quarta-feira, 1 de julho de 2009

OUROLÂNDIA: CÃES COM SINTOMAS DE CALAZAR OU RAIVA NÃO MAIS PODERÃO PERMANECER SOLTOS


CÃO DOENTE SOLTO NAS RUAS DE OUROLÂNDIA - NÃO MAIS SERÁ PERMITIDO

A Prefeitura de Ourolândia através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária avisa aos donos de cães com sintomas de calazar (emagrecimento progressivo, aumento do baço e fígado, crescimento exagerado das unhas, ferimentos nas orelhas, conjuntivite e ferimentos na pele que nunca cicatrizam), que não mais será permitida a permanência dos mesmos soltos em logradouros Públicos do Município. O descumprimento da norma incorrerá no recolhimento do animal e serão tomadas as providencias de acordo com a legislação em vigor.
Rosenilma Melo, que é a coordenadora de Vigilância Sanitária de Ourolândia, avisa aos donos de cães que apresentem os sintomas da doença que procurem imediatamente a Coordenadoria de Vigilância Sanitária, anexa a Secretaria de Saúde, situada a Rua Maria Umbelina, no Centro Administrativo de Ourolândia (antiga maternidade) e comuniquem o fato.
A leishmaniose ou calazar é uma doença causada por um protozoário (microorganismo) denominado Leishmania. Em algumas regiões também é conhecida por "doença de Bauru". Ela acomete cães, canídeos (lobos), roedores silvestres e o homem. Raramente os gatos são afetados. A transmissão ocorre através da picada de insetos específicos (Lutzomyia longipalpis) conhecidos no Brasil como mosquito-palha, birigüi e outros.
A leishmaniose apresenta-se no cão com sinais de emagrecimento progressivo, aumento do baço e fígado, crescimento exagerado das unhas e ferimentos na pele que nunca cicatrizam. Nem sempre todos esses sintomas estão presentes, e o animal pode ter leishmaniose sem manifestar sinal algum. Doenças de pele como a sarna negra podem ser confundidas com a forma cutânea do calazar. Por isso, apenas com exames laboratoriais é possível diagnosticar a leishmaniose. Somente o exame clínico pode levar a afirmações precipitadas.
No ser humano, a leishmaniose apresenta diversas manifestações (na pele ou orgãos). Se diagnosticada a tempo, pode ser tratada com grandes chances de recuperação para o paciente.

terça-feira, 30 de junho de 2009

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA E DERBA COMEÇAM OBRAS DE RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS DO MUNICÍPIO.


ESTRADA VICINAL- BARRAGEM À CASA NOVA QUE RECEBERÁ RECAPEAMENTO DE CASCALHO


MÁQUINA DO DERBA TRABALHANDO EM CASCALHEIRA PRÓXIMA AO POVOADO DE ALAZÃO

A Prefeitura de Ourolândia, em parceria com o Derba – 4ª Residência começou na terça-feira dia 30 de junho, as obras de recuperação da estrada vicinal que liga o Bairro da Barragem ao Povoado de Casa Nova. Será recuperado um trecho de 17 km com pavimentação de cascalho. De acordo com as informações do engenheiro diretor do Derba, André Serravale, a obra será executada em aproximadamente 15 dias e serão utilizados tratores de grande para escavação, caçambas, caminhões pipas e compactadores. A Prefeitura de Ourolândia ficará responsável pela acomodação dos operadores, o combustível, pagamento de horas extras e alimentação. Serravale lembra que o Governo do Estado, através do Derba, está estabelecendo este tipo de parceria com alguns Municípios onde as estradas vicinais se encontram em situações de maior desgaste.
O prefeito Antonio Araújo lembra que esta mesma estrada sofreu uma recuperação total em 2005 no primeiro ano do seu segundo mandato frente a Prefeitura de Ourolandia. Ele informou que a próxima a ser recuperada será a do povoado de Alagadiço.

COELBA JÁ REPÔS POSTE NA CICLOVIA DO TRABALHADOR


POSTE SUBSTITUTO - COELBA - CICLOVIA DO TRABALHADOR - MAIOR AVENIDA DE OUROLÂNDIA

Foi só a gente cobrar aqui e a Coelba repôs o poste da Ciclovia do Trabalhador, danificado em meados de abril deste ano por um caminhão desgovernado. Foram necessários quase 60 dias para que a operadora de energia tomasse as providências.
Mas o bom disso é que deu pra notar o quanto nosso Blog está sendo útil para a população: A GENTE CHAMOU, A COELBA CHEGOU!!!!!!!
A população de Ourolândia agradece.

OUROLÂNDIA REGULAMENTA O COMÉRCIO DE CARNES E SEUS DERIVADOS


REPRESENTANTES DO PODER EXECUTIVO


EMPRESÁRIOS DO RAMOS DE CARNES E SEUS DERIVADOS


A Prefeitura de Ourolândia, através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária Municipal, reuniu-se com os comerciantes de carnes e seus derivados no Auditório da Cooperativa Mista Agropecuária, na segunda-feira, dia 29 de junho, e debateu a importância do cumprimento da Portaria 304/96 do Ministério da Agricultura (Mapa), que regula o abate de bovinos, bubalinos e suínos como também a Lei Federal nº 7.889/99, que dispõe sobre a inspeção sanitária industrial dos produtos de origem animal, e que confere atribuições às autoridades sanitárias federais, estaduais e municipais para exercerem o poder de polícia na fiscalização da comercialização ilegal destes produtos.
O Prefeito Antonio Araújo explicou que está apenas se antecipando ao que certamente o Ministério Público ira determinar em breve. “Em Ourolândia não mais aceitaremos, em hipótese alguma, abuso de comerciantes na venda de carnes ou seus derivados que tenham procedência duvidosa ou ainda em condições de higiene inadequadas para o consumo humano” afirmou o prefeito.
A Coordenadora de Vigilância Sanitária, Rosenilma Melo, avisou que doravante serão realizadas blitzs constantemente e que, em caso de descumprimento das normas, o comerciante será convidado a se retirar da feira livre e terá o seu alvará de funcionamento cassado.
O Secretário de Desenvolvimento da Gestão Municipal, José Carlos Benigno, encerrou a reunião lembrando que o a Prefeitura será parceira dos que quiserem se ajustar as normas legais. “O Sebrae e o Credamigo do BNB serão parceiros importantes que a Prefeitura poderá disponibilizar para facilitar a vida dos comerciantes neste processo de melhoria da qualidade de vida de cada um de nós”, finalizou o secretário.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

SECRETÁRIO DE GESTÃO PRESTA CONTAS AO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE OUROLÂNDIA


JOÃO DANTAS DE CARVALHO - Presidente do Conselho




O secretário de Desenvolvimento da Gestão Municipal, José Carlos Benigno, explanou em reunião do CDEO – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ourolândia, na segunda-feira, dia 29 de junho, sobre as principais obras realizadas pela Prefeitura de Ourolândia durante o período transcorrido na atual gestão do prefeito Antonio Araújo.
Questionado pelo presidente do Conselho, o empresário João Dantas de Carvalho, o secretário antes de falar sobre as realizações, fez questão de lembrar sobre as dificuldades vividas durante os primeiros meses do ano e reconheceu os pontos onde a Prefeitura tem mais dificuldade de agir. “Não posso deixar de reconhecer que precisamos melhorar ainda mais em alguns setores importantes como limpeza pública e transportes. Mas é preciso reconhecer que em todo início de gestão é comum a frota de veículos e máquinas de uma prefeitura encontrar-se precisando ser substituída em virtude do desgaste sofrido durante os quatro anos. A vida útil desses equipamentos é cíclica!”, lembrou.
Paralelo a isso, Benigno lamentou o fato de alguns vereadores que fazem oposição ferrenha ao prefeito Antonio Araújo, por mera questão política, estarem contra um Projeto de Lei do Executivo que solicita autorização para tomar um empréstimo visando a aquisição de novos veículos, ambulâncias, máquinas e equipamentos que certamente ajudariam a população melhorando a qualidade de serviços importantes prestados pelos setores de educação, saúde e limpeza pública.
Ainda sobre esta questão ele lembrou que Ourolândia não dispõe hoje de ônibus novos para o transporte escolar em virtude da bancada de oposição da gestão passada não ter aprovado outro projeto importante que daria esta condição para o Município e mais uma vez lamentou o fato de alguns edis colocarem questões pessoais acima dos interesses coletivos.
Benigno continuou sua explanação lembrando da manutenção do dia a dia nos setores importantes como Educação, Saúde, Infra-estrutura, Segurança Pública, Assistência Social e Esportes e as principais ações que a Prefeitura desenvolveu durante estes seis meses onde todas as escolas foram reformadas e grande parte ampliadas; Adaptação do Centro Administrativo de Ourolândia, que vai aglutinar as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Cras, Conselho Tutelar e Farmácia Básica; Postos de Saúde reformados e outros sendo construídos, a exemplo dos povoados de Aurora, Casa Nova, Baixas de Zé Félix e Alagadiço; as obras de pavimentação de ruas já realizadas e outras já em andamento na sede e nos povoados de Alazão, Novo Achado e Aurora com previsão para início em outros povoados; o inicio das obras de ampliação de diversos sistemas de abastecimento de água, como São Bento, Cais, Novo Horizonte e Pedra Vermelha; firmou parcerias importantes com o Governo do Estado e a Coelba para ampliar diversos sistemas de eletrificação da Zona Rural e do Estádio Municipal; perfuração de novos poços artesianos; começo das obras de ampliação do lado oposto da Ciclovia do Trabalhador; parceria importante com o Derba para a recuperação das estradas vicinais de Barragem à Casa Nova e a de Alagadiço; continuidade de parceria com a Sudic para o asfaltamento da estrada de Lagoa do 33; anunciou a brevidade do início das obras de saneamento básico, na ordem de R$ 8 milhões, onde todos os esgotos da cidade serão canalizados e as águas receberão tratamento em lagoas de decantação evitando doenças e tornando a cidade mais limpa e melhor de se viver; falou dos diversos projetos encaminhados ao governo federal para muitos setores das cadeias produtivas a exemplo de uma industria de laticínios; outros projetos importantes que estão sendo desenvolvidos pelo Secretaria de Educação como o Bom de Escola Bom de Bola; lembrou que Ourolândia é um dos poucos Municípios do Estado que tem CRP – Certificado de Regularidade Previdenciária, tornando-se assim adimplente para firmar convênios com o Governo Federal e finalizou lembrando da maior festa de Santo Antonio já realizada em Ourolândia e reconhecida por toda imprensa regional.

CAPRINOVINOCULTORES DE OUROLÂNDIA SÃO BENEFICIADOS PELO PROGRAMA SERTÃO PRODUTIVO


AILTON FLORÊNCIO (superintendente da Suaf) e O prefeito ANTONIO ARAÚJO


CAPRINOS SELECIONADOS PELOS TÉCNICOS DA EBDA


OVINOS SELECIONADOS PELOS TÉCNICOS DA EBDA


REPRESENTANTES DA EBDA E CRIADORES DE OUROLÂNDIA

Dez comunidades do Município de Ourolândia foram beneficiadas pelo Governo do Estado, através da EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, no domingo, dia 28 de junho, no Parque de Exposições da Cidade, onde 60 famílias de caprinovinocultores receberam pelo Programa Sertão Produtivo, 310 animais (150 matrizes caprinas mestiças de Anglo Nubiana e cinco machos caprinos puros da mesma raça; 150 matrizes de ovinos mestiças de Santa Inês e cinco machos puros da mesma raça).
O Programa tem como principal objetivo o melhoramento genético do rebanho local e o fortalecimento das famílias de baixa renda.
Felipe Dias, técnico agrícola da EBDA, explica que no prazo de um ano e seis meses cada uma das famílias beneficiadas terão que repassar a mesma quantidade de animais que receberam para outras 60 famílias que ficaram na suplência. ”O Programa é gerenciado pela Suaf- Superintendência de Agricultura Familiar, tendo também como parceiros outros órgãos do governo estadual e a Prefeitura de Ourolândia. Dentre outras atribuições serão instalados mais poços artesianos, capacitação para os produtores e outras melhorias”, garantiu Felipe.
Os ovinos foram entregues para criadores de Baixa de Zé Félix, Aurora, Gameleira de Casa Nova, São Bento, Baixa de Zé Preto e Lagoa do 33. Os caprinos foram cedidos para: Valois II, Novo Horizonte, Baixa de Anastácio, Papagaio e Novo Achado.
Representantes de sindicatos, igrejas, associações e da Prefeitura participaram de todo processo de seleção dos beneficiários.