sábado, 26 de junho de 2010

Prefeitos da região na lista do TCU

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Ubiratan Aguiar, entregou nessa segunda-feira (21) ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, a relação de gestores públicos, ocupantes de cargos ou funções, que tiveram suas contas julgadas irregulares.
A declaração de inelegibilidade desses gestores é competência exclusiva da Justiça Eleitoral. A lista será atualizada até 31 de dezembro de 2010, levando em conta recursos cabíveis, interpostos em tempo hábil, com efeito suspensivo, e inclusões de novos nomes, em razão de condenações após a remessa da primeira relação.
Clique abaixo e conheça a lista.

ACIDENTE ENVOLVENDO DOIS CARROS NA ESTRADA DE CAÉM

Uma caminhonete D20, de placa KEQ 0478, licença de Santa Filomena-PE, de cor preta, dirigido por Jonas Pereira Resende, e um Vectra, de placa JOO 2000, licença de Jacobina, de cor preta, dirigido por Rodrigo Dias Ribeiro, bateram hoje, às 10h45, na estrada que liga Jacobina a Caém, perto da fazenda Cedro.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, que atendeu a ocorrência através dos soldados Josemar Gomes e Marcos Ferreira, a caminhonete pertenceria à rede Atacadão Torra Torra, que possui loja em Jacobina.
Os ocupantes dos veículos saíram ilesos e apenas o motorista da caminhonete sofreu um pequeno ferimento na perna e foi atendido no PS de Caém, de acordo com relato da PRE agora há pouco à reportagem do site CORINO URGENTE.
O leitor que fez as fotos e enviou informações ao site hoje pediu para alertar os motoristas que a pista ficou muito escorregadia devido a óleo e combustível que vazaram dos veículos envolvidos no acidente.

Goleiro do Flamengo é investigado por sumiço de ex-namorada em MG

O goleiro Bruno, do Flamengo, é apontado como suspeito do sumiço de uma ex-namorada, a estudante Eliza Silva Samudio, 25.
Ela está desaparecida há quase um mês desde que contou a amigas que viajaria para Minas Gerais a pedido do atleta, de acordo com elas.
A Polícia Civil de Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte), que investiga o caso, informou que trabalha com a hipótese de a jovem ter sido vítima de homicídio no sítio de Bruno, em Ribeirão das Neves (Grande Belo Horizonte).
Bruno, goleiro do Flamengo, é suspeito de desaparecimento de ex-namorada em MG"Temos informações de que o Bruno veio para BH com Eliza e a criança. Ele é o principal suspeito do sumiço dela. Infelizmente, tudo indica que ela esteja morta, até porque uma mãe não abandona um filho de 4 meses. Já estamos com equipes nas ruas em em busca do corpo dela", afirmou à Folha o investigador da delegacia de Homicídios de Contagem Marco Antônio Fonseca.
O advogado e conselheiro do Flamengo Michel Assef afirmou à reportagem que o goleiro nega ter participação no sumiço da ex-namorada."Eu falei com o Bruno sobre essa acusação e ele me disse que não sabe de nada e não tem nada a ver com isso. O fato da polícia suspeitar de alguém não constitui nenhum crime."Anteontem (25), a polícia localizou o suposto filho do goleiro, de 4 meses, que sumiu no início do mês junto com sua mãe, Eliza, em uma casa no bairro Liberdade, em Contagem.
De acordo com a polícia, o bebê estava com familiares no sítio de Bruno, mas na semana passada foi levado à casa de uma amiga de Dayane Souza, mulher do goleiro."Prendemos em flagrante Dayane entregando a criança a uma amiga. Ela foi autuada por falta de documentação e subtração de incapaz. Dayane disse, durante depoimento na delegacia, que o bebê é filho de Bruno e Eliza, mas não soube explicar por que estava com ele. Ela foi liberada, em seguida, por não ter antecedentes criminais e o neném foi levado para um abrigo pelo Conselho Tutelar", disse Fonseca.
Bruno deve ser chamado para prestar depoimento nesta semana. A polícia encontrou a criança após receber uma denúncia de que Eliza havia sido "violentamente espancada" dentro do sítio do jogador. A delegacia de Contagem investiga acusação de que as roupas da estudante foram queimadas no local. "Desconheço inteiramente que a criança estava com o Bruno. Ele disse que estava o tempo inteiro aqui no Rio, inclusive ele treinou normalmente hoje [ontem] no Flamengo e disse que não sabe de nada", declarou o advogado Assef.
Em outubro do ano passado, Eliza registrou queixa contra o atleta sob acusação de sequestro, ameaça e agressão na Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher), de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio. Na ocasião, Bruno negou qualquer ameaça ou agressão a ela. FOLHA

IPIRÁ: integrantes de banda de forró são presos

A polícia pendeu 20 integrantes de uma banda de forró em flagrante na cidade de Ipirá (a 202 km de Salvador), na noite de sexta-feira. Eles são acusados de usar ilegalmente o nome de Canários do Reino, registrado por outro grupo, autor da denúncia.
A banda que usava o nome falso já havia tocado em Vitória da Conquista e Itaberaba.
O ônibus que transportava o grupo foi apreendido, mas o motorista liberado. Um inquérito está sendo aberto pela delegacia de Ipirá, para apurar detalhes dos contratos com as prefeituras.
Todos os integrantes vão responder por estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha. O empresário, conhecido por Chiquinho, está foragido. (Terra)

PILOTO FICA DE CUECA EM AEROPORTO E É AUTUADO

Um piloto de uma companhia aérea foi autuado por desacato nesta sexta-feira (25), após tirar a roupa e ficar só de cueca no Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, subúrbio do Rio. Segundo o delegado Rafael Andreatta, da Delegacia da Polícia Federal do terminal, o homem teria se irritado quando passava pelo aparelho de raio X do aeroporto, e ter sido solicitado a retirar o cinto e os sapatos durante revista, procedimento comum que faz parte de uma norma internacional de segurança dos aeroportos, segundo o delegado. De acordo com a Polícia Federal, o piloto teria se revoltado e gritado com os agentes que realizavam a fiscalização. Em seguida, ele baixou as calças e ficou só de cueca. Ele foi autuado e liberado após assinar um termo circunstanciado, onde ele se comprometeu a comparecer em juízo quando solicitado.A polícia informou ainda, que só liberou o piloto porque a companhia aérea não possuía um substituto para conduzir um voo com 300 passageiros, com destino a São Paulo e em seguida a Washington.

PAI É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR FILHA DE 10 ANOS

Um homem de 37 anos foi preso nesta sexta-feira (25), em Pinheiro (MA), suspeito de abusar da filha de 10 anos. De acordo com a polícia, a menina fugiu de casa e foi abrigada por uma vizinha. A polícia informou que o Conselho Tutelar da cidade já investigava denúncias sobre o caso.“A menina disse à polícia que era abusada há cerca de um ano. O pai, em depoimento, negou que tenha abusado da filha, mas disse que é usuário de drogas”, disse a delegada regional de Pinheiro, Laura Barbosa, responsável pelas investigações. O homem morava com a menina e outro filho, de 8 anos. As crianças estão sob os cuidados do Conselho Tutelar. A mãe das crianças vive no Amapá com outros dois filhos. Informações do G1.

FINAL DE SEMANA DE CHUVA NA BAHIA

O primeiro final de semana pós-São João deve ser de chuva na Bahia. Segundo a Agência Climatempo, uma frente fria está parada no litoral baiano e deve favorecer a formação de nuvens. Em Salvador, o céu já amanheceu cinza neste sábado (26), e com fortes ventos que devem continuar ao longo do dia. No domingo (27), porém, o sol deve aparecer, mas ainda tímido e entre nuvens, com chuvas podendo ocorrer a qualquer hora. O Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperatura estável até a próxima segunda-feira (28), com variação de 21ºC a 28º C.

ENCHENTE NO NE: BOMBEIROS DA BA LANÇAM CAMPANHA

As fortes chuvas que causaram destruição em cidades de Alagoas e Pernambuco motivaram o Corpo de Bombeiros da Bahia a lançar uma campanha de arrecadação de donativos para as famílias atingidas. O grupamento pretende distribuir itens como feijão, arroz, açúcar, macarrão, leite em pó, óleo e biscoito. As doações podem ser feitas na sede da corporação na Avenida Antonio Carlos Magalhães, em Salvador, ou pelos Correios. O envio deve ser feito em pacotes de até 30kg gratuitamente para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas, Rua Lavenere Machado, 80 - Trapiche da Barra - Maceió/AL - CEP: 57010-383. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 193.

VÍTIMA DE BOMBA MORRE COM TÉTANO

O eletricista Renato Figueredo Santos, 51 anos, morreu na madrugada deste sábado (26) vítima de tétano, após ser ferido na palma da mão por uma bomba no São João, na sua casa, em São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ele resolveu tratar a lesão com folha de fedegoso, que seria de uso medicinal, e só procurou assistência médica após a queimadura ter infeccionado. Como o uso do remédio caseiro não surtiu efeito, foi levado ao Hospital João Batista Caribé, em Coutos, com febre e dores no corpo. Figueredo voltou para casa após receber a prescrição de dois medicamentos e vacina contra o tétano, mas segundo familiares não encontrou nenhuma farmácia aberta e não adquiriu as drogas receitadas. Na sexta ele piorou, retornou ao João Batista Caribé e foi transferido para o Hospital Couto Maia, no Bonfim, onde morreu.

CHILE: TERREMOTO DE 5,6 ABALA NORTE DO PAÍS

O serviço geológico norte-americano informou neste sábado (26) que um terremoto de magnitude 5,6 atingiu a região Norte do Chile. Ainda não há informações sobre vítimas ou danos materiais. O epicentro do abalo foi registrado a 127 km de Arica, a uma profundidade de 80 km, segundo a agência Reuters.

Fifa admite problemas com a bola da Copa

Agência Estado
A Fifa enfim reconheceu que existe algum problema com a Jabulani, a bola da Copa do Mundo que foi muito criticada por jogadores de diversas seleções.
Nenhuma ação será tomada, no entanto, até que a competição termine."Não somos surdos. A Fifa não está sendo receptiva com o que tem sido dito sobre a bola", lamentou neste sábado Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, em entrevista coletiva. "Há regras sobre tamanho e peso. Mas a bola precisava ser perfeita".
Depois da Copa do Mundo, Valcke prometeu se reunir com seleções, técnicos e jogadores para discutir os problemas da Jabulani. Também revelou que irá se encontrar com a Adidas, fabricante da bola.
Muitos jogadores, como o goleiro brasileiro Julio Cesar, disseram que a Jabulani parece uma bola de supermercado.
Alegam que ela é imprevisível e voa pelo ar sem trajetória definida.

Seu Maxixe se apresenta as 13h de hoje em Santa Bárbara

Com o adiamento do show com o grupo "Seu Maxixe" que estava previsto para acontecer na noite de quinta-feira, foi marcado para dentro de instantes, (26/06), as 13 horas, no Arraiá das Estrelas no centro de Santa Bárbara.
A coordenação convida toda região a participar dessa que é uma das maiores bandas da atualidade. (Calila Notícias)

BARREIRAS: duas pessoas morrem em acidente na BR-135

Um acidente de trânsito ocorrido na madrugada deste sábado (26), no Km 193 da BR 135, entre os municípios de Barreiras e São Desidério, resultou na morte de duas pessoas. O veículo de placa DTY1599-SP seguia em alta velocidade quando colidiu com a mureta de uma ponte ficando completamente destruído.
O condutor, Pedro Henrique da Costa, 23 anos e o passageiro, Dirceu dos Anjos Almeida, 32 anos, que trabalhavam na construção da Barragem do Sítio Grande vieram a óbito.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os corpos estão no Instituto Médico Legal de Barreiras-Ba.
Outro Acidente
Ontem (25), no km 883 da BR 242 , o acidente com uma motocicleta também vitmou outra pessoa.
Segundo informações da TV Oeste, Antônio Luís Folha Lustosa, 47 anos, que pilotava a motocicleta POP 100, de placa JSQ8219-BA, colidiu com uma carreta ao adentrar na BR sem os devidos cuidados.
Corpo encaminhado ao IML de Barreiras-BA. (Correio)

Terremoto de magnitude 6,9 atinge as Ilhas Salomão, no Pacífico

Um terremoto de magnitude 6,9 na escala Richter atingiu neste sábado, 26, as Ilhas Salomão, no oceano Pacífico, e por enquanto ainda não há informações sobre vítimas ou danos materiais.Apesar da potência do terremoto, o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico não emitiu aviso de possibilidade ondas gigantes.
O terremoto aconteceu às 02h41 (pelo horário de Brasília), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O epicentro do abalo, que estava a 35 quilômetros de profundidade, ficou a 40 quilômetros a noroeste da cidade de Kira Kira e a 224 quilômetros a sudeste da capital Honiara.

CBHS-COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SALITRE

O CBHS - Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre, o INGÁ - Instituto de Gestão das Águas e Clima e a UFC - Engenharia, vem convidar e solicitar deste espaço de inforamção a publicação de nosso CONVITE/CONVOCATÓRIA para a nossa Plenária na cidade de Juazeiro no dia 01 de julho de 2010
Atencipadamente

ALMACKS LUIZ SILVA Gestor Ambiental - MPA - Brasil
Fones (74)9115-9831 e (71)9205-2662
http://www.almacks.blogspot.com/


CBHS-COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SALITRE
Instituído pelo Decreto Estadual N° 10.197 de 27 de dezembro de 2006
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Juazeiro, 15 de junho de 2010.
A Diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre – CBHS, no uso de suas atribuições, convoca os membros titulares e suplentes, e demais interessados, para participarem da 7ª Reunião Plenária Extraordinária, a ser realizada no dia 01 de julho de 2010, no auditório da UNEB, Avenida Edgard Chastinet, 0 - São Geraldo Juazeiro - Bahia no Município de Juazeiro/BA, para tratar da seguinte pauta:
08: 00 – Credenciamento;
08:30 – Abertura e formação da mesa;
09: 00 – Leitura e Aprovação da Ata da VI Reunião Plenária Extraordinária do CBHS
09: 15 – Apresentação do Diagnóstico Integrado do Plano da Bacia elaborado pela UFC Engenharia;
12: 30 – Almoço;
14:00 – Discussão e Aprovação do Diagnóstico Integrado do Plano da Bacia;
17:00 – Informes gerais;
17:30 – O que ocorrer.
A Secretaria Executiva do CBHS solicita confirmação das presenças dos seus membros com Juca Cunha ouMaria do Carmo, na sede do INGÁ, pelos telefones (71) 3116 3200 ou na Unidade Regional do INGÁ Juazeiro, Andrezza Silva pelo telefone (74) 3611 0198 / 36112867 e comunica que somente serão custeadas as despesas dos Membros do CBHS titulares da sociedade civil e pequenos usuários.
Almacks Luís Silva
Presidente do CBHS

Mairi: Polícia Militar efetua prisão de suposto traficante

A Polícia Militar de Mairi efetuou nesta quarta-feira, 23, por volta das 11h45 a prisão de Robert Ricardo Santana de Almeida, 30 anos, natural de Salvador.
Segundo informações do delegado Zenon de Almeida, Robert foi abordado por uma guarnição da PM que fazia ronda na Rua da Palha por atitude suspeita. Ao revistá-lo a PM encontrou escondido em sua bermuda 50 pedras de crack, 45 gramas de crack em pó, uma trouxinha de cocaína, uma nota de 1 dólar e R$ 935,15 em espécie.
Interrogado, contou que já há algum tempo mantinha um relacionamento com uma garota da cidade e vinha todo final de semana namorar e vender drogas.
Ele informou ainda que vendia as pedras a R$ 10,00 e já tinha uma boa clientela em Mairi. Preso em flagrante delito, foi enquadrado no artigo 33 da lei 346/2006 por tráfico de drogas e encontra-se à disposição da Justiça. Corino Urgente - Emerson Santos, Repórter Cidadão

Mairi: tentativa de homicídio

José Francisco Carneiro de Araújo, 34 anos, foi preso na madrugada da última quarta-feira, 23, por tentativa de homicídio na cidade de Mairi. Segundo informações da Polícia Civil, ele estava na companhia da vítima, Genivaldo Silva Santos, na Rua do Tanque quando, por motivos desconhecidos, se desentenderam e entraram em luta corporal.
Armado de uma faca, José Francisco desferiu três golpes na vítima, um na cabeça, um no tórax e um nas costas.
Vendo a cena, populares acionaram a Polícia Militar que esteve no local do crime e efetuou a prisão de José Francisco em flagrante delito.
Sangrando muito, Genivaldo foi socorrido ao Hospital Dr. Luiz Eduardo Magalhães, após receber atendimento médico foi encaminhado ao HGE, onde foi cirurgiado e ainda se encontra internado.
Emerson Santos, Repórter Cidadão

COMO AJUDAR - SOBRE CHUVAS EM ALAGOAS E PERNAMBUCO

De: Sidevaldo Vaz
E-mail:
sidvaz@ig.com.br
Prezados Srs. Boa Tarde.
Recebemos noticia de que algumas cidade dos Estados de Alagoas e Pernambuco, sofreram grandes inundações, e que toda documentação das repartições publicas e dos cartórios, foram atingida, somos especializados em socorrer e salvar documentação em situações como esta, como já ocorreu aqui em São Paulo, e já deparanos com uma situação igual a esta em São Luiz do Paraitinga, Estado de São Paulo, e a ANOREG de São Paulo nos contratou, e foi conseguido salvar 99% dos documentos, estamos à disposição para qualquer orientação possível.
Por favor, acessar nosso site:
sidvaz@ig.com.br - Tel. 14 3522 - 5187/3532 - 6984/9111 - 9665
Atenciosamente.
Sidevaldo Vaz
Pedimos por favor, se possíveis nos ajudar a divulgar estes sites, pois no seu conteúdo tem muitas informações importantes.
Ficaremos muito agradecidos.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

BRUMADO: CIGANOS E POLICIAL SÃO PRESOS AO TENTAR SACAR CHEQUE DO FUNDEB

O policial militar Adailton Batista Ferreira e os ciganos Diran Reis Alves e Alício da Silva Peixoto foram presos em flagrante, anteontem, quando tentavam descontar um cheque do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef).
O documento, no valor de R$ 230 mil, teria sido emitido pelo prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra (PMDB), após extorsão supostamente praticada pelos ciganos, com a proteção do PM, para a quitação de empréstimos contraídos durante campanha política. (Blog do Anderson)

TUCANO: CARRO CAPOTA NA BR-116 E DEIXA DOIS MORTOS

Duas pessoas morreram depois que um carro capotou na BR-116 perto da cidade de Tucano, no KM 290. O veículo, um Voyage, estava com oito pessoas. O acidente aconteceu por volta das 14h30. O condutor do veículo, Paulo Pimentel Ferreira, 29 anos, morreu na hora, assim como Maria Luiza de Jesus Pimentel, aproximadamente 30 anos.
Dos feridos, dois foram para um hospital em Tucano, dois, dentre eles uma criança, para o Hospital Clériston Andrade, e dois para o Hospital Geral do Estado (HGE) - outra criança, de 10 anos, e Maria de Lourdes Pimentel. Estão gravemente feridos o bebê de 2 meses Eric Ryan Pimentel e a menina de 12 anos Maria Eduarda Pimentel Souza. A família era de Salvador e ia para Tucano passar o São João com parentes.
Blog do Cleriston

ITABUNA: EX-PREFEITO FILIA-SE AO PMDB

O ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes, notório por ter saído do cargo em 1º de janeiro de 2008 como uma das figuras políticas mais execradas da Bahia, agora engole mais um sapo. Se filiará ao PMDB, do ex-desafeto Renato Costa. Ele foi ex-vice de Gomes na prefeitura que este fez entre 1982 e 1992, época em que as brigas eram históricas e não faltavam trocas de agressões públicas e escárnio popular. Mas diante do sombreamento político dos últimos tempos, não sobrou a Gomes outra opção a não ser se reconciliar com o ex-inimigo e se filiar ao partido de Geddel Vieira Lima. A ocasião acontecerá as 19 horas da próxima terça, no salão do Grapiúna Tênis Clube. O próprio candidato ao governo do estado participará da cerimônia e é possível que o prefeito Capitão Azevedo (DEM), herdeiro político de Gomes e com quem não se bica muito, esteja no local. As informações são do blog Pimenta na Muqueca.

LULA NÃO VIRÁ À CONVENÇÃO DO PT NA BAHIA

O presidente Lula não participará da convenção do PT na Bahia, que acontece no próximo domingo (27) em Salvador para indicar Jaques Wagner como candidato da coligação para o Governo do Estado nas eleições deste ano.
A informação foi confirmada pelo presidente regional do partido, Jonas Paulo, que disse que o mandatário nacional sequer foi convidado para comparecer à cerimônia na capital baiana. “Nunca, em 30 anos de PT, nos preocupamos com convenções. É só uma formalidade para indicar nomes”, disse.
A declaração serve para, ao menos nesta altura dos acontecimentos, arrefecer possibilidades sobre ausência obrigatória de Lula nos palanques em que PT e PMDB são “inimigos” nas eleições estaduais.
A ex-ministra e candidata à presidência, Dilma Rousseff, por outro lado, está confirmada no evento. Após os referendos, a coisa deve mudar de figura e as negociações recomeçam do zero. As informações são do site Último Segundo.

RJ: ULTRALEVE CAI E MATA DOIS EM PRAIA

Duas pessoas caíram na Praia da Reserva, no recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, e perderam a vida em um ultraleve que perdeu o controle do vôo na manhã desta sexta (25). Paulo Roberto Librelam e Heckel Capucci Bastos, ambos de 41 anos, caíram perto da Avenida Lúcio Costa, por volta das 10h15, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. Até o momento, não se sabe o que causou o acidente.

Prédio comercial pega fogo em Jacobina

Um incêndio ocorreu nesta quinta, 24, por volta das 23h30, no prédio de uma empresa de reciclagem do grupo Vilas Boas, situado na esquina das ruas Alberto Torres e Otacílio Souza, no bairro dos Índios.
Segundo informações de Valmir de Souza Barros, que mora nas instalações do prédio, o fogo pode ter sido provocado por fogos de artifício."Provavemente alguma faísca de rojões ou alguma bomba que foi jogada aqui pra dentro caiu em cima das pilhas de material, que é altamente inflamável e iniciou o incêndio", disse Valmir.

A Polícia Militar foi acionada pelo 190 por vários moradores e se deslocou ao local do incêndio.Por não possuir material para combate ao fogo, os oficiais da PM acionaram a PAM - Polícia Administrativa do Município e a Brigada de Incêndio, e, junto com populares, procederam o combate ao incêndio que veio a ser controlado por volta das 2h da madrugada de hoje. Ninguém ficou ferido e houve apenas danos materiais . Corino Urgente. Emerson Santos, Repórter Cidadão

Rodovias registram nove acidentes com 13 mortos em dois dias de festas juninas

As polícias Rodoviária Federal (PRF) e Rodoviária Estadual (PRE) registraram nove acidentes com 13 mortes nas rodovias que cortam o Estado em dois dias de festividades juninas.

Na manhã de quinta-feira, 24, por volta das 8h30, no km-596 da BR-101, um acidente envolvendo um automóvel de passeio e um caminhão resultou em duas mortes. Thalita Ramos Régis, 15 anos, e Matheus Pereira Vieira, 25 anos, que estava ao volante, morreram na hora. O condutor do caminhão não estava alcoolizado.
À tarde, outras duas pessoas morreram em um acidente na BR-116, no município de Tucano, próximo a Jorrinho, após um automóvel Voyage, de placa JST 5860, colidir com uma carreta. As vítimas foram Paulo Pimentel Feirreira, 29 anos, e Maria Luísa de Jesus Pimental, aproximadamente 30 anos. Cinco pessoas ficaram feridas, inclusive um bebê. Duas foram conduzidas para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.
Na quarta, 23, cinco acidentes deixaram sete mortos.
Rodovias estaduais - Entre a madrugada do dia 23 e 24, dois acidentes deixaram mortos nas rodovias estaduais. Na quinta, por volta das 19h, um mulher morreu atropelada no km-72 da BA-099.
Adriano Santa Rita dos Santos, 5 anos, morreu ao ser atropelado pelo Volkswagen Fox de placa JRH-4528, na noite de quarta, no km-23,5 da BA-099, município de Camaçari. De acordo com informações de agentes da PRE, o menino tentava atravessar a pista quando sofreu o acidente. O motorista do Fox ainda não foi identificado. Apenas um dos cinco feridos registrados por agentes da PRE ainda continua internado e corre risco de morte.
João Augusto Dias Correa foi atropelado pela GM Celta de placa JOJ-8531, no km-9 da BA-131, proximidades do município de Jacobina. Ele foi transferido ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde permanece internado. Outras quatro pessoas sofreram lesões leves.

Fonte: Acorda Cidade

FORTALEZA VENCE VITÓRIA NO NORDESTÃO

Apresentando um futebol irritante e diferente das outras rodadas do Campeonato do Nordeste, o Vitória se deixou envolver pelo Fortaleza e perdeu para a equipe cearense na noite desta quinta-feira de São João por 2 x 0, mesmo com o retorno de Ramon Menezes ao time titular. Com este resultado, o rubro-negro baiano caiu para a quinta colocação na competição e tentará a recuperação no próximo domingo, contra o Fluminense de Feira, no estádio Manoel Barradas, às 20h15.

CANIBAL COMEU O PULMÃO DO COMPANHEIRO

A Justiça da França condenou a mais 30 anos de prisão um homem que matou seu companheiro de cela e comeu partes de seu corpo. Nicolas Cocaign, o 'canibal de Rouen', admitiu ter espancado e esfaqueado Thierry Baudry e depois asfixiá-lo com um saco plástico em uma prisão na capital da Normandia em 2007. A briga teria sido motivada por uma discussão sobre o estado do banheiro da cela. No processo, a Justiça recebeu detalhes de como Cocaign abriu o peito de seu companheiro de cela utilizando uma lâmina de barbear e cortou o que pensou ser o coração da vítima. Na verdade, Cocaign extraiu o pulmão de Baudry, que comeu em parte cru, em parte frito com cebolas em um fogão portátil.

FICHA LIMPA JÁ TEM RECURSO CONTRÁRIO

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nesta quinta-feira (24) o primeiro mandado de segurança em relação à Lei da Ficha Limpa. José Carlos Gratz (PSL), ex-deputado estadual por quatro mandatos e possível candidato ao Senado ou ao governo do Espírito Santo, quer que o Supremo reconheça o direito de ter seu pedido de registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. O ministro Dias Toffoli, que recebeu o processo, decidiu enviá-lo para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por entender que a matéria não é de competência do STF. Os advogados de Gratz argumentam que o político é vítima de perseguição política, e que isso “resultou no ajuizamento de mais de 200 ações civis e penais públicas, sem que tenha uma única condenação transitada em julgado".

PRESIDENTE DO FLAMENGO PODE SER VICE DE SERRA

Após a divulgação da pesquisa CNI/Ibope que o mostrou pela primeira vez atrás da rival do PT, Dilma Rousseff, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, passou o dia ao telefone a consultar os líderes mais influentes do partido para definir o vice de sua chapa. Serra discute, entre outros nomes, a escolha de Patrícia Filler Amorim para o posto. Ela é atleta e presidente do Clube de Regatas Flamengo. Em telefonemas a vários interlocutores, o tucano não esconde seu entusiasmo pessoal com a escolha da nadadora que foi 28 vezes campeã brasileira e estabeleceu os recordes sul-americanos nos Jogos Olímpicos de Seul, 1988.

LULA DESISTE DE REUNIÃO DO G20 PELAS CHUVAS NO NE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de ir à reunião do G20, que acontece neste final de semana em Toronto, no Canadá. De acordo com o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores), Lula decidiu permanecer no Brasil para acompanhar os trabalhos de apoio a moradores de Alagoas e Pernambuco, atingidos pelas chuvas. Segundo Amorim, Lula se disse "chocado" com a destruição que viu na região. Já são pelo menos 51 os mortos devido às chuvas que atingiram Alagoas e Pernambuco nos últimos dias. No total, 155 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. São 87 municípios atingidos: 59 em Pernambuco e 28 em Alagoas.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Acidente entre carro e bicicleta deixa homem gravemente ferido em Jacobina

Aconteceu nesta quarta-feira (23), por volta das 18h20, na estrada que liga o povoado de Malhadinha ao Jenipapo, em Jacobina, um grave acidente envolvendo uma bicicleta conduzida por João Augusto Dias Correia, aparentando ter idade entre 30 e 35 anos, popularmente conhecido por “Gustinho”, e um automóvel não identificado, e placa ignorada.

Segundo o colega de trabalho conhecido “Joziel”, que estava com a vítima no momento do acidente e em outra bicicleta, eles são moradores do Jenipapo e estavam indo para suas casas quando foram surpreendidos por um veículo que bateu de frente no ciclista, arremessando à mais de 10 metros. “Gustinho, não fica deste lado da pista que tá errado, quando ele passou pra o outro lado o carro que não estava em alta velocidade pegou bem de cheio, tudo ficou escuro, não dava pra ver mais nada, o cara do carro parou e disse: não posso fazer nada, sou turista e perdi meu passeio, é melhor esperar ajuda, podemos pegar de mau jeito e ser pior, vamos aguardar ajuda, ele foi jogado a mais de dez metros e ficou na beira da pista, quando eu vi, ele caído comecei chorar meu Deus, ele morreu a gente só pensa coisa ruim na hora”, contou “Joziel”.
Os homens chegaram ao Hospital Regional Vicentina Goulart, por volta das 19h, em uma ambulância, o motorista Lucas que é amigo e morador da região, passava de moto pelo local quando reconheceu a vítima, rapidamente retornado à cidade para buscar o veículo de socorro. Eles estavam trajando fardas de uma empresa com o nome Locar Limpeza Urbana, até o momento que nossa reportagem ficou no hospital, ninguém apareceu para dar suporte à vítima.
Segundo a atendente Taís Cristini, o estado de saúde do paciente é visivelmente grave, uma vez que a pancada foi na cabeça, e devido à perda de muito sangue possivelmente será encaminhado urgente para Salvador. (reportagem: Tribuna Regional On Line)

Prefeita de Araci diz que está 100% depois de mal súbito

A prefeita de Araci, Maria Edneide Pinho, conhecida Nenca, disse ao CN que está bem e vai participar com o povo durante todas as noites de forró, inclusive estará no Distrito de Tapuio nos dias 27 e 28, durante os festejos de São Pedro.

Ela, que retornou de Salvador na terça-feira (23), depois de sentir um mal súbido com dor no peito no dia 12 de junho, sendo encaminhada as pressas para Salvador, ficando internada no Hospital Português, após passar pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, na cidade Araci.

A prefeita sentiu o problema durante a arrumação da praça da festa, na entrada da cidade, quando já passavam das 22h. Ela contou ao CN que sentiu fortes dores no peito, "aquela dor insuportável e ao ser atendido por doutor Popó ele me transferiu de imediato, inclusive orientou que fosse acompanhada por uma técnica de enfermagem e passou um medicamento a cada vinte minutos".
(Calila Notícias)

E O QUE É PIOR : "...dos filhos desse solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!"

Sepultamento de Baio será nesta quinta-feira, às 17 horas em Ourolândia

Depois de alguns dias com a saúde bastante comprometida, faleceu às 19h30min desta quarta-feira, 23, em Jacobina, Natanai Freire do Ouro (Baio), 75 anos, completados no último dia 20.
A morte de Baio deixa triste uma gama de amigos e familiares em diversas cidades do Piemonte. Seu corpo está sendo velado em sua residência na Praça José Prado Alves em Ourolândia. O sepultamento acontece hoje às 17 horas no cemitério Jardim da Saudade.

Filho do primeiro casamento do Senhor Manoel Eustáquio Freire e Dona Clotilde Ouro Silvestre, nascido no antigo povoado de Canavieiras, hoje Taquarendi, município de Mirangaba, em 20 de junho de 1935, transferiu-se para o então povoado de Ouro Branco ainda muito jovem, onde se casou com Maria José da Silva (Zezé) e teve seis filhos: Cátia, Márcia, Margarete, Erinete, Adinael e Carlinhos.
Homem honesto e trabalhador, Baio fundou o Mercadinho Freire na Praça José Prado Alves, onde durante muitos anos comercializou a compra e venda de diversos produtos e assim criou e educou seus filhos de forma honrosa.
Era irmão do ex-prefeito Eliud Freire de Melo e pai do também ex-prefeito Adinael freire, ambos ex-gestores de Ourolândia.
Baio foi um grande amigo, do meu saudoso e querido pai, José Ferreira da Silva (Zé Facho) e da minha mãe, Tereza Benigna. Tive a honra de tê-lo como padrinho, amigo e conselheiro e aproveito a oportunidade para manifestar meus sentimentos e me solidarizar com a família neste momento de dor.
Edição de fotografia: Diogo Freire, do álbum de família
MENSAGENS:
E-mail: elianne_@hotmail.com
Nós aqui em Lagoa 33 ficamos tristes tambem. seu Baio foi um homem honesto e bom. Tinhamos muita consideraçao por ele.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mulher de 78 anos que teria sido estuprada por taxista morre no HRVG


Antônio Luiz Silva Souza em reportagem do jornal Tribuna Regional: mulher que teria sido estuprada por ele morreu agora há pouco no Hospital Regional Vicentina Goulart

Morreu agora às 19h30, no Hospital Regional Vicentina Goulart, em Jacobina, Adalmira Souza Nascimento, de 78 anos, que teria sido estuprada por um taxista jacobinense, de acordo com denúncia do jornal Tribuna Regional. Segundo informações de um familiar, ela morreu devido a uma infecção vaginal que teria se alastrado pelo organismo, desenvolvendo um quadro de anemia e perda de sangue.
O CASO
O taxista Antônio Luiz Silva Souza, conhecido por “Batatinha”, ainda encontra-se preso no complexo policial de Jacobina, acusado de ter estuprado, no dia 23 de abril deste ano, a aposentada Adalmira Souza Nascimento, 78 anos.Segundo relato da vítima, a mesma se encontrava à noite em um bar localizado no bairro da Matriz, quando “Batatinha” teria se aproximado e os dois passaram a beber juntos.Depois de muita insistência, a aposentada disse que aceitou o convite do taxista para levá-la para casa, até porque, disse Adalmira, “Batatinha é muito conhecido na cidade, inclusive no ponto do Terminal Rodoviário”.Segundo ela, no percurso, por volta das 22h30, ao lado da Igreja da Matriz, ele parou o carro e a estuprou.Parentes de Adalmira foram, no dia 11 de maio, ao Conselho Comunitário de Segurança Pública, pedir ajuda para que o crime cometido por Batatinha não fique impune.
De acordo com o relato de parentes da vítima, após o estupro, a aposentada se trancou em um quarto e só resolveu falar depois que conseguiram abrir a porta.
Os familiares revelaram que quando a anciã chegou em casa na noite do estupro foi diretamente para o banheiro se lavar, mas deixou vestígios de sangue no local.Manchas de sangue também foram encontradas nas vestes da vítima, segundo seus familiares.
Batatinha foi notícia, em Jacobina, no dia 7 de março do ano passado. O taxista compareceu ao complexo policial para registrar que no dia 4 de março de 2009 fora vítima de um sequestro praticado por um casal, que o contratara para fazer uma corrida.
Naquela oportunidade, segundo o taxista, o casal que o sequestrou levou o seu carro, uma Parati, de cor verde, placa JMG 8330. A polícia não tem notícia do carro roubado e muito menos do casal sequestrador.
Pela acusação de estupro, Antônio Luiz Silva Souza se encontra em prisão temporária. O delegado Eduardo Brito está à frente das investigações. Segundo informações, o delegado ainda não recebeu o resultado do laudo pericial.Batatinha nega que tenha cometido o estupro.
jornal Tribuna Regional ou no site www.jtronline.com.br

Ourolândia: Morre “Baio”, pai do ex-prefeito Adinael Freire

A cidade de Ourolândia está mais triste, faleceu na noite desta quarta-feira, 23, em Jacobina, o Senhor Natanael Freire do Ouro, pai do ex-prefeito Adinael Freire. O corpo está sendo velado em sua residência à Praça José Prado Alves em Ourolândia. A família ainda não divulgou a hora do sepultamento que deverá ocorrer nesta quinta-feira, 24.
Estamos ao lado da família, tristes por conta do falecimento do Senhor “Baio”, como era carinhosamente conhecido em toda região. Ele era também padrinho deste editor.
Voltaremos com mais notícias.

Jovem é assassinado em Coité no dia do seu aniversário

Por volta das 8:30 da noite dessa quarta-feira (23) véspera de São João, O jovem Jhonata João Oliveira da Silva 19 anos, conhecido por Paulista foi assassinado.
Segundo a mãe da vítima, ele estava em frente a sua casa situada na Rua Carlos Gomes Nº 414, Coité, falando ao telefone com a namorada, quando uma moto com dois homens não identificados lhe abordou. O jovem saiu correndo e entrou em uma residência da mesma Rua desesperado. Foi quando recebeu vários tiros, morrendo no local. A dona da casa disse que tudo foi muito rápido e não sabe como aconteceu.
Jhonata estava completando 19 anos, morava com os avós e possuía antecedentes criminais. É conhecido por Paulista por ter morado algum tempo em São Paulo onde também tem passagem pela polícia. Estava em Coité há mais ou menos dois anos.
Por ser véspera de São João e ter bastante fogos nas ruas os vizinhos dizem não ter ouvido tiros nem discussão.
Até o fechamento dessa matéria não se tinha pista dos assassinos e nem quantos tiros de fato a vítima levou.
Calila Notícias - Por: Raiane Lopes

AL: PREFEITA QUER CIDADE CONSTRUÍDA EM OUTRO LUGAR

A cidade alagoana de Branquinha é uma das mais atingidas pelo temporal que já matou mais de 40 pessoas no estado e no vizinho Pernambuco. A destruição é tamanha que nenhum prédio público ficou de pé no local, comunidades inteiras estão debaixo d’água e a maioria da população perdeu tudo e não sabe o que fazer diante da incredulidade da situação. A prefeita da cidade, Ana Renata Lopes, cogita solicitar ao Governo federal autorização para reerguer Branquinha em outro local, mais seguro de uma eventual repetição da catástrofe. A cidade foi inundada pelo Rio Mundaú. "Teremos de construir novas casas e precisaremos de apoio federal. Se der certo, gostaria de conversar com o presidente Lula, nesta quinta-feira (24), quando ele estiver na região. Teremos de criar um novo plano diretor, rever a questão dos assentamentos de terra e das propriedades rurais dos usineiros. Branquinha é uma cidade cercada de assentamentos legais e de plantações de cana-de-açúcar”, disse. Ela diz que a área original da cidade será refeita como um local de lazer para que a população não volte a sofrer com o drama.

DILMA ULTRAPASSA SERRA NO IBOPE

Uma bomba junina de grande efeito para Dilma Rousseff e péssima para o tucano José Serra. Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) para a eleição presidencial foi divulgada nesta quarta-feira (23) em Brasília. A candidata Dilma Rousseff aparece com 40% das intenções de voto, contra 35% de José Serra (PSDB) e 9% da candidata Marina Silva. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Portanto, seu efeito passa a ser inexistente para a vantagem de Dilma. Segundo o blog de Fernando Rodrigues esta é a primeira vez em que a candidata petista aparece à frente do tucano em uma pesquisa com uma diferença que ultrapassa a margem de erro. Na última pesquisa CNI/Ibope, divulgada em 17 de março, Serra aparecia com 38%, contra 33% de Dilma e 8% de Marina. Brancos e nulos somavam 12%; 8% não responderam. Dilma aparece na frente também na simulação de 2º turno. A petista tem 45%, contra 38% de Serra. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 9% não sabem ou não responderam. Na simulação de 2º turno da pesquisa anterior, o tucano aparecia com 44%, contra 39% da petista. Brancos e nulos somavam 10%, e 7% não responderam. Assim posto, o melhor que Serra faz neste São João é encher a cara de licor, porque a candidata de Lula está a se deliciar com uma canjica inesperada, mas não surpreendente.
(Samuel Celestino)

PAULO AFONSO: EX-PREFEITO INELEGÍVEL POR 5 ANOS

O ex-prefeito da cidade de Paulo Afonso, Raimundo Caires Rocha, foi condenado nesta terça (22) a ficar inelegível por um prazo de cinco anos pela Câmara de Vereadores do município. O placar foi apertado, uma vez que seis vereadores votaram pela condenação e cinco se posicionaram contrários. Estavam sendo julgadas na ocasião as contas da prefeitura do ano de 2008 feito pelo Tribunal de Contas dos Municípios, que recomendou a reprovação. O parecer foi encaminhado ao Ministério Público e ao Tribunal Regional Eleitoral e outras sanções ainda podem ser aplicadas contra o ex-gestor.

Ourolândia: Prefeitura recupera estrada vicinal de São Bento

A Prefeitura de Ourolândia está reformando a estrada vicinal que liga a sede do município ao povoado de São Bento. Na tarde desta quarta-feira, 23, as máquinas e caçambas estavam trabalhando na recomposição do trecho conhecido como “Banca e Ladeira do São Bento”.
De acordo com as informações do chefe do Setor de Transportes da Prefeitura de Ourolândia, Gualter Robson, trata-se da parte mais crítica, pois o local estava bastante estreito por conta da erosão causada pelas águas do Rio Vereda que margeia este importante trecho da estrada. A previsão é que as obras estejam prontas em aproximadamente 15 dias. A estrada de São Bento além de ser a principal via de tráfego dos moradores serve também para o escoamento da produção de cebola, cenoura e tomate, plantados em irrigação naquele vale.

Jacobina: aprovado aumento de salário para os servidores municipais

A Câmara de Vereadores de Jacobina aprovou em sessão na última segunda-feira, 21, o reajuste para o funcionalismo público. Sendo este diferenciado em seus valores: 5% para os professores da rede municipal de ensino e 4% para os demais servidores municipais. O vergonhoso projeto de autoria do Executivo havia sido enviado para o Legislativo desde abril deste ano, sendo apenas analisado e aprovado nesta semana. Os reajustes serão retroativos aos meses anteriores.

COMEÇA A CONSTRUÇÃO DA UPA EM CAPIM GROSSO

De acordo com as informações do Secretário de Saúde de Capim Grosso, Fábio Ramos, o município de um pouco mais de 27 mil habitantes foi o último a ser contemplado com o projeto de construção da UPA 24h – Unidade de Pronto Atendimento.
Além de Capim Grosso, Morro do Chapéu e Jacobina também foram contemplados com a construção da UPA.
A obra que já está em construção no Bairro Novo Oeste, à direita da pista, sentido Bairro Água Nova, ocupará uma área de aproximadamente 1000 metros quadrados de construção, tem como responsável pela realização a empresa TECOLT da cidade de Feira de Santana e ficará pronta no prazo de quatro meses pelo custo de R$ 1.4 milhão.
Quanto ao SAMU 192, o secretário informou que a central de regulação que seria em Jacobina ficou sem um ponto de referência, já que o município de Jacobina teria desistido do projeto.
Texto: Arnaldo Silva.
Foto: (Projeto)

programa educacional de resistência às drogas será implantado em Tucano

O programa foi desenvolvido em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países envolvendo 60 mil policiais.

Está previsto para ter inicio no próximo mês de Julho/10, no município de Tucano, o Programa Educacional de Resistências as Drogas, (PROERD), curso esse que será ministrado pela 2ªCIAPM/Tucano, e que terá como monitor o SD PM Edilson dos Reis.
O PROERD é baseado no programa Norte Americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), que foi desenvolvido em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países envolvendo 60 mil policiais.
É um programa de caráter social e preventivo, que visa desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência nas escolas, sensibilizando as crianças e os adolescentes para que possam reconhecer e resistir às pressões diretas ou indiretas que poderão influenciá-los a experimentar drogas ou mesmo a agirem com violência.
As informações transmitidas às crianças a respeito das drogas e dos tipos de abordagens que estão sujeitas, atuam como uma vacina, para que conscientizadas, possam dizer NÃO às drogas.Em principio o Programa será ministrado nas Escolas: Escola Municipal Madre Paulina; Grupo Escolar Rosália Matta; Escola Estadual de 1ºGrau José Penedo e Colégio Estadual Rômulo Galvão, todos na Estância Hidromineral de Caldas do Jorro, após o término destas turmas o programa se estenderá para a Sede do Municipio. Buscando-se assim auxiliarmos, (Policia/Comunidade) na busca da construção de um futuro melhor, principalmente, para nossas crianças.

Adultos sem o ensino médio podem fazer Enem para obter certificação

Quem não cursou ou não concluiu o ensino médio tem agora a chance de buscar o certificado de conclusão, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Segundo o edital retificado, publicado nesta terça-feira (22), no Diário Oficial da União, o candidato à obtenção do certificado de conclusão não precisa ter frequentado a escola regular, nem a educação de jovens e adultos. Dessa maneira, o Enem pode ser feito como meio de obter essa certificação. Para que tenha direito ao certificado, basta que o candidato atinja a pontuação mínima exigida - 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação.

As matrículas do Enem de 2010 foram abertas nesta segunda-feira, 21, e vão se estender até 9 de julho, pela internet. Ao fazer a inscrição, o candidato deve indicar o número do CPF e preencher o questionário socioeconômico. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro.

A condição para obter a certificação é ter 18 anos completos, na data de realização da primeira prova. Cabe ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) receber as inscrições dos candidatos, aplicar e corrigir as avaliações. A emissão dos certificados é de competência das secretarias estaduais de educação.

Opção - Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os centros federais de educação tecnológica (Cefets) também podem fazer a certificação com base nos resultados do Enem. Assim, o candiato deve, no ato da inscrição, indicar a secretaria, instituto ou centro federal pelo qual pretende obter o certificado. Da ficha de inscrição (acesse aqui) consta a relação de instituições certificadoras que firmaram acordo de cooperação técnica com o Inep.

As informações são do A Tarde e do Portal do Ministério da Educação (MEC)

Drica Moraes passa bem após transplante de medula

Após passar por um transplante de medula na manhã desta quarta-feira (23), a atriz Drica Moares passa bem.
A atriz foi internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Em cominicado oficial enviado à imprensa, a instituição hospitalar informou o estado de saúde da artista: "O procedimento foi realizado por volta das 11h30 e não teve nenhuma intercorrência. A paciente está ótima e permanecerá internada para monitoramento da reconstituição da medula óssea".
Ainda de acordo com o hospital, o procedimento que foi feito possui três etapas e começou dia 16 de junho com a quimioterapia.
Vale lembrar que Drica estava internada há mais de uma semana devido à leucemia. Mas ela já havia se internado outras vezes para sessões de quimio.
Agora a atriz terá que ficar no hospital para que a infusão da medula óssea que ela recebeu seja avaliada.
Segundo o site "G1", o transplante foi feito pelo hematologista Nelson Hamerschlak na unidade do Morumbi e com doador desconhecido. Só sendo possível graças a busca no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

MP QUESTIONA 'LATINHAS FALANTES' DA SKOL



Em época de Copa do Mundo, a rivalidade entre Brasil e Argentina ficam ainda mais aflorada. Que o diga um cidadão argentino residente em Belo Horizonte. Ele buscou o Ministério Público Federal de Minas Gerais para que o órgão questionasse e recomendasse à AmBev a suspensão da campanha publicitária da cerveja Skol que ofenderia os cidadãos argentinos. Na peça publicitária, um homem, vestido com a camisa da seleção argentina de futebol, ao abrir uma lata de cerveja, é por ela chamado de “maricón”. Segundo o MP, "a campanha teria nítido conteúdo ofensivo e discriminatório". Em nota, o órgão diz ainda que, “de acordo com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), de fato, a propaganda da Skol possui duplo caráter discriminatório, tanto em relação à nacionalidade quanto por seu caráter homofóbico, já que o termo ‘maricón’, ‘também no léxico hispânico, significa maricas, homem efeminado, aquele que é homossexual, medroso, covarde’”, diz o MP em nota. A AmBev, por sua vez, informou que a campanha em questão já havia sido encerrada antes da recomendação do MP, mesmo assim, o Ministério Público abriu inquérito para apurar o assunto.
(Fernanda Figueiredo)

SOBE PARA 44 Nº DE MORTOS POR CHUVAS NO NE

Segundo balanço divulgado pela Codecipe, a coordenadoria de Defesa Civil estadual, subiu para 15 o número de mortes causadas pela chuva em Pernambuco, desde a semana passada. Em Alagoas, outro estado do Nordeste atingido por enxurradas, foram confirmadas, até a manhã desta quarta (23), 29 mortes. Com isso, chega a 44 o número de óbitos provocados pelo mau tempo. A Codecipe informa que 54 municípios pernambucanos foram atingidos pela chuva. Trinta decretaram situação de emergência e nove, de calamidade pública. Mais de 41 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.

SÃO JOÃO DE CHUVA NA BAHIA

Apesar do céu azul, que já aparece na capital, a previsão do tempo para o São João deve ser de céu encoberto e chuvas fracas na maior parte da Bahia. Essa é a previsão para Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo, Nordeste e sul da Bahia. As regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste também devem ser de dias nublados e com chuva fraca. A temperatura nessas áreas deve chegar a 13° C. Já na capital baiana, a temperatura deve oscilar entre 18° e 29° C.

DRICA MORAES FARÁ TRANSPLANTE NESTA QUARTA

A atriz Drica Moraes deve passar por um transplante de medula óssea na manhã desta quarta-feira (23), informou o Hospital Albert Einstein. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, não há como precisar o horário do procedimento pelo qual a atriz passará, mas um boletim deve ser divulgado por volta do meio-dia, logo após o término do transplante. A atriz está internada desde o dia 14 em São Paulo. O transplante será comandado pelo hematologista Nelson Hamerschlak. Drica, que mora no Rio, está com leucemia e se internou algumas vezes em hospitais da cidade para sessões de quimioterapia. Informações do G1.

Mãe quer dar à filha nome de bola

O cartório de Jardim de Piranhas, no estado do Rio Grande do Norte, se recusou a registrar uma criança com o nome de "Jabulani", nome da bola oficial da Copa do Mundo.

Não, caro leitor, você não se enganou, nem eu digitei errado. É isso mesmo! A Dona Ana Maria dos Santos, de 28 anos, procurou o cartório junto com a bebê na sexta-feira (11), querendo registrar sua filha como o nome da bola da Copa. No entanto, para sua decepção e revolta, na hora do registro, o tabelião se recusou a fazer a certidão do nascimento. "Tenho o direito de dar à minha filha o nome que eu quiser, isso é um absurdo", disse Ana Maria, que acabou deixando a menina sem nome até que encontre um cartório que aceite a escolha da família. O pai, Alexandre Santos da Silva, disse que resolveu batizar a filha assim porque ela é gordinha, "como uma bola". "Todo mundo já chama ela de Jabulaninha", disse ele.

Os donos de cartórios temem uma explosão do nome Jabulani, principalmente agora que o quadro "Bola Murcha e Bola Cheia", do Fantástico, passará a se chamar "Jabulani Cheia e Jabulani Murcha" até o fim da Copa. "Não pode colocar um nome desse, porque os pais findam se arrependendo. Essa moda passa e depois quem sofre é a criança", disse o funcionário do cartório, Pacheco Gomes, que foi batizado com esse nome em homenagem ao personagem Pacheco, da Copa de 1982.
Fonte: Informativo Democratizando a Comunicação

Van de transporte clandestino capota na BR-324 e fere seis

No final da madrugada de ontem, uma van que fazia transporte clandestino de passageiros capotou, deixando seis pessoas feridas. De acordo com informações do policial rodoviário federal Marcos Bezerra, não há detalhes ou possível causa do acidente. “Os ocupantes apenas relataram que no km 551 da BR-324, perto de Amélia Rodrigues, o motorista teria perdido o controle da direção fazendo com que o carro atravessasse a pista, para em seguida capotar.
Ainda de acordo com a PRF, Anderson Rodrigues, 28 anos, teve lesões graves, o mesmo acontecendo com Denise Taise Guarda dos Santos, 19 anos, Tatiane Cristiane Madeiros e Camila Lima Pereira, 25 anos. Márcio Almeida da Silva e Flávio Silva sofreram escoriações leves. Todos foram encaminhados para o Hospital Cleriston Andrade, onde se encontram internados. O condutor do veículo, que não foi identificado, fugiu logo após o capotamento e, até o final da tarde de ontem, não havia comparecido ao Posto da Polícia Rodoviária, segundo Bezerra.
No início da noite de ontem, um engavetamento envolvendo três veículos deixou uma das pistas interditada na BR-324, sentido Feira de Santana/Salvador. De acordo com a PRF, apesar do choque entre os carros, não houve feridos.
Ainda segundo a polícia, a suspeita é de que um dos veículos tenha tentado fazer uma ultrapassagem e colidiu na traseira do outro. Um terceiro carro não conseguiu frear e também se envolveu na batida. Até o início da noite, seis acidentes ocorreram na BR-324, sentido Simões Filho.
tribunadabahia.com.br

Ramon deve reforçar o Vitória contra o Fortaleza pelo Nordestão

A TARDE On Line

Os jogadores do Vitória embarcam nesta quarta-feira, 23 às 21h, com horário de chegada previsto para as 22h45. O confronto contra o Fortaleza acontece nesta quinta, 24, às 19h, no Estádio Castelão, em partida válida quinta rodada da competição.
Antes de seguir para o duelo, os atletas treinam pela manhã, a partir das 9h30. Para a partida contra o Fortaleza, válido pela quinta rodada do Nordestão, o treinador Ricardo Silva incorporou o meia Ramon e o zagueiro Reniê.

ONU premia ação que beneficia 30 mil pessoas no baixo sul baiano

Hilcélia Falcão l A TARDE*
O agricultor Agenor Félix de Souza, 65 anos, viu seus sonhos realizados este ano. Já não depende mais da renda do Bolsa Família para alimentar mulher e filho e até conseguiu comprar uma caminhonete. O segredo? O palmito que cultiva na Mata do Sossego, em Ituberá, a cerca de 200 quilômetros de Salvador.
O produto, que já está nas gôndolas do Grupo Pão de Açúcar, em São Paulo, e da rede Bompreço, na capital baiana, praticamente triplicou a renda dele e de pelo menos 470 famílias ligadas à Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul (Coopalm). Com uma renda familiar de cerca de R$ 1,6 mil, o agricultor ganhou mais que dividendos: o palmito trouxe de volta para casa os três filhos de Agenor que haviam migrado para o Sudeste do País em busca de uma vida melhor.
Com uma previsão de movimentar R$ 20 milhões em negócios este ano, o produto é apenas um dos quatro itens da pauta de alianças cooperativas do único programa de desenvolvimento sustentável da América Latina e Caribe selecionado para receber nesta quarta-feira, 23, em Barcelona, na Espanha, o prêmio ao Serviço Público das Nações Unidas 2010.
Trata-se do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), instituído pela Fundação Odebrecht e apresentado, na terça, 22, no Auditorio y Centro de Convenciones Axa, para uma plateia de representantes de outros 15 diferentes países também premiados. Ao todo, já são cerca de 30 mil beneficiados no baixo sul baiano.

Verba do BNDES para a arena da Fonte Nova é ilegal, diz MP


Marcelo Brandão e Flávio Costa l A TARDE/
Ilegalidades e irregularidades no projeto para construção do novo estádio da Fonte Nova levaram os ministérios públicos Federal (MPF) e do Estado da Bahia (MP-BA) a recomendarem que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não conceda financiamento de R$ 400 milhões para a realização da obra. A recomendação foi encaminhada ao banco estatal, na terça-feira, 22, à tarde, um dia depois do início da demolição.
As procuradoras da República Juliana Moraes, Melina Flores (do MPF) e a promotora pública Rita Tourinho (do MP-BA) estabeleceram o prazo de dez dias para que o BNDES negue o financiamento requerido pelo governo do Estado da Bahia. Caso haja descumprimento, providências judiciais e administrativas poderão ser adotadas, elas advertem.
Uma auditoria realizada no contrato pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) já tinha detectado diversas irregularidades, como publicou A TARDE, na edição de 5 de junho. Agora, as duas procuradoras da República e a promotora de justiça enviaram a recomendação ao BNDES, informando sobre uma ilegalidade no projeto. Pelo
modelo de Parceria Público-Privada (PPP), adotado para a realização da obra, o governo não pode fazer o empréstimo junto ao BNDES e repassá-lo para o consórcio Fonte Nova Negócios e Participações, formado pelas empresas OAS e Odebrecht Investimentos.
A recomendação alerta que o repasse do financiamento pelo governo é vedado pelo artigo 7º da Lei 11.079/04, que regulamenta as PPPs. Com base na lei, os membros dos ministérios públicos entendem que o Estado só poderia repassar valores ao consórcio após o estádio estar pronto e funcionando. “A contraprestação da
administração pública será obrigatoriamente precedida da disponibilização do serviço objeto do contrato de Parceria Público-Privada”, diz o texto da lei.
As procuradoras e a promotora argumentam que o governo baiano nem sequer poderia tomar o financiamento, pois essa incumbência seria do consórcio, de acordo com a legislação específica. “Pelo modelo de privatização PPP para a construção da nova arena da Fonte Nova, o consórcio teria que construir todo o estádio para, depois que o entregar pronto, receber a contrapartida (pagamento) do Estado”, explica a procuradora da República Juliana Moraes.
Para a procuradora Juliana Moraes, o Estado está arcando com todos os riscos, porque tomou o empréstimo, quando, segundo ela, esse papel deveria ser do consórcio.

Bahia deixa escapar primeira vitória no Nordestão

A TARDE On Line
O Bahia deixou escapar o primeiro triunfo no
Campeonato do Nordeste. Na terça-feira, 22, o tricolor ficou no empate por 2 a 2 com o Ceará, no Estádio de Pituaçu, em partida válida pela quinta rodada da competição.
O
time comandado por Lúvio Trevisan, que substituiu João Marcelo, saiu atrás no placar, virou a partida no segundo tempo, mas não conseguiu segurar o time cearense, que fez dois gols em jogadas de bola parada.
Com apenas dois pontos ganhos no
torneio, o Bahia se mantém provisoriamente na 13ª colocação. O próximo confronto será contra o Náutico no domingo, 27, às 16h, no Estádio dos Aflitos, em Pernambuco.

Bahia ocupa 2º lugar no País em número de gestores com contas rejeitadas

Ludmilla Duarte l Sucursal Brasília Jornal A Tarde
A Bahia é o segundo Estado em número de gestores públicos com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) desde o ano de 2002: são 700 baianos, atrás somente do Maranhão, com 728. Eles estão numa lista de 4.922 gestores com 7.854 contas julgadas irregulares, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que agora terá de se debruçar sobre esta lista para definir quem é que terá que ficar fora do pleito deste ano – já que nem todos os gestores da relação do TCU tiveram as contas rejeitadas “por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”, como manda a recém-promulgada Lei 135/2010, batizada de Lei da Ficha Limpa.
Segundo o TCU, há contas rejeitadas por razões meramente formais, como ausência de documentos ou erros em sua apresentação, o que por si só não configura má-fé. Dois deputados federais baianos estão na relação. Fernando de Fabinho (DEM), ex-prefeito de Santa Bárbara, a 141 km de Salvador, e Geraldo Simões (PT), ex-prefeito de Itabuna, a 433 km de Salvador. O suplente Joseph Bandeira (PT), ex-prefeito de Juazeiro, a 500 km da capital, também está na lista.
O caso que envolve Fernando de Fabinho é um convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em 2005. Segundo o TCU, cerca de R$ 140 mil repassados à prefeitura pelo governo federal e pagos à empreiteira contratada para uma obra de saneamento na cidade teriam deixado de ser aplicados. O fato já virou uma ação penal impetrada pelo Ministério Público junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Defesa -A defesa do deputado alega que as obras foram concluídas, ainda que fora do prazo, e que não há provas de que Fernando de Fabinho tenha desviado, em benefício próprio ou de terceiros, os recursos repassados pela Funasa. Para a defesa, sem provas, o Ministério Público pretende fazer da ação penal a via da investigação.
Já Geraldo Simões teve as contas rejeitadas por falta de apresentação de documentos e de defesa na fiscalização da contratação de dois convênios, um deles na área de Saúde e o outro na de Educação. Segundo o parlamentar, os convênios datam de 1996, no seu primeiro mandato, quando era o único prefeito petista administrando uma cidade média baiana e sofria acirrada perseguição política por parte do grupo liderado pelo falecido senador Antonio Carlos Magalhães, que controlava o governo do Estado.
Joseph Bandeira, prefeito de Juazeiro de 2001 a 2005, teve as contas rejeitadas num acórdão publicado em 2008 porque deixou de apresentar documentos relativos ao programa Sentinela, executado com recursos do governo federal.

MAIS DE 100 MUNICÍPIOS TERÃO AJUDA DO GOVERNO PARA AS FESTAS JUNINAS

Mais tradicional e importante festa do interior baiano em termos de mobilização, o São João de mais de 100 municípios da Bahia terá significativa ajuda do Governo do Estado, que deverá investir em torno de R$ 6 milhões. Também serão disponibilizados recursos via parcerias com instituições como os Bancos do Brasil, do Nordeste e Petrobras.
Os investimentos não se limitam ao interior, para onde vai a maioria dos soteropolitanos. Num imenso arraial, que vai da Praça Castro Alves ao Pelourinho, os que ficam em Salvador e os turistas que desembarcam na cidade nesta época do ano podem curtir várias atrações tradicionais dos festejos juninos.
Entre os municípios nos quais o Governo do Estado vai investir para incrementar ainda mais o São João do interior baiano estão alguns já famosos, como Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Amargosa e Cachoeira, e também cidades menos conhecidas pela festa, entre as quais Bonito, Barra e Caetité.
As Secretarias de Relações Institucionais e de Turismo/Bahiatursa foram as responsáveis pelo planejamento. Segundo o titular da Serin, Paulo Cezar Lisboa, o São João está para o interior assim como o carnaval está para a capital. “A dimensão cultural que a festa tem para o pessoal do interior é incrível. A religiosidade, a animação e os festejos típicos em si proporcionam um momento único para essas comunidades”, analisou o secretário.
O secretário de Turismo, Antonio Carlos Tramm, também destacou a importância dos festejos juninos. “É uma festa típica de família, com a grande maioria das pessoas deixando a capital com destino às suas cidades de origem. Daí, a presença forte da Bahiatursa na organização”, declarou Tramm.
www.comunicacao.ba.gov.br

Homem é morto em Conceição do Coité

Um homem não identificado foi morto por volta das 17h40 desta terça-feira (22), depois de discutir com outro também não identificado numa casa alugada para uma fabrica de bolsa, na Rua Manoel Gonçalves de Araújo em Conceição do Coité.
O crime ainda é misterioso, pois não se sabe quem é a vítima ou o autor. Nenhuma testemunha se prontificou a narrar o fato para a Polícia.
O objeto que possivelmente foi utilizado no crime, um pedaço de zinco, foi encontrado dentro de uma lata de lixo bastante sujo de sangue. O criminoso acertou um golpe na nuca da vítima que morreu no local.
Próximo ao corpo foi encontrado uma bateria de carro que também deverá ser utilizada como peça de investigação, não descartando a possibilidade da mesma ter sido utilizada no crime.
Foi encontrado no bolso apenas uma xerox de um registro de nascimento em nome de Michell Borges, 23 anos, natural de Feira de Santana, que a Polícia Civil vai constatar se o documento encontrado é da pessoa morta. Calila Notícias

Raimundo Mascarenhas

DILMA PARTICIPA DE CONVENÇÃO DO PT

A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, confirmou presença na convenção estadual do PT, que será realizada no próximo domingo (27). O evento que confirmará o nome do governador Jaques Wagner como postulante à reeleição será realizado no Salão Oxalá II do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, a partir das 10h. A participação da presidenciável, que conta com dois palanques no estado, é um alento aos adeptos baianos do Partido dos Trabalhadores, que a viram exaltar o concorrente peemedebista nas próximas eleições, o deputado federal Geddel Vieira Lima, na cerimônia da sua sigla. Além de militantes dos demais partidos da coligação (PCdoB, PSB, PDT, PP, PRB e PSL), o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, também estará presente.
(Evilásio Júnior)

terça-feira, 22 de junho de 2010

MAIA SUGERE SÃO JOÃO DISTRIBUÍDO EM TODO O MÊS

Roberto Maia apela por uma modificação no próximo ano

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Roberto Maia, contatou o Bahia Notícias para fazer uma análise sobre as dificuldades financeiras que os prefeitos do estado estão a enfrentar para garantir a realização de festas juninas de qualidade. Na avaliação do político, o fato de a maior parte dos festejos estarem programadas dentro da mesma semana (entre 24 e 30 de junho), os preços das bandas de forró ficam inflacionados. Maia, que é prefeito de Bom Jesus da Lapa pelo PMDB, fez um apelo para que no próximo ano o São João seja diluído dentro de todo o mês de junho e até meados de julho. Para ele, a saída seria as comemorações dos padroeiros de São Pedro de Santo Antônio. Outro fator positivo, citado pelo peemedebista, é a extensão dos dias em que as cidades poderiam desfrutar da presença de turistas. “Se assim fosse, os recursos circulariam no estado durante todo o mês e não em apenas uma semana. Os gastos seriam reduzidos em até 50%. Na Lapa mesmo, nós fazemos o São Pedro e gastaremos esse ano cerca de R$ 300 mil. Se eu fizesse a mesma festa, com as mesmas bandas, tudo ficaria por, no mínimo, R$ 700 mil”, contabilizou o gestor.

DF: DEPUTADA DA BOLSA É CASSADA PELA CÂMARA

A deputada Eurides Brito (PMDB-DF), filmada no momento em que colocava dinheiro na bolsa, foi cassada nesta terça-feira (22) pela Câmara Legislativa distrital por quebra de decoro parlamentar. Por 16 votos a 3, os deputados entenderam que o vídeo em que aparece recebendo pacotes de dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa, comprova a participação da peemedebista no esquema. Outros quatro deputados se abstiveram e um não participou da sessão.

TCU: FICHA LIMPA TÃO IMPORTANTE QUANTO LRF

O presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, disse considerar a Lei da Ficha Limpa tão importante para a administração pública quanto a Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo ele, a lei que impede a candidatura de quem foi condenado por improbidade administrativa, entre outros crimes, vai contribuir para melhorar a gestão pública. "Considero a Lei do Ficha Limpa no patamar da Lei de Responsabilidade Fiscal. Elas contribuem para que a cidadania, a moralidade da coisa pública e os princípios éticos estejam presentes na administração."

CLEYTON: VEREADORA SERÁ PROCESSADA POR LOCUTOR

A presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Luiza Maia (PT), será processada civil e criminalmente pelo radialista Marco Antônio, aquele da Líder FM, que entrevistava o delegado Cleyton Leão no momento em que o oficial fora assassinado (relembre). O locutor disse ao Bahia Notícía que anda a ser acusado pela vereadora de ser o culpado pela morte do policial. Ele afirmou que possui uma gravação de um pronunciamento da edil em plenário do parlamento municipal, onde levantou a hipótese de que se não fosse a insistência do locutor em entrevistar o delegado, ele não seria abordado e morto pelos bandidos. A petista, que é esposa do prefeito da cidade, Luiz Caetano, teria acusado o radialista também de que ele estaria a lucrar com a venda do arquivo que contém a gravação na hora do crime. “Ela fala isso em vários lugares. Fala em entrevistas, na Câmara e nas ruas. Depois de uma séria acusação dessa, não é para eu processá-la? É sim”, ameaçou Marco Antônio. Já a assessoria da vereadora disse ao BN que desconhece que as acusações estejam a ocorrer. Bahia Notícias
(Gusmão Neto)

COCA-COLA LANÇA GARRAFA DE ALUMÍNIO

A Coca-Cola lança com exclusividade no Brasil uma garrafa de alumínio comemorativa para a Copa do Mundo FIFA 2010. O artefato é inspirado no torcedor sul-africano, que torce a caráter trajando a Makarapa. O produto faz parte da campanha “Comemore do seu jeito”.

CONGRESSO NACIONAL: CÂMARA DOS DEPUTADOS

Um incrível e corajoso depoimento.... Precisamos de mais deputados assim

São José do Jacuípe: prefeito realizou o sonho de ter Flávio José no São João antecipado.

Uma programação genuinamente nordestina. É assim que o cantor e compositor Flávio José definiu o "São João antecipado de São José Também se apresentaram durante os três dias de festa, o cantor Carlos Pita, Neilson do Acordeom, Tony Jú, Pega Leve, Banda Skema, dentre outras. A realização do evento, que começou na sexta-feira (18) e se estendeu até as primeiras horas de segunda-feira (21), foi da Prefeitura de São José do Jacuipe e contou com apoio do Governo do Estado e da Petrobrás.
No ponto alto da festa, na noite de sábado, o público foi superior a dez mil pessoas e muitos foram os ônibus que realizam as viagens conhecidas como "bate e volta", tendo como origens as principais cidades da região, a exemplo de Capim Grosso e Jacobina.

Calila Notícias. Por: Valdemí de Assis/ Fotos Raimundo Mascarenhas