segunda-feira, 17 de maio de 2010

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A jornalista Tamara Leal, do Jornal A Semana de Jacobina, que publicou em sua edição da semana passada um editorial afirmando estar se despedindo do público, nos enviou uma nota respondendo matéria publicada no Site Corinourgente, pelo seu editor Corino Alvarenga, onde explanou sua opinião sobre a fechamento do Semanário. (Clique no link e veja a nota de Corino: http://blogdeourolandia.blogspot.com/2010/05/jornal-semana-para-de-circular.html)
Diz a nota de Tamara:
"Dever de informar!!!

Em texto publicado neste site, o colega fez um breve relato da vida de quatro dos jornais impressos de Jacobina, jornais estes que ajudaram a fazer e registrar a história desta região, seja publicando fatos, fazendo denúncia ou cobrando de políticos e da sociedade seus deveres e apresentando seus direitos. Parecia que o comunicador apreciava o fechamento de mais um veículo de comunicação, veículo este que o teve como um dos seus colaboradores, assim como todos os outros.
O que mais me impressionou foi a rápida e tendenciosa definição destes veículos, em especial a do A Semana. Resumido apenas: “encerra um ciclo de um jornal claramente político-partidário a favor do grupo comandado pelo ex-prefeito Rui Rei Matos Macedo (PMDB), Juliano de Carvalho Cruz (PR) e cia”. Desrespeitando a história dos profissionais que por ele passaram. Os profissionais que entre outras editorias, escreveram sobre esporte, polícia, cotidiano, economia e entretenimento.
Daí pergunto: Nobre colega qual o veículo de comunicação que não tem uma tendência política? Veja? O Globo? Isto é? Que jornal? Que programa? Que rádio? Que site? E aí não vale desinformar e dizer que o CorinoUrgente não o tem. Voltamos apenas a um ano de nossa recente história, ocasião em que surge o blog CorinoUrgente, único e exclusivamente como forma de denunciar a prefeita Valdice Castro e o seu esposo, o ex-prefeito de Jacobina, Leopoldo Passos, por os mesmo terem preterido seus serviços pelo do, também bloguista, Noedson Ney, atual assessor de comunicação, que supostamente havia tomado seu lugar. Tanto que o primeiro entrevistado do blog foi o ex-prefeito e maior rival político do casal, Rui Macedo.
E nesta linha permaneceu o blog CorinoUrgente por cerca de quatro meses, se não mais, a única notícia que encontrávamos era política, política e política. Uma política tendenciosa, embasada apenas na raiva e vingança. Por sorte, o blog que nasceu apenas para atacar o casal de políticos, chegou preenchendo uma lacuna... A comunicação on-line não era tão explorada na região, como devia.
Por sorte,repito, a vingança se tornou em um rentável meio de comunicação, que ao contrário de um jornal impresso sem gráfica, como é ou era ocaso do A Semana,pois a associação continua viva e o editorial fala em até logo e não adeus, tem uma despesa mensal em torno de R$ 10 mil. Um blog, cerca de R$ 50,00 gastos com a hospedagem.
Lamento por Jacobina, que perde um jornal que havia se tornado referência, ganhando todos os mais importantes prêmios, com uma boa carta de clientes (assinantes, anunciantes e vendas em bancas). Lamento por sua postura, lamento... Perdem os jacobinenses, perdem os profissionais de comunicação, pois é um veículo a menos para prestação de serviço, perde a democracia.
O que escrevo não é pessoal, temos uma boa relação de amizade. E o colega sabe mais que ninguém, que na maioria das vezes sair de um veículo impresso e enfrentar novos desafios é muito mais rentável financeiramente. Você que o diga...
Ressalto que não é pessoal, mas a nota atingiu todos aqueles que gostam do A Semana e posso informar que não são poucos, bem como aqueles que tem um pouco de massa cinzenta e sabem que por mais independente que seja a imprensa teve, tem e sempre terá um pequena ou grande tendência política, uma linha editorial a seguir... De antemão te informo que outros jornais surgirão. Este é o ciclo normal da comunicação!!! Mas como comunicadora sempre vou lamentar quando um destes veículos fechar, assim como o fiz quando o Encarte fechou, mesmo na ocasião sendo recém chegada à Jacobina. O mesmo sentimento se repetiu em duas ocasiões, no fechamento do Primeira Página e, agora, em especial no do A Semana. Sentimento que sempre se repetirá!!!
Tamara Leal
Jornalista DRT – BA 2097"

Um comentário:

  1. Srª Tamara Leal, o seu protesto contra o corino urgente é muito lógico, falo como leitor um feixamento de um meio de comunicação é menos um canal da democracia para o povo falar o que sente. O corino foi infeliz na sua colocação! Déa Vasconcelos V. do Poço - Ba

    ResponderExcluir