segunda-feira, 12 de julho de 2010

OUROLÂNDIA: COMERCIANTE DENUNCIA O USO DE MEDICAMENTO ANIMAL POR JOVENS E ADOLESCENTES

Um proprietário de farmácia estabelecido em Ourolândia fez uma denúncia informal à Vigilância Sanitária do município, de enorme gravidade. Ele conta que observou nas últimas semanas ter crescido a busca de compras de seringas avulsas (sem medicamento) por jovens e adolescentes do sexo masculino em seu estabelecimento. O mesmo relata que diante do fato restringiu as vendas de seringas para somente acompanhadas de medicações injetáveis prescritas por receita médica.
O mais grave da denúncia é que o comerciante relata o fato de vários jovens da cidade estarem ganhando massa muscular de forma bastante acelerada, correndo boatos que estariam usando medicações de uso animal em overdoses para ganho rápido de peso e com isso arriscando à saúde.
O coordenador de Saúde de Ourolândia, Allex Macedo, lembra que “tais ‘bombas’ são medicações potentes de uso humano “DECA” e para uso veterinário (“IVOMEC”e “ADE”) de prescrição para animais de grande porte como cavalos e que o uso em seres humanos causa distúrbios metabólicos, endócrinos, danos irreparáveis ao miocárdio (músculo do coração), falência renal, dentre outros males”, afirmou.
Macedo garante que a Vigilância Municipal de Saúde estará realizando reunião com todos os donos de farmácias, postos de medicamentos e comerciantes de produtos veterinários, academias, além de representantes das polícias (Civil e Militar) e o Conselho Tutelar onde será discutido o combate ao problema e sejam definidas medidas de coibição a esta prática lamentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário