quarta-feira, 19 de maio de 2010

CAPIM GROSSO: Professores comemoram aprovação da Câmara

A sessão desta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Vereadores de Capim Grosso foi marcada pela aprovação dos projetos de reforma do Estatuto do Magistério e Plano de Cargos e Salários dos professores, bem como do reajuste salarial para todos os servidores do município, reajuste esse que fez parte da pauta de reivindicações dos profissionais da educação em meio a paralisação das aulas do ano letivo em vigor.
O fim da greve só aconteceu mediante acordo entre a categoria e a Administração municipal representada pelo ex-prefeito Itamar Rios. A audiência contou com a presença de Joel, representante da Aplb Sindicato de Salvador e do mediador do encontro, o ex-promotor da comarca local, Gilder Oliveria atualmente atuando em Irecê.
Os projetos aprovados foram elaborados por uma comissão tripartite formada por representantes da categoria, encabeçada pela Aplb Sindicato, Secretaria da Educação e Câmara Municipal de Vereadores e passaram mais de um ano engavetados, mas diante da assinatura do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, documento elaborado pelo citado promotor, os projetos foram enviados para a casa legislativa e sem alterações por parte dos edis, ambos foram votados e aprovados por unanimidade, faltando agora a sanção do prefeito João Dias.
Na opinião de Adenildes da APLB foi mais uma grande vitória da categoria, mas o que vai realmente fazer a diferença na vida dos profissionais da Educação de Capim Grosso, será sem dúvida a aplicação de cada ponto dos projetos. Ela informou ainda que foram três anos de muito trabalho e embates em prol do reajuste e das reformas, “todos nós estamos felizes e orgulhosos por mais esse momento”, garantiu.
A APLB tem agora como meta ajudar alguns professores que estavam se graduando pela Universidade do Estado da Bahia através do “Rede Uneb 2000”, mas tiveram as aulas interrompidas no terceiro trimestre. Uma comissão de professores segue para a Uneb/Jacobina na tarde desta quarta-feira (19) com este objetivo.
Reportagem e foto de Arnaldo Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário