segunda-feira, 30 de maio de 2011

Produção de doce de Caatinga do Moura ultrapassa fronteiras

A comunidade de Caatinga do Moura, município de Jacobina, se desta pela produção do alho e dos saborosos doces de goiaba, banana e marmelo, tradição secular, que leva o nome do povoado além fronteiras. A produção de doces, comercializados nos estados da Bahia, São Paulo e no Distrito Federal, empregam diretamente mais de 500 pessoas. As 16 pequenas fábricas sediadas no distrito empregam 200 pessoas, fora os produtores das frutas e os empregados que manejam desde a planta até a embalagem do produto.
Cada fábrica produz uma média de 2,5 mil kg de doce semanal. Todas juntas perfazem o total de 160 toneladas mensalmente, resultando numa cifra média de R$ 200 mil.
Para Joilson Carneiro, proprietário da fábrica de doces Kelly Jan, o investimento em tecnologia é o que tem possibilitado a entrada dos doces de Caatinha do Moura em outros mercados, mas a falta de integração dos produtores tem impedido vôos mais altos. “Hoje a nossa preocupação é no sentido do fortalecimento de toda cadeia produtiva dos doces. Precisamos nos adequado as normas do mercado, relacionadas com as questões de saúde pública, como determina a lei e para isto o melhor é a união”, disse.
DISTRIBUIÇÃO – Alguns dos produtores têm conseguido escoar sua produção através de parcerias com empresários de outros setores da alimentação. Empresas que levam seus produtos à Caatinga do Moura, acabam levando os doces da comunidade à outras regiões.
PRODUÇÃO INSUFICIENTE – Apesar da região ser uma grande produtora de goiaba, banana e marmelo, a produção não tem sido suficiente para atender a demanda das fábricas de doces. Muitos dos empresários têm buscado as frutas em municípios da região, a exemplo de Mirangaba e até outros estados do nordeste.
Fonte: Vida no Campo OnLine - Luciano Gallo

Um comentário:

  1. sou filho de caatinga do moura, mais atualmente moro no tocantis,essa região é muito rica porem a falta de chuvas tem feito com que a atividade principal, a agricultura a cada ano que passa tem uma redução na sua produção fazendo com que seus moradores sejam obrigados a irem em busca de uma vida melhor em outros estados, é o meu caso, mais como bom filho retorno todos os anos pra matar a saudade e comer esse doce de banana maravilhoso.... ( jeroncio)

    ResponderExcluir