sábado, 5 de setembro de 2009

COMEMORAÇÕES AO SETE DE SETEMBRO

Convite

A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Educação do Município, convida a todos para nesta segunda-feira, a partir das 15 horas, participar das comemorações ao Sete de Setembro, onde acontecerá o Desfile Cívico pelas escolas do município, saindo da Praça Ouro Branco, passando pela Avenida José Ferreira da Silva seguindo com exibições ao Palanque Oficial na Praça José Prado Alves e finalização na Praça Nossa Senhora do Carmo.

OUROLÂNDIA VAI REPRESENTAR CONTRA EMPRESAS DE TELEFONIA CELULAR JUNTO AO MP

A Prefeitura de Ourolândia juntamente com a Câmara de Vereadores, a sociedade e o comércio através da Associação Comercial (Aciouro) deverão entrar já na próxima semana com uma representação junto ao Ministério Público contra as empresas de telefonia celular, Claro e Oi, por estas ainda não haver disponibilizado o serviço na cidade. “Há mais de oito meses a Claro instalou uma torre na Avenida Alvino Rodrigues, em seguida a Oi também fez a instalação dos equipamentos na Rua do Cruzeiro, mas até agora a cidade continua sem esta importante prestação de serviço”, disse o presidente da Aciouro, Antonio Marcos.

VÂNDALOS DANIFICAM PORTA DO POSTO DE SAÚDE DE BAIXAS

Reportagem e foto de Marquinhos LimaSegundo as informações de Marquinhos Lima, professor residente em Baixas de Zé Félix, povoado do município de Ourolândia, na manhã de quarta-feira 2 de setembro, os vidros da porta do Posto de Saúde daquele povoado amanheceram quebrados. Marquinhos acha que pode ter sido apenas uma ação irresponsável de vândalos que teriam se utilizado de um estilingue para praticar desordem, pois a Unidade de Saúde passa por uma reforma e em seu interior ainda não existem equipamentos.

SECRETARIA DE SAÚDE DE OUROLÂNDIA CAPACITA ACS

Reportagem e fotografia de Allex Macêdo Com o tema “Abordagem Comunitária em Planejamento Familiar e Saúde Sexual e Reprodutiva" a Secretaria Municipal de Saúde de Ourolândia, em parceria com a ONG BEMFAM – Bem-Estar Família, (atua na Assistência à Saúde da Mulher e Educação Continuada em Saúde) promoveu uma capacitação durante os dias 1 e 2 de setembro para seus ACS - Agentes Comunitários de Saúde .
Allex Macedo, coordenador de Saúde do Município, diz que a BEMFAM já é parceira da Prefeitura de Ourolândia há alguns anos e juntos vêm disponibilizando métodos anticoncepcionais no Programa Municipal de Planejamento Familiar com distribuição controlada de pílulas, anticoncepcionais injetáveis e preservativos, além de divulgar informações sobre DST/AIDS, gravidez, durante as atividades educativas promovidas pelos Enfermeiros nas unidades de PSFs e nas comunidades.
Durante o curso foram discutidos a Rotina de funcionamento do Programa no município e o papel do ACS.
A capacitação foi coordenada pela Assistente Social Jaqueline Nascimento Félix - BEMFAM.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Vigilância Sanitária não aprova parte dos produtos da Feira Livre de Ourolândia

Em reunião realizada na noite desta quinta-feira, 03 de setembro, no Auditório da Cooperativa Mista Agropecuária de Ourolândia onde participaram diversos empresários, o prefeito de Ourolândia, Antonio Araújo e alguns secretários, foi discutida a mudança da Feira Livre da sede do município da segunda para a sexta-feira.
O município, através da palavra do gestor, colocou-se em posição de neutralidade e preferiu ouvir os representantes das entidades que representam a maior parte da economia local, principalmente os comerciantes mais envolvidos diretamente com a Feira Livre.
Um relatório da Secretaria Municipal de Saúde, elaborado pela Coordenação de Vigilância Sanitária, foi lido atestando que grande parte dos produtos perecíveis comercializados durante a feira de Ourolândia, são sobras de outras realizadas na região e muitas vezes já apresentam condições inadequadas para consumo, colocando em risco à saúde dos seus consumidores.
Na opinião de um empresário que preferiu não se identificar, além de beneficiar entre outras coisas a saúde da comunidade, a mudança para o dia de sexta-feira, também fortalecerá o comércio.
Em que pese a maioria optar pela mudança, outra reunião ficou marcada para a próxima semana onde deverá ser tomada a decisão definitiva.

PREFEITO DE OUROLÂNDIA VAI A SALVADOR TRATAR DO SANEAMENTO BÁSICO DE OUROLÂNDIA

De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, o prefeito Antonio Araújo, convidado pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, viajou na manhã desta sexta-feira, 4 de setembro, para Salvador visando assinar o convênio da obra do Saneamento Básico de Ourolândia. Ainda de acordo com a Assessoria do prefeito, serão investidos na sede do município em torno de R$ 8 milhões em obras canalização de esgotos e lagoas de decantação e tratamento. A obra deve começar em 90 dias e vai gerar diversos empregos temporários.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Comandante da Polícia Militar visita o Gabinete do Prefeito Antonio Araújo

Cel. Everaldo Mendes comandante da PM Regional Norte falando para a Rádio Serrana

O Coronel Everaldo Mendes, comandante da Polícia Militar, Regional Norte, visitou a Prefeitura de Ourolândia nesta tarde de quinta-feira, 03 de setembro e, por telefone, foi entrevistado "ao vivo" pelo radialista Angel Rosa da Rádio Serrana FM de Jacobina falando sobre a operação que a Policia Militar está fazendo na Região com o objetivo de prender os marginais que assaltaram no dia de ontem a Casa Lotérica da Cidade de Umburanas tomando dois carros de assalto e fazendo algumas pessoas de reféns.
Durante a entrevista o comandante da Polícia Militar disse aos ouvintes que os policiais sob o seu comando estão imbuídos ao máximo na Operação de busca e tranqüilizou a população garantindo que não faltará empenho no sentido de encontrá-los.

JOÃO DANTAS DE CARVALHO SUGERE DISCUSSÃO SOBRE PPA DURANTE REUNIÃO DO CONSELHO

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ourolândia, João Dantas de Carvalho, colocou em discussão o PPA- Plano Plurianual de Ourolândia durante a reunião ordinária do Conselho realizada nesta segunda-feira, 31 de agosto, e diversas sugestões foram apresentados pelos conselheiros.
João Dantas aproveitou para reforçar a idéia de se melhorar o nível das discussões que são estabelecidas pelo Conselho e lembrou a importância do mesmo diante do processo de crescimento sócio econômico do município.

Algumas sugestões apresentadas durante a reunião do Conselho:

- Construção de uma nova Estação Rodoviária;
- Construção de um Mercado de Distribuição de Produtos da Terra – verduras, leite, artefatos de mármore e etc.;
- Criar a Feira de Animais do Município;
- Efetivar junto ao Poder Judiciário Estadual a instalação de um Cartório para o Município;
- Construção da Sede da Prefeitura em local adequado;
- Promover a instalação de uma Agência Bancária na Cidade;
- Promover a instalação do Serviço de Telefonia Celular para o Município;
- Construção da Praça José Prado Alves;
- Construção de um Ginásio de Esportes;
- Gramar o Estádio Municipal de Futebol;
- Construir uma Quadra Poliesportiva no Bairro 13 de Junho;
- Ampliação da duplicação da pista da Avenida Antonio José de Melo com arborização (Rua da Batedeira);
- Eletrificação e construção de uma passarela do lado oposto a Ciclovia do Trabalhador na extensão da Barragem até a Indústria do Senhor Filomeno;
- Construção de um mini contorno rodoviário no Bairro da Barragem no local que cruza os acessos à Casa Nova com Ourolândia e BA 368, sentido Jacobina/Umburanas;
- Construção de um via paralela de baixa velocidade na Avenida do Mármore em ambos os lados na BA 368, iniciando no Bairro da Barragem até o Bode Assado;
- Pavimentação asfáltica para a estrada da Casa Nova;
- Conclusão do Asfalto da Estrada BA S/C Lagoa do 33 até a BA 358;
- Conclusão do Centro Cultural da Praça João Dantas de Carvalho;
- Ampliação do Cemitério Jardim da Saudade;
- Urbanização do Bairro da Umburana;
- Construção de uma Praça com um mirante nas proximidades da Ponte da Rua da Umburana;
- Promover a Instalação de um Posto de Atendimento do INSS na Sede do Município;
- Ampliação dos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água para atender as comunidades rurais ainda não beneficiadas;
- Promover a Instalação de um Centro de Atendimento Psicossocial para o Município;
- Substituir todas as lâmpadas da Iluminação Pública por lâmpadas a vapor de sódio;
- Implantar o Centro de Convivência do Idoso na Sede;
- Implantar um Posto de Saúde no Povoado de Catarina;
- Pavimentar Ruas em todos os Povoados e no Distrito de Lagoa do 33;
- Construir pontos de ônibus em todos os Povoados do Município situados as Margens da BA 368;
- Construção do Aterro Sanitário de Ourolândia ou terceirização do serviço;
- Aquisição de novos tratores, caminhões e máquinas;

Alunos do PETI de Ourolândia recebem novo fardamento

De acordo com informações da coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Ourolândia, 927 alunos, 21 monitores e 17 cozinheiras receberam na última terça-feira 1 de setembro um novo fardamento padrão, através da Secretaria de Assistência Social.
Valéria Souza, secretária de Assistência Social de Ourolândia, conta que os 927 alunos formam 21 turmas estudando em dois turnos distribuídas em 12 Unidades de Jornada Ampliada no Município.

RESULTADO DA ENQUETE DA SEMANA

Na enquete da semana perguntamos aos nossos leitores como eles avaliariam os vereadores de Ourolândia que votaram contra o projeto do presidente Lula para compra de ônibus novos que serviriam ao Transporte Escolar do Município e obtivemos o seguinte resultado:
Eles estão corretos, eu também não votaria: 14%
Eles estão errados, eu não voto mais neles: 21%
Eles estão errados, quero saber os nomes deles: 64%
Eu não me importo com isso: 0%

CONVITE

A PREFEITURA DE OUROLÂNDIA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESTÁ CONVIDANDO OS IDOSOS DO GRUPO AMOR E PAZ PARA PARTICIPAR, NESTA SEXTA-FEIRA, 04 DE SETEMBRO, DA REUNIÃO COSTUMEIRA A PARTIR DAS 14 HORAS NO CENTRO ADMINISTRATIVO DE OUROLÂNDIA.
NA OPORTUNIDADE SERÁ APRESENTADO O PROJETO AGENTE SOLIDÁRIO DESENVOLVIDO PELO PROGRAMA JOVEM ADOLESCENTE.

CONVITE

A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Educação do Município, convida ao povo em geral para nesta segunda-feira, a partir das 15 horas, participar das comemorações ao Sete de Setembro, onde acontecerá o Desfile Cívico pelas escolas do município, saindo da Praça Ouro Branco, passando pela Avenida José Ferreira da Silva seguindo com exibições ao Palanque Oficial na Praça José Prado Alves e finalização na Praça Nossa Senhora do Carmo.

Três bandidos podem ter tombado durante a noite em confronto com a Polícia

Segundo as informações do apresentador do Jornal da Serrana da Rádio Serrana FM, João Batista Ferreira, anunciadas nesta manhã de quinta-feira, 03 de setembro, três dos bandidos que assaltaram a Casa Lotérica da cidade de Umburanas ontem, já teriam tombado no confronto com a Polícia Militar ocorrido durante a noite na Região de Pedra Vermelha divisa de Ourolândia com Mirangaba.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Agência dos Correios de Umburanas é assaltada

Segundo informações obtidas na manhã desta quarta-feira, 02 de setembro, 12 homens fortemente armados que estavam em uma Pick up S-10 preta e outra S-10 cinza assaltaram a agência dos Correios de Umburanas e outros estabelecimentos da cidade. Os bandidos tomaram como reféns a funcionária dos Correios, conhecida como "Jó" e o vigilante da agência. A polícia trocou tiros com os meliantes que se deslocaram sentido São Tomé, no município de Campo Formoso. Não se sabe a quantia em dinheriro levada no assalto. (do site http://www.blitztotal.com.br/)

DENÚNCIA: Cartão do Bolsa Família vira moeda de troca em Ourolândia

Durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social de Ourolândia, realizada nesta quarta-feira, 02 de setembro, os conselheiros chamaram a atenção para um problema que segundo eles é muito grave e precisa que providências sejam tomadas imediatamente.
De acordo com algumas testemunhas que preferiram não se identificar com medo de represálias, diversos beneficiários do Programa Bolsa Família estão sendo obrigados a deixar seus cartões com comerciantes e até com agiotas por conta de compras e de empréstimos particados de forma ilegal. A conselheira Luciene Barros disse que uma das testemunhas presenciou uma pessoa numa fila da Casa Lotérica com dezenas de cartões do Programa e fez o saque naturalmente, sem nenhuma intervenção do funcionário da Lotérica como se fosse a proprietária dos Cartões. Outra pessoa teria presenciado num estabelecimento comercial no momento em que alguém abriu uma gaveta centenas de cartões guardados. “A gaveta ficou amarelinha por conta de tantos cartões, achei um absurdo”, revelou a testemunha. “O caso é tão grave que tem beneficiário do programa que nem tem mais direito ao cartão e todo mês quem saca é o agiota ou o comerciante”, ratificou.
Aline Alves, assistente Social de Ourolândia disse que está prática está acontecendo em diversos lugares, mas não é permitida pela Lei e que muitos beneficiários já estão tendo seus cartões bloqueados em função disso. Ela lembrou que o Cartão do Bolsa Família é um documento pessoal e intransferível, portanto o beneficiário não pode, não deve deixá-lo com outra pessoa e nem repassar a senha até por uma questão de segurança.
A presidente do Conselho, Valéria Souza disse que vai sugerir aos caixas da Casa Lotérica e do Correio que ao atender o beneficiário do Programa exija dele também a carteira de identidade.

DENÚNCIA: Correio e Lotérica de Ourolândia estão desrespeitando o Estatuto do Idoso

No centro - Valéria Souza presidente do Conselho de Assistência Social de Ourolândia
.
Uma denúncia grave, nesta quarta-feira, 2 de setembro, durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social, feita pelos conselheiros Juraci Pereira; Raimundo Souza; Luciene Barros e Misael Barbosa, todos residentes em Ourolândia, deve chamar à atenção das autoridades, principalmente ao Ministério Público, pois segundo eles a Agência dos Correios e a Casa Lotérica de Ourolândia não estão cumprindo o que preconiza o Estatuto do Idoso:

Art. 1º É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
Art. 2º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

Os conselheiros afirmaram que dezenas de idosos que procuram aqueles órgãos diariamente em Ourolândia, passam horas nas filas a espera de atendimento sem gozar de nenhum dos critérios de respeito estabelecidos pela Lei Federal. “Um deles até já chegou a fazer necessidades fisiológicas nas calças”, afirma um dos conselheiros. “Não há bebedouros, sanitários e nem cadeiras para os mesmos’, completou.
A presidente do Conselho de Assistência Social, Valéria Souza, disse que encaminhou ofício, ainda no primeiro semestre deste ano, aos representantes dos dois Órgãos determinando um prazo para que os mesmos dispusessem cada um deles mais um caixa para atendimento especial aos idosos, mas ainda assim não foi atendida. A assistente Social do município, Aline Alves, disse que o Conselho vai representar junto ao Ministério Público em defesa dos idosos ainda durante este mês visando resolver o problema com maior brevidade possível.
A Câmara de Vereadores de Ourolândia aprovou recentemente um projeto de Lei da autoria dos vereadores Cícero Oliveira e Maria Auricélia que obriga estes órgãos a disponibilizar água potável para seus usuários. As instituições têm 90 dias, contados a partir da homologação da Lei, para instalar tais bebedouros.

SUCESSO TOTAL NO LANÇAMENTO DA CAMPANHA "SOU AMIGO DO MEIO AMBIENTE, NÃO USO SACOLAS PLÁSTICAS


As Secretarias de Educação, Gestão, Saúde e Superintendência de Meio Ambiente de Ourolândia, lançaram ontem, dia 1 de setembro, no Povoado de Casa Nova, a Campanha “Sou amigo do Meio Ambiente, não uso sacolas plásticas”. O engenheiro agrônomo, Romilton Carvalho, proferiu palestra sobre o tema mostrando os males que as sacolas plásticas causam ao meio ambiente inclusive provocando a morte de animais por ingestão das mesmas que são depositadas pelo ser humano na natureza. Um filme mostrando o problema que as grandes metrópoles enfrentam para destinar o lixo produzido também foi exibido. O secretário de Gestão, José Carlos Benigno, fez a abertura oficial da Campanha lembrando que a mesma vai acontecer na sede e em todos os povoados do município. A Prefeitura mandou confeccionar sacolas de pano com a logomarca da campanha que foram distribuídas com os participantes logo após as apresentações. Durante o evento houve bastante interação e os participantes se comprometeram em multiplicar a idéia da campanha em Casa Nova.
“Vamos promover um movimento aqui pra que deixemos de usar sacolas plásticas em definitivo”, disse um morador. O lançamento da Campanha teve um final emocionante quando as mais de 200 pessoas que lotaram o Auditório da Escola Francisco José da Silva aplaudiram de pé a iniciativa da Prefeitura de Ourolândia.
José Carlos entende que as sacolas de pano distribuídas representam apenas um gesto simbólico, mas ajudarão na questão da conscientização ao combate do uso de sacolas plásticas e despertarão para o resgate da cultura dos “bocapios” que eram utilizados antigamente. Ele disse que paralelo a isso a Prefeitura está sugerindo aos comerciantes que recompensem os clientes quando estes levarem as sacolas de pano ou outros que possam evitar o uso das sacolas plásticas, pois assim contribuirão com o Meio Ambiente. “Uma sacola de plástico a menos depositada na natureza já significará muito. Com essa campanha a Prefeitura de Ourolândia está dando sua contribuição no combate a este mal”, afirmou o secretário.

Além dos palestrantes e da presença marcante do público, o evento contou ainda com a secretária de Saúde do Municipio, a nutricionista Josecléa Rebouças; o coordenador de Saúde, Allex Macêdo e o vereador Janaelson Araruna.

FEIRA LIVRE DE OUROLÂNDIA ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA

Em virtude das comemorações e o Desfile Cívico do feriado de Sete de Setembro, O prefeito Antonio Araújo decretou a antecipação da Feira Livre que aconteceria no mesmo dia (segunda-feira, dia 07/09) para a próxima sexta-feira, 04 de setembro. O superintendente de Administração, Antonio Neto, disse que o evento acontecerá na Praça Ouro Branco como de costume.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ourolândia participa de Conferência Intermunicipal de Educação

O Município de Ourolândia participou durante os dias 28 e 29 de agosto da Conferência Intermunicipal de Educação que aconteceu no Colégio Modelo em Jacobina. O evento foi realizado em parceria com a DIREC- Diretoria Regional de Educação; Secretarias de Educação dos municípios de: Ourolândia; Jacobina; Umburanas; Mirangaba; Várzea Nova; Saúde; Caem e Caldeirão Grande e teve como principais objetivos: promover a construção de um sistema de ensino responsável pela institucionalização de um trabalho permanente do Estado da Bahia com a sociedade, garantindo assim o direito à educação; indicar, para o conjunto das políticas educacionais de forma articulada entre os sistemas de ensino, a garantia da democratização da gestão e da qualidade social da educação básica, profissional e superior; definir parâmetros e diretrizes para contribuir com a avaliação e a qualificação do processo de ensino e aprendizagem; apontar os requisitos básicos para a definição de políticas educacionais que promovam a inclusão social, de forma articulada, entre os sistemas de ensino; propor reformulações necessárias para que o planejamento de ações articuladas torne-se a estratégia de implementação do Plano Nacional de Educação no âmbito do Sistema Nacional Articulado de Educação e discutir as condições para a definição de políticas educacionais que promovam a inclusão social, a diversidade, dentro de uma perspectiva orgânica e republicana da educação.
·

SECRETARIA DE SAÚDE DE OUROLÂNDIA CAPACITA AGENTES COMUNITÁRIOS

A Secretaria Municipal de Saúde de Ourolândia, promove durante o período de 31 de agosto a 01 de outubro, no Auditório da Cooperativa Mista Agropecuária, em parceria com a BEMFAM (ONG que atua na implementação da Assistência Integral à Saúde da Mulher e Educação Continuada em Saúde), uma capacitação para os 41 Agentes Comunitários de Saúde do município, com o tema: "Abordagem Comunitária em Planejamento Familiar e Saúde Sexual e Reprodutiva".

Superintendente de Meio Ambiente de Ourolândia participa de evento no IMA

O superintendente de Mineração, Meio Ambiente e Turismo de Ourolândia, Romilton Carvalho, participou em 19 de agosto, na capital do Estado, de um encontro promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente envolvendo representantes do IMA – Instituto do Meio Ambiente, e gestores de todo Estado da Bahia.
Durante o evento foi realizada uma Oficina com o objetivo de efetivar orientações e complementar o cronograma de capacitação através dos programas Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada e Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais. Romilton revela que o município de Ourolândia já protocolou junto ao IMA a documentação necessária para tornar o município apto a conceder Licença Ambiental.
Estiveram palestrando o consultor do IMA, Eugênio Sprengler; a atual diretora, Elisabeth Wagner e as coordenadoras Kitty Tavares e Celeste Simões.