sexta-feira, 19 de junho de 2009

CÂMARA DE OUROLÂNDIA APROVA LEI MUNICPAL DO MEIO AMBIENTE POR UNANIMIDADE





Com a presença de diversos empresários da Cadeia Produtiva do Mármore de Ourolândia e também de outros setores, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou por unanimidade na Sessão desta sexta-feira, dia 19 de junho, os Projetos de Lei do Executivo que criam o Conselho Municipal do Meio Ambiente; O Fundo Municipal do Meio Ambiente e a Lei Municipal do Meio Ambiente.
De acordo com o decreto estadual nº 11.235 de 10 de outubro de 2008, sobre a Política de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade do Estado da Bahia e ainda da Resolução do CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE -CEPRAM, 3.925 de 30 de janeiro de 2009, que dispõe sobre o Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada entre os Sistemas Estadual e Municipal, que define as atividades de impacto ambiental local para fins do exercício da competência do licenciamento ambiental municipal, descentraliza o licenciamento e a fiscalização das atividades de impacto local e dá competência aos Municípios (daquelas de competência do Estado) evitando assim a duplicidade e omissão de ações pelos dois entes federados, os Municípios estão obrigados a ter sua legislação ambiental própria. Nesse sentido o prefeito Antônio Araújo havia encaminhado os projetos de Lei à Câmara já há mais de 90 dias. A demora dos vereadores na aprovação causou má digestão entre os empresários do mármore já que os mesmos precisam de celeridade na questão para legalizarem suas indústrias instaladas no Município e por isso foram em massa à Câmara para cobrar dos edis a aprovação dos projetos. “Além da legalização da nossa situação quanto a questão da legislação, precisávamos deixar Ourolândia apta a conceder Licença Ambiental. É importante lembrar que dependemos disso também para dar início a maior obra da história deste Município que é o nosso esgotamento sanitário, hoje dependendo apenas do Município ter o poder de conceder Licença Ambiental para que a empresa que vai executar a obra com recursos em torno de R$ 8 milhões seja autorizada por nós. Isto, de fato, criará muitos empregos e divisas para o comércio local sem falar da importância quanto a questão dos benéficos que a realização desta obra trará à saúde dos nossos munícipes”, declarou o prefeito Antonio Araújo.

Dentre outros da cadeia produtiva do mármore compareceram também o Sr. João Dantas de Carvalho que é presidente da Assobege – Associação dos Empresários do Mármore Bebe Bahia e presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ourolândia, Senhor Mússio, Senhora Maria do Carmo, Senhor Filomeno Bezerra, outros empresários e diversas pessoas da sociedade local.

PREFEITURA AMPLIA OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO EM TODO O MUNICÍPIO



FOTOS DAS OBRAS DO ESTACIONAMENTO DA ALVINO RODRIGUES

A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento da Gestão Municipal, além de outras vias, está concluindo também as obras de pavimentação do estacionamento do Posto de Saúde até a frente da Unidade Avançada de Saúde (Hospital), na Avenida Alvino Rodrigues que liga o Centro da Cidade ao Bairro da Barragem.
O prefeito Antonio Araújo informa que em 2009 já foram pavimentadas as ruas: do Colégio Antonio Teodoro, Travessa dos Evangélicos e Praça da Barragem. Outras já se encontram com data marcada para o início das obras a exemplo dos logradouros: Travessa dos Evangélicos II; Praça do Alazão; Praça do Aurora e Praça do Novo Achado. Os materiais já se encontram nos locais das obras.

MAIS UMA COMUNIDADE RECEBE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM OUROLÂNDIA







A Comunidade do Cais, município de Ourolândia, recebeu na manhã de sexta-feira, dia 19 de junho, um novo sistema de bombeamento de água que foi instalado no poço artesiano que abastece o pequeno povoado composto por cerca de 30 famílias. O gerente de obras rurais da Prefeitura Orleans Leite, o Moscoso, conta que o poço, que tinha cerca de 100m de profundidade, estava sem funcionar há mais de um ano porque caiu uma peça dentro do mesmo e com isso desmoronou cerca de 20 metros fazendo com que a vazão, que antes era em torno de dez mil litros, caísse para cerca de dois mil por hora. Moscoso explica que a partir daí começou a queimar bombas constantemente porque as que existem no mercado são sempre acima dessa vazão. “Tivemos que encontrar uma bomba com capacidade de fornecimento de água inferior para que o poço funcione sem pane seca. Isso demorou porque tivemos que mandar fabricar uma e demorou pra que o fornecedor nos entregasse, mas agora a água está jorrando para felicidade dos moradores”, explicou.

Veja abaixo os depoimentos e fotos de alguns moradores.

Pedro Correia da Silva – Morador há cinco anos
“Acredito que será muito bom para nós, mas deverá ter um controle com o gasto da água. Alguém vai ter que tomar conta, fazer a limpeza, e regular o consumo da água. Preciso ver o prefeito para agradecer”, alertou sorrindo.


Antonio João de Matos – possui uma propriedade no local há mais de 20 anos.
“Vai ajudar demais porque vínhamos passando dificuldades com a falta de água, agora só é preciso que a Prefeitura determine alguém para controlar o consumo”, opinou.


Maria José da Silva, moradora há mais de 18 anos e presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Cais.
“Aqui tava uma calamidade e Deus ajudou que o prefeito Antonio Araujo teve pena de nós. Agora quero plantar minha horta no quintal pra produzir as verduras e os legumes que a gente consome aqui em casa. Agradeço ao prefeito Antonio Araújo pela reinstalação do Poço”, ratificou.


Josiano da Silva – morador há 17 anos
“Acho que agora vai ficar bom vai servir pra nós e pros animais também. Quero plantar fruteiras e vou fazer uma horta de verduras e legumes lá em casa”, prometeu.


Edivania Fernandes – moradora há dois anos
“agora posso lavar minhas roupas, plantar hortas, beber e matar a sede dos animais , tô feliz demais”, afirmou.


Manoel de Jesus Oliveira – morador há mais de 26 anos
“ A gente precisava de água aqui pra beber e dar às cabras, mas sei que a água tem que ser controlada, eu garanto economizar porque estava bebendo água do tanque da pedreira”, lembrou.


Daniel Pereira da Silva – morador há três anos
“Agora parece que vai ter água pra beber o ano todo, se for suficiente quero plantar umas verduras para ajudar na alimentação da minha família”, contou.

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE SÃO BENTO SERÁ AMPLIADO

De acordo com as informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ourolândia, em parceira com a Embasa a Prefeitura começa ainda esta semana as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água do Povoado de São Bento.
Segundo Evilásio Alves, parte da comunidade que ainda não havia sido beneficiada por este atendimento do precioso líquido clamava há vários anos. “O prefeito Antonio Araújo autorizou na manhã desta quinta-feira, dia 19, uma equipe do Setor de Obras liderada por Zé Nelore, para dar início a abertura das valas por onde passarão as adutoras de ampliação do sistema”, disse Evilásio.

COELBA AINDA NÃO SUBSTITUIU POSTE DANIFICADO POR ACIDENTE ENVOLVENDO CAMINHÃO

Por volta de meados do mês de abril deste ano, um caminhão desgovernado chocou-se com um poste na Ciclovia de Ourolândia (maior via de pedestres e carros da cidade) destruindo-o totalmente. O caminhão também ficou bastante danificado, o motorista sofreu diversas escoriações, foi levado à Jacobina, atendido num dos hospitais, liberado e não sofreu maiores conseqüências.
O que chama a atenção da população de Ourolândia é que já se passaram quase 60 dias do ocorrido e até hoje, dia 19 de junho, a Coelba ainda não tomou nenhuma providência para substituir o poste.
O local é bastante movimentado principalmente a noite quando o fluxo de pessoas aumenta porque além dos que fazem caminhadas serve também de caminho dos trabalhadores do mármore pois a maioria das empresas do ramo fica no Bairro da Barragem, na Zona Oeste da cidade, e a grande maioria dos colaboradores fazem o caminho inverso já durante a noite quando retornam para suas casas.
Vale lembrar também que a Coelba tem preposto móvel de uma empresa que lhe atende em Ourolândia. Tanto que se alguém deixar de pagar a conta, “A tesoura come”, diria o Cochinha. Não justifica dizer que ninguém avisou.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Governo do Estado autoriza serviço de água para assentamentos

O prefeito Antonio Araújo informou que o governador Jaques Wagner, autorizou nesta quarta-feira, dia 18 de junho, que a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia – CERB, execute a obra de Implantação do Sistema de Abastecimento de Água das localidades de Assentamento Novo Horizonte, Cais e Pedra Branca no município de Ourolândia. O investimento será no valor de R$ 200 mil e beneficiará uma população estimada de 400 habitantes.

SANTO ANTÔNIO DE OUROLÂNDIA 20 ANOS

MAIOR FESTA DA HISTÓRIA COM AÇÕES E ATRAÇÕES PARA TODAS AS IDADES E TODOS OS GOSTOS

Textos de Geovana Souza
Imagens de Marcos André


Senhor Manoel Leite, história viva de Ourolândia também veio à Praça da Festa


Motociclistas de Salvador vieram prestigiar a Festa de Ourolândia


Rádios Clube AM e Serrana FM marcaram com um show de transmissão


Deputado Maurício Trindade - Prefeito Antonio Araújo - Fábio Márcio, Radialista





Banda Mulheres Perdidas se apresenta

O Santo Antônio de Ourolândia 2009 foi realizado de 11 a 14 deste em uma belíssima festa. Apresentou o tema OUROLÂNDIA 20 ANOS, uma linda história de amor! A programação festiva iniciou-se na manhã do dia 11 com uma partida de futebol do Programa Bom de Escola, Bom de Bola que lotou o Estádio Municipal, ainda na tarde do dia 11 aconteceram apresentações culturais organizadas pela secretaria municipal de Educação e Cultura que retrataram a linda história do município por meio de danças, manifestações folclóricas. Homenagearam-se pessoas que contribuíram para a evolução da comunidade, entre os quais desenvolveram funções na comunicação, religiosidade, educação, entre outros, contou ainda com pau de sebo e quebra pote. Foi uma tarde muito animada, e, à noite o forró do estudante fez a alegria do folião.
Sexta-feira 12, dia dos namorados, a festa ficou por conta do forró sertanejo da dupla Jô e Magno, forró universitário de Um Xote Novo e o forrozão de Fifó Aceso – foi uma noite de muito alegria e muito romantismo, um verdadeiro presente para os casais enamorados que entraram no clima de amor proposto pela festa.



Rancho da Saudade, maior atração de todo o evento


Rancho da Saudade, maior atração de todo o evento


Time do Bahia - Campeão da Copa 13 de Junho 2009


Torcida comemora o momento do gol

Dia 13, dia do santo casamenteiro e também data em que se comemora a emancipação política de Ourolândia, ocorreu a final da COPA 13 DE JUNHO, uma partida disputadíssima entre os times Bahia e Casa Nova, que resultou em um placar de 1 X 1, sendo a partida decidida nos pênaltis, com vitória consagradora do Bahia. Segundo a Liga Desportiva de Ourolândia houve 1.258 pagantes. “Foi realmente um clássico entre dois timaços que mereceram estar na disputa final da Copa que já é uma paixão de todo ourolandense – a qual leva para o Estádio desde crianças a idosos, emociona e faz a alegria de todos”. Declara o diretor da Liga Desportiva de Ourolândia, Osvaldo Júnior.
No início da noite ainda do dia 13, o Rancho da Saudade – Grupo de idosos, puxado pelo trio Esmeralda, animação de Aprígio do Acordeom e organizado pela Secretaria de Ação Social, deu um verdadeiro show pelas ruas e avenidas da Cidade e circuito do arraiá, apresentando o tema Ourolândia meu amor, utilizando muito colorido: vermelho, branco, amarelo, carroça ornamentada portando um bolo simbólico de aniversário de 20 anos e os animados noivos, arcos enfeitados, bonecas de pano, corações e muito brilho. “A festa do Rancho da Saudade é com certeza uma bonita forma de homenagear e valorizar todos os idosos de Ourolândia que nunca receberam tanto carinho e atenção como nesta administração”, afirma o Srº Juraci P. da Silva, 63 anos – componente do Rancho.


Segundo a Policia Militar, mais de 10 mil pessoas na Praça

Dia 14 – o forró de despedida teve como bandas principais, Mulheres Perdidas e Mulher Sarada que fizeram uma festa pra deixar saudades, fazendo o folião dançar como se fosse o primeiro dia de forró, deixando a certeza que o Santo Antonio de Ourolândia 2009, vai ficar marcado na história do município como uma grandiosa festa. Grandiosa em cada detalhe: ornamentação impecável, índice de ocorrências policiais zero (dados da Polícia Militar) e uma média de 10.000 pessoas por dia.
Durante os dias de festa passaram pelo palco muitas bandas de expressão local, regional e nacional a exemplo de Explosão do Forró, Fera Bandida, Aprígio do Acordeon, Um Xote Novo, Filé de Mulher, Mulheres Perdidas, Desejo de Menina, Mulher Sarada, Fifó Aceso e muitas outras que contribuíram para abrilhantar a festa que contou com o importante apoio do deputado Maurício Trindade, senador César Borges, ministro da Integração Nacional – Geddel Vieira Lima, Ministério do Turismo, entre outros. A festa contemplou um importante sistema de transmissão ao vivo pelas emissoras de rádios: Serrana FM, Rádio Clube, Jacobina FM e Brilhante FM.
Ourolândia recebeu visitas ilustres como as dos deputados Maurício Trindade e Sérgio Passos, dos prefeitos das cidades de Mirangaba, Várzea Nova e Caém – Adilson, Tica e Gilberto respectivamente e da ex-prefeita Íris Gomes, das assessoras da deputada Virginia Hage, Idalba Paula e Rosa, dentre tantos outros.


Prefeito Antonio Araújo discursa para os campeões da Copa 13 de Junho

“Fizemos um esforço gigantesco para realizar o Santo Antonio de Ourolândia e aniversário de 20 anos do Município, e, estamos certos de que valeu a pena retratar a linda história de amor deste lugar aconchegante, de um povo caloroso e trabalhador, e agora nos resta agradecer o sempre constante e gigante apoio do Ministro Geddel, o verdadeiro presente que o Deputado Maurício Trindade deu para Ourolândia realizar este evento, através do Ministério do Turismo e de tantas outras ajudas de amigos de Ourolândia e de todos os visitantes que trouxeram alegria e energia positiva. Agradecer também a competente equipe das secretarias que compõem a nossa administração, que se empenhou para que o Santo Antonio de Ourolândia 20 anos se tornasse na maior e mais linda festa da história deste Município, realizada com tanto brilhantismo e amor, o incansável trabalho de planejamento e execução das diversas tarefas desde a estonteante ornamentação até a competente limpeza, e particularmente quero destacar a implacável segurança realizada pela Polícia Militar (24ª CIA E CAESA) e pela Guarda Municipal, proporcionando tranqüilidade para toda população que viveu a festa sem violência e com muita paz no coração. Por fim queremos agradecer toda população ourolandense que sabe fazer e participar de festas como esta”, finalizou o prefeito Antonio Araujo.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

PLANTÃO DA UNIDADE AVANÇADA DE SAÚDE DE OUROLÂNDIA – final de semana

SÁBADO 13/06/09
Médicos atendentes: Dra. Clarice e Dr. Cândido
HOMEM CAI DE BURRO E TEM SUSPEITA DE FRATURA NA COLUNA
Segundo as informações das atendentes Luciene e Marilene, por volta das 10:00hs, do sábado, deu entrada naquela UAS (Unidade Avançada de Saúde), o Sr. Calixto Gomes da Silva, residente no povoado de Novo Achado , vitima de queda de animal foi atendido pelo Dr. Cândido e devido aos ferimentos foi transferido para Salvador com suspeita de fratura na coluna e na bacia.
DOMINGO 14/06/09
MOTOCILETA CHOCA-SE COM VACA NA BA 368 E DEIXA DUAS VÍTIMAS
Por volta das 18:30, deu entrada na Unidade Avançada de Saúde, vítimas de acidente de motocicleta, os senhores Adinilson Bento da Silva (o Mudinho), 29 anos e José Adão de Jesus. Mudinho sofreu diversos ferimentos e, em estado grave, foi transferido para Salvador. Adão sofreu apenas pequenas escoriações, foi atendido , liberado e passa bem.
O acidente ocorreu numa curva da BA 368 que liga Lages do Batata à Ourolândia, próxima ao “Corte Grande” quando eles retornavam da Cidade de Mirangaba após terem participado duma partida de futebol. A moto que, segundo informações de populares, era conduzida pelo Mudinho, chocou-se com uma vaca que estava na pista. As vítimas foram socorridas pelo empresário Osvaldo que reside em Ourolândia e passava pelo local.
As vítimas são atletas do Bahia de Ourolândia que no sábado havia sagrado-se campeão municipal de Futebol de Ourolândia. Copa 13 de Junho.