quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SECRETARIA DE SAÚDE CAPACITA EQUIPES DE SAÚDE EM IMUNIZAÇÃO

(TEXTO E FOTOS DE ALLEX MACEDO - COORDENADOR DE SAÚDE DA SECRETARIA DE SAÚDE)
Realizou-se de 10 a 12 de agosto de 2010 no Centro de Qualificação Educacional de Ourolândia Pedro Édson Souza o I Curso de Fundamentos e Práticas de Imunização de Ourolândia promovido pela Secretaria de Saúde de Ourolândia.
O Curso foi organizado pelo Enfermeiro José Alves da Silva Júnior e pela Auxiliar de Enfermagem Maria do Carmo Oliveira da Silva com apoio da Bioquímica-Farmacêutica Dr. Maria Lucia Albuquerque, além o coordenador de Atenção Básica à Saúde, Enfermeiro Allex Macedo e a Enfermeira Márcia Borges.
O evento que contou com a participação dos sete Enfermeiros do município e de mais 15 vacinadores de todas as sete unidades de Saúde da Família do município, objetivou capacitar os profissionais que atuam em sala, qualificando-os nas rotinas diárias de vacinação e no planejamento das campanhas de vacina, ampliando assim as coberturas vacinas do município e melhorando uma das principais estratégias de saúde, a vacinação.
A Secretária de Saúde de Ourolândia Sra. Josicléa Rebouças ratifica com mais esta iniciativa o compromisso de sua Secretaria com Atividades Educativas – Educação em Serviço uma premissa do Programa Saúde da Família.

OUROLÂNDIA EM DESTAQUE NA 2ª ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO DE PÓLIO Mais uma vez a Secretária de Saúde de Ourolândia direciona todos os esforços em um Dia D de Campanha. Para incentivar a busca do serviço pelas crianças e mães foram montadas algumas estratégias como colocação de pula-pula no Distrito de Lagoa do 33 e oferta de algodão-doce, guloseimas, castelo inflável, piscina de bolinha na sede da secretaria de saúde onde funcionou o posto de vacinação e planejamento das ações.
Todas as 7 unidades de saúde da família estiveram vacinando as crianças desde as primeiras horas da manhã até às 17:00h. Os enfermeiros desenvolveram volantes nas áreas de abrangência das USF Sede 1 , Sede 2, Aurora, Baixas visitando as crianças casa a casa o que auxiliou no êxito da meta.
Até hoje às 17 horas foram vacinados mais de 1228 crianças totalizando mais de 64,5 % da meta de 1904 crianças menores de 5 anos estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização; o município está bem a frente da média nacional (47,55%) e também bem da média dos 19 municípios que compõem a 16ª Dires (41,23%). Texto e fotos de Allex Macedo, coordenador de Saúde da Secretaria de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário