sábado, 1 de maio de 2010

Um morto e dois feridos em acidente no trecho Tanquinho/Riachão

Um homem morreu e dois ficaram levemente feridos em um acidente ocorrido no Km 42 da BR 324, no município de Candeal, á 10 km de Riachão do Jacuipe, no local conhecido por Ladeira do Tocó.
A colisão foi entre o Polo Classi, p/p JOH 1137, licença de Senhor do Bonfim e o Saveiro p/p JSE 9610, licença de Salvador, que provocou a morte de Cidimarque Pinheiro Almeida, 35 anos, residente em Salvador.
Ele estava no Saveiro, que seguia sentido Riachão do Jacuipe/Tanquinho e estava sendo dirigido por um amigo que não tinha sido identificado pela Polícia Rodoviária Federal até o fechamento desta matéria. Informações das pessoas que prestaram socorro, é que ele teria saído com ferimentos leves.
Segundo Raimundo Fernando Sirino, 35 anos, residente em Senhor do Bonfim, ele seguia sentido Riachão do Jacuípe, quando em uma lombada, um trecho proibido de ultrapassagem, inclusive sinalizada por faixa contínua, se deparou com a Saveiro ultrapassando dois caminhões. "Quando me deparei com aquele carro, fui para o acostamento da estrada e ele também. Eu voltei para o centro da pista e ele fez a mesma coisa. Tentei, mais infelizmente não tive com evitar o acidente".Contou Fernando Sirino.
Raimundo estava na companhia do irmão Jurandi Fernando Sirino, 41 anos, comerciante em Senhor do Bonfim, que teve ferimento leves e foi levado para o Hospital de Tanquinho.
Os dois veículos depois do choque foram arremessados para os acostamentos, sendo o Pólo para a esquerda e a Saveiro para direita, tomando como base o sentido capital/interior. (no destaque foto da vítima fatal)
Calila Notícias. Por: Valdemí de Assis / fotos: Raiane Lopes

Copa 13 de Junho teve rodada no sábado

Fotos de Marquinhos Lima Pela rodada de final de semana da Copa 13 de Junho, neste sábado, 01, no Estádio Municipal de Ourolândia, a equipe do Juventus da sede venceu ao Cruzeiro de Lagoa do 33 pelo placar mínimo. O gol saiu aos 33 minutos do segundo tempo, marcado pelo atleta Edu.
Gil e Edi Carlos
pelo Cruzeiro e Fábio, Luis Carlos, Nani e Divan pelo Juventus receberam cartões amarelos.
175 pagantes proporcionaram uma renda de R$ 350 reais.

Cruzeiro: Legal, Theno, Roberto, Edi Carlos, Nego Eri, Binho, Tequinho, Fredson, Gil, Bentinho e Minga. Técnico Gel Paulo.

Juventus: José, Luis Carlos, Alex, Divan, Fábio, Binho (Naldo), Nani, Vítor (Beto), Nem, Ivan, Gano (Edu). Técnico Jairo Araruna.

Árbitro central, Nivaldo Martins; assistente 1, Carlos Almeida; assistente 2, José Ailton; 4º árbitro Ronielson Pereira; 5º árbitro, Ademir Cruz.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Polícia Civil encontra desmanche em Senhor do Bonfim

Ação da polícia civil comandada pelo delegado Dr. Felipe Nery localiza em uma fazenda no interior da cidade alguns veículos roubados.

Por Roberto Junior
Do SóAgitos Comunicações e Entretenimento


No dia 28, uma ação da Polícia Civil, comandada pelo Delegado Felipe Néri, que também é o coordenador da 19ª CORPIN, descobriu um desmanche de carros em uma fazenda no Cazumba, distrito de Bonfim.

O Delegado informou que a polícia já vinha investigando essa prática, através de uma observação do principal suspeito o Sr. Paulo Sergio, que já era conhecido da polícia, pois há mais ou menos 5 anos atrás foi indiciado como o responsável por um desmanche ao lado do complexo, numa oficina em que ele era o proprietário.

Em fevereiro desse ano, através de uma prisão em flagrante de uma moto, revelou informações dessa fazenda, e em uma primeira diligência, não foi encontrado nenhum suspeito, mas havia ali no local motos roubadas, e já se sabiam também que o Sr. Paulo Sérgio era a pessoa que chefiava uma quadrilha, naquela residência.

A partir desse momento, a polícia montou campanas e passou monitorar o local, aguardando a ocasião em que algum veículo roubado entrasse naquela propriedade e o principal suspeito estivesse presente, para que a mesma fizesse a abordagem e o apanhasse em flagrante.

A meia-noite houve então a confirmação. Havia ali dois carros possivelmente roubados e o Paulo Sérgio e sua companheira, uma jovem menor de idade, o que segundo o delegado já implica em um outro crime, corrupção de menores, pois a garota também estaria envolvida, com o crime em questão.

Na casa a polícia encontrou apenas um carro, um Fiat Uno, mas nas proximidades da residência, em meio ao mato, a cerca de 500 metros da casa, localizaram um Corsa novo, embaixo de uma árvore, coberto por matos. O veiculo foi identificado como sendo de Feira de Santana, e há suspeitas de que o roubo foi recente, pois ainda não havia sido iniciado o seu desmanche. E a chave deste veículo, foi encontrada justamente na bolsa da jovem de 15 anos.

No local, além dos carros roubados, também foram encontrados ferramentas novas para a realização dos desmanches e vários documentos de outros veículos, inclusive o documento de uma Sprinter de Petrolina, que a polícia já conseguiu entrar em contato com a proprietária, e o acusado confessou que realmente este carro havia passado pela fazenda.

O delegado afirmou que o proprietário da fazenda, também tem conhecimento de toda a situação, pois o mesmo esteve presente na delegacia em fevereiro após a primeira diligência, e já havia alegado que não tinha conhecimento dos fatos, mas agora o proprietário poderá responder por participação no crime.

O acusado alegou que só está há um mês residido nesta fazenda e que os carro lá encontrados, estavam sendo apenas guardados a pedido de um amigo, e que ele desconhecia o fato de os mesmos serem produtos de roubos. O mesmo ainda afirma que o proprietário da fazenda, que é conhecido por ser empresário no ramos de postos de combustíveis, não tinha conhecimento algum sobre essa situação.

Ourolândia: Máquina da CTE Engenharia choca-se com poste de alta tensão da Coelba

Fotos de Marquinhos Lima
De acordo com as informações de Marquinhos Lima, nesta sexta-feira, 30, por volta das 08h20min, um trator esteira da CTE Engenharia, empresa que está fazendo a obra de asfaltamento os 18 km da BA S/C Lagoa do 33 ligando à BA 368, chocou-se com um poste da rede de alta tensão, no trecho que fica entre a subestação da Coelba e a BA 368, derrubando-o e deixando a rede de energia exposta, estendida ao chão da estrada. Felizmente ninguém ficou ferido.
“Por pouco não aconteceu uma tragédia com o maquinista, pois os fios ficaram embaraçados e soltando fogo”, disse um motorista que passava pelo local no momento do acidente.
“A rede de energia fica muito próxima da estrada e se a Coelba não tomar providências em mudar a rede de lugar outros acidentes poderão ocorrer aqui”, previu outro motorista.

Requerimento eleitoral pela internet termina hoje

Os eleitores de todo o país têm até hoje, 30, para solicitar pelo site www.tse.gov.br o alistamento, a transferência e revisão eleitoral. Também é possível fazer a atualização online das obrigações eleitorais.
Depois de fazer o pedido pela internet, o interessado deve comparecer à unidade de atendimento da Justiça Eleitoral com a documentação exigida, para concluir os serviços e receber o título de eleitor. Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado. (Corino Urgente)

40 professores do TOPA são internados com diarréia

Cerca de 40 professores do TOPA – Todos Pela Alfabetização, que estão fazendo treinamento no colégio Manoel Novais, em Itapetinga, foram internados no HCR – Hospital Cristo Redentor, na manhã desta quinta-feira, com problemas intestinais causados pela ingestão de alimentação estragada, fornecida pela Coordenação do treinamento. Todos apresentavam os mesmos sintomas: diarréia, vômitos, dores de cabeça e desmaios.
Dinéia Santos, professora do TOPA Nova Canaã afirmou que no almoço da quarta(28) o feijão se encontrava com um gosto “azedado” e também faltou água para beber no local do evento, isso foi confirmado também por outras testemunhas como: Nívia Francisca de Itambé, Keila Samara de Nova Canaã, Ludmila Costa, Juliano Oliveira e Índia Lisboa, de Potiraguá. Eles confirmaram a notícia que o feijão se encontrava um pouco “estranho” e que já haviam reclamando da situação. “Várias outras professoras ficaram adoentadas, porém não quiseram se dirigir ao hospital.” Falou um dos professores.
Alguns professores foram medicados e liberados pela equipe médica do HCR, enquanto outros tiveram que continuar internados, para reidratação. A coordenação do curso ainda não divulgou o nome da empresa contratada para fornecer a alimentação, nem as providências adotadas para sanar o grave problema causado pelos alimentos estragados que foram fornecidos aos professores. Itapetinga Agora

Esta sexta-feira é o último dia para a declaração do Imposto de Renda

Os contribuintes têm até às 23h59 desta sexta-feira (30) para entregar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, sem ter que pagar multa. Na Bahia, a expectativa da Receita Federal é que 975 mil prestem contas ao “Leão”.

Segundo o assessor da Superintendência da 5ª Região Fiscal, Demian Fagundes, até o final da tarde desta quinta, 835 mil baianos haviam prestado as informação ao Fisco. No país, a estimativa é que 24 milhões de contribuintes entreguema declaração exigida de quem teve rendimento tributável superior a R$ 17.215,08 no ano passado.

Até ontem, 20,7 milhões haviam entregue. Ontem, véspera do encerramento do prazo, a Receita Federal estava recebendo uma média de 220 mil declarações por hora. O governo chamou a atenção ao longo da semana para o risco de os contribuintes deixaremo envio para as últimas horas, e enfrentarem lentidão e congestionamento no site.

Candidata da Bahia é eleita Miss Brasil Globo, em Brasília

Do CORREIO, com informações do G1/
A candidata da Bahia, Monique Paim, 22 anos, foi eleita Miss Brasil Globo, na noite de quarta-feira (28), em Brasília. Ela venceu 26 candidatas e vai representar o país no Miss Globo Internacional, na Albânia, em outubro deste ano.

Monique mora em Salvador e é estudante do curso de biologia. Logo após a divulgação do resultado, ela embarcou em um avião para a capital baiana, onde deve realizar uma prova na universidade nesta quinta-feira (29). A musa vai ganhar ainda uma viagem e levar uma joia para casa.

Durante o concurso, as beldades desfilaram com trajes típicos do estado que representam, com traje de gala e maiô. De acordo com a organização do evento, as candidatas foram avaliadas em seu conjunto: desempenho na passarela, beleza e simpatia.

MORREU O HOMEM QUE FOI AGREDIDO POR UMA PEDRA DE CALÇAMENTO EM CAPIM GROSSO

Faleceu nesta quarta-feira (28) as 18:00h, no Hospital Cleriston Andrade em Feira de Santana, Luis Teles dos Santos, genro do Sr. Zé de Cota.
Luis foi vítima de agressão no último domingo nas imediações da praça da feira-livre. A briga, segundo relatos da policia, começou por causa de R$ 1.00 real. Um dos agressores teria pedido a quantia para a vítima: Luis Teles disse que não tinha, o simples “não” resultou em uma briga e agressões por parte de João Bispo dos Santos, conhecido por Nem e Givanildo Bispo dos Santos, conhecido por Moreno. A confusão terminou com Luis no chão e uma pedra de calçamento jogada contra a sua cabeça. A agressão causou traumatismo craniano e a morte de um pai de família de 40 anos e 3 filhos.
O corpo de Luis, passará por sua residência, na Rua Francisca Turíbio, bairro Sacramento e de lá segue para a cidade de Quixabeira, onde será sepultado.
Em conversa com a Dra. Zoraide, delegada da cidade de São José do Jacuípe que substitui Dr. Cleber Azevedo, titular de Capim Grosso em férias, informou que os acusados pela agressão e presos em flagrante no dia 26 de Abril, já foram enquadrados por delito de tentativa de homicídio, artigo 121 combinado com o artigo 14 do CPB – Código Penal Brasileiro, enquadramento esse diante da informação de familiares quando a vitíma ainda estava viva. O inquérito será concluída no prazo de 10 dais.
Texto: Arnaldo Silva, com informações da Polícia Civil, na pessoa da Dra. Zoraide.

JOVEM MORRE ELETROCUTADA ENQUANTO FAZIA CHAPINHA NO CABELO EM PERNAMBUCO

Uma jovem de 21 anos morreu após receber uma descarga elétrica de uma chapinha de alisar cabelo, nesta quarta-feira (28), em Petrolina (PE). Segundo o perito criminal que analisou o local, Ivan Camara de Andrade, havia água no chão do quarto e a vítima foi encontrada vestindo apenas roupas íntimas.
Ainda de acordo com Andrade, a suspeita é que a jovem havia acabado de sair do banho e se trocava quando foi atingida pela descarga elétrica. Ela tinha ferimentos na mão esquerda, que teriam sido provocados pelo choque.
No momento do acidente, a vítima estava sozinha em casa. Quando a mãe chegou ao local, acionou o serviço de emergência. Mas os profissionais constataram que a jovem estava morta.
As informações são do G1. Foto Arquivo pessoal com reprodução: Blog do Carlos Britto.

MICROÔNIBUS QUE PEGOU FOGO EM CAPIM GROSSO É DA PREFEITURA DE CAÉM

O microônibus que foi totalmente queimando no início da madrugada da última quarta-feira (28) segundo informações da Polícia Civil, pertence ao setor de Educação da prefeitura Municipal de Caém. O veículo estava em Capim Grosso, com o objetivo de conduzir professores que residem na cidade, mas trabalham no citado município, precisamente no KM - 30. Agentes da polícia acrescentaram que uma testemunha informou que presenciou o momento em que o ônibus começou a pegar fogo.
A Polícia Técnica da cidade de Jacobina esteve presente na manhã desta quinta-feira (29) para a realização de um exame pericial do veículo. A delegada Dra. Zoraide colocou que preliminarmente não há indicio de crime doloso, tudo caminha para um problema técnico na instalação do veículo. O exame pericial confirmará o que realmente aconteceu.
Texto e Foto: Arnaldo Silva.

Ourolândia: Pai de vereadora cobra recuperação de estradas vicinais

O empresário do ramo de mármore, Filomeno Bezerra, ligou na manhã desta sexta-feira, 30, para o Programa Jornal da Serrana, da Serrana FM de Jacobina, e cobrou do Setor de Obras da Prefeitura de Ourolândia a recuperação de algumas estradas vicinais que se encontram em situação quase que intrafegável. Ele disse ainda que os ônibus escolares precisam trafegar com segurança no transporte de alunos.
Imediatamente o secretário de Gestão, José Carlos Benigno ligou e lembrou aos ouvintes e ao empresário que recentemente choveu bastante no Piemonte da Chapada danificando diversas estradas não somente em Ourolândia, mas em todas as cidades da região, e todos os prefeitos estão tendo dificuldades para fazer a recuperação em virtude da vasta extensão de kms danificados.
Em particular o município de Ourolândia, dispõe apenas de uma patrol e ainda assim já bastante comprometida pela idade. O secretário relatou que o prefeito Antonio Araújo recentemente encaminhou um projeto de lei à Câmara onde buscava autorização legislativa para adquirir máquinas e equipamentos novos para o município, inclusive a compra de mais uma patrol que serviria para agilizar os reparos nas estradas vicinais nestas oportunidades. Ele fez questão de lembrar que a filha do Senhor Filomeno, a vereadora Janete Gomes, votou contra o projeto.

Sinal da Claro ficou fora do ar em Ourolândia por mais de 18 horas

Com apenas pouco mais de 24 horas de inaugurado o sinal de telefone da Claro em Ourolândia já ficou fora do ar durante o período das 10h de ontem, 29, até as 04h da madrugada desta sexta-feira, 30.
Um usuário nos enviou email contando que percebeu a luz vermelha sinalizadora do alto da torre apagada e verificou o disjuntor que estava desligado tomando a iniciativa de ligá-lo, segundo ele, imediatamente o sinal retornou.
O disjuntor desligou sozinho ou alguém teria desligado?
Com a palavra o responsável pela manutenção e segurança do local da torre.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ourolândia: Justiça autoriza Prefeitura a fazer uso de força policial no combate à dengue

A partir de agora os moradores de Ourolândia que tentarem impedir o acesso dos agentes de Saúde em suas residências no exercício de combate à dengue, poderão passar por sérios dissabores. É que o juiz de Direito, Substituto da 2ª Vara Cível da Comarca de Jacobina, Jonny Maykel dos Santos, no último dia 02 de março, conferiu Alvará Judicial autorizando os agentes de Saúde, sempre em número de dois ou mais, pelo período de um ano, no estrito cumprimento das suas ações de combate à dengue, acompanhados de duas testemunhas que serão qualificadas e assinarão documento que atestará as circunstâncias de ausência ou recusa de morador como condição de ingresso no acesso a imóveis fechados, abandonados, bem como residências ou estabelecimentos comerciais, em que lhes tenha sido vedado o ingresso por seus proprietários ou moradores, dentro dos limites territoriais do município, sendo autorizado acompanhamento de profissionais habilitados para alcançar a finalidade, inclusive o uso de força policial.
Os referidos agentes ficam cientes de que serão responsáveis, civil e criminalmente por eventuais excessos.
Na opinião da secretária de Saúde do município, Josicléa Rebouças essa medida irá contribuir para a realização de um trabalho mais eficiente pelos agentes de combate à dengue no município. "Os nossos agentes encontram sempre a frase rotineira de alguns moradores: ‘aqui não tem dengue não meu filho!’ Impedindo dessa forma a inspeção, coleta e tratamento dos depósitos interiores”, contou.

Polícia de Serrolândia: apreensão de arma de fogo

De acordo com as informações da Policia Militar de Serrolândia, nesta quinta-feira, 29, por volta das 12h, sob o comando do sargento Messias, policiais realizaram um operação no Povoado de Roçadinho, no mesmo município, para prender Antonio Gomes dos Reis, o “Fubuia”, que fugiu ao perceber a aproximação da viatura deixando sob uma cama em sua risidência, um revolver calibre 38, marca Taurus.
“No domingo passado, Fubuia, de posse da arma, ameaçou algumas pessoas daquele Povoado. A população temendo represália não oficializou queixa crime, porém a Policia Militar não tolera delitos, investigou e conseguiu tirar de circulação mais uma arma de fogo que poderia ter ceifado uma vida,tranqüilizando assim os moradores do Povoado. Sempre combatemos o crime com a tolerância zero. Denuncie para termos êxitos na próximas diligencias", solicitou o sargento.

Secretaria de Saúde de Ourolândia intensifica vigilância à dengue

Diante dos diversos casos suspeitos de Dengue em Ourolândia, membros da Secretaria Municipal de Saúde reuniram-se nesta quarta-feira, 28, com os colaboradores da Escola José Ferreira da Silva e os moradores do bairro da Barragem (maior índice de suspeição depois da sede) visando aprimorar as ações no combate à doença no referido Bairro.
De acordo com as afirmações da secretária de Saúde do Município, Josicléa Rebouças, o governo tem desenvolvido diversas ações com esta finalidade, contudo a colaboração dos moradores tem deixado a desejar. Rebouças lembrou que a prevenção não é
somente uma obrigação do governo, mas de todos. Além das orientações aos moradores ela apresentou ainda dados do controle e combate a dengue após a realização do 1º ciclo, controle de positividade, como é feita a assistência ao paciente e por fim as estratégias que o município vem utilizando para intensificar o controle.
A Senhora Lenicleide, supervisora do Programa de Prevenção e Combate à Dengue do município, apresentou a rotina de trabalho dos agentes de combate seguida das ações desenvolvidas (palestras em todas as escolas, mutirões de limpeza, distribuição de material informativo, distribuição de tela para o morador de baixa renda, análise das larvas, tratamento das caixas de difícil acesso dentre outras).
Nesta sexta-feira, 30, haverá um mutirão da limpeza em Barragem, saindo da Escola Municipal José Ferreira da Silva, a partir das 7:00 hs.

MORADORES DE SÃO BENTO ESPERAM POR RECURSO DA CAR DESDE OUTUBRO DE 2009

Lago de São Bento - Ourolândia
De acordo com as informações da Associação Comunitária de São Bento, município de Ourolândia, desde 20 de outubro de 2009, os moradores associados estão esperando uma satisfação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, sobre a liberação dos recursos para a construção de 47 unidades de banheiros que foram prometidos para a respectiva comunidade.
Um dos membros da Associação, que preferiu não se identificar, garante que toda documentação foi encaminhada e o projeto foi protocolado no Órgão sob o número 76.140 em 20 de outubro do ano passado, mas nenhuma satisfação foi dada até o momento por parte da CAR.
A Assessoria do prefeito Antonio Araújo informou que ele encaminhou ofício nesta manhã de quarta-feira, 28 ratificando a solicitação em nome da Associação.
“São Bento fica situado as margens do lago da Barragem de Ourolândia e necessário se faz evitar a poluição daquelas águas que hoje servem para a irrigação dos alimentos que são produzidos pelos moradores através da agricultura familiar”, disse o prefeito.

Professores da rede estadual deverão parar hoje

Os professores da rede estadual de ensino da Bahia estão em mobilização, promovida pela APLB, com paralisação prevista para hoje, dia 29 de abril. Outras correntes – a exemplo do Movimento Resistência Sindical - querem ir mais longe: propõem a greve da categoria.
A pauta de reivindicações é diferenciada entre as correntes, mas tem em comum a revolta contra o governo Wagner.
A APLB quer o pagamento da URV (que já foi paga a outras categorias de servidores) e a aposentadoria dos professores que já cumpriram o tempo de serviço, mas não são liberados pela SEC. O Movimento Resistência Sindical, além dessas questões, quer a mudança – ou a derrubada, praticamente – do Decreto 12.007 de 15 de março de 2010, que alterou substantivamente a Lei 8.261 que regulamenta o Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, promulgada pelo governador César Borges.
Além disso, os professores querem que o governo cumpra o acordo que pôs fim à greve de 2007. Acordo sacramentado pelo governo Wagner.

Jogador mirangabense é contratado pelo Fortaleza

Notícia Livre

O volante Ricardo Baiano acertou nessa terça-feira, 27, com o Fortaleza e não defenderá o Icasa no Campeonato Brasileiro. O jogador vai assinar um contrato de dois anos com o Tricolor de Aço e se apresentará na próxima segunda-feira. “Conversei com o Zacarias (Silva, presidente) e coloquei a proposta que era muito boa pra mim”, explicou.Esperado para se apresentar ao Verdão nesta semana, Ricardo Baiano negociou com o Fortaleza no início dessa semana. O volante teve seu nome especulado pelo Ceará, mas acabou acertando com o rival. A diretoria do Icasa não confirmou se vai contratar outro jogador para o seu lugar.
Ricardo é baiano de Mirangaba, tendo passagens por clubes de Jacobina e pela seleção Mirangabense na última Copa Ouro. (Jornal O Povo)

MIRANGABA: Canabrava faz festa para padroeiro

(Reportagem de Solon Cruz) - O povoado de Canabrava, no município de Mirangaba, que tem sua economia baseada na produção de algodão, sisal e mamona, e que está inserido na Bacia do Salitre, promove neste domingo (2) e segunda-feira (3), uma vasta programação para festejar seu padroeiro Senhor do Bonfim.

Durante os dois dias de festa, além de missa, batizados, procissão e torneio de futebol, haverá shows com atrações de renome nacional como a banda Brega e Vinho. Os organizadores do evento, que conta com a promoção da Prefeitura Municipal de Mirangaba, cuidam dos últimos detalhes para oferecer aos foliões, conforto e segurança.

"Esta é uma festa tradicional na região e que já faz parte do calendário de eventos do município", disse a moradora Noelita Pureza Cajueiro, uma das representantes do povoado na Câmara Municipal de Vereadores. Notícia Livre

Capim Grosso: Motos se chocam e três ficam feridos

Uma batida envolvendo duas motos na tarde desta terça-feira (27) na rua Manoel Maciel de Souza, nas proximidades da praça da prefeitura, resultou em três pessoas feridas. Segundo populares o impacto foi muito forte.
Na moto POP de cor prata estava o adolescente F.O.P 16 anos, sobrinho de Valdirene da Contabilidade. O adolescente sofreu um corte atrás da cabeça, estava tonto, mas consciente. Na moto Titan 150 estavam um outro adolescente C. C. S. L de 17 anos, filho de Vanderlei da Barbearia, sofreu escoriações na perna esquerda, no peito e na altura do cotovelo do braço esquerdo. Na garupa o jovem Agnaldo Santiado Barbosa de 18 anos que sofreu cortes na boca. Todos foram atendidos no Hospital Nossa Senhora da Saúde e depois liberados. A Policia Militar esteve no hospital para registrar a ocorrência. (Arnaldo Silva Radialista)

GREVE DOS PROFESSORES: ALÉM DE JACOBINA, TAMBÉM PONTO NOVO

Escolas vazias, merendeiras sentadas à frente das escolas, diretores nas secretarias, ônibus circulando apenas com alunos do estado.
Esse foi o cenário visto no sistema educacional de Ponto Novo, em conseqüência da paralisação dos profissionais da educação do município.
A ausência de alunos nas escolas municipais se dá principalmente pelo fato de que a população compreender os motivos da paralisação, a sociedade Pontonovense acompanha a muito tempo a luta dos profissionais pela aprovação e aplicação do Plano de Cargos e Salários.
Mesmo após o prefeito reafirmar que “cortaria o ponto de quem não comparecesse ao local de trabalho” os profissionais continuam com suas atividades paralisadas e buscando resolver a situação. A assessoria jurídica do Aplb – Sindicato ontem entrou em contato com a Prefeitura Municipal para marcar uma audiência com o gestor e solucionar o mais breve possível o problema.
A alegação principal do gestor é que a paralisação é ilegal. No entanto, a Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender. Além disso, considera-se legítimo o exercício de greve, com a suspensão coletiva temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação de serviços, quando o empregador ou a entidade patronal, correspondentes tiverem sido pré-avisadas 72 horas, nas atividades essenciais e 48 horas nas demais, o que aconteceu, pois a entidade comunicou à Secretaria de Educação sobre a paralisação.
No dia 29 (quinta-feira) a história pode ter um desfecho favorável à categoria pois a Câmara de Vereadores pode optar por arquivar o projeto de lei que propõe 30 alterações no Plano que já foi aprovado pela referida Câmara e sancionado pelo Gestor Municipal.
Aplb – Sindicato Núcleo Ponto Novo-BA
Jacobina
Os professores da rede municipal de Jacobina, já em greve há mais de 15 dias, também não chegaram a um acordo com a prefeita Valdice Castro e informaram a continuidade da greve por tempo indeterminado.

MICROÔNIBUS É INCENDIADO EM CAPIM GROSSO

Um microônibus amanheceu totalmente queimando, nesta quarta-feira, 28, na praça da feira livre em Capim Grosso. Segundo informações de moradores, o incêndio começou por volta da 00h30min e os moradores, temendo uma tragédia ainda maior, tentaram apagar as chamas mas não conseguiram.
Estranha-se o fato de, até a edição desta matério, ningúem haver procurado a Polícia para registrar o episódio ou reclamar como proprietário do veículo incendiado.
Informações e foto de Arnaldo Silva Radialista.

Santa Bárbara: Ossadas e caixões são jogados no lixão

A população de Santa Bárbara ficou estarrecida com a atitude da Prefeitura em ordenar funcionários públicos a realizar o ato, que rendeu Ministério Público, Policia Civil e orgão de imprensa de boa parte da Bahia.
As ossadas e caixões foram encontrados terça-feira (27), no lixão da cidade. O prefeito da cidade, Jailson Costa (PT), admitiu que autorizou o despacho de entulhos do cemitério no aterro, mas disse desconhecer a presença de restos mortais no meio do lixo.
De acordo com Marcelo Marques, coordenador da Polícia Civil de Santa Bárbara, o trabalho de investigação se concentrará em descobrir se a prefeitura desconhecia ou não o fato de que pedaços de corpos em estado de decomposição avançado foram jogados no lixão junto com os caixões e os restos de roupas.
O Ministério Público Estadual também afirmou que irá acompanhar o processo de identificação dos restos mortais descartados. Parte do material encontrado já foi recolhida pela Polícia para análise.
A notícia da "desova" de ossos no lixão levou parentes de pessoas enterradas no cemitério para o lixão. A Polícia Civil da região afirmou que vai investigar o caso. (Calila)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Prefeitura vai ampliar urbanização da Avenida Antonio José de Melo

Avenida Antonio José de Melo - Obras de nivelamento

A Prefeitura de Ourolândia começou na sexta-feira, 23, os trabalhos de elevação com colocação de material de aterro para o nivelamento da Avenida Antonio José de Melo que liga o centro da cidade ao acesso das comunidades de Poço Verde, Gameleira, São Bento e ao bairro Alto Bonito.
“Em princípio vamos motonivelar a parte que ainda não foi pavimentada e somente após a conclusão das escavações do esgotamento sanitário da avenida é que poderemos iniciar a obras de pavimentação com paralelos”, informou o prefeito Antonio Araújo.

Empresa de título de capitalização sofre tentativa de assalto em Morro do Chapéu

Uma conhecida empresa de título de capitalização com sede em Irecê e com revendas em toda região, foi alvo de tentativa de assalto neste sábado (24) por volta das 18 horas, na saída de Morro do Chapéu próximo ao km5.
A representante Ivoneide juntamente com sua equipe de vendas, foram surpreendidos por fogos de artifícios e logo adiante os elementos começaram a efetuar disparos contra o veículo, alguns tiros atingiram a porta, porém não houve feridos. O motorista fez bruscamente o retorno à Morro do Chapéu para buscar reforços da empresa e seguir viagem. As informações foram repassadas por um dos integrantes da equipe de vendas. Ainda não há pistas ou informações sobre os elementos. (Chapada On Line)

Professores das universidades estaduais da Bahia paralisam aulas nesta quarta

Os professores das universidades estaduais da Bahia, UNEB (Universidade do Estado da Bahia), UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) vão paralisar as aulas nesta quarta-feira (28), por 24 horas, por melhores salários.
De acordo com a categoria, desde o ano passado, a pauta de reivindicação foi protocolada pelo governo, mas não houve negociação sobre a pauta salarial. Os professores reivindicam a incorporação de 70% da gratificação por Condição Especial de Trabalho (CET) aos salários.
Segundo Maria do Socorro, diretora da ADUNEB (Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia – UNEB), a incorporação da gratificação significa a valorização dos salários hoje e na aposentadoria.

Instituto Federal Baiano traz para Bonfim curso pioneiro

Segunda-feira, dia 26 de abril, às 19 horas, no Campus de Senhor do Bonfim, deu-se a aula inaugural do Curso Superior de Licenciatura em Tecnologias da Informação. O Curso, único na micro-região, e quiçá na Bahia, visa preparar docentes a nível superior para a utilização da informática.Fecha-se assim um tripé importante: o curso de Senhor do Bonfim vem fazer o contraponto, no norte da Bahia, aos cursos de Engenharia da Informação da Univasf (Petrolina) e Ciências da Computação (Facape, Petrolina).O evento contou com a presença do Vice-reitor do Instituto, prof. Nilton; o representante do Diretor, prof. Elói; o Coordenador do Reuni da Univasf, prof. Manoel Messias; o representante da Uneb, prof. Ricardo Amorim; o Prefeito Paulo Machado e o vice Dr. Aurélio Soares.Em sua fala, o prefeito de Senhor do Bonfim destacou o pion eirismo do curso, sua im portância para o avanço da tecnologia da in formação na região e na Bahia, e o desafio inovador de formar docentes das tecnologias que têm a funçaõ de incluir milhjares de excluidos no quarto poder, que é o poder do conhecimento.
Do Ascom Sr. do Bonfim

ITIÚBA: Aprovados cobram da prefeita resultado de concurso

(Portal Só Agitos) Aprovados no Concurso Público de Itiuba cobram com urgência da UNEB o resultado da prova de Títulos.No município de Itiuba, estudantes que participaram do Concurso Público, no dia 21 de março, estão apreensivos pela demora na divulgação do resultado da 2ª Etapa do Concurso, aplicada por prova de Títulos no dia 14/04.Os alunos habilitados estão querendo informações sobre o resultado, que foi divulgado pela Prefeita Cecília que o mesmo sairia sexta feira (23) em radio local, mas até agora não saiu.Diversos alunos estão pensando em ir até o Ministério Público para cobrar apresentação do resultado da UNEB e a Prefeitura deste município. A Comissão dos Aprovados cobra: "Pedimos informações urgentes ou o resultado!".
Por Evandro Matos

HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM RIACHÃO DO JACUÍPE APÓS INGERIR CHUMBINHO

Calila Notícias
Nesta terça-feira (27), por volta das 9:30hs da manhã, foi encontrado o corpo de Luiz Carlos de Jesus Santos 42 anos, dentro de sua própria residência na Rua Ceará Bairro do Alto do Cemitério. Luiz havia sido abandonado por sua esposa a cerca de 15 dias. E acredita se que esse tenha sido o motivo do envenenamento. No último domingo, muito triste ele cumprimentou alguns familiares em tom de despedida, mas ninguém imaginou que isso pudesse acontecer.
Estando só em casa ele preparou uma farofa de carne frita e nela colocou o chumbinho.
Seu corpo foi descoberto por vizinhos devido o mau cheiro.
Por: Alana Adrielle

MOTOS SÃO ROUBADAS EM CAPIM GROSSO

Nesta segunda feira (26) segundo informações da Polícia Civil, 2 Motos foram roubadas em Capim Grosso. Um dos veículos foi subtraído na Rua: Ana Nery, por volta das 16:00h, a Moto YBR 125 ano 2004, modelo 2005, estava na responsabilidade de Glauber Vilas Boas, filho de Alceno e Risolete, o mesmo deixou a moto parada em frente a casa de um amigo. Tempo depois quando saiu para verificar, a moto já não estava mais. Desesperado avisou o amigo
que entrou em contato com a Polícia, devido à falta de combustível na viatura, o que restou foi fazer o trabalho de Polícia. Com o amigo, Glauber sai em busca de informações, quando decidiram seguir sentido Sr. do Bonfim, chegando no Distrito de Pedras Altas foram informados que a Moto tinha sido abastecida no Posto do distrito, com a informação mais precisa do destino da Moto, os dois seguiram, próximo ao KM – 30 encontraram os elementos que estavam conduzindo duas motos, acompanhados de um carro Fiat Uno, 4 portas, placa KJT – 9359 de Salvador. Glauber e o amigo interceptaram os elementos e exigiram a devolução da moto, sem reações a moto foi devolvida.
Glauber e seu amigo lamentaram não poder trazer a outra moto, também roubada em Capim Grosso, nesta segunda feira. Glauber já procurou a polícia para registrar o fato e com isso a polícia descobrir quem são autores de mais essa ocorrência policial. O arnaldosilvaradialista.com não obteve informações concretas quanto a outra moto, se foi recuperada ou não pelo proprietário.
Texto Arnaldo Silva

HOMEM É AGREDIDO COM UMA PEDRA DE CALÇAMENTO EM CAPIM GROSSO

De acordo com as informações da Polícia, no último domingo (25), nas proximidades da Cesta do Povo, à Rua Francisca Turíbio, Capim Grosso, Luis Teles dos Santos, 40 anos, foi agredido brutalmente por dois homens. A briga teria começado por causa de R$ 1 real quando um dos agressores teria pedido a quantia para a vítima, e o fato dele não ter atendido resultou nas agressões por parte de João Bispo dos Santos (Nem) e Givanildo Bispo dos Santos (Moreno) que são irmãos.
Devido aos ferimentos Luiz foi encaminhado para o Hospital Clériston Andrade em Feira de Santana onde se encontra em estado grave a espera de uma vaga na UTI. Inconformada, a família está buscando apoio de amigos e políticos da cidade. Ele sofreu traumatismo craniano e registra também sangramento pelo nariz.
Um agente da Polícia Civil informou que os acusados já estão presos e responderão na Justiça.
(Arnaldo Silva Radialista)

QUIXABEIRA RECEBE REFLETORES DA FONTE NOVA

O Diretor da SUDESB (Superintendência de Desportos do Estado da Bahia) Raimundo Nonato Tavares (Bobô), atendendo uma solicitação do Prefeito Eliezer Costa, fez a doação de 8 (oito)
refletores do Estádio da Fonte Nova, para a Prefeitura Municipal de Quixabeira. Cada refletor recebido tem uma potente lâmpada de 2000 watts de potências e será utilizado no novo estádio de futebol que deverá ser construído com recursos próprios do município a partir do segundo semestre na sede. Os refletores já estão em Quixabeira, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município.
Nota enviada por Ailton Araújo/ASCOM – Quixabeira.

terça-feira, 27 de abril de 2010

ENTREVISTA: DENGUE EM OUROLÂNDIA

Diante dos boatos surgidos em meio a população de Ourolândia sobre possível epidemia de Dengue no município, estamos trazendo uma entrevista esclarecedora com o coordenador de Saúde, Allex Macêdo, falando sobre tudo que circunda sobre esse assunto polêmico e preocupante.
Acompanhe conosco:
Blog - Boatos já dão conta que existe uma epidemia de dengue na cidade de Ourolândia. Até que ponto isso é verdade?
Allex -
Os casos de suspeita de dengue em nosso município têm aumentado nas últimas semanas; estamos aguardando exames confirmatórios dos casos pelo LACEN –laboratório de referência do Estado. A partir do momento que tivermos estes resultados concentrados como positivos, se caracterizaria uma epidemia o que não é o caso no momento.

Blog - É verdade que o bairro da Barragem é atualmente onde existe o maior número de pessoas afetadas?
Allex -
Realmente, o bairro Barragem concentra boa parte dos últimos casos suspeitos de dengue. Ainda não temos resultados de casos confirmados recentemente naquela área. Do total de cerca de 84 notificações deste ano, 46 são moradores da Sede e 24 de Barragem.

Blog - A Senhora moradora do mesmo bairro que faleceu na semana passada, foi vítima de dengue hemorrágica?
Allex -
A moradora deu entrada na Unidade de Retaguarda com sinais e sintomas de dengue. Foi avaliada e medicada pelo médico de plantão, sendo transferida para um hospital de Jacobina e horas depois para o hospital de referência, Couto Maia, em Salvador. Tratava-se de uma paciente já debilitada por outras patologias. Estamos aguardando resultado de teste sorológico indicativo de dengue realizado pelo LACEN. Enquanto isso estamos em contato direto com o laboratório e a DIVEP para esclarecimento do resultado. “Segundo o atestado de óbito a causa da morte da paciente foi A SOMA DE QUATRO PATOLOGIAS (DOENÇAS) E NÃO A DENGUE HEMORRÁGICA.”
Blog - Em quais outras áreas da cidade o quadro é preocupante?
Allex -
De todos os 84 casos notificados em 2010 a maior concentração foi: na sede 46; Barragem 24; região de Casa Nova sete casos; Lagoa do 33 seis e cinco nas demais localidades.
Blog - É verdade que alguns pacientes foram transferidos para a capital do Estado com suspeita de dengue hemorrágica?
Allex -
Ocorreram sim transferências de pacientes graves. A transferência de pacientes graves pela Unidade de Referência é uma cautela adotada pelos profissionais da Saúde a partir do momento que sentem que a assistência prestada na atenção básica não é mais suficiente ao cuidado integral ao paciente.

Blog - Que providências a população deve tomar diante desse quadro?
Allex - As providências são as de praxe: cuidar da cobertura de qualquer recipiente com água parada seja no interior das casas como nos quintais; abrir suas residências para visita dos agentes de endemias em toda a casa; adotar as orientações passadas pelos agentes nas visitas e pelas equipes de saúde nas palestras e através da distribuição de folhetos; criar a consciência coletiva “tomando conta” de toda a vizinhança no cuidado à dengue.

Blog - Quais as medidas que a Secretaria de Saúde do Município está tomando?
Allex -
A Secretaria de Saúde, as Coordenações de Atenção Básica, Epidemiológica, Sanitária e Farmacêutica não têm medido esforços para o controle da dengue no município. Desde 2009 estabelecemos um plano de contingência de combate e controle da dengue através de condutas no trato com os pacientes (como hidratação e monitoramento laboratorial realizado). Realizamos também capacitação dos profissionais da Saúde e o 1º Seminário Municipal de Controle e Combate da Dengue envolvendo a comunidade no evento.
O trabalho dos Agentes de Endemias vem sendo realizado em todas as localidades. O que tem dificultado é o grande número de imóveis fechados e a falta de colaboração de alguns moradores que não cuidam dos seus terrenos expondo criadouros do mosquito. Outro fator que tem causado impacto negativo é a diminuição do fornecimento do pó de combate a dengue que é colocado na água enviado pela 16ª DIRES, o que tem comprometido o trabalho de campo dos agentes, entretanto apesar de todas estas dificuldades estamos pensando e aplicando novas estratégias para manter o controle sobre o mosquito.
Estaremos no bairro de Barragem nesta próxima quarta-feira dia 28 pela manhã num encontro com a comunidade esclarecendo dúvidas sobre a dengue, combate e tratamento.


CONCURSO DA EBAL - OUROLÂNDIA

Confira abaixo a relação dos candidatos habilitados para a segunda etapa do concurso da Ebal - Sexta do Povo de Ourolândia, que farão o teste físico concorrendo às quatro vagas.

1º Lugar
Inscrição 525482 - Jaqueline dos Santos Vieira - Pontuação 43 - HABILITADO

2º Lugar
Inscrição 547047 - Mirian Carvalho dos Santos Dantas - Pontuação 42 - HABILITADO

3º Lugar
Inscrição 559720 - Liliane Almeida de Carvalho - Pontuação 40 - HABILITADO

4º Lugar
Inscrição 545486 - Simone de Jesus Batista Arruda - Pontuação 40 - HABILITADO

5º Lugar
Inscrição 544305 - Cristina Marques da Silva - Pontuação 38 - HABILITADO

6º Lugar
Inscrição 550546 - Jacione Santana Chavier da Silva - Pontuação 35 - HABILITADO

7º Lugar
Inscrição 562389 - Leandro Azevedo de Miranda Neto - Pontuiação 34 - HABILITADO

8º Lugar
Inscrição 546412 - Elba Alves de Oliveira - Pontuação 33 - HABILITADO

9º Lugar
Inscrição 551694 - Uilma Gomes de Menezes - Pontuação 32 - HABILITADO

10º Lugar
Inscrição 549891 - Anderson Barbosa de Menezes Santos - Pontuação 31 - HABILITADO

11º Lugar
Inscrição 565590 - Juliete Alves Balbino - Pontuação 31 - HABILITADO

12º Lugar
Inscrição 547203 - Marcelle Silva Lima - Pontuação 30 - HABILITADO

12º Lugar
Inscrição 547201 - Michelle Silva Lima - Pontuação 30 - HABILITADO

14º Lugar
Inscrição 535498 - Jarian Santos de Santana R da Silva - Pontuaçã 29 - HABILITADO

15º Lugar
Inscrição 539621 - Ana Cristina Carvalho dos Santos - Pontuação 28 - HABILITADO

16º Lugar
Inscrição 539775 - Antonio Oliveira de Jesus - Pontuação 28 - HABILITADO

17º Lugar
Inscrição 549964 - José Valter Mendes de Souza - Pontuação 28 - HABILITADO

17º Lugar
Inscrição 561830 - Vauquiria Alves de Oliveira - Pontuação 28 - HABILITADO

19º Lugar
Inscrição 562548 - Alex Pereira dos Santos - Pontuação 28 - HABILITADO

20º Lugar
Inscrição 527855 - Dulcinei Pereira de Oliveira - Pontuação 28 - HABILITADO

Senhor do Bonfim: Supostos bandidos foram presos

Preso neste domingo, 25, por volta das 16h, pelos policiais militares da CETO de Senhor do Bonfim, os meliantes: Carioca, Binho e seu irmão, eles aterrorizavam o bairro da Pera em Senhor do Bonfim. Depois de investigações a Ceto prendeu o Binho que informou o paradeiro dos outros que logo foram localizados detidos. Eles foram acusados de tentar matar um morador a golpes de garrafa que ficou levemente ferido no pescoço e levado ao hospital. Portal Campo Formoso

segunda-feira, 26 de abril de 2010

PRESOS FOGEM DA CARCERAGEM DE CAPIM GROSSO

(arnaldosilvaradialista.com) Fugiram da carceragem de Capim Grosso neste domingo (25), provavelmente a tarde, assim informou um dos agentes da Polícia Civil, os detentos: EMERSON PATRESE DA SILVA BORGES e AUGNE CAUÊ MESQUISTA DOS SANTOS. Ambos foram presos no dia 29 de Outubro de 2009, acusados de seqüestrar uma professora da UEFS – Universidade de Feira de Santana.
O desfecho do seqüestro aconteceu aqui em Capim Grosso. Uma outra informação de agentes da Polícia é que os mesmos já haviam tentando fugir anteriormente, mas foram impedidos.
O Judiciário, na pessoa de Dr. Marcos Ledo, juiz da Comarca, conseguiu verbas provenientes de decisões judiciais e um trabalho de reestruturação da delegacia foi feito, mas mesmo assim os citados conseguiram fazer um buraco na parede e ganharam as ruas. A polícia está em busca de informações com o obejtivo de recapturar os elementos.
Texto e informações: Delegacia de Polícia de Capim Grosso.
Foto: Agente Luís.

Carro descontrolado quase bate em delegacia em Várzea Nova

O acidente aconteceu na manhã desta segunda (26), na Praça Otácilio Alcântara proxímo a Delegacia de Polícia e chamou a atenção de curiosos. O fato foi registrado por Raian Souza. Ninguém saiu ferido. A fonte é do Informe Várzea Nova.

MEDIDA CAUTELAR MANTEM PREFEITO DE PONTO NOVO NO CARGO

De acordo com as informações do radialista walterley kuhin, de Senhor do Bonfim, o prefeito de Ponto Novo, Anderson Luz, que recetemente teve o seu mandato cassado em segunda Instância, conseguiu na tarde desta segunda-feira, 26, em Salvador, medida cautelar impetrada por seus advogados e vai continuar no cargo de prefeito.
A decisão foi comemorada por Luz, que se encontra na capital do Estado, e acompanhou a decisão. O prefeito informou que a normalidade começa a aparecer, e que, o trabalho do desenvolvimento continuará. Ele disse que anunciará nos próximos dias a programação da festa de maio. Breve maiores detalhes sobre este processo.

Geddel visita Exposição Agropecuária em Mundo Novo

O ex-ministro e deputado federal, Geddel Vieira Lima visitou neste domingo (25) a 45ª Exposição Agropecuária de Mundo Novo. O pré-candidato do PMDB a governador da Bahia desembarcou em Piritiba, onde foi recebido por uma multidão que o acompanhou pelo centro da cidade e de lá seguiu até o evento. Estavam presentes na comitiva peemedebista o prefeito de Várzea da Roça, Lourivaldo Souza, o prefeito de Ourolândia, Antonio Araujo, o ex-prefeito de Mundo Novo, Raimundo Costa e entre outras lideranças da região.

Orelhões de Ourolândia estão mudos e surdos

Como se não bastasse em pleno ano de 2010 a cidade de Ourolândia ainda não contar com os serviços de telefonia celular, a população agora está reclamando também da falta de respeito com que a Oi Telefonia Fixa vem tratando os clientes através dos seus péssimos serviços na cidade. A bronca maior é que, dos inúmeros orelhões que existem, só um, que fica localizado próximo à antiga sede do Bradesco, à Praça José Prado Alves, está funcionando e ainda assim, de forma precária. Já os telefones fixos nas residências e no comércio chegam a passar uma semana sem linhas. Os usuários reclamam ainda a inexistência de um escritório ou número de atendimento onde se possa fazer a reclamação.
"O serviço de telefonia neste lugar é mesmo um sinônimo de falta de respeito com a população", disse um cidadão revoltado, no momento em que tentava ligar e o orelhão não funcionou.

Conselhos de Ourolândia reúnem-se em caráter ordinário nesta terça-feira

Os conselhos municipais de Assistência Social (CMAS), dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Idoso (CMI) e a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (Cometi), reúnem-se, em caráter ordinário, nesta terça-feira, 27, no Centro Administrativo de Ourolândia, à Rua Maria Umbelina, a partir das 13 horas, para discutir assuntos inerentes às classes.
As informações são da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Valéria Brito.

Itiuba: mulher passa mal após cirurgia de redução de estomago e morre

Lucineide de Oliveira, ex-esposa do empresário Antonio Nilton Oliveira, um dos sócios do grupo empresarial Oliveira e Apollo Supermercado, morreu na tarde de sexta-feira (23), em Salvador, depois de sofrer complicações no pós-operatório. Ela havia se submetido a uma cirurgia de redução de estômago.
Segundo familiares, ela recebeu alta da clínica onde foi operada e foi para sua residência, onde passou mal e faleceu no meio da tarde desta sexta-feira.
O corpo de Lucineide foi velado na residência da família, à Avenida Osvaldo Campos, em Itiuba e sepultado no sábado. Calila Notícias com informações de Fabrício Santos.

COITÉ: CARCAÇA DE MOTO CG 150, ANO 2009 É ENCONTRADA EM TANQUE

A polícia de Conceição do Coité pela segunda vez neste ano foi acionada para resgatar uma moto que estava abandonada em um tanque na Fazenda Pau a Pique na região do distrito de Salgadália, na manha de domingo (25).
O veículo, segundo sargento Almeida, pode ter sido produto de furto e já iniciou as buscas através do Renavan que tem o número 142729272. A placa já foi descoberta JSG 3241 não se sabe ainda onde é licenciada.
De acordo com a guarnição, um vaqueiro da fazenda viu algo estranho quando se aproximou em meio à lama percebeu que se tratava de uma moto totalmente “depenada”.
Raimundo Mascarenhas/Calila Notícias.

Homem cai de moto e morre perto do Junco

Reinaldo Alves da Silva, de 57 anos, residente à Rua Boa Sorte, no Paraíso, morreu ontem, 25, às 11h, ao cair de sua moto próximo ao distrito do Junco, em Jacobina.
Segundo informações, ele perdeu o controle e caiu da moto, tendo morte instantânea, enquanto o garupa, Joilson Rosidônio dos Santos, de 26 anos, ficou ferido e foi socorridoo imediatamente a um hospital de Jacobina. Santos reside na Fazenda Lourenço, no povoado do Paraíso. (Corino Urgente)

Homem de 51 anos é vítima de tentativa de homicídio

Arlindo Araújo, de 51 anos, foi atingido no abdome por golpe de faca, no povoado de Lages do Batata, ontem, por volta das 14h. O acusado é Rodrigo Silva, de 46 anos, que, segundo informações, está detido na delegacia de polícia de Jacobina. O motivo teria sido uma desavença entre ambos. Arlindo está no Hospital Regional e não corre risco de morte, de acordo com informações da Rádio Jaraguar AM. (Corino Urgente)

Moto é encontrada no Jacobina II

Uma moto Honda Titan CG 150, cor preta, placa JSN 0102, licença de Santo Estêvão, Bahia, foi encontrada no bairro Jacobina II, em Jacobina. A moto encontra-se no pátio do SMTT à espera de seu legítimo dono. (Corino Urgente)

Público recorde na Copa 13 de Junho de 2010

Fotos de Godealdo Ribeiro
Fluminense de Alazão - Vitória por 1X0
Bahia da Sede

Marcos Lima e Cristiano Maia - Comentarista e narrador
Neste domingo, 25, no Estádio Municipal de Ourolândia, aconteceu a 4ª rodada da Copa 13 de Junho, onde a equipe do Bahia Social Clube perdeu para o Fluminense Esporte Clube de Alazão pelo placar de 1 X 0.
O gol surgiu ainda aos 30 minutos do 1º tempo quando o meia Binho aplicou um “chapéu” no defensor e rolou para o atacante Semente chutar de primeira marcando o único gol do jogo. O Fluminense teve o atacante Manchinha expulso aos 32 minutos do mesmo período, quando atingiu o ala esquerda do Bahia, Manoel, com uma cotovelada no rosto recebendo do árbitro central do jogo o cartão vermelho direto, pela agressão.
584 pagantes proporcionaram uma renda de R$ 1.168,00 estabelecendo o recorde de público na edição deste ano.
De acordo com o boletim financeiro divulgado pelo diretor do Departamento Financeiro da Liga Desportiva, Emanoel Santos Luz, além da renda, foi contabilizado também a quantia de R$ 150 reais doados pela Prefeitura de Ourolândia como ajuda de custo para as despesas do campeonato.
Ficha do Jogo:
Árbitro Central: Ronielson Pereira dos Santos
Assistente I: Nivaldo Martins Santos
Assistente II: José Ailton Nascimento de Melo
4ª árbitro: Carlos Almeida dos Santos
5ª árbitro: Elaine Veras Amorim

Bahia: Ademir, Léo, Ordavio (Jacobina), Mar, Duda (Várzea Nova) (Zé Adilson), Manoel, Nidinho (Várzea Nova), Da Silva (Jacobina), Guimazinho (Capim Grosso), Cara de Vaca (Jacobina) e Mudinho (Bosquinho).

Fluminense: Bruno, Negão, Pebinha, Alex (Lando), Mazinho, Buguinha, Binho, Rone Guerreiro, Manchinha (expulso), Roberinho (Jacobina) (Nem) (Várzea Nova) (Tito) e Semente (Jacobina).
Informações de Marquinhos Lima.

domingo, 25 de abril de 2010

Ourolândia: Acidente de moto envolvendo menores alcoolizadas

De acordo com as informações do livro de ocorrências da Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, por volta das 00h50min deste domingo, 25, deu entrada as pacientes, menores, L.S, 14 anos e T.S.S, 15 anos, moradoras da Rua Nova, Quadra B, Ourolândia, vítimas de queda de motocicleta (uma Honda Biz), ocorrido à Rua do Cruzeiro da mesma cidade. As vítimas sofreram escoriações e cortes.
Segundo Francinete Amorim, recepcionista da Unidade, as menores haviam ingerido bebidas alcoólicas. Elas foram liberadas logo após o atendimento.
Com a palavra o Conselho Tutelar de Ourolândia.

Trechos das BA 131 e 421 recuperados

O governador Jaques Wagner inaugurou na manhã deste sábado, 24, o trecho da BA-131, que liga o município de Piritiba ao distrito de Porto Feliz, a cerca de 300 quilômetros de Salvador.
Os 21 quilômetros, por onde circulam, em média, 280 veículos por dia, receberam serviços de restauração e pavimentação.
De acordo com as informações Assessoria do Governo, foram investidos R$ 12,4 milhões na obra. A facilidade para o transporte de grãos e produtos da pecuária também beneficiará os municípios de Tapiramutá, Miguel Calmon, Mundo Novo e Jacobina.
De Piritiba o governador seguiu para Mundo Novo onde também inaugurou o trecho recuperado da BA-421.
Ainda em Mundo Novo, Jaques Wagner participou de 45ª Exposição Agropecuária, para a qual foram repassados R$ 15 mil pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri).
Fonte: www.comunicacao.ba.gov.br

PRF CAPIM GROSSO RECUPERA MOTO ROUBADA EM SÃO PAULO

Nesta sexta-feira (23) por volta das 10:50min na BR 324 – KM 407 (Nova Fátima), prepostos da Polícia Rodoviária Federal, posto – 02 Capim Grosso, em fiscalização de combate a criminalidade interceptaram uma moto da linha Yamaha 125, DHI – 8041 – SP, veículo esse que era conduzido por Carlos Gurlan Souza Lones, natural de Retirolândia – BA, profissão pintor.
Ao ser feita a consulta do número do chassi e do motor através do sistema SERPRO, constatou-se tratar de um veículo que traz nos seus registros a placa DHI – 7983 – SP ou seja: a placa usada na moto é “fria”. Consta ainda que o veículo tem registro de FURTO/ROUBO, datado de 20/09/2003 na cidade de Carapicuíba – SP, o condutor foi preso em flagrante por receptação, sendo encaminhado juntamente com o veículo para a depol de Nova Fátima a fim de serem tomadas as providências cabíveis.
Inspetor Lopes – Polícia Rodoviária Federal.

BOLSA FAMÍLIA


4ª feira é o último dia para enviar frequência escolar

Termina na próxima quarta-feira (28) o prazo para registro da freqüência escolar dos cerca de 16,7 milhões de alunos atendidos pelo Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). É o primeiro monitoramento de 2010. Resultado parcial dos dados mostra que, até 20 de março, os Municípios informaram a presença às aulas de 41% do total de crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos.
As informações se referem aos meses de fevereiro e março e devem ser inseridos no sistema do Ministério da Educação (MEC).
O acompanhamento parcial dos cerca de 1,3 milhão de adolescentes de 16 e 17 chegou a 32%. As Prefeituras precisam ficar atentas também ao prazo da condicionalidade de saúde que termina em 30 de junho. Nesse caso, 13% das 10,5 milhões de famílias que se enquadram no perfil tiveram as informações registradas no sistema do Ministério da Saúde até 16 de abril(veja quadros abaixo).
O cumprimento das duas condicionalidades é exigência para a manutenção do recebimento do benefício do Bolsa Família. No último bimestre de 2009, o monitoramento da freqüência chegou a 88% do total de estudantes atendidos à época. Midiamax

EMPREGO

Incra abre inscrições para concurso
O concurso do Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, está com as inscrições abertas até o dia 06 de maio. Em todo o país são 550 vagas, 70 de nível médio e 480 de nível superior.Na Bahia, as oportunidades são nas áreas de contabilidade, antropologia, engenharia civil, cartográfica ou de agrimensura. Os salários chegam a mais de R$ 4.000. Ibahia