sábado, 25 de julho de 2009

CRÔNICA DO DOMINGO - CELULAR EM OUROLÂNDIA

Por Evilásio Alves:
“A Torre da Esperança”

A população de Ourolândia há vários anos vem sofrendo sem a comunicação via celular, na eterna agonia olhando para a torre instalada que, para o sertanejo, não passa de um “aeroporto de pardais e andorinhas”.
O comentário é grande e a pergunta não se cala: “quando isso vai funcionar? Por que em outras cidades menores tem celular e aqui não?”. Enfim, chega a ser uma humilhação para todos! Explicação nenhuma, ninguém fala nada.
Por favor, autoridades dêem uma explicação à população sobre o que de fato está acontecendo. Senhores empresários da OI e da CLARO, digam-nos que empresas são essas, que montam essas torres e ninguém lê uma placa com informações técnicas a respeito das mesmas, ninguém sabe quem são seus engenheiros responsáveis. Os funcionários que nelas trabalham não sabem explicar nada, enfim é um desrespeito ao cidadão. Já são anos na espera desse celular que não vem. O cidadão ourolandense vive hoje isolado e humilhado em função de comentários contando que o mesmo vive no atraso, numa cidade de um potencial industrial incomparável, que cresce a cada dia e de um povo trabalhador, mas sem comunicação. “Quem não se comunica se trombica” já dizia o saudoso Chacrinha.
Por favor, autoridades ou responsáveis queremos uma satisfação sobre o sistema de telefonia celular de Ourolândia, sobre a “torre da esperança”.
O comércio investiu na compra de aparelhos, mas quase não consegue vender e quem já comprou um aparelho de celular observa-o inútil na estante na esperança de um dia encontrá-lo tocando. O amigo Gledivan Fontes diz: “Não compro um celular por que ainda não vi a operadora funcionar, sou do tipo que só acredita vendo”.
Ratifico aqui meu protesto! Uma verdadeira falta de respeito por parte destas operadoras, não se sabe o que passa entre elas! Celular em Ourolândia é um sonho perto ou distante? Quem pode responder?
Em nome da nossa isolada população, imploro que as torres instaladas na cidade de Ourolândia se tornem o mais rápido possível uma realidade e deixe de ser símbolo de humilhação.

Evilásio Alves,
Cidadão de Ourolândia.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

ESCOLA JOSÉ FÉLIX REALIZA ELEIÇÕES PARA NOVA DIRETORIA

Irailton Ferreira - Marcos Venicio - Givanildo Sousa

A Escola Municipal José Félix da Silva, situada no Povoado de Baixas de Zé Félix, município de Ourolândia, realizou em dia 21 de julho de 2009, as eleições e posses para a nova Diretoria; Conselho Fiscal e Deliberativo; conselheiros e seus respectivos suplentes da Unidade Executora Caixa Escolar Núcleo V da Escola.
O evento contou com a presença de funcionários da Escola, diversos pais e responsáveis de alunos de 5ª a 8ª séries.
Resultado das Eleições:

MEMBROS DA DIRETORIA

PRESIDENTE – Marcos Venicio Félix de Lima
TESOUREIRO – Irailton Ferreira da Silva
SECRETÁRIO – Givanildo Sousa Ribeiro

CONSELHO FISCAL
PRESIDENTE – Erotildes Souza de Jesus

MEMBROS EFETIVOS
Iracema de Oliveira Silva
Agustinho Ferreira de Jesus

SUPLENTES
Benedita da Conceição do Santos
Luciene Novais de Carvalho

CONSELHO DELIBERATIVO
PRESIDENTE – Irene Maria Pereira Oliveira
SECRETÁRIA – Andréa Félix da Silva

CONSELHEIROS
Jacione de Lima Souza Lopes
Márcio Pereira de Melo
Josenilson Carlos dos Santos
Nadja Rodrigues de Souza
Rosineide Pereira da Silva

SUPLENTES
Nildo Gomes de Lima
Janira José Paixão
Evanilde Silva Santos
Márcia Lima de Jesus
Gildete da Conceição Santos de Oliveira

OUROLÂNDIA: RUAS NECI NOVAIS I e II JÁ ESTÃO SENDO PAVIMENTADAS

Rua Neci Novais I - Obras de pavimentação
Rua Neci Novais II - Obras de pavimentação
.
A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento da Gestão Municipal, está contemplando mais duas ruas com obras de pavimentação. “Desta feita, a exemplo de moradores de outras ruas recentemente pavimentas, os da Neci Novais I e Neci Novais II, situadas nas proximidades do Bairro 13 de Junho, já podem comemorar também”, avisa o secretário de Administração José Carlos Benigno.
As obras tiveram início em 20 de julho e, segundo informações do chefe do Setor de Obras, estarão concluídas até o dia 30 de julho de 2009.

PARCERIA FAZ A ÁGUA DA EMBASA CHEGAR AO POVOADO DE SÃO BENTO




Valas abertas por onde passará a rede de água para o São Bento
.
A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento da Gestão Municipal, o governo do Estado através da Embasa e o empresário ourolandense do ramo do mármore, Filomeno Bezerra, firmaram uma parceria e juntos estão trabalhando para que os moradores do Povoado de São Bento recebam água de boa qualidade fornecida pela Embasa.
A concessionária de águas e esgotos forneceu a quantia em torno de três mil metros de canos, a Prefeitura cedeu os colaboradores, o óleo diesel e um operador de retro escavadeira e o empresário a máquina que está cavando as valas por onde passará a rede de água.
O prefeito Antonio Araújo vê nesta parceria uma ação inteligente e um mecanismo eficiente na provisão dos serviços públicos. “Os moradores do Povoado de São Bento estão recebendo água tratada por conta de uma ação dividida entre o poder público e a boa vontade da iniciativa privada aqui representada pelo empresário Filomeno. Que sirva de exemplo para outros empresários de Ourolândia como também para gestores e empresários de outros municípios”, afirmou o prefeito.

FINAIS DO PROJETO BOM DE ESCOLA BOM DE BOLA ACONTECEM NO PRÓXIMO DOMINGO







O Projeto Bom de Escola Bom de Bola (campeonato de futebol infantil, promovido pela Prefeitura de Ourolândia que envolve garotos de ambos os sexos estudantes das escolas do Município), terá suas finais realizadas no próximo domingo, dia 26 de julho, a partir das oito horas no Estádio Municipal de Ourolândia.
Estarão decidindo o titulo: no masculino, as equipes da Escola Professor Tavares da Sede X Escola Francisco José, de Casa Nova; no feminino, Escola Professor Tavares da Sede X Escola Castro Alves do Povoado de Catarina.
O Projeto Bom de Escola Bom de Bola tem como principal objetivo usar a paixão nata pelo futebol para aguçar o interesse dos mesmos a melhorar o comportamento e aprimorar o aprendizado. A secretária de Educação, Aldiran Vasconcelos, explica que, propositadamente, só participam do campeonato os alunos que tiram boas notas nas provas e que têm bom comportamento em sala de aula. “Depois do Bom de Escola Bom de Bola, melhoramos bastante o nível do aprendizado e o comportamento dos alunos em nossas escolas”, testemunhou a secretária.
O Projeto foi implantado em Ourolândia ainda no ano de 2007, pelo ex-jogador de futebol amador, Emanoel Santos Luz, que hoje ocupa o cargo de Gestor Efetivo no Município e adotado no mesmo ano pelo prefeito Antonio Araújo. Na edição deste ano a Secretaria de Educação coordenou o Programa e se envolveram de forma efetiva: o professor de Educação Física, Romel, as professoras: Saane, Juliana, Geovana, Rita, Mona, Aldiran, o locutor narrador de futebol Cristiano e toda equipe que faz a Secretaria de Educação de Ourolândia.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

OUROLÂNDIA REALIZA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


Escola Municipal Sonho de Criança

Representantes da sociedade civil compareceram
.

Com o tema “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal” a Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Assistência Social, realizou durante o dia da terça-feira, 21 de julho, no Plenário da Câmara de Vereadores, a 3ª Conferência Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente.
O evento contou com maciça participação da sociedade e discutiu o Eca – Estatuto da Criança e do Adolescente; a promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdades; a proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; o fortalecimento do sistema de garantia de direitos; a participação de crianças e adolescentes nos espaços de cidadania e a gestão da política voltada para crianças e adolescentes. Em seguida foi discutido também um plano para o período de dez anos visando fortalecer a relação entre governo e a sociedade civil para maior efetividade na formulação, execução e controle das políticas que serão desenvolvidas para as crianças e os adolescentes.
A Escola Municipal Sonho de Criança, sob a coordenação da professora Adriana, apresentou algumas dinâmicas com alunos de até dez anos envolvendo o tema da Conferência.
Além dos representantes de diversos setores da sociedade civil organizada, participaram também o prefeito Antonio Araújo, secretários municipais, professores, conselheiros tutelares e os diretores do Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

COELBA ATENDE REIVINDICAÇÃO DOS MORADORES DA RUA JOSÉ DOMINGOS EM OUROLÂNDIA

Rua José Domingos, Ourolândia - Receberá uma rede de energia

A Coelba, através do seu coordenador de Relacionamentos, Dorivaldo Alves, respondeu à Prefeitura de Ourolândia, na manhã da terça-feira, dia 21 de julho, através de email, atendendo ao pedido feito pelos moradores da Rua José Domingos, situada ao lado do Estádio Municipal de Futebol, através do Blog de Ourolândia, no sentido da instalação de uma rede de energia na citada Rua. Na quarta-feira, dia 22 uma empresa pré-posta da Coelba enviou técnicos à Ourolândia que estiveram no local fazendo o levantamento topográfico já visando atender ao pleito.
É importante destacar a presteza, solicitude e excelente atendimento do coordenador de Relacionamentos da Coelba - Escritório de Jacobina, Dorivaldo Alves, que não vem medindo esforços no sentido de atender aos pedidos da população. Nota 10 ao coordenador e à toda equipe da Coelba.

ASSENTAMENTO LAGOA DE DENTRO E PREFEITURA DE OUROLÂNDIA BUSCAM ESTABELECER PARCERIAS

Assentados de Lagoa de Dentro no Município de Ourolândia
.
Em reunião realizada na noite da terça-feira, dia 21 de julho, na sede da Escola do Topa – Todos pela Educação - no Assentamento Lagoa de Dentro, a Prefeitura de Ourolândia, representada pelo gestor, Emanoel Santos Luz e o secretário de Administração, José Carlos Benigno, discutiu com os moradores algumas questões inerentes ao associativismo como também a programação para implantação de energia através do Programa Luz Para Todos no Assentamento.
Demarcação das terras
Os assentados reivindicaram do Poder Municipal o serviço de topografia que demarcará as áreas de terras no local. São 3.600 tarefas a ser divididas em 40 lotes.
O prefeito Antonio Araújo já custeou as despesas do orçamento da topografia que custará em torno de R$ 3,7 mil. A questão agora é a execução do serviço, pois depende de um convênio a ser firmado entre a Prefeitura e a Associação dos Assentados de Lagoa de Dentro. Um dos diretores da Associação confessou durante a reunião que existem algumas pendências junto a Receita Federal. O Secretário José Carlos Benigno, informou que a Prefeitura aguardará apenas a regularização da documentação da Associação para a efetivação do convênio, mas observou que existe uma condicionante: será preciso que a comunidade queira de fato aprender a produzir naquelas terras. “Neste sentido existe a disposição do prefeito Antonio Araújo em promover parcerias nas capacitações e em todos os itens necessários aos senhores assentados”, afirmou o secretário.
Luz Para Todos
O Senhor Emanoel, informou que o Comitê Gestor do Programa Luz para Todos prevê o início das obras de implantação da rede de energia no Assentamento para o mês de agosto próximo. Os assentados cobraram ainda o patrolamento da estrada vicinal que liga a comunidade até a BA 368. Benigno prometeu que a Prefeitura executará o serviço até o final do mês de agosto de 2009.
Topa
A alfabetizadora do Topa informou que a maioria dos alunos não está freqüentando as aulas em virtude de problemas na visão já que as aulas acontecem a noite e a energia solar que ilumina a Escola não está em boas condições. A maioria dos alunos é composta por pessoas acima dos 50 anos.

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA APOIA INCIATIVA DO VITÓRIA ESPORTE CLUBE DE SALVADOR


A Diretoria do Vitória Esporte Clube de Salvador, através do seu Departamento de Futebol Amador, estará enviando à Jacobina no próximo dia 15 de agosto o seu coordenador das Divisões de Base, João Paulo Sampaio (filho da ex-vereadora Netinha do Junco) que estará comandando uma avaliação técnica com garotos nascidos entre os anos de 1992 a 1999. Os da faixa etária dos 10 aos 13 anos serão avaliados a partir das oito horas e os dos 14 aos 17 anos a partir das quatorze horas.
O evento acontece no Estádio José Rocha e as inscrições poderão ser feitas em Jacobina na Casa Esporte situada no Calçadão ou ainda em Ourolândia na Cooperativa Mista Agropecuária com Emanoel Santos Luz, o Biléu.
A inscrição custa cinco reais por atleta.
Merecido destaque para o atleta jacobinense Nuna Vilas Boas. Ele não está medindo esforços para organizar o evento que vai possibilitar ao Clube baiano enviar o avaliador até a cidade de Jacobina e com isso abre uma porta de esperança para garotos que jogam futebol no Portal da Chapada Diamantina.
A Prefeitura de Ourolândia que apóia a iniciativa do Vitória e de Nuna estará promovendo a inscrição e encaminhamento de alguns garotos que participam do Programa Municipal Bom de Escola Bom de Bola. Em Ourolândia o Programa foi implantado por Emanoel Santos Luz em 2007 e adotado pela Prefeitura no mesmo ano.
Maiores informações através: 74 8817 2647/9964 0596 ou ainda 3681 2109

terça-feira, 21 de julho de 2009

PROJETO JACOBINA MUSICAL APRESENTA O 1º TALENTO DA CRIANÇA

Do site http://www.blitztotal.com.br/
.
O Projeto Jacobina Musical, idealizado pelo músico e radialista jacobinense Ubirajara Santos, apresentará no Centro Cultural de Jacobina dia 25 de julho, sábado, a partir das 19h30 o 1º TALENTO DA CRIANÇA. Crianças de até 12 anos que cante ou toque algum instrumento poderão se inscrever no Centro Cultural até o dia 24 para participar. Haverá premiação para os primeiros colocados.
No ato da inscrição a criança deverá estar acompanhada dos pais ou responsável. Dentro ainda desta promoção, o Projeto Jacobina Musical estará durante toda a semana recolhendo doações de roupas e agasalhos infantis que serão doados a famílias carentes. As doações poderão ser entregues no escritório da Rádio Jacobina FM. Faça sua doação e participe do 1º TALENTO DA CRIANÇA. Mais informações através do número 8802-7987 (foto: da esquerda para direita, Daniel, Badu e Ubirajara Santos, idealizador do Projeto Jacobina Musical). Do site http://www.blitztotal.com.br/

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA CRIA O PROGRAMA “EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA”

Produtores de outras cidades cultivam plantações de cebola e tomate irrigadas em terras alugadas no vale do Rio Veredas em Ourolândia gerando alta produção e muitos empregos provando que é possível produzir no Sertão
.
De acordo com levantamentos feitos pela Secretaria de Educação do Município de Ourolândia muitos homens tidos como fazendeiros na região, desestimulados pelo insucesso em suas atividades econômicas no campo, estão abandonando suas atividades no meio rural e buscando empregos na Prefeitura por não acreditar mais nas atividades agrícolas.
Em virtude disso a Prefeitura de Ourolândia, através da Diretoria de Educação Complementar e Secretaria de Administração, está implantando no Município o programa “Educação Empreendedora” que tem como principal objetivo treinar e estimular jovens a observar, analisar e criar boas oportunidades produtivas a partir das possibilidades locais e regionais contribuindo para que os mesmos executem um projeto empreendedor de forma segura e consciente a partir das vertentes econômicas locais.
Procurado para falar sobre o assunto o prefeito Antonio Araújo explica que “aqui existe muita terra e pouca produção devido a falta de conhecimento e por isso queremos ensinar maneiras técnicas, sobretudo aos jovens, para que explorem as atividades econômicas de forma científica. A maioria dos nossos jovens perdeu a crença no capacidade de produção do meio rural em virtude do insucesso dos pais e isso me preocupa. Os arranjos produtivos locais são ricos e o Programa vem focando uma visão real da riqueza que é possível vislumbrar através do empreendedorismo rural contemporâneo aliado ao conhecimento científico e a utilização das ferramentas corretas”, contou.
Geovana Silva que é a coordenadora pedagógica do programa também vê uma geração de incrédulos descendentes da atividade agrícola em Ourolândia e atribui isso a falta do conhecimento que fez com que o homem do campo sucumbisse em função dos erros técnicos cometidos durante as atividades de sobrevivência no campo.
Ela explica que na primeira fase o Programa oferece aos alunos uma proposta pedagógica composta de módulos envolvendo conhecimentos sobre Sociologia; Contextualização Geográfica; Noções de Administração e Empreendedorismo. Em outra etapa o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - será parceiro e assumirá o conteúdo programático do Projeto.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

NETOS DO REI DO FUTEBOL VISITAM OUROLÂNDIA

Os netos de Pelé na companhia do pai, Ozeas; do avô, Pelé e do apresentador Milton Neves

Os netos de Pelé, o Rei do Futebol, Octavio de 10 anos e Gabriel de 08 anos, que já são atletas das divisões de base do Atlético do Paraná estão em visita a cidade de Ourolândia. Os garotos vieram em companhia do pai, o pastor Ozeas Felinto, viúvo de Sandra, ex-vereadora da Cidade de Santos (SP), filha de Pelé que morreu de câncer há três anos e era a mãe dos garotos.
Ozeas agora é casado com a cantora gospel Cristiane Marques, natural do Povoado de Alagadiço município de Ourolândia e por isso resolveu fazer uma homenagem a sua terra natal lançando lá o seu mais novo CD, intitulado de “É A SUA VEZ”. O pai dos garotos informou que eles participam do Show cantando com a madrasta a música “A ARCA” décima faixa do CD.
A Prefeitura de Ourolândia vai apoiar o show gospel que acontece nesta quarta-feira a noite em Alagadiço. O prefeito Antonio Araújo aproveitou a oportunidade e convidou os garotos que deverão abrilhantar a grande final do Projeto Bom de Escola Bom de Bola que acontece no próximo domingo, dia 26 de julho, a partir das nove horas no Estádio Municipal de Ourolândia.

PREFEITO DE OUROLÂNDIA DECRETA LUTO OFICIAL PELA MORTE DE FERNANDO DALTRO

O prefeito Antonio Araújo decretou na manhã desta segunda-feira, dia 20 de julho, Luto Oficial por três dias no Município pela passagem da morte do ex-prefeito de Jacobina e ex-deputado estadual, Fernando Daltro, ocorrida nesta manhã de segunda-feira dia 20 de julho.

Veja abaixo matéria publicada pelo site http://www.blitztotal.com.br/ sobre a morte de Fernando Daltro.


“Faleceu na manhã desta segunda-feira, 20, no Hospital Português, em Salvador, o ex-prefeito de Jacobina e ex-deputado estadual Fernando Mário Pires Daltro, advogado por formação, nascido em 17 de setembro de 1929, em Jacobina, filho de Pedro Cerqueira Daltro e Esther Dias Pires Daltro, casado com Edna Moreira Pinto Daltro.
Desta união conjugal, tem como filhos: Maria Esther, Maria Fernanda e Fernando Mário Júnior. Na infância cursou o Primário na Escola Alice Figueiredo, o Ginasial no Colégio Ypiranga e o Clássico no Colégio Marista, em Salvador. Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, em 1953.
Muitos em Jacobina e região lembram do Lema Fernandão 70 que o levou a chefiar o município de Jacobina entre 1971-1974, antes disso foi eleito vereador em 1962. Deputado Estadual pela Aliança Renovadora Nacional-ARENA, 1975-1979, reeleito pela ARENA, 1979-1983 e pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB, 1983-1987, reeleito Constituinte PMDB, 1987-1991. O seu sepultamento ocorre ainda no dia de hoje, no Cemitério Jardim da Sauade, na capital baiana. Fernando Daltro abre uma lacuna na história política e social de Jacobina e região, com o seu falecimento. (adaptações da Assembleia Legislativa do Estado)”

ACIDENTE DE MOTO DEIXA VÍTMA EM ESTADO GRAVE NO POVOADO DE CATARINA

De acordo com o Plantão da Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, por volta das duras horas e vinte minutos da madrugada do domingo, dia 19 de julho, deu entrada naquela Unidade os pacientes Ronaldo Rodrigues da Silva, 23 anos e Djone de Tal, 16, que estava inconsciente, ambos residentes no Povoado de Catarina.
Os dois, formas vítimas de um acidente envolvendo uma motocicleta. Ronaldo contou que estavam se deslocando para a cidade de Umburanas quando Djone caiu da garupa da moto e este ao tentar voltar para socorrê-lo também caiu. O ex-vereador, Neto da Catarina, que prestou socorro, revelou que eles não usavam capacete no momento do acidente.
As auxiliares de enfermagem, Luciete e Rosangela, disserem que as vítimas tiveram que ser transferidas para Jacobina, entretanto o caso de Djone era o mais grave, e, em virtude de uma forte pancada sofrida na cabeça, de lá foi transferido para Salvador .