sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

INVESTIGADOR DE POLÍCIA CIVIL ESCLARECE SOBRE DENÚNCIA DE CONSELHEIRA TUTELAR

Santiago Rodrigues- Investigador de Polícia Civil - "Faço um papel que não é meu".
O investigador de Polícia Civil, lotado na Delegacia de Ourolândia, Santiago Rodrigues, procurou nossa redação para esclarecer a denúncia feita pelo Conselho Tutelar sobre as ocorrências que não estariam sendo registradas naquela Delegacia.
De acordo com Santiago, os procedimentos em relação às ocorrências do Conselho Tutelar que são de competência da Delegacia emperram na falta de um delegado.
Sou pago pelo Estado para exercer minha função como investigador, que é sair em busca das autorias dos crimes, porém, por falta de efetivo e de equipamento, tenho feito um papel que não é meu (dando expediente interno na parte de registro de queixas e pequenas audiências). Portanto quero deixar claro que o pessoal do Conselhor Tutelar deve estar se referindo aos inquéritos e não as queixas, pois todas levadas pelo órgão eu registrei, contudo, admito, que os inquéritos não estão sendo instaurados por falta de um delegado na cidade, porque é somente de competência do delegado a instauração de inquéritos”, afirmou.
Santiago lembra ainda que muitas intimações deixam de ser entregues por falta de uma viatura, ficando a maioria dos casos sem elucidação.
Já o superintendente de Administração do Município, Antonio Neto, relata que existe um convênio firmado entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Município onde à Prefeitura compete: fornecer alimento para os presos; ceder, em casos de urgência, uma viatura abastecida; efetuar limpeza; abastecimento de viaturas e fornecer alojamento aos visitantes da SSP.
Neto informa ainda que a Prefeitura tem feito o que pode para cumprir com sua parte no convênio, inclusive fornece material de informática, material de escritório, material de expediente, o prédio e internet, itens que não estão no contrato, mas infelizmente o Estado não tem feito o que deve. Tanto que não existe uma viatura, falta efetivo policial; um delegado efetivo; Sistema Integrado de Informações; coletes e armamentos.

PREFEITURA REALIZA O LANÇAMENTO DA CONFERÊNCIA DA CIDADE

Mais de 70 representantes de diversas comunidades e assentamentos de todo município estiveram na manhã desta quinta-feira, 15 de janeiro, na Sede da Cooperativa Mista Agropecuária de Ourolândia, atendendo ao convite do prefeito Antonio Araújo para a escolha dos membros da Comissão preparatória e lançamento da Conferência Municipal das Cidades a ser realizada no próximo dia 25 de janeiro na Câmara de Vereadores de Ourolândia.
Durante a reunião foram apresentadas as resoluções do Conselho Nacional das Cidades e os dispositivos do Regimento da 3ª Conferência Estadual das Cidades relativos à realização da Conferência Municipal e eleição de delegados.
O prefeito aproveitou a presença dos produtores para falar sobre o novo modelo de produção agrícola que a Prefeitura pretende implantar no Município. “Nossa preocupação é montar negócios tendo a propriedade como principal fonte de renda para que vocês jamais saiam de suas terras”, disse.
Mais adiante ele lembrou que “a paixão às vezes atrapalha, aqui não é lugar de criar vacas! Aqui é lugar de criar cabras e ovelhas. Vacas aqui somente nos causam preocupação e dores de cabeça”, observou.
Além dos produtores e do prefeito Antonio Araújo participaram ainda o diretor da Associação do Municipios da Chapada (AMPC) Luciano Gallo, vereadores, lideranças políticas, secretários, diretores e coordenadores escolares.

O SORRISO DE ANTONIO DE COTA COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA

Antonio Francisco da Silva (Antonio de Cota) completa mais um ano de vida hoje, em 15 de janeiro. Esposa, filhos, familiares e amigos estarão nesta noite em sua residência no povoado de Casa Nova, município de Ourolândia, comemorando a data festiva. Antonio de Cota é desportista e muito querido em sua comunidade. Desejamos toda felicidade e longa vida ao aniversariante!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

RUAS DE CASA NOVA RECEBEM PAVIMENTAÇÃO

As três principais vias públicas do Povoado de Casa Nova, no município de Ourolândia, já se encontram em fase de conclusão das obras de pavimentação. De acordo com o vereador representante da comunidade, Ademar Ferreira, a obra sempre foi um sonho dos moradores que sofriam muito com a poeira em época de seca e com a lama em tempos chuvosos. “Estamos gratos ao prefeito Antonio Araújo por ter atendido nossa reivindicação”, agradeceu o vereador.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia nesta quarta-feira, 13 de janeiro.

Conselheira Tutelar de Ourolândia diz que Delegacia de Polícia local não registra as ocorrências do CTO

Durante a reunião realizada nesta terça-feira, 12, no Centro Administrativo de Ourolândia, os Conselhos do Idoso, de Assistência Social, Conselho Tutelar e do Peti apresentaram diversas reclamações contra órgãos que atendem às classes envolvidas, mas duas delas merecem maior atenção das autoridades.
Atendimento na Casa Lotérica
Um dos conselheiros relatou o tipo de atendimento da Casa Lotérica que, segundo ele, vem deixando a desejar nos quesitos boas maneiras e cumprimento do Estatuto do Idoso. “Recentemente um senhor reclamou do calor no interior do estabelecimento e o gerente disse que quem quisesse se refrescar que trouxesse um ventilador de Casa. Outra é que eles não estão cumprindo o que preconiza a Lei do Estatuto do Idoso que estabelece atendimento preferencial, imediato e individualizado aos idosos, por parte de órgãos públicos e privados”, denunciou o conselheiro.
Delegacia de Ourolândia
Já uma conselheira tutelar denunciou que a Delegacia de Polícia Civil de Ourolândia tem se negado a registrar as queixas contra os infratores de menores por mais graves que sejam. “Nenhuma das ocorrências que nos últimos meses o Conselho Tutelar de Ourolândia (CTO) levou ao conhecimento da Delegacia foram registradas pelo agente. Ele, sequer ouve os acusados”, delatou a conselheira.
Espera-se uma mínima atitude do presidente do Conselho Tutelar levando os fatos ao conhecimento do Ministério Público.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE OUROLÂNDIA INCINERA 25 KG DE CARNE PODRE

25 kg de carne em estado de putrefação foram incinerados pela Vigilância Sanitária de Ourolândia na manhã do sábado, 09 de janeiro.
A “mercadoria” estava dentro de um Box no Centro de Abastecimento de Ourolândia e pertencia a uma comerciante de Jacobina, conhecida pelo prenome de Silvinha, que também comercializa carnes em diversas cidades da região. No momento do ocorrido a comerciante se encontrava em Jacobina e se deslocou até a cidade de Ourolândia confessando na presença dos fiscais da Vigilância a propriedade da carne e atribuiu a culpa aos seus funcionários que, segundo ela, esqueceram o produto fora dos freezers.
O Caso
Por volta das 08:00 horas do sábado, 09, um forte mau cheiro de carniça e centenas de milhares de bichos tomavam conta do Centro de Abastecimento quando populares denunciaram à Vigilância Sanitária Municipal que foi até o local e interditou o Box.
De consonância com a Lei Municipal 056 de 31 de março de 2003, que institui o Código Municipal de Vigilância Sanitária de Ourolândia, em seu artigo 80, Dona Silvinha, além de ter recebido advertência, apreensão da mercadoria e inutilização foi multada em R$ 350,00 e poderá ter seu alvará cassado, informou o advogado do município, Bel. Bruno Tínel de Carvalho.