sábado, 22 de agosto de 2009

ESCOLA JOSÉ FÉLIX DÁ EXEMPLO DE CIDADANIA

Profissionais liberais que ajudaram no Projeto
Alunos da Escola José Félix de Baixas de Zé Félix
Na sexta-feira, 21 de agosto, a Escola Municipal José Félix da Silva situada em Baixas de Zé Félix no município de Ourolânia, realizou a culminância do Projeto “O corpo e a higiene” divulgado recetemente por este Blog, que debateu o tema: “Eu e meu corpo”.
Durante toda a semana diversos assuntos foram trabalhados em sala de aula sobre higiene bucal e como cuidar do próprio corpo, além de teatro, músicas e apresentações de trabalhos feitos pelos alunos. Marquinhos Lima que é o diretor da Escola, após a realização do Projeto, disse estar com a sensação do dever cumprido. “Entendemos que a escola esta fazendo a parte dela, agora cabe aos pais incentivar seus filhos na continuidade desta tarefa importante”, contou.
No último dia do projeto os alunos tiveram palestras sobre higiene bucal, por Dr. George; sobre higiene do corpo, com Dr. Janaina; corte de cabelo; manicure para os meninos; chapinhas, maquiagem e manicure para as meninas; entrega de Kits de higiene bucal (escova e creme dental) e sorteios de prêmios. Marquinhos fez questão de citar os voluntários que estiveram ajudando durante a execução do projeto: Dona Gildete e Dona Alice (costureiras); Roseane, Patricia Barros e Raiane (Manicures);Rosicleide e Jéssica (cabeleireiras femininas); Zinho e Jailton (cabeleireiros Masculinos); Patrícia Oliveira (maquiadora feminina) e a professora Járbia Araújo da cidade de Umburanas.
O evento contou também com os patrocínios das Lojas: Magazine JL; Lud Sam Papelaria; Supermercado Mello; Supermercado Teodoro e Vasconcelos; Armazém Moreira; Armarinho Paz Andrade todas da cidade de Ourolândia mais a Comercial Líder e o Salão Social da cidade de Umburanas.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Viva a Literatura em Cordel!!!

Texto e fotografia de Carla CinaraCordelista João Bosco Silva Fernandes
Cearense que escolheu Jacobina como moradia desde 1977 e defensor da cultura de nossa cidade, João Bosco Silva Fernandes é um grande artista na arte da Literatura em Cordel, onde usa como subsídio histórias, fatos, arte, grandeza e cultura de nossa terra.
Não à toa é um dos dois eleitos como melhores cordelistas do estado através da Seleção Baiana de Cordelistas, constando tal resultado no Diário Oficial de 01/05/2009.
Nesta sexta-feira, 21/08/09 João Bosco se fez presente na Escola Municipal Luís Alberto Dourado de Carvalho , no bairro Jacobina III, onde declamou seus versos encantando toda a juventude que teve a oportunidade de lhe prestigiar.
Amanhã, 22 de agosto de 2009, Dia do Folclore, ele estará às 9 horas da manhã na Feira Livre de Jacobina lançando seu mais novo folheto em cordel "Saturnino e o Lobisomem assassino".

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA ANUNCIA DIVERSAS OBRAS PARA O MUNICÍPIO

A Secretaria de Desenvolvimento da Gestão Municipal de Ourolândia, divulgou na manhã da sexta-feira, 21 de agosto, através do secretário de Gestão, José Carlos Benigno, que o prefeito Antonio Araújo autorizou obras para diversas escolas que serão beneficiadas com ampliações, reformas, construção de salas de laboratório de informática, de aula, de professores, pátios e sanitários.
Veja abaixo a lista de obras:
Lagoa do 33
Escola Celino Barbosa:

- Adaptação de uma sala para um laboratório de informática.
Escola Gustavo Souza:
- Construção de uma sala de aula e uma sala para laboratório de informática.
Escola Ailton José de Brito:
- Construção de um complexo com sete sanitários (três femininos, três masculinos e um para professores) e uma sala para laboratório de informática.

Catarina
Escola Castro Alves:
- Uma sala para laboratório de Informática.

Casa Nova
Antigo Posto de Saúde que será transformado em Secretaria de Administração Distrital:
- Adaptação de duas salas que servirão ao laboratório de informática.

Aurora
Escola José Simplício:

- Reforma de uma sala para laboratório de informática e construção de uma cantina.

Patos
Escola Santa Fé:
- Construção de uma sala para laboratório de informática.

Baixas de Zé Félix
Escola José Félix da Silva:
- Aquisição de terreno para ampliação da Escola

Novo Achado
- Reaproveitamento e adaptação de espaço para laboratório de informática

JACOBINA VIRA TERRA DA VIOLÊNCIA

Carlos Rogê Ferreira Tínel, "Gê", ainda chegou a ser socorrido, mas, morreu ao dá entrada no Hospital Regional Vicentina Goulart

Mais dois homicídios são registrados em Jacobina nas últimas 24 horas. Ontem, por volta das 20h30mim, Carlos Rogê Ferreira Tínel, de 25 anos, conhecido como "Gê", foi morto com vários tiros num bar no final da Rua Alberto Torres, próximo à Igreja do Divino Espírito Santo. Ele ainda chegou a ser socorrido no Hospital Regional Vicentina Goulart, que fica a poucos metros do local. As primeiras informações da policia dão conta que “Ge” já tinha passagem pela Delegacia de Jacobina sob acusação de tráfico de drogas.
Outro crime aconteceu nesta madrugada. Hoje, por volta das 5 horas da manhã, a policia recebeu uma ligação informando da existência de um corpo na estrada vicinal que liga a BR 324 ao distrito de Itaitu, neste município. No local, a Polícia Militar identificou a vítima como sendo João José de Araújo, de 30 anos, que morreu com um tiro na cabeça.
Em menos de 48 anos, já três são homicídios contabilizados pela Delegacia de Jacobina. O outro crime foi a morte Edinilson Miranda, o Nilson do Ferro Velho, executado na noite de quarta-feira.

RESULTADO DA NOSSA ENQUETE DA SEMANA

Tomando por base os nomes que estão sendo divulgados pela imprensa baiana como prováveis candidatos ao pleito que acontecerá em 2010, perguntamos aos nossos leitores, no período de 14 a 21 de agosto, em quem eles votariam para governador do Estado da Bahia, caso a eleição fosse agora e obtivemos o seguinte resultado:

Jaques Wagner 11%
Paulo Souto 19%
Geddel Vieira Lima 68%
Nenhum deles 2%

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

GOLPE DO CELULAR EM BAIXAS DE ZÉ FÉLIX

De acordo com as informações do nosso correspondente, Marquinhos Lima, nesta quinta-feira, 20 de agosto, por volta de 12:13h uma pessoa residente em Baixas de Zé Félix, no município de Ourolândia, que preferiu não se identificar, recebeu uma mensagem em seu celular com o seguinte conteúdo: " SBT 28 de Domingo Legal Celso Portiolli inf. seu aparelho foi contemplado com um CROSS FOX e para mais inf. ligue grátis do seu fixo para 0318-596259227".
Marquinhos conta que a pessoa foi procurá-lo todo feliz e ele alertou que o mesmo tivesse cuidado, pois poderia ser um golpe. Para conferir combinaram e ligaram para o número sugerido quando uma voz de homem que se identificou por Amilton Nelo Barreto, atendeu dizendo ser operador de Marketing do SBT e ofereceu diversos prêmios: TV de Plasma, Computador, etc. e que fosse depositado uma quantia de duzentos reais na conta bancaria 8003 - agência 1560 - operação 023 em nome de Subiplado Costa, garantindo que a quantia seria destinado ao Teleton e afirmou que depois do deposito efetuado os prêmios seriam entregues em 48 horas por Márcia Linhares Faiber, sendo a empresa Graneiro a responsável pela entrega dos prêmios.

Evidente que tudo isso não passa de um golpe conhecido e barato, estamos publicando aqui exatamente para que pessoas inocentes não caiam nele. Marquinhos Lima garante que algumas pessoas da região já foram vítimas desse tipo de ação criminosa.
A comunidade de Baixas de Zé Félix, em sua maioria é constituída por pessoas de baixa renda e seria muito fácil entender isso como um “presente divino”. Recentemente foi contemplada com o serviço de telefonia celular.

SÉRGIO PASSOS QUER ACABAR COM FILAS NOS ESTÁDIOS

Tramita na Assembleia Legislativa, projeto de lei de autoria do deputado estadual Sérgio Passos (PSDB), que visa facilitar a venda de ingressos nos estádios baianos, nos jogos oficiais, aqueles que sejam organizados pela Federação Baiana de Futebol, Confederação Brasileira de Futebol, Confederação Sul-americana de Futebol e Federação Internacional de Futebol - FIFA. A idéia do deputado tucano busca combater às longas filas que se formam em frente às bilheterias em vésperas de jogos. “Atualmente a tecnologia disponibiliza a possibilidade de compra dos ingressos via internet, sem a necessidade de enfrentar as intermináveis filas e os dissabores do contato com cambistas que insistem em burlar a lei e a autoridade policial ao abordar os cidadãos de bem”, justifica Passos. O autor do projeto observa que os espectadores de jogos de futebol realizados no Estado da Bahia, principalmente na capital, sofrem com as longas filas para comprarem seus ingressos e com a “impossibilidade de planejarem seus gastos com esse lazer que faz parte da cultura brasileira e em especial do povo baiano”. Se aprovada pelos deputados baianos, a nova lei vai desburocratizar esse serviço, com a disponibilização dos ingressos pela internet, combatendo também a ação dos cambistas, e diminuindo às filas quilométricas que se formam em vésperas ou dias de jogos. "Precisamos acabar com o sofrimento do torcedor. É inadmissível vê aquelas filas imensas, em que o torcedor fica três, quatro e até cinco horas para comprar um ingresso”, observa Passos. Ele afirma que essa medida é também um incentivo para o maior comparecimento aos estádios, aumentando a arrecadação dos clubes que se encontram em dificuldades financeiras, e da FBF, preferencialmente, nos realizados nos estádios da Fonte Nova, Barradão e Pituaçu, onde se concentram os maiores públicos.

FEIRA LIVRE DO DIA 07 DE SETEMBRO SERÁ ANTECIPADA

A Prefeitura de Ourolândia informa através da Assessoria de Comunicação que em virtude das comemorações ao Sete de Setembro, data em que é comemorado o Dia da Independência, onde ocorrerá o desfile cívico pelas escolas do Município, resolveu antecipar a Feira Livre que aconteceria na mesma data para a sexta-feira, dia 04 de setembro.

Dono de Ferro Velho é morto com oito tiros em Jacobina

Corpo de Ednilson Miranda, morto na área externa do Nandes Bar

Em Jacobina, ontem, por volta das 21h:10mim, foi morto o comerciante Ednilson Miranda Silva, conhecido como “Nilson do Ferro Velho”. Natural de Campo Formoso, Nilson tinha 38 anos, e foi morto, segundo a polícia, com oito tiros disparados à queima roupa, quando o mesmo se encontrava na área externa do Nandes Bar, na Avenida Luiz Alberto Dourado de Carvalho, entre os bairros Lagoinha e Jacobina IV. A vítima estava com um carro Corsa, de cor prata, de placas JHJ 0416, licença de Brasília. Nilson Miranda era proprietário de um ferro velho na Rua da Saudade, no centro de Jacobina. O delegado Eduardo Brito, que esteve no local acompanhando a polícia técnica, já iniciou as investigações para elucidar o crime. A policia suspeita de crime de execução.

BENEFICIÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA QUE NÃO SE RECADASTRAR TERÁ CARTÃO BLOQUEADO

A Secretaria de Assistência Social de Ourolândia está convocando os beneficiários do Programa Bolsa Família, que não fizeram o recadastramento dos seus cartões durante os últimos cinco meses, para comparecerem com urgência ao Centro Administrativo de Ourolândia (Antiga Maternidade) munidos de documentação original de toda família e comprovante de residência até o dia 31 de agosto de 2009 sob pena terem seus benefícios bloqueados.

ANTONIO ARAUJO FAZ ABERTURA DE EVENTO NA UPB

O vice presidente da UPB e prefeito de Ourolândia, Antonio Araújo, abriu o evento
.
Aconteceu na última terça-feira, dia 18, a Oficina para Capacitação e elaboração do Plano Plurianual dos Municípios. O evento ocorreu na UPB em Salvador, contou com representantes de diversas prefeituras do Estado e foi realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios - TCM e União dos Municípios da Bahia - UPB. A abertura oficial foi proferida pelo Vice-Presidente da UPB, o prefeito de Ourolândia Antônio Araújo, em seguida a participação de Clemente Gomes de Souza, Auditor - TCU, Mário Sebastião Nogueira Freitas - SEPLAN /Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia e Anna Nery Reis Nogueira - Superintendente Geral do TCM.
O PPA - Plano Plurianual, define as metas do Município para os próximos quatro anos do mandato em curso, um do governo seguinte e tem que ser encaminhado à apreciação do Poder Legislativo até o dia 30 do corrente mês.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PREFEITURA LANÇA CAMPANHA “SOU AMIGO DA NATUREZA NÃO USO SACOLA PLÁSTICA”

De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, a Secretaria de Educação do Município estará lançando no Povoado de Casa Nova no próximo dia 1 de setembro, a campanha “Sou amigo da Natureza, não uso sacola plástica”.
O secretário de Gestão, José Carlos Benigno, conta que a Prefeitura mandou confeccionar sacolas de pano com a logomarca da campanha para distribuir nos locais por onde as equipes estarão proferindo palestras de conscientização e exibição de filmes em defesa do Meio Ambiente. Benigno entende que as sacolas de pano ajudarão a combater o uso de sacolas plásticas na hora da pessoa ir à padaria ou supermercado. Ele disse que a Prefeitura vai sugerir aos comerciantes que recompensem seus clientes que levarem as sacolas de pano já que evitarão o uso das de plástico e contribuíram com o Meio Ambiente. “Uma sacola de plástico a menos depositada na natureza já significará muito. Dados recentes do Ministério do Meio Ambiente revelaram que cada ser humano deposita em média 1 kg de resíduos sólidos por dia na natureza e com essa campanha a Prefeitura de Ourolândia estará dando sua contribuição no combate a este mal”, afirmou o secretário.

PREFEITURA VAI CRIAR TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE DENTRO DO MUNICÍPIO

Visando melhorar a qualidade administrativa à cada região onde houver concentração de pessoas, o prefeito Antonio Araújo determinou ao Setor de Planejamento na manhã desta quarta-feira, 19 de agosto, que de acordo com o mapa municipal sejam criados os Territórios de Identidade de Ourolândia.
Araújo explica que as demandas e desejos da população variam de acordo com o local onde vivem e exemplifica citando os habitantes da região oeste de Ourolândia (Baixas, Catarina e Lagoa do 33) que dentre outras tendem para as atividades da bovinocultura, enquanto que os da região leste (Casa Nova Alazão e Assentamentos Lagoa de Dentro, Mucunã, Rosa de Sharon e Pedra Vermelha) concentram mais sua atividades na exploração da caprinovinocultura, já na Sede a economia se sustenta na exploração mineral e comercial.
“Baseados nesta visão é que precisamos levantar melhor esse perfil e criar os Territórios de Identidade de Ourolândia (constituídos por povos que se identificam com os mesmo problemas, situações e interesses) e a partir daí direcionar melhor nossas ações atendendo demandas específicas de cada povo”, explicou o prefeito.

Wellington Lino, diretor de Planejamento da Prefeitura, já define alguns locais onde poderão ser considerados como Territórios de Identidade:

Território A:
Sede; Barragem; Vila Gama; São Bento, Cais e Gameleira
Território B:
Casa Nova; Alazão, Patos; Baixas de Ouricuri e Assentamentos (Mucunã; Lagoa de Dentro; Fé em Deus; São João; Pedra Vermelha e Rosa de Sharon);
Território C:
Aurora; Baixa de Anastácio; Gitirana; Novo Achado; Novo Horizonte; Valois I e II e outros.
Território D:
Lagoa do 33; Baixas de Zé Félix; Baixas de Zé Preto; Poço das Baixas e Catarina.
Território E:
Alagadiço.

MUNICÍPIOS DA BACIA DO SÃO FRANCISCO TERÃO PLANO DE GESTÃO PARA RESÍDUOS SÓLIDOS

De acordo com as informações de Maria Valéria Gaspar, que é diretora de Planejamento das Ações de Saneamento do Estado, o governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), assinou convênio com o Ministério de Meio Ambiente - MMA, para a regionalização da gestão de resíduos sólidos no Estado e a elaboração de um plano de gestão integrada para os municípios integrantes da Região da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Para isso a Sedur contratou a empresa UFC Engenharia Ltda. que, em parcerias com as prefeituras das cidades que compõem a Bacia, já está levantando os dados necessários para elaboração dos referidos estudos.
Maria garante que ao final deste convênio a Bahia terá um modelo de regionalização dos sistemas de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, assim como um plano regional para os 115 municípios que integram esta Bacia do Rio São Francisco, o qual será detalhado a partir de estudo de viabilidade técnica, socioeconômica, ambiental e jurídico-institucional.
O Município de Ourolândia é um dos 115 componentes da Bacia do São Francisco e Wellington Lino, que é diretor de Planejamento da Prefeitura, garante que o município já enviou todos os dados solicitados pela UFC Engenharia.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS PARA DONOS DE LOJAS DE ROUPAS E UTENSÍLIOS

Encontramos no Assentamento Novo Horizonte, situado as margens da BA 368, trecho entre os Povoados de Novo Achado e Aurora, no município de Ourolândia, cinco mulheres artesãs, talentos da cultura do sisal. Elas estão buscando uma oportunidade para comercializar seus produtos, bolsas e utensílios para o lar, todos fabricados a mão, mas de excelente qualidade. Dona Marinalva Martins nos conta que o sisal que é utilizado como matéria prima é comprado na cidade de Valente onde a Apaeb faz o tratamento de cores.
Elas chegam a gastar três dias para fabricar uma bolsa. “É ponto a ponto sem utilizar nenhuma ferramenta”, comenta Fabiana Santos, uma das artesãs. “Somos trabalhadoras do sisal e queremos uma oportunidade de colocar nossos produtos no mercado pra melhorar nossa renda familiar”, apela Jari Nunes, também artesã. Ednalva Oliveira e Adriana Ferreira são ainda outras que sonham com a mesma oportunidade .
O Assentamento Novo Horizonte é composto de 30 casas e no momento residem 23 famílias. No local não tem telefone e a principal fonte de renda é oriunda da exploração do sisal.
"As peças fabricadas pelas artesãs do Novo Horizonte são de excelente qualidade e representam uma oportunidade de mais negócios para os comerciantes proprietários de lojas do ramo", garante o presidente da Associação da comunidade.

Quem tiver interesse pode entrar em contato através do email jcbenigno@hotmail.com, ou ainda ligar para o telefone 74 3681 2109 que faremos o contato.

PREFEITURA VAI EXIGIR PADRONIZAÇÃO NOS BOXS DO COMÉRCIO DE CARNES

De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, na próxima segunda-feira, dia 24 de agosto, a partir das 16 horas no Auditório da Cooperativa Mista de Ourolândia, o prefeito Antonio Araújo, a coordenadora de Vigilância Sanitária Municipal, Rosenilma Melo e o secretário de Gestão José Carlos Benigno, estarão se reunindo com os comerciantes do ramo de carnes e seus derivados de Ourolândia e com representantes do Banco do Nordeste para discutir a padronização e viabilizar o financiamento das reformas dos boxs do Centro de Abastecimento da Feira Livre situado à Praça Ouro Branco.

ESCOLA DE BAIXAS DE ZÉ FÉLIX LANÇA O PROJETO “O CORPO E A HIGIENE”

Fotos e reportagem de Marquinhos Lima A Escola Municipal José Félix da Silva, localizada em Baixas de José Felix, no município de Ourolândia, realiza durante o período de 17 à 21 de agosto o Projeto “O Corpo e a Higiene”, com o tema “Eu e meu Corpo”. Voltado para os alunos da Educação Infantil à 4ª Série do Ensino Fundamental o projeto tem como principal objetivo fazer com que os participantes conheçam e valorizem o próprio corpo sobretudo pela importância da higiene como ferramenta fundamental para uma vida saudável.
Marcos Lima, diretor da Escola, esclarece que dentre os vários ensinamentos o plano busca também ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio; desenvolver o gosto pela música; reconhecer e desenvolver os cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição); desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo; práticas de escovação dos dentes; estimular para a prática correta do banho, cortar as unhas, os cabelos e até interpretar imagens e dramatizar histórias.
Zoraide Bonfim que é coordenadora Pedagógica da Escola explica que a escolha surgiu pelo fato dos alunos apresentarem maiores necessidades de orientações em relação ao tema. Na opinião dela nesta faixa etária é importante a escola estimular os alunos a aproveitarem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.

CINCO MORADORES DE SÃO BENTO SERÃO CONTEMPLADOS COM ENERGIA RESIDENCIAL

Cinco moradores de uma comunidade no Povoado de São Bento pleiteavam energia junto a Coelba há dois anos
.
De acordo com informações do Setor de Relacionamentos da Coelba, cinco moradores do Povoado de São Bento, no município de Ourolândia, que reclamavam a falta de energia em suas casas desde o ano de 2007, finalmente serão beneficiados com as ligações em suas residências. O coordenador de Relacionamentos da Concessionária de Energia, Dorivaldo Alves, justifica que o pedido havia sido feito através do Programa Luz para Todos , mas na hora do preenchimento do cadastro alguém de forma equivocada informou o endereço como sendo no Povoado de Tabua de Várzea Nova, e por conta disso a Coelba não havia localizado o endereço. Após todo esse tempo tentando em vão um dos moradores resolveu recorrer à ajuda da Prefeitura de Ourolândia onde o prefeito Antonio Araújo solicitou um novo expediente junto a Coelba, o lapso no endereço foi corrigido e finalmente os cinco moradores terão energia em suas residências. Na última segunda-feira, dia 17 de agosto, um técnico da Morel, empresa que presta serviço para a Coelba, já esteve no local levantando os dados para formalização do Projeto.

COMUNIDADE DE AURORA RECEBERÁ MODERNO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A Assessoria da Presidência da Cerb – Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia, através da gerente de Divisão, Ana Valéria Guimarães, em Ofício, respondeu a cobrança do secretário de Gestão, José Carlos Benigno, informando que já existe uma Autorização de Serviço para a localidade de Aurora no Município de Ourolândia onde será construído um novo sistema de abastecimento de água com dessalinizador (processador que tira o sal da água) para atender aos moradores do Povoado.Com relação a substituição da caixa d’água que estourou ainda no mês de março, a Cerb informa que o Departamento responsável já está ciente do problema e será resolvido em breve.

PREFEITURA PROMOVERÁ PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA OS MORADORES DE CASA NOVA

De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município estará promovendo uma palestra no próximo dia 01 de setembro, terça-feira, a partir das 17:00, para os moradores do povoado de Casa Nova através da Superintendência de Meio Ambiente visando conscientizar as pessoas sobre os males que as sacolas plásticas e outros detritos do gênero causam ao meio ambiente.
O engenheiro agrônomo Romilton Carvalho que é também o superintendente de agricultura do Município será o palestrante. O secretário voluntário de Desenvolvimento Econômico, João Dantas de Carvalho, afirma que o evento acontece por conta do grande número de sacolas que os moradores de Casa Nova estão depositando desordenadamente na natureza.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL MUDA DATA DE CONFERÊNCIA

A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Assistência Social, avisa que a VII Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social - SUAS”, em virtude da indisponibilidade na Agenda do Excelentíssimo Senhor prefeito, Antonio Araújo, será realizada no próximo dia 26 de agosto a partir das nove horas na Câmara de Vereadores, e não mais no dia 25 como havia sido divulgada antes.

POSTO DE ATENDIMENTO DA CAIXA ECONÔMICA EM OUROLÂNDIA NESTA TERÇA FEIRA DIA 18

A Caixa Econômica Federal, avisa aos servidores públicos municipais de Ourolândia que nesta terça-feira, dia 18 de agosto, no horário das 09:00 as 17:00 horas, encontrar-se-á um Posto de Atendimento Bancário da mesma funcionando no prédio da Cooperativa Mista Agropecuária disponibilizando serviços bancários aos senhores servidores. Os aposentados e pensionistas do INNS poderão fazer empréstimos em até 60 meses com as menores taxas de juros do mercado.

OUROLÂNDIA REALIZARÁ OFICINA DE MICRO PROJETOS DE CULTURA

De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, a Secretaria de Educação do Município estará realizando nesta sexta-feira, 21 de agosto, a partir das 08:30h no prédio da antiga Câmara de Vereadores a “Primeira Oficina de Micro Projetos de Cultura de Ourolândia”. O evento contará com a representante regional de Cultura do Estado da Bahia, Zilma Pereira. Os trabalhos são abertos à toda comunidade.

OBRAS DA RODOVIA BA S/C DE LAGOA DO 33 ESTÃO PARADAS

Máquinas estacionadas no Canteiro denunciam a paralização das obras na Estrada de Lagoa do 33
.
Coincidência ou não, foi só o governador Jaques Wagner (PT) começar a se desentender com o ministro da Integração Nacional, Geddel Viera Lima (PMDB), por conta da disputa a uma provável candidatura ao governo do Estado nas eleições que ocorrerão em 2010, que inexplicavelmente os serviços nas obras de implantação e pavimentação na Rodovia BA. S/C, trecho Lagoa do 33, Distrito de Ourolândia, ligando até a BA 368, com extensão de 18,30 km, pararam repentinamente de forma lamentável já que vinham ocorrendo a todo vapor.
Fontes fidedignas afirmam que, embora sendo uma realização do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Indústria Comércio e Mineração/Derba, os recursos para execução da obra teriam sido conseguidos através de um pedido do ministro Geddel quando ainda desfrutava de bom relacionamento com o governador Jaques Wagner.
Neitom Oliveira, fazendeiro residente em Lagoa do 33 e que é o vice prefeito de Ourolândia lamenta o rumo que as coisas tomaram e acha que tudo não passa de perseguição política em razão do prefeito Antonio Araújo ser do PMDB.
Nossa reportagem procurou ouvir também alguns moradores das margens da rodovia e eles preferiram não se identificar, mas reconheceram que há realmente uma intervenção de políticos partidários do município de Ourolândia que são contra o prefeito Antonio Araújo e que, em troca de apoio, intercedem junto ao governador Jaques Wagner para que a obra pare visando interesses políticos próprios. Um deles chegou a lembrar o comentário de um radialista, nesta segunda-feira, dia 17 de agosto, afirmando num Programa de uma rádio de Jacobina a fala do governador que teria sido dita no domingo, dia 16, quando visitava a cidade de Umburanas, revelando que torcia para que o ex-candidato a prefeito do seu partido (PT), derrotado nas eleições passadas em Ourolândia, retomasse na Justiça o mandado do atual prefeito Antonio Araujo do PMDB.

SEMEC DE OUROLÂNDIA CONVOCA COORDENADORES PARA SEMINÁRIO

A Secretaria de Educação de Ourolândia, através da Coordenadoria Geral de Educação, está convocando os coordenadores das Escolas do Município para um importante seminário que terá como tema: “Indagações Sobre Currículo”. O evento acontece no dia 20 de agosto, quinta-feira, das 8:00 Às 15:00 horas na antiga Câmara de Vereadores e na oportunidade os coordenadores deverão apresentar o Projeto Didático da III Unidade sobre Meio Ambiente.

domingo, 16 de agosto de 2009

ACONTECEU AGORA A POUCO - ACIDENTE PRÓXIMO A LAGES DO BATATA

Um grave acidente envolvendo uma moto, uma bicicleta e aparentemente um carro, teria acontecido agora a pouco, domingo, 16 de agosto por volta das 20:00h, na BA 368, cerca de um km de Lages do Batata no trecho que liga o Povoado a cidade de Ourolândia. Uma pessoa que passou no momento do ocorrido contou que o local estava muito escuro e diversos carros já estavam parando, o motorista de um corsa já prestava socorro a uma das vítimas e curiosos diziam que haviam mais pessoas feridas dentro do mato inclusive com suspeita de que houvessem dois mortos. Alguém teria ido a Lages do Batata comunicar o fato à Polícia.

Valor destinado a creches vai dobrar a partir de setembro

O governo federal vai transferir, a partir de setembro, o dobro de recursos para a alimentação escolar nas creches públicas, filantrópicas e comunitárias. Mais de 1,3 milhão de crianças até três anos de idade serão beneficiadas com a decisão.
Responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassará, no próximo mês, R$ 0,44 por aluno a cada dia letivo, o dobro do valor transferido por estudante ao dia da educação de jovens e adultos, pré-escola, ensino fundamental e médio.
Segundo a Coordenação Técnica de Alimentação e Nutrição do FNDE, as crianças até três anos necessitam de mais nutrientes, pois o desenvolvimento cerebral, psíquico e físico é mais acelerado. "Déficit de proteínas ou carboidratos nessa faixa etária pode causar problemas de saúde irreversíveis", afirma a coordenadora-geral do Pnae, Albaneide Peixinho.
O aumento nos repasses para as creches corresponde a investimento superior a R$ 17,7 milhões somente este ano. Em 2010, o impacto no orçamento será de R$ 59 milhões.

Informativo eletrônico da Secretaria de Educação BásicaMinistério da Educação - Brasília-DFE-mail: imprensa.seb@mec.gov.brTel.: (55 61) 2104 8064

Matrícula em cursos de licenciatura será definida na próxima semana

Os professores da rede pública pré-inscritos em cursos de licenciatura que têm início neste semestre devem consultar a Plataforma Freire, na internet, a partir da próxima segunda-feira, dia 17, para saber se efetivamente concorrem à vaga. São 97.571 professores de 17 estados. Eles concorrem a 57.828 vagas em universidades públicas e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, as secretarias estaduais e municipais de educação devem validar as inscrições esta semana. Caberá ao MEC repassar a relação de professores às instituições de educação superior responsáveis por ministrar os cursos. No caso de o número de docentes ser maior do que o de vagas, terá prioridade de matrícula o profissional que primeiro registrou a pré-inscrição.
Para saber se ganhou a vaga, o professor deve fazer a consulta diretamente na Plataforma Freire, mas pode receber a resposta pelo endereço eletrônico informado na pré-inscrição e no cadastramento. O ministro recomenda que o professor acompanhe o processo para garantir a matrícula na faculdade.
Segundo Haddad, o MEC vai atender todos os professores da rede pública que não tenham formação. O ingresso em universidades e institutos começa neste semestre e prosseguirá em 2010 e 2011. Os docentes inscritos que não conseguirem a vaga estarão automaticamente cadastrados na base de dados da plataforma e não precisarão fazer nova inscrição. "Todo professor tem direito a formação inicial e continuada financiada pelo Poder Público", disse o ministro.
Financiamento - Além das vagas públicas, os professores da educação básica podem fazer o curso de licenciatura em instituição particular de qualidade (nota de três pontos para cima), financiar o curso e, depois, abater as parcelas a cada mês trabalhado. Projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados em regime de urgência prevê que a cada mês trabalhado o professor possa quitar 1% da dívida com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
O prazo previsto para pagamento é de oito anos e quatro meses. Além de professores, podem ser beneficiados estudantes de licenciatura que posteriormente ingressem no sistema de ensino de estados e municípios.http://freire.mec.gov.br/index/principal