quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

COMUNICAÇÃO: Rádio Serrana Fm ganha Prêmio Mérito Lojista 2010

(Notícia Livre) A Serrana FM, empresa do Sistema Nordeste de Comunicação, acaba de ser escolhida como a melhor emissora de rádio da região de Jacobina. Em votação realizada pela Associação Comercial e Industrial de Jacobina (ACIJA), Sebrae e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Jacobina (CDL), a Serrana FM foi a mais votada no segmento de Emissora de Rádio garantindo, assim, o Prêmio Mérito Lojista 2009.
Na tarde desta quinta-feira, ao receber a notícia, a direção da emissora dedicou o prêmio à equipe de funcionários, aos parceiros e aos milhares de ouvintes, que crescem a cada dia.
O Prêmio Mérito Lojista será entregue no próximo dia 20 de março, em solenidade no Salão Nobre do Leader Esporte Clube em Jacobina.

OPINIÃO

Rio Salitre (Bacia do São Francisco), por Almacks Luiz
Rio Salitre, morto após 35 barramentos

(www.blitztotal.com.br) O Rio Salitre que fica localizado na porção norte da Bahia e nasce na localidade conhecida como “Boca da Madeira” em plena Chapada Norte (Diamantina), no município de Morro do Chapéu-BA, e tem o seu exultório exorreico no Velho Chico (Rio São Francisco), em Campos dos Cavalos, município de Juazeiro-BA, a jusante da Barragem de Sobradinho.
Sua história às vezes se confunde com a história do Brasil e em especial a história da Bahia. O historiador Paulo Ormindo de Azevedo faz a seguinte narração: “Em 1675, após um levante de indígenas na região do Rio Salitre, quando foram assassinados muitos feitores e vaqueiros e dizimados grande parte do rebanho, o governador Afonso Furtado de Mendonça encarrega Francisco Dias d’Ávila II de organizar uma expedição punitiva contra os 800 índios rebelados. A Campanha do Salitre foi um dos episódios mais sangrentos da nossa história. Mesmo cruzando o São Francisco em direção a Pernambuco e Piauí, os índios foram sitiados, sendo os homens executados e as mulheres e crianças escravizadas”.

O governo da Bahia em 1995, antecipando-se dois anos à criação da Lei Nº 9.433/97 cria a sua política estadual de recursos hídricos editando a Lei Nº 6.866. Um dos fundamentos da lei federal é a adoção de um modelo descentralizado e participativo da “Gestão das Águas” com a participação da sociedade nas tomadas de decisão, enquanto que a lei da Bahia não tinha este modelo proposto.

Defino a lei federal 9.433/97 como uma das leis neoliberalistas que veio criar condições de transformar a água em “comódites” e de propor uma falsa participação social nas tomadas das decisões.

Se fizermos hoje uma avaliação nos CBHs – Comitês de Bacias Hidrográficas é cada vez menor o poder da sociedade civil em suas deliberações pelos seguintes motivos:
a)Falta de capacitação dos representantes da sociedade civil por parte dos SRHs – Secretarias de Recursos Hídricos;
b)Renovação dos representantes em dois em dois anos, enquanto os representantes do poder público têm praticamente suas vagas garantidas;
c)Falsa representatividade da sociedade civil organizada, que representam apenas uma parte de seus associados e do povo que vive em uma bacia.

Assim por estas situações vividas no Sistema Hídrico Baiano o Rio Salitre que é afluente do Rio São Francisco está morto, foram construídos 35 barramentos sem nenhum critério técnico e hidrológico em seu pequeno curso de 333,24 Km, além de captação de suas águas para irrigação sem nenhum controle, mineração em seu leito e APP – Área de Preservação Permanente, impermeabilização do seu leito por resíduos de mármore e lançamentos de efluentes domésticos sem nenhum tratamento.

A maioria das nove cidades que compõem a Bacia: Morro do Chapéu, Várzea Nova, Miguel Calmon, Ourolândia, Umburanas, Jacobina, Mirangaba, Campo Formoso e Juazeiro vivem problemas sérios de falta d’água, umas são abastecidas com água “tratada” por dessalinizadores e em todas ainda neste período PRÉ-PAC e suposta revitalização do São Francisco e seus afluentes o “carro pipa” com a logomarca do Exército Brasileiro e o MI – Ministério de Integração é o maior catalisador de voto para os seus representantes.
No dia 01 de fevereiro de 2010 o Comitê de Bacia juntamente com o INGÁ – Instituto de Gestão das Águas e Clima, ex SRH – Secretaria de Recursos Hídricos e a empresa que venceu a licitação para Consultoria de Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Salitre no valor de R$ 1.213.996,30 (Um milhão, duzentos e treze mil, novecentos e noventa e seis reais e trinta centavos), que elencará toda a problemática da Bacia.
Este é o primeiro Plano de Bacia de um Rio baiano, mas você acha que uma região com 14.136 Km2 que vem sendo na acepção da palavra “explorada” desde 1675 com a introdução do gado no semiárido e com este modelo de governo desenvolvimentista a simples contratação de Consultoria de Elaboração do Plano de Bacia vai resolver os nossos problemas? (Almacks Luiz é Gestor Ambiental, membro do MPA - BRASIL e Presidente CBHS - Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre)

Jaques Wagner poderá vir até Ourolândia para inauguração de PSFs

A Assessoria do Governo do Estado informou agora ás 15h30min desta quinta-feira, 18, que o governador Jaques Wagner poderá visitar Ourolândia na próxima quarta-feira, 24, a partir das 09 horas, para a inauguração oficial de quatro novos PSFs construídos nos povoados de Alagadiço, Casa Nova, Baixa de Zé Félix e Aurora, em parceria com o Programa Saúde Bahia e Prefeitura Municipal.

Ourolândia ganhará agência da Previdência Social

Foto ilustrativaO Município de Ourolândia deverá ser contemplado com uma agência da Previdência Social. O gerente Executivo do INSS de Juazeiro, Augusto Cesar Gomes encaminhou ofício ao prefeito Antonio Araújo solicitando a doação de um terreno bem situado e de fácil acesso com 1.000m² de área mínima para a construção da agência. De acordo com as informações da secretaria de Administração um técnico da Previdência deverá visitar Ourolândia nos próximos dias para, em comum acordo com a prefeitura, encontrar o melhor local para a construção do prédio.
Segundo o teor do documento encaminhado à Prefeitura, foram contemplados em todo o Brasil 715 municípios que se enquadram na situação do Plano de Expansão da Rede de Atendimento e desses, 20 encontram-se no âmbito da circunscrição da Gerência Executiva do INSS em Juazeiro a exemplo do Município de Ourolândia.

PREFEITURA MUNICIPAL DE OUROLÂNDIA

Convite

A Prefeitura de Ourolândia, convida a população em geral para, na próxima terça-feira, dia 23, as 19h00min horas, na Câmara de Vereadores, participar da uma Audiência Pública onde os técnicos da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) estarão apresentando o Projeto da Obra de Esgotamento Sanitário de Ourolândia que será a maior realização na área da Saúde da história de Ourolãndia.
Sua presença será de grande importância para a realização do evento. Não deixe de comparecer.

Prefeitura de Ourolândia, construindo um futuro melhor!

ENTREVISTA

Josicléa Rebouças - Secretária de Saúde de Ourolândia

A secretária de Saúde de Ourolândia, Josicléa Rebouças, concedeu entrevista ao Blog de Ourolândia, na manhã desta quinta-feira, 18 de fevereiro, falando dos novos PSFs que já estão em funcionamento em alguns povoados do Município, a previsão para outro no povoado de Aurora e ainda sobre os novos serviços de Saúde que em breve estarão em disponibilidade nestes povoados.

Acompanhe:
Blog de Ourolândia - A Prefeitura de Ourolândia, em parceria com o Governo do Estado, colocou em funcionamento no começo deste mês três novos PSFs: nos povoados de Casa Nova, Baixas de José Félix e Alagadiço. Sabemos que existe mais um construído no Povoado de Aurora, mas que ainda não está funcionado. A Senhora tem previsão?
Josicléa Rebouças -
Pois é, solicitamos autorização a Gerente Geral do Projeto Saúde Bahia, Drª Elcione Cunha para colocar em funcionamento as referidas Unidades devido às ações constantes de vandalismo (depredações), despesas com imóveis alugados e cobranças da comunidade, ficando a Unidade de Saúde da Família do Povoado de Aurora (PSF Otaviano Alves de Oliveira) pronta para inauguração, aguardando apenas o agendamento de uma data oportuna por parte da 16ª DIRES com a Governadoria do Estado. O município também foi contemplado pelo Programa Saúde Bahia com o projeto para compra de equipamentos que já estão instalados nas referidas unidades inclusive, quatro consultórios odontológicos acompanhados de aparelhos de ultrasson odontológicos.
Blog de Ourolândia - Isso quer dizer que as comunidades de Ourolândia que ainda não são assistidas pelo Programa de Saúde, terão assistência odontológica?
Josicléa Rebouças
Exatamente! A partir do primeiro trimestre de 2010! Esse será um grande avanço para Gestão do Sistema Municipal de Saúde e um ganho significativo para a população. Por exemplo: a comunidade de Baixas do José Félix atualmente é assistida pelo Programa de Saúde Bucal em Lagoa do 33 e o povoado de Aurora pelo Programa do PSF na sede enfrentando muita dificuldade para atendimento a demanda gerando insatisfação do usuário que fica aguardando agendamento. Sendo assim a comunidade de Baixas e as demais áreas de cobertura da Unidade (povoados de Alçapão, Baixas de Zé Preto, Gitirana e outros) serão atendidos em Baixas de José Félix e os povoados de Aurora, Novo Achado e outros serão assistidos na Unidade de Saúde da Família do Aurora. Portanto, a tendência é possibilitar ao usuário melhoria do acesso e qualidade desses serviços.
Blog de Ourolândia - A população do Município de Ourolândia já pode esperar este novo serviço na Saúde para muito breve?
Josicléa Rebouças - Sim! A Prefeitura através das Secretarias de Saúde, Administração e Finanças estabeleceu uma parceria dinâmica para dar agilidade a conclusão das Unidades com as devidas prestações de contas, o que demonstra a responsabilidade e compromisso do gestor municipal com a população ourolandense.
Blog de Ourolândia - Como as pessoas devem proceder no momento em que necessitarem de maiores informações ou ainda prestar reclamações sobre possíveis deficiências nas Unidades?
Josicléa Rebouças - Nós estamos sempre a disposição para quaisquer esclarecimentos e ouvir queixas na Secretaria de Saúde que fica à Rua Maria Umbelina na antiga maternidade. As pessoas podem ainda ligar para os telefones: 3681 2109 e 2307 pedindo para falar na Secretaria de Saúde, comigo ou qualquer outra pessoa, e deixar suas sugestões ou críticas que acataremos pois esta é a nossa obrigação. Estaremos sempre a disposição.
Um forte abraço a todos.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ACIDENTE COM DOIS MORTOS NA BR 407

(Noticia Livre) Um acidente ocorrido às 22h30min desta terça-feira (16), em Senhor do Bonfim, deixou duas pessoas mortas — os ocupantes da moto de placa JMW 7566, Roberio Miguel de Souza, 55 anos e Jedson Souza Cruz, 25 anos, que residiam no povoado de Umburnas, municipio de Senhor do Bonfim, morreram no local do acidente.
O acidente ocorreu na BR-407, KM 130, Próximo ao Posto Pinheiro. Segundo informações da Policia Rodoviária Federal a moto colidiu contra um veiculo não identificado e o condutor do carro evadiu-se do local. Os ocupantes da moto estavam retornando da cidade de Itiúba.(Informações da Delegacia 104 da PRF)

Familiares de jacobinense morrem em acidente de carro próximo a São Domingos



Deines José Pereira - morto no acidente

As duas vítimas fatais foram o motorista Deines José Pereira, 26 anos, conhecido por Preto e sua mãe Ednalva da Conceição Pereira, 57. Eles estavam em um veículo Astra, placa JOW - 3730, licença de Itabaiana (SE), na companhia de José Bispo Nascimento, 78 anos, e Jucileia Santos de Jesus, 25 anos, esposa do motorista, que foi medicada e internada no Hospital Municipal de São Domingos, enquanto José Bispo, conhecido por Zé do Alho, com fraturas nas duas pernas, uma das fraturas expostas na altura do tornozelo direito, recebeu os primeiros socorros e foi transferido para o Hospital Clériston Andrade em Feira de Santana, onde permanece internado.
O fato - Segundo Jucileia Santos de Jesus, conhecida por Leia, residente a Rua Filadélfia Dória, s/na, Largato, (SE), seu sogro, Zé do Alho, morava sozinho na Rua Reinaldo Jacobina Vieira, próximo ao Centro de Abastecimento da cidade de Jacobina, onde tinha uma distribuidora de cereais e por volta da 05h de domingo, teve um inicio de derrame e foi levado as presas para o hospital, onde ficou internado.Assim que ficaram sabendo do ocorrido, arrumaram a viagem para a Bahia e saíram ás 15h, tendo a viagem interrompida ainda em Lagarto, pois quebrou a "correia do tempo" do veículo. Diante do impasse, decidiram viajar na manhã seguinte.Logo cedo, na segunda-feira (15), "pegaram a estrada", contou Leia, mais uma vez teve que ser interrompida, pois o carro apresentou um problema na bomba d´água e tiveram que solicitar que a peça fosse enviada de Largato para uma cidade, ainda no interior de Sergipe, que ela não soube dizer, para consertar o veiculo.Depois que aprontou, o relógio ja marcava 14h, seguiram viagem e ás 19h chegaram à cidade de Jacobina. Deines, ao vê o pai com parte do corpo paralisado entrou em pânico e chorou bastante, pois "ele era quem cuidava da família e tinha uma preocupação muito grande por todos", contou Leia.Na manhã desta terça-feira (16), Deines conversou com o médico que atendia o pai, pediu para levar para Largato, onde continuaria o tratamanto, e antes de sair de Jacobina, comprou uma "garrafada natural", segundo ela, recomendada por raizeiros, (pessoas que vende ervas naturais nas feiras-livres) e, próximo ao meio-dia, iniciaram a viagem de volta para a cidade de Lagarto, levando o idoso.Leia disse que eles não tinham almoçado, pois o esposo queria adiantar a viagem e a última vez que mediram a pressão arterial dos "velhos", a de Zé Alho, estava 22 por 18 e da Dona Ednalva, tava 17 por 9", contou, enquanto pedia insistentemente para ir ficar no local onde estavam os corpos.Caminhoneiro de profissão, Deines pediu a ela dois comprimidos de "arrebite", minutos antes de capotar o veiculo, narrou a esposa. "Quando ele fez a curva, o carro começou a virar e capotou umas seis vezes e só eu conseguir pular, os outros foram jogados para fora" afirmou.O agricultor Raimundo Lopes de Oliveira, 48 anos, um dos primeiros a chegar, residente próximo ao local do acidente, confirmou as informações de Leia. Segundo ele, a mulher chorava desesperada do outro lado da pista, pois estava andando normalmente, encontrou Ednalva, aparentemente morta e o idoso ao seu lado, com sinais vitais.

"A moça (Leia), perguntava pelo marido e eu perguntei a ela quantas pessoas tinham no carro. Ela respondeu que eram quatro e nós só vimos três, até que tive a idéia de levantar o carro, com ajuda de pessoas que tinham chegado e verificamos que o corpo do motorista estava debaixo", contou Raimundo Lopes.O veiculo pertence à Jailson Tavares de Jesus, sogro de Deines. Leia é mãe de três filhos, do primeiro casamento e convivia com Deines há dois anos. "Na hora da agonia ele disse, Leia não me deixe morrer, pois eu te amo", contou e chorou bastante ao lembrar este momento.Corpos permaneceram até ás 19h30 - Segundo o agricultor Raimundo Lopes, o acidente aconteceu ás 13h55 e só ás 16h30, chegou um policial militar lotado em Gavião. A equipe do CN permaneceu no local até ás 17h30 e não havia chegado nenhum os policial rodoviário do posto de Bandiaçú, pois, está há quase seis meses sem viatura e nestes casos, vão com seus veículos particulares, de "carona" ou os interessados providenciam transportes.Às 19h30, os corpos foram levados para o IML de Jacobina para serem necropciados. Blitztotal (Calila Notícias)

Morre o ator e humorista Arnaud Rodrigues

Morreu na noite de terça-feira (16) o ator, cantor, compositor e humorista Arnaud Rodrigues. Arnaud estava dentro de uma embarcação, com outras onze pessoas, em um lago perto de Palmas, no Tocantins. O barco acabou virando durante a tarde, próximo a altura do km 26 da rodovia TO-10.
A confirmação da morte foi dada pelo Corpo de Bombeiros e pela Marinha, que encerraram as buscas na noite desta terça (16). O trabalho será retomado na quarta-feira (17).Nascido em Serra Talhada (PE), em 1942, Arnaud Rodrigues trabalhou ao lado de Chico Anysio em diversos programas humorístico, como “Chico City” (1973).Entre as novelas em que atuou destaca-se “Roque Santeiro” (1985) e uma participação especial em “Lampião e Maria Bonita” (1982).No cinema, Arnaud trabalhou com Renato Aragão em “A filha dos Trapalhões” (1984) e “Os Trapalhões e o Mágico de Oroz” (1984).Mais recentemente, ele estava trabalhando no programa “A Praça é Nossa”. Blitz total (Município em Foco)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

PREFEITURA CONSTRÓI NOVA AVENIDA LIGANDO O CENTRO À RUA DA UMBURANA

A Prefeitura de Ourolândia está construindo uma nova avenida que ligará a periférica Rua da Umburana (Bairro Alto Bonito) à Praça João Dantas de Carvalho no Centro da Cidade. Além de beneficiar o tráfego de carros, motos, bicicletas animais e pedestres a nova via possibilitará também a alargamento das cabeceiras da antiga e estreita ponte da Rua da Umburana. A obra vai também deixar menos íngreme o antigo acesso ao Bairro, ligando ao centro pela Praça José Prado Alves, onde diversos acidentes já ocorrem em virtude da ladeira acentuada e das irregularidades do solo rochoso. Outra vantagem da obra será a construção de encostas e do projeto para urbanização que vai embelezar o local, valorizar os terrenos e diversas novas moradias que se encontram em fase de construção no trajeto.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia.

Colégio Professor Tavares ganha ampliação e quadra poliesportiva

Dentre as obras de ampliação e reforma de escolas previstas para este início de ano está a do Colégio Professor Tavares, um dos mais antigos de Ourolândia, que receberá também uma belíssima quadra poliesportiva em dimensões oficiais. “Este era um sonho antigo dos estudantes daquele importante e tradicional centro educacional de Ourolândia e agora vamos realizá-lo”. Disse o prefeito Antonio Araújo.

Prefeitura acelera obra de construção do novo espaço cultural de Ourolândia

De acordo com as previsões do prefeito Antonio Araújo, até o final do mês em curso deverá estar concluída, na Praça João Dantas de Carvalho, vizinho a Quadra Poliesportiva, a obra do Centro Cultural de Ourolândia. O espaço cultural será bastante amplo com capacidade para mais de 600 lugares com cinco desníveis de piso, banheiros masculino e feminino, camarins, palco elevado, excelente sistema de ventilação natural, área para estacionamento exclusivo e atenderá eventos da Educação, Cultura, reuniões de grande porte e recepções oficiais do município. O prefeito ainda não informou o nome do novo espaço (se teatro, centro cultural ou outro).

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Homem é preso por porte ilegal de arma em Ourolândia

De acordo com o Boletim de Ocorrências da Polícia Militar de Ourolândia, por volta das 09h45min desta segunda-feira, 15, uma Guarnição PM, composta pelos soldados Jair Rodrigues, Eliomar Alves e comandada pelo sargento Ubirajara Requião, recebeu a informação de que, na Praça Nossa Senhora do Carmo, havia um homem portando uma arma de fogo. Em diligência a Guarnição foi até o local e flagrou Silvan Souza Santos em seu veículo com um revólver calibre 38, marca TAURUS numeração raspada, com seis cartuchos no tambor e mais cinco reservas, totalizando 11 cartuchos e ainda a quantia de R$ 2,5 mil em dinheiro. Segundo as informações do sargento, ele foi preso em flagrante não esboçando nenhuma reação e encontra-se a disposição da Justiça na Delegacia de Ourolândia estando enquadrado no artigo 14 da Lei 10.826/03.

Homem é encontrado morto dentro de casa em Ourolândia

Album de famíla
Natanael de Jesus, 62 anos, carinhosamente “Jonas de Zé Vaqueiro”, foi encontrado morto na tarde deste domingo (14), no banheiro da sua residência, no povoado de Bode Assado, município de Ourolândia. O corpo de Jonas foi levado ao Instituto Médico Legal de Jacobina (IML) para necropsia e só a partir daí poderá se revelar a causa, mas presume-se morte natural.
Ele não era visto desde a tarde da última sexta-feira (12), e os vizinhos disseram que estranharam o comportamento de um cachorro que se mostrava inquieto indo e voltando até a casa onde estava o corpo. “Achei esquisito porque a porta da casa de Jonas ficou o dia todo aberta e fui verificar. Quando cheguei perto senti um mau cheiro vindo de dentro aí voltei e fui chamar mais alguém para entrar comigo, daí encontramos ele caído no banheiro”, disse uma testemunha.
Natanael de Jesus era filho de criação dos saudosos José Benigno do Rosário e Maria Aprígia de Jesus. Dentre outros, deixa enlutados, José Carlos Benigno, João Dantas de Carvalho, Tereza Benigna, Jandira Benigna, Geovaldo Benigno, Marieta Benigna, José Benigno, Renério Benigno, Efigênio Dantas, Telma Belitardo, José Carlos da Silva Ribeiro (Branco Cabelereiro), Nivaldina Maria Ribeiro, Valdeci de Jesus, Cilinha do Alazão e toda família Jesus da parte de seus pais biológicos.
O sepultamento acontece no Cemitério Jardim da Saudade nesta segunda-feira (15), em Ourolândia.