sábado, 7 de agosto de 2010

OITO OVELHAS ATROPELADAS E MORTAS NA BA368

De acordo com o boletim de ocorrências da Polícia Militar de Ourolândia, às 20h30min desta sexta-feira, 06, um rebanho de oito ovelhas foi atropelado resultando na morte de todas pelo Fiat Pálio, cor prata, Placas NTK 1039, licença de Irecê Bahia na BA 368, trecho entre Lages do Batata e Ourolândia, próximo a Fazenda de João Fonseca.
O Veículo ficou com a frente completamente destruída. O motorista, Senhor Roberto Bruno Silva residente a Praça Florisvaldo Carneiro, 190, em Umburanas, sofreu escoriações leves.
Felizmente dessa vez os danos foram apenas materiais, mas até quando a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que tem conhecimento da presença constante de animais sendo criados as margens das rodovias, vai permitir tal situação?
Nosso blog por diversas vezes vem chamando a atenção para a presença constante de animais nas BAs 368 e 462, inclusive no dia 16 de julho próximo passado publicamos um filme mostrando estas ovelhas no mesmo local do acidente ocorrido na noite de ontem, mas infelizmente, 22 dias após, ninguém tomou providencias e os animais permaneceram lá durante todo o tempo culminando no ocorrido de ontem.
É preciso que além do serviço de obrigação da PRE, também se puna os proprietários desses animais com a reparação dos danos materiais causados por conta de tamanha irresponsabilidade.
VEJA ABAIXO O VÍDEO PUBLICADO NESTE BLOG EM 16 DE JULHO DE 2010:

LAGOA DO 33: VAQUEIRO MARATONISTA, 66 ANOS E 25 FILHOS

Romário Túnel Laranjeira com 66 anos e 25 filhos - Corre 15 km todos os dias
Andando por aí encontramos com Romário Túnel Laranjeira, 66 anos, natural de Baixa Grande Bahia, residente há 35 anos em Lagoa do 33, distrito do município de Ourolândia.
Túnel tira o sustento da família da profissão de vaqueiro, da agricultura e é um exemplo de vitalidade capaz de fazer inveja a muitos garotões da atualidade.
Longe dos vícios contemporâneos, Laranjeira ignora a idade correndo 15 km todos os dias, inclusive se considera um maratonista revelando com orgulho o fato de já ter participado de três corridas Duque de Caxias como representante do município de Ourolândia.
Mas suas façanhas não param por aí. Pai de 25 filhos de dois casamentos, 20 deles são frutos do primeiro que durou três décadas, os outros cinco rebentos nasceram durante os cinco primeiros anos do relacionamento atual que já dura 17 anos.
Romário fala orgulhoso sobre o assunto, “não tivemos mais filhos porque a mulher ligou as trompas há 12 anos, certamente seria mais um filho a cada ano”. Perguntado sobre qual o segredo para tanta vitalidade ele aposta na boa alimentação mantida à base de verduras, carne, arroz e mel de mandaçaia e também ao fato de não beber e não fumar, o que ele julga ser fundamental para o seu desempenho físico e sexual.
"Essa juventude devia particar mais atividades físicas e evitar o cigarro e as drogas, pois não fazem bem", aconselhou.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

SABE AQUELA GARRAFA PET? POIS É!

Com um pouco de criatividade e boa vontade essas pessoas provam que é possível viver num mundo melhor aproveitando garrafas. O resultado apresentas casas decentes e baratas. Por que não podemos fazer o mesmo?

Capim Grosso: Candidatura de Itamar Rios é indeferida

O TSE - Tribunal Superior Eleitoral, indeferiu a candidatura a Deputado Estadual do ex-prefeito de Capim Grosso, Itamar Rios (PTB). No site do TSE consta que o candidato tinha uma previsão de gastos na campanha de R$ 3.000.000,00. O Pleno do Tribunal indefere uma candidatura quando, segundo o site, este "candidato não reuniu as condições necessárias ao registro." (blitztotal. com.br)

OUROLÂNDIA: Secretaria de Saúde comemora a semana mundial do aleitamento materno

A Prefeitura de Ourolândia, através das equipes de saúde da família do município, em comemoração a Semana Mundial do Aleitamento Materno, realizou na manhã desta quinta-feira, 05 no auditório da maternidade Sinhá Dona, localizada na Unidade Avançada de Saúde, uma palestra sobre aleitamento materno, seguido de um completo café da manhã, além do sorteio de brindes as participantes.
HISTÓRIA - A evolução da espécie humana contou com amamentação em 99,9% da sua existência. Portanto, parece razoável afirmar que ela, sob o ponto de vista genético, está programada para receber os benefícios do leite humano e do ato de amamentar no início da vida.
Amamentar é muito mais do que alimentar a criança, envolve uma interação complexa, multifatorial, entre duas pessoas, que interfere no estado nutricional da criança, em sua habilidade, de se defender de infecções, em sua fisiologia e o seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Envolve também aspetos relacionados à saúde física e psíquica da mãe.
A espécie humana é a única entre os mamíferos em que amamentação, além de ser biologicamente determinada, é condicionada por fatores socioculturais. Em função disso, o aleitamento materno deixou de ser uma prática universal, gerando muitas vezes uma divergência entre a expectativa e a cultura. Algumas conseqüências dessa divergência já puderam ser observadas, como desnutrição e altas mortalidades infantis, sobretudo em áreas menos desenvolvidas. Porém, as conseqüências em longo prazo ainda não são totalmente conhecidas, já que transformações genéticas não ocorrem com a rapidez de mudanças culturais.

Rui Macedo e comitiva são esperados em Lagoa do 33 neste sábado

A comitiva do candidato a deputado estadual pelo PMDB Rui Macedo estará visitando neste sábado, 07, o distrito de Lagoa do 33. Lideranças políticas do município estarão aguardando Macedo logo às 08 horas em Ourolândia, de onde deverão sair em carreata, passando numa visita rápida nas comunidades de Aurora, Baixas de Zé Félix e Catarina, para ser recebida em Lagoa do 33, pelo vice-prefeito de Ourolândia Neitom Oliveira, secretários e lideranças políticas locais. A comitiva fará uma visita à feira-livre e em seguida visitará diversas ruas do distrito.

CHEGOU PELO FALE CONOSCO NESTA SEXTA-FEIRA

De: AGILDO ANDRADE - E-mail: AGILDOANDRADE@HOTMAIL.COM
UM ABRAÇO PARA BILÉU E TODOS AMIGOS AI. MUITAS SALDADES !!! AGILDO ANDRADE, SALVADOR-BA.

VARZEANOVENSE FILIPE RIOS É TRICAMPEÃO BAIANO DE KARATÊ

No último final de semana foi realizado na cidade de Santo Antônio de Jesus o Campeonato Baiano de Karatê, e mais uma vez o jovem varzeanovense Filipe Rios sagrou-se campeão se tornando agora Tricampeão Baiano de Karatê na Categoria Juvenil (15 a 17 anos) das faixas Roxa até Preta.Filipe é faixa marrom e agora pretende seguir rumo ao título do Campeonato Brasileiro de Karatê que ocorrerá em setembro próximo.O atleta, assim como vários outros de todo país, não possui um patrocinador e depende da família para continuar lutando.De qualquer modo o Site InForme Várzea Nova assim como toda a cidade parabenizam o atleta e lembram desde já a empresários da cidade e região que mais que uma dedução de seu IR, patrocinar um atleta significa levar sua marca para outras localidades.
Do site informe Várzea Nova

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Receita libera na segunda consulta ao terceiro lote de restituições do IRPF 2010

Brasília - A Receita Federal do Brasil deve liberar na próxima segunda-feira, 9, a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2010. Também deve ser aberta consulta a dois lotes de declarações que estavam retidas na malha fina, um de 2009 e o outro de 2008.
Para saber se terá a restituição liberada nos lotes, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para 146 e informar o número do CPF.
No dia 16 de agosto de 2010, serão creditadas as restituições referentes ao exercício de 2010 (ano-base 2009) e as residuais de 2009 (ano-base 2008) e 2008 (ano-base 2007).
Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá ir a uma das agências do Banco do Brasil (BB), ou ligar para qualquer agência da instituição ou para o BB Responde (4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais localidades, ligação gratuita), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco. A consulta ao extrato de processamento da declaração poderá ser feita pela internet.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na internet. Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a quantia disponível no banco e pedir a diferença na unidade local da Receita.

Adiado concurso público dos Correios que seria realizado em setembro

A TARDE On Line
O concurso público para o preenchimento de 6.565
vagas de trabalho nos Correios foi adiado, segundo informações divulgadas pelo novo presidente da empresa, David José de Matos, em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, 5. As provas, que seriam realizadas em todo o país no dia 19 de setembro, terão as novas datas divulgadas na próxima segunda-feira, 9.
Segundo a assessoria de imprensa dos Correios, o motivo para o adiamento teria sido o prazo curto para a realização das provas, já que a empresa organizadora do concurso, a Cesgranrio, foi escolhida em licitação apenas no mês de julho. O atraso teria prejudicado os candidatos, que costumam estudar com base em provas realizadas pela organizadora em anos anteriores.
Além disso, de acordo com a empresa, como as contratações dos aprovados só serão feitas em 2011, será aproveitado o prazo maior para a criação de um plano de segurança visando evitar fraudes durante as confecções e aplicações das provas e no transporte das mesmas.
Para a Bahia, que faz parte da diretoria regional composta por Alagoas e Sergipe, seriam destinadas 155 vagas, divididas entre os três estados. Os Correios não divulgaram o número de inscritos para o concurso.

PRESIDENCIÁVEIS PARTICIPAM DE 1° DEBATE NA TV HOJE A NOITE

Começa nesta quinta-feira (5) a série de debates entre os candidatos à Presidência da República. O primeiro round é na TV Bandeirantes, a partir das 22h. O encontro deverá ser marcado pela polarização entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Ainda participam a postulante do PV, Marina Silva, e o representante do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio. Baseada na legislação eleitoral, a emissora excluiu cinco candidatos, cujos partidos não têm representação no Congresso. O programa tem duração prevista de duas horas e 15 minutos. Os presidenciáveis ficarão de pé, em púlpitos. No centro, estará o mediador Ricardo Boechat. Diferentemente do debate de 2006, a Bandeirantes este ano não dividirá a tela com imagens de dois candidatos, para que o eleitor possa acompanhar quem pergunta e quem terá de responder. O acerto foi feito com representantes das campanhas. A Band não informou quem fez a exigência.

JUAZEIRO: CÂMARA INSTALA CEI CONTRA PREFEITO

A oposição na Câmara Municipal de Juazeiro conseguiu reunir as assinaturas para instalar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) com o fim de investigar um contrato da gestão municipal com o escritório de advocacia. De acordo com os oposicionistas, o contrato, no valor de R$ 1,8 milhão, do qual já foi recebida a quantia de R$ 150 mil, é firmado com um escritório sediado em Salvador, que tem como sócios Daniel Ribeiro Silva, que é filho do assessor de Obras e Projetos Estruturantes, Flávio Luis; e Humberto Borges Chaves Filho, advogado da coligação do prefeito na última eleição. Apesar de o gestor Isaac Carvalho ser do PCdoB, ele tem contra si o vereador Leonardo Bandeira (PT), além de José Carlos Medeiros (PV) e Alex Tanuri (PSDB). Os edis encaminharam denúncias ao Ministério Público (MP-BA) e ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA).

MORRE O LOCUTOR ESPORTIVO LUIS PARANHOS

Morreu aos 38 anos na madrugada desta quinta-feira (5) o radialista esportivo Luis Paranhos vítima do hipotireoidismo. O narrador estava internado no Hospital Roberto Santos havia 15 dias e foi progressivamente sendo afetado pela desordem na produção de hormônios a que a doença o submetia. Na madrugada, seu estado se complicou e Paranhos precisou ser removido para a Unidade de Terapia Intensiva, onde acabou por perder a vida. Ele era casado e deixa um filho. O sepultamento do comunicador acontecerá ás 17h no cemitério Bosque da Paz.

Quatro veículos se envolvem em acidente próximo a Ponto Novo

Um acidente sem vítimas fatais aconteceu no início desta tarde de quinta-feira, 05, na BR 407, em frente ao Posto Aroeira.
Uma caminhonete ranger, pertencente ao sr. “Pepino” de Filadélfia, um ônibus da empresa Guanabara, um corsa (placa do Rio de Janeiro) e um honda fit (placa de Salvador).
As vítimas do corsa foram conduzidas ao hospital de Ponto Novo, enquanto o motorista do Honda, devido aos profundos cortes no joelho, foi conduzido para o Hospital Regional de Senhor do Bonfim.
Segundo populares, a ranger e o ônibus seguiam sentido Ponto Novo - Senhor do Bonfim, enquanto o honda e o corsa, trafegavam no sentido inverso. Ainda segundo informações, a Ranger teria invadido a pista contrária, colidindo frontalmente com o corsa, arremessando-o contra a lateral do ônibus e na seqüência atingindo o honda fit.
A Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, estão realizando as investigações e pericias para saber o que determinou o acidente e também o culpado.
Por Arnóbio Carneiro
Do Itapicuru FM

Publicado no www.arnaldosilvaradialista.com

OUROLÂNDIA: EMPRESÁRIO ESCLARECE QUE NÃO FOI ROUBADO

De acordo com a queixa registrada na Delegacia de Polícia Civil de Ourolândia (Depol), na última terça-feira, 03, pelo Senhor Filomeno Bezerra, ocorreu um roubo de um motor estacionário e algumas peças, no domingo, 1º, numa pedreira de sua propriedade localizada na estrada vicinal de Lagoa do Meio, conforme matéria divulgada neste blog (veja mantéria no link:
http://blogdeourolandia.blogspot.com/2010/08/mais-um-motor-estacionario-roubado-em.html).
Após um trabalho imediato de investigação das Polícias Civil e Militar, na quarta-feira, 4, chegou-se até o menor F.B.S.N. 15 anos, neto do próprio queixoso, como sendo o autor do fato.
Porém, nesta quinta-feira, 5, de acordo com o Termo de Declaração emitido pela mesma Depol o queixoso compareceu ontem à Delegacia para retirar a queixa, contrariando as informações prestadas por ele mesmo anteriormente sobre o assunto, afirmando que na verdade não houve roubo e esclarecendo que o seu neto, com o consentimento da família e na companhia de Elisone Silva Santos, vendeu as peças como se fosse ferro velho.
Ele afirmou ainda que o próprio neto, na companhia de Elisone, procurou o comprador de ferro velho Senhor Elias Pinto de Medeiros e que juntos foram até a pedreira onde pegaram as peças que estavam embaixo de um galpão.
Bezerra garante que não tinha conhecimento desse fato e por isso havia prestado queixa de roubo.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Preso em Barrocas ex. marido da conselheira tutelar encontrada morta

Gilberto Rodrigues de Queiróz, 60 anos, ex-marido da conselheira tutelar Acácia Queiroz de Queiroz, 34 anos, que foi encontrada morta na noite do dia 31 de julho, no interior de sua residência, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, 140, as margens da BA-411, rodovia que liga Barrocas/Serrinha, foi preso no final da manhã desta quarta-feira (04), no interior da Farmácia Altair, na Praça da Conceição, em Araci e em seguida levado para a Delegacia de Barrocas, onde deu entrada por volta das 11h40.
A prisão temporária por 30 dias de Gilberto Queiróz foi decretada pelo Juiz da vara crime da Comarca de Serrinha, Claudio Pantoja Júnior, na terça-feira (03), ás 16h30, atendendo ao pedido do delegado de Barrocas, Paulo Ferreira Dias, que assumiu a jurisdição ha seis meses. De posse do mandato de prisão, o delegado contou ao CN que montou um esquema de procura do acusado, o encontrando na cidade de Araci, que fica a 30 km de Barrocas.
Segundo o delegado, há fortes indícios que levam Gilberto a ser o principal suspeito da morte da conselheira, levando em conta a disputa judicial da casa onde o casal morou por muitos anos, até a separação. A convivência dos dois era bastante conflituosa e por diversas vezes Acácia compareceu a Delegacia queixando-se de ameaças do ex-marido, inclusive ameaças de morte e algumas destas queixas foram registradas e outras ela solicitava a interferência dos policiais para apaziguar a situação.
Paulo Ferreira disse ainda que ouviu familiares da vítima e pessoas da comunidade e todos, de forma unanime, disseram à polícia que Gilberto pode ser o mandante do crime, pois vivia em conflito permanente com Acácia e o motivo principal era a casa. "Outro fato que nos chamou atenção, foi a forma como Gilberto se comportou na pizzaria, pois fazia questão que todos lhe vissem ali. É como se quisesse ser visto para dizer que não tinha nada a vê com o crime", afirmou o delegado. Ele falou também que estas informações foram colhidas de pessoas que estavam no ambiente. "Em um dos depoimentos, uma referida pessoa disse que ficou sabendo que em uma das ameaças, Gilberto teria dito, caso não ficasse com a casa, que ia acontecer um fato que Barrocas iria tremer", falou Ferreira.
Paulo Ferreira confirmou ao CN que projétil encontrado no local do crime é de uma pistola 380, arma que não é muito fácil encontrar. O delegado responsável pelo caso tem 61 anos de idade e 34 anos de experiência, sendo responsável pela investigação do caso do "Motel", ha 15 anos, quando um cliente, com comportamento psicopata, foi morto pelo proprietário do estabelecimento.
Gilberto fala ao CN - Gilberto Queiróz chegou em uma viatura da Policia Civil a cidade de Barrocas, sem chamar atenção e foi fotografado por uma repórter do Jornal Nossa Voz, um informativo local. No interior da cela, ela falou com exclusividade para o CN e JNV, onde contou sua história e jurou inocência.
Com uma vida desajustada matrimonialmente, Gilberto esta em seu terceiro casamento. No primeiro, casou - se com uma senhora natural de Serrinha, com quem teve quatro filhos e depois de quinze anos, divorciou. Com a separação, ele cuidou de três filhos e por intermédio deles, pois costumava ir a fazenda que fica em Barrocas, parando sempre em um bar, onde Acácia trabalhava, a conheceu e começou o relacionamento e depois de nove meses se casaram e tiveram dois filhos.
Ele disse que Acácia era ciumenta e este foi o motivo da separação. Inicialmente eles moraram em uma fazenda, depois mudaram para Serrinha e por último, ele vendeu uma propriedade e com os recursos, comprou um trator e investiu R$ 11 mil na casa, o suficiente para a metade da construção. "Fui trabalhando e fazendo a construção. É bem verdade que o terreno é do pai de Acácia e ele deu para a gente fazer a casa", Contou Gilberto, chorando.
O processo da separação vem se arrastando deste de 2005 e no momento da entrevista, chegou o advogado Genebaldo Queiróz, que defende Gilberto nesta causa, porém não quis falar sobre o assunto. Queiróz, foi constituído para defender seu cliente na causa que se refere aos bens.
Gilberto confirmou toda história de passar o dia com os filhos, sua permanência na pizzaria e que entrou na casa depois da presença da polícia. Quando foi informado pelos filhos que a mãe estava morta, ele disse que olhou pela porta, percebeu que Acácia estava caída, achando que estava morta, avisou aos parentes e depois a polícia. "Fiquei algum tempo em frente à casa de meu ex-sogro, foi quando me pediram para sair, pois seria melhor para mim", contou. Ele não disse por que lhe deram este conselho.
Ele negou que tenha qualquer envolvimento no caso, porém admitiu que fosse a principal suspeita por causa do processo que movia contra Acácia na questão da separação. ?Tinha cinco anos que eu havia entrado na área e na casa", contou, mais uma vez chorando.
"Não estou envolvido neste caso, não sei quem fez isto e Deus vai me ajudar a provar minha inocência", concluiu o acusado.
Investigações - A polícia espera contar com o apoio da comunidade para obter mais informações sobre o crime. Ela já sabe que na terça-feira (27), dois homens desconhecidos na cidade, um alto, moreno e com cabelos lisos e ou outro, baixo e moreno, andaram rondando a casa da conselheira. Eles inclusive procuraram se hospedar em uma pousada de um posto de gasolina, próximo do local onde aconteceu o crime, porém o proprietário disse que a pousada ainda não estava pronta. Sabe também que eles seguiram para a cidade e agora os policiais querem saber que são essas pessoas e o que estavam fazendo por lá.
Manifestação - Amigos e familiares da conselheira Acácia Queiróz estão organizando uma grande manifestação na próxima sexta-feira (06), ás 18h, quando será celebrada a missa de sétimo dia e depois eles vão fazer uma caminhada até a Delegacia, onde vão pedir justiça e mais empenho da polícia. Por: Valdemí de Assis/ foto: Raimundo Mascarenhas. (Calila Notícias)

Capim Grosso e Bonfim ganham usinas de beneficiamento de leite‏

O secretário estadual de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, assinou na manhã desta terça-feira (3), na Câmara de Vereadores de Capim Grosso, convênios para a construção de duas usinas de beneficiamento de leite nos municípios de Senhor de Bonfim e Capim Grosso.
Os convênios serão celebrados entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Sedir, e as cooperativas Mista Agropecuária Senhor do Bonfim Responsabilidade Ltda. e Mista Agropecuária de Capim Grosso.
Serão destinados R$ 420 mil para cada um dos empreendimentos, que receberão máquinas e equipamentos para a implantação de uma usina de pasteurização de leite e terão estrutura física para abrigar uma futura fábrica de laticínios. Cada unidade terá capacidade para beneficiar dez mil litros de leite diariamente, que serão destinados ao mercado local.
Os recursos para a implantação das duas unidades serão do Projeto de Implantação de Infraestrutura Produtiva e Ambiental, do governo estadual.
AGECOM

SAÚDE: siena é encontrado totalmente queimado‏

Um veículo Fiat Siena de cor cinza, ano 2003, placas JMW 6477 de Senhor do Bonfim, foi encontrado na manhã desta terça-feira(03), totalmente queimado na localidade de Riacho, município de Saúde.
O automóvel, que pertencia a Adriano Cardoso Loiola, tinha restrição judicial.
A Polícia Militar do 3º Pelotão em Saúde comunicou à delegacia da Policia Civil onde a delegada Joana Angélica, juntamente com o agente José Antonio Gomes, constataram a veracidade do fato.
Segundo informações o veículo teria sido queimado na madrugada de segunda para terça-feira.
Fonte:
Espaço Aberto -
Foto: O povo quer saber

Operários morrem eletrocutados em LEM‏

Dois operários morreram eletrocutados, ontem pela manhã, por volta de 09h10, na BR 020, proximidades do Posto Nápoles, 05 km do centro de Luis Eduardo.
Os operários Wanderson Alecrim da Silva, 20 anos e Cairo Santos de Almeida, 43 anos, trabalhavam na construção de um galpão da Golden Cargo, quando ao mudar um andaime de posição, o mesmo, com o forte vento, veio a cair e tocar na rede de alta tensão.
Eles foram eletrocutados e tiveram os seus corpos carbonizados.
Leonardo Pereira, idade não revelada, que também trabalhava na obra, informou que só se salvou, pois soltou o andaime, mesmo assim, quase foi puxado pela forte corrente elétrica
O quarto operário, Fábio Sandoval de Souza, 19 anos, teve ferimentos leves e está internado na Maternidade Gileno de Sá.
Os corpos de Wanderson Alecrim da Silva e de Cairo Santos de Almeida foram removidos pouco tempo depois, para o IML de Barreiras, onde foram necropsiados.
Blog do Sigi Vilares

Eleitor tem até 23 de setembro para pedir 2ª via

Os eleitores que perderam ou tiveram o título de eleitor extraviado têm até 23 de setembro para pedir uma segunda via do documento. O pedido pode ser feito em qualquer cartório eleitoral.
Nas eleições deste ano, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou a reimpressão do documento até aquela data mesmo dos que estiverem fora do domicílio eleitoral.
A legislação anterior previa que quem estivesse fora do local de votação tinha somente até 4 de agosto para pedir a segunda via do título.
Nas eleições deste ano será obrigatória a apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar em 3 de outubro.
Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista.
Não serão aceitas as certidões de nascimento e casamento.

Homem é executado dentro de casa em Santaluz

CALILA NOTÍCIAS
Juvino Pedreira da Silva, 36 anos, foi executado com quatro tiros por volta das 15h30 desta terça-feira (3) em sua residência por um motoqueiro que chegou numa Titan preta de dados não anotados. De acordo com informações de um vizinho que preferiu manter seu nome em sigilo, o autor do crime chegou sozinho, efetuou os disparos a queima roupa e fugiu em alta velocidade pela BA 120 sentido a cidade de Valente.
Ainda segundo o morador, a vítima era bem relacionada no Bairro Jorge Villas Boas, era casado e prestava serviço de aluguel de ônibus de sua propriedade à prefeitura municipal. A Delegacia local deve começar nesta quarta-feira, ouvir pessoas que presenciaram o crime.

SANTA BÁRBARA: Caminhão bate na lateral de ônibus da São Mateus e capota

CALILA NOTÍCIAS
O acidente aconteceu por volta das 16h30 desta terça-feira (3) próximo a Santa Bárbara, onde envolveu um caminhão com placa de Serrinha e o ônibus da Empresa São Mateus de placa JPX-9580 que fazia linha Queimadas/ Salvador. O caminhão depois de atingir o coletivo saiu da pista e capotou, o motorista foi socorrido para um hospital. até o fechamento dessa materia não tinhamos informações do seu estado de saúde. Os 15 ocupantes do ônibus sairam ilesos. O trecho da rodovia ficou parcialmente interditado.

Vergonha: Prefeita diz que Jacobina não terá SAMU‏

Infelizmente a população jacobinense e regional terá que continuar apelando para a sorte grande e clamando a Deus por misericórdia, pois Jacobina não terá SAMU. Após reunião nesta segunda-feira, 02 à noite na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jacobina, a prefeita da cidade, Valdice Castro, e seu secretário de Saúde, Robério Wanderlei, informaram que a cidade não tem estrutura física e nem pessoal ou técnica para receber o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Houve uma oferta do governo federal para a implantação do serviço de saúde no município, mas a gestora informou a incapacidade estrutural do município para manter o Samu em pleno funcionamento.
A notícia causou grande revolta na população da cidade e também na das cidades vizinhas, que poderiam se beneficiar dos equipamentos.
De acordo com a sociedade, a falta de competência e compromisso da atual gestão municipal tem sido a principal pedra de tropeço para a não instalação do tão sonhado serviço no município.
O sucesso do SAMU depende não apenas do esforço do governo federal, mas de toda a sociedade brasileira. Por isso, o serviço depende de uma gestão unificada com os governos Estaduais e Municipais e seus respectivos conselhos e secretarias de saúde.
O povo quer saber



NOSSA OPINIÃO
Um velho ditado afirma que "cada povo tem o governo que merece", portanto não adianta reclamar, a maioria escolheu para ser assim.
É lamentável, mas esse é o governo da escolha maior do povo de Jacobina, afinal temos que respeitar a expressão maior depositada nas urnas durante a última eleição.
O que é de se lamentar é que o povo da região, e até mesmo aqueles que foram a favor desse governo que ai está, não merecem tais atitudes.
Que ao menos tudo isso nos sirva de reflexão para sabermos que já é mais que o momento de se pensar em novas lideranças.
José Carlos Benigno

OUROLÂNDIA: Homem sofre queda de moto em Casa Nova

De acordo com as informações da plantonista do Posto de Saúde da Família de Casa Nova (PSF), nesta terça-feira, 03, Juvenal de Jesus, 46 anos, residente no mesmo povoado, sofreu uma queda de motocicleta e foi atendido naquela Unidade pela Dra. Clarice.
Juvenal, com suspeita de fratura no pé, recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado até um hospital da cidade de Jacobina.

MAIS UM MOTOR ESTACIONÁRIO ROUBADO EM OUROLÂNDIA

De acordo com as informações do agente da Polícia Civil de Ourolândia, Santiago, mais um motor estacionário e diversos outros utensílios foram roubados na madrugada do último domingo, 1º, em Ourolândia.
O fato aconteceu numa pedreira de propriedade de um Senhor conhecido por Filomeno, localizada na estrada vicinal que liga a sede à comunidade de Lagoa do Meio.
Na opinião do agente, trata-se da mesma quadrilha que vem agindo desde o início do mês de julho próximo e que durante o período já praticou diversos outros roubos na região. Num deles levaram um enorme motor estacionário do Poço Verde, tirado de um local de difícil acesso, deixando a suposição de que a subtração foi efetuada por um grupo de pessoas.

UM DOS TRAFICANTES MORTOS EM PINDOBAÇU ERA DE VÁRZEA NOVA

Dois conhecidos traficantes do município de Pindobaçu foram encontrados mortos nas margens da estrada que liga Serra da Carnaíba ao povoado do Itapicurú, próximo à barragem de Pindobaçu. Os corpos foram encontrados por populares que passavam pelo local. A polícia identificou os elementos como sendo Cícero Conceição dos Santos, de 43, anos, natural e residente em Pindobaçu, e Luiz Jesus da Conceição, de 35 anos, natural de Várzea Nova, e morador de Pindobaçu.
Cícero foi executado com dois tiros na cabeça, e um no braço, possivelmente quando tentava se defender. Luiz de Jesus, sobrinho de Cícero também tombou com dois tiros na cabeça.
Segundo informações da polícia de Pindobaçu, tio e sobrinho tinham ligações com o tráfico de drogas no município. A esposa de Luiz, teria contado aos policiais que o seu esposo havia adquirido grande quantidade de cocaína com traficantes de Minas Gerais. Ela revelou ainda, que a droga comprada por 18 mil reais ainda não tinha sido paga aos traficantes mineiros.
A polícia informou que, um veículo de cor preta já havia rondado a chácara de Cícero nos últimos dias. Acredita-se que os ocupantes do veículo seriam os donos da droga que foram receber o dinheiro dos traficantes.
A execução aconteceu na madrugada da última sexta-feira, dia 30, e os corpos encontrados na madrugada de domingo, já estado adiantado estado de putrefação, e foram sepultados no mesmo dia.
(O povo quer saber - com dados da Itapicurú Fm)

Segurança: Assaltantes invadem duas cidades

Daniela Pereira e Tatiana Ribeiro
Ações ousadas de bandidos aterrorizaram moradores de dois municípios do sul do estado. Durante a madrugada de ontem, assaltantes invadiram a cidade de Pau Brasil, fizeram reféns e tentaram roubar um banco. Horas depois, o alvo dos bandidos foi Ibicaraí, a 470 km de Salvador. Pelo fato de ambas as cidades estarem distantes 78km, a polícia suspeita que a mesma quadrilha seja responsável pela onda de violência.
Por volta da 0h30 de ontem, cerca de 12 homens armados tentaram assaltar quatro caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil em Pau Brasil, a 551 km de Salvador. Os assaltantes chegaram a bordo de três carros e renderam o vigia da agência e fizeram três seguranças de uma escola reféns.
Os caixas foram arrombados com maçaricos e o grupo só fugiu após o alarme disparar. Os reféns levados foram libertados na aldeia indígena Caramuru Paraguaçu. Até o fechamento desta edição, a polícia não tinha capturado nenhum dos suspeitos.
Após o crime, a polícia local iniciou uma perseguição aos assaltantes, mas a pista estava interceptada por uma árvore, cortada pela própria quadrilha. Os reforços policiais só chegaram à cidade duas horas após o ocorrido. No momento da ação criminosa, havia apenas um policial na cidade que, ameaçado pelos assaltantes, foi impedido de agir.
De acordo com Valéria Fonseca Chaves, delegada de Pau Brasil, as armas usadas na ação foram de grosso calibre, como metralhadora, fuzil, escopeta e pistola.

Coelba sofre mais uma derrota nos tribunais

Thiago Pereira/TRIBUNA DA BAHIA
A Coelba sofreu mais uma derrota judicial com relação às contas emitidas à população baiana nos meses de março e abril deste ano. Em decisões publicadas no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) da última segunda-feira, as desembargadoras Telma Britto, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ), e Maria do Socorro Barreto Santiago, mantiveram a liminar que obrigou a concessionária a suspender a cobrança das faturas. A Coelba também continua impedida de aplicar qualquer penalidade, como o corte de energia elétrica, a quem não pagou os valores exigidos.

FINAL DA COPA DO BRASIL

Decisão. 6 a 2: Lembrança positiva
RAPHAEL CARNEIRO/TRIBUNA DA BAHIA
A última vez que o Vitória e o Santos se enfrentaram no Barradão traz boas lembranças para o rubro-negro. No Brasileiro do ano passado, as duas equipes estiveram frente a frente no dia 12 de julho.
Em uma vingança para cima de Vagner Mancini – que havia trocado o rubro-negro baiano pelo time paulista pelo salário maior –, o Vitória não teve pena e venceu por 6 a 2, sendo que aos 28 minutos do primeiro tempo a partida já estava 4 a 0.
O placar seria mais do que suficiente para hoje o rubro-negro garantir sua primeira estrela no peito. Por causa da derrota no jogo de ida, na Vila Belmiro, o Vitória precisa vencer a partida por três gols de diferença para garantir o título. Um triunfo por 2 a 0 levará a decisão para a disputa na marca do tiro livre direto.

MORRE SECRETÁRIA DE JUSTIÇA DA BAHIA

Faleceu por volta das 20h30 desta terça-feira (3), no Hospital Português, a secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH), Luciana Tannus da Silva, vítima de um câncer. Ela lutava contra a doença há alguns anos. O corpo será enterrado o cemitério do Campo Santo nesta quarta-feira (4), às 16h. Formada em administração de empresas, Tannus foi servidora de carreira do Ministério da Fazenda e no Governo da Bahia ajudou a construir o Programa Primeiro Emprego, coordenou o chamado Geral dos Consórcios Sociais da Juventude. Em 2009 assumiu a chefia de gabinete da SJCDH, pasta em que foi nomeada secretária em 2010, em substituição ao deputado federal Nelson Pelegrino (PT).

MINISTRO DO STJ PUNIDO POR VENDA DE SENTENÇA

Caiu o primeiro ministro de Tribunal Superior punido por venda de sentença. O Coselho Nacional de Justiça aposentou nesta terça-feira (3) o ministro do STJ Paulo Medina, condenado por unanimidade por participar de um esquema de venda de sentenças judiciais para beneficiar bicheiros e donos de bingos. Aqui na Bahia existem magistrados acusados e afastados pelo CNJ exatamente pela mesma suposição. Medina passou a ser o primeiro ministro da Justiça brasileira a sofrer tal punição, num processo que visa a moralizar o Poder Judiciário. A decisão, embora por unanimidade, pode ser contestada no Supremo, mas é improvável que haja mudanças na sentença do CNJ, até porque Medina responde ainda uma ação penal no próprio STF. Ele já estava afastado do cargo há mais de três anos. O ministro que veste o pijama não vai sozinho. Acompanha-o o magistrado José Eduardo Carreira Alvim, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, que também recebeu a pena de aposentadoria compulsória. Medina teria recebido R$ 1 milhão por uma liminar concedida por ele em 2006 que foi, depois, cassada pela então presidente do STF, Ellen Gracie.

JUSTIÇA FEDERAL PARALISA ATIVIDADES NESTA QUARTA

Os servidores do Poder Judiciário Federal na Bahia cruzarão os braços por 24 horas nesta quarta-feira (4). A categoria implora pela aprovação do projeto de revisão salarial estará mobilizada na subsede da Justiça Federal em Feira de Santana, a partir das 10h e depois em Salvador, às 13h, no Tribunal Regional Eleitoral. A análise da remuneração destes trabalhadores está sob trâmite no Congresso e a sua não aprovação já foi motivo de uma longa greve da classe em todo o país. Eles alegam que apesar de as negociações terem apresentado avanços, ainda não há acordo concreto.

SENADO APROVA LICENÇA-MATERNIDADE DE 6 MESES

Foi aprovada no Senado Federal, nesta terça-feira (3), a proposta que torna obrigatória a ampliação da licença maternidade de quatro para seis meses no país. Para que a medida entre em vigor, é necessário que seja aprovada também pela Câmara dos Deputados. Depois disso segue para promulgação. Autora da proposta, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse que a aprovação da PEC não traz prejuízo às trabalhadoras, que temem correr risco de demissão após o maior período de ausência do trabalho. "Todos os países que avançaram na licença-maternidade não enfrentaram esse problema.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

CASO ACÁCIA: NOTA EMITIDA PELOS CONSELHEIROS TUTELARES DA REGIÃO DO SISAL

Os Conselheiros Tutelares do Território do Sisal, da Bahia e do Brasil estão de Luto
Com sentimento de pesar que envio a todas e todos essa triste notícia, pois,
a Companheira ACÁCIA era uma Guerreira na luta pelos direitos humanos
da criança e do adolescente, lamentamos muito e rogamos a DEUS que
conforte e alivie a dor dos amigos e familiares e filhos.

RAIMUNDO SANTIAGO
ex-Conselheiro Tutelar de
Conceição do Coité-BA

GOVERNO REPASSOU R$ 307 MILHÕES A ONGS DESDE 2007

A gestão do governador Jaques Wagner (PT) repassou pelo menos R$ 307 milhões para ONGs e fundações em convênios sem licitação. Parte dessas instituições tem ou tiveram em seus quadros servidores do Estado e, ainda assim, foram escolhidas sem concorrência pública. Entre eles está o ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Ildes Ferreira, ligado ao PMDB.
Dos R$ 307 milhões, a maior parte foi paga pelo Estado no ano de 2009 – R$ 109 milhões.
O valor é quatro vezes mais que o total investido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) no mesmo ano – R$ 26 milhões.
A soma dos convênios do ano passado é praticamente o mesmo valor de tudo que foi investido pela SSP entre 2007 e 2009, que equivale a R$ 111 milhões.
O total de R$ 307 milhões se refere às 70 maiores entidades sem fins lucrativos que firmaram
parceria com o Estado no mesmo modelo do Instituto Brasil Preservação Ambiental, que teve convênio suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na semana passada. Os dados constam no Transparência Bahia, portal do governo.
O TCE critica a sistemática dos convênios e aponta falta de fiscalização. A oposição acusa o governo de “aparelhamento” das ONGs. O governo, por sua vez, diz que está tudo dentro da lei.
Vínculos - Entre as ONGs, está, por exemplo, o Movimento de Organização Comunitária (MOC). Ele já recebeu R$ 11,7 milhões do Estado, desde 2007. O ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Ildes Ferreira, ligado ao PMDB, se licenciou da direção do MOC para virar secretário e seu primeiro convênio, sem licitação, foi exatamente com a entidade.
Foram R$ 75 mil pagos, R$ 15 mil em aditivo, pelo convênio 01/2007 “visando o observatório do semiárido”. Ao sair do governo, em 2009, na debandada do PMDB, Ferreira voltou à ONG. “O MOC é uma entidade de 40 anos, reconhecida internacionalmente. Tem convênio com outras secretarias, além da de Ciência e Tecnologia”, respondeu Ildes Ferreira.
Dentro da lei - O governo do Estado, por meio de nota emitida pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), defende os convênios firmados e argumenta que todos passaram por análise jurídica e estão dentro da lei. “Os convênios e contratos firmados entre o Estado e entidades sem fins lucrativos, em regra, são submetidos à análise prévia da PGE, que analisa sua legalidade”, afirma a nota.
Vítor Rocha l A TARDE

MORRO DO CHAPÉU VAI PRODUZIR UVAS PARA VINHOS FINOS

Menos de um mês após receber de volta a Coordenação de Agroindústria, a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) trilha importantes caminhos para a industrialização na Chapada Diamantina e no Vale do São Francisco.
Na última sexta-feira (30), durante a Feira de Agricultura Irrigada (Fenagri), em Petrolina, o secretário estadual de Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, assinou dois convênios de cooperação técnica.
Um deles trata de um acordo que vai transformar a região de Morro do Chapéu na Champagne brasileira, com a produção de uvas especiais para vinhos finos.
Pelo primeiro convênio, será feita uma avaliação técnica e econômica de videiras viníferas destinadas à produção de uvas na Chapada Diamantina. A ideia é que a região de clima temperado possa, num futuro próximo, se tornar referência mundial na elaboração de vinhos finos.
O termo de cooperação foi assinado com a
Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido) e a Associação de Criadores e Produtores de Morro de Chapéu.
O convênio prevê a instalação de Unidades de Observação (UO’s) na Chapada Diamantina, com vinhedos experimentais e as culturas do pessegueiro, amexeira, pereira, macieira, cerejeira e oliveira. A avaliação do desempenho agronômico ficará a cargo da Embrapa Semiárido e da EBDA. O projeto será implantado em área pertencente à Associação de Criadores e Produtores de Morro do Chapéu.
O outro convênio, selado entre Seagri, Special Fruit, Associação dos Produtores do Perímetro Irrigado de Mandacaru, Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá e Associação de Pequenos Produtores Manga Brasil, é voltado à realização de um pré-estudo para a instalação de uma indústria de processamento de frutas no Vale do São Francisco, como manga, uva, abacaxi, graviola, mamão, romã, maracujá, umbu, acerola, banana e grapefruit.
A ideia é que possam ser produzidos sucos naturais e concentrados, polpas, frutas secas e desidratadas, compotas e saladas de frutas.
Na Chapada, o município de Morro do Chapéu é um dos que possuem maior potencial para a elaboração de vinhos finos, como destaca o secretário Eduardo Salles. “Essa região vai se tornar a Champagne brasileira, com a produção de vinho de alta qualidade”, declara.
Giuliano Pereira, pesquisador da Embrapa, vai mais longe: “O vinho produzido em Morro do Chapéu e na Chapada será um dos melhores do Brasil. Vamos poder compará-lo ao produzido em outras cidades, como Uruguaiana, São Joaquim, Espírito Santo do Pinhal, que são referência em todo o mundo”.
O pesquisador prevê que a produção do vinho comercial comece em 2014, já que as pesquisas da Embrapa e EBDA devem ser finalizadas em dois anos.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Homem põe fogo no corpo da esposa e provoca queimaduras de terceiro grau

Um crime perverso e sem explicação até o presente momento, o fato ocorrido no povoado de Junco Novo, distrito de Cafarnaum.Evanilton de 28 anos chegou a sua casa embriagado e fora de controle, apanhou uma de suas crianças, e começou a espancar causando algumas lesões corporais.
A esposa com quem Evanilton convive maritalmente 11 (onze) anos reclamou da atitude do marido, gerando uma briga entre ambos no interior da casa. Evanilton apanhou dois litros de gasolina que estava em uma garrafa, segundo ele com intuito de cometer suicídio e na tentativa de espalhar a gasolina em seu corpo, foi impedido pela esposa que, na confusão o combustível espalhou no corpo da mesma, momento que o autor riscou o fósforo, resultando o incêndio, chegando a queimar o corpo da esposa. Evanilton foi preso, pela equipe do Delegado Jorge Figueiredo Júnior, enquanto a vítima encontra-se internada em Salvador. Ivani Francisca Alves sofreu queimaduras de terceiro grau, segundo os médicos ela não corre perigo de morte.

(por Ezequias Dourado) Publicado também no Blitz Total