sexta-feira, 13 de novembro de 2009

HOMEM É ASSASSINADO COM VÁRIOS TIROS NA PRAÇA JOSÉ PRADO ALVES EM OUROLÂNDIA

André de Souza Nunes, 21 anos, vulgarmente conhecido pela alcunha de “Pinduca” foi assassinado a tiros em Ourolândia na Praça José Prado Alves por volta das 18:30 horas desta sexta-feira 13 de novembro. De acordo com o Boletim de Ocorrências da Polícia Militar o crime teria sido cometido por alguns elementos a bordo de um Gol azul de placa não anotada que após o ocorrido desapareceram tomando rumo ignorado.
A Polícia foi informada do fato e ao chegar ao local encontrou o corpo de “Pinduca” já sem vida, caído em decúbito dorsal com diversas perfurações no abdômen, tórax e região temporal. “Saímos em diligência, mas não obtivemos êxito”, disse o Sargento Requião comandante da PM de Ourolândia.
Segundo informações da Polícia, “Pinduca” já havia cumprido pena na Delegacia de Jacobina assim como na capital do Estado por prática de latrocínio ocorrido na Praça da Bíblia em Jacobina quando assassinou um jovem evangélico para roubar um celular. O fato na época casou grande revolta na sociedade Jacobinense.
VEJA AS FOTOS DESTA MATÉRIA NESTE SÁBADO

Morre a atriz Mara Manzan

Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 13, a atriz Mara Manzan, de 57 anos. Internada desde o último dia 7 no Hospital Rio’s D’or, a artista lutava contra um câncer de pulmão e acabou falecendo na unidade médica onde realizava tratamento. As informações são do G1.
Mara Manzan havia sido submetida a uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pulmão em abril do ano passado, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A artista também já havia passado por uma operação para a retirada de um tumor no útero em 1998.
Apesar da doença, Mara Manzan se mostrava otimista com a possibilidade de cura. Há aproximadamente um mês, a artista falou, em seu blog, sobre a alegria de estar viva.
“Hoje li uma frase do Neguinho da Beija-flor que vale para todos nós: só da gente ter direito a vida, é o suficiente para viver sorrindo. Quero morrer bem velhinha, ver meus netos grandes e trazendo alegria ao meu coração para meus queridos fãs que estiveram o todo o tempo do meu lado”, escreveu a artista.
Carreira - Na televisão, Mara trabalhou em mais de 10 novelas, dentre elas "Cobras & Lagartos" (2006), "América" (2005), "Senhora do Destino" (2004), "Da Cor do Pecado" (2004), "Kubanacan" (2003), "Salsa e Merengue" (1996) e "A Viagem" (1994), dentre outras.
O último trabalho de Mara na TV foi na novela "Caminho das Índias", da autora Glória Perez, que chegou ao fim no início do segundo semestre deste ano. Na trama, a artista interpretou a personagem Dona Ashima, uma indiana que vivia no Rio de Janeiro.Mara também trabalhou no cinema, em filmes como "Sexo com Amor?" (2008), no qual viveu a personagem Dirce, "Herman" (2003), "De Cara Limpa" (2000), "Mundo VIP" (1997) e "Bonecas da Noite" (1982). A Tarde

PREFEITURA REALIZA GINCANA EM LAGOA DO 33

A Prefeitura de Ourolândia, através das secretarias de Saúde e Educação, comunica que estará realizando durante os dias 17 e 18 deste mês (terça e quarta-feira) em lagoa do 33, a 1ª Gincana Educação e Saúde, evento que envolverá os alunos e as escolas daquele Distrito. Na oportunidade será realizada uma mini-feira de Saúde para a comunidade em geral. Participando do evento você estará contribuindo para o controle da dengue em nossa cidade!

RIACHÃO DO JACUÍPE REALIZA FEIRA DO MICROEMPREENDEDOR


CAPIM GROSSO PROMOVE 4ª FEIRA DE NEGÓCIOS


Uneb lança hoje livro sobre silicose nas minas de Jacobina

O Departamento de Ciências Humanas da Uneb convida para o lançamento do livro Enredos e tramas nas minas de ouro de Jacobina de autoria da professora Sara Oliveira Farias. O evento acontece nesta sexta-feira, 13 de novembro, a partir das 19 horas no Pátio da Uneb situado a Avenida J. J. Seabra, 158, Estação, Jacobina.
O livro Enredos e tramas nas minas de ouro de Jacobina discute, entre outros aspectos, as relações de poder e força entre trabalhadores e a empresa multinacional Morro Velho, nas décadas de 1980 e 1990, na Cidade de Jacobina. É um trabalho de História que estabelece uma interface entre os mundos do trabalho, da saúde pública, do direito trabalhista e da memória, utilizando como metodologia de trabalho a História Oral. Tem como preocupação a análise dos múltiplos discursos dos atores personagens dessa história (trabalhadores, viúvas, sindicalistas, médicos, advogados etc.). Focalizando o estudo nas perigosas e inadequadas condições do trabalho que levaram muitos mineiros a contrair uma doença letal e sem cura – a silicose. Narrar e analisar as condições de vida e de morte dessas pessoas é um caminho possível para se discutir as relações de trabalho no Brasil atual; esta é uma discussão que este livro propõe

SPORT X PALMEIRAS PODE IR PARA O TAPETÃO

A polêmica causada pela anulação do jogo Palmeiras x Sport pode levar o Campeonato Brasileiro para o tapetão.
Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD, disse que existe a possibilidade de o jogo ser anulado por causa do erro de Elmo Resende. O árbitro validou o gol de Danilo, aos 40 minutos do segundo tempo. No lance, mesmo sem qualquer irregularidade, ele apita antes de o palmeirense marcar o gol que selou o empate por 2 a 2. O goleiro Magrão nitidamente desiste da jogada ao ouvir a marcação do árbitro, que foi afastado pela CBF na tarde desta quinta-feira. Schmitt explicou que o pedido de anulação da partida independe do que Elmo Resende pudesse escrever na súmula. O documento foi divulgado no site oficial da CBF na tarde desta quinta-feira e não traz qualquer observação sobre o gol.Contém sim um erro: o juiz anotou equivocadamente Diego Souza como autor do tento, e não Danilo, que mandou a bola para a rede. Segundo o procurador, o Sport tem dois dias, a partir da publicação do relato, para apresentar o recurso.- É difícil dizer se existe erro de direito. Vai depender do que o prejudicado vai apresentar como provas. Não há o pedido do Sport ainda. Compete ao clube prejudicado entrar com pedido de impugnação do jogo. Ele tem de juntar as provas e anexá-las para entrar com pedido de anulação de resultado. Pode entrar com uma imagem de TV, a prova que tiver. E quem julgar vai avaliar se há ou não erro de direito - disse o procurador. O artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que "a partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito". (Ricardo Noblat)

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

INSTITUTO DE PERMACULTURA LANÇA O “PROJETO UMBUZEIRO”

O Instituto de Permacultura da Bahia e a Petrobrás convidam os prefeitos e secretários da região para o lançamento do Projeto Umbuzeiro (Escola Sustentável do Semiárido) que tem como objetivo contribuir para a formação de 44 agricultores jovens e adultos como educadores populares rurais. Eles vêm de diversas comunidades, de sete municípios do semiárido baiano. Umburanas, Ourolândia, Caém, Jacobina, Serrolândia, Várzea da Roça e Cafarnaum. O evento acontece dia 18 deste mês, uma quarta-feira das 16:00 às 20:00 horas no Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento do município de Jacobina – CTA, situado a Rodovia Jacobina Miguel Calmon, Km 2,5 Bairro da Catuaba, próximo ao Clube XV de Novembro. Maiores detalhes no telefone 74-91251111. Ou ainda pelo endereço ivanilton@permacultura-ba.org.br

COOPERATIVA DE OUROLÂNDIA DISPONIBILIZA FORMULÁRIO DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS RURAIS

O Banco Central do Brasil determinou através da Resolução 3.799 de 15 de outubro de 2009, que os possuidores de dívida rural têm até o dia 30 deste mês (novembro de 2009) para aderirem a prerrogativa e renegociarem suas dívidas rurais junto as instituições financeiras.
Os agricultores de Ourolândia deverão procurar a Cooperativa Mista Agropecuária na pessoa do Senhor Emanoel Santos Luz com o máximo de urgência para preencher o formulário de adesão e depois levá-lo até o banco onde deve fazer a renegociação.

Veja abaixo um modelo de formulário que seria encaminhado ao Banco do Nordeste:

ILMO. SR. GERENTE GERAL DO BANCO DO NORDESTE, AGENCIA DE JACOBINA-BA.


Assunto: Renegociação de dívida rural.

EU, _________________________________________________________________
NACIONALIDADE: ________________ PROFISSÃO: _____________________
RG: ___________________CPF:____________________________
ENDEREÇO:________________________________________________________________________________________________________________________________.
Venho a augusta presença de V. Sa., aderir aos termos da Resolução do Banco Central de nº. 3799, de 15 de outubro de 2009, requerendo a RENEGOCIAÇÃO da minha divida perante esta instituição financeira.

Nestes termos,
Pede deferimento.
Ourolândia-BA, 09 de novembro de 2009.


__________________________________
Requerente

ESCOLA JOSÉ FÉLIX COMEMORA O DIA DO DIRETOR

Reportagem e foto de Anne Jacqueline

A Escola Municipal José Félix da Silva, no Povoado de Baixas de Zé Félix, Ourolândia, realizou nesta quinta-feira, 12 de novembro, uma homenagem ao direto MarquinhoS Lima pela passagem do Dia do Diretor onde os professores do Ensino Fundamental I e a coordenadora pedagógica Zoraide Bonfim, serviram um delicioso café da manhã ao homenageado.
O professor Marquinhos é digno dessa homenagem, pois vem prestando seu serviço com empenho e dedicação fazendo da escola a sua segunda casa”, ratificou a coordenadora, e finalizou com uma frase célebre: "Mais do que máquinas precisamos de humanidade”, Charles Chapplin".

MAYRA VAI REPRESENTAR OUROLÂNDIA NO CONCURSO GAROTA REGIONAL

Mayra - representante de Ourolândia no concurso Garota Regional
A garota que vai representar a cidade de Ourolândia no concurso Garota Regional que acontece em Jacobina, dia 28 deste mês, promovido pela Blitz Total Marketing e Eventos, é a bela jovem Mayra Soares, 17 anos, natural e residente em Ourolândia, filha do casal Antonio Carlos e Marizete Soares. Ela é aluna do 2º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Adélia Souto nesta cidade.
Todas as despesas de participação no Concurso Garota Regional serão pagas pela Prefeitura de Ourolândia.
A vencedora concorre a um prêmio de R$ 2 mil e ganha o passaporte para o concurso Miss Bahia 2010. A segunda colocada receberá um notebook e a terceira uma TV de 29 polegadas.
Saiba maiores detalhes sobre o concurso Garota Regional, inclusive conhecendo as outras candidatas, clicando no link abaixo:

POLÍCIA DE OUROLÂNDIA RECUPERA GRUPO GERADOR DA CERB ROUBADO DE QUEIMADAS DE SÃO BENTO

MOTOR ROUBADO DA COMUNIDADE DE QUEIMADAS DE SÃO BENTO E RECUPERADO PELA POLÍCIA DE OUROLÂNDIA
De acordo com o Boletim de Ocorrências da PM de Ourolândia, uma equipe de cinco policiais militares da 24ª Cia, sob o comando do sargento Ubirajara Requião, com os soldados Darlan Matos, Jair Oliveira, Eliomar Alves e Ricardo Vasconcelos, conseguiu recuperar na tarde desta quarta-feira, 11 de novembro, o motor Agrale M790 acoplado com gerador e quadro de energia de propriedade da Cerb, avaliado em R$ 25mil, que havia sido roubado em 17 de maio deste ano do sistema de abastecimento da Comunidade de Queimadas do São Bento no Município de Ourolândia. A operação aconteceu na Fazenda Dadai no município de Nordestina na região de Cansansão-Bahia cerca de 300 km de Ourolândia. O motor estava servindo a garimpeiros na extração de ouro.
Após mais de seis meses de investigações os policiais militares de Ourolândia, sob o comando do sargento Requião, descobriram que um dos autores do roubo teria sido um elemento conhecido pela alcunha de Nego de Dó que já residiu na Comunidade de Novo Achado em Ourolândia e foi recentemente assassinado a tiros por desconhecidos no bairro da Grotinha na cidade de Jacobina. De acordo com os policiais trata-se de uma quadrilha composta de elementos de diversas cidades da região e a Polícia já teria também os nomes dos outros comparsas, mas mantém em sigilo para não atrapalhar as investigações. Ainda de acordo com as informações da Polícia, um dos elementos, possivelmente envolvido no caso, teria se apresentado à Delegacia de Jacobina com advogado e está em liberdade.
Os policiais militares de Ourolândia têm sido dignos dos parabéns da sociedade, não somente por esta, mas também por diversas outras ações que vêm moralizando a cidade e mantendo a paz dos cidadãos que querem e lutam por uma sociedade mais correta, mais humana, mais tranqüila e, sobretudo de justiça.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

SOBRE O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DE OUROLÂNDIA:

Prezados Senhores,

Cumprindo o honroso papel de reparar algumas considerações e prestar os devidos esclarecimentos à sociedade a cerca do Programa Bolsa Família em Ourolândia, esta Prefeitura Municipal apresenta as informações a seguir.
A primeira informação importante é que o Cadastramento Único não tem o objetivo exclusivo de beneficiar as pessoas carentes com o Bolsa Família, o CadÚnico é na verdade uma base de dados das famílias do município que serve de subsídio para levantamento sócio-econômico e inscrição nos diversos programas federais (Isenção de Taxas Diversas, Cisternas, Concursos e, claro, distribuição de renda).
Vale ressaltar que o monitoramento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) averiguou todos os nomes registrados no Cadastramento Único dos Municípios, onde constam todas as famílias e seus membros, que permanece guardado pelo Governo Federal. O TCU avalia a condição Sócio-econômica de todos, cruzando dados como salários públicos, renavan, aposentadorias e outros indicadores de melhoria de renda, desta forma todos foram avaliados, mesmo os que não mais estão recebendo, ou ainda os que um dia se cadastraram, mas, ainda assim, jamais receberam o benefício do Programa Bolsa Família. Portanto, o fato de um nome aparecer na lista não significa necessariamente que esta pessoa esteja recebendo os benefícios do Programa Bolsa Família.
Com relação aos nomes citados, do Senhor Neitom Oliveira e do Senhor Janival Rodrigues, constantes da relação por que suas mulheres, Maria Cícera e Fátima respectivamente, fizeram o cadastramento no Programa Bolsa Família ainda no ano de 2003 (quando eram apenas agricultoras sem nenhum vínculo político) já cancelados no momento que esta Administração tomou conhecimento e não mais recebem os benefícios (é bom ratificar que mesmo o cidadão tendo o seu nome cancelado ou não aprovado para ser beneficiário, o governo permanece com o nome da pessoa na base de dados do CadÚnico).
Em nome das boas práticas e da legalidade nos atos públicos, esta Prefeitura já instaurou Processo Administrativo, para que os Servidores envolvidos possam apresentar suas defesas e todos os esclarecimentos necessários para o caso.
Existem diversos outros nomes que aparecem na lista da base de dados, dezenas deles de pessoas que não se encaixam nos critérios do Programa Bolsa Família e muitos já tiveram os seus benefícios suspensos em razão disso.
Finalmente afirmamos que a Secretaria de Assistência Social de Ourolândia, ao contrário do que afirma a leitora do site corinourgente.com que apresenta-se como “Gildete Lima”, não exerce nenhum tipo de perseguição política (a maior crítica à esta administração é por tratarmos igualmente os adversários políticos) e muito menos corta ou cortou o benefício do Programa Bolsa Família, ou outro qualquer direito das pessoas carentes deste município, de forma irregular, muito embora é verdade (talvez seja este o fato que a leitora queira se referir) que as irmãs do ex-Prefeito Adinael tenham sido excluídas, não houve motivação e sim desatendimento às exigências do Ministério do Desenvolvimento Social.
Esperamos poder ter esclarecido e nos colocamos a disposição para quaisquer outras explicações necessárias.

Atenciosamente,

José Carlos Benigno
Secretário de Desenvolvimento da Gestão Municipal

A INDIGNAÇÃO DA PROFESSORA DUVANILDE DA APLB DE OUROLÂNDIA

"A APLB SINDICATO DE OUROLÂNDIA NÃO FOI CONVIDADA EM MOMENTO ALGUM PARA DISCUSSÃO DO PLANO DE CARREIRA, OS OFÍCIOS RECEBIDOS POR ESSE SINDICATOS PROVINIENTES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIZEM RESPEITO AOS CONSELHOS DO CAE E DO FUNDEB.A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARECE ESTÁ DESINFORMADA QUANTO AO INTERESSE DA APLB,POIS VÁRIOS OFÍCIOS FORAM ENVIADOS À SECRETARIA DE EDUCAÇAO SOLICITANDO JUSTAMENTE A COMISSAO PARITÁRIA QUE EM REUNIÕES ANTERIORES FICOU COMBINADO DE COMPÔR. Além disso, a APLB também fez reuniões para as alterações do plano ,entretanto está sendo impedida de se juntar À comissão que a prefeitura compos. A VERDADE É QUE DE FORMA AUTORITÁRIA E DESRESPEITOSA MANDARAM O PLANO PARA A CÂMARA DE VEREADORES "ESCONDIDO"DOS PROFESSORES E SEM NENHUMA PARTICIPAÇAO.o que nós da aplb protestamos ,pois isso é DITADURA.POR ISSO ,TODO DIRETÓRIO MUNICIPAL DA APLB PROCUROU A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO SEGUNDA-FEIRA(DIA09/11/09)PARA DISCUTIRMOS DE FORMA PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA O PLANO,NA OPORTUNIDADE ELA CONCORDOU,MAS NO OUTRO DIA AO COMEÇAR A REUNIÃO PARA TAL FINALIDADE,O COORDENADOR QUE DIZ FALAR EM NOME DA CLASSE(NÃO SEI COM QUE AUTORIZAÇÃO)INICIOU A REUNIÃO DE FORMA AGRESSIVA E FALOU DA APLB SINDICATO DE FORMA DEPRECIATIVA,CHOCANDO A MUITOS QUE ESTAVAM PRESENTES.ESSE TEXTO POSTADO POR O SENHOR JOSÉ CARLOS BENIGNO É INJUSTO,POIS NÃO REGISTROU A PARTICIPAÇÃO DA COORDENADORA DA APLB NEM TAMPOUCO SUAS COLOCAÇÕES QUE ALIÁS NÃO FORAM LEVADAS EM CONSIDERAÇAO.INCLUSIVE NESSE MESMA REUNIÃO FOI REQUERIDO PERANTE TODOS OS PRESENTES A FORMAÇAO DA COMISSÃO, TALVEZ POR CONTA DESSA PRESSÃO, O PREFEITO, LOGO APÓS O ACONTECIDO, RESOLVEU AUTORIZAR A FORMAÇÃO DA COMISSÃO NO ENTANTO ATÉ O MOMENTO NADA FOI COMUNICADO A APLB . TODAVIA,ESTAMOS NA LUTA E "NOSSA FORÇA É A NOSSA VOZ".
DUVANILDE DANTAS - COORDENADORA DA APLB SINDICATO/OUROLÂNDIA"

HOMENAGEM À PROFESSORA DUVANILDE DA APLB DE OUROLÂNDIA

Ok Professora Duvanilde, seu comentário está postado.
Em respeito aos meus princípios, jamais me furtaria de fazer algo justo. Pediria apenas a Vossa Senhoria que mantivesse a mim o mesmo respeito e consideração que mantenho durante toda minha vida, em especial, para com os professores.
Seu grito tem sido também meu, mas é preciso as vezes não deixarmos que a emoção tome conta da razão. Acredito que a Senhora é digna do posto que ocupas, portanto, ainda que em contraposição, deves buscar constantemente o equilíbrio, afinal defendes uma causa nobre e de uma classe muito mais nobre ainda! É importante frisar aqui como exemplo uma célebre frase do Rafael Guevara (Che Guevara) "Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura". Portanto, querida pró, busque, encontre e mantenha o equilíbrio! Será muito proveitoso para a nobre e honrosa classe e muito melhor ainda para o seu coração! E falando em coração aproveito para citar ainda outra frase imortalizada pelo ilustre pensador William Shakespeare: "Guardar ressentimentos é como tomar veneno e querer que outra pessoa morra".
Ratifico: relaxe professora. A APLB e a cidade de Ourolândia precisam da sua saúde plena para continuar na luta por dias melhores e os rancores fazem mal ao coração do ser humano.

Espero-a em nosso efêmero gabinete para uma honrosa visitinha.

Forte Abraço
José Carlos Benigno.

Desde que não haja ofensa moral, todos os comentários sempre serão postados nesse blog.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ASSEMBLÉIA DE DEUS APRESENTARÁ FILME DE JESUS CRISTO EM PRAÇA PÚBLICA

O Igreja Assembléia de Deus, Minstério de Madureira, apresentará o vídeo “Jesus o Filme” nesta sexta-feira, 13 de novembro, a partir das 19:00 horas. O evento com sensura livre, acontece aberto na Praça Ouro Branco e terá a coordenação do Pastor Carlos André Silva.
Uma excelente opção para a sexta à noite.

EDUCAÇÃO:Comissão aprova 14° salário para professores com bom desempenho

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira, 10, um projeto de lei que prevê 14° salário para professores de escolas que tiverem bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A matéria precisa agora passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e depois, pela a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), na qual tramitará em caráter terminativo.
O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), prevê que, para ter direito ao 14° salário no final do ano, os professores precisam elevar o Ideb de sua escola em pelo menos 50%. Também serão beneficiados profissionais de escolas que alcançarem um índice igual ou superior a sete.

OUROLÂNDIA PODERÁ GANHAR POSTO DE ATENDIMENTO AVANÇADO DA CEF

A Assessoria do Prefeito Antonio Araújo informou na manhã desta quarta-feira, 11 de novembro que o mesmo encaminhou ofício à Presidência da Caixa Econômica Federal solicitando a instalação de um Posto de Atendimento Avançado na cidade de Ourolândia, visto que o Posto de Atendimento Eletrônico do Banco do Brasil, aqui existente, já não mais atende à crescente demanda.
O prefeito informou ainda que a instituição financeira, através do gerente da Agência de Jacobina, Senhor Anselmo Cunha, já realizou os estudos técnicos e comprovou a viabilidade financeira, faltando apenas a solicitação oficial do Poder Executivo e a definição da Superintendência no sentido de disponibilizar o quadro efetivo.
O Posto de Atendimento da Caixa em Ourolândia, passaria a oferecer todos os serviços bancários para a população.

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE CATARINA JÁ ESTÁ FUNCIONANDO

De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia o sistema de abastecimento de água do Povoado de Catarina que havia sido danificado por um raio na semana passada, foi reinstalado na manhã desta terça-feira, 10 de novembro e já se encontra em pleno funcionamento.
De acordo com as informações do chefe do Setor de Serviços Rurais, Orlean Leite, o equipamento responsável pela elevação da tensão da energia que alimenta a bomba do poço artesiano, havia sido completamente destruído por um raio, e, imediatamente ao ocorrido, a Prefeitura encaminhou para que a empresa que dá manutenção na cidade de Irecê fizesse os reparos, mas o equipamento ficou totalmente dafinicado e teve que ser substituído.

PREFEITURA E APLB DISCUTEM PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE OUROLÂNDIA

Numa reunião realizada nesta terça-feira, 10 de novembro, entre representantes da Prefeitura e a APLB, foi discutido o Plano de Carreira do Magistério, onde o coordenador, kleber Vasconcelos, falando em nome da classe, pontuou as principais inquietações referentes a algumas retificações, que no entendimento da comissão, deverão alterar o Plano que fora aprovado no final do ano passado pela Câmara de Vereadores através da Lei 156 de 04 de dezembro de 2008.
O nosso objetivo é mesmo apontar os equívocos, e possíveis posicionamentos ilegais do texto que possam estar divergentes, principalmente, da Lei 11.738 de 16 de julho de 2008, que institui o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, como de outras. Desta forma, elaboramos um documento apontando as modificações que deverão ser realizadas no texto, dentro de preceitos legais”, disse o professor Kleber Vasconcelos.
Na opinião da professora Aldiran Vasconcelos, que é também a secretária de Educação do Município, a reunião foi bastante proveitosa: “Aproveitamos a oportunidade para salientar a nossa surpresa, pois em nenhum instante percebemos o interesse dos professores representantes da APLB, na implementação do nosso Plano de Carreira, vez que o mesmo já foi votado há um ano e, ainda assim, necessitou da iniciativa da Secretaria para ser implementado”, alfinetou.
Logo após a reunião o prefeito Antonio Araújo autorizou a formação de uma comissão por cinco membros da administração mais representantes dos professores (APLB) com o objetivo de avaliar as alterações sugeridas e apresentá-las ao mesmo na próxima terça-feira, 17 de novembro.

OUROLÂNDIA É SUPLENTE DO TITULAR NO CBH


terça-feira, 10 de novembro de 2009

VEM AI MAIS UM GRANDE ANIVERSÁRIO DO XV DE NOVEMBRO


O XV de Novembro, Clube tradicional de Jacobina, comemorá seus trinta anos de existência neste domingo, 15 de novembro, com muita alegria em sua sede própria situada a Estrada do Pau Ferro em Jacobina. Não perca!

OI PEDE PRAZO PARA OPERAR TELEFONIA CELULAR EM OUROLÂNDIA

De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, a Diretoria da empresa de telefonia, Oi, manteve contato telefônico com o prefeito Antonio Araújo na manhã desta terça-feira, 10 de novembro e garantiu que os problemas que estão ocorrendo no sistema de telefonia fixa de Ourolândia serão resolvidos na próxima semana. Já em relação ao funcionamento do sistema de telefonia móvel (celular) a direção da empresa não definiu o prazo para colocar em disponibilidade o tão desejado sinal.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ASSOCIAÇÃO NOVO HORIZONTE

A Câmara de Vereadores de Ourolândia, na sessão do dia 06 de novembro, por unanimidade, aprovou o projeto de lei de autoria do vereador Janaelson Araruna que declara de utilidade pública a Associação Novo Horizonte dos Pequenos Agricultores do Município de Ourolândia com sede na Fazenda Bosque das Algarobas, fundada em 28 de fevereiro de 2004 inscrita no CNPJ n. 06.152.834/0001-07.

“RUA DOS BURACOS” EM CASA NOVA GANHA O NOME DE GENÉSIO FRANCISCO

A antiga “Rua dos Buracos”, no povoado de Casa Nova, ganhou o nome de Genésio Francisco da Silva. A Câmara de vereadores aprovou por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador Ademar Ferreira da Silva na sessão do dia 06 de novembro de 2009. Segundo o autor da lei, o homenageado foi o primeiro morador da referida rua por mais de 40 anos.

OUROLÂNDIA: UNIDADE DE RETAGUARDA DO PSF DA SEDE GANHA O NOME DE “UNIDADE CARLOS ALBERTO PIRES DALTRO”

A Câmara de Vereadores de Ourolândia aprovou por unanimidade na sessão do dia 16 de outubro próximo, o projeto de lei do Executivo que denomina Unidade de Saúde Carlos Alberto Pires Daltro, o Posto Avançado de Saúde da Sede do Município.
O texto da lei de autoria do prefeito Antonio Araújo, considera que Carlos Alberto Pires Daltro foi prefeito de Jacobina na época em que Ourolândia ainda era um povoado daquele município e que foi por quatro mandatos, deputado estadual, tendo lutado pela emancipação política da cidade de Ourolândia. Finaliza o texto manifestando o desejo de reverenciá-lo como político e cidadão que sempre lutou contra as injustiças sociais.

domingo, 8 de novembro de 2009

NATAL PETISTA...


ONDAS AMIGAS DO RÁDIO:

.
OUROLÂNDIA TERÁ UMA RÁDIO COMUNITÁRIA
A Associação Pró Semi Árido de Ourolândia já está em fase final de implantação de uma emissora de Rádio Comunitária que terá seus estúdios instalados na sede do município. Parece que vem aí uma nova era na comunicação da cidade.
.
.
.

E falando em rádio...
.
Sabadão Legal é o mais novo programa de humor do rádio

Elias Alves, o Jacaré, e Franco Júnior, o mega sonoplasta
.
A Rádio Jaraguar AM tem uma novidade no ar: o programa Sabadão Legal, das 8h às 11h da matina, com apresentação de Tião Dantas, Elias Alves e Corino Alvarenga, com sonoplastia do craque Franco Júnior.O programa apresenta um humor bem escrachado para tirar o estresse da semana. "Aqui tem o que você não vê por aí", convida Tião Dantas. Para Elias Alves, o programa é diferenciado. "Quem ouvir uma vez, irá ouvir todos os sábados", diz.O programa traz atrações como as pegadinhas de Tonho dos Couros, imitações de Sílvio Santos, presidente Lula e Roberto Carlos, o cantor desconhecido, em que o ouvinte concorre a um rádio, e o Jornal Maluco, com notícias que ninguém publica por aí.A Rádio Jaraguar é a caçula das rádios jacobinenses, está localizada em frente a AABB, no centro de Jacobina, o telefone é (74) 3621-7474 e a sintonia é 1310 KHZ. ( do site http://www.corinourgente.com/)

EDUCAÇÃO: Mais de 1 milhão de universitários fazem prova do Enade hoje

Mais de um milhão de universitários foram convocados para o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) e devem fazer a prova neste domingo , 8 de novembro, em 997 municípios do País. A prova começa às 13h (horário de Brasília) e terá duração de quatro horas.
Serão avaliados os cursos de graduação em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo. Pela primeira vez, também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.