domingo, 12 de setembro de 2010

PORQUE CONTINUAR...

Este blog foi criado de forma provisória no início do mês de junho de 2009. Na época tive apenas o intuito de abrir um canal na internet para guardar fotos e fatos da festa comemorativa aos 20 anos de emancipação política de Ourolândia. Divulguei o endereço apenas entre amigos e desde então, comecei a receber dezenas de manifestações de pessoas parabenizando-me por tal iniciativa. Naquele momento percebi o quanto Ourolândia é uma cidade carente sob todos os aspectos, mas principalmente de canais de comunicação que possam divulgar e mostrar de fato seus potenciais naturais, econômicos, sociais, culturais e, sobretudo o poder e simpatia da sua gente.
Diante disso fiz um teste: comecei a divulgar notícias, cobranças da população aos órgãos motores da sociedade, como foi ainda bem no início o caso de um poste que um caminhão havia derrubado na ciclovia e lá estava o problema já há quase seis meses sem que nenhuma providência fosse tomada pela Coelba. Depois de publicado em nosso blog as emissoras de rádio da região começaram a divulgar o fato dando crédito à nossa matéria, outros sites e blogs reproduziram também. Para nossa surpresa recebi um telefonema do coordenador de relacionamentos da Coelba Dorivaldo Alves, me parabenizando pela criação do blog e pela forma educada como fiz a cobrança, informando que resolveria o problema de imediato. Recordo-me ainda que na época fui procurado pelo empresário João Dantas de Carvalho que me parabenizou pelo fato e solicitou-me que fizesse algo em relação a dois postes que existiam fincados há mais de 12 anos no meio da principal avenida do distrito de Lagoa do 33. O vice-prefeito deste município Senhor Neitom Oliveira nos confirmou o absurdo e atestou que há muitos, ele e a população de Lagoa, tentavam em vão junto à empresa concessionária de energia resolver o problema, inclusive diversos acidentes já haviam acontecido no local.
Fizemos a cobrança com coerência mostrando as fotos do caso e a notícia repercutiu até na imprensa estadual. Novamente recebi outra ligação do Dorivaldo nos informando que já havia mandado verificar o caso e o custo resolutivo ficaria altíssimo, mas diante das tantas cobranças a direção da Coelba informava que resolveria o problema, como de fato resolveu. Poderia citar aqui ainda vários exemplos como o caso do celular e tantos outros, mas acho desnecessário.
Estava claro o papel social importante que a nossa iniciativa já desempenhava para este município e não tive como deixá-lo apenas como um depósito de fotos e registros históricos.
Em fevereiro deste ano (2010) surgiu a curiosidade de saber quantas visitas o blog alcançava diariamente, para isso colocamos um contador de acessos que, para nossa surpresa, registrou um número que oscila entre 800 e 1200 visitantes por dia. Diante dessa resolvemos cadastrá-no no Google Analytics (ferramenta que mede os acessos e diz o local do planeta de onde estão acessando) que nos mostrou outro papel social importante deste veículo, várias pessoas de outras partes do mundo passaram a saber do que ocorre em Ourolândia diariamente, inclusive muitos nativos que moram distante nos escreveram informando a alegria de agora poder “conviver” com a torrão natal novamente.
O lamentável de tudo isso é que infelizmente ainda há uma cultura politiqueira muito forte por aqui e muitas pessoas insistem em confundir a função que exerço como cargo de confiança na Prefeitura deste município e deturpam a interpretação do que tentamos fazer no blog quando mostramos algum dado positivo do município ou obra feita pelo poder executivo. Até aí tudo bem, é preciso que se respeite a opinião das pessoas, ainda que contrária a sua, mas entendo ser inadmissível aceitar as ofensas que vêm sendo enviadas à minha pessoa, por email, de forma anônima e covarde, como se eu ganhasse algum salário de alguém de forma desonesta para fazer aquilo que faço com tanto carinho e que já está claro ser tão útil a esta sociedade.
A coisa se agravou no final do mês passado (agosto de 2010) essas ofensas passaram do limite e resolvi colocar um aviso sobre a retirada do blog em 30 dias. Desde então passei a receber as mais diversas manifestações de carinho e pedidos para que não o fizesse.
Diante de tantas solicitações percebi que este blog não mais pertence a mim, mas a uma sociedade que clama por ser melhor a cada dia, que luta para ser diferente em todos os aspectos, que mede a importância daquilo que é imprescindível ao exercício da construção de uma sociedade melhor e que mostra de forma muito clara ser extrema maioria a aqueles que pensam de forma contrária.
Em face de tantos pedidos e principalmente em respeito aos internautas, aos diversos amigos que me solicitaram pessoalmente, merecedores da minha consideração, humildemente vou continuar sendo útil a essa gente acolhedora e simpática, da forma que mais posso e tenho prazer em fazer, atualizando a cada acontecimento o Ouro Notícias.
Finalizo com frases ditas por pessoas que fizeram e fazem a diferença na formação de um ser humano mais consciente e, consequentemente na construção de um mundo melhor:
O que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo”, Clarice Lispector.
Presta confiança às ações dos homens, mas não ao que eles dizem”, Demófilo.
A corrida para a excelência não tem linha de chegada”, David Rye.
Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, Mahatma Gandhi
Para ter sucesso neste mundo é preciso ser louco ou ser sábio”, Barão de Montesquieu.
Um homem não está acabado quando ele é derrotado, mas quando desiste”, Richard Nixon.
O covarde nunca começa, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste”, Normam Vicent Peale.
Ourolândia, domingo, 12 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário