segunda-feira, 18 de junho de 2012

Morre o ex-deputado estadual Osvaldo Souza

O ex-deputado estadual Osvaldo Souza faleceu às 6h da manhã deste domingo, 17, aos 82 anos, no Hospital Português, em Salvador, onde estava internado na UTI há 11 dias. Ele lutava há anos contra um câncer e problemas cardíacos. Natural de Itiruçu, o parlamentar foi considerando uma das principais representações política do Baixo Sul da Bahia, sendo uma forte liderança no município de Gandu. Ele também foi prefeito da cidade de Wenceslau Guimarães e vereador em Nilo Peçanha.
Na região de Jacobina teve forte inflência a partir do apóio de lideranças políticas como o ex-prefeito de Várzea Nova Dion Avelino e também da ex-prefeita Iris Gomes, em Jacobina os então vereadores José Ferreira da Silva Filho (Ferrerinha), Eduardo Mangabeira e outras lideranças a exemplo do prefeito da época. Recebeu ainda títulos de cidadão Jacobinenese e Varzeanovense, criou a extinta fundação Osvado de Souza e alocou milhares de recursos para a região.
O parlamentar foi considerando uma das principais representações política do Baixo Sul da Bahia, sendo uma forte liderança no município de Gandu, foi vereador pela União Democrática Nacional-UDN, 1955-1959, em Nilo Peçanha, foi prefeito de Wenceslau Guimarães pela Aliança Renovadora Nacional-ARENA, 1963-1967 e 1971-1973, Deputado estadual Constituinte pelo Partido da Frente Liberal-PFL, 1987-1991, reeleito pelo PFL, 1991-1995, 1995-1999 e 1999-2003.

A sua carreira política é marcada pela transição do coronelismo e dos anos de glória do cacau da região cacaueira. Iniciando sua carreira política na UDN, passando para Arena e posteriormente para o PFL (atual Democratas - DEM) o parlamentar teve seu último mandato entre os anos de 1997 a 2003, exercendo uma forte atuação política até os dias atuais. Para amigos e convivas, foi um político de grande estima. Para os oposicionistas que não deixam de reconhecer a sua atuação parlamentar, um dos últimos coronéis que aqui jaz. Este fato pode representar um fato histórico na política daquela região.
O deputado estadual deixa esposa e quatro filhos. O velório acontece na Câmara de Vereadores do município de Gandu, cidade onde ele residia. O sepultamento está marcado para as 10h desta segunda-feira.
Com informações do Amargosa News e http://blogmarcosfrahm.com/