quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ponto Novo: Distrito de irrigação terá estação agrometeorológica

O Distrito de Irrigação de Ponto Novo terá uma estação agrometeorológica para monitorar a irrigação. Este foi um compromisso assumido nesta segunda-feira, (28) pela Secretaria Estadual da Agricultura com a cooperativa e associação de agricultores familiares do distrito, durante reunião com o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. “A estação agrometeorológica é um equipamento fundamental para a agricultura”, disse o secretário, afirmando que vai prever no orçamento do próximo ano a instalação do equipamento, não só em Ponto Novo, mas também em todos os distritos de irrigação sob responsabilidade da Superintendência de Irrigação da Seagri. Participaram do encontro o vice-prefeito de Ponto Novo, Jenóbio José, o gerente executivo do distrito, Sandro Pulito, o presidente do Conselho do Distrito, Renato Gonçalves, e vários conselheiros da entidade.
As estações agrometeorológicas têm por finalidade monitorar as condições meteorológicas que permitem quantificar a evapotranspiração de referência utilizada no manejo da irrigação e auxiliar na tomada de decisão pelo produtor.
A reunião teve o objetivo de discutir medidas para dinamizar a produção do distrito de irrigação e encontrar soluções para as demandas dos agricultores. “Estamos finalizando as providências para concluir a regularização ambiental da área”, disse o secretário, pontuando que o objetivo comum é que o distrito se desenvolva e alcance a sustentabilidade, passando a ter gestão própria, sem a gerência do Estado.
Entre as medidas que serão executadas a curto prazo estão a reciclagem dos técnicos que prestam assistência aos produtores e o treinamento e capacitação dos agricultores. Outro resultado da reunião foi a marcação de uma visita do secretário ao distrito, em data a ser combinada também com a Embasa e o Ingá, para a realização de uma conversação sobre a possibilidade de utilização de água da Barragem de Itapicuru, que alimenta o distrito, para o consumo humano em Senhor do Bonfim.

Jornal Feira Hoje On Line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário