sexta-feira, 2 de abril de 2010

GUARDA MUNICIPAL DE ARACI É PRESO POR PISTOLAGEM

(blogdoarnaldradialista) As coisas acontecem quando menos se espera. Ou é de onde menos se espera que as coisas acontecem. O ditado popular se enquadra, perfeitamente, ao fato policial ocorrido na cidade de Araci-BA, há cerca de 200 km de Salvador.
Guarda municipal, há 19 anos, funcionário da Prefeitura Municipal de Araci, Manoel Rodrigues Dantas Goes, vulgo “Manoel Guarda”, 53 anos, está preso sob acusação de prática de crime de pistolagem.
Investigações feitas pela Polícia Civil de Araci revelaram o envolvimento do acusado com o furto de criações (caprinos e ovinos).
Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar de Araci, numa busca feita à casa de Manoel Guarda, descobriu um verdadeiro arsenal escondido debaixo da cama: um fuzil calibre 44; uma espingarda de cartucho calibre 28; uma espingarda fabricada artesanalmente, calibre 28; um revólver calibre 32, que estava guardado em uma pochete; oito munições calibre 44 e uma calibre 28.
No seguimento das investigações, a Polícia descobriu o envolvimento de mais uma pessoa nos crimes de furto praticados por Manoel e foi preso Pedro Santana de Carvalho, vulgo “Nino”, 41 anos.
Segundo a Polícia, Manoel Guarda é réu confesso, por crime de pistolagem, juntamente com outro elemento conhecido como “Nego de Dão da Rosa", que se encontra foragido.
Contra Nego de Dão da Rosa pesa a acusação de ter assassinado, a tiros, a pessoa de Tomaz Silva Santos, fato acontecido no dia 30 de março de 2009, no povoado de Lagoa do Boi, e teve como mandante do crime, um primo da vítima, de nome Ciridão Goes da Silva, 61 anos, residente no mesmo povoado. Ciridão Goes da Silva foi localizado e conduzido para a Delegacia de Polícia de Araci, onde se encontra à disposição da Justiça. A prisão de Manoel aconteceu no último dia 25, às 06h00min. Por: José Dilson - euclidesdacunha.com

Coité: idoso continua desaparecido

Calila Notícias
Elias Santana de Jesus, 84 anos, continua desaparecido para angústia dos familiares que desde domingo (28) estão a sua procura.

A família do aposentado com ajuda de amigos fizeram buscas por todas as aguadas e barragens da região para ver se o mesmo teria se afogado, mas foi em vão, e a angustia aumenta a cada dia. Foi registrado o boletim de ocorrência de desaparecimento na Delegacia de Conceição do Coité. A vítima vestia camisa verde clara, calça verde escuro, sandálias havaianas e chapéu de baeta.
Segundo a esposa Maria de Lurdes Oliveira, 74 anos, e 40 de casada, eles moram na Fazenda Peixe, á 06 km do Povoado de Caruaru e nos finais de semana costumam ficar na comunidade e participar de seus eventos.
“Eu fui para a procissão de ramos e Elias foi assistir a uma partida de futebol e quando cheguei em casa ás 18h não o encontrei. Pedi para meu filho vê se ele estava na Praça e ele voltou falando que não encontrou. Foi ai que percebemos que alguma coisa estranha estava acontecendo", falou dona Maria ao CN.
A partir deste momento houve uma mobilização de toda comunidade para encontrar o aposentado, sem êxito até á 00h de terça-feira (30), quando o repórter Valdemi de Assis, esteve na casa da família, que estão fazendo vigília para saber do paradeiro de Elias Santana.
A nora do aposentado, Simone da Silva, garantiu que o sogro estava com aproximadamente R$ 1 mil no bolso, "dinheiro que ele não confiava ninguém guardar e pretendia cuidar dos dentes", contou.
Simone disse ainda que ele tinha problemas de hérnia, próstata e cardíaco. "Fiquei pensando nele quando vi chover na tarde de segunda", lamentou.
A informação que chegou a família é que ele foi visto andando a pé, por volta das 17h de domingo na estrada que liga o Caruaru ao Povoado de São João. Eles souberam ainda que uma moto Honda Bros vermelha, pilotada por um desconhecido, foi visto na estrada do Prado, próximo do local onde o aposentado foi visto pela última vez e "esta moto também desapareceu", finalizou Simone.

OSSADA HUMANA É ENCONTRADA EM SERROLÂNDIA

Portal de Serrolândia
(Blog do Arnaldo Silva Radiaista) Nesta quinta-feira (01), a Policia Militar foi acionada para averiguar uma ossada humana encontrada no matagal as margens da BA 417, próximo a sede de Serrolândia, na rodovia que liga ao município de Várzea do Poço.
Os policias puderam constatar que o local foi usado como desova, já que não existem sinais de que o corpo foi queimado no local, da mesma forma não foi possível identificar a quanto tempo aconteceu o crime. De modo que só a pericia poderá trazer as respostas.
Junto à ossada foi encontrada uma roupa e uma garrafa pet, quase que totalmente queimados.
Esse tipo de crime tem sido muito comum no acerto de contas com drogas.
Por enquanto não há nenhum registro de desaparecimento em Serrolândia e o caso foi encaminhado para a delegacia para que sejam adotados os procedimentos necessários.

LIBERTADORES: Corinthians vence o Cerro por 2 a 1

Com gols do atacante Ronaldo e do zagueiro Chicão, o Corinthians venceu o Cerro Porteño por 2 a 1, nesta quinta-feira, no Pacaembu, pela quarta rodada do Grupo 1 da Taça Libertadores da América, e se aproximou da classificação para as oitavas de final do torneio.
A vitória deixou a equipe alvinegra na liderança isolada do Grupo 1, com dez pontos -três a mais do que o Racing-URU, vice-líder e que ainda segue na briga por uma vaga na próxima fase do torneio sul-americano.
Com apenas um ponto em quatro jogos, o Cerro Porteño já está eliminado. Folha

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Bombas e explosivos encontrados na zona rural de Cansanção

(Calila) Na madrugada desta quarta-feira (31), a Polícia Civil da cidade de Cansanção, recebeu uma denuncia que na região do Santo Ambrosio, zona rural do município, haveria dois homens estranhos em uma barraca, a qual estava abandonada. O Delegado de Policia Dr. Carlos Roberto B. Vasconcelos, juntamente com sua equipe se dirigiu até o local, cujo acesso é difícil, mas não encontrou os suspeitos, porém, foi encontrado escondido no interior do barraco uma granada de fabricação caseira juntamente com outros materiais explosivos, como bananas de dinamite, dois kg de pólvora branca e estopins.A Polícia não tem pista de quem seria este material e pra qual fim seria usado, pois, ali próximo existem um garimpo de ouro, mas o que intriga o delegado, seria a granada de fabricação caseira e no barraco ninguém ser encontrado.Populares da localidade informaram que os homens eram estranhos e não faziam amizade com ninguém.

Entrevista: RUI MACEDO FALA SOBRE SUA CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL

O radialista José Carlos Benigno, traz uma entrevista esclarecedora com o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Jacobina Rui Macedo, falando sobre a sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Recentemente alguns blogs da região publicaram que Rui Macedo teria desistido da disputa à vaga na Assembléia Legislativa da Bahia para apoiar a reeleição do deputado Elmar Nascimento de Campo Formoso.
Além de esclarecer isso, Macedo fala ainda sobre sucessão estadual, presidencial, infidelidade partidária, sobre o processo da eleição de Jacobina e outros assuntos do momento.
Acompanhe conosco:

RM - Olá Zé Carlos! Boa Páscoa para você o todos que o acompanham através do seu Blog.


JCB - Alguns veículos de comunicação de Jacobina divulgaram que o Senhor estaria abrindo mão da disputa a uma vaga na Assembléia para apoiar o deputado Elmar Nascimento. O que existe de verdade nesta notícia?

RM - Quer dizer, mataram a minha candidatura antes de nascer. Portanto aviso aos navegantes: SOU PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL PELO PMDB SIM, com letras maiúsculas e sublinhado, para que não reste dúvidas. A única possibilidade de renúncia à candidatura seria a posse na Prefeitura de Jacobina, antes da eleição. Quanto ao Deputado Elmar Nascimento, ex-colega de mandato tenho um profundo respeito e uma amizade sincera. Apenas isso.

JCB - Ainda sobre o assunto anterior, em entrevista a uma emissora de Rádio, o prefeito de Ourolândia, Antonio Araújo, afirmou que o senhor retiraria sua candidatura somente para reassumir a Prefeitura de Jacobina. O Senhor ainda acredita nesta possibilidade, via Justiça?

RM - Claro que sim. Não creio que o crime compensa. Sei que um dia aqueles que roubaram a vontade do povo, cometendo crime eleitoral, serão punidos. Evidentemente o processo de defesa e de acusação que envolve a apuração do crime eleitoral é demorado. Tarda mas não falha. Não sei em que momento, mas tenho a absoluta certeza que serei empossado prefeito de Jacobina. Esta é a verdadeira vontade do povo de Jacobina.

JCB - O Senhor foi eleito deputado estadual pelo PSDB em dois pleitos. Hoje no PMDB, e diante da atual conjuntura política, que avaliação o senhor faz das reais possibilidades de eleição? Já que agora, além do seu nome, hoje existe mais um deputado disputando o espaço (Sérgio Passos) que o senhor mesmo ajudou a criar dentro do seu universo eleitoral.

RM - Jacobina é uma cidade grande e tem que pensar grande. Não cabe mais o pensamento mesquinho de que estamos disputando um BA X VI ou um FLA X FLU, onde um lado deve ser inimigo do outro até debaixo d'água. Tenho um profundo respeito por Sérgio Passo, desejo sucesso na sua carreira, como desejo também a Milton Sena e a Ivonildo Dourado. Muito melhor se todos os votos de Jacobina, e quiçá da região, fossem dados a estes e a mim é claro, e não pulverizado entre tantos oportunistas e aventureiros.

JCB - Na última eleição para prefeito o Senhor obteve mais de 17 mil votos. Levando em consideração as centenas de candidatos invasores que aparecerão na região, que
percentual desses votos o senhor acredita que pode obter do eleitor jacobinense?

RM - Espero sinceramente que todos os que votaram em Rui Macedo para Prefeito, o faça também para Deputado Estadual. Seria uma demonstração de que o seu voto foi consciente e que continua acreditando no projeto que temos para Jacobina. Que este projeto não é pessoal e que transcende as questões de cargos e funções. Desejo o voto destes porque acredito que Jacobina e Região necessita de uma representação comprometida com o crescimento e com o desenvolvimento para todo o seu povo. Desejo ainda que o meu voto venha acompanhado do voto de meu candidato a federal, Lúcio Vieira Lima e meu governador Geddel.
JCB - Como está sua relação política com as lideranças de Jacobina que lhe apoiaram no último pleito para prefeito, a exemplo de Netinha e Rose (ambas do Junco), Antonio Souza, Juliano Cruz, Antonio Mota, Hildebrando Cedraz e outros?

RM - A melhor possível. Todos ansiosos com o início da campanha e desejosos de mais uma vitória para confirmar que Rui Macedo representa a vontade do Jacobinense. E digo mais Zé Carlos, a vontade de diversas lideranças dos Municípios vizinhos. Impressionante como o meu nome agrega apoios até mesmo de adversários nas mais diversas cidades da microrregião. Aliás, a minha candidatura é, sem sobra de dúvidas, a mais regionalizada de todo o Estado.


JCB - Além de Jacobina, quais os municípios onde o Senhor acredita que pode obter apoio?


RM - A grande locomotiva da minha votação, sem dúvida, é jacobina, mas serei votado em Miguel Calmon, Ourolândia, Várzea Nova, Morro do Chapéu, Umburanas, Piritiba, Mundo Novo, Baixa Grande, Ipirá, Mairí, Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, Várzea do Poço, Caem, Mirangaba, Caldeirão Grande, entre outros municípios.

Sucessão Estadual
JCB - O Senhor acredita na Eleição de Geddel Vieira Lima?



RM - Sim. Geddel é o único candidato a Governador que pode transmitir a população uma mensagem de esperança. O único que pode falar em melhorias na saúde, educação, segurança pública. O único que pode falar em desenvolvimento. Por que? Porque é um homem determinado, sabe o que quer, sabe fazer, saber tirar do papel e colocar em prática, não tem medo e nem preguiça. A Bahia precisa urgente deste tipo de liderança e os outros tiveram oportunidade e não fizeram. Os outros são os outros, não é verdade?

JCB - Que avaliação o senhor faz de políticos carlistas tradicionais que hoje se aliam ao PT na disputa pela reeleição do governador Jaques Wagner?

RM - Zé Carlos eu sou suspeito para falar destes caras. Melhor eles se explicando, ou melhor: explicando o inexplicável. Engraçado, queriam quebrar a "panelinha" e agora querem remendar os cacos. Querem uma chapa verdadeiramente "puro sangue"... Puro sangue carlista...
JCB - Em sua opinião quem será o próximo (a) presidente do Brasil?


RM - Acho que a grande popularidade e liderança do presidente Lula será decisivo na eleição da Dilma.


Infidelidade Partidária
JCB - O Senhor acredita numa punição do PMDB ao prefeito de Várzea Nova, Tica, pela infidelidade partidária? Já que ele declarou oficialmente apóio ao governador Jaques Wagner na disputa pelo governo do Estado. E aos vereadores que assim procederem?

RM - Não só dele, mas de todos os traidores que usaram o PMDB como trampolim político. Eu mesmo serei o signatário das ações necessárias à punição daqueles que tentarem trair o Partido e a vontade dos nossos eleitores. Aliás, Zé Calos, a cassação do mandato do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, por infidelidade partidária, abriu este precedente. Hoje temos jurisprudência favorável a punição dos infiéis.

Saúde, Caém e Jacobina formando Educadores Ambientais

Texto e foto de Carla Cinara (www.aquitemeducacao.blogspot.com/) A cidade de Saúde sediou nos dias 30 e 31 de março de 2010 o Seminário de Recursos Hídricos, Saneamento e Educação Ambiental e a I Oficina de Formação de Educadores Ambientais, promovidos pelo Instituto de Gestão de Águas e Climas (INGÁ) em parceria com a EMBASA, PEAS e prefeituras.
Participaram do evento as cidades de Saúde, Caém e Jacobina, as quais enviaram representantes do poder executivo e legislativo,com exceção de Jacobina.
Profissionais diretamente ligados ao tema fizeram-se presentes: Balduíno Dias Neto (INGÁ), Arnor Fernandes (EMBASA / Sr do Bomfim), Representantes de Comunidades, Jorge Barbosa (PMC Engenharia Ltda), Gislene Mota (direc 16) , educadores e outros.
Foi interessante ter contato com dados precisos sobre a extensa Bacia do Rio Itapicuru, a qual se extende em 37.000 quilômetros quadrados e tem fundamental importância para a nossa região. Bom também conhecer leis as de saneamento , responsabilidades da Embasa, e principalmente tornar os presentes cientes de que os órgãos agora estão abertos `a sociedade na tomada de decisões.
Foi debatida a política de recursos hídricos e pontuados os objetivos do Programa de Educação Ambiental para a sustentabilidade (PEAS) , representado em nosso município por Elione Muritiba e tem como coordenadora geral Vanja Leite Moraes Brito, também presentes no evento.
As obras de saneamento que perpassarão Jacobina, Saúde, Caém e algumas de suas comunidades, teve valor total estimado de R$ 28.028.320,00 e será realizada pela UFC Engenharia Ltda, no prazo médio de um ano e meio.
A necessidade de humanizar os processos foi perceptível e todos se deram conta de que degradar o meio ambiente é também degradar as relações humanas, e assim pensando, cada presente no evento (educadores, membros de associações,representantes de instituições, alunos, etc), saiu com o imenso desejo de conscientizar as pessoas do espaço onde vivem para a preservação dos recursos naturais e em especial a água.
A educação é a ferramenta fundamental para mudar o mundo, mas quem muda o mundo é a ação. Cada um precisa mudar, mas a mudança social se dá na coletividade!

Capim Grosso: JOÃO DO COURO TOMA POSSE NESTA QUINTA-FEIRA (01)

Toma posse nesta quinta-feira (01) de Abril, às 9 da manhã na Câmara Municipal de Vereadores o senhor João Dias de Souza, o novo prefeito de Capim Grosso, conhecido também por João do Couro. O mesmo assume o posto de prefeito diante do pedido de renúncia do prefeito Itamar Rios, que sai do cargo com o objetivo de ser deputado.
João Dias de Souza tem 47 anos e já ocupou por três vezes o cargo de vereador e mais um cargo de vice-prefeito entre 1997e 2000, na então gestão de Antonio Adilson de Freitas Pinheiro.
O novo prefeito de Capim Grosso chega em meio a muitos desafios. O tempo do seu mandato é de dois anos e nove meses. (arnaldosilvaradialista.com)

PRF: Começa meia-noite a Operação Semana Santa nas estradas baianas‏

Começou nesta Zero hora de quinta-feira, 1/4, até as 24h do domingo, 4, realizada pela Delegacia 10/4 - Senhor do Bonfim, com circunscrição na BR 407, do KM 0 ao 230 (Juazeiro - Capim Grosso), e BR 324, do KM 356 ao 444 (Capim Grosso - Riachão do Jacuípe), a Operação Semana Santa, que tem como objetivos principais a redução de acidentes e o combate a criminalidade no feriado prolongado. Existe uma estimativa de um aumento no fluxo de veículos, em torno de 40% na região. Em virtude desta estimativa, será feito um reforço no efetivo com policiais da própria delegacia, principalmente na quinta-feira e no domingo (início e final do feriado).As viaturas operacionais estão estrategicamente posicionadas em locais previamente levantados como de maiores índices de acidentes, visando dar uma maior percepção de segurança aos usuários, e consequentemente, inibindo que eles cometam infrações de trânsito que possam contribuir com os acidentes como: ultrapassagens indevidas e o excesso de velocidade. No período noturno, onde o fluxo diminui, está sendo intensificado combate à criminalidade, sendo realizadas rondas noturnas, visando impedir ações de meliantes, como assaltos a ônibus e o tráfico de drogas.Em cada viatura operacional, há um etilômetro (bafômetro) para realização de testes nos condutores, com o objetivo de inibir a ingestão de bebida alcoólica por parte destes. Será realizado um mínimo de 40 testes diários. Vale ressaltar, que uma vez constatado que o condutor ingeriu bebida alcoólica, estando este acima de 0,29mg/l (miligramas de álcool por litro de ar expelido pelospulmões), que equivale a uma média de quatro copos de cerveja (varia de organismo pra organismo), o condutor além de pagar uma multa de R$ 957,70, é preso em flagrante por crime de trânsito, podendo ter também sua CNH suspensa por um período de um ano.
Dados da Operação Semana Santa 2009
Veículos Fiscalizados - 315
Notificações extraídas - 64
Pessoas detidas por embriaguez - 2
Acidentes sem vítimas - 4
Acidentes com vítimas - 2
Total de feridos - 6
Total de mortos - 0
"A checagem da documentação pessoal e do veículo, dos equipamentos obrigatórios, obediência a sinalização, não ultrapassar em local proibido, não exceder a velocidade e usar o cinto de segurança, torna-se indispensável para que possamos ter um trânsito mais seguro e responsável em nossa região", disse o inspetor Lopes Júnior Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização - Del. 10/4 - Senhor do Bonfim - Bahia

SENHOR DO BONFIM: JOVEM MORTO COM 19 FACADAS

DO BLOG http://www.arnaldosilvaradialista.com/A polícia Militar recebeu chamado noite passada, informando que havia um corpo sem vida no Bonfim III, ao chegar ao local depararam-se com o corpo de GLEBSON DE JESUS SILVA 21 anos residente no citado bairro.
De acordo com informações há tempos ele vinha se desentendendo com um vizinho de inicial R, tendo com um dos principais motivos uma jovem, que teve um caso com o R a pelo menos três meses atrás, e Clebson havia sido o primeiro namorado desse jovem,mas também não tinha mais nada com ela só que viviam se estranhando um com o outro.Na noite de terça-feira (30/03), R, teria ido também ao colégio onde os dois estudavam colégio Júlio César Salgado e no retorno para casa, Clebson teria sido "atocaiado" já perto de sua residência, onde foi perfurado por várias vezes chegando a um total de 19 facadas, pelas marcas de sangue no local leva a acreditar que houve luta e também tentativa da vitima evadir-se do local, mas não adiantou, pois faleceu ali mesmo próximo a sua casa.Informações de que alguém teria visto gritos desesperados que pediam para que R, parasse. “Pára R, pára R...”O principal suspeito está desaparecido, enquanto o corpo da vitima foi conduzido para o IML da cidade de Juazeiro, a fim de ser necropsiado, e a polícia continua em diligencia a fim de prender o principal suspeito.

SENHOR DE 70 ANOS MORRE ATROPELADO POR CAMINHÃO NA BA 131

Do Blog www.arnaldosilvaradialista.com.
Por volta do meio dia dessa quarta-feira (31/03), um acidente tirou a vida do senhor ARISTIDES FERREIRA LEAL 70 anos, residente a Rua Jardim Aeroporto Santos Dumont.
De acordo com informações, ele seguia com sua carroça de burro, na ladeira da BA 131, próximo a ponte do Buriá, quando foi atropelado por um caminhão azul, carregado de brita, que saiu da pista e caindo na ribanceira, rompendo cerca, mas não virou.
Uma mulher que segundo informações de parentes vinha atrás do caminhão em uma bicicleta também se envolveu no acidente e foi hospitalizada no HDAM identificada por MARIA VITOR 48 anos, residente a Rua Thomaz Guimarães, Santos Dumont, o senhor LUCIANO JOSÉ JOÃO TRINDADE 34 anos que vinha atrás do caminhão também teve escoriações e foi levado pela SAMU até o HDAM, a Polícia Rodoviária Estadual esteve no local contornando os demais veículos que passavam no local.Aristides sofreu fraturas múltiplas, e foi removido do local por volta das 13h50min, encaminhado para o IML da cidade de Juazeiro.
A família acompanhou de perto a remoção do corpo, um filho que trabalha como moto boy, chegou ao local ainda por volta de 12h35min, bastante chocado.

Copa do Brasil já tem 12 classificados para as oitavas

Agência Estado

A Copa do Brasil já tem 12 classificados para as oitavas de final. Na noite desta quarta-feira, dez equipes conseguiram vaga e se juntaram a Santos e Fluminense, que tinham se garantido anteriormente. Assim, resta definir apenas mais quatro confrontos da segunda fase, o que acontecerá nesta quinta.
Jogando no Palestra Itália, o Palmeiras afastou a má fase ao derrotar o Paysandu por 1 a 0, com gol de Robert. Assim, se classificou para as oitavas de final, onde enfrentará o vencedor do confronto entre Atlético-PR e Sampaio Correa.
Outro grande do futebol brasileiro que confirmou o favoritismo foi o Vasco. Jogando em São Januário, o time carioca derrotou o ASA por 3 a 1, com dois gols de Elton e um de Magno - Júnior Viçosa descontou. O próximo adversário vascaíno é o Corinthians-PR, que eliminou o Ceará com o empate por 1 a 1 em casa.
A maior goleada da noite foi do Goiás, que conseguiu fazer 7 a 0 no São José, do Amapá, com quatro gols de Rafael Moura, dois de Romerito e outro de Rithely. Agora, o time goiano enfrentará o Vitória, que goleou o Náutico por 5 a 0, em Salvador, e também se classificou.
A noite foi ruim para o futebol paranaense. O Coritiba foi eliminado em casa, ao perder para o Avaí por 1 a 0, com gol de Caio. E o Paraná caiu diante do Sport, também por 1 a 0, com gol de Dirley, na Ilha do Retiro, no Recife.
No duelo paulista pela segunda fase da Copa do Brasil, a Portuguesa levou a melhor sobre a Ponte Preta e ficou com a vaga. A vitória por 2 a 1, no Canindé, foi conseguida só aos 46 minutos do segundo tempo, com o gol de Gustavo Biscayzacu. Agora, a Lusa jogará contra o Fluminense.
Confira os resultados desta quarta-feira na Copa do Brasil:

Ceará 1 x 1 Corinthians-PR
Portuguesa 2 x 1 Ponte Preta
Goiás 7 x 0 São José
Vitória 5 x 0 Náutico
Palmeiras 1 x 0 Paysandu
Coritiba 0 x 1 Avaí
Guarani 2 (4) x (3) 0
FortalezaSport 1 x 0 Paraná
Vasco 3 x 1 ASA
Bahia 1 x 0 Atlético-GO

quarta-feira, 31 de março de 2010

OUROLÂNDIA:Homem morre em acidente de moto no povoado de Valois

Osias Carlos da Silva - Morto em acidente de moto sem capacete

As 19h30min desta quarta-feira, 31, deu entrada na Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, já sem vida, o corpo de Osias Carlos da Silva, 39 anos, lavrador, natural de Jacobina, residente no povoado de Conquista município de Ourolândia.

Segundo informações da plantonista atendente, ele foi encontrado caído já sem vida numa estrada vicinal do povoado de Valois. De acordo com as informações de um Senhor que conduziu o corpo, identificado como Betinho, morador do povoado de Aurora, ele teria sido encontrado por volta das 18h30min e foi vítima de acidente de moto. A testemunha disse que ele não usava capacete no momento do acidente.
Osias era filho de Antonio Alves da Silva e Alvenita Carlos da Silva, residentes no município de Ourolândia. A esposa da vítima, Senhora Emília é Agente Comunitária de Saúde do município e ao chegar à Unidade entrou em desespero despertando uma crise de choro sem controle. O corpo seria levado ao IML de Jacobina ainda na mesma noite para necropsia.

Homens são encontrados desacordados na estrada São João/ Retirolândia

Calila Notícias

As vítimas estavam numa moto Honda Bros seguindo de Retirolândia para São João quando bateram em um barranco por volta das 20h30.
Dois homens foram encontrados desacordados na noite de terça-feira (30), na localidade de Laje de Fora, no local conhecido por baixa de Pedro de Agostinho, na estrada que liga o distrito de São João, município de Conceição do Coité, ao Povoado de Mandápoles, em Retirolândia.

Eles estavam caídos, um no centro da estrada e o outro na lateral esquerda, (sentido São João) e a moto de placa HHO - 2508 licença de Comandante Gomes, Minas Gerais, no lado oposto, indicando que o piloto teria perdido o controle e batido em um barranco.

A informação do acidente chegou à comunidade de São João através de um motorista que passou no local e viu os dois homens estendidos no chão. A notícia a chamou atenção pessoas que estavam no jardim da comunidade e, tendo avisado do fato a polícia, muitos foram ao local do acidente.
Ao chegaram ao local, por volta das 20h30, populares identificaram como sendo Luiz Eduardo Oliveira, 25 anos, residente na Rua do Retiro, s/n, distrito de São João, que apresentava um quadro típico de traumatismo craniano e não respondia ao chamado das pessoas que o
conhecia. Por mais de uma hora ele permaneceu totalmente paralisado. Só depois da chegada dos bombeiros voluntários que iniciaram os primeiros socorros é que ele começou a mexer com uma das pernas e um dos braços.
O outro, identificado como Roberto Santos de Oliveira, 29 anos,condutor da moto, também residente no distrito de São João, apresentava um quadro menos complicado, queixava-se de forte do no braço direito. Disse que estavam vindos de Retirolândia quando perdeu o controle da moto e bateu no barranco.

Prefeitura conclui mais uma etapa do curso de culinária

A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Assistência Social, está promovendo um curso de culinária desde o último dia 24 de fevereiro visando capacitar mulheres atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social- CRAS, com o objetivo de aprimorar os dotes culinários. As receitas têm com prato principal carnes, peixes massas, verduras, sobremesas, além de pratos elaborados com riquezas locais.
Palestra - Nesta quarta-feira, 31, o agrônomo Luciano Galo proferiu orientações sobre a importância de reaproveitar alimentos, cascas, palma e sobras. Ele destacou a riqueza nutritiva dos alimentos que muitas vezes são descartados no dia a dia. “Pouca gente sabe que, assim, são desperdiçadas toneladas de vitaminas da melhor qualidade. Folhas de cenoura e de couve-flor, talos da couve, do espinafre e até a casca da banana refogada são armas muito importantes contra a desnutrição”, alertou.
Quanto ao uso de ingredientes comuns na cidade de Ourolândia as mulheres compreenderam a relevância de valorizar coisas que são acessíveis no município como o bode, a palma, o abacaxi e etc. Com estas orientações as alunas irão ter baixo custo na produção de deliciosos e nutritivos pratos.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ,órgão que compõe a Secretaria de Assistência Social, destina-se à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias.
“Atendemos pessoas em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros”, disse Aline Alves, assistente social do Município.

Pescadores encontram 21 corpos de bebês em rio na China

Do Época

Pescadores chineses encontraram 21 corpos de bebês em um rio, na cidade de Jining, na província de Shandong, no leste do país. Acredita-se que os cadáveres tenham sido jogados ali por hospitais. De acordo com o site China Daily, oito dos corpos possuíam etiquetas identificadoras dessas entidades. Segundo o site britânico Time, três bebês tinham tornozeleiras de identificação indicando que estiveram em estado grave na emergência do hospital universitário de Jining e cinco apresentavam as etiquetas de atendimento do mesmo hospital.Um pescador afirmou à TV local que percebeu que algo havia sido jogado contra a margem do rio perto de uma ponte. Inicialmente, os pescadores pensaram que eram bonecos de plástico. Ao chegarem mais perto, descobriram que eram corpos. “Não podia acreditar que eram de verdade, mas eram. E quanto mais andava por ali, via mais e mais”, disse outro homem.Alguns corpos estavam juntos em sacos plásticos amarelos, com a inscrição “lixo hospitalar”. Ainda não foram divulgados os sexos dos bebês.As autoridades iniciaram uma investigação e a equipe médica que pode estar envolvida no caso foi suspensa. Segundo a imprensa local, os corpos podem ter sido descartados por hospitais após abortos e partos induzidos.

GAVIÃO:Prefeito Joaquim Cunha tem direitos políticos cassados

O prefeito municipal de Gavião (município localizado a 241 Km de Salvador), Joaquim de Oliveira Cunha, teve os direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos e foi condenado pela Justiça a ressarcir aos cofres públicos o valor de R$ 41.868,40, gasto para pagar indevidamente uma servidora comissionada que trabalhava há seis anos como empregada doméstica em sua residência. A decisão proferida pelo juiz Eldsamir Mascarenhas atende pedido formulado pelo promotor de Justiça Gilber de Oliveira em uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada contra o prefeito em 2008. Na ação, Joaquim Cunha foi acusado pelo Ministério Público de, além de utilizar servidor comissionado para trabalho doméstico, ter contratado para cargos de confiança e em comissão servidores que não exercem funções de chefia, direção ou assessoramento e de ter efetuado pagamentos aos comissionados em valores superiores aos previstos em lei. O juiz decretou a indisponibilidade dos bens do prefeito. (Noticia Livre)

CURTAS E QUENTES

tiTica e traição...
Já existem rumores no Estado que a cúpula do PMDB baiano estaria na bronca com o prefeito de Várzea Nova, Tica (PMDB) por conta de infidelidade partidária cometida por ele. Tica manifestou de forma oficial, em praça pública, o seu apoio ao candidato Jaques Wagner do PT na luta pela reeleição ao governo do Estado.
Há quem diga que Geddel Vieira Lima, candidato do PMDB, e seu irmão Lúcio Vieira presidente estadual do Partido, estariam “espumando” de decepção com a traição do alcaide, pois na campanha da eleição onde se elegeu prefeito de Várzea Nova, derrotando a ex-prefeita Iris Gomes e o ex-prefeito Dion, Geddel o apoiou sem ressalvas discursando e desfilando em carro aberto pelas ruas da cidade junto com o grupo.
Mas, pela história política que se conhece, traição e Tica se misturam com muita facilidade. E Geddel nem deve esquentar com isso, pois ele não é vítima dessa “tiTica” sozinho. É só perguntar ao ex-prefeito Dion Avelino que ele também tem história pra contar sobre essa “tiTica”...

terça-feira, 30 de março de 2010

Secretários de Jaques Wagner deixam o governo na BA

Agência Estado

Nove dos 23 secretários estaduais da Bahia deixam o governo até amanhã para participar das eleições. Das exonerações, três já foram publicadas no Diário Oficial de hoje - as dos titulares das pastas de Infraestrutura, João Leão (PP); Turismo, Domingos Leonelli (PSB), e Meio Ambiente, Juliano Matos (PV). Apenas o substituto na Secretaria de Turismo foi definido: será o chefe de gabinete Antônio Carlos Marcial Tramm.

De acordo com o governo, o Diário Oficial de amanhã trará a oficialização das saídas dos secretários de Planejamento, Walter Pinheiro (PT); Justiça, Nelson Pellegrino (PT); Desenvolvimento Social, Valmir Assunção (PT); Desenvolvimento Urbano, Afonso Florense (PT); Relações Institucionais, Rui Costa (PT), e Agricultura, Roberto Muniz (PP). Desses, apenas Muniz não concorre a uma vaga na Câmara: é candidato a deputado estadual.

A chapa majoritária de situação também foi praticamente definida hoje. Depois de uma reunião no Palácio de Ondina, residência oficial do governador Jaques Wagner (PT) - pré-candidato à reeleição -, ficou definido que o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios Otto Alencar, ex-vice-governador do Estado pelo então PFL, entre 1999 e 2002, e que era cotado para ser candidato a senador, vai ser o candidato a vice. Ele filia-se amanhã ao PP.

Com isso, a deputada Lídice da Mata (PSB), ex-prefeita de Salvador (1993 a 1996), ganha uma vaga na disputa ao Senado. A outra deve ficar com o senador César Borges (PR), apesar de setores do PT ainda pressionarem para que essa vaga seja ocupada pelo próprio partido. Nesse caso, o nome mais cotado é o do ex-governador (1987 a 1989) Waldir Pires.

Loco Abreu leva para museu pessoal bola do jogo contra o Boavista em que marcou três gols

RIO - Mais uma vez o atacante Loco Abreu marcou três gols em uma partida pelo Botafogo. E, assim como na goleada de 5 a 2 contra o Resende, pela sétima rodada da Taça Guanabara, o uruguaio também levou a bola após a vitória por 4 a 1 sobre o Boavista , em São Januário, pela Taça Rio. O "presente" vai fazer parte do acervo de seu museu pessoal no Uruguai.

Fluminense confirma interesse em Deco, insatisfeito na Europa

Lancepress

RIO - Bicampeão da Liga dos Campeões e destaque na seleção portuguesa, o apoiador Deco vive uma fase complicada no Chelsea e por isso quer voltar ao Brasil, onde iniciou a carreira como profissional. Há 13 anos longe de casa, Deco naturalizou-se português, mas não esconde que seu coração é brasileiro. Interessado em contar com o jogador, o vice-presidente de futebol do Fluminense, Alcides Antunes, admite que já entrou em contato com o atleta.

Léo Moura: 'No Flamengo, títulos são obrigatórios'

Lancepress

RIO - O lateral Léo Moura disputa a sua quinta temporada com a camisa rubro-negra. Um dos ídolos da torcida no atual elenco, o camisa 2 está acostumado a conquistar títulos. Desde que chegou ao clube, em 2005, foram cinco conquistas. Léo Moura ajudou a equipe a levantar as taças da Copa do Brasil (2006), Tricampeonato Estadual (2007-08-09) e Hexa Brasileiro (2009). Neste ano, o lateral espera manter a rotina de títulos dos últimos anos.

- Aqui no Flamengo os títulos são obrigatórios. Só não fui campeão em 2005. Somos os atuais campeões cariocas, do Brasil, e isso nos coloca como o time visado do momento. Temos planos de conquistar a Libertadores e o Carioca e sabemos que é um desafio possível - disse.

Com o Flamengo classificado para as semifinais da Taça Rio e com sua ajuda nas assistências para o "Império do Amor", o camisa 2 acredita viver uma boa fase com a camisa rubro-negra.

- Sem dúvida é um dos meus melhores momentos pelo Flamengo. Estou conseguindo boas assistências e quero melhorar ainda mais. O apoio da torcida tem sido fundamental e visto essa camisa para dar o melhor. Procuro jogar para os torcedores e me dedico sempre.

Vasco faz proposta por lateral do Cerro Porteño

Lancepress

RIO - Segundo a imprensa paraguaia informou nesta segunda-feira, o lateral-direito Julio Irrazábal, cujo contrato com o Cerro Porteño termina no final de junho, recebeu uma oferta para jogar por dois anos pelo Vasco. A oferta para teria sido de US$ 1,5 milhão.
Ainda de acordo com a imprensa local, o presidente do Cerro Porteño, Juan José Zapag, conversará com o jogador em breve, já que recebeu outras ofertas que não foram mencionadas.
Lesionado, Irrazábal não participará da partida do Cerro contra o Corinthians, nesta quinta-feira, pelo Grupo 1 da Libertadores da América.

Corpo é encontrado na barragem do rio em Riachão do Jacuipe

Por: Alana Adrielle

Por volta das 11h de hoje (29/03) o corpo de Antonio Santos Silva, 55 anos, foi encontrado boiando na barragem grande de Riachão do Jacuipe, segundo parentes da vitima, ele havia desaparecido ontem, quando saiu de casa próximo ao bairro Santa Monica (Caxuxa) por volta das 8h dizendo que iria até o centro da cidade. Ainda segundo á família, ele fazia uso de bebida alcoólica, mas no momento do acontecido não havia ingerido. Algumas pessoas disseram que ontem, a velocidade das águas do rio Jacuipe estava muito forte, devido as chuvas que caíram na cabeceira do rio e fez com que o paredão da barragem e conseqüentemente as outras "aguadas" menores, ficassem encobertas pelas águas, uma delas fica logo após a barragem e a mesma é muito usada por pessoas para fazer a travessia entre a barragem e a estrada do Cedro que dar acesso ao bairro Alto do Cruzeiro e no centro da cidade.
Antonio sempre fazia este caminho, mas com a força da água, ontem ao tentar passar com sua bicicleta no momento da volta para sua casa, após ter ido visitar parentes no centro da cidade, se desequilibrou e caiu, seu corpo ficou preso a alguns galhos e pedras no fundo do rio e alguns metros a frente parou em uma cerca onde ficou submerso só vindo a ser descoberto hoje por pescadores.
Uma multidão foi até o local no momento do resgate, muitos chocados por vê-lo em avançado estado de decomposição. O sepultamento aconteceu na tarde desta segunda. (Calila)

Homem é vítima de disparo de espingarda

Ontem, às 21h10, foi dada entrada, no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, em Jacobina, de José Mário Ferreira deLima, 39 anos, de Vermelho, povoado de Morro do Chapéu, vítima de disparo de tiro de espingarda. Ele foi atingido no rosto, pescoço e em outras partes do corpo. Ele está sob observação médica e não corre risco de morte, segundo o atendente do hospital. Ele havia recebido os primeiros socorros na Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia.

RETIRADOS OS POSTES DO MEIO DA AVENIDA LIALDINO BARBOSA EM LAGOA DO 33

A Coelba, através do seu coordenador de Relacionamentos em Jacobina, Dorivaldo Alves, informou na manhã desta sexta-feira, 26, que a empresa concluiu a obra de mudança de local dos dois postes que ficavam literalmente no meio da Avenida Lialdino Barbosa no Distrito de Lagoa do 33, município de Ourolândia e os moradores cobraram durante os 12 últimos anos a mudança dos mesmos.
A notícia publicada neste blog causou grande repercussão na imprensa baiana em meados de julho do ano passado, onde diversos meios de comunicação republicaram a matéria falando do absurdo que era os postes situados naquele ponto.
Segundo Dorivaldo, para resolver foi mesmo uma questão de bom senso. “Alguém tinha que buscar sensibilidade no trato com esta questão, já que seria quase impossível saber de quem era a culpa, e por isso resolvemos o problema assumindo a responsabilidade de mudar a rede de lugar e atender assim ao desejo dos moradores e sobretudo a correção deste equívoco”, disse.
O secretário geral do município, José Carlos Benigno, em nome dos moradores, do vice-prefeito Neitom Oliveira e do prefeito Antonio Araújo, agradeceu de público ao coordenador na manhã de hoje durante o programa Jornal da Serrana da Rádio Serrana FM de Jacobina.

Prefeitura de Ourolândia vacina contra Gripe A

Foto ilustrativaA Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, avisa a todos os pais de crianças com idade a partir de seis meses até um ano 11 meses e 29 dias; todas as gestantes em qualquer período gestacional e aos portadores de doenças crônicas, que a campanha de vacinação contra Influenza A (H1N1) já começou. A secretária de Saúde, Josicléa Rebouças solicita que você compareça ao Posto de Saúde mais próximo da sua casa com o cartão de vacina.

LDO CONVIDA PARA ABERTURA OFICIAL DA COPA 13 DE JUNHO

A Diretoria da Liga Desportiva de Ourolândia (LDO) convida aos desportistas em geral para a abertura do Campeonato Municipal de Futebol de Ourolândia (Copa 13 de Junho) que acontece no próximo domingo, 04 de abril, nas dependências do Estádio Municipal com a seguinte programação:
15h15min – Abertura com execução do Hino Nacional Brasileiro;
15h30min – Início da partida de abertura envolvendo as equipes de Alagadiço Esporte Clube e Cruzeiro de Lagoa do 33; (Jogo que valerá também como final da Segunda Divisão edição 2009);
17h30min – Entrega de premiação.

segunda-feira, 29 de março de 2010

MUTUÍPE SOFRE MAIS UM TREMOR DE TERRA

(Bahia Notícias) A cidade de Mutuípe, no sudeste do estado, voltou a sofrer com um tremor de terra neste final de semana. O município já havia sofrido com um abalo sísmico de dois graus na escala Richter, no centro da cidade, e desta vez o terremoto atingiu a zona rural, na região do Boqueirão. O nível dos tremores ainda não foi divulgado mas, segundo moradores, a trepidação teve intensidade maior do que a anterior, o que causou muito pânico na região. A terra sacudiu no sábado (27) e no domingo (28).
(Gusmão Neto

Furto de veículos assusta população de Morro do Chapéu

Por Glauber Gomes
Em Morro do Chapéu é impressionante o número de festas que acontecem em tão curto espaço de tempo, uma cidade que não tem fonte de renda, que sobrevive do dinheiro de aposentados e funcionários públicos que recebem entre 01 e 10 de cada mês, é impressionante. Em menos de dois meses tivemos quatro festas de grande porte, Zezo, Sthefany, Mala 100 Alça, nesse último sábado, 27, e teremos Léo Magalhães no próximo sábado de Aleluia, 03/04, sem falar nas festas menores que acontecem na boate e no clube, e o povo vai viu!!!, e depois ficam reclamando da situação da cidade, e reclamam também cobrando a micareta.
Mas o que nos chama atenção é que nas últimas três festas, três veículos foram roubados em Morro do Chapéu, isso mesmo três carros roubados nas últimas três festas, mostrando assim que seus organizadores estão preocupados com o lucro e que a segurança fique por conta da policia que tem apenas uma viatura e efetivo reduzido (realidade da maioria das cidades da região). Aproveito então para fazer um alerta, nas próximas festas vá à pé ou poderá ficar sem seu veiculo. O próximo carro pode ser o seu, o meu, o de seu amigo, vizinho, parente..... (Glauber Gomes, correspondente Blitz Total, de Morro do Chapéu Bahia)

Vasco pretende acertar com o técnico Abel Braga

Agência Estado
Mesmo com a boa vitória por 3 a 0 sobre o Fluminense, o técnico Gaúcho ainda não tem a confiança da diretoria do Vasco para ser o comandante do time durante o Campeonato Brasileiro. Assim, o presidente Roberto Dinamite ainda tenta fazer contato nesta segunda-feira com Abel Braga, atualmente nos Emirados Árabes, para trazê-lo a partir de maio.
A diretoria fez um primeiro contato com Abel, técnico do Al Jazira, através do empresário Carlos Leite. A esperança vascaína é que o técnico deseja retornar ao Brasil, pois sua família está no Rio de Janeiro. Mas o grande empecilho é o vínculo do treinador com o clube árabe, que vai até maio de 2011. A multa rescisória é de US$ 2 milhões (cerca de R$ 3,7 milhões).
Enquanto isso, Gaúcho segue comandando os profissionais e terá um time de ânimo renovado para tentar a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil.
Na quarta-feira, o Vasco enfrenta o ASA (Alagoas), às 21h50, em São Januário, e precisa apenas de um empate por 0 a 0 para avançar.

Equipe Cadete de Senhor do Bonfim consagrou-se campeã baiana de basquete

Por Longuinho do Diretor LBB

O basquete bonfinense está em festa, após conquistar neste final de semana em Salvador, o 3º lugar com a equipe adulta e o 2º lugar com a equipe juvenil, no Campeonato Baiano. Já a equipe Cadete de Senhor do Bonfim conquistou o campeonato na sua categoria, ao vencer a equipe do ASBAC/MVP de Salvador dor por 46 A 38.A equipe bonfinense ainda teve o cestinha da competição, que foi o atleta Salmson Gomes, que marcou 191 pontos em todo o torneio.Parabéns aos técnicos Paulo Muricy e Acácio, e também, a todos os atletas que fazem parte da Liga Bonfinense de Basquete.É o basquete bonfinense mostrando sua força no esporte estadual. (Portal Só Agitos)

Corpo de Armando Nogueira será velado no Maracanã

O corpo do jornalista e comentarista esportivo Armando Nogueira, que morreu hoje aos 83 anos, será velado no estádio do Maracanã.
De acordo com a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro, a família ainda não definiu o horário do velório, mas a previsão é de que o corpo chegue ao local após às 13h.
O velório acontecerá na tribuna de honra do estádio.
O enterro será amanhã, às 12h, no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio. Folha

PV realiza encontro em Jacobina

No último sábado, 27, na Câmara de Vereadores de Jacobina, das 14h às 18h, aconteceu um encontro do Partido Verde (PV). O evento foi marcado por várias apresentações culturais em comemoração ao Dia Mundial da Cultura e do Teatro.
Os representantes de Ourolândia James Tomaz e Deijinha estiveram presentes além de várias outras autoridades políticas a exemplo do deputado federal e pré-candidato a governador da Bahia Luis Bassuma; o deputado federal e pré-candidato ao senado Edson Duarte; a pré-candidata a deputada federal, Rose Bassuma; Valdir da Advocacia Geral da União, (AGU), pré-candidato a deputado federal; o vereador Milton da Natureza, pré-candidato a deputado estadual e vários vereadores da região.

ITAMAR RIOS RENUNCIA AO CARGO DE PREFEITO DE CAPIM GROSSO

(Arnaldo Silva Radialista) Após inauguração na tarde deste domingo (28), de uma Quadra Poliesportiva no Distrito de Pedras Altas, o prefeito Itamar Rios, se reuniu com secretários, vereadores, assessores, familiares e militantes políticos no Colégio Edvaldo Machado Boa Ventura, para apresentação da carta de renúncia do seu mandato.
Itamar da Silva Rios, deixa o cargo no seu segundo mandato.
O primeiro foi conquistado proveniente de uma disputa eleitoral na Justiça com o ex-prefeito Paulo César Silva Ferreira.
O segundo foi conquistado nas urnas, tendo como principal adversário a candidata Dra. Lídia Fontoura Pinheiro, esposa do ex-prefeito Antonio Adilson de Freitas Pinheiro, eleição essa que está sendo contestada na Justiça, mediante ações impetradas pela Coligação Capim Grosso, Paz e Progresso.
Com a renúncia do prefeito Itamar, assume o município o vice-prefeito João Dias, o popular João do Couro.
Confira na íntegra a carta de renúncia de Itamar da Silva Rios.
CARTA DE RENÚNCIA
ITAMAR DA SILVA RIOS, Prefeito do Município de Capim Grosso, vem através desta, apresentar CARTA DE RENÚNCIA, pelas razões a seguir:
Iniciei minha carreira política desde a época da Faculdade, quando fui Presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito de Alfenas.
Retornei a essa Cidade no ano de 1995, quando passei a advogar nesta Comarca, assistindo os mais pobres.
Em 2000, quando me preparava para disputar as eleições municipais, resolvi retirar minha candidatura e esperar por mais tempo.
Em 2002, apoiamos os Deputados Fábio Souto e Ronaldo Carletto, sendo vitorioso naquela ocasião. Em 2004, disputei uma eleição contras 04 candidatos, sendo que como segundo colocado numa diferença de 300 votos, venci na justiça e fui declarado Prefeito em Julho de 2005.
No primeiro mandato realizamos inúmeras obras, como limpeza do açude da cidade, várias aguadas, construção de outros açudes, construção de mais de 30 salas de aula, construção de banheiros nas escolas, construção de muro em escolas, construção e ampliação de todos postos de saúde, construção de 02 postos de saúde, construção do hospital da mulher e da criança com equipamentos de última geração, construção de cinco praças, sendo 03 na sede, 01 pedras altas, 01 peixe, 30 mil metros de calçamento na sede e nos povoados, patrolamento de todas estradas, construção de quadra de esportes, reconstrução do ginásio esportes, campos futebol, jogos de camisas, calçadinhos no centro da cidade, escolas de informática, CAPS, centro de mútiplo uso, cemitério do planaltino, cobertura da feira livre, 03 ambulâncias, 100 casas populares, reconstrução de 60 casas, reconstrução do mercado municipal, da sede e povoados, e outras tantas. Nunca fizemos tantas festas culturais e nunca se viu tanta atração musical em nosso município, como limão com mel, calcinha preta, Eduardo costa, gatinha manhosa, desejo de menina, mala 100 alça, Tropikália, Tatau, Pagodart, Jerri Adriani, Odair José, Fernando Mendes e pela primeira vez show Gospel, com trazendo a arca, Zé marco e Adriano, Marcelo santos e outros
No segundo mandato apesar de unir as maiores lideranças do município contra nós conseguimos a vitória com mais de 440 votos de frente. Apesar da crise e perseguições que passei pude realizar algumas obras: Fórum em convênio, doação do terreno do INSS, calçamento da toca da traíra, quadra poliesportiva de pedras altas, ônibus escolar, esgotamento sanitário do Vicente Ferreira, reparos e calçamentos na cidade e povoados limpeza de aguadas e estradas. Fizemos ainda assinatura do convenio para construção do Hospital de Urgência(UPA), com a pedra fundamental lançada, pedra fundamental da agencia do INSS. Peço desculpa ao povo se não pude fazer mais, mesmo estando com a sensação de que fiz o que pude, gostaria de fazer muito mais. Quero agradecer o povo desta terra, secretários, vereadores e o então vice prefeito João do Couro, que passa a ser Prefeito a partir da leitura desta carta. Agradeço a minha família, especialmente minha amada esposa, meus pais, tios, primos, sogros, cunhados, irmãos e sobrinhos. Deixo o cargo de prefeito, mas não me sinto diminuído por sonhar em ser Deputado, cargo que almejo para representar melhor este município e todo o estado da Bahia, especialmente nossa região. Peço perdão a todos, não guardo magoa de ninguém, pois, sou hoje sou de CRISTO, quero a paz e o sucesso desse município.
Capim Grosso 29 de março de 2010.
Itamar da Silva Rios
Ex-Prefeito.

Reprodução da carta: www.dyzza.com

RONDA POLICIAL DA REGIÃO

Serrolândia
De acordo com as informações do sargento PM, Manoel Messias Barreto de Oliveira, comandante do Departamento de Polícia Militar de Serrolândia, sábado, 27, por volta das 22 horas, foi preso e encaminhado para a Delegacia daquela cidade, Joares dos Santos Dias, 26 anos, residente no Povoado de Novolandia, por porte de arma de fogo, tipo bate bucha e ameaça ao senhor Antonio Paulo Silva, 46 anos, (Tonho da Légua).
O acusado, após ter ingerido bebida alcoólica, passou a denegrir a esposa da vítima e sua filha, a menor F. V. S. que foi lesionada no olho esquerdo.

Quixabeira
No domingo, 28, por volta das 18,foi vítima de acidente de transito, Valdir Marcos Antonio, 23 anos, residente na Praça Central da cidade de Quixabeira. No momento do acidente Valdir seguia pela vicinal que liga Serrolândia ao Povoado do Maracujá quando perdeu a direção de sua moto Honda Bros 150, vermelha, Placa JQS-2737, licença de Jacobina, e chocou-se com uma cerca provocando ferimentos na face. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Geral do Estado em Salvador.
Informações do Sargento PM Manoel Messias

Comandante da Caesa cobra parceria para realizar trabalho em Jacobina

Manoela Brandão e o Major Valter Santos
Reportagem e foto de Antonio Carlos
Na manhã do último sábado, 27, em visita ao município de Jacobina o comandante da CIPE – Semi Árido, conhecida também como Caesa, major Valter Santos de Araujo informou ao repórter Antonio Carlos da Rádio Clube Rio do Ouro, que precisa da parceria do município para realizar um trabalho especifico na região.
Segundo o major, Jacobina infelizmente é uma das poucas cidades do Estado que ainda não disponibilizou esta estrutura. Ele afirmou que para uma guarnição possa realizar o trabalho precisa no mínimo que o município se comprometa com a hospedagem e alimentação dos militares, pois o combustível não será problema uma vez que dispõe de uma boa quantidade e poderá ser usada para as incursões nesta região.
Outra observação feita é que o CTA, que anteriormente foi usada como base para os militares, não é um local apropriado, pois é inseguro e não oferece condições adequadas para o alojamento da equipe.
A chefe de Gabinete da Prefeitura de Jacobina, Manuela Brandão, garantiu em conversar com a prefeita Valdice Castro a respeito do assunto.
Valter falou que tem um ótimo relacionamento com o comandante da 24ª Companhia Independente de Polícia Militar de Jacobina, major Moisés que sempre se mostrou parceiro e será um forte aliado nas operações na cidade e no interior visando diminuir os índices de violência que têm sido assustadores nos últimos meses.

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA LANÇA O PROGRAMA “SERTÃO EMPREENDEDOR”

A Prefeitura de Ourolândia, lançou durante a realização da X Festa Rural de Ourolândia, de 11 a 14 de março, no Centro de Desenvolvimento da Agropecuária, o Programa Municipal Sertão Empreendedor.
O Programa
De acordo com levantamentos feitos pela Secretaria de Educação do Município de Ourolândia muitos homens tidos como fazendeiros na região, desestimulados pelo insucesso em suas atividades econômicas no campo, estão abandonando suas atividades no meio rural e buscando empregos na Prefeitura por não acreditar mais nas atividades agrícolas.
Em virtude disso a Prefeitura de Ourolândia, através da Diretoria de Educação Complementar e Secretaria de Administração, implantou no município o programa “Educação Empreendedora” que tem como principal objetivo treinar e estimular jovens a observar, analisar e criar boas oportunidades produtivas a partir das possibilidades locais e regionais contribuindo para que os mesmos executem um projeto empreendedor de forma segura e consciente a partir das vertentes econômicas locais.
Procurado para falar sobre o assunto o prefeito Antonio Araújo explica que “aqui existe muita terra e pouca produção devido a falta de conhecimento e por isso queremos ensinar maneiras técnicas, sobretudo aos jovens, para que explorem as atividades econômicas de forma científica. A maioria dos nossos jovens perdeu a crença no capacidade de produção do meio rural em virtude do insucesso dos pais e isso me preocupa. Os arranjos produtivos locais são ricos e o Programa vem focando uma visão real da riqueza que é possível vislumbrar através do empreendedorismo rural contemporâneo aliado ao conhecimento científico e a utilização das ferramentas corretas”, contou.
Geovana Silva que é a coordenadora pedagógica do programa também vê uma geração de descendentes incrédulos da atividade agrícola em Ourolândia e atribui isso a falta do conhecimento que fez com que o homem do campo sucumbisse em função dos erros técnicos cometidos durante as atividades de sobrevivência no campo.
Ela explica que na primeira fase, com 30 alunos, o Programa oferece uma proposta pedagógica composta de módulos envolvendo conhecimentos sobre Sociologia; Contextualização Geográfica; Noções de Administração e Empreendedorismo. Em outra etapa o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - será parceiro e assumirá o conteúdo programático do Projeto.