sexta-feira, 6 de agosto de 2010

OUROLÂNDIA: Secretaria de Saúde comemora a semana mundial do aleitamento materno

A Prefeitura de Ourolândia, através das equipes de saúde da família do município, em comemoração a Semana Mundial do Aleitamento Materno, realizou na manhã desta quinta-feira, 05 no auditório da maternidade Sinhá Dona, localizada na Unidade Avançada de Saúde, uma palestra sobre aleitamento materno, seguido de um completo café da manhã, além do sorteio de brindes as participantes.
HISTÓRIA - A evolução da espécie humana contou com amamentação em 99,9% da sua existência. Portanto, parece razoável afirmar que ela, sob o ponto de vista genético, está programada para receber os benefícios do leite humano e do ato de amamentar no início da vida.
Amamentar é muito mais do que alimentar a criança, envolve uma interação complexa, multifatorial, entre duas pessoas, que interfere no estado nutricional da criança, em sua habilidade, de se defender de infecções, em sua fisiologia e o seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Envolve também aspetos relacionados à saúde física e psíquica da mãe.
A espécie humana é a única entre os mamíferos em que amamentação, além de ser biologicamente determinada, é condicionada por fatores socioculturais. Em função disso, o aleitamento materno deixou de ser uma prática universal, gerando muitas vezes uma divergência entre a expectativa e a cultura. Algumas conseqüências dessa divergência já puderam ser observadas, como desnutrição e altas mortalidades infantis, sobretudo em áreas menos desenvolvidas. Porém, as conseqüências em longo prazo ainda não são totalmente conhecidas, já que transformações genéticas não ocorrem com a rapidez de mudanças culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário