quinta-feira, 3 de junho de 2010

Prefeito cassado consegue liminar

Depois de tomar posse com toda pompa e circunstância na última segunda-feira, 31, na prefeitura de Itamaraju (a 743 km de Salvador), no extremo sul baiano, Marisette dos Santos Carletto (PSL) já não era mais gestora do município desde a noite de terça-feira, 1°. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar determinando o retorno de Manoel Pedro Rodrigues Soares, conhecido como Pedro da Campineira (PHS), ao governo municipal.
O prefeito foi reempossado na tarde de terça pelo juiz da comarca de Itamaraju, Rodrigo Quadros. “Não tivemos pressa. Esperamos o comunicado do TSE para fazer tudo dentro da lei”, declarou Pedro da Campineira. Mesmo sem gestor até o início da tarde, o clima na cidade estava tranqüilo, mas na prefeitura as atividades haviam sido paralisadas. “Estamos esperando o prefeito retornar para começar os trabalhos”, disse a funcionária concursada da prefeitura, Rejane Souza Dias, 27.
Especulações – Ainda pela manhã, na porta do prédio administrativo do município havia uma viatura da Polícia Militar e alguns curiosos porque existiam rumores de que o grupo de Marisette Carletto não deixaria o prefeito ser re-empossado, o que foi negado pelo advogado da coligação dos Carletto, Wanderson da Rocha Leite, e pelo juiz Rodrigo Quadros.
Segundo o juiz, a cidade fica “com uma insegurança jurídica no que diz respeito ao chefe do Executivo”. Outro funcionário concursado da prefeitura, Bruno Trindade Campos, 30, espera que essa situação de instabilidade no município não permaneça por muito tempo para não prejudicar a população. Para o vendedor Aldo José Santos Pinheiro, 42, quem perde com esse “vai-e-vêm” é o povo. “Isso já virou uma picuinha. A cidade está mal vista e quem sofre com isso é a gente”, comentou ele.
Inconformada – Logo depois da posse, Marisette Carletto nomeou seu secretariado e fez algumas mudanças. Ela exonerou servidores com cargos comissionados e suspendeu contratos da gestão anterior. Durante todo o dia de quarta-feira, o celular dela permaneceu desligado. O advogado da coligação dos Carletto afirmou que já existe uma equipe jurídica em Brasília para entrar com recurso e tentar derrubar a liminar até o prazo de amanhã.
O advogado Wanderson Leite disse que Marisette que está inconformada com a decisão do TSE e que a coligação julga a determinação contraditória. “O ministro Arnaldo Versiani foi totalmente contrário as decisões da Corte Suprema quando coloca que não é entendimento do TSE conceder liminar antes que o TRE aprecie o recurso”, declarou ele, questionando a ação cautelar. A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário