segunda-feira, 30 de maio de 2011

Entidades rurais e parceiros realizam dia de campo com foco na produção leiteira

O Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Jacobina (Sinprorur) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e as empresas Tortuga, O Fazendão e Mami Agropecuária, realizaram na quarta-feira (25), na Fazenda Angélica, no povoado da Sapucaía, um dia de campo com foco na produção leiteira.
“Nutrição para a produção de leite a pasto”, este foi o tema da palestra do especialista em nutrição, o médico veterinário Rosendo Lopes, da Tortuga. Ele ensinou sobre alimentação e armazenagem, e falou sobre sanidade animal; custo, formulação e mineralização da ração, melhoramento genético, temas para a melhoria na quantidade e qualidade da produção de leite.
Para o veterinário Humberto Miranda, que é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Miguel Calmon e diretor da FAEB, o produtor precisa se profissionalizar. “O produtor tem que sair da situação de tirador de leite e passar a ser empresário rural. Devemos deixar de enxergar a propriedade como mero espaço de lazer e vê-la como atividade rural”, disse. Ele salientou ainda que a organização do produtor, valorização das pessoas que trabalham na propriedade e a gestão do negócio são os principais pilarem para a sustentabilidade da produção leiteira.
O presidente do Sinprorur, Zezinho Velloso, salientou que estes encontros estimulam o fortalecimento da cadeia produtiva do leite na região, que já foi um dos mais importantes do estado e encontra-se em processo de desenvolvimento.
Participaram do encontro, pecuaristas dos municípios de Jacobina, Mairi, Capim Grosso, Miguel Calmon, Piritiba e Mirangaba. A jornalista Tamara Leal e o engenheiro agrônomo Luciano Gallo, estiveram cobrindo o evento para o jornal A Notícia e o Portal Rural Vida no Campo (www.vidanocampoonline.com).
Fonte: Vida no Campo OnLine - Luciano Gallo

Nenhum comentário:

Postar um comentário