sábado, 11 de julho de 2009

NOTÍCIA PUBLICADA NO BLOG DE OUROLÂNDIA REPERCUTIU NO ESTADO


Foi só alertamos aqui sobre a briga das operadoras de telefonia celular em Ourolândia e a notícia tomou dimensão em outras cidades e na capital do Estado. Diversos sites reproduziram a notícia, inclusive o Bahia Notícias, do Jornalista Samuel Celestino, publicou também uma matéria falando sobre o caso. Veja abaixo:



http://www.bahianoticias.com.br/index.html

12:15:01


A cidade de Ourolândia, no centro norte da Bahia, vive uma situação delicada em relação à telefonia celular. A disputa travada entre as operadoras Claro e Oi pela prestação do serviço contaminou a cidade com um clima de guerra. A Oi - que tem sinal nas cidades vizinhas, a exemplo de Umburanas e Várzea Nova – foi a primeira a demonstrar interesse por Ourolândia. Mas, a Claro se antecipou e no início deste ano instalou uma torre de mais de 60 metros na Avenida Alvino Rodrigues, na entrada do município. Entretanto, o serviço de telefonia móvel até então não foi disponibilizado porque, segundo informações extra-oficiais, a Oi teria inviabilizado a operação da concorrente, já que a é detentora dos direitos ao link.
Por (Daniel Pinto)

JACOBINA: Acidente deixa um morto e vários feridos

Por João Batista Ferreira (Site www.noticialivre.com)

Ontem, dia 10 de julho, por volta das 19h30mim na avenida Nossa Senhora da Conceição, aconteceu uma colisão entre uma Kombi, cor branca placa HJN 5307 licença de Belo Horizonte e uma moto CG titan azul placa JQS 1241 licença de Jacobina conduzida pelo radialista Neilan Leite da Silva, 30 anos, e sua Lidiane Ribeiro dos Santos, 30 anos, que estava na garupa da motocicleta. O casal ficou gravemente ferido, sendo atendido em hospital local de depois transferido para a capital do Estado.Na Kombi, que era conduzida por Felipe Couto, 28 anos, Luiz Carlos Evangelista 24 anos, Thiago da Silva Pereira 26 anos, Givanilton Oliveira silva de Jesus 24 anos, Rafael Carvalho dos Santos, 20 anos, José Elias de Paula 26 anos, Felipe Couto 28 anos, Elenilton Andrade dos Santos 24 anos, José Carlos salame 62 anos, e José Francisco dos Santos, 43 anos, que veio a falecer. O veículo pertence a empresa Emape, prestadora de serviço na cidade. O motorista Felipe Couto, acusado de supostamente está fazendo uso de álcool, foi autuado em flagrante, e se encontra preso na Delegacia de Jacobina.

BRIGA ENTRE OPERADORAS DEIXA OUROLÂNDIA SEM TELEFONIA CELULAR

( foto da torre da Claro instalada em janeiro de 2009)

As operadoras de telefonia celular, Claro e Oi, estão em disputa pela prestação do serviço na cidade de Ourolândia(400km de Salvador) e enquanto isso a população vai ficando sem o serviço.A Oi, que já explora o serviço nas cidades vizinhas (Umburanas e Várzea Nova), em princípio parecia não ter interesse em atender Ourolândia. A Claro se propôs e em meados de janeiro deste ano, instalou um torre de mais de 60 metros com todos os equipamentos à Avenida Alvino Rodrigues, na entrada da cidade. Apesar dos fatos já estamos vivendo o mês de julho de 2009 e a operadora ainda não inaugurou o serviço. Uma empresa preposta da Claro chegou a enviar representantes comerciais até Ourolândia oferecendo o serviço de vendas de linhas e os chamados planos coorporativos garantindo que em 22 de junho a operadora inauguraria o serviço no Município, porém, informações extra-oficiais dão conta de que a Oi teria inviabilizado a operação da concorrente, já que a mesma é detentora dos direitos ao link que possibilitaria a operação do serviço. Ainda de forma extra-oficial soubemos que, por não dispor de uma central com tecnologia digital a Oi não pode liberar o link na cidade de Ourolândia. O que deixa mais interrogações nesta história é que no começo do mês de maio deste ano os moradores se surpreenderam quando uma empresa de construção, em tempo recorde, instalou outra torre semelhante a da Claro no terreno que pertence a Oi onde ficam instalados os equipamentos da telefonia fixa.Um dos engenheiros que estiveram no local teria garantido que ali seriam instalados todos os equipamentos necessários para que a Oi também viesse a explorar o serviço de telefonia celular em Ourolândia muito antes que a Claro.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

ATENTADO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Causou indignação nos meios de comunicação da Região a lamentável atitude do atual presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina, Antonio Batista Alves, proibindo a circulação do Jornal a Semana nas dependências da Sede daquele Poder Legislativo.
Abaixo publicamos Nota de Repúdio ao fato, emitida pelo Sistema Nordeste de Comunicação e divulgada nesta quinta-feira, dia 10 de julho, através das Rádios Serrana FM e Clube AM de Jacobina:
"EDITORAL – JORNAL DA SERRANA

A toda pessoa é garantido o direito universal de ir e vir, estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU e incorporado à Constituição brasileira.
Quem tem o poder de decisão ou comando, peca muitas vezes por uso ditatorial não respeitando o livre arbítrio de cada um e a liberdade de idéias ou dogmas.
É óbvio que nada nos obriga a ouvir ou ler a quem não queremos e aqui entra a nossa liberdade de decisão, mas não podemos calar quem numa comunidade usa essa expressão livre consagrada nas mais elementares constituições democráticas.
Podemos impedir o acesso a determinada pessoa à nossa casa ou causa, porém não podemos calar quem o divulga ou nele fala.É esta a liberdade de cada um e da mais elementar justiça.
A decisão da presidência da Câmara de Vereadores de Jacobina de impedir a circulação do periódico A SEMANA, nas dependências do Poder Legislativo local, atenta contra o elementar direito de ir e vir.
A liberdade de expressão é um direito humano inalienável e sua proteção, um elemento essencial para as sociedades democráticas. O Brasil, ao restabelecer o regime democrático com a promulgação da Constituição de 1988, voltou a viver sob um clima de ampla liberdade, embora algumas circunstâncias ainda gerem apreensões.
O Jornal A SEMANA, assim como qualquer outro veículo de comunicação desse país, está alicerçado na Constituição Nacional, embasado no direito de liberdade de expressão, e como tal, precisa ser respeitado, não importando qual seja a sua linha editorial.
A luta pela liberdade de expressão e de imprensa, por qualquer meio de comunicação, não é tarefa de um dia; é um esforço permanente e com isso o Sistema Nordeste de Comunicação está comprometido. Esse compromisso foi expressando ontem no programa Clínica Geral, e ratificado agora, aqui no Jornal da Serrana.
O Sistema Nordeste de Comunicação acompanha, investiga, denuncia, pede providências e se manifesta em defesa da liberdade de expressão.
Assim, hipotecamos a nossa solidariedade a todos os companheiros do Jornal A Semana."

quinta-feira, 9 de julho de 2009

SAÚDE DE OUROLÂNDIA COMEMORA LUGAR DE DESTAQUE NO ESTADO

A Secretaria Municipal de Saúde de Ourolândia estará promovendo no dia 17 de julho, sexta-feira, um jantar de confraternização com apresentação de músicas “ao vivo” por artistas da terra para os profissionais de saúde que fazem parte da Estratégia Saúde da Família.
O evento acontece em comemoração aos resultados satisfatórios durante as campanhas de vacinação dos idosos e contra a Poliomielite (1ª etapa), que colocaram o Município de Ourolândia em posição de destaque dentre os municípios que fazem parte da 16ª DIRES – Diretoria Regional de Saúde.
A secretária municipal de Saúde, a nutricionista Josicléa Rebouças, garante que o resultado positivo alcançado só foi possível graças ao trabalho desenvolvido por equipe e em parceria intersetorial.

PARA REFLETIR

"A maior descoberta de minha geração é que qualquer ser humano pode mudar de vida, mudando de atitude",.
William James (filósofo e psicólogo norte-americano, 1842-1910)

GESTAR II – GESTÃO DO APRENDIZADO ESCOLAR , CAPACITA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL


Aconteceu durante a semana (de 07 a 09 de julho) mais um encontro de professores do Ensino Fundamental II (de 5ª a 8ª e 6º ao 9º ano) promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação de Ourolândia pelo Gestar II, programa que capacita professores nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. O evento foi realizado no Auditório da Cooperativa Mista Agropecuária de Ourolândia.
____________________________________________________________________
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INFORMA CALENDÁRIO DE ATIVIDADES EXTRAS PARA TODAS AS ESCOLAS DO MUNCÍPIO DURANTE O MÊS DE JULHO

DIA 11- SÁBADO – Realização de oficinas de leitura e produção textual nas escolas municipais;

DIA 13 – SEGUNDA-FEIRA – Passeata em comemoração aos 19 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente;

Dia 21 – TERÇA-FEIRA – Oficina com o tema “O Esporte Enquanto Elemento Educacional”;

DIA 23 – SÁBADO – Seminário sobre Indagações Curriculares e elaboração do Projeto Político Pedagógico com os professores nas escolas;

DIA 28 – TERÇA-FEIRA – Mobilização da Educação: “Limpeza e Saúde”. Obedecendo ao seguinte horário: Turno Matutino das 08:00 às 12:00h e Turno Vespertino das 13:00 às 17:00h

quarta-feira, 8 de julho de 2009

PARA REFLETIR:

"Nem sempre para vencer, significa que necessariamente será preciso você derrotar alguém".
Pense nisto, (José Carlos Benigno)

OUROLÂNDIA: NOTÍCIAS RAPIDINHAS

RECADASTRAMENTO DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
A Secretaria de Assistência Social convoca os beneficiários do Programa Bolsa Família para recadastramento até 30 de julho no Centro Administrativo de Ourolândia, situado a Rua Maria Umbelina (ANTIGA MATERNIADADE):
BARRAGEM, BODE ASSADO E CAIS: 07/07/09 – terça-feira
MUCUNÃ, LAGOA DE DENTRO E SANTA LUZIA: 08/07/09 – quarta-feira
SÃO BENTO, GAMELEIRA E VÁRZEA DE FORA: 09/07/09 – quinta-feira
SEDE (no centro) e outras localidades não citadas aqui: 13/07/09 até 20/07/09
NOVO ACHADO, NOVO HORIZONTE, VALE DAS ALGAROBAS – 21/07/09 – terça-feira
ALAZÃO, FÉ EM DEUS :
dia 22/07/09 – terça-feira; neste caso o recadastramento acontece no Prédio Escolar de Alazão.

CRAS - CENTRO DE REFRÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - RESSACA DA FESTA DE SANTO ANTONIO
Dia 08 de julho, quarta-feira, acontece no CRAS o Grupo de Convivência do Idoso em comemoração a ressaca do Rancho da Saudade. (maior atração da festa de Santo Antonio, ocorrida recentemente). A secretária de Assistência Social, Valéria Souza, diz que todos os idosos de Ourolândia estão convidados. O evento acontece no Centro Administrativo (antiga maternidade).

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
A coordenadora de Educação, Keila Santos, estará viajando até Salvador nesta quarta-feira visando participar de oficinas do Programa Saúde na Escola que acontece durante os dias 09 e 10 de julho.

ANIVERSÁRIO DO ECA – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Dia 13 de julho das 08:00 as 13:00h a Secretaria de Educação, em parceria com o Conselho Tutelar de Ourolândia, realiza passeata pelas ruas da cidade com os estudantes do Município em comemoração ao aniversário do ECA. Um carro de som vai acompanhar o evento. A secretária de Educação, Aldiran Teodoro, convida a população em geral.

Ressaca do “ARRAIÁ DO ZÉ SIMPLÍCIO”
Acontece no dia 11 de julho a partir das 19:00h na Escola José Simplício no Povoado de Aurora com apresentação de quadrilha junina, casamento maturo, quebra pote, concurso de forró, corrida de saco e comidas típicas com atrações musicais de artistas locais. A diretora da Escola Municipal José Simplício Cerqueira, Ione Alves, promotora do evento, convida todo mundo.


EDUCAÇÃO FÍSICA
A coordenadora de Educação Física da Prefeitura, Joseane Cardoso, vai realizar atividades físicas para a população na Praça José Prado Alves constantemente. A ação fará parte do Projeto Municipal de Atividades Físicas na Praça. Joseane lembra que o evento já aconteceu em outras oportunidades.

terça-feira, 7 de julho de 2009

ALCOOL E MOTOCICLETA ACABA EM MAIS UM FERIDO

De acordo com as informações do Plantão da Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, aos 45 minutos do dia 05 de julho, domingo, deu entrada naquela unidade o Senhor José da Silva Conceição, 30 anos, residente no Bairro da Barragem, Ourolândia, vítima de acidente de motocicleta ocorrido na estrada que liga o Distrito de Lagoa do 33 à Ourolândia.
De acordo com as informações da recepcionista, Francinete Barbosa, a vítima estava alcoolizada, sofreu várias escoriações pelo corpo (sem fraturamento) e foi atendida pelas auxiliares Valdenita e Tânia. José foi socorrido pelos policiais militares Ricardo e Santiago. Após o atendimento ficou em observação e passa bem.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O CÚMULO DO ABSURDO NO MEIO DA RUA EM LAGOA DO 33




POSTES NO MEIO DA RUA - MORADORES DIZEM QUE VÃO APELAR PARA O PAPA


O ABSURDO DOS ABSURDOS

Trágico seria se tão cômico não fosse! Seguramente esta é a frase que mais cabe no que podemos chamar de absurdo dos absurdos!
Nada melhor que as imagens acima para acreditar que literalmente no “meio da rua” no distrito de Lagoa do 33, município de Ourolândia, à Avenida Lialdino Barbosa, em frente a um Posto de Combustíveis e uma quadra de esportes estão situados dois postes da Coelba suportando uma rede, aparentemente, de alta tensão.
O vice-prefeito de Ourolândia, Senhor Neitom, que reside em Lagoa há muitos anos, afirma que há 12 anos os moradores tentam a alocação dos referidos postes sem sucesso. “Já ligamos para a Coelba, pedimos de todo jeito e eles sequer nos deram alguma satisfação”, contou indignado. Neitom narra que já aconteceram vários acidentes envolvendo carros e motos no local por conta da localização dos postes. “Até uma carroça já bateu ai”, completou.
“Não sabemos o problema que impede a Coelba de mudar estes postes desse lugar, mas, em nome da população de Lagoa do 33, vamos fazer uma carta para o papa, quem sabe ele não dá jeito nisso?” disse outro morador que preferiu não se identificar.

MAIS UMA COMUNIDADE RECEBE ÁGUA - EM LAGOA DO 33


MOMENTO DA INSTALAÇÃO DO GRUPO GERADOR


MOMENTO DA INSTALAÇÃO DA BOMBA


ÁGUA JORRA DE 103M DE PROFUNDIDADE

De acordo com as informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ourolândia, mais uma comunidade recebeu, na sexta-feira dia 03 de julho, um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água. Um poço artesiano com equipamentos instalados para a Comunidade de Pedra Vermelha Pajeú (Lagoa do 33) onde mais de 40 famílias serão beneficiadas com o precioso líquido. Orleans Leite, que é o gerente de operações técnicas da Prefeitura afirmou que a vazão do poço está em torno de cinco mil litros por hora. Segundo ele esta é uma quantidade suficiente para os associados desenvolverem pequenas lavouras para a agricultura familiar. “Um grupo com gerador de 6KWA; uma bomba submersa de alta potência; 103 metros de canos galvanizados e 120m de cabo de alta resistência foram disponibilizados pela Prefeitura para que o poço, perfurado em 2006, pudesse finalmente atender a esta comunidade”, contou Orleans, o Moscoso.

DEPOIMENTOS

AGNALDO FERREIRA – MORADOR HÁ 30 ANOS

“Não havia como arrumar uma cabaça de água nesta região, esse poço vai ajudar muita gente a começar uma atividade por estas bandas”.


JONAS GOMES DA SILVA – MORADOR DESDE CRIANÇA

“Nós não tínhamos como ir para Minas Gerais cortar cana, vamos fazer desse lugar o nosso lugar não só para esta, mas para outras atividades também! Um lugar produtivo”.


TERTULIANO ARAÚJO – MORADOR DESDE CRIANÇA

“Aqui é Deus no céu e Antonio Araújo na Terra! Com esse poço, ele mata a sede de muitos anos dos pobres desse lugar. Isso aqui era um caso de sobrevivência. Vamos começar diversas plantações aqui, verduras, legumes, frutas e outras culturas. Isso aqui vai se transformar! Você vai ver!”, prometeu.

OUROLÂNDIA PODERÁ TER AGÊNCIA DO SICOOB CREDIMONTE

NOVAS OPÇÕES ECONÔMICAS SURGINDO EM OUROLÂNDIA PODEM REFORÇAR VINDA DO SICOOB


PLANTAÇÕES DE CEBOLA REFORÇAM A GERAÇÃO DE RENDA EM OUROLÂNDIA


IRRIGAÇÕES DE CEBOLA SURGEM COMO MAIS UMA OPÇÃO ECONÔMICA


PODER PÚBLICO E SOCIEDADE CIVIL DISCUTEM IMPLANTAÇÃO DO SICOOB EM OUROLÂNDIA

A convite do prefeito Antonio Araujo, diversos empresários, industriários, vereadores, secretários municipais, o analista de crédito Gilberto Vitor, juntamente com o presidente do Sicoob Robério Filgueiras, e o próprio chefe do Poder Executivo, estiveram reunidos na sexta-feira, dia 03 de julho, no Gabinete do Prefeito, discutindo as possibilidades de implantação de uma Cooperativa de crédito em Ourolândia, o Sicoob Credimonte, já que o Município ainda não conta com agência bancária dispondo apenas de dois caixas eletrônicos para a realização de saques e com isso este tipo de serviço fica bastante limitado para uma população economicamente ativa estimada em aproximadamente dezoito mil habitantes, considerando que a maioria dos que residem nas divisas com os municípios de Várzea Nova, Umburanas, Mirangaba e Morro do Chapéu, também exerce suas atividades comerciais na cidade de Ourolândia.
Questionado sobre quais as possibilidades de implantação do Sicoob, Robério Filgueiras alertou que é preciso fazer um estudo sobre as viabilidades econômicas da Região e a partir daí sentir também o querer da sociedade local. “Precisamos medir o grau de comprometimento dos interessados e para isso necessário se faz a união da sociedade, do comércio e o poder público já que o capital da Cooperativa de Crédito seria constituído com a cooperação de todos”, lembrou.
Filgueiras citou o exemplo da cidade de Pintadas onde o povo resiste à participação de outras instituições bancárias no comércio por entender os benefícios do sistema de cooperativismo de crédito lá implantado e lembrou que num sistema assim o dinheiro circula dentro da própria localidade já que não há interesses econômicos de migrar o capital para outros estados. “Num Banco de Cooperativa o dono são os próprios cooperados e, portanto o dinheiro não vai aos banqueiros que moram fora do estado, como é comum em qualquer instituição capitalista”, alertou.
Foi unanimidade a opinião entre os presentes no sentido de ajudar na implantação do Sicoob em Ourolândia contando também com o apóio da Câmara de Vereadores, no ato, representada pelo seu presidente, Petrúcio de Souza, e dos edis, Cícero e Janete, e
por fim a disposição do prefeito Antonio Araújo prometendo não medir esforços para facilitar a fundação da instituição na Cidade. “Ourolândia possui um comércio forte e emergente de excelente qualidade, supermercados; lojas de móveis e tecidos; materiais de construção; postos de gasolina; hotéis; bares; farmácias e os outros setores que também empregam muito a exemplo da cadeia produtiva do mármore oferecendo em torno de 1000 empregos diretos; o sisal empregando cerca de 2000 pessoas e ainda os da agricultura, com destaque para a nova vertente econômica que surge: as plantações irrigadas no vale do Rio Veredas de cebola e tomate que apesar de recentes, já empregam estimadamente 200 pessoas durante o período de cultivo.
Os empresários solicitaram que a próxima reunião aconteça com o máximo de celeridade possível visto que as explicações apresentadas pelo presidente do Sicoob foram convincentes ao interesse de todos.