo em seguida ao retorno da energia uma chuva intensa caiu sobre a cidade.
Até ontem a Coelba não havia enviado nenhum comunicado oficial sobre os motivos dos blackouts.

O superintendente de Administração da Prefeitura de Ourolândia, Antonio Neto disse que diversas fontes de computadores ficaram avariadas na sexta-feira no momento em que a energia retornou. Um funcionário dos Correios também iformou que na Agência equipamentos também foram danificados. O provedor de Internet que alimenta a cidade ficou fora do ar durante o dia quase todo.

Prefeitura de Ourolândia realiza seminário de combate a dengue nesta quarta-feira

A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Saúde do Município, realiza nesta quarta-feira, 03, a partir das 09 horas, na Câmara de Vereadores, um seminário onde serão apresentadas técnicas de combate e controle da Dengue.
Segundo as informações do coordenador municipal de Saúde Allex Macêdo, o evento visa aprimorar o preparo da população para a prevenção aos perigos oferecidos pela doença.
As informações são da Assessoria de Comunicação do Município.

X FESTA RURAL DE OUROLÂNDIA

A Prefeitura de Ourolândia realiza de 11 a 14 deste mês a X Festa Rural no Centro de Desenvolvimento da Agropecuária do Município. O local aglutina atualmente o Praque de Exposições Abelino Correia de Melo; o Parque de Vaquejada Santo Antonio e a Unidade de Produção do Salitre.
O Evento conta com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado, Cooperativa Mista Agropecuária de Ourolândia, Associação Comercial e Industrial de Ourolândia (Aciouro), Associação dos Empreendedores de Mármore Bege de Ourolândia (Assobege), Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Cooperativa Pró-semiárido, Banco do Nordeste e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Clique no cartaz abaixo, amplie a imagem e conheça toda a programação da festa.

Clique no cartaz para ampliar e conhecer toda programação da festa.

Ourolândia participa de reunião técnica do PAR em Juazeiro

Foto: Juliana CarvalhoDe 24 a 25 de fevereiro último a Prefeitura de Ourolândia participou, na cidade de Juazeiro da Bahia, de uma reunião técnica de orientação para execução do Programa de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação. O evento teve como público alvo os membros de comitês estratégicos do Programa e secretários municipais de Educação. A secretária Aldiran Vasconcelos e a técnica do comitê local, Juliana Carvalho, estiveram representando a Secretaria de Educação do Município.
O programa Todos Pela Educação (Topa), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o PAR, buscam apoiar os municípios no atendimento das demandas diagnosticadas e priorizadas para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento educacional.
Segundo os técnicos de Educação do Estado que estiveram no evento, na Bahia a Secretaria Estadual de Educação, em parceira com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), objetiva prestar assessoramento técnico aos municípios para efetivação do PAR, fortalecendo a cultura do planejamento participativo, com foco na qualificação do processo educacional.

Opinião:

Resolvi publicar essse texto que recebi via email. Não se sabe o autor, mas acho que ele diz tudo que precisamos ouvir em relação a aberração apresentada pela TV Globo.

BBB 10: O FIM DA PICADA...

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos heróis, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE: é putaria ao vivo!!!
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um zoológico humano divertido . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os animais do zoológico: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a não sou piranha mas não sou santa, o modelo Mr. Maringá, a nordestina sorridente, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados..
Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.
Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).
Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o escolhido receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores )
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.
Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um artigo de Jabor, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.
Faça sua parte !!!

Só lamento o autor não ter se identificado, mesmo assim parabéns...

segunda-feira, 1 de março de 2010

JACOBINA:Chuva de meia hora provoca inundação e denuncia uma cidade vulnerável

Fotos e reportagem de Corino Alvarenga
(CORINO URGENTE) 1/3/2010 às 14h55 - Apenas 30 minutos de chuva foram suficientes para deixar o centro de Jacobina parcialmente alagado, como ocorreu há poucos minutos, nas ruas Francisco Rocha Pires e Arthur Diniz Veloso, desde a esquina da Avenida Lomanto Júnior até o SAC, deixando claro que a Cidade do Ouro não foi devidamente planejada para melhorar o escoamento das águas da chuva. Os motoristas tiveram que fazer malabarismos para chegar até o alto da Rocha Pires, no bairro da Estação.

SAÚDE DE OUROLÂNDIA DIVULGA BOLETIM DA DENGUE

A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Saúde do Município, divulgou na manhã desta segunda-feira, 01, o Boletim da Vigilância Epidemiológica da Dengue referente ao ano de 2009.
Clique nas imagens abaixo para ampliar e ficar por dentro:

Clique nas imagens para ampliar:

Nasceu em Várzea Nova gato com cara de macaco

(Blitz Total) Ocorreu no último dia 15/02/2010, na Rua João Barbosa, o nascimento de um gato com incrível semelhança com um primata.
O gato pertencia a Dona "Nêna" que assustada com o ocorrido, convidou os vizinhos para verem o ser estranho. Segundo ela, o gato era filho de um macaco.
Esta havia sido a primeira cria da gata de D. Nêna e os quatro gatinhos que nasceram morreram em seguida ou já nasceram mortos. (Informe Várzea Nova)

Grave acidente mata funcionário da Prefeitura de Lapão

(Blitz Total) Grave acidente envolvendo o Monza cinza, placa policial CFG – 8133 e um ônibus da Fazenda Canaã, placa policial LJB-7044 dirigido por Joseilson de Oliveira, 44 anos, resultou na morte instantânea de Edinaldo Marques de Oliveira, motorista do Monza, que até então, segundo populares que se encontravam no local, era funcionário da Prefeitura de Lapão, atuando em poda de árvores.
Um filho seu se encontrava no local incoformado com a morte precoce do pai, que, ainda de acordo com conhecidos da vítima , saiu de Lapão com destino à comunidade de Lagoa dos Borges.
O acidente ocorreu por volta das 20h30 do dia 27.
Edinaldo estava sozinho no veículo. "Ainda bem, graças a Deus! Se tivesse mais gente, a tragédia seria maior, pois o carro está totalmente destruído", falava uma conhecida de Edinaldo, que chegou logo após ao acidente, ao comunicar o fato por telefone a um membro da família.O ônibus partiu de Irecê com fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, com destino a Lapão, onde participaram de um culto evangélico.
De acordo com o motorista do ônibus, que permaneceu no local, bem como testemunhas, Edinaldo teria tentando uma ultrapassagem indevida.
Ninguém que se encontrava no ônibus foi ferido e um outro veículo concluiu o transporte dos passageiros. O Monza ficou totalmente danificado e Edinaldo preso às ferragens.
A Polícia Militar se encontrava no local com vários homens orientando o tráfego e adotando as providências essenciais para não se perder elementos significativos para o trabalho dos peritos da Polícia Civil, que chegou em seguida ao chamamento. Eles alegaram dificuldades para a retirada do corpo. “Falta equipamentos adequados e um corpo de bombeiros na cidade para situações como estas”, disseram. (Cultura e Realidade)