sexta-feira, 18 de setembro de 2009

VAI TER FESTA NA LAGOA...


Ex-deputado Carlito Daltro morre aos 82 anos em Jacobina

Será sepultado o hoje, 18 de setembro, as 16:00 horas na cidade de Jacobina, o corpo do ex-prefeito Carlito Daltro que faleceu na noite de ontem, aos 82 anos, vítima de infarto.

MOBILIZA SUS EM OUROLÂNDIA

Texto de Josecléa Rebouças
A Secretaria de Saúde de Ourolândia está convidando a comunidade em geral para participar no dia próximo dia 23, uma quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Ourolândia, a partir das 08:30h de uma reunião sobre o Mobiliza SUS – Sistema Único de Saúde, com a presença da enfermeira Regina Célia e o técnico Gildásio Alves, ambos representantes da 16ª DIRES – Diretoria Regional de Saúde.O evento tem como objetivo a promoção do fortalecimento do Controle Social no Sistema de Saúde.
O Mobiliza SUS é um projeto do Governo Federal que realiza através de processos pedagógicos a qualificação da população na formulação, gestão e controle social das políticas de saúde, também qualifica a atuação dos conselheiros de saúde, enquanto sujeitos sociais representantes da sociedade que devem atuar na formulação e acompanhamento das políticas de Saúde.

“(...) O povo, por sua vez, enquanto esmagado e oprimido, introjetando o opressor, não pode, sozinho, constituir a teoria de sua ação libertadora. Somente no encontro com a liderança revolucionária, na comunhão de ambos, na práxis de ambos, é que esta teoria [da libertação] se faz e refaz”.
Paulo Freire

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Campanha de vacinação contra pólio termina no sábado

A Secretaria de Saúde de Ourolândia comunica a todos os pais que o dia “D” da Campanha de Vacinação contra Pólio (Paralisia Infantil) será o próximo sábado, dia 19 de setembro. A secretária de Saúde do Município, Josicléa Rebouças pede aos pais que ainda não vacinaram seus filhos menores de cinco anos, levá-los ao Posto de Saúde para tomar a 2ª dose da vacina.
’Não pode vacilar, tem que vacinar’, este é o tema da nossa e para estimular estaremos distribuindo sorvetes no sábado durante a vacinação”, informou a secretária.

Dia “D” para vacina de animais

Com o tema “Amor, Carinho, Proteção É Direito de Todos. Faça sua Parte! Vacine seu Cão e Gato”, a Secretaria de Saúde de Ourolândia realizará no próximo sábado, dia 19 de setembro o dia “D” de vacinação para cães e gatos. O evento acontecerá durante o dia inteiro na Praça Ouro Branco no Centro da Cidade. Não deixe de levar seu animal.

Beneficiárias do Programa Bolsa Família terão curso de reforma de roupas

O Cras – Centro de Referencia da Assistência Social de Ourolândia informa às mulheres que são beneficiárias do Programa Bolsa Família que as matrículas para o curso, Consertos e Reformas de Roupas estarão abertas até o dia 30 do corrente mês no Centro Administrativo de Ourolândia (antiga Maternidade) no horário das 08 às 17 horas.

Félix Mendonça diz que Tesouro vai garantir FPM igual ao de 2008

Em contato com o vice-presidente da UPB, Antonio Araújo, o Deputado Federal Félix Mendonça (DEM-BA) informou que na reunião dos membros da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara realizada no último dia 02 de setembro, o secretário do Tesouro Nacional, Senhor Arno Augustim, afirmou que o Tesouro Nacional garantirá o repasse do FPM – Fundo de Participaçãoos Municípios, nos mesmos quantitativos dos meses de 2008, ainda que haja uma queda na arrecadação de impostos federais compartilhados entre Estados e Municípios.

É aguardar pra ver... E crer!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ourolândia já conta com o Programa de Insumos da Assistência Farmacêutica

Maria das Graças Brito - Programa de Insumos da Assistência Farmacêutica

De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o município de Ourolândia já está fazendo a distribuição de aparelhos aos diabéticos com fitas para que o controle da doença possa ser feito em casa pelos próprios pacientes que precisam de uso constante de insulina. A farmacêutica e bioquímica, Maria das Graças Brito, que vem desenvolvendo um trabalho elogiado pela comunidade, com ações voltadas ao uso racional de medicamentos, atividades educativas e o ciclo logístico da Assistência Farmacêutica, afirma que “a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, liderada pela secretária e nutricionista Josicléa Rebouças, trabalha de forma integralizada e multiprofissional, objetivando o acesso e o respeito ao usuário, contribuindo para que este exerça a sua cidadania igualitária onde o acesso aos benéficos do Sistema Único de Saúde seja de fato um direito de todos”, garantiu.


Alguns dos pacientes que já estão sendo beneficiados e que autorizaram a divulgação dos seus nomes: Evilásio Alves; Vinícius Lima Medeiros e Amélia Barbosa de Souza, todos residentes em Ourolândia.

UPB realiza I Seminário sobre Consórcios Intermunicipais


Antonio Araujo - Prefeito de Ourolândia e vice-presidente da UPB
No I Seminário Baiano de Consórcios Intermunicipais, promovido pela UPB - União dos Municípios da Bahia, no dia 15 de setembro, a entidade lançou o Núcleo de Apoio à Implantação de Consórcios Intermunicipais. O vice-presidente da UPB e prefeito de Ourolândia, Antônio Araújo explicou na abertura do evento que o intuito é de criar uma estrutura que apóie os municípios para a implantação de consórcios. Participaram da mesa do evento, além do vice-presidente da UPB, a professora e secretária geral da Academia de Letras Jurídicas, Alice Maria Gonzalez Borges, o chefe de Gabinete do Tribunal de Contas dos Municípios, José Francisco Neto, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Salvador, Dr. Leonel Leal Neto, o coordenador da CAM / TCM, Antônio Dourado e o Consultor Jurídico da UPB, Evânio Antunes
Consórcios são parcerias formadas por dois ou mais entes da federação para a realização de objetivos de interesses comuns, em qualquer área, com a constituição de uma pessoa jurídica de direito público, sob a forma de autarquia, ou de direito privado, sem fins econômicos.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Problema de falta d'água em Catarina será resolvido

De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, a Secretaria de Gestão, visando resolver o problema da falta de água na comunidade de Catarina, fez um orçamento junto a Morel (Empresa prestadora de serviços que atende a Coelba), na manhã desta segunda-feira, 14 de setembro para a construção de uma nova rede de alta tensão alimentadora do Poço Artesiano da comunidade.
O coordenador de Atendimento da Coelba, senhor Dorivaldo Alves, aponta a iniciativa como uma das possíveis soluções para o grave problema. A nova rede de alta sairia do transformador indo até o poço, um percurso de 1800m, mas custaria em torno de R$ 55 mil aos cofres do Município.
Outra possível solução, apontada por técnicos de outra empresa do ramo situada na cidade de Irecê, é a substituição dos fios da rede pertencente a Prefeitura que é composta por cabos de quatro milímetros por outros de 16, instalando também um equipamento chamado de “amplificador de tensão” disponível no mercado de Irecê e que, segundo eles, é muito utilizado naquele rincão, visto que a região agricóla de lá é extremamente vasta e se usa muito essa prática no caso dessa distância.
Orlean Leite, encarregado do Setor de Serviços Rurais da Prefeitura de Ourolândia, conta que fez o orçamento para a segunda opção e o custo ficou em torno de R$ 10 mil. Ele disse que o prefeito Antonio Araujo autorizou imediatamente a execução do segundo orçamento e que num prazo de 15 dias a obra já terá sido realizada.
O Povo de Catarina vem sofrendo há alguns anos com problemas de falta de água em virtude das constantes quedas de energia que, segundo relatório da Coelba, decorre exatamente dessa distância de 1800m que existe entre o poço e o transformador de energia que o alimenta.

Prefeitura de Ourolândia já resolveu o problema da falta de água de Baixas de Zé Félix

De acordo com o Senhor Orlean Leite, encarregado do Setor de Serviços Rurais da Prefeitura de Ourolândia, o problema da bomba do Poço Artesiano da Comunidade de Baixas de Zé Félix, foi resolvida na última sexta-feira, dia 11 de setembro. “Colocamos uma bomba nova com capacidade de 5CV e resolvemos o problema da falta de água na comunidade de Baixas de Zé Félix”, afirmou o encarregado.

Alunos de Aurora reclamam da qualidade do transporte escolar

De acordo com o Radialista João Batista apresentador do Programa Jornal da Serrana, Programa que vai ao ar de segunda a sábado pela Rádio Serrana FM de Jacobina, os alunos do Povoado de Aurora no município de Ourolândia, estão reclamando da qualidade do transporte escolar que é disponibilizado para os mesmos naquele povoado.

Ourolândia realizará seminário sobre Educação Empreendedora


De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação do Municipio, durante os dias 17 e 18 de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores, a Prefeitura de Ourolândia estará realizando um importante seminário com o tema “Educação Empreendedora: Perspectivas e Desafios”, com a seguinte programação:

Dia 17 de setembro

09:00 h – Abertura: Apresentação Cultural;
09:30 h – Introdução ao evento;
10:00 h – Agropecuária no Nordeste: Possibilidades e Limitações;
10:50 h – Revolução Industrial X Falência do Emprego;
11:30 h – Debate;

12:00 h – Almoço

13:30 h – Protagonismo Juvenil;
14:30 h – Brasil: Modernização Conservadora;
15:30 h – Intervalo;
16:00 h – Administrar: Programar, Organizar, Dirigir e Controlar;
17:00 h – Debate;

Dia 18 de setembro

9:00 h – Abertura: Apresentação Cultural;
9:30 h - O Que é Educação Empreendedora;
11:00 h – O Que é empreendedorismo: Programa Sertão Empreendedor;

12:00 h – Almoço;

13:30 h – Programa Empreendedorismo Rural – PER;
15:00 h – Debate;
15:30 h – Intervalo;
16:00 h - Conclusão;

ANIVERSARIANTE DO DIA

Hoje, 15 de setembro é o aniversário de Antonio Araújo de Souza, médico veterinário e prefeito de Ourolândia.
Seus amigos e colegas da Prefeitura estão lhe parabenizando, desejando muita paz, saúde, muitos anos de vida com plena harmonia no trabalho e na família!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Morre o ator do filme “'Ghost' do outro lado da vida”

De acordo com as informações do Jornal O Globo, morreu na manhã nesta segunda-feira, 14 de setembro, em Los Angeles EUA, o ator Patrick Swayze, protagonista do filme “Ghost do outro lado da vida”. Swayze tinha 57 anos e morreu de câncer no pâncreas.

Além de "Ghost", ele também fez sucesso com o filme "Dirty dancing", recorde de bilheterias no mundo inteiro.

MIRANGABA PROMOVE FÓRUM REGIONAL DA CULTURA DO ALHO

Foto: Sudic Campos de plantação de alho em Taquarendi - Mirangaba

O Distrito de Taquarendi no município de Mirangaba será palco do Fórum Regional da Cultura do Alho que acontece no dia 25 de Setembro de 2009. O evento visa buscar uma melhor produção a partir da difusão de informações relacionadas ao melhoramento genético e controle das doenças da cultura.
Centenas de alhicultores, componentes de associações e de secretarias de diversos municípios do Estado da Bahia já foram convidados.
Em Taquarendi existe uma parceria entre a Prefeitura Municipal, EBDA e Embrapa Hortaliças que, segundo o prefeito Adilson Nascimento, vem trazendo resultados positivos no processo de assistência técnica e extensão rural. Dados do IBGE revelam que Mirangaba é uns dos maiores produtores de alho do nordeste. Em 2006 foram 75 hectares de áreas cultivadas, com produção de 520 toneladas e rendimento de 7.000 kg por hectare.

VIOLÊNCIA

JACOBINA:
Mototaxista é morto com três tiros
Este final de semana foi marcado por mais um crime revoltante em Jacobina. No sábado, por volta das 16 horas, o mototaxista Pedro de Jesus, 47 anos, foi morto com três tiros, incluindo um na altura do olho, numa estrada vicinal que dá acesso ao povoado de Coxo de Dentro.
Pedro trabalhava na Moto Livre, que fica localizada na Av. Orlando Oliveira Pires, próximo a Banca de Revista do Flávio, no centro da cidade.
Segundo familiares, ele teria sido contratado para fazer uma “corrida” até o povoado de Coxo de Dentro, onde acabou sendo morto pelo suposto passageiro, que roubou a moto e o dinheiro que estava no bolso da vítima.
Pedro de Jesus era casado, tinha dois filhos, inclusive o mais velho também é mototaxista e trabalhava com o pai na Moto Livre.
Ele morava na Rua do Rosário, no bairro da Bananeira, e seu corpo foi sepultado na tarde de ontem.
A Polícia Civil já iniciou a investigação para descobrir a autoria do crime.
(DO SITE WWW.NOTICIALIVRE.COM)

Fundação Pedro Calmon promove curso para funcionários de Arquivos Públicos

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon e em parceria com prefeituras municipais e as universidades UFRP, UNEB, UEFS, e UESC, estará promovendo no período de 22 a 24 de setembro de 2009, um curso para os funcionários dos arquivos públicos municipais, com o tema “Gestão da Informação Aplicada aos Arquivos Municipais”. Segundo o diretor da Fundação, Ubiratan Castro, o evento visa a promoção do aperfeiçoamento e capacitação profissional para garantir a preservação dos acervos documentais, bem como a prestação eficiente de serviços aos cidadãos que fazem uso destes arquivos.
Para as prefeituras das cidades localizadas no Piemonte da Chapada, o curso acontece em Jacobina no Campus IV da Uneb, a Avenida J. J. Seabra, 158 Bairro da Estação.
Para a Prefeitura de Ourolândia foram disponibilizadas três vagas. O curso também contempla a estudantes de universidades.

Vereador indica a construção de banheiros públicos na Praça José Prado Alves

O vereador Estáquio Neto indicou ao chefe do Poder Executivo de Ourolândia, na sessão da Câmara de Vereadores, realizada em 04 de setembro de 2009, que sejam construídos banheiros públicos para pessoas de ambos os sexos na Praça José Prado Alves no Centro de Ourolândia.
Ele justifica que há necessidade por parte do pessoal que reside nos povoados, fazendas e outros que moram distante do centro da cidade quando vêm para resolver negócios em bancos, correios, lotéricas ou no comércio em geral.

Vereador cobra água, luz e calçamento para ruas de Casa Nova

O Vereador Orlando Marques, está cobrando ao Poder Executivo através de Indicação encaminhada ao presidente da Câmara, Senhor Petrúcio de Matos, durante a sessão do dia 11 de setembro, que sejam colocados postes de energia na “Rua do Buraco”, que seja feita a pavimentação da mesma Rua e a reativação do poço artesiano da “Rua do Outro Lado” no Povoado de Casa Nova no município de Ourolândia.

AVISO

A PREFEITURA DE OUROLÂNDIA, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, AVISA QUE UMA EQUIPE ESTARÁ PASSANDO DE PORTA EM PORTA, NAS RUAS ABÍLIO PEREIRA, RUA DA CAIXA E NOVO HORIZONTE, NESTA TERÇA-FEIRA, A PARTIR DAS OITO HORAS, EFETUANDO A VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA INFANTIL EM CRIANÇAS DE ZERO A CINCO ANOS. E NA QUARTA-FEIRA NAS RUAS DA UMBURANA E BEIRA RIO.
OS MORADORES DE OUTRAS RUAS DEVERÃO LEVAR SEUS FILHOS PARA VACINAR NOS POSTOS DE SAÚDE ATÉ A SEXTA-FEIRA, DIA 18 DE SETEMBRO, DATA EM QUE SE ENCERRA A CAMPANHA.

UPB conclama prefeitos a colaborar com a Semana da Conciliação

A UPB – União das Prefeituras da Bahia está conclamando aos prefeitos da Bahia para colaborarem decisivamente, dentro das suas limitações legais, em cada uma das suas comarcas, com a Semana da Conciliação que acontece durante o período de 14 18 de setembro.
O movimento é uma iniciativa do Tribunal de Justiça da Bahia com o propósito de acelerar o julgamento de diversos processos judiciais, distribuídos até 31 de dezembro de 2005, que hoje congestionam o sistema e representam frustração de expectativas para as partes envolvidas nos litígios.
Na opinião do presidente da UPB, Roberto Maia, tal ação vai beneficiar toda a população e contribuir para aperfeiçoar o sistema jurídico do nosso Estado.

domingo, 13 de setembro de 2009

QUANDO O ASSUNTO É EDUCAÇÃO...

...a gente chama quem entende, Professora Carla Cinara:


"Estamos sabendo trabalhar gêneros textuais?

Sabe-se que não é novidade a inserção dos diversos gêneros textuais em classe,principalmente nas aulas de Língua Portuguesa mas também em outras áreas de conhecimento.
Entretanto, é necessário que os professores não se limitem a ensinar as características peculiares a cada um dos gêneros, mas despertem o interesse pela leitura destes, fazendo com que o aluno compreenda os cabíveis propósitos de leitura e as possibilidades que ela abre para novas produções textuais.
Dessa forma, deve-se fazer dos gêneros textuais uma ferramenta capaz de desenvolver as habilidades de leitura e escrita, para que o propósito dos gêneros textuais em sala de aula consigam ir além das suas características, permitindo seu uso em situações reais, servindo para compreensão da língua, propondo a leitura e a escrita de cada um deles nas situações cotidianas que lhes cabem".

A professora Carla Cinara possue Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela UNEB CAMPUS IV (2005) Pós-graduação em Estudos Literários pelo IBPEX (2007) Professora pela Prefeitura Municipal de Jacobina desde 2001, lecionando na Escola Beatriz (3º ano/Matutino) e na Escola Luís Alberto (3ª série/Vespertino).

IMAGEM DO DOMINGO...

Enviada por um leitor... Sem comentários....

Muito obrigado pelos mais de 10.350 acessos num tempo tão curto e tenham um excelente domingo, amigos leitores...