sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasil faz clássico contra a Holanda para ir à semifinal

Agência Estado

Depois de três confrontos decisivos e inesquecíveis no passado, Brasil x Holanda já pode ser considerado um dos grandes clássicos da história da Copa do Mundo. E um novo capítulo dessa rivalidade será escrito nesta sexta-feira, quando as duas seleções se enfrentam no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, a partir das 11 horas (horário de Brasília), para saber quem vai às semifinais do Mundial da África do Sul.
Na Copa, a história deste confronto começou em 1974, quando a Holanda tinha o famoso "Carrossel" e ganhou por 2 a 0 nas semifinais. A vingança brasileira veio em 1994, com a vitória por 3 a 2 nas quartas de final, que pavimentou o caminho para o título. No Mundial seguinte, em 1998, as duas seleções ficaram no empate de 1 a 1, mas o Brasil levou a melhor nos pênaltis (4 a 2) e passou para a final da competição.
Dunga esteve em dois destes confrontos históricos (em 1994 e 1998), quando ainda era jogador, e sabe que o que esperar de um Brasil x Holanda numa Copa do Mundo. "A tendência é que seja um jogo bonito de se ver", afirmou o treinador da seleção, que lembra com carinho daqueles duelos contra os holandeses na década de 90, nos quais saiu vitorioso em ambos. "Os dois foram inesquecíveis e emocionantes".
Desta vez, a Holanda faz uma campanha melhor na competição, com 100% de aproveitamento - venceu Dinamarca, Japão, Camarões e Eslováquia. O Brasil também está invicto no Mundial da África do Sul, mas teve um empate com Portugal durante sua trajetória - ganhou os outros três jogos contra Coreia do Norte, Costa do Marfim e Chile. Por isso mesmo, dois favoritos ao título estarão frente a frente nesta sexta.
O Brasil, no entanto, tem alguns problemas para este duelo das quartas de final. O meia Elano, que foi um dos destaques do time nos dois primeiros jogos da Copa, quando marcou dois gols, não poderá jogar nesta sexta. Ele sofreu uma lesão ainda na segunda rodada, contra a Costa do Marfim, e não tem nem previsão de volta. Assim, Daniel Alves será o titular da posição, assim como já aconteceu nas duas últimas partidas.
O volante Felipe Melo também pode ser desfalque no meio de campo brasileiro. Ele já se recuperou da contusão no tornozelo esquerdo, que o afastou do jogo diante do Chile, mas Dunga ainda não quis confirmar sua escalação e manteve a dúvida. Se não puder jogar, Ramires poderia ser o seu substituto, mas está suspenso. Com isso, uma eventual vaga no time pode acabar sobrando para o volante Josué.
Independente dos problemas no meio de campo, o Brasil confia na força de sua defesa e no trio de frente formado por Kaká, Robinho e Luís Fabiano. Com essas armas, Dunga espera repetir o sucesso que teve como jogador em 1994 e 1998, para eliminar novamente a Holanda numa Copa do Mundo. E, com isso, colocar a seleção brasileira na semifinal da competição, quando enfrentaria Uruguai ou Gana.
Ficha técnica
Holanda x Brasil
Holanda - Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; De Jong, Van Bommel e Sneijder; Kuyt, Van Persie e Robben. Técnico: Bert Van Marwijk.
Brasil - Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Kaká; Robinho e Luís Fabiano. Técnico: Dunga.
Árbitro - Yuichi Nishimura (Japão).
Horário - 11 horas (de Brasília).
Local - Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth (África do Sul).

Nenhum comentário:

Postar um comentário