terça-feira, 13 de julho de 2010

ECONOMIA: Produção de Bege Bahia de Ourolândia será destaque em Feira Internacional

Com o apoio do Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Progredir), coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Arranjo Produtivo Local (APL) de Rochas Ornamentais participará, de 25 a 28 de agosto, em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, da Cachoeiro Stone Fair 2010, uma Feira Internacional de Mármore e Granito.

Durante o evento, serão apresentados os mais novos produtos do setor, além de inovações tecnológicas, insumos e equipamentos que ampliarão as possibilidades de ações estratégicas para o segmento. O APL baiano é um dos responsáveis pela destacada posição da Bahia, que o ocupa o terceiro lugar no ranking dos produtores nacionais de rochas e granitos, perdendo apenas para o Espírito Santo e Minas Gerais, primeiro e segundo lugares respectivamente.

Também chamado de mármore travertino, o mármore bege chegou a ser batizado de “Marta Rocha” por causa de sua rara beleza. Filiadas à Associação de Empreendedores do Mármore Bege da Bahia (Assobege), empresas instaladas em Ourolândia produzem o mármore bege em chapas, blocos, ladrilhos, revestimentos, espacatos e anticatos.

Ourolândia, no sertão baiano, concentra 90% da reserva

O APL de Rochas Ornamentais está localizado em dois grandes polos de produção, que envolvem a articulação dos elos da cadeia. No Polo de Extração e Pré-Beneficiamento, em Jacobina e Ourolândia, também denominado de Polo do Mármore Bege Bahia, está concentrado a lavra de blocos a céu aberto desempenhada pelas empresas extratoras.

Já no Polo de Beneficiamento, na Região Metropolitana de Salvador e em Feira de Santana, acontece o processo de transformação desse tipo de mármore. O município de Lauro de Freitas, na RMS, também se destaca nesse cenário, por possuir a maior concentração de empresas responsáveis pelo beneficiamento de rochas ornamentais do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário