terça-feira, 13 de julho de 2010

DO OUTRO LADO DO MUNDO: Internauta do Japão desperta interesse pela cultura do Biodiesel em Ourolândia

leandroffig@gmail.com
To: jcbenigno@hotmail.com - blog de ourolandia


Boa tarde JC, tudo certo?
Gostaria de enviar o seguinte email para alguma pessoa responsavel na prefeitura da cidade, mas nao encontrei no site da prefeitura, e achei você através do seu blog. Por acaso voce teria como me enviar estes contatos, caso os tenha? A razao esta melhor explicada no email que se segue, relacionada a pesquisa sobre biodiesel que pretendo fazer.

Muito obrigado pela atencao!
Meu nome é Leandro Figueiredo e sou engenheiro de alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. No momento, estou em Osaka, no Japão, cursando o mestrado na área de energia e biocombustíveis, à qual decidi me direcionar depois do curso de graduação. Minha pesquisa se concentra na parte de gestão de sistemas de produção de bioenergia. A pesquisa pretende realizar um estudo comparativo entre como o sistema brasileiro e o japonês funcionam, em relação à sinergia da política pública e as ações efetivas no campo.

Tenho particular interesse pelo nordeste, assim como meu orientador, onde o PNPB (Programa Nacional para Uso e Produção de Biodiesel) vem enfrentando dificuldades e desafios. Desta forma, por meio de pesquisas paralelas, tenho ciência da participação de Ourolândia na produção (na região de Jacobina, onde estão também Piritiba e Miguel Calmon) de matéria prima para o processamento do biodiesel. Minha idéia é tentar entender como este sistema opera na região e sugerir melhorias de acordo com os resultados do estudo.

Se possível, gostaria de saber quais os órgãos/universidades ativos aí nas cercanias e se seria possível contatá-los. É claro que gostaria de saber também da opinião do pessoal da prefeitura sobre a relevância desse estudo para a cidade e para a região. Gostaria de iniciar uma comunicação efetiva o mais rápido possível.

Minha ida ao Brasil acontecerá apenas em Março/Abril do ano que vem, e incluirei nela as visitas a campo, aos agricultores envolvidos no programa e às autoridades competentes da região, de acordo com a pertinência, quando isso for possível e houver disponibilidade. De qualquer maneira, meu objetivo é seguir com a pesquisa nessa direção e gostaria do aval das autoridades da cidade, assim como sua assistência, para entender o sistema de produção de oleaginosas para produção de biodiesel, com coleta de dados inclusive.

Bom, agradeço desde já a atenção e espero que possamos iniciar um contato que perdure com trabalho sério e dedicado.

Aguardo a resposta com expectativa,
Um abraço
Leandro Figueiredo
PS: Favor encaminhar primeiramente o presente email ao pessoal envolvido mais diretamente com agricultura e desenvolvimento regional da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário