domingo, 20 de junho de 2010

Acidente de veículo é a principal causa de morte de crianças no Brasil


Os acidentes de trânsito são responsáveis pelo maior número de mortes de crianças e adolescentes na faixa etária de 1 a 14 anos no Brasil. Os dados mais atuais do Ministério da Saúde mostram que, em 2007, 2.134 crianças morreram e 15.194 foram hospitalizadas por ferimentos sofridos neste tipo de acidente. Atropelamentos, acidentes que envolvem crianças ciclistas ou passageiras de veículos lideram as estatísticas. A boa notícia é que estes números vêm caindo em média 17%.
Do total de mortes de crianças até 14 anos por acidentes de trânsito (2.134), 28% ocorreram com a criança na condição de passageira de veículo. Pesquisas da instituição americana Safe Kids com o National Highway Traffic Safety Administration comprovam que o uso do equipamento de retenção para esta faixa etária reduz em 71% mortes e lesões em caso de choque ou colisão.
A maciça ampliação do uso destes dispositivos (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação) pode diminuir ainda mais estes números.
A Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran ), publicada em maio de 2008, regulamentou o transporte de crianças de até 10 anos de idade em veículos. Segundo a determinação, crianças de até 7 anos e meio somente poderão ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de retenção.
Diante da falta de cumprimento da resolução por parte dos motoristas, quase dois anos depois de sua edição, o Contran determinou que, a partir de setembro deste ano, terão início as ações de fiscalização punitivas em todo o território brasileiro.

Reportagem: A Tarde On Line - Vídeo: Youtube - Montagem Blog de Ourolândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário