sábado, 18 de junho de 2011

CHEGOU PELO "FALE CONOSCO"

De: hugo- E-mail: www.hugo@hotmail.com
ola ze boa noite eu queria mandar um abraco aos meus amigos de ourolandia del binho alex e a todos que faz parte da familia 13
De: E-mail:
priscila caetano,a idéia seria boa se ...(cesnsurado)... não tirasse dinheiro do povo para pagar o jatinho. O melhor será: Ele e ...(censurado)..., pegarem um jumento com destino a sua terra natal(Pernambuco e Valente),de onde, jamais deveriam ter saído.Assim, Adinael e sua família, viverão felizes para sempre.Esse é um direito dele roubado por essas ...(censurado)... forasteiras.Mas, veremos eles beberem do seu próprio veneno.
De: marcia-E-mail: marciadejesus@hotmail.com
boa tarde não entendo a comemoração do grupo do 13,tendo uma nova eleição é a certeza de mas um pau na ruas que vcs vão levam, então acorda vcs tão indo no caminho errado,não cansa de apalha não,vão embora pra salvador de novo.

MENSAGEM CRIATIVA GRAVADA NO TELEFONE DE UMA ESCOLA

Esta é uma mensagem que os professores de uma escola decidiram gravar na secretária eletrônica.
Um diretor explicou que a escola cobra responsabilidade dos alunos e dos pais perante as faltas e trabalhos de casa e, por isso a instituição de ensino e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados, mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares.
Vejam a mensagem gravada:
"- Olá! Para que possamos ajudá-lo, por favor, ouça todas as opções:
- Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecle 1.
- Para dar uma desculpa por seu filho não ter feito o trabalho de casa - tecle 2.
- Para se queixar sobre o que nós fazemos - tecle 3.
- Para insultar os professores - tecle 4.
- Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho, ou em diversos documentos que lhe enviamos - tecle 5.
- Se quiser que criemos o seu filho - tecle 6.
- Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém - tecle 7.
- Para pedir um professor novo pela terceira vez este ano - tecle 8.
- Para se queixar do transporte escolar - tecle 9.
- Para se queixar da alimentação fornecida pela escola - tecle 0.
- Mas se você já compreendeu que este é um mundo real, e que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelas tarefas de casa, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia!"

Campanha nacional de vacinação contra a pólio começa neste sábado

Crianças menores de 5 anos devem receber neste sábado, 18, a primeira dose da vacina contra a poliomielite (paralisia infantil). Pais e responsáveis devem levar o cartão de vacinação para atualização das doses. A Campanha Nacional de Vacinação segue até o dia 22 de julho.
Os 115 mil postos de saúde em todo o país devem funcionar das 9h às 17h. Além das unidades permanentes, nas maiores cidades shopping centers, rodoviárias e escolas também vão receber postos móveis. Mais de 350 mil profissionais de saúde estarão mobilizados.
A segunda dose da vacina contra a poliomielite será aplicada a partir do dia 13 de agosto. Nesse mesmo dia, os demais estados iniciam a aplicação da tríplice viral.
De acordo com o Ministério da Saúde, a criança só fica completamente protegida contra a paralisia infantil após receber as duas gotinhas previstas.

Combate à carne clandestina será intensificado na Bahia

O Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado da Bahia (Sincar) apresentou, nesta sexta-feira (17), uma pauta de sugestões ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e à Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) para combater o comércio de carne clandestina. O presidente do Sincar, Júlio César Farias, explicou que o primeiro passo para resolver o problema do abate ilegal é a formação de um grupo interdisciplinar com foco na educação, planejamento e na fiscalização. “Seria uma equipe fixa composta por representantes do Ministério Público, Polícias Militar e Civil, Secretaria de Agricultura do Estado, através da Adab (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) e Vigilância Sanitária Municipal, com apoio necessário do setor frigorífico privado. Essa equipe seria nomeada para dar continuidade ao trabalho ao longo das gestões públicas”, explicou. O assunto foi tratado durante o 1º encontro baiano sobre abate e comércio Ilegal de carnes que aconteceu no Fiesta Convention Center em Salvador. Outra proposta é melhorar a infraestrutura nos pontos de venda do produto. “Os recursos do governo federal e estadual devem ser focados nos mercados públicos e feiras livres. Uma ação eficiente nesses locais resultará, sem dúvida, num avanço inquestionável na qualidade da carne comercializada naquele local”, explica Alex Bastos assessor técnico da entidade. De acordo com o MP-BA, a perspectiva para curto e médio prazo é aumentar a fiscalização. “Acontecerão novas reuniões com os promotores das regionais mediadas pelo Centro de Apoio ao Consumidor (Ceacom). Dessas reuniões sairá um cronograma de trabalho e a estratégia de fiscalização”, explica a promotora de Juazeiro, Andréia Ariadne Correia

Força-tarefa vasculha Chapada Diamantina em busca de assassinos de policial

Juscelino Souza, da sucursal do A Tarde deVitória da Conquista
Pelo menos 120 policiais, entre civis e militares, além de integrantes de companhias especializadas, ainda vasculham a região de Barra da estiva, a 517 km de Salvador, à procura dos homens que mataram a tiros na manhã dessa sexta-feira, 17, o investigador Luís Bartolomeu de Lima, 51 anos.
O policial, que tinha 29 anos de corporação, estava de plantão na delegacia local quando atendeu um chamado para tentar prender Amilton e Aiuto Caires dos Santos, dois irmãos assaltantes que, segundo populares, aterrorizavam a zona rural de Paraguaçu, a pouco mais de 25 km da sede municipal.
Em companhia de outros dois colegas, o policial localizou a dupla, foragida do Presídio de Salvador e com mandado de prisão em aberto. Eles eram apontados como líderes de uma quadrilha de assaltantes que atua em Barra da Estiva e região roubando fazendas, lojas e feiras-livres da Chapada Diamantina.
Policiais civis de Brumado, também em ação na região da Chapada, já haviam sido alertados sobre os irmãos, que alugaram uma casa para servir como base do crime. Eles, inclusive, já estavam sendo investigados há duas semanas, mas o paradeiro era incerto.
Ao darem voz de prisão aos bandidos, os policiais foram recebidos à bala e, em meio ao fogo centrado, Lima foi alvejado por Amilton e morreu no local. Aproveitando-se do tumulto, os irmãos fugiram por uma estrada de terra e passaram a ser caçados pela “força-tarefa”.
O grupo de policiais é formado por membros das coordenadorias regionais de Conquista, Brumado e Seabra. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a vítima estava lotada há 15 anos na Delegacia Territorial de Polícia Civil de Barra da Estiva. Além da mulher, Lima deixa um casal de filhos.
O corpo do policial será enterrado em Vitória da Conquista, onde residem seus familiares. A data não foi confirmada, mas só deve acontecer quando da chegada de um dos filhos, atualmente em São Paulo.
À frente das diligências, o delegado titular da cidade, Marco Torres, informou que a dupla de bandidos tinha histórico de agressividade na região, notadamente nos municípios de Barra da Estiva, Ibicoara e Andaraí. “Perdemos um colega que estava prestes a se aposentar”, lamentou Torres, ainda emocionado. “A polícia foi reforçada e está na região, nesse momento, na tentativa de capturar o bando, que estava se articulando para atacar outra cidade”, completou.

Helicóptero cai com sete pessoas a bordo na região de Porto Seguro

Mário Bittencourt Sucursal Eunápolis
Um helicóptero caiu na noite desta sexta-feira, 17, na praia de Ponta de Itapororoca, distrito de Caraíva, em Porto Seguro, a 740 quilômetros de Salvador, sul da Bahia, causando a morte de Mariana Noleto, namorada de Marco Antonio Cabral, filho do governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. No local havia uma forte neblina. O helicóptero era pilotado pelo empresário Marcelo Almeida, presidente do First Class Group e dono do Jacumã Ocean Resort, um condomínio de luxo em Trancoso. Há informações de que Marcelo havia jantado horas antes em Trancoso com o governador Sérgio Cabral, que estava no resort com a família e o 1º escalão do governo do Rio.
O filho do governador Marcos Antonio Cabral
iria no terceiro voo


Após o jantar, Marcelo saiu para pegar outro grupo de parentes do governador, quando houve o acidente. Ele fazia o terceiro voo da noite. O governador Sérgio Cabral está em Porto Seguro com o filho e se empenha nas buscas. O helicóptero decolou de Porto Seguro em direção à Fazenda Jacumã, na Bahia, e foi dado como desaparecido às 18h40.
Governador Sérgio Cabral embarcou no helicóptero na primeiro viagem
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi o primeiro a embarcar no voo que o conduziu de Porto Seguro até o Talumã Ocean Resort, em Trancoso. Em seguida, o helicóptero retornou para buscar mais cinco tripulantes que aguardavam no aeroporto. Entre eles estavam Mariana Noleto, namorada do filho do mandatário fluminense, Jordana Kfuri Cavendish, seu filho Lucas, a babá, uma outra criança e o piloto, o empresário Marcelo Mattoso Almeida, sócio do resort. Todos morreram após a aeronave cair no mar, por volta das 18h40 desta sexta-feira (17). A única sobrevivente é Fernanda, irmã de Jordana, que está em estado grave no Hospital Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Mariana Noleto teria sido resgatada ainda com vida, mas não resistiu. Fernando Cavendish, marido de Jordana, e Marco Antônio Cabral não embarcaram devido a lotação da aeronave. Eles embarcariam na terceira viagem, quando o helicóptero retornasse. No momento do acidente, as condições do tempo eram ruins, chovia muito e havia muita neblina. Há dois anos, na mesma rota, um bimotor caiu em Trancoso e matou 14 pessoas, entre elas o empresário Roger Wright e três gerações de sua família

Vitória encara Sport para selar a paz com torcida

Neste sábado, 18, às 16h20, o Vitória encara o Sport pelo clássico nordestino da sexta rodada da Série B 2011. Para o Leão, é mais uma chance de conquistar o segundo triunfo em casa na competição e encerrar, de vez, o mal-estar com a torcida.
Das três partidas disputadas no Barradão nessa Série B, o Vitória ganhou apenas uma, e foi logo na estreia, contra o Vila Nova, no dia 21 de maio. De lá pra cá, uma derrota sob vaias para o Guarani e um empate, também cheio de protestos, diante do ABC.
Entrar no G-4 é uma missão impossível. O empate com o time potiguar em 1 a 1 deixou o rubro-negro três pontos atrás do líder, a Ponte Preta. Para piorar, oito dos 11 times que estão a frente do Vitória se enfrentam nessa sexta rodada.
Sem mudanças - Tentando dar entrosamento à equipe, o técnico Geninho não vai promover mudanças no time titular, que será o mesmo da última partida. A única surpresa pode vir do banco. Edu, uma das principais contratações do Leão no ano, está relacionado e pode entrar na segunda etapa.
Neto Baiano, muito vaiado contra o ABC, continua no comando do ataque ao lado de Rildo. O camisa 9 rubro-negro já marcou três gols nessa Série B, metade do total conquistado por toda a equipe.
Texto: A Tarde Online
Foto: Eduardo Martins/Agência A Tarde

Bahia enfrenta Fluminense para sair da zona de rebaixamento

A estreia de Carlos Alberto é uma das atrações
do Bahia no confronto com o Fluminense
Após mais um empate dentro de casa, o Bahia entra em campo neste sábado, 18, contra o Fluminense, às 18h30, no Engenhão, pela quinta rodada da Série A, para tentar sair da zona de rebaixamento.
Dos doze pontos disputados na competição, o tricolor conquistou apenas dois, em empates dentro de casa contra Flamengo e Atlético-MG. Os péssimos resultados colocaram o Esquadrão na 18ª posição, com 16,7% de aproveitamento.
Para mudar a situação da equipe, o técnico René Simões fez uma alteração no esquema tático. O 4-4-2 do último jogo virou um 4-3-1-2, em que o volante Marcone, que não enfrentou o Galo por lesão, entra no time titular no lugar de Lulinha, que será opção do banco de reservas tricolor.
Novidades – Além disso, René Simões deve utilizar dois jogadores estreantes no decorrer da partida contra o tricolor carioca. O primeiro é o atacante Júnior, contratado junto ao Ceará para a disputa desta temporada. Porém, o famoso Carlos Alberto é o maior destaque. Regularizado nesta sexta-feira, 17, o meia-atacante vestirá a camisa do Bahia pela primeira vez logo contra o Fluminense, clube que o revelou para o futebol. O atleta tem treinado bem e pode ser mais uma arma a favor do Esquadrão.
Texto: Jornal A Tarde
Foto: Fernando Amorim/Agência A Tarde

Deputado federal morre em acidente de carro no Maranhão
Luciano Moreira teve morte instantânea após afundamento craniano
Foto: Agência Câmara
O deputado federal Luciano Moreira (PMDB-MA), de 58 anos, morreu na noite desta quinta-feira (16) em um acidente de carro próximo ao município de Morros (MA). Ele estava acompanhado do chefe de gabinete no estado, da secretária particular e do motorista. O parlamentar voltava do Encontro do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça, realizado em Barreirinhas, também no Maranhão. O acidente foi provocado por um animal que invadiu a pista, o que fez o motorista perder o controle do automóvel. O veículo capotou três vezes e o deputado foi lançado para fora do veículo. Com afundamento de crânio, o deputado teve morte instantânea. Os demais passageiros do veículo sofreram ferimentos, mas passam bem. Um ônibus escolar que passava pelo local prestou socorro imediato e os conduziu até Morros. O presidente da Câmara, Marco Maia, e mais três deputados peemedebistas viajam para o Maranhão, para acompanhar o velório, realizado na Assembleia Legislativa do estado. O enterro está marcado para as 17h, em São Luiz. Luciano Moreira estava em primeiro mandato na Câmara. Nas eleições de 2010, foi eleito o quarto deputado mais votado do Maranhão

sexta-feira, 17 de junho de 2011

CHEGOU PELO "FALE CONOSCO"


De: vingança-E-mail: vingança13@hotmail.com
Graças a deus que o tre entendeu que precisava das eleições para acabar ...(censurado).. que tinha na prefeitura, ...(cenurado)..., saiu mas ...(censurado)... deixou tdo mundo dnovo. ...(censurado)... que vinha ...(censurado)... com o dinheiro do povo. inclusive a ...(censurado)... e a ...(cesurado)... que ñ trabalaham e não fazem nda e ganha salarios absurdos , nunca vão conseguir nada na vida pois ñ sabem de nda sobre educação. só vivem atras de emprego de quatro e quatro ano..tomara que o 13 ganhe pra essas ...(censurado) me pagarem, ilclusive a tal da ...(censurado)... esposa do ...(censurado).... que ...(censurado)... eles dois se merecem. falo isso por que sofri muito em 2005, com eles dois.posso ter todos os defeitos mais nunca ...(censurado)..., e ganho meu dinheiro na honestidade.
De: Priscila Caetano da Silva-E-mail: priscilacsilva@hotmail.com
E AGORA CÍCERO? NUMA CHARGE POSTADA NESTE SITE VOCE DAVA CARONA A YHONARA DE VOLTA A SALVADOR, AGORA CHEGOU A HORA DE VOCE FRETAR UM JATINHO E TRAZERA YHONARA DE VOLTA A OUROLANDIA PARA A GRANDE VITÓRIA NAS URNAS. PARABENS YHONARA, MEUS PÊSAMES CÍCERO!!
De: mary-E-mail: mary_yl_@hotmail.com
nos trupica mais nao cai.Olha agora covardes vc tentaram impedir nova eleições mais n conseguiram tudo isso era medo das urnas agora vc vai ter que engolir o 13 toma 13 neles .
De: Antônio Pedro-E-mail: apedro64@hotmail.com
Pode dizer qual o mal que ele fez? Assim ficaria justificado esse comentáriozinho. Ô povinho da língua sem freio. " Elks " é tão benigno que nem coragem tem para assumir sua identidade. Que coisa feia, leitor(a)! É inveja ou dor de cotovelo? Coisa de gente incapaz, que não tem o crédito de ninguém, por isso não assina o nome. Deve ser alguém que foi "pescar" sem anzol! rsrsrs
De:  E-mail:
Evandro Lima, é triste ver uma pessoa de Ourolândia que mora em São Paulo dizer tanta besteira. Gostaria que você fosse mais claro quando fala em valentões.Você conhece mesmo Antonio Araújo?.Quem são esses valentões?.Favor responder.
De: -E-mail:
Senhor leo,mais respeito com a memória do nosso querido Brizola.A política existe para ser trasformada em respeito ao próximo, não para críticas.

Pastor preso em Morro do Chapéu acusado de estupro

Na tarde de quarta-feira, 5, a delegada de Policia Civil Lúcia Jansen, efetuou a prisão do pastor José Dias Junior da Igreja Batista de Morro do Chapéu cumprindo um mandado judicial da comarca de Ariquemes/RO que acusa o religioso de ter cometido um estupro naquela cidade. Segunda a delegada, o pastor teria lhe informado que ele não seria de fato culpado como aponta a Justiça, e que o processo corria à revelia, e que ele falhou em não se defender.
O repórter Ribeiro Sousa da Rádio Brilhante FM entrevistou ao vivo o acusado nesta quinta-feira, 16. José Dias declarou que falhou como líder religioso e como esposo, ao cometer adultério. Ele disse que ao visitar a residência da mulher, ela teria começado a gritar e lhe acusar de tentar estuprá-la. Admitiu o relacionamento, porém ressaltou que jamais houve consumação sexual. Em relação a sua ausência na cidade de Ariquemes, disse que jamais fugiu e que por acreditar que o processo seria arquivado por falta de provas relaxou e não voltou a Justiça para provar sua inocência.
"Jamais tentei me esconder, tenho minha vida pública, participei de eventos e até cheguei a divulgar meus telefones. Peço desculpas a toda comunidade e aos meus colegas pastores”, disse emocionado.  O pastor disse ainda que tinha medo de perder o contato com o filho e que naquele momento se sentia perdido sem saber o que poderia lhe acontecer daqui para frete. Pediu para que todas as pessoas evangélicas orassem por eles e ressaltou mais uma vez que é inocente.
Fonte: RF Notícias

OUROLÂNDIA: TSE autoriza eleição suplementar

Por maioria de votos, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizaram a realização de eleição para a escolha do novo prefeito de Ourolândia-BA, que originalmente estava marcada para 5 de junho. A Corte entendeu que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) agiu corretamente ao cassar o mandato do prefeito reeleito de Ourolândia, Antônio Araújo de Souza, acusado de gastos e arrecadação de recursos irregulares na campanha de 2008, mesmo que o mérito da ação não tenha sido examinado pelo juízo eleitoral de primeira instância.
Diante disso, o TSE autorizou a eleição suplementar no município e cancelou a liminar concedida pelo ministro Marcelo Ribeiro ao prefeito Antônio Araújo e seu vice, José Neitom de Oliveira, que suspendia a eleição até o julgamento do recurso apresentado pelo vice, o que hoje ocorreu.
O plenário do TSE entendeu que o TRE-BA constatou nos autos que havia provas documentais suficientes para comprovar a realização de despesas de campanha não declaradas por Antônio Araújo, inclusive com o uso de CNPJ do próprio em determinadas notas fiscais, como de impressos de divulgação da candidatura por exemplo. O prefeito não apresentou prestação de contas própria, alegando que suas despesas e receitas de campanha constavam da prestação de contas do comitê financeiro.
Antes de examinar o mérito da ação, a corte regional negou os pedidos do prefeito para que fossem ouvidas 34 testemunhas e feitas diligências, pois julgou que as provas documentais contidas nos autos já demonstravam claramente a realização de gastos e arrecadação de campanha pelo candidato e seu vice sem comprovação da origem dos recursos. Diante disso, a corte regional cassou o mandato do prefeito, determinando que fosse feita eleição suplementar para escolha do novo chefe municipal.
Em sua maioria, o plenário acompanhou o voto do relator do processo, ministro Marcelo Ribeiro, que considerou que o TRE-BA aplicou corretamente no caso o parágrafo 3º do artigo 515 do Código de Processo Civil (CPC), que permite o exame de ação, cujo mérito não tenha sido examinado por instância anterior, desde que não haja produção de provas durante o julgamento, devendo a causa tratar exclusivamente de questão de direito. Assim, o ministro rejeitou recurso apresentado pelo vice-prefeito, José Neitom de Oliveira, contra a decisão da corte regional.
“As provas documentais são evidentes e comprovam que houve as irregularidades nas despesas e arrecadação de recursos de campanha por parte dos candidatos. Provas testemunhais não alterariam esse fato”, destacou o ministro Marcelo Ribeiro ao negar o recurso do vice-prefeito.
O ministro Marco Aurélio foi o único a divergir do relator, por entender que no caso houve supressão de instância no exame do mérito da ação. Por isso, votou pelo cancelamento da decisão do TRE da Bahia e pela devolução dos autos ao juízo de primeira instância para a análise do mérito.
Os ministros da Corte destacaram que o processo relativo a Ourolândia é diferente daquele que o TSE examinou referente ao candidato a deputado federal Anthony Garotinho. Em recente julgado, o TSE decidiu anular decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), por entender que houve pela corte regional mau emprego do artigo 515 do CPC, já que havia questões de mérito que realmente precisavam ser enfrentadas por instância anterior. Naquele julgamento, o TSE determinou a devolução dos autos da ação ao juízo de primeiro grau, para analisar o mérito.
“No caso em questão [Ourolândia] houve produção de provas documentais suficientes para que nós pudéssemos fazer um juízo claro do processo. Não há falha no material probante nem ofensa ao artigo 515 do CPC”, disse o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, ao votar com o relator.
Fonte: TSE

Datena assina contrato com a Record

Após oito anos fora da Rede Record, Datena deixa a Band e volta para a emissora evangélica
Por Fernanda Fahel
Após muita negociação, o apresentador José Luiz Datena finalmente largou a TV Bandeirantes para fazer parte da equipe da Rede Record. A assessoria de imprensa da emissora evangélica disse que o contrato de Datena com o canal pelo valerá pelo período de cinco anos. Neste período ele ficará no comando do programa Cidade Alerta, o qual já apresentou no passado, tendo muito sucesso no canal, há alguns anos. Nesta quinta (16), o apresentador já não fez seu programa na rádio Bandeirantes, o Brasil Urgente, jornalístico exibido diariamente e cuja audiência deixa o canal em segundo lugar no Ibope. Datena agora terá que pagar uma altíssima multa rescisória à Band, pois seu contrato era até 2015. Rolam boatos de a quantia seria de R$ 20 milhões. O substituto de Datena será o jornalista Luciano Faccioli, segundo informou assessoria da Band na tarde desta quinta-feira (16). No entanto, a decisão não é definitiva. Caso não dê conta do recado, outro apresentador poderá ser escalado.

Quina de São João pode pagar R$ 60 milhões

O volume de apostas para a Quina de São João, sorteio especial das Loterias da Caixa, que será realizado no próximo dia 24 de junho, tem crescido ao longo das duas primeiras semanas, e o valor acumulado já chega a R$ 53 milhões. “Com o crescimento no volume de apostas, podemos projetar que o prêmio principal deve ultrapassar os R$ 60 milhões inicialmente previstos”, afirma o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Fábio Cleto. Assim como a Mega da Virada, a Quina de São João também não acumula, e se não houver acertador das 5 dezenas, o prêmio será dividido entre os acertadores de 4 dezenas. Se ninguém acertar a quadra, o prêmio fica com os acertadores de 3 dezenas.

Docentes da Uneb decidem voltar às atividades nesta 6ª

Em assembleia realizada nesta quinta-feira, 16, à tarde, professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram oficializar o fim da greve, um dia após a assinatura do acordo salarial e de um termo de compromisso sobre o Decreto 12.583/11 com o governo estadual.
Com isso, a direção do movimento confirmou para esta sexta, 17, mesmo a retomada das atividades acadêmicas.
No acordo, os professores conseguiram a incorporação de 36% da gratificação, que será paga em quatro parcelas: em agosto (retroativo ao mês de março); outubro deste ano; março e outubro de 2012.
Fonte: Juliana Dias, do A Tarde

Senado aprova projeto que permite empresa individual

Agência Estado
O Senado aprovou hoje, por unanimidade, o projeto de lei que trata da empresa individual de responsabilidade limitada. O projeto, de iniciativa do deputado Marcos Montes (DEM-MG), segue agora para sanção presidencial. O parecer do relator, senador Francisco Dornelles (PP-RJ) havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no início do mês.
A proposta acaba com a obrigatoriedade de haver dois sócios na constituição de uma empresa. Dornelles chamou-o de "projeto antilaranja" alegando que, na maioria das vezes, "o outro sócio não tem interesse na empresa, formando uma sociedade limitada originalmente fictícia, apenas para afastar o risco de afetação do patrimônio pessoal do empresário".
Pelo projeto, apenas o patrimônio social da empresa responderá pelas dívidas da própria empresa, excluindo-se o patrimônio pessoal do empresário. Marcos Montes lembra, na justificativa, que desde os anos 1980 está sendo discutida a proposta da empresa individual, ideia lançada no Programa Nacional de Desburocratização.
O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), lembrou na CCJ que, pelas regras da legislação atual, quem deseja ter a sua própria empresa precisa montar a operação detendo 99% do patrimônio, mas sendo obrigado a ter pelo menos mais um sócio, com apenas 1% do capital. "A exemplo do que fez o ex-ministro-chefe da Casa Civil Antonio Palocci na criação da consultoria Projeto", citou. No caso do ex-ministro, Demóstenes lembrou que ele tem 99,9% do capital da empresa e seu sócio tem menos de 1% do capital.
O texto aprovado pelos senadores prevê que a nova empresa jurídica tenha um patrimônio mínimo integralizado de pelo menos 100 salários mínimos (R$ 55 mil). A empresa individual de responsabilidade limitada só será obrigada a honrar dívidas no limite de 100 mínimos, ficando o patrimônio pessoal do empresário protegido.
Dornelles afirma que o procedimento atual eleva os custos, "afetando a competitividade internacional do empresário brasileiro em um ambiente de concorrência global". Citou como exemplo o fato de a Junta Comercial do Rio de Janeiro cobrar R$ 182 para realizar o registro inicial do empresário. "Mas o valor é elevado para R$ 300, no caso de sociedade limitada", informou o senador.

Bahia terá mais 200 mil unidades do Minha Casa

Jaques Wagner representou os governadores na solenidade de lançamento da segunda etapa
A construção de dois milhões de moradias no país, 60% delas para famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil, é a meta inicial da segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida – um investimento de R$ 125,7 bilhões - lançado, nesta quinta-feira, 16, pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.
Para a Bahia, a expectativa do governador Jaques Wagner é, até 2014, alcançar a execução de 160 mil a 200 mil moradias nesta segunda fase: segundo a última estimativa do Instituto João Pinheiro , de 2008, o estado tem um déficit habitacional em torno de 500 mil moradias. Em todo o país, esse déficit é de 8 milhões, segundo o governo federal.
Atraso - Wagner atribui o mérito do resultado a uma conjunção de esforços envolvendo prefeitos, empresários, Caixa Econômica e movimentos sociais. Se o volume de contratações é alto, o total de unidades já prontas deixa a desejar. No país, de 1 milhão da meta da primeira fase, cerca de 300 mil foram concluídas até agora.
Segundo Mário Negromonte, ministro das Cidades, as outras 700 mil devem ficar prontas até o final desse ano. Na Bahia, das 100 mil que foram contratadas na primeira etapa, 15 mil foram concluídas e entregues.
Texto de Ludmilla Duarte da Sucursal do A Tarde de Brasília
Foto da Agência Brasil

Edmundo deixa delegacia em São Paulo após habeas corpus

Edmundo passou o dia sozinho, em uma cela de 4 metros quadrados
Menos de 24 horas depois de ser preso, o ex-jogador e atual comentarista esportivo Edmundo, de 40 anos, foi beneficiado nesta quinta-feira, 16, por um habeas corpus concedido pela desembargadora da 6.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Rosita Maria de Oliveira. Ela considerou ilegal o mandado de prisão expedido na última terça pelo juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Eduardo Carvalho de Figueiredo.
Segundo a desembargadora, ainda cabe recurso no processo que corre contra o ex-atacante, acusado pela morte de três pessoas e lesões corporais a outras três, vítimas de acidente na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio de Janeiro, em dezembro de 1995. Ele foi condenado, em março de 1999, a quatro anos e seis meses de prisão. Na época, chegou a ficar preso por um dia, mas foi liberado.
Detido durante a madrugada desta quarta em um flat no Itaim Bibi, na zona oeste de São Paulo, Edmundo foi levado à 3.ª Delegacia Seccional Oeste, em Pinheiros, onde ficou durante o dia em uma cela de seis metros quadrados, sem colchão e janela. Pela manhã, dois amigos visitaram o ex-atleta e levaram sanduíches para ele.
Com a missão de trazer o ex-craque para o Rio de Janeiro, seis policiais cariocas, divididos em duas viaturas, demoraram sete horas para chegar à delegacia. Os agentes se perderam no caminho e pediram para os policiais da 3.ª Seccional que os buscassem na Marginal Tietê. Às 16h30, quando haviam acabado de chegar à delegacia, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro comunicou a expedição do alvará de soltura e a viagem dos agentes cariocas a São Paulo foi em vão.
O advogado de Edmundo, Arthur Lavigne Júnior, que ingressou no começo da tarde com o pedido de habeas corpus, comemorou a decisão. “A desembargadora decidiu algo que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) já tinha definido em 1999: que não poderia haver prisão ou cumprimento de pena antes do trânsito em julgado, ou seja, quando terminassem todos os recursos”, disse o advogado.
Segundo ele, há um recurso contra a condenação correndo no Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, Lavigne mantém a tese de que o crime está prescrito. Para o advogado, o prazo para a prescrição é de oito anos, a partir da data de condenação (março de 1999), e não de 12 anos, “como entendeu o juiz da VEP”.
Lavigne disse que conversou com Edmundo logo depois que ele recebeu a notícia de que seria solto. “Estava emocionado, mas respirando aliviado”, afirmou o advogado. Segundo ele, o ex-jogador, que brilhou principalmente pelo Vasco e Palmeiras e conquistou títulos importantes em sua carreira, deve permanecer em São Paulo nos próximos dias.
Fonte: Agência Estado

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cícero Oliveira continua na Prefeitura de Ourolândia, diz TSE

O processo eleitoral 64.536 do município de Ourolândia foi julgado pelo TSE e haverá nova eleição em data ainda a ser definida pela corte.
O advogado de José Neiltom é Ademir Ismerim, que não se pronunciou conforme estava inscrito, e o advogado de Adinael Freire é o jacobinense João Daniel Jacobina, que se pronunciou há instantes e mostrou ser inconsistente o recurso de José Neiltom e Antônio Araújo, e a volta do segundo à Prefeitura, em face de sua prestação de contas à Justiça Eleitoral ter sido muito aquém dos gastos de uma campanha eleitoral, além da falta de declaração de origem dos recursos obtidos.
O advogado argumentou que o tratamento do caso de Ourolândia não é o mesmo de Anthony Garotinho, do Rio de Janeiro.
Em decisão unânime, os ministros, numa sessão presidida pelo ministro Ricardo Lewandowski, decidiram por não deferir o recurso de José Neiltom e Antônio Araújo, devendo marcar nova eleição em data ainda ser definida.
Até lá continua como prefeito interino o professor Cícero Oliveira, por ser presidente da Câmara de Vereadores de Ourolândia.

Empresária afirma que Banco do Brasil de Ourolândia é solicitação de Félix Mendonça

Depois que publicamos uma nota na manhã desta quinta-feira, 16, informando sobre a instalação de uma agência do Banco do Brasil em Ourolândia nos próximos dias, onde consta na íntegra a afirmação da secretária de Administração do município, Geovana Souza, que a superintendência da instituição financeira estaria atendendo a uma indicação do deputado federal Cláudio Cajado (Dem), fomos procurados pela empresária e ex-vice-prefeita de Ourolândia, Senhora Maria do Carmo, que nos entregou a cópia de um ofício do gabinete do deputado Félix Mendonça, datado de 13 de maio de 2010, solicitando a agência em questão.
A pedido da empresária, publicamos abaixo cópia do documento:
Clique no documento para ver em tamanho maior

O bom disso é que a agência seja instalada em Ourolândia, sem importar quantos tenham sido os autores da indicação.

Morro do Chapéu: funcionário da prefeitura é encontrado morto

O Corpo de Sebastião, o “Tião da Ambulância”, 49 anos, funcionário da Prefeitura de Morro do Chapéu, foi encontrado sem vida na manhã desta quarta feira 16, em sua residência à Rua 2 de Julho, Bairro São Vicente, em Morro do Chapéu.
Segundo informações de familiares, Tião tinha ligado para o ex-sogro por volta das 20horas da noite anterior reclamando de muita dor na garganta. Populares encontram seu corpo caído na sala da casa na quarta-feira, sem roupas e sem vida. Um médico constatou o óbito por infarto ou até mesmo AVC. Devido ao difícil acesso ao andar do prédio o corpo teve que ser retirado pela janela. Atualmente Tião morava só e deixa um filho de nove anos.

Fonte: Morro Notícias

PRIMEIRA MÃO: Banco do Brasil vai abrir agência em Ourolândia já nos próximos dias

Instituição procura prédio para instalação de agência em Ourolândia
De acordo com as informações de Geovana Souza,  secretária de Administração do município de Ourolândia, nesta manhã de quinta-feira, 16, o prefeito Cícero Oliveira foi informado através de ofício, encaminhado pela Superintendência Regional do Banco do Brasil, que a instituição, através de indicação do deputado federal Cláudio Cajado, estará abrindo uma agência na cidade de Ourolândia nos próximos dias. Ainda segundo Geovana, diretores do Banco já estariam procurando um prédio para instalação da nova agência.
Sem dúvida esta é uma excelente notícia para o povo da região.

OUROLÂNDIA: lugar de comprar barato é no MAGAZINE J.L

MALAS TONIN É NO MAGAZINE J.L DE OUROLÂNDIA!!

VIAJANDO COM VOCÊ NESSAS FÉRIAS!
MALAS TONIN ATENAS COM RODINHAS; PORTA OBJETOS, E TEM MAIS! COM GARANTIA! A PARTIR DE: À VISTA R$ 48,00
MAGAZINE J.L.
TUDO PRA VOCÊ E SEU LAR, NUM SÓ LUGAR !

CHEGOU PELO "FALE CONOSCO"

De: leo-E-mail: leosontos@hotmail.com
NOTICIAS URGENTE O MINISTRO BRIZOLA ACABA DE MARCA A ELEIÇÃO DE OUROLÂNDIA,PARA O PRÓXIMO DIA 31 DE FEVEREIRO,MAS INFORMAÇÕES NO SITE http://www.1deabril.com.br/
De: ATENISON CÉO-E-mail: advatenison@gmail.com
MEU VOTO DE PESAR A FAMÍLIA DO VEREADOR. SOLICITO QUE O VERADOR GILISBERTO ENTRE EM CONTATO TEL. 07196088845/87342723
De: evandro lima-E-mail: evandro-lima45@hotmail.com
moro em sao paulo mais sou um verdadeiro ourolândense sou 12 e digo para esses desemformados que chama os outros de corrupto que se informe um pouco mais sobre os seus candidato e relate averdade sobre eles. ANTONIO ARAUJO foi é e sempre sara o meu prefeito pelomenos tentou e tenta colocar ordem em minha cidade ñ é como antes que quem comandava a cidade eram os valentoes que todos sabem de que estou falando.Ate um tenente da PM eles prenderam detro de uma boate.Isso sim é uma vergonha.AQUI VAI UM ABRAÇO PARA TODOS OS OUROLÂDENSES DE VERDADE.(Antonio araujo-cicero um abraço fico na torcida.
De: hugo-E-mail: www.hugo@hotmail.com
ola ze bom dia eu moro em goiania e sou 13 de coracao vamos tirar eses corupitos da prefeitura que araujo do bodi nao ta com nada....abracos hogo..062.99962548..

Imóveis à venda Salvador e Camaçari‏

-Vilage 2/4 em novo Condomínio Clube - Camaçari Ville Duo. Entrega prevista para agosto 2011R$:30.000,00 de entrada + R$:55.000,00 a financiar com a CAIXA emparcelas acessíveis Bairro: Setor Industrial Urbano - Camaçari - BA. Maiores informações tratar com o proprietário 71-9163 5001.

-Apartamento 2/4 na saída da área Federal do CAB, Av. Ulisses Guimarães. Salvador Life III - entrega fevereiro de 2012 (quando começa opagamento das parcelas do financiamento). Entrada de R$ 40.000,00 + 80.000,00 a financiar pela CAIXA. Bairro: Sussuarana - Salvador BA. Maiores informações tratar com o proprietário 71-9163 5001

Supremo considera constitucional a 'marcha da maconha'

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de reconhecer a constitucionalidade da chamada "marcha da maconha". A decisão, unânime, foi tomada no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 187, realizado nesta quarta-feira (15).
A ação foi ajuizada no STF pela Procuradoria-Geral da República, em 2009, para questionar a interpretação que o artigo 287 do Código Penal tem eventualmente recebido da Justiça, no sentido de considerar as chamadas marchas pró-legalização da maconha como apologia ao crime.
Seguindo o voto do relator, ministro Celso de Mello, a Corte deu interpretação conforme a Constituição ao dispositivo do Código Penal, para afastar qualquer entendimento no sentido de que as marchas constituem apologia ao crime. Para os ministros presentes à sessão, prevalece nesses casos a liberdade de expressão e de reunião. Os ministros salientaram, contudo, que as manifestações devem ser lícitas, pacíficas, sem armas, e com prévia notificação da autoridade competente.
Essa decisão tem eficácia para toda a sociedade e efeito vinculante aos demais órgãos do Poder Público, tendo validade imediata como preveem os parágrafos 1º e 3º do artigo 10 da Lei da ADPF (9.882/99).
Fonte: STF

Ourolândia: TSE deverá julgar hoje (16) recurso que poderá mudar prefeito

Segundo o site Blitz Total, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowiski, anunciou que, depois de analisar e deliberar sobre processos eleitorais existentes na corte, a análise do recurso irá ocorrer na próxima reunião desta quinta-feira, 16.
O recurso é movido pelo ex-vice-prefeito José Neitom, que pede a anulação do afastamento do prefeito Antônio Araújo e dele dos seus cargos.
Enquanto não acontece a decisão, continua no cargo de prefeito interino o Senhor Cícero Oliveira, que assumiu a função por ser presidente da Câmara de Vereadores.

Itabuna vence e se aproxima do título da Segundona

Jogadores comemoram gol do Itabuna, que venceu o Juazeirense por 2 a 0
Depois de vencer o Juazeirense jogando em casa no Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão) nesta quarta-feira, 15, o time do Itabuna ficou a um passo de se tornar campeão baiano da segunda divisão de futebol.
No jogo, o “Dragão do Sul” venceu a partida por 2 a 0 com gols marcados no primeiro tempo por Wagner ao 30 minutos e Naldo aos 39.
A partida de volta, que estava programada para ocorrer no próximo domingo, foi antecipada para o sábado, 18, às 16 horas, a pedido da Federação Baiana de Futebol. De lá sairá o campeão baiano da segundona.
O Itabuna, que foi rebaixado para segunda divisão no ano passado, já está classificado para a 1ª divisão do Baianão 2012, juntamente com o Juazeirense. O time conseguiu sua classificação após vencer em casa o Ypiranga por 2 a 1. O Juazeirense venceu o Jequié por 3 a 1.
Fonte: Joá Souza, da sucursal do A Tarde de Itabuna

Santos sofre, mas empata com o Peñarol no Uruguai

Neymar tentou, mas jogo não saiu do 0 a 0
Agência Estado
O Santos sofreu na noite de quarta-feira, 15, mas garantiu o empate sem gols com o Peñarol no Estádio Centenário, em Montevidéu, no jogo de ida da final da Copa Libertadores. O resultado manteve em aberto a briga pelo título, que será definido na próxima quarta, no Pacaembu, em São Paulo.
O vencedor do próximo duelo ficará com o troféu. Um novo empate, independente do placar, levará a decisão para a prorrogação, que poderá ser seguida de pênaltis. Em sua quarta final de Libertadores, o Santos busca seu terceiro título, enquanto o Peñarol quer conquistar seu sexto troféu.

Cemitério terá que indenizar família de morto obeso

A Justiça do Distrito Federal decretou, nesta quarta-feira (15), que um cemitério particular de Brasília indenize a família de um obeso mórbido, que teve que ser sepultado de forma improvisada, em R$ 12 mil. De acordo com parentes do falecido, na época do enterro eles pagaram cerca de R$ 2,5 mil para o espaço de três “gavetas” do local. No entanto, quando chegou a hora do sepultamento, o cemitério não proveu o espaço necessário e a cerimônia teve que acontecer de forma improvisada, com duração de três horas a mais. Na defesa, a empresa administradora da necrópole alegou que não foi informada corretamente das medidas “incomuns” do caixão e que, quando soube, foi providenciada a abertura de um jazigo especial. Na decisão do desembargador José Guilherme de Souza, ele lembrou que o sofrimento a humilhação passada pela família condiz com a qual o próprio falecido teve que passar enquanto vivo.
Fonte: Bahia Notícias

Governadores do N/NE vão à Brasília por reforma tributária

Dilma se reúne com governadores
Foto: André Oliveira / Canal 27
Em mais uma rodada de debate entre os governadores dos estados do Norte e Nordeste do país, realizada nesta quarta-feira (15) em Brasília, os mandatários discutiram com autoridades federais e se consideraram mais próximos de terem suas demandas atendidas pelo governo. Em encontros com a presidente Dilma Rousseff, a nova ministra das Relações Instituicionais, Ideli Salvati, e o presidente do Senado, José Sarney, os chefes dos estados expuseram os problemas das unidades federativas, como as mudanças no Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a redução dos juros das dívidas dos estados e a questão da distribuição dos royalties do pré-sal. “Acredito em acordo nos três pontos. A presidenta Dilma disse que não vai mexer na Lei de Responsabilidade Fiscal para mudar o atual indexador das dívidas dos estados que é o IGP-DI, porém, manifestou a possibilidade de colocar uma trava, ou seja, um limite que poderá aliviar o montante do pagamento das dívidas”, afirmou o governador baiano Jaques Wagner. Durante o encontro com a presidente, também foi entregue a Carta de Brasília, documento que traz uma lista de reivindicações sobre questões tributárias.
Fonte: Bahia Notícias

Edmundo é preso em um flat na capital paulista

Agência Estado
O ex-jogador e comentarista esportivo Edmundo Alves de Souza Neto, de 40 anos, foi preso, no início da madrugada de hoje, em um flat na cidade de São Paulo por agentes da 3ª Delegacia Seccional Oeste da Capital, localizada junto ao 14º Distrito Policial, de Pinheiros.
Edmundo era considerado foragido da Justiça. Agentes da Polícia Civil do Rio percorreram ontem, cinco endereços registrados em nome do ex-atleta, que não foi localizado. Seus telefones celulares também ficaram desligados.
Em maio, em reportagem publicada pelo Estado, Edmundo disse viver num hotel em São Paulo. A Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) expediu um mandado de prisão contra Edmundo na noite de segunda-feira.
O ex-jogador foi condenado em 1999 a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, pelos homicídios culposos de três pessoas e lesões corporais de outras três em um acidente de carro na madrugada do dia 2 de dezembro de 1995, depois de sair de uma boate na Lagoa, bairro da zona sul carioca.
Após todos seus recursos terem sido negados pelos tribunais superiores, a Justiça fluminense determinou a prisão do ex-jogador de Palmeiras, Corinthians, Santos, Flamengo e Vasco, entre outros times brasileiros, italianos e japoneses - além da seleção brasileira. Atualmente, ele trabalha como analista de futebol na TV Bandeirantes.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Análise de Recurso Especial do processo eleitoral de Ourolândia é adiado

Em Ourolândia havia a expectativa dos fanáticos por política que na noite desta terça, 14, o Tribunal Superior Eleitoral julgasse o recurso especial de autoria do vice-prefeito afastado de Ourolândia, José Neitom, em que pede anulação da decisão do TRE que deferiu o afastamento dele e do prefeito Antônio Araújo, dos seus cargos.
Depois de analisar e deliberar sobre outros processos existentes na corte, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowiski, anunciou que por conta do adiantado da hora e pela necessidade de retorno dos advogados das partes envolvidas no processo em voo para a Bahia, a análise do recurso se dará na próxima reunião do do TSE, marcada para a quinta-feira (16). Diante disso fica tudo como está: a eleição suplementar suspensa, e o Senhor Cícero Oliveira assumindo interinamente a função de prefeito de Ourolândia.
Fonte: Blitz Total

Polícia faz ação para cumprir mandado de prisão contra ex-jogador Edmundo

RIO - Agentes da Polinter realizam uma operação para cumprir o mandado de prisão expedido na terça-feira pela Justiça contra o ex-jogador Edmundo. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, inicialmente eles farão buscas em pelo menos cinco endereços do ex-jogador. Ainda de acordo com a Polícia Civil, Edmundo ainda não é considerado foragido. O GLOBO tentou localizar o advogado do jogador, Arthur Lavigne, por telefone, mas ainda não conseguiu resposta.
Na terça-feira, a Justiça expediu um mandado de prisão para o ex-jogador, condenado em março de 1999 por um acidente de carro que terminou com três mortos e três feridos na Lagoa. O acidente aconteceu em dezembro de 1995. O juiz Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, da Vara de Execuções Penais do Rio, rejeitou a alegação de prescrição do crime. Segundo o juiz Carlos Eduardo de Figueiredo, ainda não ocorreu o lapso temporal exigido pela lei.
O ex-jogador de futebol e comentarista esportivo foi condenado em 1999 a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semi-aberto por homicídio culposo e lesão corporal culposa. A sentença que condenou o ex-jogador foi proferida pela 17ª Vara Criminal da Capital. Ele recorreu, mas a 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio manteve a decisão no dia 5 de outubro de 1999. Em 2007, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a decisão que negou a suspensão condicional do processo do ex- jogador.
Edmundo foi condenado pelas mortes de Joana Maria Martins Couto, que estava no carro do jogador no momento do acidente, e de Alessandra Cristini Pericier Perrota e Carlos Frederico Brites Tinoco Pontes, que estavam no outro veículo envolvido no acidente. O jogador também foi condenado pelas lesões corporais provocadas em Roberta Rodrigues de Barros, Débora Ferreira da Silva e Natasha Marinho Ketzer.
Fonte: O Globo

PROMOÇÃO OUROCAR AUTOCENTER DE OUROLÂNDIA

PROMOÇÃO DE BATERIAS
Ourocar Autocenter!
BATERIA 60 AMPERES COM 1 ANO DE GARANTIA SÓ: R$ 134,00 (A BASE DE TROCA)!
Ourocar Autocenter, Rua Sete de Setembro, no centro de Ourolândia.

OUROLÂNDIA: imagens da festa de Santo Antonio


Clique nas imagens para ver maior


Fotos de Marcos André Bureu.

Manipueira: As muitas utilidades desse precioso líquido extraído da mandioca

A manipueira é o líquido extraído da mandioca quando ela é prensada no processo de fabricação da farinha. Tanto a mandioca quanto esse líquido contém ácido cianídrico, venenoso e nocivo à alimentação humana e animal. Devido a isso, muitos produtores de farinha despejavam a manipueira de forma concentrada e em grande quantidade em céu aberto, curso d´água, agredindo o meio ambiente com elevada carga de matérias orgânicas e ácido cianídrico.
O produtor agindo assim está poluindo e também desperdiçando um líquido precioso. Para que a manipueira deixe de ser um veneno e se transforme em um complemento alimentar seguro, basta submetê-la à fermentação anaeróbica, ou seja, deixar o líquido repousar durante 15 dias em um tanque cercado. O ácido cianídrico, considerado venenoso, evapora e resta a manipueira pronta para servir de complemento alimentar para o gado. O produtor deve ter o cuidado de proteger o tanque, pois caso um animal venha beber o liquido durante a fermentação, pode ser fatal. "Para o animal que não está habituado à ingerir a manipueira, ela dever ser administrada gradativamente até se habituar ao gosto" diz o produtor Ivo Roberto Pinto, secretário de Agricultura de São Domingos, município de Sergipe onde existem mais de 250 casas de farinha que abastecem o estado além de Alagoas e Bahia.
Todos lá utilizam a manipueira como adubo, alimento para animais e no combate às pragas. A manipueira não é só um ótimo complemento alimentar para o gado. Ela serve também para combater pragas e doenças, controlar formigas e insetos e até fabricar vinagre e sabão. Misturada com óleo de mamona, ela pode ser usada também no controle de carrapatos. Dela também se faz o conhecido tucupi, presente no tacacá e no pato ao tucupi, muito apreciados no norte do país. Cada vez mais produtores descobrem que a manipueira é uma boa fonte de nutrientes para o solo no cultivo da mandioca, pois ela é rica em potássio, nitrogênio, magnésio, fósforo, cálcio e enxofre e pode ser aplicada no solo ou direto na planta. É um adubo orgânico, ecologicamente correto, reaproveitado no processo produtivo da mandioca.
No uso da manipueira na lavoura como adubo orgânico, há a diluição correta para atingir o efeito desejado. "Em cada caso, a diluição é diferente, tanto para adubação quanto para o controle de pragas", ensina o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), Amaury Santos, especialista em agroecologia. "Como adubo orgânico, a diluição da manipueira depende da cultura e da forma a ser aplicada, que tanto pode ser no solo quanto na folhagem", complementa. Já para o combate às formigas cortadeiras, ele recomenda a manipueira concentrada.
Fonte: Embrapa e Banco do Nordeste

Marcos Oliveira de Santana
Agente de Desenvolvimento
Banco do Nordeste
Agência Jacobina-BA
Tel.: 74 3621-3926 e 74 8802-0282
marcosoliveira@bnb.gov.br

CHEGOU PELO "FALE CONOSCO"

De: elks-E-mail: E13.silva@hotmail.com
jose carlos maligno e ñ benigno!kkkkkkkk
De: hugo-E-mail: www.hugo@hotmail.com
como que ficou o jogo fluminense do alazao e ourolandia....hugo
De: fernando oliveira-E-mail: fernandoSoliveirahotmail.com
parabéns pelo exelente trabalho que desevolve.
De: AURIONE RIOS/ASSENT. VILA NOVA-E-mail: riosagronomia@hotmail.com
Carta de Petrolina - Mudanças Climáticas no bioma Caatinga‏: Nós, representantes de entidades e movimentos sociais que lutam por uma Convivência Sustentável com o Semiárido, tornamos públicas as reflexões e os compromissos assumidos no Seminário “Mudanças Climáticas no Bioma Caatinga”, promovido pelo Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, em parceria com a Articulação no Semiárido - ASA. Percebemos, com alegria, que a luta popular pela Convivência com o Semiárido, em contraponto ao modelo predador de “desenvolvimento”, mudou positivamente as condições de vida dos povos da Caatinga. Mesmo diante disso, constatamos que as mudanças climáticas colocam o bioma frente a novos desafios, que se manifestam, de modo especial, por: - aquecimento superior à média mundial, que é de 0,8°C, chegando já a 1,2°C de temperatura média no semiárido; - aumento de áreas em processo de desertificação; - picos de frio e calor; - desequilíbrio da pluviosidade; - ameaça à produção de alimentos e à reprodução da vida. As mudanças climáticas são provocadas pelo produtivismo e pelo consumismo promovidos pelo sistema capitalista globalizado, através do uso de fontes fósseis de energia. Essas mudanças em nível global são agravadas, na região, pelos monocultivos e uso intensivo de venenos pelo agronegócio, pelos grandes projetos do hidronegócio, pela mineração, pelo aumento do desmatamento para áreas de pastagem e produção de carvão em larga escala, aprofundando a injustiça sócio-ambiental. Diante disso, nos comprometemos a: - com outras organizações sociais, propor a convocação, por parte do governo, de um referendo nacional sobre o Código Florestal, denunciando os parlamentares que legislaram em causa própria durante a votação dessa matéria no dia 24 de maio; - buscar condições para viabilizar experiências-piloto de produção de energia solar descentralizada e sob controle das comunidades, como também outras experiências alternativas (energia eólica, biodigestores); - organizar seminários estaduais com o tema “Mudanças Climáticas no Bioma Caatinga”, tendo em vista um segundo seminário regional; - dinamizar os Planos de Ação Estadual e Nacional de combate à desertificação; - fortalecer o projeto de formação e mobilização de convivência sustentável com o semiárido, sobretudo através da agroecologia, da defesa do patrimônio genético da Caatinga, da educação contextualizada, da segurança hídrica e alimentar, da participação na Campanha contra os agrotóxicos e do combate à desertificação. Vida longa aos povos da caatinga! Petrolina/ Pernambuco, 27 de maio de 2011.
De: LEANDRO-E-mail: LEOCARA56@HORTMAIL.COM
JOSÉ CARLOS MEU CARO , ESTAR ACONTECENDO NA CIDADE DE MIG CLAMON, UM ABSURDO SO VISTO NOS TEMPOS DA DITADURA. MUDARAM DIRETORIA E O O ESTATUTO DA RADIO COMUNITARIA , CANABRAVA. E BOTARM UMA EMNDA , NO MINIMO IMORAL ; O LOCUTOR QUE FIZER COMENTARIOS QUE DESAGRADE OS MAFIOSOS DA CIDADE SERAO EXONERADO SUMARIAMENTE . ISTO É UM AFRONTO A DEMOCRACIA .ATITUDE PURAMENTE PERSEGUIDORA, PQ TEM UM PROGRMA DO LOCUTOR "MARIO" , QUE SE CHAMA: EPAÇO DO POVO. ONDE O PÔVO BOTA A BÔCA NO TROMBONME, PARA DENUCIAR OS ABSURDOS QUE ACONTECEM NESTA CIDADE CHEIA DE MARACUTÀIA . ISTO E INADIMISSIVIEL. DITADURA NAO. VÇS DA IMPRENSA VENHAM AQUI CONFERIR EM LOCO .
De: Raimundo Andrade-E-mail: mundinho10@hotmail.com
Parabens José Carlos por este veículo de comunicação,pois todos podem se espressar livremente,seus pensamentos sem ser amordaçado.È isso ai?.
De: adelino-E-mail: almeidaadelino@bol.com.br
Bom dia, gostaria de saber como ficou a situação política da cidade de Ourolândia, uma vez que não teve eleição no último domingo, dia 05.
De: Antonio Araújo de Souza - Email;
BOM DIA SENHORES

QUERO PARABENIZAR A LDO PELAS JUSTAS HOMENAGENS, EM ESPECIAL, AO SENHOR OSVALDO AZEVEDO QUE - AO LADO DE OUTRAS FIGURAS ILUSTRES - SOUBE DIGNIFICAR A COPA 13 DE JUNHO.
ABÇS
AARAUJO
De: maria das graças oliveira ferr-E-mail: gracinha_majuvi@hotmail.com
corino urgente é um jornal muito importante para toda comunidade.parabens.
De: tays-E-mail: taysourolandia@hotmail.com
que legal ze gostei muito da postagem, pena que adinael teve que voltar a pé,não tinha nem uma vaginha na carroça......
De: Henriue Cavalcante-E-mail: Henrique.ouro2011@hotmail.com
Em nome do Povoado de Tabua de Nova,venho pedir que o prefeito da localidade reforme a estrada que liga Tabua a Ourolândia, por está uma vergonha, se não fosse o ex:prefeito de Ourolândia Antonio Araujo, essa estrada não estava passando nem jumento que dera carros e motos, vamos lá prefeito "Tica" mostre a mudança prometida, e ver se toma vergonha na cara e mostre,o seu trabalho, também tem um buraco de frete a minha casa na chegada do povoado,que está cortando a estrada. Grato em nome do Povoado de Tabua.
De: JOAQUIM MELO-E-mail: JAKVIVO@HOTMAIL.COM
RAPAZ .. LI NODE MIGUEL CALMON: "JORNAL O VIRUS", UMA AMPLA MATERIA ONDE O TITULO DIZ: "MIGUEL CALMON, É UM CIDADE CORRUPTA" ESCRITA PELO PROFESSOR LEANDRO MICHEL..I ÉÉÉ? SER OU NAO SER, EIS A QUESTÃO"
De: E-mail: NETO DE SEULUNGA@HOTMAIL.COM
OLA ZE CARLOS, ESTIVE VRNDO NOS SITES DA REGIAO, A S FOTOS DOS JORANLISTAS, E RADIALISTAS S E FARTANDO , NO RANCHO CATRINESE, NUM REGA BOFEM PROMOVIDO PELOS DIRETORES D AYMNA GOLD, ISTO TA ME PAFRECENDO UM JEITO DE "AMACIAR" A IMPRENSA PARA NAO FLAR DOS DETRITOS TOXICOS QUE ESTAO POLUINDO A BARRAGENS E RIOS...OLHA A FRASE : "NAO DER OSSO A UM CÃO POLICIAL , POIS VÇ PODE SER ACUSADO DE SUBORNO"
De: Julia-E-mail: julia_medeiros@hotmail.com
Oi zé desculpa ocupar o espaco dos ourolandences eu moro em jacobina e outro dia vinha de viagem quando vi a baderna que os eleitores de ourolândia estavam fazendo no tombado com bandeiras do pt eu quero que saiba que pt significa partido dos trabalhadores e não dos patetas porque aqulo foi um ato de desespero bom zé era só o que tinha pra relatar obrigada por lerem essa mensagem e desculpe aqueles que magoei má a verdade tem que ser dita.
De: Laís-E-mail: aisinhar@hotmail.com
oi zé eu sabia que com esse resultado de que não haveria eleção no dia 5 de junho natinho do carro de som não ficaria em ourolândia más também se ficasse porquê cicero fez o que podia e o que não podia ajudo muito ele e ele recompensa ele da pior forma possivél esculhabando ele no carro de som e nos comisios a e eles lá do 13 vão ter que pagar 150 mil reais pelo comisso feito em ourolândia e não podia fazer chamando também o filho de yhonara de menino jesus o unico menino jesus foi é e sempre será aquele que morreu por nós na cruz só ele salva e é o nico digno de ser chamado de menino Jesus e é só isso que tenho a dizer porque se fosse tudo não caberia então até maiz zé e obriada pelo espasso no blog muito agradecia.
De: taironi-E-mail: taironi_silva_@hotmail.com
oi esi prefetu citai so preta para bebe caixasa e nau fasnadapelasidadi mada e sibebadu domi us sabadue domigo eli so preta para eiceucarudi maxu ivaibebe nalagoadu 33 ok eu tenu prova
De: Marlos Duarte-E-mail: gabinetedapalma@yahoo.com.br
A PALMA, O GABINETE E O CONGRESSO. Quem conhece o nordeste brasileiro, sabe que uma das fontes da economia desta região é a criação de bovinos, caprinos e ovinos em especial pela agricultura familiar. A base da alimentação do rebanho é a palma forrageira, cactácea extremamente viável para o clima do semiárido. Infelizmente há mais de dez anos uma praga conhecida como cochonilha do carmim vem matando a palma forrageira da variedade gigante que representava aproximadamente 90% da palma plantada nesta região. A praga da cochonilha do carmim trouxe um prejuízo incalculável a nossa agropecuária. Entretanto, em maio de 2009 foi instalado no agreste meridional de Pernambuco foco da bacia leiteira do Estado, o Gabinete da Palma, uma articulação de entidades governamentais e não governamentais tendo como objetivos o combate à praga da cochonilha do carmim e o desenvolvimento da Palma forrageira. Apesar do pouco tempo, com a colaboração do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, regional de Garanhuns, da Associação dos Criadores de Pernambuco – ACP, do SEBRAE, SANAR e SENAI, dos Bancos do Nordeste e do Brasil, da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco, da CHESF e do Governo do Estado através do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA e da ADAGRO, o Gabinete da Palma construiu uma política que, hoje, norteia o desenvolvimento da Palma. O Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, através de pesquisa identificou três variedades de Palma resistente à praga, o Governo do Estado liberou recursos e o Gabinete da Palma articulou os produtores e interessados na solução do problema que afetava economicamente o nordeste. Identificadas pelos pesquisadores do IPA as variedades, Palma Miúda ou Palma Doce, Palma IPA/Sertânia ou Mão de Moça e a Orelha de Elefante mexicana. Liberado os recursos e mobilizado o produtor no primeiro ano de ação foram distribuídos mil caminhões de folhas/raquetes da Palma Miúde, única das três variedades que tinha disponibilidade. A Palma Mão de Moça em menor quantidade é distribuída para formação de pequenos campos de multiplicação e a Orelha de Elefante além de distribuir a exemplo da anterior, foi viabilizada a cultura de tecido – a clonagem – na Biofabrica Miguel Arraes e o seu desenvolvimento em Sementeiras mantidas pelos municípios pernambucanos. Caetés, a terra do Presidente Lula, uma das quase cinquenta cidades que construiu uma Sementeira para dez mil mudas. Plantou em fevereiro, distribuiu cinco mil em abril e maio, tem quatro mil e oitocentas mudas para distribuição e estar recebendo outras cinco mil mudas para desenvolver e novamente distribuir entre os criadores do município e região. Temos, pois, uma política de combate à praga da cochonilha do carmim e para o desenvolvimento da Palma construída na participação popular que será ampliada com a realização do 2° Congresso Brasileiro de Palma e outras Cactáceas que acontecerá entre os dias 24 e 27 de outubro deste ano no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia na cidade serrana de Garanhuns no Estado de Pernambuco. Nossa esperança é contar com o apoio da rede social de comunicação para divulgar as ações do Gabinete da Palma e nosso Congresso Brasileiro. Não dispomos de recursos para divulgar na grande mídia, quase sempre o desenvolvimento da região nordeste não é noticia para as TVs e Jornais de circulação nacional. Para esses meios de comunicação noticias só o que acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, o Sul e Sudeste. Noticia do Norte e Nordeste só quando acontece uma tragédia e quando envolve a agropecuária só é noticia, quando muito, se for o agronegócio. Marlos Duarte Zootecnista e Coordenador do Gabinete da Palma e de Comunicação do Congresso
De: AURIONE RIOS/ASSENT. VILA NOVA-E-mail: riosagronomia@hotmail.com
Aumento da temperatura média do planeta pode afetar não só clima, mas a biodiversidade de uma região Pesquisas confirmam o aumento da temperatura média do Planeta. O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas por causa do aumento da emissão dos gases de efeito estufa. O aumento da temperatura que já foi registrado em quase 1 grau Celsius (ºC), pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, provocando desastres ambientais. O mundo acompanha, pelos meios de comunicação, as catástrofes provocadas por desastres naturais e as alterações que estão ocorrendo, rapidamente, no clima global. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como têm ocorrido nos últimos anos. A comparação com o corpo humano pode dar uma idéia das consequências do aumento de temperatura para o clima global. Basta imaginar um aumento de 2ºC na temperatura corporal de uma pessoa. Essa elevação provoca várias alterações no funcionamento do organismo. Os batimentos cardíacos ficam mais lentos e a transpiração aumenta. Se houver elevação de 5ºC, a situação se torna grave, podendo até provocar convulsões. Ao se comparar o estado febril de uma pessoa com o aquecimento do planeta, acontece algo semelhante. Segundo cientistas, se a temperatura do planeta aumenta em 2ºC, as chuvas e secas já se alteram. Com uma elevação de 5ºC, o clima da Terra entraria em colapso, afetando fortemente a agricultura e a pecuária. Em boa parte das zonas tropicais, o aumento da temperatura em níveis mais altos inundaria cidades litorâneas e provocaria a formação de furacões de maneira mais frequente, em quase todos os oceanos, inclusive no Atlântico Sul. FONTE:Agência Brasil
De: netinho-E-mail: netinhocelta@hotmail.com
Por que o blog não mostra as manifestações em Ourolândia, pedidno a eleição? até emisoras de TV já mostraram, mas por que será que o blog da cidade não mostra?
De: cidadao vergonha-E-mail: cidadao@hotmail.com
boa tarde queridos leitores,sabe aque ponto chega um homen disisperado que invaden residencias dos cidadoes,para tirar satisfacao dos mesmos por soltar fogos mais quando ele levou sua esposa de resgurdo para cima de um palanque ele nao pensou que podia le prejudicar agora ta se fasendo de vitima ninguem tem pena de voce nao adinael pois voce mais do que ninguem sabe da politica suja de voces que se faser de santo e ta inelegivel,nao pode falar do outro e voce sabe porquer.e sua esposa tambem cade o dinheiro do peti,querem ser santo agora vao enbora pra salvador que e seu lugar numca deveriam ter saido de la.
De: Flávio de Umburaninhas-E-mail: fabio_12@net.com
"Zé Carlos Benigno, gostaria de ressaltar que, eleição em Ourolândia já não é mais decidida através do voto direto, livre e democrático, o cidadão ourolandense é deixado de lado; a "INJUSTIÇA" é quem decide"!!!
De: marinaldo-E-mail: byreisjunior@hotmail.com
um abraço sr.do bofim
De: Laís-E-mail: aisinhar@hotmail.com
kkkk eu sabia que o 13 ão ia se dá bem tanto que  noite adinael teve uma discursão com um polisial sei que pode ser porcausa do filho que provavelmente tenha se assustado co a explossão das bombas más bem que ele podia conversar sibilizadamente com o policial más foi aos berros isso é coisa que se faça? principalmente alguém que está tentando eleger a sua mulher  pq alguém que se coloca na frente de uma chapa eleitoral e ainda por cima gravida arriscando a sua vida e a vida do seu filho isso é falta de juiso porquê ela primeiro tinha que pensar na saude do filho dela pra depois penssar em uma campanha arriscada e duvidosa como essa porisso se tiver mesmo a eleição pensem duas vezes antes de dar seu voto pra uma pessoua dessas
De: marcos verdadeiro-E-mail: averdade12@hotmail
ANRÉ VÇ TÁ MUITO SIUMENTINHO,É PUXA SAQUINHO, GANHAVA SEM TRABALHAR E AGORA TÁ NA PÊA, OU SE FAZER DNA É SANGUE, SINTO MUITO CAMARADA MESMO QUE LHE MACHUQUE MUITO, O QUE ADINAEL FEZ É COISA DE GENTE QUE ATROPELA O QUE FOR PARA TER PODER ELE É UZURÃO PODE FICAR NERVOZINHO, MAIS A VERDADE TEM QUE SER DITA.12NELE E VÇ TAMBÉM
De: LOS CARAS-E-mail: LOSCARAS23@HOTMAIL.COM.BR
POVO DE OUROLANDIA, UM TEPUTADO CHAMADO PEDEGREE NÃO LEMBRO BEM O NOME, DISSE NA LAGOA DO 33 QUE SE NÃO TIRASSE ANTONIO ARAUJO DA PREFEITURA VESTIA SAIA. E AGORA, SE ANTONIO ARAUJO VOLTAR? ELE VAI VESTIR? TEMOS VARIOS MODELOS EM NOSSA CIDADE, SAIA DE BAIANA, SAIA DE MEXICANA, MINI SAIA, SAIA DE MENTIROSA, SAIA RODADA,SAIA JEANS, DE SEDA,SAIA DE INDIA, TEMOS TAMBÉM SAIA DE MULHERES QUE QUEREM SER PODEROSAS E SE MOSTRAR A TODOS DIZENDO QUE MANDA NAS COISAS; TEMOS MUITOS TIPOS DE SAIA, SE O HOMEM VOLTAR ELE VAI VESTILA, ELE TEM O DIREITO DE ESCOLHER A SAIA.
De: SORRIA ALEGRIA-E-mail: sr.rocha2@hotmail.com
A ESTRELA FUSCOU A ESTRELA VAI FUSCAR, COM aDINAEL E SUA UZURA A ESTRELA VAI FUSCAR,A ESTRELA FUSCOU A ESTRELA VAI FUSCAR, COM aDINAEL E SUA UZURA A ESTRELA VAI FUSCAR,ESSA TAMBÉM VAI PRA VOçE ADINAEL, EU NÃO QUERO NÃO POSSO NÃO A JUSTIÇA NÃO DEIXA NÃO QUERO NÃO POSSO NÃO,EU NÃO QUERO NÃO POSSO NÃO O TSE NÃO E O TRE NÃO NÃO É NÃO NÃO É NÃO. UZURÃO SE ACABOU RASTANDO A CARA NO CHÃO.NO CHÃO, NO CHÃO.
De: Breno-E-mail: brenosouza08@live.com
o povo de ourolandia que é guerra pq nimguem que q teva eleição 2011 aki na nossa cidade !!!
De: Ian Maia-E-mail: ian_rutzz@hotmail.com
Sobre a Prefeitura da cidade d Ourolandia... A anulação da votação da cidade é um absurdo!!! Enquanto a cidade já foi lezada nos cofres publicas...Nossso dinheiro corre ``NO BOLSO DO ACUSADO´´o povo sofre com esse descaso publico!!!Isso é um absurdo.
De: jonas-E-mail: jonas@hotmail.com
Posso lhe afirmar que o professor Cícero é um político ficha limpa e que tem projetos. Ao contrário de outros por ai, e ainda mais saiba que o individuo é produto do meio e o meio o qual ele convive em sua maioria é de cidadão de bem.observe ao seu redor e veja se não tem alguém que você gosta , porém não admite alguns dos seus atos. Não é por que um dos seus colegas faz algo errado que você por ser colega do mesmo vai aprender o ato cometido ou ter culpa. Que é isso amigo cidadão em pleno século XXI pensando dessa forma?
De: Andre-E-mail: andrejac@hotmail.com
O povo de Ourolandia sabe o que quer por isso que os corrúpitos estão tentando adiar a eleição para gastar um pouco mais. Tomem consciencia de que o pagamento desse advogado que tanto quer voltar para prefeitura esta saindo dos cofres públicos. Isso sim é uma safadeza. Enquanto os "chefes" usufruem do dinheiro público o povo sofre. A ganância  pelo poder é tão grande que estão usando o proprio professor Cícero para derrotá-lo e so ele não percebe. O maior absurdo ainda é tentar iludir o povo com boatos de que eles não queriam isso. Isso é conversa pra boi dormir Cícero, se isso fosse realmente verdade você pediria a anulação do processo e dava continuidade ao processo eleitoral. Vamos pras urnas!!! A eleição não aconteceu em 05 de Junho, mas ela vai acontecer e o povo de Ourolândia vai te dar a resposta. Vamos pras urnas!!!!!
De: CICERO-E-mail: LAYNE_2011@HOTMAIL.COM
OI NOS GANHAMOS FOI OU NA FOI

Vítimas do acidente em Nova Fátima são sepultadas em meio a muita dor

Segunda-Feira foi um dia negro para a cidade de Riachão do Jacuípe. Milhares de pessoas estiveram presentes durante o velório das sete vítimas fatais do acidente ocorrido às 22h15min do último domingo, 12, na BR 324, KM 415,5, (entre Vila Aparecida e Nova Fátima). Os corpos foram velados no Clube Lira 8 de Setembro e sepultados no final da tarde desta segunda-feira,13.
Parentes e amigos em prantos lamentavam o ocorrido. "Ainda pedí a meu filho que não fosse, ele então estendeu a mão e disse, 'tome minha mãe a chave do carro, se a senhora quiser eu não vou'. E eu então respondi: não meu filho, vá brincar a sua festa, disse dona NILVANDA, mãe de NELSON NERI, motorista do gol em que estavam os jovens. Por causa da tragédia os colégios Maria Dagmar de Miranda, João Campos e toda a rede pública e municipal de Riachão suspenderam as aulas nesta segunda-feira. Informações recentes dão conta que Nelson, condutor do gol de placa policial KLX- 8772, licença de Recife, totalmente destruido na colisão, não era havilitado. Outro agravante da ocorrência é que o veículo transitava com excesso de passageiros. Não se sabe ainda as circunstâncias em que ocorreu a colisão, mas segundo algumas pessoas que chegaram no local pouco depois da batida, o motorista do caminhão, antes de evadir-se, teria dito que o condutor do gol teria forçado uma ultrapassagem e que a colisão foi inevitável. Segundo informações o condutor do caminhão seria morador da cidade de Várzea Nova e chamar-se-ia José Horácio. Ele fugiu do local com medo da reação das pessoas. De acordo com informações do delegado responsável pelas investigações, Carlos Baqueiro, o advogado do motorista já entrou em contato com a polícia e garantiu o comparecimento do cliente à delegacia na terça-feira, 14 para prestar depoimento.
Vitimas fatais:
NELSON NERI CARNEIRO CORDEIRO (condutor)
PAI: DERMEVAL DOS SANTOS CORDEIRO
MÃE: NILVANDA CARNEIRO CORDEIRO
END: TRAVESSA JOÃO LEÃO CARNEIRO, RANCHINHO, RIACHÃO DO JACUIPE
IDADE: 18 ANOS

MARCELA MASCARENHAS DE ARAUJO
PAI:BASILIO LIMA ARAUJO
MÂE: ANA CELMA MASCARENHAS DE OLIVEIRA
END: LARGO TANQUE DA NAÇÃO, RIACHÃO DO JACUIPE
IDADE: 15 ANOS

DAIANE DE ALMEIDA SANTOS
PAI: BELARMINO MARTINS DOS SANTOS
MÂE: OSNICIANA FERREIRA DE ALMEIDA SANTOS
END: BAIRRO DO RANCHINHO, RIACHÃO DO JACUIPE
IDADE: 18 ANOS

ANA MARIA GUEDES
PAI: JOSE RAIMUNDO GUEDES
MÂE: MARINA FERREIRA DE LIMA
END: BAIRRO RANCHINHO, RIACHÃO DO JACUIPE
IDADE: 16 ANOS

FLAVIA JANAINA DE SANTANA OLIVEIRA
PAI: VANDERLEI GLEIDSON DE LIMA OLIVEIRA
MÂE: VALDETE MARINHO DE SANTANA OLIVEIRA
END: BAIRRO RANCHINHO, RIACHÃO DO JACUIPE
IDADE: 17 ANOS

ROZETANO DE OLIVEIRA FERREIRA
PAI: ROGERIO DOS SANTOS PEREIRA
MÂE: NILDETE SILVA DE OLIVEIRA
END: CONJ HAB TANCREDO NEVES
IDADE: 18 ANOS

HELENILSON DE SOUZA SILVA
PAI: CRISPIM SOUZA DA SILVA
MÃE: HELENILZA TELES DE SOUZA
END: RUA MANOEL BANDEIRA 118, BARRA, RIACHÃO DO JACUIPE
IDADE: 19 ANOS

Fonte: Bahia Acontece/Colaboração: Fotos e informações: PRF, Voz do Jacuípe, Calila Notícias, TV Bahia, Leitor ( Anonimo)