sábado, 20 de novembro de 2010

Veículo capota e mata motorista na estrada de Saúde

A Polícia Militar do município de Saúde foi informada na manhã deste sábado, 20, por volta das 6h20m, de um acidente com vítima fatal próximo à comunidade de Pilões, região de acesso ao Balneário Payayá.
Os militares acionaram a Polícia Rodoviária Estadual e Departamento de Polícia Técnica em Jacobina, tendo os mesmos ido ao local do acidente para os procedimentos cabíveis.
No acidente tipo capotamento, o condutor Fabrício Moura Corrêia, 31, natural de Senhor do Bonfim, infelizmente foi a óbito no local quando conduzia um veículo santana quantum. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas a polícia acredita que Fabrício tenha cochilado ao volante.
O Povo Quer Saber/ Foto: Espaço Aberto

PETRÚCIO MATOS É EMPOSSADO PREFEITO DE OUROLÂNDIA

Petrúcio Matos, ex-presidente da Câmara de Vereadores.
Em sessão extraordinária determinada pela Justiça, realizada na manhã deste sábado, 20, o vereador presidente da Câmara de Vereadores de Ourolândia, Petrúcio de Souza Matos, foi empossado no cargo de chefe do Poder Executivo do Município até que outra decisão seja tomada pela Justiça Eleitoral. O ex-prefeito Antonio Araújo de Souza teve o seu mandato cassado por 6 votos a zero pelo Tribunal Regional Eleitoral por supostamente ter praticado caixa dois, durante o pleito eleitoral de 2008.
A vereadora Maria Auricélia de Souza, até então vice-presidente da Câmara, ocupou a vacância do cargo no Poder Legislativo.
Já empossado, Petrúcio disse estar ciente das responsabilidades do cargo que ora assume e lembrou que foi eleito pelo povo para o cargo de vereador, mas agora está prefeito por força de uma determinação judicial que entende não ser definitiva. Ele fez questão de frisar que o prefeito cassado, Antonio Araújo tem direito a recurso da decisão da Justiça Eleitoral e poderá retornar ao cargo a qualquer momento.
O novo prefeito de Ourolândia garantiu ainda a permanência de todos que ocupam cargos de confiança.
“A prefeitura não pode parar, a partir da próxima segunda-feira, 22, estarei à disposição de todo e qualquer cidadão sem distinção política de “A” ou “B”, afirmou.
Quando se referiu à política foi enfático: “Sou fiel ao grupo político a que pertenço, o grupo do prefeito Antonio Araújo”, assegurou.
Petrúcio finalizou seu discurso dizendo que coloca Deus em primeiro lugar, depois, estará sempre o povo de Ourolândia.

DISCURSOS NA TRIBUNA

Múcio Anselmo
O empresário do ramo do mármore, Múcio Anselmo, também usou da palavra na tribuna: “Resta-me o consolo, ainda que tardio, de que a democracia faz pesar sobre os homens o peso consequente das suas responsabilidades. Todos nós estamos abaixo do que determina a lei. Ourolândia supera em importância todos que se propõem a servi-la.
Desejo que a Justiça, se errou, corrija o seu erro, mas, se acertou aplique, a quem devido, os seus rigores”, disse referindo-se a possibilidade de reversão no caso.
Ao finalizar seu discurso, Múcio deixou um conselho ao novo prefeito: “Que na nova administração não haja ressentimentos nem perseguições, precisamos envolver-nos mais com as coisas que nos unem que com aquelas que nos afastam”, filosofou.


Neto de Lidinho
O vereador Eustáquio Neto, o Neto de Lidinho, relatou os trâmites do processo e lamentou o fato de Natanair Freire do Ouro, (Baio), pai do ex-prefeito Adinael Freire, não mais estar entre nós para assistir aquela sessão. Segundo o edil este era um desejo de Baio. Neto fez questão de frisar o nome de Adinael e pediu ao novo prefeito que fizesse um trabalho voltado ao coletivo.

Adelson Ribeiro – Del de Domba
Diferente dos outros oradores que destacaram o momento como sendo de tristeza e felicidade, o vereador Del de Domba fez questão de confessar sua imensa felicidade pela decisão da Justiça Eleitoral. “A nossa Coligação esperava por isso há muito tempo. Todos nós estamos muito felizes. Disseram que eu estava me afastando da Coligação a Vontade do Povo, isso não é verdade, o povo me escolheu e vou permanecer no grupo até o final do meu mandato”, revelou.

Cícero Oliveira
O vereador Cícero Oliveira, irmão do vice-prefeito cassado Neitom Oliveira, disse concordar com as palavras do empresário Múcio Anselmo e lembrou que aquele momento marcava Ourolândia de forma histórica: “Isso serve de alerta para todos nós que ocupamos cargos públicos, a Justiça está atenta e a ela, somente a ela, cabe julgar.”, afirmou.
Ele fez referências fortes ao prefeito empossado: “Um homem de bem, parlamentar exemplar, humilde, de origem séria e de respeito. Os destinos de Ourolândia estão bem, nas mãos de Petrúcio Matos”, apostou.
Cícero finalizou lembrando que as leis existem para ser cumpridas e não discutidas, “não é o momento de discutirmos os motivos pelos quais estamos aqui, mas de assumirmos responsabilidades”, completou.

Diversas outras pessoas também fizeram uso da palavra, a exemplo do ex-prefeito Eliud Freire de Melo, os vereadores Orlando Marques, Janaelson Araruna, Ademar Ferreira, os ex-vereadores, José Ribeiro de Morais, Mauro Benício, Genival Rodrigues, Carlos Alberto, Idorlando Francisco e Euflásio.
O evento contou ainda com a presença do advogado Bruno Tinel, de centenas de pessoas e da Polícia Militar que garantiu a segurança de forma briosa.
Clique aqui e veja todas as fotos desse evento.

Sebrae realiza "Mutirão do Empreendedor" em Lagoa do 33, hoje

Uma equipe do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, estará neste sábado, 20, em Lagoa do 33 e na próxima segunda-feira, 22, em Ourolândia realizando o “Mutirão do Empreendedor”. Você que é trabalhador por conta própria, deverá aproveitar estas oportunidades para se formalizar como empreendedor. O cadastramento é grátis, fácil e rápido
O Programa Empreendedor Individual tem o objetivo de melhorar a vida de milhões de brasileiros que, assim como você, trabalham todos os dias pra conseguir um futuro melhor.
Como empreendedor individual você conquista os benefícios da previdência, como aposentadoria por idade e por invalidez, salário- maternidade, auxílio-doença, facilidade de crédito nos bancos oficiais, CNPJ e nota fiscal.
Realização: SEBRAE, ACIOURO, PREFEITURA MUNICIPAL E CÂMARA MUNICIPAL DE OUROLÂNDIA.
)
NA CASA DO FAZENDEIRO EM OUROLÂNDIA VOCÊ ENCONTRA A VACINA CONTRA FEBRE AFTOSA PELO MELHOR PREÇO DA REGIÃO. NÃO DEIXE DE VACINAR SEU GADO, O PRAZO É SOMENTE ATÉ O DIA 30 DESTE MÊS! A CASA DO FAZENDEIRO FICA À RUA DO CRUZEIRO, S/N, NO CENTRO DE OUROLÂNDIA - FONE 3681 21 84 - LIGUE AGORA E FALE COM DEL RIOS.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ACIDENTE NA BR-116: APENAS 2 CORPOS RETIRADOS

Apenas dois corpos foram retirados das ferragens do acidente ocorrido na madrugada desta sexta-feira (19), que deixou 12 pessoas mortas, segundo a Polícia Rodoviária Federal. O acidente aconteceu na BR-116, a 30 km da cidade de Chorrochó, próximo à divisa com Pernambuco. Segundo informações, um caminhão não teria conseguido desviar das pedras colocadas na pista por assaltantes e desviou, batendo de frente com outro veículo. Com o choque, os dois motoristas morreram na hora. Ao avistar o acidente, outro caminhão estacionou a cerca de 200m do local. Uma van - que transportava oito passageiros - não conseguiu frear e acabou batendo no fundo do veículo. De acordo com a Polícia Militar, a van havia saído de Feira de Santana com destino à cidade de Triunfo (PE). Entre as vítimas do acidente estava Samara Fernanda Fernandes Leôncio, de 19 anos. Ela foi tirada ainda com vida das ferragens do veículo, e levada ao hospital de Salgueiro (PE), mas morreu na unidade de saúde. Duas crianças que estavam na van foram socorridas ao hospital de Chorrochó e não correm risco de morte. Por conta da dificuldade em retirar os corpos das ferragens, a Polícia Militar e a PRF discordam quanto ao número de vítimas. Segundo a PM, oito pessoas morreram no acidente, quatro a menos do que o número divulgado pela PRF. O fluxo de veículos foi liberado totalmente por volta das 16 horas. Informações do Correio.
bo
NA CASA DO FAZENDEIRO EM OUROLÂNDIA VOCÊ ENCONTRA A VACINA CONTRA FEBRE AFTOSA PELO MELHOR PREÇO DA REGIÃO. NÃO DEIXE DE VACINAR SEU GADO, O PRAZO É SOMENTE ATÉ O DIA 30 DESTE MÊS! A CASA DO FAZENDEIRO FICA À RUA DO CRUZEIRO, S/N, NO CENTRO DE OUROLÂNDIA - FONE 3681 21 84 - LIGUE AGORA E FALE COM DEL RIOS.

DATA DO NOVO ENEM SAI ATé QUARTA-FEIRA

Após reunião envolvendo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e o consórcio responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (formado por Cespe e Cesgranrio) nesta sexta-feira (19), o MEC anunciou que divulgará a data da nova prova até quarta-feira (24). A proposta é que o exame seja realizado na primeira quinzena de dezembro pelos alunos que registraram em ata o erro na prova amarela e não tiveram a prova com problemas trocada. O governo ainda não informou quantos alunos farão a prova novamente, mas estima que sejam cerca de 2 mil.

Ourolândia terá novo prefeito a partir deste sábado, 20

Petrúcio de Souza Matos deverá assumir a Chefia do Executivo Municipal, na manhã deste sábado, 20, até a realização do novo pleito eleitoral.
Através do ofício 110/2010 da 167ª Zona Eleitoral, o Juiz Dr. Eduardo Augusto Leopoldino Santana, comunicou ao presidente da Câmara de Vereadores de Ourolândia, Petrúcio de Souza Matos que o Tribunal Regional Eleitoral (TER) cassou o mandato do prefeito Antônio Araújo de Souza e informou ao mesmo que ele deverá assumir a Chefia do Executivo Municipal, até a realização do novo pleito eleitoral. Petrúcio informou que a sua posse acontecerá neste sábado (20), às dez horas na sede da Câmara de Vereadores de Ourolândia.
As informações são do Jornal Tribuna Regional
)

OUROLÂNDIA: empresário comenta reportagem publicada no Ouro Notícias

Olá Zé Carlos e demais amigos, leitores e clientes.
Queria aqui agradecer por essa postagem de interesse de toda a nossa comunidade, e aproveitar o espaço para reafirmar a importância da vacina contra a FEBRE AFTOSA, que já está fazendo 13 anos sem o foco na Bahia que hoje é zona livre com vacinação, e que se nós continuarmos a nos proteger, em breve seremos zona livre sem a vacinação o que é um sonho de todos os criadores. Por isso vamos continuar a nos proteger.
Muito obrigado de novo, Zé Carlos. A ideia dessa postagem mostra o homem de visão que você prova mais uma vez ser. Del Rios: Proprietário da CASA DO FAZENDEIRO. delriosfazendeiro@hotmail.com

OUROLÂNDIA - CASA DO FAZENDEIRO TEM TUDO PARA O HOMEM DO CAMPO

Clique AQUI e veja um catálago de fotos com produtos expostos na CASA DO FAZENDEIRO de Ourolândia.homem do campo, precisa cuidar bem do seu rebanho! Vacinar o seu gado é exigência dos órgãos de fiscalização do governo, por isso o empresário Del Rios, da CASA DO FAZENDEIRO de Ourolândia, avisa que dispõe da vacina contra febre aftosa e outras pelo melhor preço da região!
Você não precisa mais se deslocar 72 km até Jacobina para adquirir qualquer outro produto para a sua fazenda!
Além disso, na CASA DO FAZENDEIRO de Ourolândia, você encontra tudo que precisar para o homem do campo executar bem as suas tarefas:

-Medicamentos veterinários;
-Ferragens;
-Rações de todos os tipos;
-Ferramentas e muito mais!
Faça uma visita! Comprando qualquer produto na CASA DO FAZENDEIRO, você ainda concorre a duas motocicletas zero km pela PROMOÇÃO "NATAL FELIZ" DA ACIOURO! Exija o seu cupom!
A CASA DO FAZENDEIRO fica localizada à Rua do Cruzeiro s/n, com telefone 74 3681 2184, no centro de Ourolândia!

A CASA DO FAZENDEIRO de Ourolândia é a sua parceira durante o ano inteiro! E neste final de ano a CASA DO FAZENDEIRO de Ourolândia está com os melhores preços para você que sobrevive das atividades rurais:
-Arames;
-Rações;
-Chocalhos;
-Pequenos animais;
-Bombas;
-Selas;
-Ferragens;
-Sal;
-Vacinas;
-Vermífugos;
-Botas;
-Telas de arame;
-Seringas e pistolas para vacinas;
-Brincos numerados para animais;
-Acessórios para gaiolas;
-Bainhas;
-Arados para tração animal;
-Sementes;
-Peneiras;
-Coleiras;
-Reservatórios de isopor;
-Ferragens para fogões a lenha;
-Bombas para formigueiros;
-Bombas para vermifugar;
-Grampos;
-Dobradiças para cancelas;
-Rastelos;
Aplicação de vacinas em animais de pequeno porte.
Faça-nos uma visita, mas antes, clique AQUI e veja mais fotos dos produtos expostos em nossa loja.

Idoso morre atropelado na estrada de Miguel Calmon

A Polícia informou na manhã desta sexta-feira, 19, sobre um acidente com vítima fatal na estrada de Miguel Calmon, BA 131. José Pereira dos Santos, 67 anos, conhecido como Zuza, morador do povoado de Genipapo de Miguel Calmon, foi atropelado quando andava pela rodovia ficando grtavemente ferido, mas foi a óbito quando era atendindo no Hospital Padre Paulo Felber de Miguel Calmon.
Segundo a Polícia os dados veículo não foram anotados e o motorista ainda prestou socorro dando entrada no hospital às 19h30, mas José Pereira não resistiu e morreu durante o atendimento médico. O condutor do veículo, evadiu-se após deixar a vítima no hospital.
O Sr. Zuza era um trabalhador rural muito respeitado e querido na comunidade onde morava. Seu corpo será sepultado nesta sexta feira, 19, ás 17h no cemitério de Pau Ferro em Jacobina.
Do site: O povo quer saber
BO
NA CASA DO FAZENDEIRO EM OUROLÂNDIA VOCÊ ENCONTRA A VACINA CONTRA FEBRE AFTOSA PELO MELHOR PREÇO DA REGIÃO. NÃO DEIXE DE VACINAR SEU GADO, O PRAZO É SOMENTE ATÉ O DIA 30 DESTE MÊS! A CASA DO FAZENDEIRO FICA À RUA DO CRUZEIRO, S/N, NO CENTRO DE OUROLÂNDIA - FONE 3681 21 84 - LIGUE AGORA E FALE COM DEL RIOS.
BO
Postadas neste sábado, 20 de novembro de 2010, às 06horas
FUTEBOL: BRASILEIRO SÉRIE B
Rodada tem vitória do São Caetano e empate no Paraná
Agência Estado

Dois jogos de pouca técnica e nenhum interesse abriram, nesta sexta-feira, a 37.ª rodada, a penúltima da temporada, do Campeonato Brasileiro da Série B. O São Caetano venceu o Duque de Caxias por 1 a 0, enquanto que Paraná e Bragantino ficaram no empate sem gols. Oito partidas completam a rodada neste sábado - todos os confrontos começarão às 17 horas (de Brasília).

Na região do ABC paulista, o São Caetano foi mais eficiente e fez 1 a 0 sobre o Duque de Caxias, com gol do lateral-direito Artur. O time de São Caetano do Sul atingiu os 52 pontos, em oitavo lugar, deixando a equipe fluminense, que não vence há quatro rodadas, com 49, em 11.º. Na última rodada, o São Caetano joga contra o Vila Nova, em Goiânia, enquanto que os cariocas recebem, no Engenhão, o ASA.

Em Curitiba, o Paraná foi mais agressivo, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo armado pelo Bragantino, que atuou com muitos reservas. Por isso, o jogo ficou no empate sem gols. O time paranaense ficou em sétimo lugar, agora com 53 pontos, enquanto que o paulista, com 50, está em décimo.

Na última rodada, como mandante, o Bragantino fará o "jogo do acesso" contra o Bahia, transferido de Bragança Paulista para o Morumbi. Será uma grande festa baiana, com muito axé e abadás para a torcida baiana que mora na capital paulista. A expectativa é para um público superior a 40 mil torcedores. O Paraná enfrenta o Figueirense, em Florianópolis.

Se a sexta foi de pouco interesse, o contrário vai acontecer neste sábado. Muitas definições são esperadas. O Coritiba pode confirmar o favoritismo e ser campeão, enquanto que o América-MG tem chances de ser o quarto time a garantir o acesso à Série A - junto de Coritiba, Bahia e Figueirense. Além disso, podem ser confirmados os quatro rebaixados para a Série C.

Confira a 37.ª rodada da Série B:

Sexta-feira
Paraná 0 x 0 Bragantino
São Caetano 1 x 0 Duque de Caxias

Sábado
17 horas
Brasiliense x Ponte Preta
Bahia x Santo André
América-MG x Sport
Portuguesa x Ipatinga
Guaratinguetá x Figueirense
Icasa x Coritiba
Náutico x Vila Nova
ASA x América-RN

BNB estará em Ourolândia negociando dívidas rurais com até 85% de desconto

Na próxima segunda-feira, 22, uma equipe do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) estará em Ourolândia, a partir das 10 horas, no auditório da Cooperativa Mista Agropecuária, disponibilizando condições especiais para liquidação de dívidas rurais contratadas até 15 de janeiro de 2001 e com valor de até R$ 35 mil.
De acordo com a direção do banco podem ser beneficiados cerca de 570 mil clientes entre mutuários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), micros, pequenos e médios produtores, bem como suas cooperativas e associações.
Os interessados de Ourolândia em pleitear a liquidação do seu débito poderão aguradar até o dia do evento ou também procurar sua agência de relacionamento no Banco do Nordeste e verificar a possibilidade de enquadramento na Lei, que prevê rebates de até 85% do valor da dívida para efeito de liquidação.

LAGOA DO 33: IBGE ainda não reverteu população para Ourolândia

Distrito de Lagoa do 33, pertence a Ourolândia, mas IBGE considerou população para Morro do Chapéu

Depois que a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (Sei) regularizou a situação territorial do Distrito de Lagoa do 33, Ourolândia (veja aqui matéria publicada neste blog) a luta do Poder Executivo de Ourolândia agora é tentar reverter a situação junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o censo realizado recentemente, a população do Distrito é de 3.921 habitantes (sem a imputação, critério que o IBGE utiliza para considerar três habitantes para cada residência fechada), mas foi somada ao quantitativo populacional de Morro do Chapéu, já que até o início desta semana a Sei considerava o distrito como sendo pertencente a aquele Município e é preciso que se reverta isso para o município de Ourolândia.
Segundo o deputado Estadual Paulo Câmara, que se manteve solidário e defendeu os interesses de Lagoa do 33 na Assembléia Legislativa durante toda negociação, ele e António Araújo deverão participar de uma reunião nesta sexta-feira, 19, em Salvador na sede do IBGE visando resolver o impasse. Araújo lembra que apesar de toda sensibilidade do diretor estadual do IBGE Dr. Artur Ferreira, ainda depende de uma decisão da direção nacional do Órgão, sediada no Rio de Janeiro.
Para o município de Ourolândia o censo verificou um quantitativo populacional de 13.091 habitantes. É bom lembrar que nestes números ainda não constam os 3.921 habitantes de Lagoa do 33 e a imputação que, segundo a coordenadora regional Marília Sturaro, deverão ser contabilizados nos próximos dias.
Outra novidade é que o município, por conta dos novos limites estabelecidos pela Sei, parte do povoado de São Bento ficou para Várzea Nova e com isso Ourolândia perdeu 120 habitantes.

PUBLICADAS NO JORNAL A TARDE

Justiça derruba liminar que permitia nova prova do Enem
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife, derrubou na noite desta quinta-feira, 18, a liminar que previa a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os alunos que se sentissem prejudicados com os erros da última edição. Segue, portanto, o entendimento do Ministério da Educação (MEC) de fazer uma nova prova apenas para os casos notificados nas atas das salas.
Para o presidente da corte, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, haveria um dano à "ordem pública" sem o controle objetivo da administração federal quanto ao "efetivo prejuízo sofrido pelos candidatos, à mercê, portanto, da vontade dos mesmos". Além disso, haveria atraso no cronograma fixado pelo MEC, o que prejudicaria instituições de ensino superior que pretendem utilizar as notas do exame em processos seletivos.
A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao TRF-5 para que se estendesse os efeitos da decisão que derrubou a suspensão do Enem à liminar concedida pela juíza federal Karla de Almeida Miranda Maia. A liminar defendia que cada estudante prejudicado tivesse "assegurado o direito subjetivo de se submeter a uma segunda prova, se assim o requerer junto à organização do evento".
Para a juíza federal, não haveria justificativa para a realização da triagem dos alunos por meio da checagem das atas, "redigidas por fiscais cuja falta de preparo restou evidenciada". A magistrada também criticou a "segurança frouxa" na aplicação do Enem.
A Advocacia-Geral da União (AGU), por sua vez, defendeu que a liminar provocava "grave lesão à ordem pública". Além disso, observou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o consórcio Cespe/Cesgranrio, responsável pela aplicação do Enem, estão examinando as atas e "cotejando as ocorrências registradas com os requerimentos formulados pelos candidatos".
A decisão, segundo a AGU, dava aos alunos a possibilidade de ter a primeira avaliação anulada, "sem qualquer verificação objetiva de prejuízo efetivo". "Até que se verifique efetivamente se houve outras ocorrências e de que ordem seriam, mostra-se amplamente temerário determinar ampla realização de nova prova", argumentou a AGU.

Vacina contra dengue chega em cinco anos
Um protótipo de vacina para dengue está sendo testado em seres humanos no Estado do Espírito Santo e deverá estar aprovado para uso em larga escala dentro de três a cinco anos. Enquanto a vacina não chega, o poder público lança mão dos meios mais tradicionais de luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que este ano já provocou um total de 936.200 notificações em todo o País, até o dia 10 de outubro.
O anúncio sobre a vacina foi feito pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que esteve nesta quinta-feira, 18, em Salvador, onde participou da abertura do 1º Encontro Estadual de Regularização da Saúde no SUS-BA, no Hotel Othon, em Ondina. Na oportunidade, o ministro lançou a Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2010, fazendo uma explanação sobre a situação da doença no País, com base no estudo Risco Dengue, cujos resultados foram divulgados em setembro.
O levantamento apontou os dez estados brasileiros com maior risco de enfrentar epidemia de dengue no verão 2010/2011, ranking no qual está inserida a Bahia. As dez unidades da federação estão recebendo a visita de mobilização do ministro, que, antes de aterrissar na Bahia, passou por Sergipe, Ceará e Piauí e agora segue para Pernambuco, Amazonas, Amapá, Maranhão, Paraíba e Rio de Janeiro.
“Gostaria de estar aqui anunciando a vacina. Enquanto não é possível, usaremos outras armas”, disse Temporão, ao iniciar sua fala. Estiveram presentes no evento os secretários de Saúde do Estado, Jorge Solla, e de Salvador, José Rodrigues Saturnino, a diretora do Conselho Nacional de Secretários Estaduais (Conass), Suzana Ribeiro, além de integrantes que compõem as equipes de saúde nas áreas federal, estadual e municipal.
A educação da população, maior aliada na luta contra o mosquito transmissor da dengue, é a principal estratégia do poder público, que promete intensa divulgação das formas de prevenção, inclusive com peças publicitárias mais incisivas, que mostrem o risco de óbito. Este ano, a dengue teve 14.342 notificações da forma grave e matou 592 pessoas no Brasil. Em 2009, foram 8.714 casos graves, com 312 óbitos.
“Vamos intensificar a ação dos agentes de endemias, principalmente orientando sobre a importância da colaboração da população”, informou o secretário da Saúde de Salvador, José Rodrigues. A capital baiana tem hoje 1,7 mil agentes de endemias, número considerado suficiente pelo secretário. Porém, ele declarou que a equipe deve receber reforço de 150 trabalhadores temporários durante o verão, para suprir aqueles que estarão de férias.
Salvador é a capital brasileira com o terceiro maior Liraa – Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti, que atingiu 3,5 este ano, ficando atrás apenas de Rio Branco (6,5) e Porto Velho (4,3). O Liraa de Salvador em 2009 foi de 2,6.
Novas regras para matrículas escolares já valem para 2011
O Conselho Nacional de Educação (CNE) criou uma resolução que estabelece novas regras para a matrícula de crianças, tanto em escolas públicas como particulares.
Para ingressar no ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), o aluno deve ter 6 anos, ou completá-los até 31 de março do ano da matrícula. As crianças que completarem 6 anos após essa data terão de ser matriculadas na educação infantil (antiga pré-escola).
No entanto, a resolução do CNE abre uma exceção, visando ajustar-se à realidade e dar tempo para convencer os pais da importância dessas novas regras: a criança, mesmo com 5 anos, que tiver estudado dois anos da educação infantil poderá entrar o 1º ano do ensino fundamental sem ter completado 6 anos.
Sugestão - Segundo divulgou o Ministério da Educação (MEC), a nova faixa etária para ingresso no ensino fundamental é uma “sugestão” e não precisa ser adotada obrigatoriamente. As escolas têm autonomia para seguir ou não a mudança. Mas o MEC alerta que já é obrigatório por lei que crianças estejam nas escolas a partir dos 4 anos.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DESCOBERTO ‘ANTIVíRUS’ QUE COMBATE A DENGUE

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, descobriram que o corpo humano possui um sistema de segurança natural contra os vírus. Assim como um antivírus desatualizado em um computador, esse 'programa' já foi burlado pelos agentes infecciosos há milênios. Com base nessa descoberta, os pesquisadores querem desenvolver maneiras de proteger o corpo de doenças como dengue, febre amarela e SARS (síndrome respiratória aguda grave).
A história dessa pesquisa começou há 35 anos, quando o médico Bernard Moss, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, reparou que alguns vírus (como o da varíola) protegiam sempre as duas mesmas partes de seu RNA com o que denominou 'capas'.
O RNA é um código, produzido a partir do DNA, que comanda a produção das proteínas de um organismo. O estudo liderado pelo PhD Michael S. Diamond inseriu em ratos uma versão mutante do vírus do oeste do Nilo, incapaz de incorporar a segunda capa a seu RNA. Mesmo depois de longa observação, os ratos não tinham sido infectados. Em seguida, os cientistas injetaram o mesmo vírus em ratos impossibilitados de absorver a proteína interferon, que tem um papel muito importante na reação defensiva do organismo. Nesse caso, os ratos ficaram doentes, sugerindo que essa proteína protege as células de vírus. “Agora que sabemos para que servem essas capas, talvez consigamos desenvolver inibidores que impeçam os vírus de 'encapar' o seu RNA”, explica Diamond. Informações da Veja.

BRASíLIA: MORRE A MãE DE ERENICE GUERRA

Raimunda Carvalho, mãe da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, morreu na manhã desta quinta-feira (18), em Brasília. Aos 81 anos, ela sofria de problemas cardíacos e se recuperava de uma cirurgia no coração. Dona Raimunda estava internada e sofreu uma parada cardíaca na noite desta quarta-feira (17) por volta das 22h. O advogado de Erenice, Mário Oliveira Filho, disse que ela está “arrasada”. A ex-ministra acompanhou todo o velório, que ocorreu na capela do cemitério de Taguatinga, região administrativa de Brasília. Segundo a administração do cemitério, a corpo de Raimunda Carvalho foi sepultado às 17h30. Informações do G1.

HOMENAGEM AOS TORCEDORES DO BAHIA

Ofereço este vídeo aos milhares de torcedores do Bahia, espalhados por todo Brasil, pela grande conquista do retorno à elite do futebol brasileiro. Em especial aos torcedores Ailtinho do Viela Bar e Dr. João Cleber, em Jacobina, e aos companheiros Tony Araújo e João Ricardo, em Ourolândia.
A grande nação tricolor merece esta conquista! Finalmente o Bahia, bi-campeão brasileiro, retorna ao posto de onde jamais poderia ter saído.
José Carlos Benigno, editor deste site e torcedor do Vitória.

Morre em Salvador homem que foi vítima de acidente de moto em Ourolândia

Faleceu em Salvador na manhã desta quarta-feira, 17, o paciente João de Jesus Brito, o “Bango”, 42 anos, que na última segunda-feira, 15, havia sofrido um acidente de moto na Avenida Alvino Rodrigues em Ourolândia.
Bango era natural de Jacobina e residia no Assentamento Mucunã, Ourolândia. Ele havia sido transferido para Salvador imediatamente após a ocorrência em estado grave com diversas escoriações pelo corpo e suspeita de traumatismo craniano, mas infelizmente seu estado de saúde se agravou ainda mais, o levando ao óbito.
Segundo as informações dos soldados da Polícia Militar de Ourolândia, Pita Junior e Lucas Pinheiro, no dia do acidente, João trafegava pela Avenida Alvino Rodrigues na moto Titan 125, placa JMW 3225, licença de Senhor do Bonfim e ao se aproximar de um posto de combustíveis (mesmo local onde ocorreu o acidente com moto que matou Francisco Assis na última quinta-feira, 11) teria perdido o controle da moto chocando-se contra a traseira de outra motocicleta, uma Honda Bros Vermelha placa JMI 9314, que trafegava em sua frente.

MOMENTO DE REFLEXÃO

O IDIOTA E A MOEDA

Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas. Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 RÉIS e
outra menor de 2.000 RÉIS.
Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.
Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.

"Eu sei", respondeu o tolo. "Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda", explicou
.

Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque
sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de
você. E o que os outros pensam... É problema deles.'

VÁRZEA DA ROÇA: população reclama do sinal de telefonia celular

Os moradores da cidade de Várzea da Roça, região centro norte da Bahia estão sem comunicação celular por mais de vinte horas e sem previsão de retorno. Segundo alguns moradores a operadora Oi tem tratado os seus clientes no município com um descaso total, constantemente deixa a todos sem o sinal da telefonia celular por várias horas.
De acordo com o internauta Anadilson Pacheco, todos os meses estes “sumiços” no sinal acontecem inúmeras vezes, sem levar em consideração que todos os telefones públicos (orelhões) estão sem funcionar e não é pela ação dos vândalos e sim por falta de manutenção por parte da empresa.
“Em Várzea da Roça não há um orelhão que funcione há várias semanas sem que providências sejam tomadas. Já fizemos várias reclamações no site da Oi sobre os problemas apresentados na telefonia móvel (celular) e na fixa (orelhões) sem que uma resposta ou explicação tenha chegado até o momento, imaginem resolver o nosso problema”, contou.
Ele conta ainda que “a antena de retransmissão de sinal fica encravada no único local baixo da cidade e não atinge a distância de três quilômetros fora dela, ou seja, temos telefonia celular “quando funciona” apenas no perímetro urbano. Aqui está tudo complicado, só temos uma empresa de telefonia celular que nos trata desta maneira, cobra tarifas altíssimas e não fornece um serviço de qualidade, sem levar em consideração o desrespeito que pratica contra os seus clientes. Esperamos que a OI passe a ser uma operadora de verdade em Várzea da Roça, porque até o momento só funcionou com uma enganação para todos nós”, garantiu Anadilson

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

OUROLÂNDIA E REGIÃO GANHAM A OUROCAR A PARTIR DESTA SEGUNDA FEIRA, 22

A partir desta segunda-feira 22, a cidade de Ourolândia e região passarão a contar com a OUROCAR, a mais nova loja de equipamentos, peças e serviços automotivos para o seu carro, que merece ser bem cuidado.
O empreendimento pertence ao Grupo Maganize JL e fica estabelecido à Avenida Sete de Setembro, no centro da cidade, com telefone 74 3681 2119.
Você é o convidado especial para a inauguração! Vá conferir! Seu carro agradece.

OUROLÂNDIA: empresas do mármore poderão parar suas atividades

Segundo o reporter Antonio Carlos, redator do Site o Povo Quer Saber, na manhã desta quarta-feira, 17 uma grande movimentação na Avenida Caminho das Árvores, onde fica localizado o prédio do CREA, região central de Jacobina chamou a atenção de pessoas que passavam pelo local, dado ao grande número de policiais da Caesa, Polícia Ambiental, fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), INGÀ, CREA, e Ministério Público Estadual.
De acordo com a Promotora de Justiça, Dra. Luciana Khoury, coordenadora do Núcleo do São Francisco, esta reunião deverá acontecer durante semana no município com o objetivo de discutir questões relacionadas ao meio ambiente. A promotora destaca ainda que os órgãos envolvidos sejam de fundamental importância neste encontro que irá tratar da integração dos mesmos no trabalho de conscientização da população e fiscalização preventiva contra os crimes ligados ao meio ambiente.

Outras informações dão conta ainda de que esta mesma força tarefa deverá estar no município de Ourolândia nos próximos dias fiscalizando as empresas que operam na extração e industrialização do mármore. Algumas empresas poderão até ter suas atividas suspensas. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) deverá ser estabelecido para cada empresa onde serão determinados prazos para regulamentação e adequação das atividades.
Segundo a Associação dos Empreendedores de Marmore Bege de Ourolândia (Assobege), as empresas do ramo estabelecidas no município, geram atualmente em torno de mil empregos diretos.

Quatro jovens morrem em acidente com motos em São Gabriel

Noite de sábado 13 de novembro, no povoado de Pitial, município de São Gabriel, duas motocicletas colidiram frontalmente resultando nas mortes dos condutores e passageiros. O acidente aconteceu por volta das 20h45m, quando uma motocicleta que era pilotada por GILDEMAR ABADE DOS REIS, 22 anos, tendo em sua garupa RIVALDO MOREIRA SOARES, 39 anos, colidiu com outra motocicleta que estava sendo guiada por TIAGO ALECRIM DE FREITAS, 18 anos e na garupa o menor SALATIEL FREITAS CARVALHO 17 anos, todas as vítimas morreram no local.
A Ocorrência informa que tanto condutores quanto passageiros estavam ingerindo bebida alcoólica e que nenhum deles tinha proteção adequada para pilotar motocicleta.
Fonte: http://www.ezequiasdourado.blogspot.com

OUROLÂNDIA: MUNICÍPIO ADQUIRE MAIS UM ÔNIBUS ZERO KM PARA EDUCAÇÃO

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, no último dia 10, com contrapartida da Prefeitura, foram liberados os recursos na ordem de R$ 196 mil através do Ministério da Educação, Programa Caminhos da Escola, para a aquisição de mais um ônibus zero quilômetro, com especificações para transporte escolar que servirá à zona rural do Município. O veículo deverá ser adquirido nos próximos dias.

PUBLICADAS NO BAHIA NOTÍCIAS DO JORNALISTA SAMUEL CELESTINO

PREFEITO DE OUROLÂNDIA É CASSADO
O prefeito de Ourolândia, Antonio Araújo (PMDB), foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER-BA), em processo que denunciou esquema de caixa 2 na campanha de 2008. Araújo, que também é vice-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), foi condenado por unanimidade. Assume temporariamente o atual presidente da Câmara Municipal, Sargento Petrúcio. Como o atual mandato não ultrapassou a metade, o TER deve realizar eleição complementar em Ourolândia. O processo foi de autoria do segundo colocado na eleição local, Adinael Freire (PT). Araújo pode recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral.

MEIA TONELADA DE DINAMITE APREENDIDA NA BR-101
Uma carga de mais de 600 kg de dinamite foi apreendida e dois homens detidos na noite desta terça-feira (16) na BR-101, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Humildes. As bananas de dinamite e ainda espoletas eram transportadas irregularmente. Segundo a PRF, os explosivos estavam em um táxi com placa de Feira de Santana que foi parado porque estava muito baixo. A carga estava em vários sacos plásticos, mas o dono do material, Josemar Lima de Menezes, disse que se tratava de ração para animal e hesitou em mostrar o que havia nos sacos. Quando foi constatado que se tratava de bananas de dinamite, o carro foi conduzido para o Batalhão do Exército de Feira de Santana. No total, estavam no carro 500 kg de dinamite de um tipo grande, 125 kg de dinamite de um tipo pequeno e 4 mil espoletas, que servem para iniciar a explosão.

ADVOGADO DE BRUNO ADMITE SER VICIADO EM CRACK
O advogado do goleiro Bruno de Souza no processo pelo sequestro e morte da ex-amante Eliza Samudio afirmou, em entrevista ao jornal O Dia, que é viciado em crack e que está fazendo tratamento para se livrar da dependência. "Sou dependente de crack há sete anos. Estou me tratando com o maior psiquiatra do País em dependência química, e tive algumas recaídas. Mas nunca entrei num plenário doidão", afirmou. Ele disse ainda que o vício começou com maconha. Em 2003, passou a usar crack. "Em Brasília eu apaguei, me roubaram anel, relógio, tudo". Ércio Quaresma já foi acusado, ao longo do caso, de ameaçar a noiva do atleta e de fornecer a ele remédios que provocariam desmaios nas audiências na Justiça. Durante a semana, questionado por outros veículos sobre seu vício, afirmou: “Se fumo, cheiro ou dou a bunda, o problema é meu”. Ele já foi chamado atenção por três vezes pela juíza do caso do goleiro Bruno por dormir na hora do depoimento de seu cliente.

CHEGOU PELO "FALE CONOSCO"

De: evilazio oliveira - E-mail: comercialbarreiras@hotmail.com
JC, bom dia! Acompanho todos os dias as noticias da nossa cidade e fico triste com a morte de tantos jovens .e fiqei muito comovido com falecimento do saudoso assis foi uma pessoa maravilhosa que deus de conforto a toda sua familia .e hoje pela manha acesando o blog nao segurei as lagrimas ao ler uma homenagen feita pelo primo dele qhuitt que tambem a conheço pelo pedido que ele fez a esposa na hora da agunia muito triste fica aqui meu abraço a todos e deixo aqui meu apelo as autoridades competentes para tomar as providencias devidas para diminuiçao dos acidentes em nossa regiao!

De: marcia - E-mail: marciacams@hlm
bom dia que deus abencoi voceis hoje e sepre bom dia falo dejacobina

Baianos entre os cotados para a equipe de Dilma

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) vai anunciar somente em meados de dezembro sua equipe de ministros – enquanto isso, seguem as especulações em torno de nomes cotados dentro dos partidos aliados para ocuparem pastas no novo governo. Entre os nomes baianos mencionados nos bastidores e na imprensa estão os dos atuais ministros Jorge Hage (Controladoria Geral da União), José Sérgio Gabrielli (Petrobras), Juca Ferreira (Cultura) e ainda Mário Negromonte (PP), deputado federal. Jornal A Tarde.

APROVADO MíNIMO DE R$ 540

Foi aprovado nesta terça-feira (16) pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso o relatório parcial que prevê o salário mínimo de R$ 540, mas o texto ainda passará por modificações antes de ser votado novamente na comissão e encaminhado para Câmara. 48 destaques apresentados por deputados e senadores ainda serão analisados. O assunto ainda será discutido nesta quarta-feira (17) com sindicalistas, representantes dos aposentados o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o ministro da Previdência, Carlos Gabbas. Com informações da Veja.

PAC BENEFICIARÁ MUNICIPIOS BAIANOS

Vinte e quatro municípios baianos serão contemplados pelo processo de seleção de propostas apresentadas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, que possuem mais de 70 mil habitantes. Além disso, outras 97 cidades com menos de 70 mil habitantes foram pré-selecionadas, mas ainda passarão por outra rodada de avaliação para que se defina se serão contempladas. De acordo com o senador eleito, Walter Pinheiro, “os recursos são para obras de abastecimento de água, saneamento, drenagem, projetos, encostas e pavimentação, pela portaria Nº 534 do Ministério das Cidades”. Entre as cidades beneficiadas estão a capital Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaparica.

TRIBUNAL LIBERA ACESSO A PROCESSO DE DILMA

Os ministros do Superior Tribunal Militar desautorizaram decisão do presidente da Corte e liberaram ao jornal Folha de S. Paulo acesso aos autos do processo que levou a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) à prisão durante o período da ditadura (1964-85). O jornal havia protocolado no Tribunal mandado de segurança para ter o direito constitucional de poder acessar os documentos. Contudo, o presidente do STM, Carlos Alberto Soares, negou o acesso, por duas vezes, alegando querer evitar uso político dos documentos. Em nova sessão marcada por discussões, dez ministros do Tribunal votaram pela liberação do acesso. Para eles, trata-se de um "processo histórico", por isso o veto configurava censura e ia contra a liberdade de imprensa. Somente o relator do mandado de segurança, Marcos Torres, votou contra. O julgamento havia sido suspenso duas vezes. Agora, a Folha poderá consultar o processo após a publicação da ata da sessão, o que deve ocorrer na próxima semana. Arquivado desde 1970, o processo traz informações de Dilma e outros militantes que atuaram na organização da esquerda armada VAR-Palmares. Presa no início de 1970, ela foi condenada por subversão, torturada e solta no final de 1972.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CHEGOU PELO "FALE CONOSCO"

De: Eliandro Matos - E-mail: eliandromatos@yahoo.com.br
Alguma coisa tem que ser feita com urgência em Ourolândia afim de que sejam reduzidos os acidentes envolvendo motocicletas. A média realmente é muito alta nos ultimos meses. Eliandro Matos Morro do Chapéu - Bahia.
De: Amanda Ramine de Jesus Santos - E-mail: ra.mir@hotmail.com
oi a que e Amanda eu queria um noticiario que ocorreu no dia 30 de maio de 2008 pela volta das 8.30 da manha de sexta feira que aconteco no pua miudo onibus cm moto se puder mandar pro meu e-mail foto ou vidoe vou ficar muito agradecida uma boa tarde.
De: Clara - E-mail: clarinhaflorripa@hotmaio.com
clara vc nem veio,não fale mais com Talita, Ohana
De: Elizangela Rafael - E-mail: Eli.edson@gimail.hotmail.com
Quando é que as pessoas vão se conscientisar que a impludencia não leva a lugar nenhum.A nossa sociedade está pedindo socorro Assim não da mais para continuar.
De: Edmilson - E-mail: es.cruz@gbr.com.br
caros amigos.gostaria que enviasse os meu contatos para o bileu em ourolandia.o meu nome Edmilson Cruz Arbitro de futebol em São Paulo.contato 11 2279-9717 cel 11 6663-2739 oi Email es.cruz@gbr.com.br um forte abraço ao este nobre amigo Emanuel Santos Luz.Att. Edmilson
De: nilson santos da silva - E-mail: silva_nilson@hotmail.com
ola boa tarde, so gostaria de saber o porque de tanta cadencia, nos pagamentos de salario do pessoal que trabalha como merendeira de creches e escolas?em vila cardoso bahia, caso obtenha resposta por favor me retorne, peço-lhe cariçidamente por favor que como fonte de informaçoes repasse a diante, pois tem em maos umas das melhores armas de comunicaçao que é internet. at NILSON SANTOS.
De: - E-mail:
mais um acidente em ourolandia vc já tem noticias sobre o estado de saude das vitimas
De: Tonico - E-mail: tonico&dhs@ewrdft
rapa se isso é verdade esse cara deu uma sorte retada ta si liga ele quase perdeu o braço e tambem essa irmã deve a ele um grande favor ele arriscou a vida (ou o braço)para salvala sera que ela e amiga dele assim isso deve ser uma grande uniao de irmãos em valeu meu gmail e tonico.oliveira@gmail.com
De: josé alves - E-mail: josse_queiroz@hotmail.com
olá zé Carlos, sou eu zé de saturnino de Valois, estou aqui em Sorocaba, SP. É com muitos pesares que eu entro neste blog que já o acompanho desde que cheguei aqui. É uma pena o que aconteceu com Assis. Estes acidentes vem fazendo muitas vitimas e nós não temos nem o que dizer para os familiares das vitimas pois não existe palavras para descrever a dor que eles estão sentindo. Mas desde já envio os meus pesames a eles e a todos os amigos. Zé eu estou até assustado com o que vem acontecendo ai em Ourolândia e nas cidades vizinhas, como Jacobina e região. Desde já eu me despeço de voçê e dos meus amigos com muita saudade.
De: Dione - E-mail: ruan.tiro@hotmail.com
o prefeito de ourolândia antonio araujo deixou a obra de fazer a praça em lagoa do 33 de frente da martenidade e do posto de saude e todos nos queremos que ele faça que esse dinheiro e do povo
De: angélica - E-mail: angelicagata@net.com
peco que tenha misericordia sobre tudo isso que setar acontesendo senhor tem piedade dos teus filhos que deus der conforto essas famílias
De: fernanda rodrigues Araujo - E-mail: nanda.linda.26@gmail.com
oi jota sidiney tudo bem com vcs ? eu qero deixa um beijos para minha vo tida e minha tia sebastiana e mateus . qem manda beijos é fernanda de são paula para o povoado de mussambê municipio de ipupiara beujos para todos do mussambê....
De: jasson joaquim - E-mail: jassonsantos@yahoo.com.br
Zé veja este artigo da operaçao CARCARA neste blog http://cleristonsilva.blogspot.com/
De: M ª Betania Teofilo - E-mail: betania_topa@hotmail.com
Bom dia!! Venho passar a informação correta sobre a noticia publicada nessa edição, a respeito da morte do professor Necivaldo Xavier,era coordenador de nucleo e estava aplicando o teste cognitivo na região de ourolandia e umburanas , ele era professor da Faculdade de Ciencias Educacionais -FACE, a mesma é uma das unidades formadoras do Programa TOPA . E a noticia informa qeu ele era coordenador do TOPA . Atenciosamente, Maria Betania de F. Teofilo Supervisora Regional TOPA-DIREC/16-JAcobina
De: josè carlos silva - E-mail: josecarlinho17@hotmail.com
oi pessoal do blog ourolandia navegando pela net enconteri esse blog que ta de parabens pelas noticia sou natura de senhor do bonfim BA mas atualmente moro em uberlandia MG gostaria de pediles que me envie noticia de senhor do bonfim e regiao desdeja grato pela atencao forte abraco
De: iran barroso de souza rodrigue - E-mail: iranbarroso@hotmail.com
caro Jose Carlos, vimos informar que o motorista citado na reportagem de um atropelamento em nossa nesse domingo, não faz parte do quadro de motorista desta prefeitura, nem faz o transporte de alunos para a rede pública municipal.

LAGOA DO 33: Sei restitui limites territoriais e Distrito é reintegrado à Ourolândia

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (Sei), em reunião realizada na sede do Órgão na manhã desta terça-feira, 16, onde participaram diversas autoridades do Município de Ourolândia juntamente com diretores do Órgão, reconheceu o equívoco cometido pelos seus técnicos e reintegrou na sua forma original os limites territoriais do município de Ourolândia com Morro do Chapéu.
Com esta decisão o distrito de Lagoa do 33, com cerca de quatro mil habitantes, que a partir de 2007 havia sido considerado pela Sei com sendo pertencente ao Município de Morro do Chapéu, é reintegrado ao território do Município de Ourolândia com foi desde os primórdios da sua história.
O povo de Lagoa do 33 comemorou a decisão.

TRE cassa o prefeito de Ourolândia

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou por 6x0 na tarde desta terça-feira, 16, o prefeito de Ourolândia, Antônio Araújo de Souza (PMDB).
Segundo as informações da Assessoria Jurídica que cuida do caso, a decisão deverá ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias, mas ainda cabe recurso para Brasília, medida que, já esta sendo tomada pelos advogados do alcaide, e é preciso que a população partidária de ambos os lados contenha os ânimos e aguarde este resultado final.
Opinião de um dos advogados do alcaide
Na opinião de um dos advogados que cuidam do Processo, este foi julgado em total desrespeito a Constituição Federal. Segundo ele não foi permitido ao Prefeito Antônio Araújo o exercício da garantia constitucional da ampla defesa e do contraditório, pois o processo fora julgado sem permitir que o alcaide pudesse realizar qualquer tipo de provas, como por exemplo, a oitiva de testemunhas e exame pericial, além de diligências necessárias à busca da verdade, sem as quais, segundo o advogado do Prefeito, maculam o processo e o tornam nulo
.
Opinião de um advogado da outra parte
De acordo com o advogado João Daniel Jacobina, que requereu a cassação do prefeito em nome do segundo colocado na eleição local, Adinael Freire (PT), o Tribunal Regional Eleitoral deve realizar eleição complementar em Ourolândia para a escolha do futuro prefeito. O processo tramitava na Corte baiana desde 2008, embora ele também afirme que ainda cabe recurso da decisão.
A Corte considerou Araújo culpado ante as denúncias de que teria supostamente praticado caixa 2 na campanha de 2008. Com a decisão, após a publicação do resultado no Diário Oficial, assumirá temporariamente o comando do município o atual presidente da Câmara Municipal, Sargento Petrúcio Matos.

Balanço final Operação PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA 2010 - Del. 10/04 - PRF‏

Resultado da Operação PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA 2010, realizada pela Delegacia da PRF 10/04 - Senhor do Bonfim, com circunscrição na BR 407, km 00 ao km 230 ( Juazeiro - CapimGrosso ), e BR 324, km 356 ao km 444 (Capim Grosso - Riachão do Jacuípe), dos dias 12/11 a 15/11/2010:
TOTAL DE VEÍCULOS FISCALIZADOS - 380 TOTAL DE NOTIFICAÇÕES: 59 , sendo elas: CNH (SEM CNH, VENCIDA, CATEGORIA DIFERENTE... )
-07 ULTRAPASSAGENS PROIBIDAS
-22 TRANSPORTE IRREGULAR DE PASSAGEIROS
-02 USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
-01 CINTO DE SEGURANÇA
-02 EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS
-04 OUTRAS NOTIFICAÇÕES
-21 TESTES COM ETILÔMETROS ("BAFÔMETROS") EFETUADOS
-231 PESSOAS DETIDAS POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE
-01 PESSOAS DETIDAS POR OUTROS MOTIVOS
-01 ACIDENTES SEM VÍTIMAS
-01 ACIDENTES COM VÍTIMAS
-02 QUANTIDADES DE FERIDOS
-00 QUANTIDADES DE MORTOS
OCORRÊNCIAS:
Em Senhor do Bonfim, km 117 da BR 407 ( área do Posto PRF ), às 15:45h do dia 14/11/2010, foi preso Antonio Fernandes de Paiva, 54 anos,condutor do veículo VW/Gol Mi, placa JMY - 6360/BA, por dirigir sobinfluência de álcool. Ocorrência encaminhada à Polícia Civil local. Em Senhor do Bonfim, km 117 da BR 407 ( área do Posto PRF ), às 20:30hdo dia 14/11/2010, foi preso Lucio Ricardo Colono Fraiolli, 35 anos, condutor do veículo Scania/R124 GA4X2NZ 420, placa BXE 3814/SP, porpossuir mandado de prisão em aberto. Ocorrência encaminhada à Polícia Civil local.
A Operação Proclamação da República 2010, realizada pela Delegacia10/04 – Sr. Do Bonfim, obteve êxito, porque só foram registrados dois acidentes, com um total de dois feridos.
No combate a criminalidade, umcondutor foi preso por dirigir sob efeito de álcool, e outro por estarcom mandado de prisão em aberto.
Foram realizados 231 testes com osetilômetros da Delegacia.
Das 59 notificações de trânsito extraídas, a maioria foi de ultrapassagens proibidas, infração de trânsito que contribui para que os acidentes ocorram.
Insp. Lopes Júnior - Ch. do Núcleo de Policiamento e Fiscalização -Del. 10/04 - Senhor do Bonfim - Ba

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

FRANCISCO ASSIS: homenagem póstuma

"Meu primo Assis,

Aprendi muito com você, desde as férias que passava em sua casa às resenhas, brigas e a pilotar moto! E também aquelas velhas brigas de time de futebol, onde você achava que o Flamengo era sempre o melhor time!
Continuarei a tratá-lo pelo apelido, como sempre chamei “Tereza”...
Foi uma honra ter você como primo e irmão, e saiba que de suas filhas tomaremos conta com maior prazer!
É o mínimo que podemos fazer em sua eterna ausência, porque em sua agonia tenho certeza que você pediu isso à Taty, sua esposa.
Carregar o peso do teu caixão a punho foi difícil para toda nossa família. Mas carregar as lembranças que temos de você será fácil e ao mesmo tempo doloroso, pois são muitas e serão inesquecíveis pelo ser humano exemplar que fostes!
Aqui fica o meu muito OBRIGADO por ter existido em minha vida
TE AMO MEU PRIMO! Você fará muita falta para todos nós...
VÁ EM PAZ E QUE DEUS TE COLOQUE NO CÉU

Sentimentos,

Qhitt Carson Moreira
Qhitt Carson Arcanjo"

OUROLÂNDIA: MAIS UM ACIDENTE DE MOTO DEIXA HOMEM EM ESTADO GRAVE

Acredite se quiser: de acordo com o boletim de ocorrências da Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, às 15h25min deste feriado de segunda-feira, 15, João de Jesus Ribeiro (o “Bango”), 42 anos, natural de Jacobina, residente no Assentamento Mucunã, Ourolândia, deu entrada vítima de acidente de moto com diversas escoriações pelo corpo e suspeita de traumatismo craniano.
Segundo a atendente do Hospital ele havia ingerido bebida alcoólica, recebeu os primeiros socorros ainda na Unidade, mas devido a suspeita da gravidade do caso foi transferido para um hospital da capital do Estado.
Segundo as informações dos soldados da Polícia Militar de Ourolândia, Pita Junior e Lucas Pinheiro, João trafegava pela Avenida Alves Rodrigues na moto Titan 125, placa JMW 3225, licença de Senhor do Bonfim e ao se aproximar de um posto de combustíveis (mesmo local onde ocorreu o acidente com moto que matou Francisco Assis na última quinta-feira, 11) teria perdido o controle da moto chocando-se contra a traseira de outra motocicleta, uma Honda Bros Vermelha placa JMI 9314, que trafegava em sua frente.
Ainda segundo a Polícia o carona da moto Brós também sofreu algumas escoriações no joelho, mas foi atendido e liberado.
Diversos acidentes
Tem sido grande o número de acidentes envolvendo motos com vítimas graves e fatais em Ourolândia nos últimos meses. Nos últimos dias a média chega a um por dia. Passou a hora de um mutirão dos órgãos de trânsito no sentido de realizar campanhas educativas e preventivas e ainda de uma ação mais ostensiva de todos estes órgãos.
Com a palavra a Ciretran, a Prefeitura e as Polícias Militar e Rodoviária.

Garoto é degolado por avião na Chapada Diamantina

O garoto Cleber Santos, de 11 anos foi decapitado pela hélice de uma aeronave em Andaraí, na Chapada Diamantina.
Cleber Santos Souza, de 11 anos, estava atravessando uma pista desativada de vôo, quando foi surpreendido por uma pequena aeronave, e acabou atropelado.
Segundo o delegado Daniel Rodrigues Deholanda, que investiga o caso, o garoto foi atingido no pescoço pela asa do monomotor e teve a cabeça decapitada, sendo arremessada há mais de 100 metros.
A pista de vôo do município está abandonada há 20 anos, o que significa que a aeronave não tinha autorização para decolar, portanto, se tratava de um vôo clandestino
Repórter Tatú

ROMBO DO PANAMERICANO PODE SER MAIOR

O rombo no Banco Panamericano do apresentador e magnata (ex?) Sílvio Santos pode ultrapassar os R$ 2,5 bilhões, segundo a “Folha”. Quem vai dirimir e atestar oficialmente o tamanho do rombo causado pela má gestão é o Banco Central. A conclusão de que o buraco é maior veio da desconfiança de que os números foram revelados pelo grupo, sendo R$ 2,1 bilhões do Panamericano e R$ 400 milhões dos cartões de crédito. Como as informações são sempre inferiores ao que de fato existe, supõe-se que a situação seja mais grave. Não se sabe se as empresas do Grupo Silvio Santos, no seu conjunto, têm condições de cobrir o rombo, na medida em que o SBT, que o apresentador por ora não pretende vender, vale em torno de R$ 1 bilhão.
(Samuel Celestino)

PUBLICADAS NO BAHIA NOTÍCIAS

HOMEM É MORTO AO TENTAR APARTAR BRIGA DE CASAL

Um homem foi morto neste domingo (14), no Projeto Formoso, na zona rural em Bom Jesus da Lapa, no Vale do São Francisco baiano, quando tentava apartar uma briga de casal. Antonio Rodrigues dos Santos, 51 anos, foi atingido com vários golpes de faca desferidos por Wilson dos Santos Pereira, 36. O autor do crime estava em casa, onde comemorava seu aniversário com amigos, e começou a discutir com a sua mulher. Segundo a TV Oeste, a vítima tentou apaziguar a situação, mas foi morto por Wilson, que fugiu após o crime. A delegacia da cidade apura a situação e mantém as buscas pelo criminoso, que segue foragido.

EX-PREFEITO DE MARAGOJIPE MORRE DE INFARTO

O ex-prefeito de Maragojipe, cidade do Recôncavo baiano, morreu na manhã deste domingo (14). De acordo com o site Portal do baixo Sul, Ruben Guerra Armede, 55 anos, foi vítima de um infarto fulminante. Ele exercia, atualmente, a função de chefe do Gabinete da Prefeitura de Cairu. O prefeito da cidade, Hildécio Meireles (PMDB), o presidente da Câmara Municipal, Fernando Brito (DEM), secretários de governo, vereadores e servidores municipais compareceram ao sepultamento. Rubinho, como era conhecido, geriu Maragojipe de 1993 a 1996.
SÍLVIO SANTOS DEMITIRÁ 40 PARENTES
O empresário Senor Abravanel, o Sílvio Santos, decidiu demitir 40 parentes, seus e de sua mulher, que atuam no Grupo SS. De acordo com reportagem da Folha, a decisão foi tomada no sábado (13), após reunião entre Sílvio e os seus advogados. Segundo a matéria, a equipe teria concluído que o nepotismo em altos cargos de direção e confiança foi o principal motivo para que a fraude bilionária, que pode ultrapassar R$ 2,5 bilhões, tivesse ocorrido. A demissão de familiares, contudo, não atingirá o SBT.
UFBA DIVULGA GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou o gabarito do primeiro dia de provas do vestibular 2011, realizado neste domingo (14). A abstenção, conforme a instituição, foi de 8,8%, com 3.465 estudantes ausentes. O número é 2,3% superior ao registrado no ano passado, quando 2.603 (6,5%) vestibulandos se ausentaram do processo seletivo. Ao todo, 39.270 postulantes se inscreveram nos cursos tradicionais e 6.685 nos bacharelados interdisciplinares. Nesta segunda (15), são aplicadas as provas de matemática, ciências humanas e língua estrangeira. O curso mais concorrido é Medicina, com 39 candidatos por vaga, seguido de Psicologia e Direito. Clique aqui e confira o gabarito do primeiro dia.

BC INTIMARÁ PANAMERICANO ATÉ SEXTA

O Banco Central (BC) vai intimar até sexta-feira (19) os ex-diretores do Banco Panamericano para que expliquem as inconsistências contábeis que levaram a instituição a acumular um rombo de R$ 2,5 bilhões. A autoridade já encontrou indícios suficientes para abrir um processo administrativo contra os executivos

Dilma deve se mudar hoje para a Granja do Torto

Agência Estado
A presidenta eleita, Dilma Rousseff, passa o feriado de hoje em Porto Alegre com a família e, quando retornar a Brasília, o que deve ocorre no fim do dia, já deve se instalar na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República. O local será a residência de Dilma até a posse, no dia 1º de janeiro, quando ela se mudará para o Palácio da Alvorada.
Na semana passada, enquanto a presidente eleita acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem a Seul, na Coreia do Sul, a mudança de Dilma foi transportada da casa onde ela morou durante o período da campanha, no Lago Sul de Brasília, para a granja, que fica a menos de 20 quilômetros da Praça dos Três Poderes.
A mãe e a tia de Dilma, que atualmente vivem em Belo Horizonte, vão morar com ela em Brasília. Ao se mudar para a Granja do Torto, Dilma Rousseff repete o que fez o presidente Lula em 2002, durante a transição. Lula também permaneceu na granja durante a reforma do Palácio da Alvorada, entre dezembro de 2004 e março de 2006. A Granja do Torto já foi a residência oficial de dois presidentes da República: João Goulart e João Baptista Figueiredo. As informações são da Agência Brasil.

Motorista morre em acidente de ônibus com a banda "O Troco"

Glauco Wanderley, da Sucursal de Feira de Santana

O motorista do ônibus que transportava a banda de pagode “O Troco” morreu em acidente na BR 101, quando o grupo se dirigia ao município de Irará, para uma apresentação, na madrugada desta segunda-feira, 15. José Carlos da Silva Amorim, 59 anos, foi levado para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, mas não resistiu.
Outros três ocupantes do ônibus ficaram feridos e foram socorridos pelo SAMU. Entre eles o vocalista Marivaldo Ferreira Santos, 28 anos, conhecido como Mário. O hospital informou que o cantor está consciente, conversando e dispensa ajuda de aparelhos para respiração. Mesmo assim deve ser transferido para um hospital particular em Salvador, juntamente com Leandro Cerqueira de Oliveira, 17 anos, este em situação mais grave, inconsciente e usando respirador artificial.
Uma outra vítima, Leonardo Miranda Ramos, 25, teve apenas escoriações leves. Um quarto ferido, cujo nome o hospital não soube informar, foi levado diretamente para o Hospital Geral do Estado.
O acidente ocorreu pouco antes de três da manhã, próximo da entrada para Conceição do Jacuípe. O ônibus bateu contra um caminhão carregado de maracujá.