sábado, 17 de julho de 2010

HISTÓRIAS DA MINHA VIDA: HOMENAGEM A NATANAI FREIRE DO OURO, BAIO

Em meados dos anos 80 eu morava em Jacobina, mas me estabelecia comercialmente em Lages do Batata onde administrava o arrendamento de uma sorveteria e lanchonete, a Sorveteria São Geraldo.
Além de vender ao comércio local, fornecíamos também picolés e sorvetes em larga escala para diversos lugares da região onde mantínhamos congeladores nos principais pontos de comércio e, a cada 15 dias, fazíamos o reabastecimento recebendo o pagamento correspondente à quantidade de produtos vendidos pelo comerciante.
Em Ourolândia, pelos laços de amizade desde a época do meu avô, e principalmente pela conduta ilibada, nossos produtos eram comercializados em três grandes congeladores, por Natanai Freire do Ouro, o agora saudoso Baio, meu padrinho, amigo meu e da minha família, no Mercadinho Freire, à Praça José Prado Alves.
Baio era o campeão de vendas do nosso produto, chegando a escoar em torno de seis mil picolés e trezentos sorvetes durante o período dos 15 dias. É bom lembrar que naquela época sorvete e picolé em Ourolândia era ainda um produto muito desejado. Talvez o fato da Feira Livre ser realizada na Praça onde ficava o estabelecimento ajudasse também nas vendas.
Numa tarde de verão, recebi um recado do “Meu Pardinho Baio” (era assim que eu carinhosamente o tratava) avisando que no seu estabelecimento faltara os produtos já há mais de oito dias.
Para as entregas usávamos um Pick Up Fiat Fiorino, e saía eu às pressas para atender a solicitação do cliente quando, ainda em Lages, a danada quebrou a junta homocinética (quem teve uma sabe o quanto isso dava defeitos) ficando o carro inerte, sem tração.
Sem saber o que fazer já me desesperava (picolé é produto que não pode ficar muito tempo fora de refrigeração) e também não poderia perder a oportunidade de faturar mais que o programado para aquela quinzena.
Como mágica a solução caiu do céu! Percebi um ônibus da extinta Empresa de Transportes Jacobinense, parado ao lado da pista com destino à cidade de Umburanas, via Ourolândia. Fui até o motorista e lá, para minha surpresa, tratava-se de um velho amigo (João de Josué, um filho de Ourolândia). Expliquei a situação e ele imediatamente se prontificou a levar as enormes caixas de isopor até o destino e fazer a entrega no Mercadinho Freire. Tentei pagar o frete e ele gentilmente se negou a receber qualquer valor, me afirmando que fazia questão de me prestar aquele favor, afinal se tratava de um amigo.
E foram os picolés e sorvetes no bagageiro do ônibus...
Cerca de 20 e poucos dias depois me dirijo até Ourolândia e ao chegar ao Mercadinho Freire percebi meu padrinho com um comportamento diferente do comum, me tratando com certa frieza. Estranhei, mas resolvi atribuir o gesto a algum problema que não fosse eu e me dirigi aos congeladores, percebi que todos estavam vazios! Ótimo, pensei: “e não é que já vendeu tudo novamente?” Fiquei mais alegre que pinto no lixo, peguei um tamborete e fui juntar-me ao meu padrinho e mais uns dois amigos que conversavam sentados em frente ao estabelecimento.
Nisso meu padrinho resolveu tocar no assunto: - Tô meio chateado com você. Já tem quase 30 dias que você não aparece e os clientes estão deixando de comprar seu produto. Mandei recado e você sequer me deu satisfação...
-Interrompi e perguntei:
- O senhor não recebeu? Eu mandei pelo ônibus da Empresa Jacobinense há mais de 20 dias !
- Então tome providências porque a mercadoria não chegou aqui.
Pedi desculpas pelo ocorrido e saí direto para Jacobina onde ficava a garagem da citada empresa (exatamente onde hoje é a garagem da Hila Transportes, no Bairro da Caeira próximo ao Centro de Convivência do Idoso).
Lá chegando fui até onde ficavam estacionados os ônibus e procurei por João de Josué. Alguém me informou que ele havia viajado e que só retornaria na outra semana. Procurei qual o carro que ele trabalhava e se o mesmo estava no pátio. O rapaz apontou com o dedo para o ônibus n.200. Perguntei se poderia verificar no bagageiro se havia algo esquecido por mim há cerca de 20 dias. Recebi a permissão e para minha surpresa, ao abrir os porta malas deparei-me com as enormes caixas de isopor, nelas, milhares de palitos e papeis nadando num mar de um suco colorido com cheiro de sorvetes e picolés!!!
Depois disso, nunca mais encontrei com João de Josué! Mas ao menos voltei a negociar com meu padrinho, tendo de volta a seriedade e o sorriso dele.
José Carlos Benigno.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

CULTURA EM EXTINÇÃO: VIDA DE VAQUEIRO

Dedicamos este vídeo a todos os vaqueiros que viveram a vida de gado e fizeram a história dos Sertões, em especial ao saudoso José Benigno do Rosário (Zé Vaqueiro), patriarca da família Benigno, um dos milhares de vaqueiros que Ourolândia teve e que viveu mais de cem anos.

Flamengo vai demitir Bruno por justa causa e processá-lo

Agência Estado

O Flamengo vai rescindir o contrato do goleiro Bruno e processá-lo por perdas e danos à imagem do clube. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira pela presidente do clube, Patrícia Amorim, em entrevista à TV Globo.

A medida foi uma recomendação do conselho de juristas formado para estudar o caso do goleiro, preso pelo suposto sequestro e assassinato de sua ex-amante Eliza Samudio. Logo depois da divulgação do desaparecimento de Eliza, o clube afastou o jogador, que era capitão do time.

"Naquele dia, ainda não havia surgido depoimentos, nem indiciamento, muito menos a prisão, ele era apenas suspeito", explicou Patrícia.

Segundo ela, o jogador afirmou que gostava do Flamengo, que era inocente, mas não demonstrou nenhum tipo de emoção. "Ele estava muito tranquilo, muito tranquilo. Olhava no olho. Aquela tranquilidade me assustou, porque nenhum de nós estava tranquilo. Foi difícil, complicado. Depois ele saiu pela quadra, e eu vi na internet que ele disse que ainda iria rir da situação. A gente não estava rindo", disse.

DOIS BALEADOS EM TENTATIVA DE ASSALTO NA BR-324

Duas pessoas, Maria do Socorro Alves de Almeida e Carlos Fernandes da Silva, foram baleadas em uma tentativa de assalto nas proximidades do viaduto de Águas Claras, na BR-324, na noite desta quinta-feira (15). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os passageiros estavam em um Cross Fox, no sentido Salvador-Feira de Santana, quando perceberam a aproximação de um outro veículo, em frente ao Makro. O carro das vítimas foi baleado e depois tombou na pista. O casal foi atingido nas pernas e após ser socorrido pela Polícia Militar foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Os bandidos fugiram. Informações do Correio.

MENOR ROUBA CARRO E CAUSA ACIDENTE EM BARREIRAS

Um adolescente, de 14 anos, morador do Loteamento São Paulo, no município de Barreiras, oeste baiano, furtou o veículo de seu pai e se envolveu em um acidente que vitimou duas pessoas. De acordo com o jornal A Fronteira, o impacto foi tão forte que, antes da colisão, o asfalto foi marcado por uma frenada com mais de 20 metros, o que leva a crer que o garoto estava em alta velocidade no momento do acidente. No carro, além dele, estava outro de 13 anos. De acordo com os policiais que registraram a ocorrência, os menores serão encaminhados para o Complexo Policial de Barreiras e ficarão à disposição do delegado.

Até que enfim: Prova do concurso dos Correios deve ser aplicada dentro de 60 dias

As provas do concurso público dos Correios devem ser aplicadas dentro de 60 dias e o cronograma oficial do concurso deve ser divulgado na próxima semana. A informação é dos Correios, que divulgou nesta quinta-feira (15), que a Fundação Cesgranrio foi definida como a organizadora do concurso. A definição demorou cinco meses, já que os Correios iniciaram o processo de seleção da empresa após o término das inscrições, em fevereiro.
Na semana passada, a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) chegou a enviar carta aos Correios solicitando esclarecimentos sobre a data de aplicação das provas e qual seria a organizadora do concurso.De acordo com os Correios, o comunicado oficial com a definição da Cesgranrio deve ser públicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16). O concurso teve o edital publicado em dezembro de 2009 e recebeu 1.064.209 inscritos. São 6.565 vagas. Prova do concurso para 6,5 mil vagas dos Correios será até fim de agosto.
Blitz Total

Operação policial recupera 17 carros roubados na região de Morro de Chapéu

Uma operação da Polícia do Semi-Árido - Caesa, em conjunto com a delegada Lúcia Jansen, da cidade de Morro do Chapéu, apreendeu 17 veículos roubados e clonados . Dois homens foram presos, Ramon Oliveira da Cruz, que morava em Salvador, e que atualmente reside em Morro do Chapéu é apontado como o vendedor dos carros apreendidos.
Segundo a delegada Rogéria Araujo, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos de Salvador, Cruz vem sendo investigado por possível envolvimento de roubos e veículos em várias cidades da Bahia. O delegado Hélio Pitangueira da cidade de América Dourada, apontou o acusado como responsável por vender carros roubados que foram apreendidos no mês passado na cidade.

Preso em flagrante por porte ilegal de armas, ele tem mandado de prisão na delegacia da cidade de Mairi, por homicídio. Adailton Barbosa da Silva (Galego) que mora no povoado de Angico município de Mairi, foi preso por receptação qualificada de veículos, e com ele a polícia prendeu um carro roubado e um possível cultivo de maconha, material que será encaminhado para perícia policial.
Em entrevista à Rádio Brilhante FM da cidade de Morro do Chapéu, o comandante da Caesa, Major Valter Araujo, destacou o trabalho da guarnição comandada pelo sargento Teles , informando que já foram recuperados mais de 80 veículos na região, a maioria com placa de Salvador. Ele alertou a população para os cuidados na hora de comprar um veículo.
A operação continua em toda região e conta com o esforço conjunto das polícias: Civil , Rodoviária, Militar e da Caesa para combater o furto de veículos e outros delitos.


RF Notícias

Mulher é estuprada no Bairro da Caixa D'Água em Jacobina

Nesta quinta-feira, 15, por volta das 17 horas, foram presos em flagrante pela Guarnição do Pelotão Tático Especial (PTE), comandada pelo soldado Durbem, e apresentados a Delegacia local, três elementos acusados de estuprar a jovem L. V. O. C, 21 anos, residente em Capim Grosso. O fato ocorreu na Rua 2 de Novembro, Bairro da Caixa D'Água, em Jacobina. Os elementos são conhecidos como E. A. S, o 'Tom Rato', 17 anos, Mateus Silva Barros, 32, e Marcos Félix da Silva, 23.
José Augusto, da Ronda Policial, para o Blitz Total/

Caminhão da Schincariol é assaltado na Rodovia que liga Icó-Várzea Nova

Quinta-feira, 15, às 09h00, na Rodovia que liga as localidades de Icó a Várzea Nova, Eudes Fernandes dos Santos, 27 anos, distribuidor da Schincariol, trafegava com um caminhão Wolksvagem, cor branca, placa policial KIY-9079, licença de Pernambuco, quando foi abordado por três elementos em um veículo modelo Fox Prata, placa não identificada e armados com revólver, que o obrigaram a entregar um valor em espécie estimado em R$ 3 mil, fugindo em seguida para local incerto. (José Augusto, da Ronda Policial, para o Blitz Total)

Parabéns, Kurt Herwig Menchen, o aniversariante do dia!

Quem está aniversariando hoje é o empresário gaúcho-baiano-jacobinense-canandense Kurt Herwig Menchen, que, segundo informações seguras, já está passando dos 30 anos de idade. Kurt é abraçado por este bloguista e pelos inúmeros amigos que fez em Jacobina como Luciano Gallo, Paulo Barboza, João Batista Matos, Macedo do Hotel Serra do Ouro, Gói, João Macário, Anselmo Rúbio, Marisa Oliveira, Lígia, José Carlos Benigno, Antônio Araújo, Roberto Jacobina, Carlos Nisan, Fernando Vieira, Turco, Azize Fahiel, Luíza, Álvaro de Assis, João Brandão, Jonas Ferreira, Joaquim Valois, Ramiro Miranda, João Jaques, André Carvalho, Juliano Cruz etc. Parabéns, amigo Kurt! Estamos, afinal, "kurtindo" o seu aniversário...
Do site Corino Urgente, com total endosso e apoio nosso...
José Carlos Benigno.

ANIMAIS NA PISTA: VAI PEGAR AS RODOVIAS? REDOBRE A ATENÇÃO

Se você vai viajar pela Chapada Diamantina, tenha cuidado. Em que pese todas as denúncias feitas através da imprensa e a ação da Polícia Rodoviária Estadual é quase impossível trafegar pelas rodovias do Piemonte sem se deparar com o iminente risco de colisão com animais na pista.
Os proprietários desses animais sentem-se donos dos pastos que margeiam as estradas. De forma irresponsável permitem bovinos, equinos, caprinos, ovinos, qualquer hora do dia ou noite, até mesmo em grandes quantidades, pastando às margens e ainda trafegando, cruzando a pista livremente, oferecendo risco de acidente aos ocupantes dos veículos. Isso é comum em todos os trechos, portanto ao pegar uma dessas rodovias redobre a atenção.
Abaixo a comprovação do que estamos dizendo em alguns vídeos curtos feitos em 16 de julho de 2010, num curto trecho da BA 368 que liga o povoado de Lages do Batata à cidade de Ourolândia, na região de Jacobina, Bahia, onde somente num percurso de seis km da estrada, o fato acontece quatro vezes.









CORREIO DA BAHIA: NOTÍCIAS DIVERSAS

JUSTIÇA DE MINAS NEGA HABEAS CORPUS A BRUNO
O
Tribunal de Justiça de Minas Gerais, negou ontem, liminar no pedido habeas corpus impetrado por Bruno Fernandes Souza e de mais seis pessoas presas acusadas de envolvimento no desaparecimento de sua ex-amante Eliza Samudio. O pedido foi impetrado pelos advogados Ércio Quaresma Firpe e Claudineia Carla Calabund, na tarde de ontem.

PRAZO PARA INSCRIÇÃO NO ENEM 2010 TERMINA HOJE
Esta sexta-feira, 16, é o último dia para realizar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (
Enem). Por isso, os estudantes devem acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep - O prazo termina às 23h59.
Além de avaliar os estudantes do antigo segundo grau, o Enem, desde o ano passado, tornou-se uma alternativa para ingressar no nível superior. As universidades federais da Bahia (Ufba) e do Recôncavo (UFRB), por exemplo, utilizam o exame no processo seletivo. Na UFRB, o ingresso acontece somente por meio da nota do Enem.

CHEGA AO FIM GREVE DOS SERVIDORES DA JUSTIÇA FEDERAL NA BAHIA
Servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e das justiças Federal e Militar da União na Bahia decidiram pela suspensão da greve em assembleia realizada nesta quinta-feira, 15, no auditório do TRE, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A partir de segunda-feira, 19, as atividades em todos os órgãos estarão normalizadas.
Os servidores estavam de braços cruzados há pelo menos 63 dias, e a população tinha acesso apenas a serviços emergenciais como análise de habeas corpus, liminares e mandados de segurança.
A Federação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal (Fenajufe) já havia sugerido o fim da paralisação, após reunião com representantes dos sindicatos de todo o País no último sábado, 10, em Brasília, mas, além da Bahia, continuaram em greve funcionários dos estados de Alagoas e Mato Grosso.

ELEITORES PODERÃO VOTAR MESMO VIAJANDO
Os eleitores que estarão viajando no dia do pleito deste ano poderão votar, caso estejam em alguma capital brasileira. A Justiça Eleitoral começou na quinta-feira, 15, a inscrição dos eleitores para o voto em trânsito, que pode ser feita até 15 de agosto na central de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral ou nos postos do TRE situados nos SACs.
No entanto, só deve se inscrever quem tiver certeza que não estará no seu domicílio eleitoral nos dias 3 e 31 de outubro (datas do primeiro e do segundo turno, respectivamente). Isso porque, caso o eleitor se cadastre no voto em trânsito e acabe ficando em sua cidade, ele não poderá votar e precisará fazer a justificativa normal de não-comparecimento.
Capital - Outra restrição é que o serviço só será prestado para quem estiver em uma capital brasileira. Em cidades do interior, não haverá voto em trânsito.
Também só será possível votar para presidente. A partir do dia 5 de setembro serão divulgados no site do Tribunal Superior Eleitoral os locais de votação para os eleitores em trânsito.
Os eleitores em trânsito votarão em uma seção especial a ser instalada na capital onde eles estarão, mas só se houver o pedido mínimo de 50 pessoas. Caso o número não seja atingido, os eleitores serão informados e devem fazer a justificativa de não-comparecimento

MENINO DE 12 ANOS MATA AMIGO DE 14 E TENTA ESCONDER O CORPO EM RIBEIRÃO DO LARGO
Depois da morte, o adolescente retornou para casa e passou resto do dia jogando bola
Um adolescente de 12 anos morreu com um tiro no peito disparado por outro adolescente de 14 anos, em Ribeirão do Largo, no sudoeste baiano. O crime aconteceu na tarde de quarta-feira (14), depois que a vítima saiu de casa portando a arma do pai, uma espingarda de fabricação artesanal, acompanhado do adolescente de 14 anos e uma criança de 8 anos.
Segundo informações da TV Sudoeste, a polícia informou que os três teriam saído para caçar, mas uma discussão entre os adolescentes terminou em morte. O adolescente autor do disparo alegou não saber se a arma disparou por acidente ou se ele realmente puxou o gatilho, após tomar a espingarda do amigo.
Depois da morte da vítima, o adolescente teria obrigado o primo de 8 anos a arrastar o corpo por aproximadamente 60 metros com a finalidade de esconder o cadáver e depois retornou para casa onde passou o resto do dia jogando bola. À noite, os familiares do garoto morto começaram a procura, que terminou durante a madrugada.
Na manhã desta quinta-feira (15), o corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. O menino de 14 anos foi apreendido e permanece à disposição da justiça. Ele será apresentado ao Ministério Público Estadual.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

TSE garante julgar pedidos de impugnação até agosto

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou hoje (15) que o órgão vai analisar todos os pedidos de impugnação de candidatura dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral – até 19 de agosto.
“Vamos aguardar os TREs [Tribunais Regionais Eleitorais] julgarem essas impugnações. Eles têm prazo até o dia 5 de agosto”, explicou o ministro. “A expectativa é que nós vamos dar conta porque, no momento em que o TSE e o STF [Supremo Tribunal Federal] definirem as teses, os julgamentos serão bastante acelerados”, complementou.
Procuradorias eleitorais de todo o país, assim como partidos, candidatos e coligações, apresentaram 2.776 pedidos de impugnação de registros de cerca de 20 mil candidatos que desejam concorrer às eleições este ano.
Ontem (14), foi o último dia para a Justiça Eleitoral receber a solicitação de inelegibilidade dos políticos com ficha suja ou com problemas na documentação. A partir da notificação da impugnação, os candidatos devem apresentar recurso em até sete dias.

Policial feminina mata sequestrador e liberta refém na China

(Publicado no site corino urgente)

Banco do Brasil de Mundo Novo é assaltado‏

Por volta das 18 horas desta quinta feira (15), vários elementos fortemente armados invadiram a Agência do Banco do Brasil da cidade de Mundo Novo, momento que ainda clientes e funcionários estavam no interior dos caixas, cometeram o roubo, levando o gerente e outros funcionários reféns, fugindo pela BA-052 em dois veículos sendo um Fiat Siena e um Fiat pálio de dados ignorados.
De acordo com as ultimas informações da Polícia do município, os bandidos libertaram o gerente e funcionários a cerca de 18 km. de Mundo Novo ao tempo que incendiaram um dos veículos e fugiram sem deixar pistas. A Polícia pediu reforço das cidades vizinhas na tentativa de cercar o bando, mas até o momento ninguém foi preso.
O povo quer saber – com informações do Repórter: Ezequias Dourado

Bisneto estupra bisavó de 90 anos em Uibaí‏

Mais um crime brutal comoveu a população da cidade de Uibai, 60 km de Irecê. Um menor de iniciais S.R.F, 16 anos , que morava na casa das avós , vinha cometendo violência sexual com a própria bisavó de 90 anos de idade.
Esta semana, a avó de 67 anos, denunciou o crime para o Conselho Tutelar do município, que passou a queixa para o Delegado de Polícia, Bel. Cleriston Jambeiro.
O Delegado encaminhou a vítima para submeter-se a exames médicos, ficando comprovada a violência praticada pelo bisneto infrator. O menino morava com as velhinhas e roubava o dinheiro das aposentadorias das idosas e usava na compra de drogas, voltava para casa drogado e lá além de cometer tortura contra as vítimas, mexia nos órgãos genitais da anciã. Ficaram comprovadas as lesões nos órgãos da vítima e na delegacia S.R.F, confessou a Polícia todas as acusações. Diante da barbárie o menor foi apreendido, ficando á disposição do Juizado da Infância e Juventude daquela comarca.O povo quer saber – com informações do Repórter: Ezequias Dourado

EVENTOS: VEM AÍ A 4ª FESTA DO VAQUEIRO DE SÃO BENTO EM OUROLÂNDIA



Vídeo ilustrativo

Dias 20 e 21 de agosto próximo acontece a 4ª edição da tradicional Festa do Vaqueiro em São Bento de Ourolândia com apoio total da Prefeitura do município que custeará as despesas com a banda Sela Rasgada e a divulgação do evento.
Desde o ano 2004, quando o evento foi realizado pela primeira vez, que um grupo de vaqueiros se reúne em prol da realização da festa tendo como maior atração a “Pega de boi”.
Nenêu, morador do povoado e um dos organizadores da festa, conta que dois bois são soltos na caatinga e o desafio dos vaqueiros é capturá-los. “Na última festa 104 vaqueiros se inscreveram e não conseguiram pegar o boi azulão”, este ano vamos soltar o boi “Cangaceiro e o Azulão novamente”, contou.
A programação já foi divulgada pelos organizadores:
Dia 20
14 horas: cavalgada dos vaqueiros, saindo de São Bento até Ourolandia;
20 horas: samba de roda;
Dia 21
09 horas: missa do vaqueiro na Capela do Povoado;
11 horas: pega de boi;
20 horas: festa dançante com banda Sela Rasgada.

PF indicia 80 pessoas por fraude em concursos federais

Ao menos 80 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal até hoje em razão da Operação Tormenta, que investiga uma suposta quadrilha que fraudava concursos públicos em todo o País há pelo menos 16 anos.

A operação foi deflagrada há um mês e já ouviu mais de 100 pessoas. Outros supostos envolvidos ainda devem ser ouvidos nos próximos dias, até a conclusão do inquérito. Na ocasião, a PF prendeu os 12 principais operadores da quadrilha, todos em São Paulo.

Entre os presos está o suposto chefe do esquema e um agente da Polícia Rodoviária Federal. Todos foram levados para a delegacia da PF em Santos, onde foram ouvidos, e depois removidos para a capital paulista.

Os exames mais visados pelo grupo envolviam carreiras estratégicas de Estado, como auditor da Receita, policial federal, oficial da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e peritos de agências reguladoras. O valor de um gabarito chegava a custar até R$ 270 mil.

Seis pessoas morrem em acidente na rodovia Rio-Bahia

Juscelino Souza Sucursal Vitória da Conquista

O policial militar Carlos Silveira e outras cinco pessoas, duas mulheres e três homens ainda não identificados, morreram nesta quinta-feira, 15, em um acidente envolvendo a van em que viajavam. O acidente ocorreu na BR 116 (Rio-Bahia) e deixou outras dez pessoas feridas.

O grupo viajava de Vitória da Conquista com destino a Belo Campo (sudoeste do Estado, a 509 km de Salvador), quando um dos pneus do veículo estourou, provocando capotamento nas proximidades do trevo de acesso ao município.

O trecho foi isolado para facilitar o trabalho de resgate dos corpos e dos 10 passageiros feridos com lesões leves pelas Unidades do Serviço de Atendimento Móvel (Samu 192).

O acidente aconteceu no mesmo local onde, há dois anos, 19 pessoas que também viajavam numa van morrerão em decorrência de uma colisão.

VIÁFARA ESTÁ FORA DA FINAL DA COPA DO BRASIL

Como já era esperado, os advogados do Vitória não conseguiram anular o cartão amarelo recebido pelo goleiro Viáfara na partida contra o Atlético-GO, no segundo jogo das semifinais da Copa do Brasil. O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) analisou o caso nesta quinta-feira (15) e decidiu não interferir na falha de Heber Roberto Lopes. Com a decisão por maioria de votos, o goleiro desfalca o Rubro-negro baiano no primeiro duelo da final do torneio nacional, contra o Santos, no dia 28 de julho, na Vila Belmiro. Sem o arqueiro colombiano, o treinador Ricardo Silva terá que escolher entre Vinicius e Lee para defender a meta rubro-negra na partida do dia 28.

GEDDEL É CARREGADO EM INAUGURAÇÃO DE COMITÊ

Com a militância do PMDB animada durante a inauguração do comitê eleitoral do partido no bairro da Pituba, em Salvador, o candidato da coligação ao governo, Geddel Vieira Lima, “foi para a galera” e tirado do palanque onde discursou e distribuiu acenos para ser carregado pelo correligionários. No local, estava toda a chapa que concorre nas eleições deste ano, inclusive o prefeito João Henrique, um dos principais cabos eleitorais de Geddel, lideranças do grupo e também a família do peemedebista.

Morre o ator e diretor Fábio Pillar

O ator e diretor Fábio Pillar, 50, morreu na madrugada desta quarta-feira (14), no Hospital Doutor Badin, no Rio de Janeiro, onde estava internado. Em 2005, ele dirigiu seu maior sucesso, o musical "Rádio Nacional - As Ondas que Conquistaram o Brasil", assistido por mais de 80 mil pessoas. O artista também participou de novelas como "Baila Comigo", "Bebê a Bordo", "Pátria Minha" e "Top Model", além do humorístico da TV Globo "Zorra Total". A causa da morte do artista não será divulgada a pedido de seus familiares.

Caminhonete capota com várias pessoas na carroceria em Honduras

Neste acidente ocorrido no dia 20 de maio deste ano, em Honduras, uma pessoa morreu e 11 ficaram feridas.
Publicado no site Corino Urgente.


'Fichas sujas': conheça a lista dos 109 candidatos impugnados pela Justiça Eleitoral

O Ministério Público Federal está divulgando a lista dos candidatos da Bahia que tiveram seus registros impugnados pela Justiça Eleitoral devido a contas rejeitadas pelo TCM, ausência de quitação/irregularidade na prestação de contas de campanha e ausência de certidões cíveis.
Clique no link.

Viatura da polícia bate em carreta e todos os policiais morrem no ES

Um acidente fortíssimo! As fotos foram enviadas por leitor e não há outras informações disponíveis sobre esse trágico acidente.
Os policiais estavam trabalhando na perseguição de perigosos bandidos no Espírito Santo.
A publicação destas fotos tem a finalidade de conscientizar os motoristas sobre os riscos de se dirigir em alta velocidade, sob efeito de álcool ou em condições que ponham vidas em risco.
Dirigir, principalmente nas estradas, tem risco de morte total. Do site Corino Urgente

Poços de Ourolândia: contaminação por nitrato

O prefeito Antonio Araújo recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, 15, a presidente do Instituto Perenne, situado em Salvador, a advogada Maiza Viana e o gerente Comercial, engenheiro Cláudio Ramos, visando corrigir a contaminação por nitrato, substância química sem cheiro, cor, sabor e altamente prejudicial à saúde, existente em alguns poços artesianos do município, verificada recentemente através de estudos feitos por solicitação da Prefeitura.
O Instituto Perenne é uma organização não governamental cuja missão é desenvolver mecanismos de conservação e de uso dos recursos naturais renováveis que gerem resultados positivos de longo prazo no âmbito ambiental, econômico e social.

REVISTA O BERRO: ITÁLIA UTILIZA OVELHAS PARA PODAR GRAMA DE JARDINS

De acordo com uma reportagem "As madames capinadeiras", publicada na Revista o Berro, edição 134, de junho de 2010, tendo um problema com trabalhadores, o governo de Turim na Itália nem pestanejou e começou a utilizar ovelhas para o trabalho de capina do mato nas praças públicas. Como resultado a Itália está com as praças mais bonitas.
A exemplo, em Ourolândia, parece que de forma automática a coisa começa a pegar também. O jovem Sandro Freire inaugura um novo tipo de aparador de grama que não utiliza combustível nem esforço físico humano. Veja no vídeo abaixo:

ROTINA: AGENDA DO PREFEITO DE OUROLÂNDIA

O prefeito Antonio Araújo reuniu-se em seu gabinete, nesta terça-feira, 14, às 08 horas, com a secretária de Educação, Aldiran Vasconcelos, e o de Desenvolvimento da Gestão José Carlos Benigno, para discutir os avanços conseguidos na Educação do município, conforme revelou o resultado do Ideb, e projetar novas metas e ações que já passam a ser desenvolvidas pelos secretários a partir desta quinta-feira, 15.

As, 10 horas o prefeito recebeu o comandante da Polícia Militar de Ourolândia, sargento Ubirajara Requião para discutir questões relacionadas a segurança no município e principalmente nas escolas que deverão passar rotineiramente por visitas e orientações dos policiais mostrando, dentre outras coisas, os males causados pelo uso de substâncias entorpecentes.

As 12 horas Araújo esteve reunido com a secretária de Saúde Josicléa Rebouças e o coordenador da Saúde Allex Macêdo, analisando os números da Saúde e projetando também novas metas e ações que passam a vigorar a partir de hoje.

As 15 horas o prefeito recebeu os diretores e alguns professores da Escola Pedro Romualdo do povoado de Alagadiço para tratar de assuntos relacionados a nota do Ideb. A escola conseguiu a melhor nota do município na avaliação do MEC (3.7).

Durante o resto da tarde o prefeito despachou com diversos munícipes e à noite recebeu representantes da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf ) e da empresa que executa as obras de Saneamento Básico na cidade (Soenge) para tratar da construção de uma nova via onde hoje existe a antiga ponte estreita que liga o centro ao bairro Alto Bonito (Rua da Umburana).

Por volta das 21 horas Araújo recebeu, na Praça Ouro Branco, diversas lideranças locais acompanhadas do ex-prefeito de Jacobina e candidato a deputado Estadual pelo PMDB Rui Macedo, visitou a comuniade de "Bode Assado", discutiu política na região, apoio nas próximas eleições e falou da inauguração do Comitê do candidato do partido ao governo do Estado, Geddel Vieira Lima, que acontece na tarde desta quinta-feira, 15, em Salvador e deverá contar com representantes de Ourolândia.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

IDEB: OUROLÂNDIA SUPERA METAS DO MEC

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Ourolândia (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no começo deste mês, embora abaixo do índice nacional que foi 4.0 para anos finais do ensino fundamental e 4.6 para os anos iniciais, alcançou a nota 3,6 na avaliação da 4ª série e 3.2 na 8ª série, números que revelam uma progressão da educação no município.
Avaliação da 4ª série
Na 4º série o município tinha, em 2005, nota 2.7, subiu para 2.9 em 2007 e agora em 2009 obteve média 3.6, ficando apenas 0,2 pontos abaixo da média estadual (3.8) e 1 ponto abaixo da nacional (4.6), superando inclusive o alcance verificado em cidades de maior poder econômico, a exemplo de Morro do Chapéu (3.2) e Mirangaba que ficou com 2.7. A 4ª série de Ourolândia empatou ainda com Miguel Calmon e Jacobina que igualaram a marca 3,6.
Avaliação da 8ª série
Na 8ª série, o município não havia sido avaliado em 2005, conseguiu nota 2.7 em 2007, e no cálculo de 2009 ficou com média 3.2. Embora a nota tenha sido inferior a da 4ª série (3.6), abaixo apenas 0,8 da média nacional, o município superou a nota do Estado que foi 3.1, e ultrapassou também cidades como Mirangaba (2.0), Várzea Nova (3.1), Miguel Calmon (2.8) e a maior da região, Jacobina, que teve nota 2.7.
A maior nota por escola foi registrada e comemorada na 8ª série do povoado de Alagadiço, no Colégio Municipal Pedro Romualdo, que obteve nota 3.7, ficando inclusive acima da média do município.
O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.
A série histórica de resultados do Ideb se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da OCDE. Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.

MORRO DO CHAPÉU: CRIME AMBIENTAL DEVASTA MATAS

A área do Parque Estadual do Morro do Chapéu está inserida em uma região de elevado significado cênico/turístico da Chapada Diamantina e tem como objetivos básicos assegurar a proteção de inúmeras espécies de animais raras e ameaçadas de extinção, preservar a vegetação característica, campo rupestre e um ecótono cerrado/caatinga, bem como proteger os sítios arqueológicos existentes na área.
Localização e área
O Parque está inserido no município de Morro do Chapéu, na região do Piemonte da Chapada Diamantina, na bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu. Possui uma área estimada de 46.000 ha.
Atributos Naturais
O grau de conservação ambiental do Parque é ressaltado pela presença de felinos de grande porte. A vegetação predominante da área corresponde ao bioma Caatinga, também são encontradas tipologias bastante raras na região, como as dunas. Apresenta áreas com vegetação arbustiva/herbáceas, formando verdadeiros jardins naturais sobre os afloramentos rochosos.
Destaca-se a presença de orquídeas, bromélias e cactáceas. Aspectos relevantes; sítios arqueológicos com pinturas rupestres; formações geológicas; grandes felinos;
Principais Conflitos Ambientais
Desmatamento; queimadas; retirada ilegal de areia; regularização fundiária; caça predatória e

invasão de terras.
Por todas as importãncias citadas o PEMC - Parque Estadual do Morro do Chapéu é a CAIXA 'ÁGUA DA BAHIA, lá temos as nascentes de três grandes Bacias Hidrográficas: Rio Salitre, Verde Jacaré e Jacuipe que na realidade é a Bacia do Paraguaçu.
Porém pela falta de políticas públicas do estado da Bahia para a UCs (Unidades de Conservação) desde a sua criação através do DECRETO Nº 7.413 DE 17 DE AGOSTO DE 1998 até agora nunca foi realmente implantado os equipamentos necessários para a verdadeira implantação do referido parque, assim pela fragilidade de instrumentos de operação, fiscalização e educação ambiental estão desmatando o PEMC - PARQUE ESTADUAL DO MORRO DO CHAPÉU e seu entorno e transformando em carvão para mover o "progresso" fornos de siderurgias pricipalmente no estado de Minas Gerais.
Encaminhe esta denúncia a SEMA - Secretaria de Meio Ambiente, ao IMA - Instituto de Meio Ambiente ou apele para o IBAMA
Do blog http://almacks.blogspot.com/ Por Almacks Luis

Crueldade: Carroceiro é morto com um tiro em Uibaí‏

Nesta quarta feira, 14 de Julho, nas proximidades do Povoado de Alagoinha, município de Uibai, o corpo de um homem foi encontrado debaixo de uma carroça de animal, cuja vítima apresentava uma perfuração na nunca. Após ter sido o corpo examinado pela Polícia Técnica de Irecê, ficou constatado crime de homicídio por intermédio de arma de fogo, provavelmente revólver cal. 38.
Logo depois tivemos conhecimento que a vítima chamava-se LUIZ VIANA DE MACEDO, 74 anos. O Delegado Bel. Cleriston Jambeiro, titular da Delegacia de Polícia daquele município, abriu Inquérito Policial para apurar o crime que provavelmente trata-se de latrocínio, isto porque o animal não se encontrava ao lado da carroça.
Ezequias Dourado

PREFEITURA DE OUROLÂNDIA PROMOVE REUNIÃO COM CRIADORES DE PEIXES.

Associação Comunitária dos Jovens Rurais de São Bento - Ascojovem
Lago de Olhos D'água de São Bento - Criação de peixes em cativeiro - Ourolândia

A Prefeitura de Ourolândia promoveu uma reunião na noite desta terça-feira, 13, com produtores de peixes em gaiolas da comunidade de Olhos D’água de São Bento.
O evento que teve como objetivo aprimorar e fortalecer a atividade como fonte de desenvolvimento econômico e geração de renda aconteceu na Escola Pedro Teodoro da Silva, situada na comunidade, e contou com a participação de 15 membros da Associação Comunitária dos Jovens Rurais de São Bento (Ascojovem), do secretário de Desenvolvimento da Gestão Municipal, José Carlos Benigno e do coordenador de Meio Ambiente do município, Adroaldo Araújo.
Temas como legislação e licença ambiental; tipos e resistências de peixes em cativeiros; composição química e composição das rações; processo de biometria dos peixes em cativeiro; equilíbrio do ciclo de vida; aumento da produção; produção durante o ano todo e a capacidade de criação no lago de Olhos D’água, foram discutidos durante a reunião.
Os produtores solicitaram dos representantes da Prefeitura a viabilização de uma viagem para uma visita ao criadouro da cidade de Itiúba visando acumular maiores conhecimentos sobre o assunto.
A associação de São Bento produz atualmente quatro mil kg de peixes por semestre.

FUTEBOL: CAMPEONATO NACIONAL SÉRIES "A" e "B"

HOJE, QUARTA-FEIRA, 14
Série A
19h30
Atlético PR X Cruzeiro Arena da Baixada
São Paulo X Avaí Morumbi
Grêmio X Vitória Olímpico Transmissão: Sportv
21h
Flamengo X Botafogo Maracanã
21h50
Guarani X Internacional Brinco de Ouro Transmissão: TV Globo/Bandeirantes
Goiás X Vasco Serra Dourada Transmissão: TV Globo/Bandeirantes
Ceará X Corinthians Castelão

ONTEM, 13, TERÇA-FEIRA
Série B
19h30
Brasiliense 1 x 1 América MG
Duque de Caxias 3 x 2 Portuguesa
Figueirense 2 x 0 Vila Nova
Ipatinga 1 x 3 Sport
21h
Coritiba 0 x 0 Bragantino
Icasa 3 x 0 Paraná
21h50
Ponte Preta 3 x 0 América RN
São Caetano 3 x 2 Santo André
Guaratingueta 4 x 2 Bahia
Náutico 2 x 1 ASA

CORINO URGENTE: IDENTIFICADA A VÍTIMA DO ACIDENTE DO CONTORNO DE MIRANGABA

Um homem identificado como João Batista de Jesus, morador em Campo Formoso à rua Dejanira Galvão, morreu ontem, por volta das 22h, no contorno da entrada de Mirangaba, perto do posto fiscal da Polícia Rodoviária Estadual, em Jacobina.
Ele dirigia o Fiat Uno, de cor branca, placa KJC 9759, licença de Petrolina - PE, no sentido Mirangaba-BR. Provavelmente o motorista não percebeu a junção, foi reto, caiu a uma distância de 15 metros e teve morte instantânea após o veículo bater "de bico" no chão, provocando um buraco.
Os soldados da Polícia Rodoviária Estadual Nilo e Marcos foram avisados por volta da 0h30, ou seja, mais de duas horas depois do acidente, uma vez que a visibilidade do local não era boa devido à garoa e à cerração, além de que o veículo caiu a um nível de mais de dois metros em relação à pista.


Jacobina: homem capota Fiat Uno e morre no contorno de Mirangaba

Um homem ainda não identificado morreu ontem, por volta das 22h, no contorno da entrada de Mirangaba, perto do posto fiscal da Polícia Rodoviária Estadual, em Jacobina.
Ele dirigia o Fiat Uno, de cor branca, placa KJC 9759, licença de Petrolina - PE, no sentido Mirangaba-BR. Provavelmente o motorista não percebeu a junção, foi reto, caiu a uma distância de 15 metros e teve morte instantânea após o veículo bater "de bico" no chão, provocando um buraco.
Os soldados da Polícia Rodoviária Estadual Nilo e Marcos foram avisados por volta da 0h30, ou seja, mais de duas horas depois do acidente, uma vez que a visibilidade do local não era boa devido à garota e à cerração, além de que o veículo caiu a um nível de mais de dois metros em relação à pista.
A perícia da Polícia Civil chegou ao local por volta das 2h da madrugada de hoje e a identificação do corpo deverá ocorrer nas primeiras horas desta manhã, no Instituto Médico Legal de Jacobina.
A grosso modo, a reportagem constatou a possibilidade de o motorista não estar usando cinto de segurança, uma vez que seu corpo havia sido projetado para o banco do carona e de ter dormido ao volante. Não há na pista nem no acostamento qualquer sinal de freada, o mesmo ocorrendo junto ao canteiro central do contorno.
Outro fator que pode ter contribuído para a gravidade do acidente é o excesso de peso, uma vez que havia pelo menos quatro fardos de mercadoria, um botijão de gás e apetrechos de barraca de camelô, uma carga apropriada para veículo utilitário. Corino Urgente, Emerson Santos, reporter cidadão

JACOBINA: Sargento Lima é condenado a 12 anos pela morte do pizzaiolo Fábio Mota em 2004

O jacobinense viveu hoje nesta terça-feira, 13, um clima diferente em meio à garoa que caiu durante esta terça-feira.
No Fórum Jorge Calmon houve o julgamento de sargento Erivaldo Lima, acusado de efetuar o disparo de arma de fogo que matou Fábio Mota de Souza, de 23 anos à época, dono de uma pizzaria no bairro da Caeira, à Avenida Orlando Oliveira Pires, em 29 de junho de 2004, coincidentemente também uma terça-feira.
O crime
O bloguista Corino Alvarenga fez reportagem à época para o extingo jornal O Encarte e, segundo informações do boletim de ocorrência, sargento Lima estava acompanhado de uma mulher, na pizzaria. O militar não teria gostado da forma com que o dono da pizzaria, Fábio, teria cobrado uma dívida da sua acompanhante referente a uma pizza ali consumida no valor aproximado de R$ 8,00.
Inconformada com a violência, a família de Fábio promoveu algumas manifestações pela cidade de Jacobina, exigindo justiça, inclusive com faixas e camisetas com a foto de Fábio pelas ruas e avenidas. O crime criou uma verdadeira comoção à época.
Segundo informações apuradas, Fábio estava em Jacobina havia pouco tempo, depois de ter trabalhado como pizzaiolo em São Paulo, feito economias para montar a pizzaria em sua terra natal. Deixou esposa e dois filhos.
Julgamento
O julgamento durou praticamente todo o dia. Num debate acirrado, a promotoria, representada pela Bel. Bianca Geisa Santos Silva, e a defesa, representada pelo advogado Sérgio Reis, apresentaram seus argumentos, provas e testemunhas aos jurados que ouviram tudo atentamente.
No inicio desta noite, o magistrado Dr Mauro Souza Pinto leu a sentança aplicada ao réu: 12 anos em regime fechado. A defesa informou que irá recorrer da sentença.
Sentença
Sargento Lima foi sentenciado a prisão em regime inicialmente fechado por homicídio doloso. O corpo de jurados afastou a tese de legítima defesa alegada por Sergio Reis, advogado de sargento Lima, que foi condenado ao pagamento das custas, bem como também à perda do cargo na corporação. A defesa apresentou recurso de apelação e solicitou que os autos do processo fossem enviados à instância superior.
Da redação do Blog Corino Urgente, com informações de Emerson Santos, Repórter Cidadão

Caso Bruno:polícia procura ex-amante de goleiro

A polícia está a procura de Fernanda Sales, ex-amante do goleiro Bruno, preso em Belo Horizonte. Fernanda, que teria sido vista várias vezes com o atleta, está desaparecida há uma semana.Segundo vizinhos, a moça deixou o apartamento, no Conjunto Residencial Visconde de Araguaia, em Santa Cruz, bairro da Zona Oeste do Rio, com o filho, porém, deixou todos os pertences no imóvel. Ela é suspeita de ter ajudado Bruno a deixar sua mansão, em seu carro.O fato aconteceu na semana passada, após a polícia ter apreendido no local o menor que foi pivô das denúncias sobre a morte de Eliza. Fernanda é conhecida pelos pelos moradores da região de Santa Cruz, e era frequentadora do bar Rock Bola, na mesma rua do conjunto residencial.

Lula responde à Fifa e diz que o Brasil não é idiota

O presidente Lula respondeu de forma dura às críticas feitas pelo secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, sobre o trabalho que está sendo feito no Brasil para sediar a Copa do Mundo 2014.
Em um evento em Brasília, nesta terça-feira, o presidente disse que as pessoas envolvidas no projeto para o próximo Mundial "não são idiotas" e que sabem quais os problemas que devem ser resolvidos até o evento.
"Terminou a Copa da África, agora e começam a dizer 'cadê os aeroportos brasileiros, os estádios brasileiros, os corredores de trem, os metrôs?', como se nós fossemos um bando de idiotas que não soubéssemos fazer as coisas e definir nossas prioridades", afirmou Lula.
A resposta do presidente brasileiro foi um recado direto ao secretário da Fifa. Valcke havia dito ontem, 12, com um sarcasmo, "que os principais problemas do Brasil, são que temos de construir estádios, temos de construir aeroportos, temos de construir estradas, temos de fazer funcionar um sistema de telecomunicações, temos de resolver as acomodações" e completou afirmando que "com exceção disso, trabalharemos para que tudo funcione".
O discurso de Valcke foi considerado, o primeiro forte recado da Fifa ao Brasil. O presidente da entidade, Joseph Blatter, preferiu não entrar na briga, apontando o seu secretário, que já é visto como futuro substituto, como o "responsável por 2014".
O clima entre governo brasileiro e Fifa não é nada bom. As críticas do presidente Lula ao continuísmo de Ricardo Teixeira à frente da CBF parecem ter criado um mal estar de grandes proporções. O mesmo já havia criticado a situação dos aeroportos em um evento na semana passada. Para piorar, o presidente Lula, apesar de convidado vip, recusou o convite da Fifa para assistir à final da Copa do Mundo, entre Espanha e Holanda, no último domingo, 11, o que foi considerado como um gesto de deselegância do brasileiro.

Trágico acidente deixa 5 mortos e carro completamente destruído em Ipiaú

Um carro da marca Ford, modelo Fiesta de placa policial JPE 6780 - Salvador/BA, que estava sendo perseguido por policiais militares de Barra do Rocha e Ipiaú, porque estava trafegando em alta velocidade, não conseguiu realizar o desvio da curva e acabou se colidindo na barra de proteção lateral da ponte, chocando-se em seguida com uma carreta da empresa Frigogel, que estava estacionada em frente a uma borracharia que fica nas margens da BR330, em Ipiaú.
O veículo, que ficou totalmente destruído, tinha como ocupantes Arlan Bispo Santana, 19 anos; Elias Mathias de Santana, 26 e Udemir Silva Santos, 18, todos residentes nas imediações da Rua da Granja e Travessa Dois de Dezembro, em Ipiaú, além de mais duas vítimas, que devido à força do impacto, não foi possível identificar.
Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Jequié, onde foram necropsiados e posteriormente devolvidos aos familiares. (Notícias de Ipiaú)

MP ENTRA COM 116 PROCESSOS CONTRA CANDIDATOS

O Ministério Público Eleitoral da Bahia entrou na noite desta terça-feira (13), último dia para impetrar ações, com 116 processos contra postulantes a cargos eletivos no estado. De acordo com a assessoria do TRE, são 108 pedidos de impugnação de candidaturas, entre os quais um caso referente à Lei da Ficha Limpa, de Coriolano Sales (PSDB), que pretende concorrer à Câmara Federal. Conforme o Tribunal, os oito aspirantes restantes são alvos de representações e notícias de inelegibilidade, por terem contas rejeitadas ou acusações de propaganda antecipada. Não há casos entre os candidatos ao Palácio de Ondina. A previsão é a de que a lista completa com os nomes dos políticos com possibilidade de cassação dos registros seja divulgada na tarde desta quarta (14) pelo órgão.

PATRIMÔNIO DE CANDIDATOS PODE SER ATÉ 4X MAIOR

O valor dos bens nas declarações patrimoniais dos candidatos ao Governo do Estado divulgados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nem sempre corresponde à realidade. Isso porque os postulantes apenas repetem à Justiça Eleitoral o mesmo inventário que declaram à Receita Federal, onde, segundo a Constituição, devem constar os valores desembolsados na aquisição dos imóveis. Como boa parte dos bens declarados foi, supostamente, adquirida há um certo tempo, os valores disponíveis no site do TSE não levam em consideração a valorização dos imóveis. Em alguns casos, entretanto, o ganho chega a índices de 1,9 mil %. Conforme a Receita, a única maneira de descobrir se o valor declarado de compra está irregular é por meio de uma auditoria a ser realizada pelo órgão. Caso constatada alguma incongruência, seria considerado crime de sonegação fiscal, enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

BAHIA PERDE PARA O GUARATINGUETÁ NA SÉRIE B

Jogando em um campo completamente encharcado e tomando dois gols em três minutos do primeiro tempo, o Bahia não segurou o Guaratinguetá e foi goleado pela equipe paulista por 4 x 2 no estádio Dário Rodrigues Leite na noite desta terça-feira. Com esse resultado, o tricolor estaciona nos 13 pontos e agora é o décimo colocado no Brasileirão da Série B. Na próxima rodada, sexta-feira, às 21h, o time comandado por Renato Gaúcho vai encarar o São Caetano no Pituaçu. Se vencer esse confronto contra o Azulão, o tricolor pode até voltar ao G4 da competição.

terça-feira, 13 de julho de 2010

CORINO URGENTE: POLÍCIA

Mulher suicida-se em Lapão
Dos mais de 15 suicídios registrados este ano, nas 23 cidades que compõem a microrregião de Irecê, o último aconteceu nesta manhã na cidade de Lapão-BA. 9 km de Irecê.
A vítima tinha 35 anos de idade, chegando a ser internada no Hospital Geral Dr. Mário Dourado Sobrinho em Irecê, ainda com sinais vitais .Carmelita Miranda Araújo, ingeriu dozes desageradas de um medicamento que ainda o relatório médico não declinou a marca. O corpo será examinado no IML de Irecê.
Veículos com restrições foram apreendidos em Morro do Chapéu
A continuidade das diligências do Policiamento Especializado /semiárido (CIPE), durante operação na cidade de Morro do Chapéu-BA, abordou um caminhão tipo cegonha, ficando constatado a existência de três veículos com prováveis problemas em seus números identificadores, os carros estavam sendo transportados com destino a cidade de Irecê.
Os veículos marcas wolksvagem, tipo gol, cor azul, placa JLU 0920; uma Saveiro placa CGL 8428, cor branca e um Santana, placa IAM 4119, cor prata , cujo automotores tinham visiveis sinais de adulterações em seu números identificadores. O caminhão era conduzido por Antônio Amaro de Araújo, 58 anos, procedente de Pinheirinho , bairro do Maxixi São Bernardo SP, veículos estes que seriam entregues na cidade de Irecê.
O curioso é que no período de 7 meses a citada operação Pociato recuperou 71 veículos com restrições de furtos, roubos e números de chassis com problemas. Os Veículos e condutor foram encaminhados para Delegacia de Polícia da cidade de Morro do Chapéu.
Motorista de caminhão assaltado em ibititá
Romário dos Santos Fernandes, motorista da empresa de produtos de limpeza Bela Vista com sede na cidade de Brumado-BA, compareceu na na manhã de hoje na Polícia e declarou que fez entrega dos produtos na cidade de Ibititá-BA, quando retornava que passava na estrada que dar acesso ao povoado de Matinha de Brito, ele e um ajudante foram surpreendidos por dois elementos que estavam montados em uma motocicleta, ambos encapuzados e armados com revólver, anunciaram voz de assalto, um tomou a boleia do carro e desviou o trajeto, enquanto o segundo marginal seguia na moto orientado que a vítima entrasse no matagal, sendo atendidos os assaltantes que a todo momento ameaçavam matar os dois, roubaram-lhes dinheiro e cheques de clientes , tendo em ato contínuo evadido-se do local com destino ignorado. Leia mais notícias no http://ezequiasdourado.blogspot.com

OUROLÂNDIA: SEXTA-FEIRA, 16, SERÁ FERIADO MUNICIPAL

Em virtude das comemorações em homenagem à padroeira de Ourolândia, Nossa Senhora do Carmo, que acontece na próxima sexta-feira, 16, o prefeito Antonio Araújo, através da Secretaria de Desenvolvimento da Gestão, decretou feriado municipal para a data comemorativa na cidade.
Estarão funcionando os serviços como limpeza pública, Guarda Municipal e os essenciais à Saúde.
Desde a última semana a comunidade católica está realizando quermesses durante as noites na praça que leva o mesmo nome da Santa.
As informações são da Assessoria de Comunicação do Município.

DO OUTRO LADO DO MUNDO: Internauta do Japão desperta interesse pela cultura do Biodiesel em Ourolândia

leandroffig@gmail.com
To: jcbenigno@hotmail.com - blog de ourolandia


Boa tarde JC, tudo certo?
Gostaria de enviar o seguinte email para alguma pessoa responsavel na prefeitura da cidade, mas nao encontrei no site da prefeitura, e achei você através do seu blog. Por acaso voce teria como me enviar estes contatos, caso os tenha? A razao esta melhor explicada no email que se segue, relacionada a pesquisa sobre biodiesel que pretendo fazer.

Muito obrigado pela atencao!
Meu nome é Leandro Figueiredo e sou engenheiro de alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. No momento, estou em Osaka, no Japão, cursando o mestrado na área de energia e biocombustíveis, à qual decidi me direcionar depois do curso de graduação. Minha pesquisa se concentra na parte de gestão de sistemas de produção de bioenergia. A pesquisa pretende realizar um estudo comparativo entre como o sistema brasileiro e o japonês funcionam, em relação à sinergia da política pública e as ações efetivas no campo.

Tenho particular interesse pelo nordeste, assim como meu orientador, onde o PNPB (Programa Nacional para Uso e Produção de Biodiesel) vem enfrentando dificuldades e desafios. Desta forma, por meio de pesquisas paralelas, tenho ciência da participação de Ourolândia na produção (na região de Jacobina, onde estão também Piritiba e Miguel Calmon) de matéria prima para o processamento do biodiesel. Minha idéia é tentar entender como este sistema opera na região e sugerir melhorias de acordo com os resultados do estudo.

Se possível, gostaria de saber quais os órgãos/universidades ativos aí nas cercanias e se seria possível contatá-los. É claro que gostaria de saber também da opinião do pessoal da prefeitura sobre a relevância desse estudo para a cidade e para a região. Gostaria de iniciar uma comunicação efetiva o mais rápido possível.

Minha ida ao Brasil acontecerá apenas em Março/Abril do ano que vem, e incluirei nela as visitas a campo, aos agricultores envolvidos no programa e às autoridades competentes da região, de acordo com a pertinência, quando isso for possível e houver disponibilidade. De qualquer maneira, meu objetivo é seguir com a pesquisa nessa direção e gostaria do aval das autoridades da cidade, assim como sua assistência, para entender o sistema de produção de oleaginosas para produção de biodiesel, com coleta de dados inclusive.

Bom, agradeço desde já a atenção e espero que possamos iniciar um contato que perdure com trabalho sério e dedicado.

Aguardo a resposta com expectativa,
Um abraço
Leandro Figueiredo
PS: Favor encaminhar primeiramente o presente email ao pessoal envolvido mais diretamente com agricultura e desenvolvimento regional da cidade.

LICITAÇÃO DO TREM-BALA LANÇADA NESTA TERÇA

O anúncio do edital de licitação do trem-bala brasileiro será feito às 11h30 desta terça-feira (13), em Brasília. A última etapa para o anúncio da concorrência pública foi cumprida com a publicação, no Diário Oficial da União desta terça, o processo de concessão do projeto do trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Pela resolução, a União constituirá uma empresa pública por ela controlada, que deterá participação acionária em Sociedade de Propósito Específico (SPE), a quem será outorgada a exploração da concessão. A licitação ocorrerá por meio de leilão na BM&FBovespa e o critério de julgamento será o menor valor da tarifa-teto, observado o valor máximo de R$ 0,49 por quilômetro. A concessionária poderá pleitear financiamento com recursos públicos, respeitado o limite máximo de 60,3% do valor dos investimentos, estimados em R$ 33,1 bilhões. Informações do G1.

OUTRA AMANTE DE BRUNO DESAPARECE

De acordo com o jornal carioca O Dia, uma ex-amante do goleiro Bruno também está desaparecida. Trata-se de Fernanda Sales, que teria sido vista várias vezes com o atleta, e tem seu paradeiro desconhecido há pelo menos uma semana. Segundo os vizinhos, a moça deixou o apartamento, em Santa Cruz, bairro da Zona Oeste do Rio, com o filho adolescente, mas deixou todos os pertences no imóvel. Fernanda também é suspeita de ter ajudado Bruno a deixar sua mansão, no Gol vermelho dela. O fato aconteceu na terça-feira (6) passada, após a polícia ter apreendido no local o menor pivô das denúncias sobre a morte de Eliza. Na reportagem de O Dia, Fernanda aparece abraçada a Bruno. O texto informa ainda que era comum ver Fernanda em bares de Campo Grande, bairro vizinho a Santa Cruz, locais também frequentados por Bruno.

ECONOMIA: Produção de Bege Bahia de Ourolândia será destaque em Feira Internacional

Com o apoio do Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Progredir), coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Arranjo Produtivo Local (APL) de Rochas Ornamentais participará, de 25 a 28 de agosto, em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, da Cachoeiro Stone Fair 2010, uma Feira Internacional de Mármore e Granito.

Durante o evento, serão apresentados os mais novos produtos do setor, além de inovações tecnológicas, insumos e equipamentos que ampliarão as possibilidades de ações estratégicas para o segmento. O APL baiano é um dos responsáveis pela destacada posição da Bahia, que o ocupa o terceiro lugar no ranking dos produtores nacionais de rochas e granitos, perdendo apenas para o Espírito Santo e Minas Gerais, primeiro e segundo lugares respectivamente.

Também chamado de mármore travertino, o mármore bege chegou a ser batizado de “Marta Rocha” por causa de sua rara beleza. Filiadas à Associação de Empreendedores do Mármore Bege da Bahia (Assobege), empresas instaladas em Ourolândia produzem o mármore bege em chapas, blocos, ladrilhos, revestimentos, espacatos e anticatos.

Ourolândia, no sertão baiano, concentra 90% da reserva

O APL de Rochas Ornamentais está localizado em dois grandes polos de produção, que envolvem a articulação dos elos da cadeia. No Polo de Extração e Pré-Beneficiamento, em Jacobina e Ourolândia, também denominado de Polo do Mármore Bege Bahia, está concentrado a lavra de blocos a céu aberto desempenhada pelas empresas extratoras.

Já no Polo de Beneficiamento, na Região Metropolitana de Salvador e em Feira de Santana, acontece o processo de transformação desse tipo de mármore. O município de Lauro de Freitas, na RMS, também se destaca nesse cenário, por possuir a maior concentração de empresas responsáveis pelo beneficiamento de rochas ornamentais do Estado da Bahia.

ANIVERSARIANTE DA SEMANA

Nesta segunda-feira, 12, o ex- prefeito da cidade de Várzea Nova, Dion Avelino, completou mais um ano de vida.
Avelino recebeu o carinho dos amigos, da família, dos filhos, da esposa e do povo de Várzea Nova.
Ao aniversariante, nossos votos de muitos anos de vida com paz, saúde, prosperidade e felicidades!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

ANIMAIS SOLTOS NAS RODOVIAS: TEM SIDO CONSTANTE NA REGIÃO DA CHAPADA DIAMANTINA

Quem trafega nas rodovias da nossa região, a BA 368, que liga Jacobina à Umburanas, e BA 426 que liga Lages do Batata ao Morro do Chapéu passando por Várzea Nova, deve ter cuidado redobrado principalmente a noite, pois aumenta bastante o número de animais de grande porte na pista (jegues, cavalos e gado). A Polícia Rodoviária Estadual, situada em Jacobina, que tem o comando do capitão Souza Junior, tem feito o possível, diante das constantes denúncias dos motoristas que trafegam em tais rodovias, enviando o caminhão-gaiola e recolhendo animais, mas a quantidade é tamanha que não tem sido suficiente a ação.
Cabe mesmo responsabilizar os criadores que de forma irresponsável não dão o devido cuidado aos seus rebanhos.
O vídeo abaixo mostra um flagrante feito por nossa reportagem num trecho da BA 426, entre Lages do Batata e Várzea Nova, num local conhecido como “Entrada da comunidade de Riacho”, onde um caminhão quase atropela uma boiada que pastava na pista de arrolamento do local.

OUROLÂNDIA: COMERCIANTE DENUNCIA O USO DE MEDICAMENTO ANIMAL POR JOVENS E ADOLESCENTES

Um proprietário de farmácia estabelecido em Ourolândia fez uma denúncia informal à Vigilância Sanitária do município, de enorme gravidade. Ele conta que observou nas últimas semanas ter crescido a busca de compras de seringas avulsas (sem medicamento) por jovens e adolescentes do sexo masculino em seu estabelecimento. O mesmo relata que diante do fato restringiu as vendas de seringas para somente acompanhadas de medicações injetáveis prescritas por receita médica.
O mais grave da denúncia é que o comerciante relata o fato de vários jovens da cidade estarem ganhando massa muscular de forma bastante acelerada, correndo boatos que estariam usando medicações de uso animal em overdoses para ganho rápido de peso e com isso arriscando à saúde.
O coordenador de Saúde de Ourolândia, Allex Macedo, lembra que “tais ‘bombas’ são medicações potentes de uso humano “DECA” e para uso veterinário (“IVOMEC”e “ADE”) de prescrição para animais de grande porte como cavalos e que o uso em seres humanos causa distúrbios metabólicos, endócrinos, danos irreparáveis ao miocárdio (músculo do coração), falência renal, dentre outros males”, afirmou.
Macedo garante que a Vigilância Municipal de Saúde estará realizando reunião com todos os donos de farmácias, postos de medicamentos e comerciantes de produtos veterinários, academias, além de representantes das polícias (Civil e Militar) e o Conselho Tutelar onde será discutido o combate ao problema e sejam definidas medidas de coibição a esta prática lamentável.

SÃO JOSÉ: PREFEITO INTERNADO COM DENGUE

O prefeito da cidade de São José do Jacuípe, Antônio Roquildes Almeida, está internado em Jacobina, na Clínica Santa Bárbara, desde o último dia 8 por suspeita de dengue. O gestor sentiu-se mal no útimo dia 4 e foi atendido no Hospital Nossa senhora da Conceição, localizado em São José, e seu estado de saúde exigiu a necessidade de aplicação de soro. Ele ainda voltou ao trabalho na segunda e terça, mas tornou a piorar e precisou de atendimento mais especializado na cidade vizinha. A prefeitura ainda não sabe quando o titular voltará às funções e, devido à internação, Almeida perdeu os festejos populares do distrito de Itatiaia no último fim de semana, quando foi encerrado o ciclo de festas juninas na região da Bacia do Jacuípe. As informações são do site Calila Notícias.

FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO: O QUE É QUE OUROLÂNDIA TEM?

Neste domingo, 11, aconteceu mais uma noite de quermesse promovida pela comunidade católica de Ourolândia, em razão dos festejos de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município, que terá como data magna o dia 16 deste mês. O evento está acontecendo na Praça que leva o mesmo nome da Santa, onde ficam localizadas as duas igrejas católicas da cidade e é apresentado pelo comunicador “Natinho Consórcios” em seu serviço de publicidade voltante. Assista os vídeos, gravados após a missa, e fique por dentro de mais detalhes sobre o este tradicional evento de Ourolândia.



OUROLÂNDIA: Carro roubado na garagem

Nesse último final de semana, a polícia da região de Jacobina-BA, esteve em Irece com a finalidade de investigar uma pessoa que vendeu um carro supostamente roubado na região de Ourolândia.
O carro foi apreendido na garagem da pousada Gatão, na cidade de Ourolândia-Ba, a apreensão ocorreu no inicio deste mês, conforme depoimento, Maria de Lourdes Rodrigues de Lima, proprietária da pousada. A Ford Ranger, cor vermelha ano e modelo 1999, placa policial JNX 0197, foi adquirida em Irecê, cujo automotor trata-se de produto de roubo ocorrido no estado da Bahia
.
http://ezequiasdourado.blogspot.com/.
Nossa reportagem publicou matéria sobre este assunto, veja no link:
http://blogdeourolandia.blogspot.com/2010/07/ourolandia-carro-roubado-e-encontrado.html

CORINO URGENTE: Homem ferido a golpes de facão

Antônio Flávio Lopes da Silva, morador de Caatinga do Moura, foi atendido no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, por volta das 4h desta segunda feira, 12, vítima de arma branca tipo facão.
Segundo informações de seu acompanhante, Antônio foi separar uma briga entre sua irmã e seu cunhado e acabou sendo atingido no braço direito. Ele foi atendido e encontra-se em observação.

SERRA DANÇA FORRÓ E SE INTERESSA POR ‘BOLSA BODE’

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, dançou forró em duas festas no Ceará, na madrugada deste domingo (11). Na primeira, um forró promovido pela Prefeitura de Massapê, administrada pelo PSDB, ele assistiu a campeonato de quadrilhas e até ensaiou alguns passos. Em seguida, seguiu para um forró patrocinado pelo deputado estadual Rogério Aguiar (PSDB), em Marco. Do camarote, ele ouviu elogios de Reginaldo Rossi. Durante show, o cantor disse que se resignaria caso surpreendesse sua mulher "na cama com Serra", porque ele "será o melhor presidente". Pela manhã, ele tomou café com prefeitos na fazenda do deputado João Jayme. Segundo o anfitrião, Serra manifestou interesse pelo Bolsa-Bode, programa de complementação de renda com doação de rebanho. Informações da Folha.